DOMINGO, 18/05/2025

L

Mundo

Especialistas apontam limites da política de tarifas de Trump para reindustrializar os EUA

Professor aponta possível efeito inflacionário em curto prazo

Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Especialistas apontam limites da política de tarifas de Trump para reindustrializar os EUA
REUTERS/Marcos Brindicci/Proibida reprodução

A guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos (EUA) por meio do tarifaço contra todos os parceiros comerciais é capaz de reindustrializar o país norte-americano, como promete Donaldo Trump?

Para especialistas em economia política e desenvolvimento econômico consultados pela Agência Brasil, é improvável que a política de tarifas de Trump possa reverter um processo que começou na década de 1970. Por outro lado, apontam que alguns objetivos de Trump podem ser alcançados devido ao controle que Washington ainda exerce sobre a economia do planeta.

O professor de sociologia econômica Edemilson Paraná, da LUT University da Finlândia, avalia que a sociedade norte-americana não tem unidade política e ideológica, nem coordenação estatal suficiente para reindustrializar o país.

“O governo Trump não tem um programa de investimentos em infraestrutura, não tem política industrial coordenada, não tem política racional para os preços macroeconômicos, taxa de juros, câmbio, não tem política fiscal consequente, e você não tem regulações. Uma industrialização precisa de alta mobilização social e esforço político brutal. Não por acaso, muitas vezes, os processos de industrialização são feitos no contexto de unificação, de guerra e de ditadura”, explicou.

Edemilson afirma que a desindustrialização dos EUA foi consequência das políticas neoliberais do republicano Ronald Reagan de desregulamentação dos mercados, avanço da globalização e financeirização da economia, políticas essas aprofundadas pelos demais presidentes.

Entre 2001 e 2023, a produção industrial dos EUA caiu de 28,4% para 17,4% da produção industrial global, segundo dados da Casa Branca.

O especialista em sociologia econômica destaca que a intervenção do Estado é fundamental para qualquer industrialização, mas diz que a contradição ideológica do governo com setores ultraliberais limita a capacidade do Estado de coordenar esse processo. “É muita contradição. Como é que você vai fazer isso com Elon Musk [bilionário e chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos], falando que tem que privatizar o Estado?”, questionou Paraná.

Imprevisibilidade

O professor associado de economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Pedro Paulo Zaluth Bastos disse que não está certo de que as tarifas vão se manter no médio ou longo prazo, o que inibe decisões empresariais.

“As decisões de investimento precisam de um horizonte muito mais amplo de estabilidade, de previsão, e é muito pouco provável que essas decisões sejam tomadas em função dessa grande imprevisibilidade da política dos EUA”, afirmou.

Bastos avalia que as tarifas terão um efeito inflacionário de curto prazo que pode corroer o apoio político de Trump, trazendo de volta os democratas ao poder no Parlamento, nas eleições de novembro de 2026.

“Ele está taxando produtos que os Estados Unidos não têm sequer capacidade de produzir internamente, como o café, o abacate, frutas e legumes. O país importa 60% das frutas e 40% dos legumes. As roupas também não vão ser substituídas em curto prazo porque os EUA perderam a indústria têxtil”, destacou Pedro Paulo.

Para Bastos, ainda que a política das tarifas se mantenha no longo prazo, o efeito de reindustrializar os EUA vai ter relativamente limitado. Talvez setores intensivos em capital, como e de automóveis e alumínio, tenham alguma reindustrialização, disse o professores. Nos setores de semicondutores [chips], porém, vai ser complicado por causa da mão de obra insuficiente nos EUA. “Na China, tem muitos mais engenheiros do que nos EUA. Para formar um conjunto grande de engenheiros, vai levar uns seis anos. Não é de uma hora para outra”, ponderou.

No mês passado, Trump esvaziou o Departamento de Educação e tem promovido demissões em massa de funcionários públicos.

O professor da Unicamp cita ainda obstáculos para reindustrialização de produtos baratos, como os da indústria têxtil. “Os imigrantes estão sendo expulsos. Isso vai aumentar o preço da mão de obra. E o trabalhador branco não quer trabalhar em indústria têxtil”, disse.

