QUARTA-FEIRA, 14/01/2026

Em destaque

L

Mundo

EUA mobilizam 700 fuzileiros para Los Angeles em resposta a protestos contra política migratória de Trump

Medida é resposta de Trump aos protestos contra política de imigração

Por Jane Ross - repórter da Reuters - 20

Publicado em 

EUA mobilizam 700 fuzileiros para Los Angeles em resposta a protestos contra política migratória de Trump
REUTERS/Mike Blake/Proibida reprodução

As Forças Armadas dos Estados Unidos vão enviar temporariamente cerca de 700 fuzileiros navais para Los Angeles até que mais tropas da Guarda Nacional possam chegar, marcando outra escalada na resposta do presidente Donald Trump aos protestos de rua contra suas políticas agressivas de imigração.

O Comando Norte dos EUA disse que um batalhão deve ser enviado para ajudar a proteger a propriedade e pessoal federais até que mais tropas da Guarda Nacional possam chegar ao local.

Por enquanto, o governo Trump não está invocando a Lei da Insurreição, que permitiria a participação direta das tropas na aplicação da lei civil, segundo uma autoridade dos EUA que falou sob condição de anonimato.

As tensões têm aumentado desde que Trump acionou a Guarda Nacional no sábado — ato que classificado por democratas como uma provocação desnecessária — após a eclosão de protestos de rua em resposta às batidas de imigração no sul da Califórnia. Esse é o ponto mais emblemático até agora em meio aos esforços agressivos do governo Trump para deportar imigrantes que vivem no país ilegalmente.

Trump disse nesta segunda-feira que sentiu que não tinha escolha a não ser ordenar a mobilização para evitar que atos de violência saíssem do controle.

Ele apoiou uma sugestão de seu chefe de fronteira de que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, fosse preso após o democrata dizer que o Estado estava abrindo um processo para bloquear o envio da Guarda Nacional.

O governo Trump argumentou que seu antecessor, Joe Biden, permitiu a entrada de um número excessivo de imigrantes no país e que cidades administradas pelos democratas, como Los Angeles, estão interferindo indevidamente nos esforços para deportá-los.

As manifestações de rua continuaram ao longo do fim de semana e nesta segunda-feira, quando centenas de manifestantes se reuniram do lado de fora de um centro de detenção no centro da cidade.

Em meio a uma forte presença da polícia, manifestantes carregavam cartazes denunciando o governo Trump enquanto uma banda tocava música mexicana.

Outras manifestações foram planejadas em mais de uma dúzia de cidades, incluindo Atlanta, Boston, Chicago, Nova York e São Francisco.

A questão é se a força militar — a Guarda Nacional ou os fuzileiros navais — é necessária, como sustentam os principais republicanos, ou se configura um abuso do poder presidencial, como afirmam os democratas.

Os fuzileiros navais dos EUA foram mobilizados internamente para grandes desastres, como o furacão Katrina e os ataques de 11 de setembro de 2001. Eles são conhecidos por serem os “primeiros a entrar e os últimos a sair” em intervenções militares dos EUA no exterior, mas é extremamente raro que tropas militares dos EUA sejam usadas para questões de policiamento doméstico.

Trump poderia enviar fuzileiros navais sob certas condições da lei ou sob sua autoridade como comandante em chefe. Sem invocar a Lei da Insurreição, os fuzileiros navais, assim como a Guarda Nacional, ainda estariam sujeitos a uma proibição legal que os impede de aplicar diretamente as leis civis e provavelmente estariam limitados à proteção de funcionários e propriedades federais.

A última vez que as Forças Armadas foram usadas para ação policial direta sob a Lei da Insurreição foi em 1992, quando o governador da Califórnia na época pediu ajuda ao ex-presidente George H.W. Bush em resposta aos distúrbios de Los Angeles por causa da absolvição dos policiais que espancaram o motorista negro Rodney King.

Mesmo que seja apenas para dar apoio, o uso dos fuzileiros navais no contexto de uma questão policial certamente levantará mais objeções dos democratas, que acusam Trump de aumentar desnecessariamente as tensões em Los Angeles.

