SEXTA-FEIRA, 19/09/2025

L

Mundo

EUA mobilizam 700 fuzileiros para Los Angeles em resposta a protestos contra política migratória de Trump

Medida é resposta de Trump aos protestos contra política de imigração

Por Jane Ross - repórter da Reuters - 20

Publicado em 

EUA mobilizam 700 fuzileiros para Los Angeles em resposta a protestos contra política migratória de Trump
REUTERS/Mike Blake/Proibida reprodução

As Forças Armadas dos Estados Unidos vão enviar temporariamente cerca de 700 fuzileiros navais para Los Angeles até que mais tropas da Guarda Nacional possam chegar, marcando outra escalada na resposta do presidente Donald Trump aos protestos de rua contra suas políticas agressivas de imigração.

O Comando Norte dos EUA disse que um batalhão deve ser enviado para ajudar a proteger a propriedade e pessoal federais até que mais tropas da Guarda Nacional possam chegar ao local.

Por enquanto, o governo Trump não está invocando a Lei da Insurreição, que permitiria a participação direta das tropas na aplicação da lei civil, segundo uma autoridade dos EUA que falou sob condição de anonimato.

As tensões têm aumentado desde que Trump acionou a Guarda Nacional no sábado — ato que classificado por democratas como uma provocação desnecessária — após a eclosão de protestos de rua em resposta às batidas de imigração no sul da Califórnia. Esse é o ponto mais emblemático até agora em meio aos esforços agressivos do governo Trump para deportar imigrantes que vivem no país ilegalmente.

Trump disse nesta segunda-feira que sentiu que não tinha escolha a não ser ordenar a mobilização para evitar que atos de violência saíssem do controle.

Ele apoiou uma sugestão de seu chefe de fronteira de que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, fosse preso após o democrata dizer que o Estado estava abrindo um processo para bloquear o envio da Guarda Nacional.

O governo Trump argumentou que seu antecessor, Joe Biden, permitiu a entrada de um número excessivo de imigrantes no país e que cidades administradas pelos democratas, como Los Angeles, estão interferindo indevidamente nos esforços para deportá-los.

As manifestações de rua continuaram ao longo do fim de semana e nesta segunda-feira, quando centenas de manifestantes se reuniram do lado de fora de um centro de detenção no centro da cidade.

Em meio a uma forte presença da polícia, manifestantes carregavam cartazes denunciando o governo Trump enquanto uma banda tocava música mexicana.

Outras manifestações foram planejadas em mais de uma dúzia de cidades, incluindo Atlanta, Boston, Chicago, Nova York e São Francisco.

A questão é se a força militar — a Guarda Nacional ou os fuzileiros navais — é necessária, como sustentam os principais republicanos, ou se configura um abuso do poder presidencial, como afirmam os democratas.

Os fuzileiros navais dos EUA foram mobilizados internamente para grandes desastres, como o furacão Katrina e os ataques de 11 de setembro de 2001. Eles são conhecidos por serem os “primeiros a entrar e os últimos a sair” em intervenções militares dos EUA no exterior, mas é extremamente raro que tropas militares dos EUA sejam usadas para questões de policiamento doméstico.

Trump poderia enviar fuzileiros navais sob certas condições da lei ou sob sua autoridade como comandante em chefe. Sem invocar a Lei da Insurreição, os fuzileiros navais, assim como a Guarda Nacional, ainda estariam sujeitos a uma proibição legal que os impede de aplicar diretamente as leis civis e provavelmente estariam limitados à proteção de funcionários e propriedades federais.

A última vez que as Forças Armadas foram usadas para ação policial direta sob a Lei da Insurreição foi em 1992, quando o governador da Califórnia na época pediu ajuda ao ex-presidente George H.W. Bush em resposta aos distúrbios de Los Angeles por causa da absolvição dos policiais que espancaram o motorista negro Rodney King.

