QUARTA-FEIRA, 30/07/2025

L

Mundo

Irã lança centenas de mísseis balísticos em retaliação a ataques israelenses; Israel diz que operação “Leão em Ascensão” visa eliminar ameaça iraniana

Israel disse que os ataques são por causa de programa nuclear iraniano

Por Maayan Lubell e Parisa Hafezi e Steve Holland - repórteres da Reuters - 20

Publicado em 

Irã lança centenas de mísseis balísticos em retaliação a ataques israelenses; Israel diz que operação "Leão em Ascensão" visa eliminar ameaça iraniana
Agência de Notícias da republica Islâmica

Explosões foram ouvidas sobre Tel Aviv e Jerusalém enquanto sirenes soavam na noite desta sexta-feira (horário local) em Israel, após o que o porta-voz militar do país disse ser o disparo de mísseis do Irã.

A agência de notícias estatal do Irã, IRNA, disse que centenas de mísseis balísticos foram lançados em retaliação aos maiores ataques já realizados por Israel contra o Irã, explodindo a enorme instalação nuclear subterrânea iraniana em Natanz e eliminando seus principais comandantes militares.

Não houve relatos imediatos de mortos ou feridos.

Israel disse que os ataques foram o início da “Operação Leão em Ascensão”. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, acusou Israel de ter iniciado os ataques e de começar uma guerra.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não era tarde demais para Teerã interromper a campanha de bombardeio e chegar a um acordo sobre seu programa nuclear.

Ao cair da noite desta sexta-feira, a mídia iraniana relatou explosões nos arredores norte e sul de Teerã e em Fordow, perto da cidade sagrada de Qom, uma segunda instalação nuclear que havia sido poupada na primeira onda de ataques.

As defesas aéreas foram ativadas em Teerã e explosões puderam ser ouvidas em Isfahan.

O Exército de Israel disse que tem como alvo locais de lançamento de mísseis e drones iranianos e que haviam atingido outra instalação nuclear em Isfahan.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que a campanha israelense tem como objetivo derrotar uma ameaça existencial do Irã, invocando o fracasso em deter o Holocausto na Segunda Guerra Mundial.

A operação de Israel “continuará por quantos dias forem necessários para eliminar essa ameaça”, disse ele em um discurso na TV.

“Daqui a algumas gerações, a história registrará que nossa geração manteve sua posição, agiu a tempo e garantiu nosso futuro comum.”

Em entrevista por telefone à Reuters, Trump disse que não estava claro se o programa nuclear do Irã havia sobrevivido. Ele disse que as negociações nucleares entre Teerã e os EUA previstas para domingo ainda estavam na agenda, embora não tenha certeza se elas vão ocorrer.

“Nós sabíamos de tudo”, disse Trump sobre os planos de ataque israelense.

“Tentei salvar o Irã da humilhação e da morte. Tentei poupá-los com muito afinco, pois adoraria que um acordo tivesse sido fechado”, disse Trump. “Eles ainda podem chegar a um acordo, no entanto, não é tarde demais.”

Mais cedo, Trump postou no Truth Social: “O Irã precisa fazer um acordo, antes que não reste mais nada”.

O assessor de Segurança Nacional de Israel, Tzachi Hanegbi, disse que a ação militar por si só não destruiria o programa nuclear do Irã, mas poderia “criar as condições para um acordo de longo prazo, liderado pelos Estados Unidos”.

Atmosfera

Duas fontes regionais disseram que pelo menos 20 comandantes militares iranianos foram mortos, operação impressionante que lembra os ataques israelenses que rapidamente eliminaram a liderança da milícia Hezbollah do Líbano no ano passado. O Irã também disse que seis de seus principais cientistas nucleares foram mortos.

Entre os generais mortos estão o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Major-General Mohammad Bagheri, e o chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami.

O major-general Mohammad Pakpour, rapidamente promovido para substituir Salami como comandante da Guarda, prometeu retaliação em uma carta ao Líder Supremo lida na televisão estatal: “As portas do inferno se abrirão para o regime que mata crianças”.

Os iranianos descreveram uma atmosfera de medo e raiva, com algumas pessoas correndo para trocar dinheiro e outras procurando uma maneira de deixar o país em segurança.

“As pessoas da minha rua saíram correndo de suas casas em pânico, estávamos todos aterrorizados”, disse Marziyeh, de 39 anos, que foi acordada por uma explosão em Natanz.

Enquanto alguns iranianos esperavam discretamente que o ataque levasse a mudanças na liderança clerical linha-dura do Irã, outros prometeram apoiar as autoridades.

“Lutarei e morrerei por nosso direito a um programa nuclear. Israel e seus aliados norte-americanos não podem tirá-lo de nós com esses ataques”, disse Ali, membro da milícia Basij, pró-governo, em Qom.

A mídia iraniana mostrou imagens de blocos de apartamentos destruídos e disse que cerca de 80 civis foram mortos nos ataques que tiveram como alvo cientistas nucleares em suas camas e feriram mais de 300 pessoas.

