SEXTA-FEIRA, 20/02/2026

Em destaque

L

Mundo

EUA mobilizam 700 fuzileiros para Los Angeles em resposta a protestos contra política migratória de Trump

Medida é resposta de Trump aos protestos contra política de imigração

Por Jane Ross - repórter da Reuters - 20

Publicado em 

EUA mobilizam 700 fuzileiros para Los Angeles em resposta a protestos contra política migratória de Trump
REUTERS/Mike Blake/Proibida reprodução

As Forças Armadas dos Estados Unidos vão enviar temporariamente cerca de 700 fuzileiros navais para Los Angeles até que mais tropas da Guarda Nacional possam chegar, marcando outra escalada na resposta do presidente Donald Trump aos protestos de rua contra suas políticas agressivas de imigração.

O Comando Norte dos EUA disse que um batalhão deve ser enviado para ajudar a proteger a propriedade e pessoal federais até que mais tropas da Guarda Nacional possam chegar ao local.

Por enquanto, o governo Trump não está invocando a Lei da Insurreição, que permitiria a participação direta das tropas na aplicação da lei civil, segundo uma autoridade dos EUA que falou sob condição de anonimato.

As tensões têm aumentado desde que Trump acionou a Guarda Nacional no sábado — ato que classificado por democratas como uma provocação desnecessária — após a eclosão de protestos de rua em resposta às batidas de imigração no sul da Califórnia. Esse é o ponto mais emblemático até agora em meio aos esforços agressivos do governo Trump para deportar imigrantes que vivem no país ilegalmente.

Trump disse nesta segunda-feira que sentiu que não tinha escolha a não ser ordenar a mobilização para evitar que atos de violência saíssem do controle.

Ele apoiou uma sugestão de seu chefe de fronteira de que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, fosse preso após o democrata dizer que o Estado estava abrindo um processo para bloquear o envio da Guarda Nacional.

O governo Trump argumentou que seu antecessor, Joe Biden, permitiu a entrada de um número excessivo de imigrantes no país e que cidades administradas pelos democratas, como Los Angeles, estão interferindo indevidamente nos esforços para deportá-los.

As manifestações de rua continuaram ao longo do fim de semana e nesta segunda-feira, quando centenas de manifestantes se reuniram do lado de fora de um centro de detenção no centro da cidade.

Em meio a uma forte presença da polícia, manifestantes carregavam cartazes denunciando o governo Trump enquanto uma banda tocava música mexicana.

Outras manifestações foram planejadas em mais de uma dúzia de cidades, incluindo Atlanta, Boston, Chicago, Nova York e São Francisco.

A questão é se a força militar — a Guarda Nacional ou os fuzileiros navais — é necessária, como sustentam os principais republicanos, ou se configura um abuso do poder presidencial, como afirmam os democratas.

Os fuzileiros navais dos EUA foram mobilizados internamente para grandes desastres, como o furacão Katrina e os ataques de 11 de setembro de 2001. Eles são conhecidos por serem os “primeiros a entrar e os últimos a sair” em intervenções militares dos EUA no exterior, mas é extremamente raro que tropas militares dos EUA sejam usadas para questões de policiamento doméstico.

Trump poderia enviar fuzileiros navais sob certas condições da lei ou sob sua autoridade como comandante em chefe. Sem invocar a Lei da Insurreição, os fuzileiros navais, assim como a Guarda Nacional, ainda estariam sujeitos a uma proibição legal que os impede de aplicar diretamente as leis civis e provavelmente estariam limitados à proteção de funcionários e propriedades federais.

A última vez que as Forças Armadas foram usadas para ação policial direta sob a Lei da Insurreição foi em 1992, quando o governador da Califórnia na época pediu ajuda ao ex-presidente George H.W. Bush em resposta aos distúrbios de Los Angeles por causa da absolvição dos policiais que espancaram o motorista negro Rodney King.

Mesmo que seja apenas para dar apoio, o uso dos fuzileiros navais no contexto de uma questão policial certamente levantará mais objeções dos democratas, que acusam Trump de aumentar desnecessariamente as tensões em Los Angeles.

“O nível de escalada é completamente injustificado, desnecessário e sem precedentes”, disse a assessoria de imprensa de Newsom no X.

O procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, disse em um comunicado que seu gabinete entrou com uma ação na Justiça. A Reuters não pôde confirmar imediatamente que uma ação judicial havia sido movida.

A lei federal permite que o presidente mobilize a Guarda se a nação for invadida, se houver “rebelião ou perigo de rebelião”, ou se o presidente for “incapaz de executar as leis dos Estados Unidos com as forças regulares”.

