SEXTA-FEIRA, 06/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Corte Internacional de Justiça inicia audiências sobre obrigações de Israel no bloqueio de ajuda humanitária aos palestinos

Audiências seguem até o dia 2 de maio

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Corte Internacional de Justiça inicia audiências sobre obrigações de Israel no bloqueio de ajuda humanitária aos palestinos
Reuters/Mahmoud Issa/Proibida reprodução

A Corte Internacional de Justiça (CIJ), principal tribunal da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciou nesta segunda-feira (28), em Haia, as audiências para o julgamento sobre as obrigações de Israel em relação às atividades de organizações humanitárias, da ONU e de outros Estados nos territórios palestinos ocupados.

A análise do caso começa mais de 50 dias após Israel impor um bloqueio total à entrada de ajuda humanitária aos palestinos na Faixa de Gaza. Em outubro de 2024, Israel proibiu as atividades da Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA), que fornece assistência aos palestinos.

Nesta segunda-feira, representantes do Estado Palestino foram os primeiros a se manifestar no Tribunal alegando que Israel viola sistematicamente as leis internacionais ao proibir o acesso dos civis à ajuda humanitária. O embaixador da Palestina na ONU, Riyad Mansour, sustentou que Israel bloqueia a assistência com objetivo de anexar os territórios ocupados.

“Eles buscam acabar com nossa presença na Terra como nação. Não é coincidência que Israel tenha destruído em Gaza todos os recursos necessários à vida do nosso povo e à sua própria sobrevivência, incluindo hospitais e escolas, abrigos e padarias, terras agrícolas e instalações de água e saneamento”, disse Mansour.

O palestino disse ainda que Israel mata agentes humanitários para privar a população de qualquer assistência. “O que torna isso ainda mais escandaloso é o fato de pessoas que fogem de bombardeios e são deslocadas repetidas vezes, lidando com perdas terríveis, terem o auxílio negado. Elas estão morrendo de fome enquanto a comida apodrece na fronteira”, completou.

As audiências iniciadas pela CIJ são fruto de resolução aprovada na Assembleia Geral da ONU em 19 de dezembro de 2024, quando os países, por ampla maioria, pediram “com urgência” um parecer consultivo da corte sobre as obrigações de Israel para “garantir e facilitar a entrada sem obstáculos de suprimentos urgentes essenciais para a sobrevivência da população civil palestina”.

Israel não reconhece a jurisprudência da corte da ONU e informou que não enviará representante para o tribunal, acusando-o de perseguição. O parecer consultivo da CIJ não gera qualquer obrigação a Israel, que segue sem cumprir diversas decisões das entidades ligadas à ONU.

Quarenta e quatro países manifestaram interesse em participar das audiências, além de quatro organizações internacionais. As audiências seguem até o dia 2 de maio. Devem se manifestar representantes dos Estados Unidos, da China, do Brasil, da África do Sul, da Rússia, do Reino Unidos, da Arábia Saudita, entre outras nações.

Milhões de vidas

O conselheiro para o Estado da Palestina, Alain Pellet, afirmou na audiência que a vida de mais de milhões de pessoas em Gaza estão em jogo.

“Mais de 2,1 milhões de pessoas estão presas, bombardeadas e famintas novamente, enquanto nos pontos de passagem alimentos, remédios, combustível e suprimentos de abrigo estão se acumulando e equipamentos vitais estão presos”, disse.

Outro conselheiro da Palestina, Ardi Imseis, por sua vez, destacou que Israel busca eliminar a agência UNRWA de Gaza e da Cisjordânia.

“Dada a amplitude das capacidades da UNRWA em fornecer ajuda emergencial, estabilidade e resiliência ao povo palestino de maneiras que nenhuma outra organização consegue fazer operacionalmente, é dolorosamente óbvio por que Israel insiste em eliminar a agência. Simplesmente, a UNRWA é a última esperança que o povo palestino, particularmente na Faixa de Gaza, tem de sobreviver ao genocídio de Israel”, afirmou.

Israel

O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirma que não permitirá a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza enquanto o Hamas não se render totalmente e enquanto não devolver todos os reféns ainda em poder do grupo.

Enquanto ocorriam as audiências em Haia, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar, acusou a ONU de perseguir Israel e voltou a sustentar que a agência da ONU para refugidos palestinos é “infestada de terroristas”.

