QUINTA-FEIRA, 11/12/2025

Em destaque

L

Mundo

Apagão em massa atinge Espanha e Portugal, leva governo espanhol a decretar estado de emergência

Falta de energia atinge também Portugal

Por Inti Landauro - repórter da Reuters - 20

Publicado em 

Apagão em massa atinge Espanha e Portugal, leva governo espanhol a decretar estado de emergência
Reuters/Violeta Santos Moura/Proibida reprodução

O Ministério do Interior da Espanha declarou estado de emergência nesta segunda-feira depois que um apagão de energia elétrica em todo o país atingiu a maior parte da Península Ibérica.

O ministério acrescentou que o estado de emergência será aplicado nas regiões que o solicitarem.

Até o momento, Madri, Andaluzia e Extremadura solicitaram que o governo central assumisse a ordem pública e outras funções.

Apagão

Um grande apagão paralisou partes da Espanha e de Portugal nesta segunda-feira, deixando aviões no solo, interrompendo o transporte público, causando pânico nas compras e deixando os dois países lutando para restaurar a energia de milhões de residências e empresas.

Alguns hospitais interromperam o trabalho de rotina, algumas lojas fecharam as portas e os governos dos dois países convocaram reuniões de emergência do gabinete, enquanto as autoridades tentavam descobrir o que havia causado o apagão em massa a partir das 7h33 (horário de Brasília).

Interrupções de energia em tal escala são extremamente raras na Europa.

“Ainda não temos informações conclusivas sobre os motivos desse corte (de energia), portanto, peço à população, como fizemos em crises anteriores, que se informe por meio dos canais oficiais”, disse o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em um discurso à nação.

“Por enquanto, não há evidências de nenhum problema de proteção civil. Repito, não há problemas de insegurança.”

Ele disse que o Conselho de Segurança Nacional da Espanha se reuniria novamente nesta segunda-feira à noite para fazer um balanço da situação.

Testemunhas da Reuters disseram que a energia elétrica começou a retornar às áreas do País Basco e de Barcelona, na Espanha, no início da tarde. Não estava claro quando a energia poderia ser restaurada de forma mais ampla.

Os hospitais de Madri e da Catalunha, na Espanha, suspenderam todo o trabalho médico de rotina, mas ainda estavam atendendo pacientes críticos, usando geradores de reserva.

Várias refinarias de petróleo espanholas foram fechadas e algumas redes de varejo fecharam em ambos os países, incluindo a rede de supermercados Lidl e a gigante de móveis IKEA.

“Não estou entendendo nada. Simplesmente não sei a quem recorrer. Minha filha em Barcelona está dando à luz. Vamos perder a conexão para chegar lá”, disse Angeles Alvarez, uma viajante que ficou do lado de fora da estação ferroviária de Atocha, em Madri.

Imagens de um supermercado de Madri mostravam longas filas nos caixas e prateleiras vazias enquanto as pessoas corriam para estocar produtos básicos.

O Banco da Espanha disse que os serviços bancários eletrônicos estavam funcionando “adequadamente” nos sistemas de backup, embora os moradores também tenham relatado que as telas dos caixas eletrônicos ficaram em branco.

“Estou em um data center e tudo disparou. Todos os alarmes dispararam, e agora estamos com os grupos, esperando para descobrir o que aconteceu”, disse o morador de Barcelona e engenheiro Jose Maria Espejo, 40 anos.

Em um vídeo postado no X, o prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, pediu aos moradores da cidade que minimizassem seus deslocamentos e permanecessem onde estavam, acrescentando: “É essencial que os serviços de emergência possam circular”.

Em Portugal, a fornecedora de água EPAL disse que o abastecimento de água também poderia ser interrompido, e filas se formaram nas lojas por pessoas que buscavam comprar suprimentos de emergência, como lâmpadas a gás, geradores e baterias.

A principal empresa portuguesa de eletricidade, a EDP, disse que havia informado aos clientes que não tinha previsão de quando o fornecimento de energia seria “normalizado”, informou o jornal Publico. A empresa alertou que isso poderia levar várias horas.

Partes da França também sofreram uma breve interrupção. A RTE, operadora da rede elétrica francesa, disse que havia tomado medidas para complementar a energia em algumas partes do norte da Espanha após a interrupção.

Interrupções

As estações de rádio espanholas informaram que parte do metrô de Madri estava sendo esvaziada e que os jogos do torneio de tênis Madrid Open estavam suspensos.

Houve engarrafamentos no centro da cidade de Madri quando os semáforos pararam de funcionar, com pessoas usando coletes refletivos nos cruzamentos para direcionar o tráfego.

Centenas de pessoas ficaram do lado de fora dos prédios de escritórios nas ruas de Madri e houve uma forte presença policial em torno dos principais prédios, direcionando o tráfego e dirigindo pelos átrios centrais com luzes, de acordo com uma testemunha da Reuters.

