O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira, 1º de agosto de 2025, ter ordenado o posicionamento de dois submarinos nucleares em regiões próximas à Rússia. O ato é uma resposta direta às “declarações tolas e inflamatórias” do ex-presidente russo Dmitry Medvedev, escalando a tensão diplomática entre os dois países.
Reações e Referência à ‘Mão Morta’
A troca de provocações entre Trump e Rússia intensificou-se após o presidente norte-americano estipular um prazo de 10 dias para um cessar-fogo com a Ucrânia. Medvedev, que hoje é vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, respondeu a Trump com alertas sobre o sistema nuclear apocalíptico “Mão Morta”. O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que é necessário conduzir “conversas detalhadas, e não em público”, para se chegar a um acordo de paz, sem fazer referência direta a Trump.
Tensão em Torno do Petróleo Russo
A pressão de Trump sobre a Rússia também envolve a ameaça de impor tarifas de até 100% aos países que compram petróleo russo, caso o prazo para o cessar-fogo não seja cumprido. A Índia, terceiro maior importador de petróleo do mundo e principal comprador do petróleo russo, já interrompeu suas compras. Como retaliação, o Kremlin pode fechar o oleoduto CPC do Cazaquistão, utilizado por petrolíferas norte-americanas como Chevron e Exxon.