SEGUNDA-FEIRA, 28/07/2025

L

Mundo

Ameaças de Trump não devem frear comércio do Brics em moedas locais, avaliam Especialistas

Declaração final do encontro do Brics defende ordem mundial mais justa e experts veem avanço da desdolarização.

Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ameaças de Trump não devem frear comércio do Brics em moedas locais, avaliam Especialistas
Tomaz Silva/Agência Brasil

As recentes ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não devem impedir o avanço das relações comerciais entre os países do Brics, que buscam priorizar suas moedas locais em detrimento do dólar. Essa é a avaliação de especialistas ouvidos pela Agência Brasil, após a divulgação da Declaração do Rio de Janeiro, documento final da 17ª Reunião de Cúpula do Brics, que defende uma ordem mundial “mais justa”. Trump ameaçou impor taxas extras a produtos de nações que se alinhem ao grupo de 11 membros, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A ameaça foi publicada em seu perfil na rede Truth Social.

Para o professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Belluzzo, a iniciativa de Trump “não vai ser bem-sucedida”. Ele explica que os países sentem o impacto da flutuação constante do dólar como moeda base do comércio global e buscam reduzir esses efeitos em suas economias. Essa busca por alternativas não é nova, e as negociações bilaterais que priorizam moedas locais já estão em curso e devem prosseguir.

“Os países do Brics não estão buscando a criação de uma outra moeda reserva. Eles estão, na verdade, tentando estabelecer relações em suas moedas. São os acordos bilaterais, como a China e o Brasil, a China e a Índia, etc. São acordos bilaterais que escapam às determinações do dólar”, esclarece Belluzzo. Ele acrescenta que, dessa forma, “você vai criando uma zona monetária em que as moedas nacionais é que funcionam como meios de pagamento”.

Impacto Limitado das Ameaças de Trump

Antonio Jorge Ramalho da Rocha, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), concorda que, por enquanto, as ameaças de Trump não devem ter um impacto significativo. “O atual presidente americano gosta de vociferar ameaças, gerando desconfianças que em nada contribuem para o enfrentamento dos verdadeiros problemas globais. Seu gosto por taxação só trará mais prejuízo à sua própria população e estimulará os demais países a construir agendas que dependam cada vez menos dos EUA.”

De acordo com Rocha, as ações de Trump apenas aceleram a busca por alternativas ao dólar. “No Brics, a discussão sobre o recurso a moedas locais e arranjos monetários contingentes é antiga e visa sobretudo à redução de custos de transação. A redução do uso do dólar estadunidense como moeda de troca e reserva de valor está em curso lentamente, em parte devido às inseguranças criadas pelo governo dos EUA em relação a sua economia. Não se vislumbra uma ‘desdolarização’, mas a redução do uso do dólar, substituído por outras moedas, em especial o Euro, e por arranjos baseados em moedas digitais de bancos centrais. O comportamento do atual governo dos EUA apenas acelera esse processo.”

Proteção e Fortalecimento da Rede Financeira

André Roncaglia, diretor-executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI), destaca a importância da tentativa de formar relações bilaterais entre sistemas de pagamentos nacionais. “A ideia é justamente criar uma infraestrutura monetária que permita aos países diminuírem os custos de transação nas operações comerciais e gerar um aprendizado para os países menores, que têm sistemas de pagamentos menos sofisticados, para que eles também vão construindo os seus.”

Segundo Roncaglia, o fortalecimento dessa rede pode inclusive proteger os países em cenários de crise do dólar ou do euro. “No caso de um choque sistêmico em que a hegemonia do dólar e do euro se vejam fragilizadas e o mundo se veja numa situação, vamos dizer assim, sem um norte claro, você ter essa infraestrutura oferece algo muito importante para os países que é a resiliência. Você não ter que passar pelo circuito do dólar em uma situação de crise da moeda americana, te permite proteger a sua economia”.

A Declaração do Rio de Janeiro também aborda o FMI. Os países do Brics pedem procedimentos de gestão aprimorados, incluindo um processo de seleção inclusivo e baseado no mérito, que aumente a diversidade regional e a representação de Países em Desenvolvimento e Mercados Emergentes (PDMEs) na liderança do FMI e do Grupo Banco Mundial (GBM), além de maior participação feminina em cargos gerenciais. Os membros do Brics defendem que o FMI, em um contexto de incerteza e volatilidade, deve permanecer com recursos adequados e agilidade para apoiar efetivamente seus membros, especialmente os mais vulneráveis.

“A gente conseguiu um avanço substancial, que é criar uma carta de uma missão compartilhada dos Brics no sentido da reforma de governança desses órgãos, o que não é fácil dada a heterogeneidade dos países. São países muito diferentes, com ciclos políticos muito diferentes, com estruturas econômicas diferentes, mas a ideia é tentar encontrar um campo comum de atuação”, afirma Roncaglia.