Ao retornar à Casa Branca após uma noite em Camp David, Trump foi questionado por um jornalista se o manda-chuva da política de fronteira, Tom Homan, deveria prender Newsom. Homan ameaçou prender qualquer pessoa que obstrua os esforços de fiscalização da imigração, inclusive o governador.

“Eu faria isso se fosse Tom. Acho que é ótimo”, respondeu Trump. “Gavin gosta da publicidade, mas acho que seria uma coisa ótima.”

Em uma publicação no X, Newsom chamou a ameaça de prisão de “passo inequívoco em direção ao autoritarismo”.

A Casa Branca e os republicanos do Congresso alegaram que os protestos eram mais um motivo para a aprovação do “grande e belo projeto de lei” de Trump, que aumentaria a segurança nas fronteiras e os gastos militares.

O projeto de lei, agora no Senado dos EUA após ser aprovado pela Câmara dos Deputados, também reduziria os impostos, cortaria os benefícios do Medicaid e eliminaria as iniciativas de energia verde.

Os conservadores fiscais do Senado, assim como o ex-conselheiro de Trump, Elon Musk, têm se recusado a aceitar o custo do projeto de lei, dizendo que ele aumentará o déficit orçamentário do país.

Trump prometeu deportar um número recorde de pessoas que estão no país ilegalmente e bloquear a fronteira entre os EUA e o México, estabelecendo para a agência de fiscalização de fronteiras ICE uma meta diária de prender pelo menos 3.000 migrantes.

Para os democratas, sem liderança desde que Trump venceu a eleição presidencial em novembro passado, os protestos de Los Angeles serviram como um ponto de encontro, permitindo que eles encontrassem alguma base política enquanto enfrentam as políticas do governo.

O episódio proporcionou a Newsom, em seu segundo mandato como governador, uma plataforma nacional que o permitiu se apresentar como o principal antagonista de Trump.

Mas também ressaltou os riscos de parecer solidário demais com os manifestantes, alguns dos quais incendiaram carros e jogaram garrafas na polícia. Durante seu primeiro mandato, Trump castigou os democratas pela agitação civil durante os protestos contra o assassinato de George Floyd, um homem negro, por um policial branco em 2020.

Em uma demonstração desse delicado ato de equilíbrio, a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, culpou o governo Trump por incitar tensões ao enviar a Guarda, ao mesmo tempo em que condenou os manifestantes.

“Não quero que as pessoas caiam no caos que acredito estar sendo criado pelo governo de forma totalmente desnecessária”, disse Bass em uma coletiva de imprensa no domingo.

Trump acusou Newsom e Bass de minimizarem a violência.

“Tomamos uma ótima decisão ao enviar a Guarda Nacional para lidar com os tumultos violentos e instigados na Califórnia”, publicou ele nas mídias sociais nesta segunda-feira. “Se não tivéssemos feito isso, Los Angeles teria sido completamente destruída.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma trabalhista de Milei

Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma trabalhista de Milei

A proposta avançou com 135 votos favoráveis e enfrenta resistência de sindicatos, que promoveram greves nacionais contra a flexibilização de direitos.
L
Legislativo da Venezuela aprova lei de anistia limitada

Legislativo da Venezuela aprova lei de anistia limitada

Nova legislação sancionada por Delcy Rodríguez exclui crimes de rebelião militar e é criticada por entidades que buscam a libertação total de presos políticos.
L
Itália centraliza análise de pedidos de cidadania em Roma

Itália centraliza análise de pedidos de cidadania em Roma

Novas regras exigem que requerentes enviem documentos diretamente para a chancelaria italiana; lei proposta por Meloni também restringe o direito de sangue.
L
Governo Trump amplia autoridade do ICE para deter refugiados legais

Governo Trump amplia autoridade do ICE para deter refugiados legais

Memorando do Departamento de Segurança Interna exige que beneficiários retornem à custódia para reavaliação após um ano no país; medida gera críticas de entidades.
L
Zuckerberg nega desenvolver redes sociais para viciar jovens em telas

Zuckerberg nega desenvolver redes sociais para viciar jovens em telas

Ele falou durante julgamento histórico que acusa Meta e Google.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo regulamenta uso de salvaguardas em acordos comerciais

Governo regulamenta uso de salvaguardas em acordos comerciais

Novo decreto anunciado por Geraldo Alckmin define regras para proteger a indústria e o agronegócio contra surtos de importação que prejudiquem a produção nacional.
L
Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 105 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 105 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.974 realizado nesta quinta-feira; o próximo sorteio acontece no sábado, dia 21 de fevereiro.
L
Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo reforça prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo reforça prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Data alerta para os impactos do uso de álcool e outras drogas e destaca importância do apoio familiar e acesso ao tratamento.
L

