SÁBADO, 10/01/2026
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Ameaças de Trump não devem frear comércio do Brics em moedas locais, avaliam Especialistas

Declaração final do encontro do Brics defende ordem mundial mais justa e experts veem avanço da desdolarização.

Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ameaças de Trump não devem frear comércio do Brics em moedas locais, avaliam Especialistas
Tomaz Silva/Agência Brasil

As recentes ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não devem impedir o avanço das relações comerciais entre os países do Brics, que buscam priorizar suas moedas locais em detrimento do dólar. Essa é a avaliação de especialistas ouvidos pela Agência Brasil, após a divulgação da Declaração do Rio de Janeiro, documento final da 17ª Reunião de Cúpula do Brics, que defende uma ordem mundial “mais justa”. Trump ameaçou impor taxas extras a produtos de nações que se alinhem ao grupo de 11 membros, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A ameaça foi publicada em seu perfil na rede Truth Social.

Para o professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Belluzzo, a iniciativa de Trump “não vai ser bem-sucedida”. Ele explica que os países sentem o impacto da flutuação constante do dólar como moeda base do comércio global e buscam reduzir esses efeitos em suas economias. Essa busca por alternativas não é nova, e as negociações bilaterais que priorizam moedas locais já estão em curso e devem prosseguir.

“Os países do Brics não estão buscando a criação de uma outra moeda reserva. Eles estão, na verdade, tentando estabelecer relações em suas moedas. São os acordos bilaterais, como a China e o Brasil, a China e a Índia, etc. São acordos bilaterais que escapam às determinações do dólar”, esclarece Belluzzo. Ele acrescenta que, dessa forma, “você vai criando uma zona monetária em que as moedas nacionais é que funcionam como meios de pagamento”.

Impacto Limitado das Ameaças de Trump

Antonio Jorge Ramalho da Rocha, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), concorda que, por enquanto, as ameaças de Trump não devem ter um impacto significativo. “O atual presidente americano gosta de vociferar ameaças, gerando desconfianças que em nada contribuem para o enfrentamento dos verdadeiros problemas globais. Seu gosto por taxação só trará mais prejuízo à sua própria população e estimulará os demais países a construir agendas que dependam cada vez menos dos EUA.”

De acordo com Rocha, as ações de Trump apenas aceleram a busca por alternativas ao dólar. “No Brics, a discussão sobre o recurso a moedas locais e arranjos monetários contingentes é antiga e visa sobretudo à redução de custos de transação. A redução do uso do dólar estadunidense como moeda de troca e reserva de valor está em curso lentamente, em parte devido às inseguranças criadas pelo governo dos EUA em relação a sua economia. Não se vislumbra uma ‘desdolarização’, mas a redução do uso do dólar, substituído por outras moedas, em especial o Euro, e por arranjos baseados em moedas digitais de bancos centrais. O comportamento do atual governo dos EUA apenas acelera esse processo.”

Proteção e Fortalecimento da Rede Financeira

André Roncaglia, diretor-executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI), destaca a importância da tentativa de formar relações bilaterais entre sistemas de pagamentos nacionais. “A ideia é justamente criar uma infraestrutura monetária que permita aos países diminuírem os custos de transação nas operações comerciais e gerar um aprendizado para os países menores, que têm sistemas de pagamentos menos sofisticados, para que eles também vão construindo os seus.”

Segundo Roncaglia, o fortalecimento dessa rede pode inclusive proteger os países em cenários de crise do dólar ou do euro. “No caso de um choque sistêmico em que a hegemonia do dólar e do euro se vejam fragilizadas e o mundo se veja numa situação, vamos dizer assim, sem um norte claro, você ter essa infraestrutura oferece algo muito importante para os países que é a resiliência. Você não ter que passar pelo circuito do dólar em uma situação de crise da moeda americana, te permite proteger a sua economia”.

A Declaração do Rio de Janeiro também aborda o FMI. Os países do Brics pedem procedimentos de gestão aprimorados, incluindo um processo de seleção inclusivo e baseado no mérito, que aumente a diversidade regional e a representação de Países em Desenvolvimento e Mercados Emergentes (PDMEs) na liderança do FMI e do Grupo Banco Mundial (GBM), além de maior participação feminina em cargos gerenciais. Os membros do Brics defendem que o FMI, em um contexto de incerteza e volatilidade, deve permanecer com recursos adequados e agilidade para apoiar efetivamente seus membros, especialmente os mais vulneráveis.

“A gente conseguiu um avanço substancial, que é criar uma carta de uma missão compartilhada dos Brics no sentido da reforma de governança desses órgãos, o que não é fácil dada a heterogeneidade dos países. São países muito diferentes, com ciclos políticos muito diferentes, com estruturas econômicas diferentes, mas a ideia é tentar encontrar um campo comum de atuação”, afirma Roncaglia.

