QUINTA-FEIRA, 01/05/2025

L

Mundo

UE ameaça retaliação contra novas tarifas de Trump, enquanto Japão critica medidas

Presidente da Comissão Europeia diz que taxas são golpe na economia

Por Reuters - 20

Publicado em 

UE ameaça retaliação contra novas tarifas de Trump, enquanto Japão critica medidas
Reuters/Yves Herman/Proibida reprodução

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, descreveu as novas tarifas do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, como um grande golpe para a economia global. Acrescentou que a União Europeia (UE) está preparada para responder com medidas retaliatórias caso as negociações com Washington fracassem.

Von der Leyen disse que a UE já está finalizando um primeiro pacote de tarifas sobre até 26 bilhões de euros de produtos norte-americanos para meados de abril, em resposta às tarifas de aço e alumínio dos EUA que entraram em vigor em 12 de março.

“E agora estamos nos preparando para outras contramedidas a fim de proteger nossos interesses se as negociações fracassarem”, disse ela, em declaração que leu na cidade de Samarkand, no Uzbequistão, nesta quinta-feira (, antes de uma cúpula de parceria UE-Ásia Central.

Nessa quarta-feira (2), Trump apresentou uma tarifa mínima de 10% sobre a maioria dos produtos importados para os EUA, com taxa maior de 20% para a UE.

Von der Leyen não forneceu detalhes sobre as futuras medidas do bloco europeu.

França e Itália

Um porta-voz do governo da França disse que outras medidas sobre uma gama mais ampla de produtos e serviços entrarão em vigor no final de abril. Nada foi decidido ainda, acrescentou, mas é provável que os serviços, principalmente os digitais, sejam o foco.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou que a UE se esforçará para chegar a um acordo com os EUA a fim de evitar uma guerra comercial, mas não descartou uma resposta europeia “adequada”.

Fed

As tarifas crescentes nos Estados Unidos podem alimentar uma inflação mais prolongada do que o esperado, disse a diretora do Federal Reserve (Fed), Adriana Kugler, rejeitando a visão de que os preços só vão aumentar em produtos importados.

“Pode haver razões pelas quais as tarifas têm efeitos mais prolongados” do que simplesmente causar um aumento isolado no preço de produtos importados, afirmou.

Novas tarifas já impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, por exemplo, visam bens intermediários como alumínio e aço.

“Isso afetará todos os setores por meio das redes da cadeia de suprimentos. Pode levar mais tempo para que isso se infiltre na economia”, disse Kugler em evento na Universidade de Princeton.

O risco de retaliação por parte de outros países e a possível mudança nas expectativas de inflação dos EUA podem aumentar o impacto, declarou, assim como o risco de que as tarifas distorçam tanto os preços a ponto de transferir capital para a produção de bens “nos quais talvez não tenhamos uma vantagem comparativa”.

Rússia, Cuba e Coreia do Norte

Enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciava tarifas sobre aliados e inimigos, incluindo Europa, Índia, Japão e China, alguns dos países que sofrem mais sanções no mundo, como Rússia, Bielorrússia, Cuba e Coreia do Norte, evitavam ser escolhidos para receber um tratamento punitivo especial.

Com o mundo dominado pela guerra comercial, Trump impôs uma tarifa de 10% sobre a maioria dos produtos importados para os Estados Unidos. A China, o maior fornecedor, agora enfrenta tarifa de 54% sobre todas as exportações para o maior consumidor do mundo.

“Diante de uma guerra econômica implacável, os EUA não podem mais continuar com uma política de rendição econômica unilateral”, disse Trump ao apresentar as tarifas.

A Casa Branca divulgou uma lista de comentários de pessoas elogiando suas tarifas. Eles disseram que os trabalhadores norte-americanos comuns seriam beneficiados após anos do que descreveram como abuso de parceiros comerciais como a China.

Trump disse que imporia tarifa básica de 10% sobre todas as importações para o país e taxas mais altas sobre dezenas de países. Rússia, Cuba e Coreia do Norte não apareceram na lista dos que enfrentarão tarifas “recíprocas” mais altas divulgada pela Casa Branca.

Quando perguntado por que a Rússia não estava na lista, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que os Estados Unidos não comercializavam com a Rússia e a Bielorrússia e que eles estão sob sanções

A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que a Rússia foi deixada de fora porque não havia comércio significativo com ela. Cuba, a Bielorrússia e Coreia do Norte não foram incluídos porque as tarifas e sanções existentes sobre eles já são muito altas.

