QUINTA-FEIRA, 21/08/2025
Publicidade

L

Mundo

EUA mobilizam 700 fuzileiros para Los Angeles em resposta a protestos contra política migratória de Trump

Medida é resposta de Trump aos protestos contra política de imigração

Por Jane Ross - repórter da Reuters - 20

Publicado em 

EUA mobilizam 700 fuzileiros para Los Angeles em resposta a protestos contra política migratória de Trump
REUTERS/Mike Blake/Proibida reprodução

As Forças Armadas dos Estados Unidos vão enviar temporariamente cerca de 700 fuzileiros navais para Los Angeles até que mais tropas da Guarda Nacional possam chegar, marcando outra escalada na resposta do presidente Donald Trump aos protestos de rua contra suas políticas agressivas de imigração.

O Comando Norte dos EUA disse que um batalhão deve ser enviado para ajudar a proteger a propriedade e pessoal federais até que mais tropas da Guarda Nacional possam chegar ao local.

Por enquanto, o governo Trump não está invocando a Lei da Insurreição, que permitiria a participação direta das tropas na aplicação da lei civil, segundo uma autoridade dos EUA que falou sob condição de anonimato.

As tensões têm aumentado desde que Trump acionou a Guarda Nacional no sábado — ato que classificado por democratas como uma provocação desnecessária — após a eclosão de protestos de rua em resposta às batidas de imigração no sul da Califórnia. Esse é o ponto mais emblemático até agora em meio aos esforços agressivos do governo Trump para deportar imigrantes que vivem no país ilegalmente.

Trump disse nesta segunda-feira que sentiu que não tinha escolha a não ser ordenar a mobilização para evitar que atos de violência saíssem do controle.

Ele apoiou uma sugestão de seu chefe de fronteira de que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, fosse preso após o democrata dizer que o Estado estava abrindo um processo para bloquear o envio da Guarda Nacional.

O governo Trump argumentou que seu antecessor, Joe Biden, permitiu a entrada de um número excessivo de imigrantes no país e que cidades administradas pelos democratas, como Los Angeles, estão interferindo indevidamente nos esforços para deportá-los.

As manifestações de rua continuaram ao longo do fim de semana e nesta segunda-feira, quando centenas de manifestantes se reuniram do lado de fora de um centro de detenção no centro da cidade.

Em meio a uma forte presença da polícia, manifestantes carregavam cartazes denunciando o governo Trump enquanto uma banda tocava música mexicana.

Outras manifestações foram planejadas em mais de uma dúzia de cidades, incluindo Atlanta, Boston, Chicago, Nova York e São Francisco.

A questão é se a força militar — a Guarda Nacional ou os fuzileiros navais — é necessária, como sustentam os principais republicanos, ou se configura um abuso do poder presidencial, como afirmam os democratas.

Os fuzileiros navais dos EUA foram mobilizados internamente para grandes desastres, como o furacão Katrina e os ataques de 11 de setembro de 2001. Eles são conhecidos por serem os “primeiros a entrar e os últimos a sair” em intervenções militares dos EUA no exterior, mas é extremamente raro que tropas militares dos EUA sejam usadas para questões de policiamento doméstico.

Trump poderia enviar fuzileiros navais sob certas condições da lei ou sob sua autoridade como comandante em chefe. Sem invocar a Lei da Insurreição, os fuzileiros navais, assim como a Guarda Nacional, ainda estariam sujeitos a uma proibição legal que os impede de aplicar diretamente as leis civis e provavelmente estariam limitados à proteção de funcionários e propriedades federais.

A última vez que as Forças Armadas foram usadas para ação policial direta sob a Lei da Insurreição foi em 1992, quando o governador da Califórnia na época pediu ajuda ao ex-presidente George H.W. Bush em resposta aos distúrbios de Los Angeles por causa da absolvição dos policiais que espancaram o motorista negro Rodney King.

Mesmo que seja apenas para dar apoio, o uso dos fuzileiros navais no contexto de uma questão policial certamente levantará mais objeções dos democratas, que acusam Trump de aumentar desnecessariamente as tensões em Los Angeles.