Uma das quatro torres de edifícios em Madri que abrigam a Embaixada Britânica foi esvaziada, acrescentou a testemunha.

A rádio local informou que havia pessoas presas em vagões de metrô e elevadores parados.

Cerca de 43% da energia da Espanha provém de energia eólica e solar, com a nuclear respondendo por mais 20% e os combustíveis fósseis por 23%, de acordo com o think tank de energia Ember.

A polícia portuguesa informou que os semáforos foram afetados em todo o país, o metrô foi fechado em Lisboa e Porto e os trens não estavam funcionando.

O operador do metrô de Lisboa, Metropolitano de Lisboa, disse que o metrô estava parado, com pessoas ainda dentro dos trens, segundo o jornal Publico.

Uma fonte da TAP Air de Portugal disse que o aeroporto de Lisboa estava funcionando com geradores de reserva, enquanto a AENA, que administra 46 aeroportos na Espanha, relatou atrasos nos voos em todo o país.

Interrupções de serviço tão generalizadas são incomuns na Europa. Em 2003, um problema em uma linha de energia hidrelétrica entre a Itália e a Suíça causou uma grande interrupção em toda a península italiana por cerca de 12 horas.

Em 2006, uma rede elétrica sobrecarregada na Alemanha causou cortes de eletricidade em partes do país e na França, Itália, Espanha, Áustria, Bélgica, Holanda e até no Marrocos.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Venezuela classifica apreensão de petroleiro por EUA como roubo e pirataria

Venezuela classifica apreensão de petroleiro por EUA como roubo e pirataria

Governo de Nicolás Maduro classifica a tomada do navio petroleiro em águas internacionais como “roubo descarado” e acusa os EUA de estarem em um plano deliberado de saque das riquezas energéticas venezuelanas.
L
Ex-presidente da Bolívia Luis Arce é detido para depor sobre suposto desvio de dinheiro

Ex-presidente da Bolívia Luis Arce é detido para depor sobre suposto desvio de dinheiro

Ex-presidente boliviano Luis Arce, que deixou o cargo no mês passado, foi detido pela polícia para prestar depoimento em investigação de suposto desvio de dinheiro; ex-ministra do seu gabinete alega perseguição política.
L
EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

Apreensão de petroleiro na costa da Venezuela foi confirmada pelo presidente Donald Trump; embarcação estava sob sanções e ação causou alta no preço do petróleo.
L
EUA reduzem taxa de juros para 3,5% a 3,75% e Fed sinaliza pausa em cortes

EUA reduzem taxa de juros para 3,5% a 3,75% e Fed sinaliza pausa em cortes

O Federal Reserve (Fed) cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, fixando-a na faixa entre 3,50% e 3,75%, mas sinalizou uma provável pausa em novas reduções, buscando sinais mais claros sobre a inflação e o mercado de trabalho.
L
União Europeia fecha acordo para reduzir emissões em 90% até 2040

União Europeia fecha acordo para reduzir emissões em 90% até 2040

A União Europeia (UE) concordou em estabelecer a meta climática de reduzir em 90% as emissões de gases de efeito estufa até 2040, em relação aos níveis de 1990, utilizando créditos de carbono estrangeiros para cobrir parte dos cortes.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Moraes ordena perícia médica da PF para avaliar cirurgia de Bolsonaro

Moraes ordena perícia médica da PF para avaliar cirurgia de Bolsonaro

Ministro do STF Alexandre de Moraes determinou prazo de 15 dias para a Polícia Federal verificar a necessidade da operação de hérnia inguinal solicitada pela defesa de Jair Bolsonaro, que cumpre pena em Brasília.
L

Rondônia: Inpe e CPTEC alertam para aumento de chuvas de nível 2 em algumas áreas

Do noroeste ao leste do estado, a previsão é de “tempestades severas e organizadas”.
L
Atenção pais: transferência para escola perto de casa inicia dias 22 e 23 em Porto Velho

Atenção pais: transferência para escola perto de casa inicia dias 22 e 23 em Porto Velho

Transferência para escola perto de casa poderá ser solicitada diretamente na unidade mais próxima da residência do estudante.
L

CEACLIN reforça prevenção ao HIV com palestra especial para colaboradores

Laboratório promove ação de conscientização com a infectologista Andréa Barbieri, destacando diagnóstico precoce, protocolos de segurança e importância do uso do preservativo na prevenção ao HIV e outras ISTs.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sofia Andrade visita Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade

Sofia Andrade visita Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade

Vereadora conhece rotina, atividades e necessidades do espaço que atua na promoção da autonomia, bem-estar e integração social dos idosos de Porto Velho.
L
Emenda de Alex Redano garante passagens para atletas de Jaru no Sul-Americano de Jiu-Jitsu 2025

Emenda de Alex Redano garante passagens para atletas de Jaru no Sul-Americano de Jiu-Jitsu 2025