Não é estúpido

O professor Edemison Paraná pondera, por outro lado, que a estratégia de Trump “não é completamente estúpida” e que eles esperam conquistar alguns objetivos com o tarifaço.

“As pessoas não são tão burras assim no governo dele. A ideia é botar essas tarifas para fazer os países sentarem-se à mesa para negociar país a país. Ele está usando o poder enorme de vantagem dos EUA, do mercado americano, que todo mundo quer acessar, e do poder do dólar, para dobrar os países a fazerem o que ele quer”, analisou.

De acordo com o professor, Trump calcula que ganha de toda forma porque, se o país não aceitar suas demandas, ele vai arrecadar impostos com as tarifas. “A tarifa tem um efeito fiscal na cabeça do Trump. Ele abaixa o imposto para empresas e corporações, de um lado, e arrecada com tarifas, do outro lado. Equilibra-se o déficit fiscal”, afirmou;

Edemilson destacou ainda que é muito alta uma tarifa de 30%, ou até mais, para acessar o mercado americano. “É muita coisa. Às vezes, compensa abrir uma fábrica nos EUA.”

Energia e inflação

Trump espera impulsionar a reindustrialização ainda por meio da redução do valor da energia com a expansão da produção de combustíveis fósseis, que causam o aquecimento da Terra, além da redução de impostos de empresas, como ocorreu em seu primeiro mandato do republicano, diz Pedro Paulo Bastos, da Unicamp.

“Isso não significa que elas [empresas] vão investir. Se as empresas tiverem mais lucros com redução de impostos, podem simplesmente aumentar a distribuição de dividendos. Para investir, é preciso previsibilidade de longo prazo e do crescimento da demanda. No momento de recessão, não vai ter ninguém investindo”, destacou.

Sobre a inflação causada pelas tarifas, Edemilson Paraná diz que o governo americano espera reverter isso com crescimento industrial. “Eles estão dizendo: olha, vai atrair investimento, vai gerar emprego, vai gerar produção, vai gerar demanda, e isso vai segurar a lógica dos preços porque é um choque momentâneo que vai se pagar no médio e longo prazos”, analisou.

Dólar

Outro objetivo da política de Trump para reindustrializar os Estados Unidos é desvalorizar o dólar frente a outras moedas para tornar as exportações do país mais baratas e, por isso, mais competitivas. Para o professor Pedro Paulo Bastos, no entanto, será muito difícil para os EUA executarem uma política que, de fato, reduza o valor do dólar de forma permanente e sustentada para favorecer suas exportações.

“A desvalorização do dólar prejudica os interesses de Wall Street, que poderia deixar de ser o centro do sistema financeiro internacional. Trump não é uma pessoa contrária aos banqueiros. Pelo contrário, ele é muito próximo desse pessoal”, avaliou.

Já o professor Edemilson Paraná explicou que, como o dólar é a moeda padrão do comércio internacional e usada para acumular riqueza, dá enorme poder aos EUA, mas, ao mesmo tempo, traz prejuízos para exportações do país.

“Com isso, o mercado consumidor dos Estados Unidos fica enorme. É uma máquina de comer o mundo. Afinal, consome-se tudo, inclusive a poupança global que flui para os EUA. Estava tudo indo muito bem, até que a China começou a aumentar o controle em todos os setores de tecnologia de ponta”, afirmou.

Para Paraná, uma coisa é dominar as finanças e a tecnologia, e os outros países produzirem bens materiais; “outra coisa é perder o monopólio sobre essas tecnologias. Isso ameaça o poder econômico dos EUA”.

China

Edemilson Paraná diz que faltam aos EUA a unidade e a capacidade de gestão do Estado chinês, mais estável e previsível e com capacidade ampla de coordenar inúmeras políticas, o que explica o sucesso da industrialização do gigante asiático.

