SÁBADO, 20/09/2025

L

Mundo

UE ameaça retaliação contra novas tarifas de Trump, enquanto Japão critica medidas

Presidente da Comissão Europeia diz que taxas são golpe na economia

Por Reuters - 20

Publicado em 

UE ameaça retaliação contra novas tarifas de Trump, enquanto Japão critica medidas
Reuters/Yves Herman/Proibida reprodução

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, descreveu as novas tarifas do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, como um grande golpe para a economia global. Acrescentou que a União Europeia (UE) está preparada para responder com medidas retaliatórias caso as negociações com Washington fracassem.

Von der Leyen disse que a UE já está finalizando um primeiro pacote de tarifas sobre até 26 bilhões de euros de produtos norte-americanos para meados de abril, em resposta às tarifas de aço e alumínio dos EUA que entraram em vigor em 12 de março.

“E agora estamos nos preparando para outras contramedidas a fim de proteger nossos interesses se as negociações fracassarem”, disse ela, em declaração que leu na cidade de Samarkand, no Uzbequistão, nesta quinta-feira (, antes de uma cúpula de parceria UE-Ásia Central.

Nessa quarta-feira (2), Trump apresentou uma tarifa mínima de 10% sobre a maioria dos produtos importados para os EUA, com taxa maior de 20% para a UE.

Von der Leyen não forneceu detalhes sobre as futuras medidas do bloco europeu.

França e Itália

Um porta-voz do governo da França disse que outras medidas sobre uma gama mais ampla de produtos e serviços entrarão em vigor no final de abril. Nada foi decidido ainda, acrescentou, mas é provável que os serviços, principalmente os digitais, sejam o foco.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou que a UE se esforçará para chegar a um acordo com os EUA a fim de evitar uma guerra comercial, mas não descartou uma resposta europeia “adequada”.

Fed

As tarifas crescentes nos Estados Unidos podem alimentar uma inflação mais prolongada do que o esperado, disse a diretora do Federal Reserve (Fed), Adriana Kugler, rejeitando a visão de que os preços só vão aumentar em produtos importados.

“Pode haver razões pelas quais as tarifas têm efeitos mais prolongados” do que simplesmente causar um aumento isolado no preço de produtos importados, afirmou.

Novas tarifas já impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, por exemplo, visam bens intermediários como alumínio e aço.

“Isso afetará todos os setores por meio das redes da cadeia de suprimentos. Pode levar mais tempo para que isso se infiltre na economia”, disse Kugler em evento na Universidade de Princeton.

O risco de retaliação por parte de outros países e a possível mudança nas expectativas de inflação dos EUA podem aumentar o impacto, declarou, assim como o risco de que as tarifas distorçam tanto os preços a ponto de transferir capital para a produção de bens “nos quais talvez não tenhamos uma vantagem comparativa”.

Rússia, Cuba e Coreia do Norte

Enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciava tarifas sobre aliados e inimigos, incluindo Europa, Índia, Japão e China, alguns dos países que sofrem mais sanções no mundo, como Rússia, Bielorrússia, Cuba e Coreia do Norte, evitavam ser escolhidos para receber um tratamento punitivo especial.

Com o mundo dominado pela guerra comercial, Trump impôs uma tarifa de 10% sobre a maioria dos produtos importados para os Estados Unidos. A China, o maior fornecedor, agora enfrenta tarifa de 54% sobre todas as exportações para o maior consumidor do mundo.

“Diante de uma guerra econômica implacável, os EUA não podem mais continuar com uma política de rendição econômica unilateral”, disse Trump ao apresentar as tarifas.

A Casa Branca divulgou uma lista de comentários de pessoas elogiando suas tarifas. Eles disseram que os trabalhadores norte-americanos comuns seriam beneficiados após anos do que descreveram como abuso de parceiros comerciais como a China.

Trump disse que imporia tarifa básica de 10% sobre todas as importações para o país e taxas mais altas sobre dezenas de países. Rússia, Cuba e Coreia do Norte não apareceram na lista dos que enfrentarão tarifas “recíprocas” mais altas divulgada pela Casa Branca.

Quando perguntado por que a Rússia não estava na lista, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que os Estados Unidos não comercializavam com a Rússia e a Bielorrússia e que eles estão sob sanções

A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que a Rússia foi deixada de fora porque não havia comércio significativo com ela. Cuba, a Bielorrússia e Coreia do Norte não foram incluídos porque as tarifas e sanções existentes sobre eles já são muito altas.