“Este caso faz parte de uma perseguição sistemática e de deslegitimação de Israel. Estão abusando do sistema jurídico internacional e o politizando. O objetivo é privar Israel de seu direito mais básico de se defender. Não é Israel que deve ser julgado. É a ONU e a UNRWA”, destacou em coletiva a jornalistas, em Jerusalém.

Israel sustenta que a UNRWA participou do 7 de outubro de 2023, quando o Hamas atacou vilas israelenses no sul do país. Porém, Israel não apresentou evidências dessa participação quando solicitadas por investigação independente.

Na semana passada, ao comentar sobre os pedidos para permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza, Netanyahu afirmou que “a ajuda que vai para o Hamas não é humanitária”.

Já o Hamas afirma que havia a previsão de entregar todos os reféns feitos no dia 7 de outubro caso Israel tivesse cumprido o acordo de cessar-fogo de janeiro e desocupado a Faixa de Gaza.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Subsidiária da Embraer vende aeronaves elétricas para o Japão

Subsidiária da Embraer vende aeronaves elétricas para o Japão

Contrato com a empresa AirX prevê a entrega de carros voadores em 2029 para operar rotas turísticas em Tóquio e Osaka, marcando expansão na Ásia-Pacífico.
L
Parlamento da Venezuela prevê debate sobre lei de anistia geral

Parlamento da Venezuela prevê debate sobre lei de anistia geral

Proposta anunciada pela presidente interina Delcy Rodríguez busca libertar centenas de presos políticos e sinaliza diálogo com setores moderados da oposição.
L
Apagão parcial em Cuba atinge mais de três milhões de pessoas

Apagão parcial em Cuba atinge mais de três milhões de pessoas

Falha em linha de alta tensão desliga maior termoelétrica do leste da ilha e agrava crise energética em meio a tensões diplomáticas e falta de combustível.
L
Justiça dos EUA condena autor de atentado contra Trump à prisão perpétua

Justiça dos EUA condena autor de atentado contra Trump à prisão perpétua

Sentença foi aplicada contra Ryan Routh por tentativa de assassinato ocorrida em setembro de 2024; réu tentou se ferir no tribunal após o veredito de culpabilidade.
L
ONG alerta para avanço do autoritarismo em mais de 100 países

ONG alerta para avanço do autoritarismo em mais de 100 países

Relatório da Human Rights Watch aponta retrocessos nos direitos humanos e atribui papel central às ações do governo Trump, com impactos globais na democracia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mamografia atinge 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos

Mamografia atinge 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos

Pesquisa Vigitel aponta crescimento histórico na realização do exame e Ministério da Saúde celebra avanço no diagnóstico precoce no Dia da Mamografia.
L
Horóscopo de sábado (31/1): introspecção e decisões pessoais ganham destaque

Horóscopo de sexta-feira (06/02): encerramentos, ajustes e conversas decisivas

Previsões para sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, indicam fechamento de pendências, diálogos importantes e mais clareza emocional
L

Nota de pesar: Maria da Glória Lopes da Cruz

Falecimento de Maria da Glória Lopes da Cruz, professora e amante da música, deixa saudade em familiares e amigos, com despedida marcada em Porto Velho, onde construiu sua história
L

Guajará-Mirim: ausência de médico legista agrava sofrimento de famílias

O drama foi exposto por um cinegrafista e ganhou contornos ainda mais dolorosos na quarta-feira, 4, quando ele comunicou a morte do tio, Edmilson Sales Torres, de 74 anos, vítima de um grave acidente de trânsito na BR Engenheiro Isaac Bennesby (BR-425).
L

Nota Oficial: Concurso da SEDUC RO tem inscrições somente no site do IBADE

Organização alerta candidatos sobre riscos de acessar links externos e reforça que apenas o endereço oficial do IBADE garante segurança, validade da inscrição e dados corretos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alero aprova projeto de transação tributária; medida não prevê perdão de dívidas

Alero aprova projeto de transação tributária; medida não prevê perdão de dívidas

Projeto cria marco legal para negociação de dívidas em Rondônia e pode aumentar arrecadação e repasses aos municípios.
L
Dra. Taíssa Sousa garante mais de R$ 5,6 milhões em investimentos para Nova Mamoré

Dra. Taíssa Sousa garante mais de R$ 5,6 milhões em investimentos para Nova Mamoré

