SEGUNDA-FEIRA, 13/10/2025

L

Mundo

EUA mobilizam 700 fuzileiros para Los Angeles em resposta a protestos contra política migratória de Trump

Medida é resposta de Trump aos protestos contra política de imigração

Por Jane Ross - repórter da Reuters - 20

Publicado em 

EUA mobilizam 700 fuzileiros para Los Angeles em resposta a protestos contra política migratória de Trump
REUTERS/Mike Blake/Proibida reprodução

As Forças Armadas dos Estados Unidos vão enviar temporariamente cerca de 700 fuzileiros navais para Los Angeles até que mais tropas da Guarda Nacional possam chegar, marcando outra escalada na resposta do presidente Donald Trump aos protestos de rua contra suas políticas agressivas de imigração.

O Comando Norte dos EUA disse que um batalhão deve ser enviado para ajudar a proteger a propriedade e pessoal federais até que mais tropas da Guarda Nacional possam chegar ao local.

Por enquanto, o governo Trump não está invocando a Lei da Insurreição, que permitiria a participação direta das tropas na aplicação da lei civil, segundo uma autoridade dos EUA que falou sob condição de anonimato.

As tensões têm aumentado desde que Trump acionou a Guarda Nacional no sábado — ato que classificado por democratas como uma provocação desnecessária — após a eclosão de protestos de rua em resposta às batidas de imigração no sul da Califórnia. Esse é o ponto mais emblemático até agora em meio aos esforços agressivos do governo Trump para deportar imigrantes que vivem no país ilegalmente.

Trump disse nesta segunda-feira que sentiu que não tinha escolha a não ser ordenar a mobilização para evitar que atos de violência saíssem do controle.

Ele apoiou uma sugestão de seu chefe de fronteira de que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, fosse preso após o democrata dizer que o Estado estava abrindo um processo para bloquear o envio da Guarda Nacional.

O governo Trump argumentou que seu antecessor, Joe Biden, permitiu a entrada de um número excessivo de imigrantes no país e que cidades administradas pelos democratas, como Los Angeles, estão interferindo indevidamente nos esforços para deportá-los.

As manifestações de rua continuaram ao longo do fim de semana e nesta segunda-feira, quando centenas de manifestantes se reuniram do lado de fora de um centro de detenção no centro da cidade.

Em meio a uma forte presença da polícia, manifestantes carregavam cartazes denunciando o governo Trump enquanto uma banda tocava música mexicana.

Outras manifestações foram planejadas em mais de uma dúzia de cidades, incluindo Atlanta, Boston, Chicago, Nova York e São Francisco.

A questão é se a força militar — a Guarda Nacional ou os fuzileiros navais — é necessária, como sustentam os principais republicanos, ou se configura um abuso do poder presidencial, como afirmam os democratas.

Os fuzileiros navais dos EUA foram mobilizados internamente para grandes desastres, como o furacão Katrina e os ataques de 11 de setembro de 2001. Eles são conhecidos por serem os “primeiros a entrar e os últimos a sair” em intervenções militares dos EUA no exterior, mas é extremamente raro que tropas militares dos EUA sejam usadas para questões de policiamento doméstico.

Trump poderia enviar fuzileiros navais sob certas condições da lei ou sob sua autoridade como comandante em chefe. Sem invocar a Lei da Insurreição, os fuzileiros navais, assim como a Guarda Nacional, ainda estariam sujeitos a uma proibição legal que os impede de aplicar diretamente as leis civis e provavelmente estariam limitados à proteção de funcionários e propriedades federais.

A última vez que as Forças Armadas foram usadas para ação policial direta sob a Lei da Insurreição foi em 1992, quando o governador da Califórnia na época pediu ajuda ao ex-presidente George H.W. Bush em resposta aos distúrbios de Los Angeles por causa da absolvição dos policiais que espancaram o motorista negro Rodney King.

Mesmo que seja apenas para dar apoio, o uso dos fuzileiros navais no contexto de uma questão policial certamente levantará mais objeções dos democratas, que acusam Trump de aumentar desnecessariamente as tensões em Los Angeles.