Mesmo que seja apenas para dar apoio, o uso dos fuzileiros navais no contexto de uma questão policial certamente levantará mais objeções dos democratas, que acusam Trump de aumentar desnecessariamente as tensões em Los Angeles.

“O nível de escalada é completamente injustificado, desnecessário e sem precedentes”, disse a assessoria de imprensa de Newsom no X.

O procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, disse em um comunicado que seu gabinete entrou com uma ação na Justiça. A Reuters não pôde confirmar imediatamente que uma ação judicial havia sido movida.

A lei federal permite que o presidente mobilize a Guarda se a nação for invadida, se houver “rebelião ou perigo de rebelião”, ou se o presidente for “incapaz de executar as leis dos Estados Unidos com as forças regulares”.

Ao retornar à Casa Branca após uma noite em Camp David, Trump foi questionado por um jornalista se o manda-chuva da política de fronteira, Tom Homan, deveria prender Newsom. Homan ameaçou prender qualquer pessoa que obstrua os esforços de fiscalização da imigração, inclusive o governador.

“Eu faria isso se fosse Tom. Acho que é ótimo”, respondeu Trump. “Gavin gosta da publicidade, mas acho que seria uma coisa ótima.”

Em uma publicação no X, Newsom chamou a ameaça de prisão de “passo inequívoco em direção ao autoritarismo”.

A Casa Branca e os republicanos do Congresso alegaram que os protestos eram mais um motivo para a aprovação do “grande e belo projeto de lei” de Trump, que aumentaria a segurança nas fronteiras e os gastos militares.

O projeto de lei, agora no Senado dos EUA após ser aprovado pela Câmara dos Deputados, também reduziria os impostos, cortaria os benefícios do Medicaid e eliminaria as iniciativas de energia verde.

Os conservadores fiscais do Senado, assim como o ex-conselheiro de Trump, Elon Musk, têm se recusado a aceitar o custo do projeto de lei, dizendo que ele aumentará o déficit orçamentário do país.

Trump prometeu deportar um número recorde de pessoas que estão no país ilegalmente e bloquear a fronteira entre os EUA e o México, estabelecendo para a agência de fiscalização de fronteiras ICE uma meta diária de prender pelo menos 3.000 migrantes.

Para os democratas, sem liderança desde que Trump venceu a eleição presidencial em novembro passado, os protestos de Los Angeles serviram como um ponto de encontro, permitindo que eles encontrassem alguma base política enquanto enfrentam as políticas do governo.

O episódio proporcionou a Newsom, em seu segundo mandato como governador, uma plataforma nacional que o permitiu se apresentar como o principal antagonista de Trump.

Mas também ressaltou os riscos de parecer solidário demais com os manifestantes, alguns dos quais incendiaram carros e jogaram garrafas na polícia. Durante seu primeiro mandato, Trump castigou os democratas pela agitação civil durante os protestos contra o assassinato de George Floyd, um homem negro, por um policial branco em 2020.

Em uma demonstração desse delicado ato de equilíbrio, a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, culpou o governo Trump por incitar tensões ao enviar a Guarda, ao mesmo tempo em que condenou os manifestantes.

“Não quero que as pessoas caiam no caos que acredito estar sendo criado pelo governo de forma totalmente desnecessária”, disse Bass em uma coletiva de imprensa no domingo.

Trump acusou Newsom e Bass de minimizarem a violência.