Emendas parlamentares entre 2023 e 2025 contemplam saúde, infraestrutura, agricultura, educação, cultura, esporte, turismo e segurança pública.
L
Lei reconhece Bike Trilha Ecotur como patrimônio cultural de Rondônia

Lei reconhece Bike Trilha Ecotur como patrimônio cultural de Rondônia

Com mais de duas décadas de história, o evento reúne famílias, ciclistas e entusiastas do esporte e do lazer, movimentando a cidade e fortalecendo o turismo local.
L
Dra. Taíssa cobra melhores condições de trabalho para catadores em Nova Mamoré

Dra. Taíssa cobra melhores condições de trabalho para catadores em Nova Mamoré

Deputada visitou a ASCATANM, ouviu demandas dos catadores e destacou a importância da categoria para a sustentabilidade do município.
L
Coronel Crisóstomo cobra esclarecimentos na CPMI do INSS

Coronel Crisóstomo cobra esclarecimentos na CPMI do INSS

Deputado do PL-RO defende apuração integral de denúncias sobre fraudes e pede convocação de todos os citados pela CPMI.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fica ferido após acidente entre moto e carro em Porto Velho

Motociclista fica ferido após acidente entre moto e carro em Porto Velho

Com o impacto da colisão, o motociclista sofreu escoriações leves e caiu ao solo.
12
Suspeito de 27 anos é preso por tráfico de drogas durante ação do 9º Batalhão

Suspeito de 27 anos é preso por tráfico de drogas durante ação do 9º Batalhão

Prisão ocorreu no bairro Cohab, após monitoramento do setor de inteligência da Polícia Militar.
10
Motociclista quebra perna em grave acidente com carro de aplicativo no centro

Motociclista quebra perna em grave acidente com carro de aplicativo no centro

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Abunã com a Rua Elias Gorayeb
14
Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Ação integrada entre Rondônia e Acre apura esquema que teria causado prejuízo superior a R$ 2 milhões aos cofres públicos e resultou em prisões e apreensões.
10
Polícia Civil fecha ponto de tráfico de drogas em Itapuã d'Oeste

Polícia Civil fecha ponto de tráfico de drogas em Itapuã d’Oeste

Agentes da Delegacia de Candeias do Jamari apreenderam entorpecentes e prenderam suspeitos em flagrante após monitoramento de inteligência na região.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: F S BORGES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO  (LAMP)
L
Bolsa de valores registra queda de 2% após sucessivos recordes

Bolsa de valores registra queda de 2% após sucessivos recordes

Ibovespa fecha aos 181 mil pontos em dia de realização de lucros e instabilidade externa, enquanto o dólar comercial mantém estabilidade cotado a R$ 5,25.
L

Requerimento da Licença Ambiental: 64.650.136 ANDERSON MOREIRA DA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
Mangueira exalta a Amazônia negra em enredo para o Carnaval 2026

Mangueira exalta a Amazônia negra em enredo para o Carnaval 2026

Escola de samba carioca homenageia Mestre Sacaca e destaca a negritude do Amapá em desfile que une saberes de cura, tambores de marabaixo e herança afro-indígena.
L
Inca lança cartilha de prevenção ao câncer para mulheres negras

Inca lança cartilha de prevenção ao câncer para mulheres negras

Material une conhecimentos científicos e saberes tradicionais de terreiros para enfrentar o racismo institucional e ampliar o diagnóstico precoce da doença.
L

Única Talks: Marcos Correia revela o caminho das aprovações em primeiro lugar

Delegado da Polícia Civil de Rondônia, ele compartilha a trajetória de aprovações, os erros mais comuns de concurseiros e detalhes da Mentoria Mestre para estudos personalizados.
L

Lotofácil 3606 sorteia 15 dezenas e prêmio chega a R$ 5 milhões

O concurso 3606 da Lotofácil teve as 15 dezenas sorteadas em São Paulo e segue com prêmio de R$ 5 milhões, com apostas disponíveis nas lotéricas e no site oficial da Caixa.
L

Voa ou não voa? Operação da PF põe em xeque o “brevê” de Gladson Cameli

Investigação autorizada pelo STJ apura a veracidade da habilitação de piloto atribuída ao governador do Acre; PF cumpriu diligências em residência do chefe do Executivo.
L

Requerimento da Licença Ambiental: LIMA SANTOS & ALMEIDA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 038/SEMMA/2025
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.