“O nível de escalada é completamente injustificado, desnecessário e sem precedentes”, disse a assessoria de imprensa de Newsom no X.

O procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, disse em um comunicado que seu gabinete entrou com uma ação na Justiça. A Reuters não pôde confirmar imediatamente que uma ação judicial havia sido movida.

A lei federal permite que o presidente mobilize a Guarda se a nação for invadida, se houver “rebelião ou perigo de rebelião”, ou se o presidente for “incapaz de executar as leis dos Estados Unidos com as forças regulares”.

Ao retornar à Casa Branca após uma noite em Camp David, Trump foi questionado por um jornalista se o manda-chuva da política de fronteira, Tom Homan, deveria prender Newsom. Homan ameaçou prender qualquer pessoa que obstrua os esforços de fiscalização da imigração, inclusive o governador.

“Eu faria isso se fosse Tom. Acho que é ótimo”, respondeu Trump. “Gavin gosta da publicidade, mas acho que seria uma coisa ótima.”

Em uma publicação no X, Newsom chamou a ameaça de prisão de “passo inequívoco em direção ao autoritarismo”.

A Casa Branca e os republicanos do Congresso alegaram que os protestos eram mais um motivo para a aprovação do “grande e belo projeto de lei” de Trump, que aumentaria a segurança nas fronteiras e os gastos militares.

O projeto de lei, agora no Senado dos EUA após ser aprovado pela Câmara dos Deputados, também reduziria os impostos, cortaria os benefícios do Medicaid e eliminaria as iniciativas de energia verde.

Os conservadores fiscais do Senado, assim como o ex-conselheiro de Trump, Elon Musk, têm se recusado a aceitar o custo do projeto de lei, dizendo que ele aumentará o déficit orçamentário do país.

Trump prometeu deportar um número recorde de pessoas que estão no país ilegalmente e bloquear a fronteira entre os EUA e o México, estabelecendo para a agência de fiscalização de fronteiras ICE uma meta diária de prender pelo menos 3.000 migrantes.

Para os democratas, sem liderança desde que Trump venceu a eleição presidencial em novembro passado, os protestos de Los Angeles serviram como um ponto de encontro, permitindo que eles encontrassem alguma base política enquanto enfrentam as políticas do governo.

O episódio proporcionou a Newsom, em seu segundo mandato como governador, uma plataforma nacional que o permitiu se apresentar como o principal antagonista de Trump.

Mas também ressaltou os riscos de parecer solidário demais com os manifestantes, alguns dos quais incendiaram carros e jogaram garrafas na polícia. Durante seu primeiro mandato, Trump castigou os democratas pela agitação civil durante os protestos contra o assassinato de George Floyd, um homem negro, por um policial branco em 2020.

Em uma demonstração desse delicado ato de equilíbrio, a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, culpou o governo Trump por incitar tensões ao enviar a Guarda, ao mesmo tempo em que condenou os manifestantes.

“Não quero que as pessoas caiam no caos que acredito estar sendo criado pelo governo de forma totalmente desnecessária”, disse Bass em uma coletiva de imprensa no domingo.

Trump acusou Newsom e Bass de minimizarem a violência.

“Tomamos uma ótima decisão ao enviar a Guarda Nacional para lidar com os tumultos violentos e instigados na Califórnia”, publicou ele nas mídias sociais nesta segunda-feira. “Se não tivéssemos feito isso, Los Angeles teria sido completamente destruída.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cessar-fogo em Gaza é mantido antes da libertação de reféns e visita de Trump a Israel

Cessar-fogo em Gaza é mantido antes da libertação de reféns e visita de Trump a Israel

Trégua entre Israel e Hamas entra no terceiro dia enquanto Donald Trump se prepara para discursar no Parlamento israelense
L
Lula chega a Roma para fórum da FAO e encontro com o Papa Leão XIV

Lula chega a Roma para fórum da FAO e encontro com o Papa Leão XIV

Presidente representará o Brasil no Fórum Mundial da Alimentação e discutirá segurança alimentar e combate à fome
L
Especialistas e líderes criticam Nobel da Paz concedido a María Corina Machado