Japão

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, disse que está desapontado com o fato de seu país não ter obtido isenção das novas tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e prometeu medidas para ajudar a indústria japonesa a lidar com as consequências.

As autoridades japonesas não forneceram nenhuma indicação sobre uma possível retaliação, mas questionaram se as tarifas são consistentes com os acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC) e se alguns dos cálculos dos EUA sobre as próprias tarifas do Japão são precisos.

O Instituto de Pesquisa Daiwa estimou que as tarifas recíprocas de 24% impostas por Trump ao Japão poderiam reduzir o Produto Interno Bruto (PIB)real em 0,6% neste ano, após um crescimento ligeiro de 0,1% em 2024.

Uma tarifa de 25% sobre todas as importações de automóveis, anunciada anteriormente, entrou em vigor nesta quinta-feira nos EUA, desferindo um duro golpe na indústria automobilística japonesa, responsável por cerca de 3% do PIB.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Três astronautas chineses retornam à Terra após seis meses na estação Tiangong

Três astronautas chineses retornam à Terra após seis meses na estação Tiangong

Eles fizeram experiências científicas e melhorias na estação Tiangong
L
ONU fecha escritórios do Acnur no México após cortes de Trump e crise de financiamento

ONU fecha escritórios do Acnur no México após cortes de Trump e crise de financiamento

Entidade enfrenta crise após cortes de ajuda externa de Trump
L
Brasil pede à Corte Internacional que declare ilegal bloqueio de Israel à ajuda humanitária em Gaza

Brasil pede à Corte Internacional que declare ilegal bloqueio de Israel à ajuda humanitária em Gaza

Audiências em Haia seguem até o dia 2 de maio
L
Anistia Internacional denuncia retrocessos globais em direitos humanos sob influência do governo Trump em relatório de 2025

Anistia Internacional denuncia retrocessos globais em direitos humanos sob influência do governo Trump em relatório de 2025

Presidente dos EUA também influenciou outros líderes, diz documento
L
Justiça espanhola investiga possível ciberataque em apagão que afetou Espanha, Portugal e sul da França

Justiça espanhola investiga possível ciberataque em apagão que afetou Espanha, Portugal e sul da França

Caso se comprove o cenário, ato é crime de terrorismo
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governador Rocha celebra ‘nova força política’ com criação da União Progressista

A aliança já nasce como a maior força política do país, com a maior bancada na Câmara e o maior número de prefeitos eleitos.
L

JAIME BAGATTOLI: Comissão aprova Plano de Trabalho proposto pelo senador para avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária de 2025

O relatório final da avaliação deverá ser apreciado e votado pela Comissão de Agricultura (CRA) até o final de novembro de 2025.
L

Rondônia em 3º lugar entre os estados que dão destino correto ao lixo

Estado supera grandes centros como São Paulo e Minas Gerais, evidenciando a eficácia de políticas públicas ambientais.
L

Marcos Rocha avisa que o salário dos servidores já está na conta

Ele reforçou que o pagamento antecipado reflete responsabilidade, planejamento e valorização de quem faz Rondônia funcionar todos os dias.
L

In Foco PodCast | Entrevista com Rita Queiroz: uma vida dedicada à arte e à cultura amazônica

Nesta quarta-feira, dia 30, às 15h, o In Foco Podcast recebe Rita Queiroz, artista plástica de destaque no cenário cultural de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
A Energisa lamenta o acidente ocorrido ontem na zona rural do município de Candeias

Energisa tem vagas abertas para diferentes municípios no estado

Estão disponibilizadas vagas Cacoal, Monte Negro, Alto Paraíso, Ouro Preto e Nova Mamoré, com inscrições abertas até o dia 2 de maio.
L
Veja como consultar resultados finais do concurso nacional unificado

Governo anuncia 3.352 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Edital deve sair em julho; provas objetivas serão aplicadas em outubro
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa apoia reajuste salarial para técnicos e analistas educacionais de Rondônia

Projeto de Lei Complementar 127/2025 foi aprovado com apoio da parlamentar, garantindo valorização dos profissionais da educação.
L

Deputada Cláudia de Jesus destina mais de R$ 700 mil à agricultura familiar em Alvorada do Oeste