“O nível de escalada é completamente injustificado, desnecessário e sem precedentes”, disse a assessoria de imprensa de Newsom no X.

O procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, disse em um comunicado que seu gabinete entrou com uma ação na Justiça. A Reuters não pôde confirmar imediatamente que uma ação judicial havia sido movida.

A lei federal permite que o presidente mobilize a Guarda se a nação for invadida, se houver “rebelião ou perigo de rebelião”, ou se o presidente for “incapaz de executar as leis dos Estados Unidos com as forças regulares”.

Ao retornar à Casa Branca após uma noite em Camp David, Trump foi questionado por um jornalista se o manda-chuva da política de fronteira, Tom Homan, deveria prender Newsom. Homan ameaçou prender qualquer pessoa que obstrua os esforços de fiscalização da imigração, inclusive o governador.

“Eu faria isso se fosse Tom. Acho que é ótimo”, respondeu Trump. “Gavin gosta da publicidade, mas acho que seria uma coisa ótima.”

Em uma publicação no X, Newsom chamou a ameaça de prisão de “passo inequívoco em direção ao autoritarismo”.

A Casa Branca e os republicanos do Congresso alegaram que os protestos eram mais um motivo para a aprovação do “grande e belo projeto de lei” de Trump, que aumentaria a segurança nas fronteiras e os gastos militares.

O projeto de lei, agora no Senado dos EUA após ser aprovado pela Câmara dos Deputados, também reduziria os impostos, cortaria os benefícios do Medicaid e eliminaria as iniciativas de energia verde.

Os conservadores fiscais do Senado, assim como o ex-conselheiro de Trump, Elon Musk, têm se recusado a aceitar o custo do projeto de lei, dizendo que ele aumentará o déficit orçamentário do país.

Trump prometeu deportar um número recorde de pessoas que estão no país ilegalmente e bloquear a fronteira entre os EUA e o México, estabelecendo para a agência de fiscalização de fronteiras ICE uma meta diária de prender pelo menos 3.000 migrantes.

Para os democratas, sem liderança desde que Trump venceu a eleição presidencial em novembro passado, os protestos de Los Angeles serviram como um ponto de encontro, permitindo que eles encontrassem alguma base política enquanto enfrentam as políticas do governo.

O episódio proporcionou a Newsom, em seu segundo mandato como governador, uma plataforma nacional que o permitiu se apresentar como o principal antagonista de Trump.

Mas também ressaltou os riscos de parecer solidário demais com os manifestantes, alguns dos quais incendiaram carros e jogaram garrafas na polícia. Durante seu primeiro mandato, Trump castigou os democratas pela agitação civil durante os protestos contra o assassinato de George Floyd, um homem negro, por um policial branco em 2020.

Em uma demonstração desse delicado ato de equilíbrio, a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, culpou o governo Trump por incitar tensões ao enviar a Guarda, ao mesmo tempo em que condenou os manifestantes.

“Não quero que as pessoas caiam no caos que acredito estar sendo criado pelo governo de forma totalmente desnecessária”, disse Bass em uma coletiva de imprensa no domingo.

Trump acusou Newsom e Bass de minimizarem a violência.

“Tomamos uma ótima decisão ao enviar a Guarda Nacional para lidar com os tumultos violentos e instigados na Califórnia”, publicou ele nas mídias sociais nesta segunda-feira. “Se não tivéssemos feito isso, Los Angeles teria sido completamente destruída.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Juristas pedem que tribunal internacional investigue ação na Venezuela

Juristas pedem que tribunal internacional investigue ação na Venezuela

Um grupo de organizações de direitos humanos solicitou ao Tribunal Penal Internacional a abertura de uma investigação contra autoridades dos Estados Unidos por crimes contra a humanidade.
L
Expansão do ICE sob Trump gera onda de protestos nos EUA

Expansão do ICE sob Trump gera onda de protestos nos EUA

A agência de imigração triplicou seu orçamento e intensificou operações em bairros residenciais, resultando na morte de uma cidadã estadunidense e em uma crise social.
L
Representantes da Dinamarca e Groenlândia se reúnem com cúpula dos EUA