“O nível de escalada é completamente injustificado, desnecessário e sem precedentes”, disse a assessoria de imprensa de Newsom no X.

O procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, disse em um comunicado que seu gabinete entrou com uma ação na Justiça. A Reuters não pôde confirmar imediatamente que uma ação judicial havia sido movida.

A lei federal permite que o presidente mobilize a Guarda se a nação for invadida, se houver “rebelião ou perigo de rebelião”, ou se o presidente for “incapaz de executar as leis dos Estados Unidos com as forças regulares”.

Ao retornar à Casa Branca após uma noite em Camp David, Trump foi questionado por um jornalista se o manda-chuva da política de fronteira, Tom Homan, deveria prender Newsom. Homan ameaçou prender qualquer pessoa que obstrua os esforços de fiscalização da imigração, inclusive o governador.

“Eu faria isso se fosse Tom. Acho que é ótimo”, respondeu Trump. “Gavin gosta da publicidade, mas acho que seria uma coisa ótima.”

Em uma publicação no X, Newsom chamou a ameaça de prisão de “passo inequívoco em direção ao autoritarismo”.

A Casa Branca e os republicanos do Congresso alegaram que os protestos eram mais um motivo para a aprovação do “grande e belo projeto de lei” de Trump, que aumentaria a segurança nas fronteiras e os gastos militares.

O projeto de lei, agora no Senado dos EUA após ser aprovado pela Câmara dos Deputados, também reduziria os impostos, cortaria os benefícios do Medicaid e eliminaria as iniciativas de energia verde.

Os conservadores fiscais do Senado, assim como o ex-conselheiro de Trump, Elon Musk, têm se recusado a aceitar o custo do projeto de lei, dizendo que ele aumentará o déficit orçamentário do país.

Trump prometeu deportar um número recorde de pessoas que estão no país ilegalmente e bloquear a fronteira entre os EUA e o México, estabelecendo para a agência de fiscalização de fronteiras ICE uma meta diária de prender pelo menos 3.000 migrantes.

Para os democratas, sem liderança desde que Trump venceu a eleição presidencial em novembro passado, os protestos de Los Angeles serviram como um ponto de encontro, permitindo que eles encontrassem alguma base política enquanto enfrentam as políticas do governo.

O episódio proporcionou a Newsom, em seu segundo mandato como governador, uma plataforma nacional que o permitiu se apresentar como o principal antagonista de Trump.

Mas também ressaltou os riscos de parecer solidário demais com os manifestantes, alguns dos quais incendiaram carros e jogaram garrafas na polícia. Durante seu primeiro mandato, Trump castigou os democratas pela agitação civil durante os protestos contra o assassinato de George Floyd, um homem negro, por um policial branco em 2020.

Em uma demonstração desse delicado ato de equilíbrio, a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, culpou o governo Trump por incitar tensões ao enviar a Guarda, ao mesmo tempo em que condenou os manifestantes.

“Não quero que as pessoas caiam no caos que acredito estar sendo criado pelo governo de forma totalmente desnecessária”, disse Bass em uma coletiva de imprensa no domingo.

Trump acusou Newsom e Bass de minimizarem a violência.

“Tomamos uma ótima decisão ao enviar a Guarda Nacional para lidar com os tumultos violentos e instigados na Califórnia”, publicou ele nas mídias sociais nesta segunda-feira. “Se não tivéssemos feito isso, Los Angeles teria sido completamente destruída.”

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tensão na América Latina com ameaças de intervenção militar dos EUA na Venezuela

Tensão na América Latina com ameaças de intervenção militar dos EUA na Venezuela

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirma que o país tem como se defender de uma possível invasão, enquanto outros governos da região, como o Brasil, se manifestam contra a intervenção.
L
Governo Trump impõe novas sanções a juízes do TPI

Governo Trump impõe novas sanções a juízes do TPI

A segunda rodada de sanções contra o Tribunal Penal Internacional (TPI) atinge quatro novos funcionários por causa de investigações envolvendo líderes israelenses e autoridades norte-americanas.
L
Doenças de mosquitos se tornam “novo normal” na Europa