Nota de pesar: Antônio Airton Gasparelo

Falecimento de Antônio Airton Gasparelo comove familiares e amigos em Porto Velho, empresário deixou um legado de trabalho, generosidade e amor à família, marcado por uma vida de dedicação e simplicidade.
L

Nota de pesar: Bertilho Bullerjahn

Falecimento de Bertilho Bullerjahn comove familiares e amigos em Porto Velho, agricultor deixou um legado de fé, simplicidade e amor à família, marcado por uma vida dedicada ao trabalho e à comunidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

II CISFAL: Eyder Brasil confirma congresso internacional em RO

II CISFAL: Eyder Brasil confirma congresso internacional em RO

II Congresso Internacional de Segurança de Fronteiras das Assembleias Legislativas será realizado em maio, em Rondônia, reunindo parlamentares, especialistas e forças de segurança.
L
Mandato de Gislaine Lebrinha garante R$ 300 mil para saúde em Vale do Anari

Mandato de Gislaine Lebrinha garante R$ 300 mil para saúde em Vale do Anari

Recurso será destinado ao hospital municipal de Vale do Anari para manutenção, combustível e aquisição de equipamentos, fortalecendo o atendimento à população.
L
Moraes determina depoimento de presidente da Unafisco após críticas

Moraes determina depoimento de presidente da Unafisco após críticas

O ministro Alexandre de Moraes notificou Kleber Cabral para prestar esclarecimentos no inquérito que apura acessos ilegais a dados fiscais de magistrados da Corte.
L
TSE marca retomada de julgamento que pode cassar Cláudio Castro

TSE marca retomada de julgamento que pode cassar Cláudio Castro

Análise sobre abuso de poder político e econômico na campanha de 2022 será reiniciada em março, com voto pendente após pedido de vista.
L
Mendonça decide que ida de Vorcaro ao Senado é facultativa

Mendonça decide que ida de Vorcaro ao Senado é facultativa

Ministro do STF também negou pedido da defesa para que o banqueiro utilizasse jatinho particular em eventual deslocamento para Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Justiça mantém prisão de acusado de atacar idosa em Jaru

Justiça mantém prisão de acusado de atacar idosa em Jaru

A magistrada considerou a gravidade do crime e o risco à integridade da vítima para negar o pedido de liberdade de L.C.A., preso desde dezembro de 2025.
16
MPRO denuncia aluno por matar professora em faculdade de Porto Velho

MPRO denuncia aluno por matar professora em faculdade de Porto Velho

Denúncia do MPRO aponta motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa no assassinato da professora Juliana Mattos, em instituição de ensino da capital.
18
Dupla é presa pelo Batalhão de Choque por tráfico na zona sul de Porto Velho

Dupla é presa pelo Batalhão de Choque por tráfico na zona sul de Porto Velho

Os jovens de 18 e 19 anos foram flagrados com porções de crack prontas para a venda no bairro Cidade Nova; eles confessaram que comercializavam cada unidade por R$ 10.
12
Motociclista com placa adulterada é preso após fuga em RO

Motociclista com placa adulterada é preso após fuga em RO

Indivíduo que desafiava viaturas com manobras perigosas foi autuado em flagrante e acumulou quase R$ 15 mil em multas após perseguição policial.
10
Colisão entre caminhonete e moto deixa motociclista ferida em RO

Colisão entre caminhonete e moto deixa motociclista ferida em RO

A vítima sofreu escoriações após o impacto no cruzamento das vias centrais; condutora do veículo maior permaneceu no local para prestar socorro.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Projeto Voar abre vagas para natação e jiu-jitsu em 2026

Projeto Voar abre vagas para natação e jiu-jitsu em 2026

Projeto Voar oferece 125 vagas gratuitas para crianças e adolescentes de 9 a 15 anos em Porto Velho, com aulas de natação e jiu-jitsu a partir de março.
L
Homem oferece cocaína para grupo espancar jovem em Chupinguaia

Homem oferece cocaína para grupo espancar jovem em Chupinguaia

Vítima foi agredida por sete indivíduos após conversar com uma mulher em festa de carnaval; suspeito principal teria agido por ciúmes.
12
Foragido de Vilhena com pena de 31 anos é recapturado em Cerejeiras

Foragido de Vilhena com pena de 31 anos é recapturado em Cerejeiras

O homem de 38 anos estava foragido desde o mês passado, quando fugiu do regime semiaberto; ele possui condenações por tráfico, roubo e estelionato.
16
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.