Comunicados do Brics e Futuro das Negociações

O comunicado final dos países do Brics condenou o uso de medidas como sanções comerciais e elevações unilaterais de tarifas como instrumentos políticos, sem mencionar diretamente os Estados Unidos ou o governo Donald Trump. O documento ressalta que o protecionismo comercial, contrário ao direito internacional, prejudica o desenvolvimento de países mais pobres e amplia a desigualdade global, resultando em exclusão digital e desafios ambientais.

O comunicado final dos ministros de Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do grupo indica progresso na identificação de caminhos para a “interoperabilidade” dos sistemas de pagamentos dos países membros. O documento aponta avanços no estímulo a transações em moedas locais e na redução de custos operacionais, mas não detalha os progressos, uma vez que as negociações continuarão no segundo semestre antes de a Índia assumir a presidência do Brics em 1º de janeiro de 2026.

O Brics é um bloco que reúne representantes de 11 países-membros permanentes: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Indonésia. Países parceiros como Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Tailândia, Cuba, Uganda, Malásia, Nigéria, Vietnã e Uzbequistão também participam. Sob a presidência do Brasil, a 17ª Reunião de Cúpula do Brics começou neste domingo, 6 de julho, no Rio de Janeiro e termina hoje. Os 11 países representam 39% da economia mundial, 48,5% da população do planeta e 23% do comércio global. Em 2024, países do Brics receberam 36% das exportações brasileiras e forneceram 34% das importações do Brasil.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Acordo comercial EUA-UE estabelece tarifa de 15% para produtos europeus

Acordo comercial EUA-UE estabelece tarifa de 15% para produtos europeus

Presidente Donald Trump e Ursula von der Leyen anunciam pacto que inclui grandes investimentos da UE nos EUA e busca reequilibrar balança comercial.
L
Israel e Hamas divergem sobre ajuda em Gaza; ONU debate dois estados

Israel e Hamas divergem sobre ajuda em Gaza; ONU debate dois estados

Conflito em Gaza e a busca por solução diplomática marcam debates na cúpula da ONU em Nova York.
L
EUA queimarão milhões de contraceptivos; ONG condena "desperdício"

EUA queimarão milhões de contraceptivos; ONG condena “desperdício”

A administração Trump decidiu incinerar US$ 9,7 milhões em produtos do programa Usaids, gerando críticas da Médicos Sem Fronteiras.
L
Senadores dos EUA criticam "abuso de poder" de Trump contra o Brasil

Senadores dos EUA criticam “abuso de poder” de Trump contra o Brasil

Grupo de 11 democratas pede fim do tarifaço e aponta riscos econômicos, geopolíticos e interferência indevida no Judiciário brasileiro.
L
Gaza enfrenta crise de desnutrição infantil com escassez iminente de suprimentos essenciais

Gaza enfrenta crise de desnutrição infantil com escassez iminente de suprimentos essenciais

Alimentos terapêuticos para crianças gravemente desnutridas devem acabar em agosto, alerta Unicef
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Pesquisa aponta aumento da febre oropouche com o desmatamento nos estados de Rondônia e Amazonas

Os casos que se proliferam no Brasil foram causados por uma nova linhagem do vírus, que surgiu no Amazonas, circulou pela Região Norte e depois se espalhou.
L

Inmet alerta para chuvas intensas em parte de Rondônia

Essas precipitações, classificadas como de nível 1, são mais prováveis na parte norte de Porto Velho, estendendo-se até um trecho do sudoeste.
L

Nota de pesar – Falecimento de José Ramalho de Lima em Porto Velho aos 88 anos

Natural do Ceará, José Ramalho de Lima construiu sua história em Porto Velho como corretor de imóveis e deixa legado de integridade e amor.
L
Entrevista Luiz Carlos Ferreira Moreira

Ponto & Contraponto | Entrevista Luiz Carlos Ferreira Moreira

O programa Ponto & Contraponto recebe o advogado Luiz Carlos Ferreira Moreira, especialista em Direito Público (Administrativo e Constitucional) e professor de Direito no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA.
L
Ministério da Saúde abre inscrições para o programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde abre inscrições para o programa Agora Tem Especialistas

Médicos selecionados para atuar na rede pública iniciarão atividades em setembro, buscando reduzir filas de atendimento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois entrega mais de 50 kits apícolas para produtores de Rolim de Moura no Dia do Agricultor

Deputado Cássio Gois entrega mais de 50 kits apícolas para produtores de Rolim de Moura no Dia do Agricultor

Kits apícolas entregues no Dia do Agricultor impulsionam produção de mel em Rolim de Moura
L
JAIME BAGATTOLI: Senador já investiu mais de R$ 4 milhões na saúde, infraestrutura e agricultura de Pimenta Bueno

JAIME BAGATTOLI: Senador já investiu mais de R$ 4 milhões na saúde, infraestrutura e agricultura de Pimenta Bueno

Bagattoli levou asfalto ao Setor Marta Regina e custeio às unidades de saúde
L
Presidente Lula sanciona Programa Acredita Exportação para Micro e Pequenas Empresas

Presidente Lula sanciona programa Acredita Exportação para Micro e Pequenas Empresas