Doenças de mosquitos se tornam “novo normal” na Europa

O Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) alerta que o aumento das temperaturas e verões mais longos estão ampliando a transmissão de doenças como a chikungunya e o vírus do Nilo Ocidental.
L
Espanha combate 21 focos de incêndio com cenário mais favorável

Espanha combate 21 focos de incêndio com cenário mais favorável

A queda nas temperaturas auxilia o trabalho dos bombeiros, embora cinco focos de incêndio permaneçam em situação crítica.
L
Desaceleração do degelo no Ártico surpreende cientistas

Desaceleração do degelo no Ártico surpreende cientistas

Pesquisadores relatam que a variação climática natural causou uma pausa no ritmo do derretimento, mas alertam que é um alívio temporário e o aquecimento global continua a ser uma ameaça.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de 21/08/2025: Lua em Virgem traz foco, disciplina e praticidade

Horóscopo de 21/08/2025: Lua em Virgem traz foco, disciplina e praticidade

Energia do dia favorece organização, decisões racionais e cuidado com a saúde.
L

Um vídeo nas redes sociais registra ataque de búfalo a pescadores

Segundo o registro, o ataque aconteceu nas dependências da área da Fazenda da União Pau d’Óleo, no rio Guaporé.
L

Agenda News: Brow Lamination na Depile-se realça a beleza natural com sobrancelhas alinhadas, volumosas e efeito lifting que transforma o olhar

Durante o atendimento na estética, conversei com a especialista Yasmin Costa e conheci de perto os benefícios da Brow Lamination, técnica que valoriza o olhar e eleva a autoestima com segurança e durabilidade.
L
Teste com análise dos olhos pode diagnosticar autismo em 15 minutos

Teste com análise dos olhos pode diagnosticar autismo em 15 minutos

Um novo exame aprovado nos Estados Unidos utiliza o rastreamento ocular para identificar o autismo em bebês, mas médicos brasileiros ressaltam a necessidade de mais estudos e validade da técnica.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

PF encontra documento em celular de Bolsonaro com pedido de asilo político | Ex-presidente teria planejado refúgio na Argentina após derrota em 2022

PF encontra documento em celular de Bolsonaro com pedido de asilo político | Ex-presidente teria planejado refúgio na Argentina após derrota em 2022

A Polícia Federal localizou no celular do ex-presidente Jair Bolsonaro um documento com pedido de asilo político ao presidente argentino Javier Milei. A informação foi revelada no relatório final das investigações encaminhado nesta quarta-feira (20) ao Supremo Tribunal Federal (STF).
L
Deputada Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento em Vista Alegre do Abunã

Deputada Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento em Vista Alegre do Abunã

Medida busca aumentar a segurança da população diante do crescimento da criminalidade.
L
Dra. Taíssa reconhece legitimidade da pauta dos servidores da educação em sessão da Alero

Dra. Taíssa reconhece legitimidade da pauta dos servidores da educação em sessão da Alero

Parlamentar destaca valorização dos profissionais e solicita melhorias na infraestrutura escolar
L

Flávio Dino afirma que decisão sobre Lei Magnitsky não tem relação com queda da Bolsa de São Paulo

Ministro do STF destacou que Brasil não é obrigado a acatar sanções unilaterais dos EUA aplicadas contra Alexandre de Moraes
L
Deputada Dra. Taíssa participa da entrega do Programa Mais Calcário em Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa participa da entrega do Programa Mais Calcário em Nova Mamoré

Incentivo fortalece agricultura e garante sustentabilidade na produção rural de Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Três adolescentes são apreendidos por roubos de bicicletas em Porto Velho

Três adolescentes são apreendidos por roubos de bicicletas em Porto Velho

Menores praticavam assaltos em locais públicos e chamaram atenção pela ousadia
10
Operação Escudo de Rondônia mobiliza mais de 130 policiais contra facções criminosas

Operação Escudo de Rondônia mobiliza mais de 130 policiais contra facções criminosas