Japão

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, disse que está desapontado com o fato de seu país não ter obtido isenção das novas tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e prometeu medidas para ajudar a indústria japonesa a lidar com as consequências.

As autoridades japonesas não forneceram nenhuma indicação sobre uma possível retaliação, mas questionaram se as tarifas são consistentes com os acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC) e se alguns dos cálculos dos EUA sobre as próprias tarifas do Japão são precisos.

O Instituto de Pesquisa Daiwa estimou que as tarifas recíprocas de 24% impostas por Trump ao Japão poderiam reduzir o Produto Interno Bruto (PIB)real em 0,6% neste ano, após um crescimento ligeiro de 0,1% em 2024.

Uma tarifa de 25% sobre todas as importações de automóveis, anunciada anteriormente, entrou em vigor nesta quinta-feira nos EUA, desferindo um duro golpe na indústria automobilística japonesa, responsável por cerca de 3% do PIB.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

onu-aprova-discurso-por-video-de-mahmoud-abbas-apos-veto-dos-eua-a-visto

ONU aprova discurso por vídeo de Mahmoud Abbas após veto dos EUA a visto

Assembleia Geral autorizou presidente palestino a participar virtualmente da reunião e de outros eventos da ONU em 2025.
L
Ministro israelense fala em lucro e 'boom imobiliário' em Gaza

Ministro israelense fala em lucro e ‘boom imobiliário’ em Gaza

O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, revelou um “plano de negócios” para Gaza que, segundo ele, geraria lucro após a destruição da infraestrutura do território. A proposta, que teria sido apresentada a Donald Trump, levanta críticas e acusações de violação do direito internacional.
L
Europa adia meta de emissões em meio a divergências internas

Europa adia meta de emissões em meio a divergências internas

A União Europeia não cumprirá o prazo global para definir novas metas de corte de emissões, o que pode comprometer sua liderança em negociações climáticas. A decisão, motivada por divergências entre os países-membros, pode impactar a COP30 no Brasil.
L
Israel fecha fronteira com a Jordânia após ataque

Israel fecha fronteira com a Jordânia após ataque

A passagem da Ponte Allenby, única via entre a Cisjordânia e a Jordânia, foi fechada por Israel depois que um motorista de um comboio humanitário abriu fogo e matou dois militares israelenses.
L
Trump ameaça licenças de rádios e TVs críticas ao governo

Trump ameaça licenças de rádios e TVs críticas ao governo

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaça cancelar licenças de emissoras que o criticam. A pressão ocorre em meio à suspensão de um programa na ABC, gerando denúncias de ataque à liberdade de expressão nos Estados Unidos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Estupro virtual | Condenação em Rondônia expõe urgência de proteger a infância no ambiente digital

Tribunal de Justiça de Rondônia confirma pena de 17 anos e 4 meses a homem de Pernambuco por estupro virtual consumado e tentativa de abuso contra criança de 8 anos.
L
Não se assuste: celulares tocam hoje em teste de alerta da Defesa Civil em Rondônia

Não se assuste: Celulares tocam hoje em teste de alerta da Defesa Civil em Rondônia

Rondônia testa novo sistema de alerta de emergência em celulares nesta tarde.
L

Momento Agro: Entrevista com Julio Cesar Rocha Peres

A entrevista também abordará as estratégias para fortalecer a segurança alimentar e garantir a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal
L

Sintonia 360: Entrevista com Thiago Felipe Cantanhede Pacheco

No sábado, dia 20, às 9h, o Secretário Municipal de Infraestrutura participa do programa para falar sobre projetos e desafios da pasta.
L

Capital rondoniense está no mapa dos maiores rebanhos do Brasil

Porto Velho se destaca entre os maiores polos de pecuária do Brasil, integrando a elite do agronegócio e reforçando a presença nacional no mercado de carne.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L

POLÍTICA

Prefeitura inicia pavimentação de nove ruas no bairro Parque Amazônia em Porto Velho

O prefeito Léo Moraes assinou a Ordem de Serviço, que visa levar mais dignidade, mobilidade e segurança aos moradores da região
L
Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Investimento inclui R$ 4 milhões em implementos agrícolas e R$ 15 milhões em fertilizantes, beneficiando milhares de famílias rurais
L
deputado-coronel-chrisostomo-acompanha-no-dnit-obras-em-rodovias-federais-de-rondonia

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha no DNIT obras em rodovias federais de Rondônia

Parlamentar discute duplicação da BR-364, acesso alternativo pela BR-421 e recuperação da BR-425 em Porto Velho
L
Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