Representantes da Dinamarca e Groenlândia se reúnem com cúpula dos EUA

O encontro com o vice-presidente JD Vance e o secretário Marco Rubio ocorre nesta quarta-feira em Washington para discutir as recentes declarações de Donald Trump sobre o controle da ilha.
L
Espanha apreende 10 toneladas de cocaína em navio que saiu do Brasil

Espanha apreende 10 toneladas de cocaína em navio que saiu do Brasil

A ação conjunta com a Polícia Federal brasileira resultou na maior apreensão de drogas já realizada pelo país europeu em alto-mar, interceptando a carga próxima às Ilhas Canárias.
L
Agricultores franceses protestam contra acordo Mercosul e UE

Agricultores franceses protestam contra acordo Mercosul e UE

Centenas de tratores ocuparam as ruas de Paris nesta terça-feira para criticar a concorrência desleal e a aprovação do tratado comercial pela União Europeia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo nega inclusão de vacina contra herpes-zóster no SUS

Governo nega inclusão de vacina contra herpes-zóster no SUS

O Ministério da Saúde decidiu não incorporar o imunizante à rede pública por considerar o custo elevado em comparação ao impacto financeiro no orçamento federal.
L
Mega-Sena acumula e prêmio vai a 35 milhões de reais

Mega-Sena acumula e prêmio vai a 35 milhões de reais

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.959 sorteado nesta terça-feira e o valor principal deve saltar para o próximo concurso.
L
Lula veta benefícios à venda de jogadores e a regras de fidelidade

Lula veta benefícios à venda de jogadores e a regras de fidelidade

O presidente sancionou a segunda lei da reforma tributária com dez vetos, atingindo a tributação de clubes de futebol, milhas aéreas e transferências de imóveis.
L
Porto Velho anuncia reforma do Parque Circuito

Porto Velho anuncia reforma do Parque Circuito

Prefeitura de Porto Velho apresenta projeto de revitalização do Parque Circuito, com melhorias em infraestrutura, lazer, esporte e segurança para a população.
L
Janeiro Branco destaca saúde mental dos servidores em Porto Velho

Janeiro Branco destaca saúde mental dos servidores em Porto Velho

A campanha Janeiro Branco reforça a importância da saúde mental entre os servidores públicos de Porto Velho, oferecendo suporte psicológico e promovendo bem-estar no trabalho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Sucessão em Rondônia esquenta com novas candidaturas e movimentações políticas

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Sucessão em Rondônia esquenta com novas candidaturas e movimentações políticas

A disputa pelo Governo de Rondônia ganha novos nomes, incluindo Acir Gurgacz e Expedito Netto pelo PT, enquanto Marcos Rocha confirma que não disputará eleições em 2026.
L
Deputada Taíssa Sousa destina R$ 1,6 milhão para fortalecer a educação em Guajará-Mirim

Deputada Taíssa Sousa destina R$ 1,6 milhão para fortalecer a educação em Guajará-Mirim

Recursos empenhados pela deputada serão aplicados em reformas, construções e aquisição de materiais em sete escolas de Guajará-Mirim
L

Haddad sobre caso Banco Master: “Podemos estar diante da maior fraude bancária da história do país”

Ministro da Fazenda alerta para gravidade do caso, defende rigor nas apurações e diz que governo acompanha de perto os impactos para o sistema financeiro e o Fundo Garantidor de Créditos.
L

Wellington César Lima e Silva assume Ministério da Justiça no governo Lula

Advogado-geral da Petrobras foi escolhido por Lula após saída de Ricardo Lewandowski; nomeação será publicada no Diário Oficial.
L
Assembleia Legislativa inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

Assembleia Legislativa inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

Alero define estrutura, cronograma e ações institucionais para atuação do Poder Legislativo durante a Rondônia Rural Show 2026, em Ji-Paraná.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master

Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master

Autoridades cumprem 42 mandados de busca em cinco estados para investigar crimes de gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro envolvendo o empresário Daniel Vorcaro.
10
Equipe do sargento Machado prende dupla por tráfico de drogas