Governo de Rondônia, com apoio da Polícia Civil e Sejus, cumpre 31 mandados de prisão e 23 de busca em ação contra o crime organizado.
L
Operação da Receita Federal e Denarc faz grande apreensão de skunk em Porto Velho

Operação da Receita Federal e Denarc faz grande apreensão de skunk em Porto Velho

Operação conjunta interceptou carreta que saiu de Manaus; droga estava escondida em tubos de plástico e tinha como destino Anápolis-GO.
10

Tutores entram em briga física em Belém após cães se cumprimentarem cheirando o traseiro um do outro

Discussão começou pelo comportamento natural dos cães e evoluiu para agressão entre os donos; vídeo da cena viralizou nas redes sociais
14

“Casos de Família”: participante agride ex-namorada durante programa e é expulso do palco

Episódio do SBT discutia stalking quando Gabriel empurrou a ex-namorada Jasmin; apresentadora Christina Rocha reagiu e pediu contenção imediata
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Penal participa de operação integrada contra facção criminosa em Rondônia

Polícia Penal participa de operação integrada contra facção criminosa em Rondônia

Operação “Escudo de Rondônia” resultou em 18 prisões, apreensão de armas e veículos, com atuação conjunta de forças estaduais e federais.
L
Porto Velho abre inscrições para segunda edição do Prêmio Geração 360º

Porto Velho abre inscrições para segunda edição do Prêmio Geração 360º

Instituto Orizon Social e Enactus Brasil incentivam jovens universitários a desenvolver soluções inovadoras em economia circular até 25 de agosto.
L
Linha 35 recebe melhorias em 47 km com parceria entre Governo de RO e Prefeitura de Candeias do Jamari

Linha 35 recebe melhorias em 47 km com parceria entre Governo de RO e Prefeitura de Candeias do Jamari

Obras de infraestrutura na Linha 35, em Vila Samuel, incluem revestimento primário, bueiros e limpeza lateral, beneficiando moradores e produtores.
L
Superação marca conquista da CNH por duas candidatas com deficiência em Ji-Paraná

Superação marca conquista da CNH por duas candidatas com deficiência em Ji-Paraná

Pelo programa CNH Sem Barreiras, Caroline e Jaqueline conquistaram a Carteira Nacional de Habilitação com apoio de veículos adaptados em Rondônia.
L
Custo da cesta básica de alimentos diminui em 15 das 27 capitais brasileiras em julho

Custo da cesta básica de alimentos diminui em 15 das 27 capitais brasileiras em julho

De acordo com a Conab e o Dieese, a queda foi puxada pelo menor preço do arroz, carne bovina, açúcar e feijão.
L
Prefeitura de Jaru inaugura farmácia básica no Setor 08 e amplia acesso a medicamentos

Prefeitura de Jaru inaugura farmácia básica no Setor 08 e amplia acesso a medicamentos

Nova unidade descentralizada vai atender moradores do Setor 08, Jardim Primavera e Jardim Europa, oferecendo mais de 200 tipos de medicamentos.
L

PRF dispara oito vezes em carro na BR-040; mulher de 23 anos morre e outra é baleada, diz depoimento

Agente afirmou que tiros foram na altura dos pneus após veículo supostamente tentar fugir; família contesta versão e diz que carro estava parado
16
Influenciador morre durante live após ser alvo de violência e humilhações na França

Influenciador morre durante live após ser alvo de violência e humilhações na França

A morte de Graven ocorreu durante uma transmissão ao vivo, na qual ele foi alvo de violência e humilhações. O caso está sob investigação do Ministério Público de Nice, na França.
18

Cavalo mutilado em Bananal morreu por exaustão após 15 km de cavalgada, diz Polícia

Homem amputou duas patas e desferiu golpes no animal já morto; caso gerou repercussão nacional nas redes sociais
16
Campanha nacional contra o capacitismo critica preconceito e falta de inclusão

Campanha nacional contra o capacitismo critica preconceito e falta de inclusão

O ativista Ivan Baron, que participou da posse de Lula, une-se à campanha “Xô Capacitismo” para conscientizar a população e combater a discriminação contra pessoas com deficiência.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.