Emenda viabiliza passagens para atletas de Jaru no Sul-Americano de Jiu-Jitsu 2025 e permite que quatro competidoras representem Rondônia, incluindo uma medalhista de 3º lugar.
L
Prestação de contas do mandato é anunciada por Cláudia de Jesus para esta sexta-feira em Ji-Paraná

Prestação de contas do mandato é anunciada por Cláudia de Jesus para esta sexta-feira em Ji-Paraná

Prestação de contas será apresentada por Cláudia de Jesus no Sesc Clementina, em Ji-Paraná, com foco na transparência, no diálogo e nos resultados dos três anos de mandato
L
Emissão de identidade em Rondônia gera denúncia de caos por Dra Taíssa na Assembleia Legislativa

Emissão de identidade em Rondônia gera denúncia de caos por Dra Taíssa na Assembleia Legislativa

Emissão de identidade em Rondônia é alvo de denúncia da deputada Dra Taíssa, que cobra ação imediata do governo diante de atrasos que prejudicam milhares de cidadãos
L
Anistia administrativa é proposta por Alex Redano para policiais e bombeiros punidos por manifestações nas redes sociais

Anistia administrativa é proposta por Alex Redano para policiais e bombeiros punidos por manifestações nas redes sociais

Anistia é solicitada por Alex Redano ao governo para anular punições aplicadas nos últimos cinco anos a militares que reivindicaram melhores condições de trabalho
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Ação do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação levou a um homem ferido após troca de tiros no Residencial El Cristal da Calama, em São Paulo II; a morte do criminoso ainda aguarda confirmação oficial.
14
Sargento Machado e equipe apreendem adolescente vendendo crack em Porto Velho

Sargento Machado e equipe apreendem adolescente vendendo crack em Porto Velho

Ação da guarnição reforço 02 resultou na detenção do infrator após denúncias de venda de drogas no bairro Embratel, próximo a um córrego na Rua Duque de Caxias.
12
MPRO denuncia 12 por fraude de R$ 10,5 milhões em testes de Covid-19

MPRO denuncia 12 por fraude de R$ 10,5 milhões em testes de Covid-19

A Operação Polígrafo aponta esquema criminoso na compra de testes rápidos sem registro na Anvisa, envolvendo ex-secretário adjunto de Saúde e Cônsul Honorário da Índia; MP pede ressarcimento de mais de R$ 2 milhões ao erário.
10
Adolescente apreendido com skunk dentro de táxi na BR-364

Adolescente apreendido com skunk dentro de táxi na BR-364

Segundo informações apuradas, o táxi vinha de uma vila próxima ao município de Nova Mamoré.
10
Motociclista fica gravemente ferida em colisão com caminhonete

Motociclista fica gravemente ferida em colisão com caminhonete

A vítima sofreu ferimentos graves e recebeu atendimento emergencial, sendo encaminhada rapidamente ao Hospital João Paulo II.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: RODRIGO MONTEIRO SABINO

Licença de Operação – Termo de Outorga
L
Carnaval 2026 tem últimos ajustes definidos em reunião no Prédio do Relógio

Carnaval 2026 tem últimos ajustes definidos em reunião no Prédio do Relógio

Carnaval é alinhado em encontro que reuniu Prefeitura, forças de segurança e blocos para definir regras, responsabilidades e a minuta do decreto oficial.
L
Agenda News: Ceia natalina irresistível com o sabor do Victoria Eventos

Agenda News: Ceia natalina irresistível com o sabor do Victoria Eventos

Buffet lança menu exclusivo com pratos tradicionais e sofisticados para transformar sua noite de Natal em uma experiência cheia de sabor e afeto.
L
Cadastro Único garante mutirão da Prefeitura para atualização de pescadores no período do defeso

Cadastro Único garante mutirão da Prefeitura para atualização de pescadores no período do defeso

Cadastro será atualizado em mutirão especial para assegurar que pescadores de Porto Velho acessem o seguro-defeso durante o período de proibição da pesca.
L
Rodoviária recebe climatização e melhorias de acessibilidade e estrutura

Rodoviária recebe climatização e melhorias de acessibilidade e estrutura

Rodoviária de Porto Velho passa por climatização, ajustes estruturais e mudanças no fluxo de veículos para aumentar o conforto e a mobilidade.
L
Escola Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10 estadual

Escola Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10 estadual

Escola recebe reconhecimento no Seminário Estadual de Alfabetização e conquista prêmio de R$ 110 mil para fortalecer ações pedagógicas.
L
INSS devolve R$ 13,3 milhões a mais de 22 mil beneficiários em Rondônia

INSS devolve R$ 13,3 milhões a mais de 22 mil beneficiários em Rondônia

A devolução de R$ 13,3 milhões do INSS é referente a descontos associativos não autorizados, valor que já foi ressarcido a 22.410 aposentados e pensionistas no estado; no Brasil, o total pago supera R$ 2,7 bilhões.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.