Especialistas e líderes criticam Nobel da Paz concedido a María Corina Machado

Líder da extrema direita venezuelana é acusada de apoiar ações militares e de promover políticas contrárias à paz
L
Chuvas no México deixam ao menos 37 mortos após passagem de furacões Priscilla e Raymond

Chuvas no México deixam ao menos 37 mortos após passagem de furacões Priscilla e Raymond

Fenômenos climáticos provocaram inundações em 31 dos 32 estados do país, segundo balanço do governo mexicano
L
Lula se reunirá com o Papa Leão XIV durante visita oficial a Roma

Lula se reunirá com o Papa Leão XIV durante visita oficial a Roma

Encontro acontece na segunda-feira (13), no Vaticano, durante viagem do presidente para evento da FAO.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Nilva Emília Comerlatto

Familiares e amigos se despedem de Nilva Emília Comerlatto, lembrada por sua fé, amor à natureza e dedicação à família. A cerimônia será realizada na Funerária Dom Bosco, em Porto Velho.
L

Sorteio do RondônCAP Especial do Dia das Crianças já aconteceu e premiou muitos participantes

Com R$ 400 mil em prêmios e Dupla Chance de Ganhar, a edição especial distribuiu valores incríveis, incluindo R$ 350 mil no 4º prêmio e dezenas de Giros da Sorte.
L
PF coopera com autoridades dos EUA para prender condenado por estupro em Rondônia

PF coopera com autoridades dos EUA para prender condenado por estupro em Rondônia

Brasileiro foi localizado após inclusão na lista vermelha da Interpol e pode ser deportado ao Brasil nos próximos dias.
10
Mais brincadeira, menos tela: especialistas orientam sobre infância saudável

Mais brincadeira, menos tela: especialistas orientam sobre infância saudável

Sono de qualidade, boa alimentação e convivência familiar são pilares para o desenvolvimento infantil
L
Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida são os grandes destaques deste domingo (12)

Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida são os grandes destaques deste domingo (12)

Feriado nacional celebra fé, infância e também marca o Dia Nacional da Leitura; semana ainda traz datas voltadas à educação, ciência e combate à fome
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Fresadora em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

Com 4 vagas disponíveis, a oportunidade é para atuação em tempo integral. A empresa oferece benefícios atrativos, incluindo cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Empilhadeira em Porto Velho, Salário R$ 2.795,45

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação na obra, plano de saúde, vale transporte e seguro de vida.
L
CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L

POLÍTICA

Auditório lotado consolida Léo Moraes como liderança política em Rondônia

Auditório lotado consolida Léo Moraes como liderança política em Rondônia

Encontro do Podemos no Hotel Oscar reuniu lideranças estaduais e centenas de apoiadores, destacando o papel central do prefeito de Porto Velho no novo cenário político de Rondônia.
L

Dr. Gilber no Giro News: bastidores da política, desafios de gestão e planos para 2026

Em conversa franca, o vereador Dr. Gilber fala de prevenção às chuvas, transporte público, regularização fundiária, apoio ao esporte e relação com o prefeito Léo Moraes, defendendo gestão técnica e diálogo.
L

Vereador Dr. Gilber e secretário da Seinfra percorrem Porto Velho para diagnosticar obras emergenciais antes do início do período chuvoso

Em ação conjunta, Dr. Gilber e Thiago Catanhede vistoriaram bairros da capital para identificar pontos críticos e garantir intervenções preventivas, evitando alagamentos e transtornos à população.
L

Vereador Dr. Gilber visita linha C-10 na BR-319 e se compromete a cobrar melhorias na estrada junto à Prefeitura

Durante visita técnica à linha C-10, Dr. Gilber ouviu moradores, constatou a situação precária da via e garantiu que levará as demandas à Prefeitura para viabilizar ações emergenciais de recuperação.
L
Fux pede vista e suspende julgamento de recurso de Moro no STF