Equipe do sargento Machado prende dupla por tráfico de drogas

Dois homens foram detidos pela Polícia Militar na zona leste de Porto Velho sob acusação de comercializar entorpecentes em um ponto de venda no bairro Teixeirão.
12
Homem é preso com moto adulterada comprada em garagem

Homem é preso com moto adulterada comprada em garagem

Um homem de 39 anos foi detido pela Polícia Militar na zona leste de Porto Velho ao conduzir uma motocicleta com chassi e motor raspados adquirida em revenda.
14
PM do 5º Batalhão prende suspeitos por tráfico de drogas no bairro Teixeirão

PM do 5º Batalhão prende suspeitos por tráfico de drogas no bairro Teixeirão

Ação ocorreu após denúncia anônima e resultou na apreensão de drogas, dinheiro e materiais usados no tráfico, na zona Leste de Porto Velho.
10
BPTRAN apreende motocicleta com sinais de adulteração na zona Leste

BPTRAN apreende motocicleta com sinais de adulteração na zona Leste

Veículo foi localizado durante a Operação Maximus após informações do Núcleo de Inteligência.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPRO cria procuradoria especializada e amplia combate à violência contra mulher

MPRO cria procuradoria especializada e amplia combate à violência contra mulher

Ministério Público de Rondônia institui órgão no segundo grau para atuar em casos de violência doméstica, crimes contra crianças e dignidade sexual, reforçando proteção às vítimas.
L
Lei do salário mínimo que faz 90 anos organizou relações de trabalho

Lei do salário mínimo que faz 90 anos organizou relações de trabalho

Criada em 1936 e regulamentada anos depois, a legislação foi fruto de lutas populares e marcou a transição do Brasil para uma sociedade urbana e industrial.
L
Transformação digital revoluciona serviços públicos em Rondônia

Transformação digital revoluciona serviços públicos em Rondônia

Entre 2019 e 2025, Rondônia modernizou o atendimento ao cidadão com plataformas digitais, chatbots, monitoramento ambiental e programas sociais inovadores.
L
Porto Velho lança Refis Municipal com até 100% de desconto

Porto Velho lança Refis Municipal com até 100% de desconto

O Refis Municipal 2026 permite que contribuintes, empresas e prestadores de serviços negociem dívidas com descontos em multas e juros e parcelamento em até 36 vezes.
L
Fenabrave projeta alta de 3% nas vendas de automóveis em 2026

Fenabrave projeta alta de 3% nas vendas de automóveis em 2026

A estimativa da federação aponta para a comercialização de 2,6 milhões de unidades, mas alerta que os juros altos e o endividamento das famílias limitam um crescimento maior.
L
Haddad afirma que caso Master pode ser a maior fraude do país

Haddad afirma que caso Master pode ser a maior fraude do país

O ministro da Fazenda manifestou apoio total à atuação do Banco Central na liquidação da instituição e alertou para o impacto dos prejuízos no Fundo Garantidor de Créditos.
L
Defeso do caranguejo uçá começa no próximo dia 18

Defeso do caranguejo uçá começa no próximo dia 18

A proibição da captura e venda da espécie abrange 11 estados brasileiros e segue o calendário da andada reprodutiva, podendo ser estendida até o dia 22 de abril.
L

Internauta Devanio dos Santos revela fonte de água cristalina em Ouro Preto do Oeste: “Aqui é nossa Rondônia”

Vídeo gravado na Linha 12 do 81 mostra nascente limpa brotando à beira da estrada e desperta orgulho pela riqueza natural e preservação ambiental do estado
L

Nota de pesar: Eliezil Borges Cardoso

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Eliezil Borges Cardoso, ocorrido em 13 de janeiro de 2026, em Porto Velho/RO, cidade onde nasceu em 17 de maio de 1964 e construiu toda a sua história.
L
Butantan recruta idosos para testes da vacina da dengue

Butantan recruta idosos para testes da vacina da dengue

O Instituto Butantan busca 767 voluntários entre 60 e 79 anos para validar a segurança e a resposta imunológica do imunizante Butantan-DV nesta faixa etária.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.