Comunicados do Brics e Futuro das Negociações

O comunicado final dos países do Brics condenou o uso de medidas como sanções comerciais e elevações unilaterais de tarifas como instrumentos políticos, sem mencionar diretamente os Estados Unidos ou o governo Donald Trump. O documento ressalta que o protecionismo comercial, contrário ao direito internacional, prejudica o desenvolvimento de países mais pobres e amplia a desigualdade global, resultando em exclusão digital e desafios ambientais.

O comunicado final dos ministros de Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do grupo indica progresso na identificação de caminhos para a “interoperabilidade” dos sistemas de pagamentos dos países membros. O documento aponta avanços no estímulo a transações em moedas locais e na redução de custos operacionais, mas não detalha os progressos, uma vez que as negociações continuarão no segundo semestre antes de a Índia assumir a presidência do Brics em 1º de janeiro de 2026.

O Brics é um bloco que reúne representantes de 11 países-membros permanentes: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Indonésia. Países parceiros como Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Tailândia, Cuba, Uganda, Malásia, Nigéria, Vietnã e Uzbequistão também participam. Sob a presidência do Brasil, a 17ª Reunião de Cúpula do Brics começou neste domingo, 6 de julho, no Rio de Janeiro e termina hoje. Os 11 países representam 39% da economia mundial, 48,5% da população do planeta e 23% do comércio global. Em 2024, países do Brics receberam 36% das exportações brasileiras e forneceram 34% das importações do Brasil.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump anuncia que EUA planejam ataques terrestres a cartéis de droga

Trump anuncia que EUA planejam ataques terrestres a cartéis de droga

Presidente dos Estados Unidos afirmou que forças americanas iniciarão ofensiva em terra contra cartéis, citando México como foco principal após campanha antinarcóticos no mar.
L
Tempestades Goretti e Elli causam caos na Europa

Tempestades Goretti e Elli causam caos na Europa

Chuva intensa, ventos extremos e neve provocam cortes de energia, suspensão de aulas e graves interrupções no transporte na França, Reino Unido e Alemanha.
L
Lula e Petro discutem crise na Venezuela por telefone

Lula e Petro discutem crise na Venezuela por telefone

Presidentes do Brasil e da Colômbia conversaram sobre a situação venezuelana, manifestaram preocupação com o uso da força e defenderam o respeito à soberania e ao direito internacional.
L
China condena apreensão de navios-petroleiros pelos EUA

China condena apreensão de navios-petroleiros pelos EUA

Governo chinês afirma que ação dos EUA viola o direito internacional e reafirma apoio à Venezuela e ao multilateralismo em alto-mar.
L
Brasil envia 40 toneladas de insumos para hemodiálise na Venezuela

Brasil envia 40 toneladas de insumos para hemodiálise na Venezuela

Governo brasileiro mobiliza ajuda humanitária para atender cerca de 16 mil pacientes renais na Venezuela, com apoio de hospitais e coordenação da OPAS/OMS.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Programação começa com o Baile Municipal e segue até os desfiles das escolas de samba, com valorização da cultura local
L
Governo de Rondônia divulga calendário de pagamentos e garante previsibilidade aos servidores

Governo de Rondônia divulga calendário de pagamentos e garante previsibilidade aos servidores

Calendário de pagamentos de 2026 define datas para servidores ativos, aposentados e pensionistas, incluindo o 13º salário.
L

Chuvas intensas atingem Rondônia e previsão indica fim de semana chuvoso

Modelos meteorológicos apontam domingo como o dia mais chuvoso, com risco de pancadas fortes em várias regiões do estado.
L
Prefeitura inicia cursos profissionalizantes no Residencial Pró-Moradia Leste I

Prefeitura inicia cursos profissionalizantes no Residencial Pró-Moradia Leste I

Projeto de Trabalho Social oferece cursos profissionalizantes para promover qualificação, cidadania e desenvolvimento humano.
L
Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 13,5 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 13,5 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.957; próximo sorteio pode pagar prêmio milionário.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula agradece a Sánchez por apoio ao acordo Mercosul‑UE

Lula agradece a Sánchez por apoio ao acordo Mercosul‑UE

Em telefonema com o premiê espanhol, presidente brasileiro agradeceu contribuição à aprovação do pacto comercial e tratou da situação na Venezuela e defesa do multilateralismo.
L
Lula comemora acordo entre Mercosul e União Europeia

Lula comemora acordo entre Mercosul e União Europeia

Presidente celebra aprovação do pacto comercial por bloco europeu, destacando 25 anos de negociação e impactos positivos para comércio e integração internacional.
L

Investimento histórico fortalece cafeicultura de Rondônia, diz Cristiane Lopes

Emenda de R$ 1,5 milhão da deputada federal Cristiane Lopes viabiliza Centro de Excelência do Café em Cacoal e impulsiona produtores rurais.
L
Cláudia de Jesus pede protocolos de saúde mental em custódias