“Tomamos uma ótima decisão ao enviar a Guarda Nacional para lidar com os tumultos violentos e instigados na Califórnia”, publicou ele nas mídias sociais nesta segunda-feira. “Se não tivéssemos feito isso, Los Angeles teria sido completamente destruída.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

EUA liberam visto de Padilha para evento da ONU

EUA liberam visto de Padilha para evento da ONU

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, teve o visto liberado pelos Estados Unidos e poderá integrar a comitiva de Lula em Nova York, apesar do cancelamento dos vistos de sua esposa e filha.
L
Nasa busca vida em outros mundos com missões espaciais

Nasa busca vida em outros mundos com missões espaciais

A Nasa aposta em novas missões espaciais para procurar vida em luas e planetas, com destaque para a astrônoma brasileira Rosaly Lopes, que falou sobre os desafios e as próximas expedições.
L
Gaza enfrenta apagão de telecomunicações em meio a avanços

Gaza enfrenta apagão de telecomunicações em meio a avanços

Internet e linhas telefônicas foram cortadas em Gaza, um sinal de que as operações terrestres israelenses devem aumentar, segundo residentes e autoridades locais.
L
Cientistas descobrem cola que regenera ossos quebrados em 3 minutos

Cientistas descobrem cola que regenera ossos quebrados em 3 minutos

A cola que regenera ossos quebrados em apenas 3 minutos, criada na China e inspirada na aderência das ostras, pode revolucionar os tratamentos ortopédicos.
L
Israel abre nova rota de saída para civis em Gaza

Israel abre nova rota de saída para civis em Gaza

As Forças Armadas de Israel anunciaram a abertura de uma rota adicional por 48 horas para que os palestinos possam deixar a Cidade de Gaza, enquanto intensificam a ofensiva terrestre contra o Hamas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Chevrolet Onix Plus 2026 reafirma liderança entre os sedãs compactos

Linha chega com atualizações visuais, recursos tecnológicos ampliados e foco em sustentabilidade
L

Promoção Depile-se: Quer sobrancelhas perfeitas? Participe do sorteio!

Depile-se sorteia combo de sobrancelhas perfeitas com design e buço.
L

Coluna Social Marisa Linhares: Colaboradores da PSV FIAT participam do treinamento “IMERSÃO FIAT” com test drives e novos modelos

Colaboradores da PSV FIAT vivenciaram o treinamento “IMERSÃO FIAT” em Santa Luzia/MG, com test drives off-road e contato direto com os novos modelos da marca.
L

Sorteio Delícia da Vó Alzira presenteia com Bolo Red Velvet

A Fábrica de Bolo Vó Alzira lança promoção com Agenda News e News Rondônia para presentear internautas com sabor e afeto.
L

Nota de pesar: Luci Garcia dos Santos

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Luci Garcia dos Santos, aos 79 anos, nesta quinta-feira, 18 de setembro de 2025, em Porto Velho, Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L

POLÍTICA

Dia Mundial do Doador de Medula: Alero reforça importância da solidariedade

Dia Mundial do Doador de Medula: Alero reforça importância da solidariedade

Assembleia intensifica campanhas e apoia famílias na luta por transplantes
L
Deputada Cláudia de Jesus propõe criação do Dia do Serventuário da Justiça Estadual

Deputada Cláudia de Jesus propõe criação do Dia do Serventuário da Justiça Estadual

Projeto de lei reconhece a dedicação e importância dos servidores da Justiça
L
Coronel Chrisóstomo confronta advogado Nelson Wilians em depoimento na CPMI do INSS

Coronel Chrisóstomo confronta advogado Nelson Wilians em depoimento na CPMI do INSS

Deputado de Rondônia questionou silêncio do depoente, citado em relatório da PF por movimentar R$ 4,3 bilhões em operações suspeitas
L

Dia do Teatro: Parlamento legisla em favor da valorização das artes cênicas

Assembleia Legislativa de Rondônia reforça seu papel como incentivadora da cultura e cria políticas de apoio ao teatro e às artes cênicas.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da 3ª Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico no Amapá

Deputada Dra. Taíssa participa da 3ª Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico no Amapá

Parlamentar rondoniense cobra soluções que unam sustentabilidade e dignidade para as comunidades amazônicas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Assaltante é espancado após tentativa de roubo e agressão a comerciante na zona leste de Porto Velho