“A China consegue fazer o que os Estados Unidos não vão conseguir. Os Estados Unidos acharam que iam continuar para sempre tendo a China como um sócio menor, que ela seria apenas produtora de bugigangas. Porém, os chineses foram se utilizando dessa posição para ir subindo nas cadeias globais de valor.”

Edemilson pondera que o Estado chinês tem um elevado grau de integração da política industrial, fiscal, macroeconômica, controlando as principais variáveis dos preços macroeconômicos, como salários, juros, renda da terra e câmbio, que não é flutuante na China, mas regulado para justamente privilegiar as exportações.

“O plano de Trump não considera que a economia contemporânea é mais complexa, de um lado, e de outro, que os Estados Unidos já passaram por um processo de desindustrialização de 40 anos. Na década de 70, um a cada cinco empregos americanos eram industriais. Hoje é um em doze”, finalizou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Eduardo del Castillo renuncia ao cargo de ministro e entra na disputa presidencial da Bolívia

Del Castillo foi aprovado pelo Movimento ao Socialismo, tendo a certeza de que enfrentará fatores obscuros internos e externos. Com 36 anos, Eduardo é uma aposta para suceder o presidente Arce e conter um possível retorno do ex-presidente Evo Morales.
L
China, União Europeia e Argentina suspendem importações de carne de frango do Brasil após caso de gripe aviária

China, União Europeia e Argentina suspendem importações de carne de frango do Brasil após caso de gripe aviária

Foco de gripe aviária foi detectado no Rio Grande do Sul
L
Rússia e Ucrânia anunciam troca de mil prisioneiros e discutem possível cessar-fogo em Istambul

Rússia e Ucrânia anunciam troca de mil prisioneiros e discutem possível cessar-fogo em Istambul

Anúncio foi feito em Istambul, onde negociam acordo de cessar-fogo
L
Presidente da Colômbia convoca mobilização e propõe greve geral após Senado rejeitar consulta sobre reformas sociais

Presidente da Colômbia convoca mobilização e propõe greve geral após Senado rejeitar consulta sobre reformas sociais

Senadores rejeitaram consulta popular para reformas sociais
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Força Especial ao Crime prende bandido apontado como sucesso de Marcola, do organismo criminoso PCC

Apontado como de alta periculosidade, o criminoso consta na lista vermelha da Interpol e condenado a 12 anos por associação criminosa e lavagem de dinheiro.
10
INSS registra mais de 1,3 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados de entidades associativas

INSS registra mais de 1,3 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados de entidades associativas

Já foram feitos 34.960.465 de acessos à plataforma Meu INSS
L

Momento Agro | Entrevista Victor Paiva – APROSOJA-RO

No próximo sábado, dia 17, às 11h, o programa traz uma entrevista especial com Victor Paiva, Diretor Executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Rondônia (APROSOJA-RO). Em pauta, os desafios e avanços da produção agrícola no estado, o cenário do agronegócio regional e as perspectivas para a safra 2025. Não perca essa conversa esclarecedora sobre o setor que movimenta a economia de Rondônia!
L
Prefeitura de Porto Velho realiza evento “Uma Noite no Museu” em celebração ao Dia Internacional dos Museus

Prefeitura de Porto Velho realiza evento “Uma Noite no Museu” em celebração ao Dia Internacional dos Museus

Celebração ao Dia do Museu reúne visitantes para uma verdadeira imersão no passado de Porto Velho
L

Sintonia 360 | Entrevista Fleuneide Leocadio, comunicadora e influenciadora digital

Neste sábado, dia 17, às 9h, o programa Sintonia 360 recebe Fleuneide Leocadio, comunicadora e influenciadora digital que vem se destacando pelo carisma e autenticidade nas redes sociais. Na entrevista, ela vai falar sobre sua trajetória, os desafios do universo digital e como a comunicação pode transformar vidas e conectar pessoas. Não perca esse bate-papo inspirador!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L

Prazo para se inscrever no processo seletivo da saúde de Porto Velho termina nesta sexta-feira (16)

O processo visa atender às necessidades emergenciais da saúde, oferecendo mais de 600 vagas imediatas e cadastros reserva
L
Publicidade