As emendas parlamentares beneficiam duas associações de produtores rurais e a prefeitura.
L

Assembleia aprova investimento de R$ 20 milhões para fortalecer a segurança pública em Rondônia

Recursos serão destinados à Polícia Militar para ações estratégicas contra o crime organizado.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 330 mil para ampliação de salas na Escola Cruzeiro do Norte, em Cacoal

Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 330 mil para ampliação de salas na Escola Cruzeiro do Norte, em Cacoal

A expectativa é de que as obras tenham início ainda neste ano, após os trâmites legais de licitação e execução do projeto.
L

Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Práticas cruéis de confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado são pontos importantes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é chamado por bandidos e morto a tiros no Cristal da Calama

A vítima ainda teria tentado correr de volta para a residência, mas caiu baleada na cabeça e nas costas.
18
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio de ex-Prefeito de Vale do Anari

Polícia Civil de RO cumpre novo mandado por descumprimento de medida protetiva

A ação integra um conjunto de esforços contínuos da corporação no combate à violência doméstica e familiar contra mulheres.
14
Polícia Civil prende temporariamente suspeito de feminicídio em Rondônia

Polícia Civil prende temporariamente suspeito de feminicídio em Rondônia

Nesta manhã, o suspeito apresentou-se espontaneamente, acompanhado de advogado, e teve a prisão formalizada. Todas as medidas legais cabíveis foram adotadas.
16
PRF em Rondônia cumpre mandado de prisão contra réu em processo criminal relativo a organização criminosa

PRF em Rondônia cumpre mandado de prisão contra réu em processo criminal relativo a organização criminosa

O homem possui 36 anos e portava documento falso
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Órgãos públicos estaduais não funcionam durante feriado nacional e ponto facultativo em Rondônia

Órgãos públicos estaduais não funcionam durante feriado nacional e ponto facultativo em Rondônia

O governo de Rondônia orienta os cidadãos a se anteciparem em relação a atendimentos junto aos órgãos públicos, e deseja a todos um feriado com segurança, descanso e reconhecimento pelo valor do trabalho.
L

DNIT suspende temporariamente portaria que limitava circulação de carretas na Avenida Jorge Teixeira

Segundo o DNIT, o motivo da suspensão é para o alinhamento das ações entre os entes envolvidos
L
MPRO

MPRO inicia ações contra abuso de crianças e adolescentes em Ji-Paraná

Ao final, as crianças colaram flores, símbolo da campanha “Faça Bonito”, no prédio do MPRO que vão permanecer durante todo o mês de maio.
L
Cinema na Beira do Rio madeira

Cinema itinerante “Cinema na Beira do Rio madeira”:

Acontecerá nos dias 01, 02, 03 e 04 de maio, nas comunidades de Cujubim Grande, Aliança, São Carlos e Cavalcante.
L
Reescreva o texto e o título evitando plagio, mais humanizado e menos prolixo, respeitando maiusculas e minúsculas:

Prefeitura de Jaru chama mais 36 aprovados em concurso

 A data limite para tomar posse está marcada para o dia 29 de maio, sem possibilidade de prorrogação. 
L

Hyundai apresenta linha 2026 com mais tecnologia e opções para o consumidor

Atualização traz novas versões e recursos inéditos para HB20, HB20S e Creta
L

LSD para saúde mental: cientistas retiram efeito alucinógeno da droga e fazem tratamento para esquizofrenia

Na Universidade da Califórnia Davis, nos EUA, cientistas retiram o efeito alucinógeno da droga LSD e desenvolvem medicação para o tratamento de saúde mental, sobretudo a esquizofrenia.
L

Terceira Alteração Contratual e Ato de Transformação da Sociedade Empresária Ltda: PRIME PARTICIPAÇÕES LTDA

Terceira Alteração Contratual e Ato de Transformação da Sociedade Empresária Limitada Prime Participações Ltda em Sociedade Anonima
L

Após 16 horas de julgamento, MP obtém condenação de 28 anos de prisão por homicídio qualificado e tentativa de homicídio em Ji-Paraná

O Conselho de Sentença acolheu integralmente os argumentos apresentados pelo Ministério Público, resultando na condenação do acusado pelos dois crimes.
L

VENDE-SE: CARTAS CONTEMPLADAS CONSÓRCIO

CARTAS CONTEMPLADAS BRADESCO
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.