Fux pede vista e suspende julgamento de recurso de Moro no STF

Ministro solicitou mais tempo para analisar recurso que tenta derrubar decisão que tornou Moro réu por calúnia contra Gilmar Mendes.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Comércio é atingido por incêndio na zona leste de Porto Velho

Equipes do Corpo de Bombeiros e da PM foram acionadas na noite deste domingo após um incêndio atingir um comércio na Avenida Amazonas, zona leste de Porto Velho. Não há feridos.
10
Homem que matou a esposa a facadas em Porto Velho tem várias passagens pela polícia

Mulher morre atropelada e carro despenca em ribanceira em Candeias do Jamari

Acidente ocorreu na Estrada do Rio Preto, no início da noite, e mobilizou equipes de resgate e da Polícia Militar
18
Disputa de racha termina em grave acidente e casal ferido na capital

Disputa de racha termina em grave acidente e casal ferido na capital

O rapaz se negou fazer o teste do bafômetro por estar com sintomas gripais e suspeita de tuberculose.
14

Apenado é socorrido em estado grave após engolir drogas em presídio de Porto Velho

Detento passou mal durante operação da Polícia Penal no presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso (603) neste sábado (11).
12
Homem é sequestrado e espancado com perna manca no centro de Porto Velho

Homem é sequestrado e espancado com perna manca no centro de Porto Velho

Vítima de 34 anos foi levada por criminosos até a Estrada do Belmont, onde foi amarrada e agredida antes de ser abandonada no local.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Saint Clair Maria de Nazaré Alves Santos

Com fé inabalável e vida dedicada ao serviço, Saint Clair Maria de Nazaré Alves Santos deixa um legado de amor, oração e altruísmo. O velório será na capela Três Marias, em Porto Velho.
L
Nota de pesar: Maria dos Anjos Silva Nobre

Nota de pesar: Maria dos Anjos Silva Nobre

O cortejo iniciará às 15h00 do dia 13/10 e seguirá para o Cemitério Recanto da Paz – Concessão.
L
Casos de câncer em jovens adultos crescem 284% no SUS

Casos de câncer em jovens adultos crescem 284% no SUS

Diagnósticos de câncer em jovens adultos até 50 anos quase quadruplicaram entre 2013 e 2024, segundo dados do DataSUS.
L
Palhetas automotivas ganham protagonismo na gestão de frotas pesadas

Palhetas automotivas ganham protagonismo na gestão de frotas pesadas

Empresas de transporte e agronegócio investem em tecnologia para ampliar a vida útil de componentes simples
L
Ramon Dino faz história e se torna o primeiro brasileiro a vencer o Mr. Olympia

Ramon Dino faz história e se torna o primeiro brasileiro a vencer o Mr. Olympia

O acreano conquistou o título mundial de fisiculturismo em Las Vegas e levou o Brasil ao topo da categoria Classic Physique.
L
Grupos reflexivos reduzem reincidência de violência contra mulheres

Grupos reflexivos reduzem reincidência de violência contra mulheres

Homens condenados participam de debates sobre masculinidade e violência, diminuindo reincidência para 1,5%
L

A liturgia alquímica do fogo. Reflexões

Símbolo ancestral de transformação, o fogo representa luz, purificação e renascimento. Para os alquimistas, é a chave que liga o humano ao divino, conduzindo à sabedoria e à iluminação espiritual.
L
Violência sexual é a violação que mais afeta meninas no Brasil, revela pesquisa

Violência sexual é a violação que mais afeta meninas no Brasil, revela pesquisa

Estudo aponta aumento da vulnerabilidade feminina e alerta para riscos dentro de casa e nas redes sociais
L

Morre Diane Keaton, ícone do cinema e vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 1977

A atriz norte-americana faleceu aos 79 anos, deixando um legado marcante em Hollywood com atuações em clássicos como O Poderoso Chefão e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, que lhe rendeu o Oscar.
L

Dia das Crianças: entre a comemoração e a reflexão sobre os direitos da infância no Brasil

Celebrado em 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil vai além das brincadeiras e presentes, destacando a importância da proteção, dos direitos e da participação infantil na sociedade.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.