A capacidade do Irã de retaliar com armas disparadas por seus representantes regionais foi bastante reduzida no último ano, com a queda de seu aliado Bashar al-Assad na Síria e a dizimação do Hezbollah, no Líbano, e do Hamas, em Gaza.

Israel disse que um míssil disparado do Iêmen — cuja milícia Houthi é um dos últimos grupos alinhados ao Irã ainda capazes de disparar contra Israel — havia caído em Hebron, na Cisjordânia ocupada. O Crescente Vermelho Palestino disse que três crianças palestinas foram feridas por estilhaços no local.

O preço do petróleo bruto saltou devido a temores de ataques retaliatórios mais amplos em uma importante região produtora de petróleo, embora não tenha havido relatos de que a produção ou o armazenamento de petróleo tenham sido danificados. A OPEP disse que a escalada não justifica nenhuma mudança imediata no fornecimento de petróleo.

Autoridades israelenses afirmaram que pode levar algum tempo até que fique clara a extensão dos danos à instalação nuclear subterrânea de Natanz, onde o Irã refinou o urânio a níveis que países ocidentais dizem ser adequados para a confecção de uma bomba e não para uso civil.

O Irã tem insistido que seu programa nuclear é apenas para fins civis.

O órgão de vigilância nuclear da ONU concluiu nesta semana que o Irã estava violando suas obrigações segundo o tratado global de não proliferação.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Portugal e Espanha enfrentam incêndios mais graves deste verão

Portugal e Espanha enfrentam incêndios mais graves deste verão

Milhares de bombeiros combatem chamas em mais de dez focos na Península Ibérica, após semanas de calor intenso.
L
Japão, Havaí e Rússia rebaixam alertas de tsunami após terremoto

Japão, Havaí e Rússia rebaixam alertas de tsunami após terremoto

Sismo de magnitude 8,8 na costa de Kamchatka, na Rússia, gerou alertas globais e erupção vulcânica na península.
L
Terremoto de magnitude 8,8 atinge Kamchatka e gera alertas de Tsunami no Pacífico

Terremoto de magnitude 8,8 atinge Kamchatka e gera alertas de Tsunami no Pacífico

Sismo na Rússia provoca ordens de evacuação para quase 2 milhões de pessoas no Japão e alerta para ondas perigosas.
L
Trump impõe tarifas de 25% à Índia a partir de 1º de agosto

Trump impõe tarifas de 25% à Índia a partir de 1º de agosto

Presidente critica barreiras comerciais indianas e compras de energia e equipamentos militares da Rússia.
L
Reino Unido pode reconhecer Palestina se Israel recusar Cessar-Fogo

Reino Unido pode reconhecer Palestina se Israel recusar Cessar-Fogo

Primeiro-ministro Keir Starmer anuncia que Londres reconhecerá o Estado da Palestina até setembro, pressionando Israel por ajuda humanitária e paz.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Porto Velho recebe 1º Impostômetro da Região Norte em evento histórico da ACEP

Ferramenta de transparência fiscal será lançada nesta quinta-feira, 31 de julho, promovendo cidadania, responsabilidade política e liberdade econômica
L
Confira a lista dos produtos brasileiros que não serão taxados pelos EUA

Confira a lista dos produtos brasileiros que não serão taxados pelos EUA

Suco de laranja, combustíveis, minérios e aeronaves estão entre os itens isentos da tarifa de 50% imposta pelos EUA.
L

Fonte de Vida | Entrevista Marcos Beloti Leal e Michele Vieira Rodrigues

O programa Fonte de Vida desta quarta-feira, 30 de julho, às 16h, recebe Marcos Beloti Leal, físico e tecnólogo de informação, e Michele Vieira Rodrigues, assistente social. Uma conversa especial sobre ciência, tecnologia e atuação social.
L
Tarifaço de Trump isenta aviões, minérios e suco de Laranja, mas taxa carnes e café

Tarifaço de Trump isenta aviões, minérios e suco de Laranja, mas taxa carnes e café

A Ordem Executiva eleva impostos de importação para 50%, com exceções para alguns produtos brasileiros, mas não para outros.
L

Giro News | Entrevista Lucas Reis

Confira!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L
CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L

POLÍTICA

Deputada Ieda Chaves cobra implementação de cadastro estadual de Pedófilos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves cobra implementação de cadastro estadual de Pedófilos em Rondônia

Parlamentar busca informações sobre o funcionamento efetivo da ferramenta de combate a crimes sexuais infantojuvenis, em meio a dados alarmantes de violência.
L
A serviço da população, Márcio Pacele articula entregas importantes para Vista Alegre

A serviço da população, Márcio Pacele articula entregas importantes para Vista Alegre

O vereador Márcio Pacele busca agilidade na inauguração da praça e no avanço do prédio da administração distrital em Vista Alegre do Abunã, Porto Velho, em parceria com o futuro administrador Deivid Becker.
L
Cristiane Lopes Garante R$ 2,4 Milhões Adicionais para Saúde de Rondônia, Superando R$ 45 Milhões em Investimentos