Nova lei desonera e amplia exportações, com restituição de tributos de até 3% e incentivos fiscais.
L
Pedro Fernandes reforça apoio à agricultura familiar e acompanha entrega de R$ 200 mil em Monte Negro

Pedro Fernandes reforça apoio à agricultura familiar e acompanha entrega de R$ 200 mil em Monte Negro

O recurso é resultado de uma ação conjunta entre o deputado e as lideranças locais, especialmente o vereador Joaquim Sereno e o ex-vereador Hélio Verdureiro, que somaram esforços em favor dos pequenos produtores rurais do município.
L
Nova maternidade em RO: Cláudia de Jesus articula apoio no Ministério da Saúde para Ji-Paraná

Nova maternidade em RO: Cláudia de Jesus articula apoio no Ministério da Saúde para Ji-Paraná

Deputada Cláudia de Jesus busca apoio no Ministério da Saúde para nova maternidade em Ji-Paraná, visando humanização e menos deslocamentos na BR-364.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criminosos são presos com caminhonete roubada em sítio na BR-319

Criminosos são presos com caminhonete roubada em sítio na BR-319

Segundo a PM, quatro bandidos armados e com fardas da Polícia Civil invadiram um sítio e renderam as vítimas, em seguida, fugiram levando uma caminhonete modelo Ranger e outros objetos.
14
VÍDEO: Família sobrevive a acidente impressionante com carro esmagado em Alagoas

VÍDEO: Família sobrevive a acidente impressionante com carro esmagado em Alagoas

Vídeo mostra pai preso nas ferragens de veículo atingido por carreta; acidente na BR-101 deixou dois mortos.
16
Mulher é brutalmente agredida pelo namorado em condomínio na zona sul

VÍDEO: Mulher é brutalmente agredida pelo namorado em condomínio na zona sul

Vítima sofreu mais de 60 socos e múltiplas fraturas; agressor foi contido por moradores.
16
PRF prende 7 pessoas por embriaguez ao volante em Rondônia

PRF prende 7 pessoas por embriaguez ao volante em Rondônia

As ocorrências aconteceram em Porto Velho, Ariquemes e Vilhena
10
Mulher é atacada por cachorro Pitbull na zona leste

Mulher é atacada por cachorro Pitbull na zona leste

De acordo com as primeiras informações, o animal seria da própria vítima que foi atacada e teve o rosto desfigurado pelo cão.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: ADEMIR PEREIRA RAMOS

Licença de Operação L.O. 141334/COLMAM/SEDAM
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental e Outorga: ATEM’S DISTRIBUIDORA DE PETRÓLEO S.A

Licença de Operação L.O – OUTORGA de uso recursos hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: CENTRO DE ANALISES CLÍNICAS DE PORTO VELHO LTDA

Licença de Operação L.O – OUTORGA de uso recursos hídricos
L
Conab publica novo aviso de frete para remoção de milho destinado a pequenos criadores

Conab publica novo aviso de frete para remoção de milho destinado a pequenos criadores

Leilão eletrônico será realizado em 8 de agosto e prevê transporte de 7,5 mil toneladas de milho para unidades no Piauí, Espírito Santo e Ceará.
L
Estudantes poderão renegociar dívidas do Fies a partir de novembro com parcelamento em até 180 meses

Estudantes poderão renegociar dívidas do Fies a partir de novembro com parcelamento em até 180 meses

Nova regra vale para contratos firmados a partir de 2018 e permitirá renegociação até 31 de dezembro de 2026, com descontos em encargos e parcelas mínimas de R$ 200.
L
12ª Conferência de Assistência Social em Jaru propõe melhorias para o SUAS e reforça participação popular

12ª Conferência de Assistência Social em Jaru propõe melhorias para o SUAS e reforça participação popular

Evento reuniu mais de 80 participantes no auditório da Câmara e definiu propostas para ampliar a proteção social em Jaru, com foco nos 20 anos do SUAS.
L
General Estevam Theóphilo, réu em trama golpista, diz ter ouvido "monólogo" de Bolsonaro no STF

General Estevam Theóphilo, réu em trama golpista, diz ter ouvido “monólogo” de Bolsonaro no STF

Militar nega envolvimento com complô e afirma que reunião foi para consolar ex-presidente.
L
Espera por Margem Equatorial custa R$ 4 milhões por dia, diz Federação Única dos Petroleiros

Espera por Margem Equatorial custa R$ 4 milhões por dia, diz Federação Única dos Petroleiros

FUP critica demora do Ibama em liberar a exploração e pede celeridade na decisão.
L
Plano de golpe era cenário de inteligência militar, diz réu ao STF

Plano de golpe era cenário de inteligência militar, diz réu ao STF

Tenente-coronel Hélio Lima, preso preventivamente há 9 meses, defende que documento “des.op.Luneta” era estudo hipotético.
L
Empresárias europeias conhecem centro histórico de Porto Velho em City Tour promovido pela Prefeitura

Empresárias europeias conhecem centro histórico de Porto Velho em City Tour promovido pela Prefeitura

Projeto “Expedição Reconexão” une turismo, cultura e desenvolvimento empresarial com apoio da Semtel.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.