O corregedor da Câmara dos Deputados recomendou a suspensão de três deputados e censura escrita para outros 14 parlamentares da oposição. A medida é uma resposta ao motim que ocorreu no plenário da Casa no início de agosto.
L
Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) manifestou preocupação com a PEC da Blindagem, que, segundo eles, enfraquece a democracia e o combate à impunidade, ao dificultar a abertura de ações criminais contra parlamentares.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM captura integrante do CV conhecido como Maverick no bairro Porto Cristo

PM captura integrante do CV conhecido como Maverick no bairro Porto Cristo

Homem procurado pela Justiça é preso durante patrulhamento; tornozeleira eletrônica foi encontrada cortada
10
Motociclista quebra perna em acidente na Avenida Rio de Janeiro

Motociclista quebra perna em acidente na Avenida Rio de Janeiro

Rapaz derrapou no asfalto e sofreu fratura na perna direita.
14
Moto fica presa embaixo de ônibus e piloto fica ferido na zona Sul

Moto fica presa embaixo de ônibus e piloto fica ferido na zona Sul

Acidente ocorreu no cruzamento da Rua do Sol com Rua das Flores, no bairro Areal da Floresta; vítima foi socorrida ao hospital
14
Homem é esfaqueado após ter casa invadida na zona Leste de Porto Velho

Homem é esfaqueado após ter casa invadida na zona Leste de Porto Velho

Vítima de 37 anos foi atacado dentro da residência e socorrido em estado grave para a UPA Leste
16
Criminoso que matou sgt da PM e comparsa fogem do 470 em Porto Velho

Criminoso que matou sgt da PM e comparsa fogem do 470 em Porto Velho

Buscas seguem na capital.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cinema em destaque: promoção leva fãs à telona com ingressos gratuitos

Mais uma vez, o News Rondônia e o Cine Araújo celebram o amor pelo cinema premiando um participante com um par de ingressos para uma sessão especial. A iniciativa, que já conquistou os leitores, segue encantando cinéfilos com momentos únicos diante da telona.
L
VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo em furto em residência na capital

VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo furto em residência na capital

Imagens mostram dupla invadindo imóvel no bairro Flodoaldo Pontes Pinto e levando objetos; suspeitos ainda não foram identificados
10
Estudantes de Ji-Paraná conquistam medalha de prata no vôlei de praia nos Jogos da Juventude 2025

Estudantes de Ji-Paraná conquistam medalha de prata no vôlei de praia nos Jogos da Juventude 2025

Dupla formada por Matheus José e Nicolas Guimarães garante resultado histórico para Rondônia na competição nacional realizada em Brasília
L
Governo de RO entrega títulos no bairro Costa e Silva e soluciona problema histórico

Governo de RO entrega títulos no bairro Costa e Silva e soluciona problema histórico

Entrega de títulos no bairro Costa e Silva beneficia 116 famílias em Porto Velho e integra ações do Programa Regulariza Rondônia
L
Caio Bonfim conquista ouro nos 20 km da marcha atlética em Tóquio

Caio Bonfim conquista ouro nos 20 km da marcha atlética em Tóquio

Brasileiro vence prova no Mundial de Atletismo, soma quatro medalhas na carreira e se torna o maior medalhista do país em competições mundiais.
L
Summit Farmacêutico reúne mais de 600 profissionais em Porto Velho

Summit Farmacêutico reúne mais de 600 profissionais em Porto Velho

Evento do CRF-RO trouxe especialistas nacionais e reforçou o papel do farmacêutico na saúde em Rondônia.
L

Idoso que teria sofrido maus-tratos em UPA morre aos 80 anos

A família acusa a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho de ter praticado maus-tratos contra o idoso
18
Justiça nega prorrogação de patente da liraglutida e libera produção de canetas emagrecedoras

Justiça nega prorrogação de patente da liraglutida e libera produção de canetas emagrecedoras

TRF1 rejeita pedido da Novo Nordisk e autoriza concorrentes a fabricarem medicamentos contra obesidade e diabetes.
L

Criança tem caranguejo vivo retirado do ouvido após banho de mar

O momento da retirada, registrado pela mãe, viralizou nas redes sociais
L
Celso Sabino confirma a Lula que deixará Ministério do Turismo

Celso Sabino confirma a Lula que deixará Ministério do Turismo

Decisão foi comunicada após ultimato do União Brasil, que determinou a saída de filiados de cargos no governo federal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.