Assaltante é espancado após tentativa de roubo e agressão a comerciante na zona leste de Porto Velho

Homem de 40 anos foi preso após ser contido por populares; dois comparsas conseguiram fugir com parte dos bens roubados.
10

Carro arrasta moto e deixa mãe e filho feridos em acidente na zona leste

A colisão ocorreu na manhã desta sexta-feira (19) no bairro Cristal da Calama, quando o carro arrastou a motocicleta em que as vítimas estavam
14

Vídeo: Ladrão furta bicicleta de mulher em frente a farmácia na zona leste

Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que um criminoso furta a bicicleta de uma mulher que fazia compras no bairro Aponiã, em Porto Velho
14
Campanha Junho Laranja alerta para queimaduras causadas por violência contra mulheres

Homem espanca esposa que recusou sexo e foge após ameaças em Porto Velho

Uma mulher de 36 anos foi espancada pelo marido, de 30, na madrugada desta sexta-feira (19) no bairro Cuniã, em Porto Velho
16

Advogado é preso por embriaguez ao volante após derrubar poste em Porto Velho

Um advogado de 26 anos foi detido na madrugada desta sexta-feira (19), em frente ao aeroporto de Porto Velho, após colidir o carro com um poste de iluminação pública
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho receberá R$ 200 milhões do Governo Federal para infraestrutura urbana

Porto Velho receberá R$ 200 milhões do Governo Federal para infraestrutura urbana

Recursos do novo PAC vão garantir macrodrenagem e urbanização da capital, reforçando o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com a melhoria da cidade
L
Governo de Rondônia amplia investimentos em infraestrutura com asfaltamento em Porto Velho

Governo de Rondônia amplia investimentos em infraestrutura com asfaltamento em Porto Velho

Obras de pavimentação em Porto Velho, incluindo ruas Tamborim, Acordeon e Sanfona, reforçam compromisso do governo de Rondônia com a melhoria da infraestrutura urbana
L
Inscrições para participação de artesãos no Duelo na Fronteira 2025 seguem até 30 de setembro

Inscrições para participação de artesãos no Duelo na Fronteira 2025 seguem até 30 de setembro

Estão abertas as inscrições para artesãos que desejam participar do Duelo na Fronteira 2025, que será realizado em Guajará-Mirim, entre os dias 22 e 27 de outubro, no Bumbódromo Márcio Menacho.
L
Governo de Rondônia autoriza pavimentação de mais de 13 km em Rolim de Moura

Governo de Rondônia autoriza pavimentação de mais de 13 km em Rolim de Moura

Investimento superior a R$ 20 milhões reforça infraestrutura e mobilidade urbana
L
Governo de Rondônia entrega kits de proteção a catadores de materiais recicláveis em Itapuã do Oeste

Governo de Rondônia entrega kits de proteção a catadores de materiais recicláveis em Itapuã do Oeste

Projeto Rondônia Recicla promove inclusão social e segurança no trabalho
L
Centro de Convivência do Idoso promove palestra sobre conscientização do Alzheimer

Centro de Convivência do Idoso promove palestra sobre conscientização do Alzheimer

Evento integra a campanha Setembro Lilás e reforça prevenção e tratamento da doença
L
Aniversário de Porto Velho fomenta o comércio e aquece a economia informal

Aniversário de Porto Velho fomenta o comércio e aquece a economia informal

Comemorações dos 111 anos da capital rondoniense prometem retorno econômico significativo
L
Programa incentiva e transforma a vida de agricultores familiares em Porto Velho

Programa incentiva e transforma a vida de agricultores familiares em Porto Velho

Entrega de calcário pela Semagric já beneficiou centenas de produtores rurais da capital
L
Show gospel abre as festividades do aniversário de Porto Velho em clima de celebração

Show gospel abre as festividades do aniversário de Porto Velho em clima de celebração

Fé e música marcam o início das comemorações dos 111 anos da capital rondoniense
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.