POLÍTICA

Marcos Rocha enfatiza ações inovadoras que posicionam Rondônia entre os destaques nacionais

A liderança de Rondônia nesse ranking reflete uma série de ações conduzidas pelo governo estadual, por meio da Sedec
L
Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Proposto pelo vereador Adriano da Ambulância, título foi aprovado por todos os vereadores
L

“Educar também é proteger”, afirma Samuel Costa sobre súmula do STJ que criminaliza álcool para menores

Para o advogado criminalista, a decisão do STJ consolida um importante instrumento de conscientização e responsabilização na proteção infantojuvenil
L

Deputado Cássio Gois garante R$ 650 mil para aquisição de escavadeira hidráulica em Castanheiras

O pedido foi formalizado pelo deputado Cássio Gois em ofício enviado ao Governo de Rondônia, no dia 20 de março.
L

Deputado Cássio Gois destina R$ 100 mil para realização de etapa de Motocross em Theobroma

Os recursos serão geridos pela Liga Independente de Motocross do Estado de Rondônia (Limero) para custear a estrutura e organização do evento.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 5° prende homicida com drogas na zona leste

Na revista pessoal, foram encontradas várias porções de cocaína, dinheiro e material para embalar os entorpecentes.
10

Major da PM e foragido são presos em bar na zona leste

Segundo a PM, a equipe foi ao local após uma denúncia que informava que o militar havia repassado sua arma para outro homem portar na cintura.
10

Homem é morto a facadas após tentar intervir em briga, em Cerejeiras

Vítima foi perseguida e atingida por golpes de faca após tentar apartar confusão em danceteria
18

Homem é preso após espancar esposa e ameaçar matar criança em Candeias

A mulher ferida foi socorrida às pressas pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital Municipal.
12
CICLO DA MORTE: Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados de busca e apreensão em Vilhena

Homem condenado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil

A captura ocorreu no bairro Gerson Neco, em Ariquemes, após diligências realizadas pelos investigadores da unidade. O mandado foi expedido pela Vara de Proteção à Infância e Juventude da Comarca de Porto Velho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): CAMILLO F G LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS E LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Rondônia se destaca no Brasil como líder em incentivo a negócios inovadores, com economia entre as mais promissoras

Rondônia se destaca no Brasil como líder em incentivo a negócios inovadores, com economia entre as mais promissoras

O vice-governador e titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, destaca que Rondônia não para de colher bons indicadores econômicos e celebra a construção de um cenário de desenvolvimento em plena evolução.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): GRAMAR – GRAMA RONDONIA EIRELI

Licença Ambiental de Operação Nº 124 SOL/DLA
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): GRAMAR – GRAMA RONDONIA EIRELI

Licença Ambiental de Operação Nº 124 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP – LI – LO ): D. SANTOS BATISTA

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): FERRAGISTA PANAMARA IMP. E EXP. EIRELI

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO N°SUL 55
L

Nota de Pesar: Casa Família Rosetta pelo falecimento de Guilherme Henrique Rodrigues de Souza

O velório será realizado no Auditório da Associação Casa Família Rosetta.
L
Governo de RO mantém medidas de prevenção contra Influenza Aviária no estado

Governo de RO mantém medidas de prevenção contra Influenza Aviária no estado

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo do estado tem trabalhado para que a atividade seja exercida com segurança, garantindo a proteção do plantel avícola.
L
Governo de RO fortalece segurança alimentar com mais de 4,2 milhões de refeições distribuídas em 4 anos

Governo de RO fortalece segurança alimentar com mais de 4,2 milhões de refeições distribuídas em 4 anos

Os mais de 4 milhões de refeições servidas equivalem a 342 toneladas de alimentos, uma média de 45 mil famílias atendidas, aproximadamente 90 mil pessoas.
L

Cristiano Mazzini defende inovação como motor de transformação no Judiciário de Rondônia

Em entrevista ao programa Amazônia, Gente e Justiça, juiz de direito destaca iniciativas como o Fórum Digital e a parceria com a universidade na promoção do acesso à justiça e dos direitos humanos.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.