Cristiane Lopes Garante R$ 2,4 Milhões Adicionais para Saúde de Rondônia, Superando R$ 45 Milhões em Investimentos

A deputada federal Cristiane Lopes destina novos recursos para custeio e infraestrutura em dez municípios rondonienses, reforçando seu compromisso com a saúde pública do estado.
L
Dra. Taíssa apresenta PL 662/24 para garantir contatos de unidades de saúde no site oficial da Sesau

Dra. Taíssa apresenta PL 662/24 para garantir contatos de unidades de saúde no site oficial da Sesau

Projeto de Lei de Dra. Taíssa centraliza telefones, e-mails e endereços de hospitais e postos no portal da Sesau para facilitar atendimento à população.
L
Dra. Taíssa percorre linhas de Nova Dimensão e reafirma compromisso com população rural de Nova Mamoré

Dra. Taíssa percorre linhas de Nova Dimensão e reafirma compromisso com população rural de Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa visita propriedades em Nova Dimensão, escuta demandas e discute soluções para saúde, estradas e agricultura familiar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal é preso após roubo de celular em Candeias do Jamari

Casal é preso após roubo de celular em Candeias do Jamari

Ação rápida da polícia resultou na interceptação e rendição dos suspeitos no bairro do Satélite.
14
Apenado sofre segunda tentativa de homicídio após esfaquear rival há duas semanas atrás

Apenado sofre segunda tentativa de homicídio após esfaquear rival há duas semanas atrás

Hoje o mesmo suspeito seria o autor de duas facadas que atingiram Roberto, que está monitorado pelo tentativa de homicídio, e foi socorrido ao Hospital.
12
PRF em Rondônia apreende 64 kg de maconha na capital

PRF em Rondônia apreende 64 kg de maconha na capital

Entorpecentes foram encontrados com casal que viajava com destino a Amazonas
10
Governo de RO fortalece segurança com Polícia Militar no Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Governo de RO fortalece segurança com Polícia Militar no Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Presença da Polícia Militar garante policiamento ostensivo e reforça tranquilidade no Arraial Flor do Maracujá, evento cultural em Porto Velho.
L
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por roubo majorado em Porto Velho

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por roubo majorado em Porto Velho

A operação integra os esforços da instituição no enfrentamento à criminalidade organizada e na repressão a delitos patrimoniais violentos, reforçando o compromisso com a segurança da sociedade rondoniense.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim Logístico da Conab revela queda nos preços de frete em diversas regiões

Operação de compra de milho em grãos pela Conab visa abastecer estoques públicos

A medida prevê a compra de 50 mil toneladas do cereal que será utilizado para recompor os estoques do Programa de Venda em Balcão (ProVB)
L
Hospital de Amor Amazônia lança mutirão de rastreamento contra o Câncer de Pulmão

Hospital de Amor Amazônia lança mutirão de rastreamento contra o Câncer de Pulmão

Iniciativa em Porto Velho visa à detecção precoce da doença, oferecendo tomografias gratuitas para grupos de risco de 5 a 28 de agosto.
L
Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes

Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes

Legislação de 2012 permite aos Estados Unidos punir unilateralmente supostos violadores de direitos humanos e corruptos no exterior.
L
500 novos Peritos Médicos Federais vão acelerar análise de benefícios do INSS no Brasil

500 novos Peritos Médicos Federais vão acelerar análise de benefícios do INSS no Brasil

Nomeações priorizam as regiões Norte e Nordeste, as que têm maior tempo de espera, com o objetivo de aumentar a capacidade operacional em até 46%.
L
Rondônia terá 20 novos peritos médicos federais para desafogar fila do INSS

Rondônia terá 20 novos peritos médicos federais para desafogar fila do INSS

A chegada dos profissionais aumentará em 111% a capacidade de atendimento, beneficiando oito municípios do estado.
L
EUA compram 8% do petróleo exportado pela Petrobras, ficando fora do tarifaço

EUA compram 8% do petróleo exportado pela Petrobras, ficando fora do tarifaço

Petróleo bruto e produtos de energia são isentos de nova tarifa de 50% imposta por Donald Trump a itens brasileiros.
L
STF fará defesa de Moraes em sessão de retorno do recesso

STF fará defesa de Moraes em sessão de retorno do recesso

Ministros do Supremo Tribunal Federal devem se manifestar sobre as sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes na próxima sexta-feira.
L
Sebrae em Rondônia realiza 7ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo Estadual

Sebrae em Rondônia realiza 7ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo Estadual

Reunião reforça diretrizes institucionais e marca a integração de novos representantes do Governo de Rondônia no colegiado
L
Campus Guajará-Mirim do IFRO seleciona colaboradores para curso de Manicure e Pedicure

Campus Guajará-Mirim do IFRO seleciona colaboradores para curso de Manicure e Pedicure

O IFRO busca profissionais para atuar como bolsistas no Curso de Formação Inicial, parte do Programa Mulheres Mil, visando qualificação profissional.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.