Cláudia de Jesus pede protocolos de saúde mental em custódias

Proposta solicita triagem psicológica, capacitação de agentes e monitoramento contínuo de pessoas privadas de liberdade em Rondônia.
L
Deputada Lebrinha garante quadra para escola de Guajará-Mirim

Deputada Lebrinha garante quadra para escola de Guajará-Mirim

Recurso viabiliza construção de quadra poliesportiva coberta em escola municipal, ampliando as atividades educacionais e esportivas no município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Neto é preso por agredir avó e descumprir medida protetiva

Neto é preso por agredir avó e descumprir medida protetiva

Um jovem de 24 anos foi detido pela Polícia Militar em Porto Velho após atacar a avó de 61 anos, desrespeitando medida protetiva e ameaçando a vítima de morte.
14
Menores são apreendidos com moto roubada em Marcos Freire

Menores são apreendidos com moto roubada em Marcos Freire

Dois adolescentes foram apreendidos após abordagem policial na Rua Maringá, em Marcos Freire, com motocicleta com restrição de roubo e objetos de procedência duvidosa.
16
PF, PMRO e Funai prendem homem por transporte ilegal de madeira em RO

PF, PMRO e Funai prendem homem por transporte ilegal de madeira em RO

Ação da Operação Madeira Mamoré flagrou veículo saindo de terra indígena com toras extraídas ilegalmente, reforçando o combate a crimes ambientais no estado.
14
Homem é preso suspeito de tráfico de drogas no Parque São Pedro

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas no Parque São Pedro

Suspeito foi flagrado durante patrulhamento da PM em área conhecida pelo comércio de entorpecentes e tentou fugir após receber voz de prisão.
16
Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rondônia

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rondônia

Colisão ocorreu em cruzamento entre as ruas T-23 e Goiânia; vítima foi socorrida pelo SAMU e levada para atendimento médico.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: MEGA LOGISTICA TRANSPORTE POR NAVEGACAO S/A.

LICENÇA PRÉVIA DE REGULARIZAÇÃO e LICENÇA DE INSTALAÇÃO DE REGULARIZAÇÃO,
L

Operação Inverno Amazônico: Prefeitura de Jaru recupera estradas, pontes e bueiros na zona rural

Operação Inverno Amazônico garante manutenção emergencial de pontes, bueiros e estradas rurais para assegurar o tráfego durante o período chuvoso em Jaru
L
Empresariado brasileiro comemora avanço no acordo Mercosul-União Europeia

Empresariado brasileiro comemora avanço no acordo Mercosul-União Europeia

Entidades industriais celebram aprovação do tratado pelo bloco europeu, destacando potencial para aumentar exportações, atrair investimentos e fortalecer o PIB nacional.
L

Pedágio eletrônico Free Flow começa a funcionar nesta segunda-feira na BR-364

Novo sistema de pedágio eletrônico na BR-364 elimina cancelas, permite pagamento digital e promete mais fluidez no tráfego entre Porto Velho e Vilhena.
L
Nova profissão multimídia gera polêmica entre jornalistas e emissoras

Nova profissão multimídia gera polêmica entre jornalistas e emissoras

Lei nº 15.325/2026 reconhece o profissional multimídia, mas sindicatos alertam para prejuízos a jornalistas e radialistas, enquanto Abert vê avanço para o setor.
L
CNH terá renovação automática para bons motoristas

CNH terá renovação automática para bons motoristas

Ministério dos Transportes anuncia que condutores sem infrações nos últimos 12 meses poderão renovar a CNH digital automaticamente e sem custos adicionais.
L
CNU 2025: prazo para recurso de avaliação de títulos começa hoje

CNU 2025: prazo para recurso de avaliação de títulos começa hoje

Candidatos à segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado podem contestar resultado provisório da avaliação de títulos até 12 de janeiro pelo portal gov.br.
L
Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários

Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários

A partir de 4 de fevereiro, viajantes internacionais deverão seguir normas do Ministério da Agricultura para evitar entrada de pragas e doenças no país.
L
Complexo Madeira-Mamoré oferece música e recreação gratuita

Complexo Madeira-Mamoré oferece música e recreação gratuita

Nos dias 10 e 11 de janeiro, o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré recebe shows ao vivo e atividades de recreação para crianças e famílias, com entrada gratuita.
L
Sicredi é líder em atendimento no Prêmio Reclame AQUI 2025

Sicredi é líder em atendimento no Prêmio Reclame AQUI 2025

Pelo 3° ano consecutivo, Sicredi conquista 1º lugar na categoria “Cooperativa de Crédito – Grandes Operações”, reforçando excelência no relacionamento com associados.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.