SÁBADO, 15/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Ataques israelenses deixam mais de 400 mortos em Gaza

Palestinos alertam para risco de colapso da trégua

Por Nidal al-Mughrabi, Enas Alashray e James Mackenzie - Reuters - 35

Publicado em 

Ataques israelenses deixam mais de 400 mortos em Gaza
Foto - REUTERS/Abd Elhkeem Khaled/Proibida reprodução

Ataques aéreos israelenses atingiram Gaza nesta terça-feira (18), matando mais de 400 pessoas, conforme informaram as autoridades de saúde palestinas. Esse novo ataque ameaça o colapso de uma trégua de dois meses, enquanto Israel prometeu intensificar a força militar para libertar os reféns mantidos pelo Hamas.

O grupo militante palestino, que ainda detém 59 dos cerca de 250 reféns capturados durante o ataque a Israel em outubro de 2023, acusou Israel de violar o cessar-fogo, dificultando os esforços dos mediadores para garantir uma trégua permanente.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que instruiu os militares a tomarem “medidas enérgicas” contra o Hamas em resposta à recusa do grupo em liberar os reféns e ao seu posicionamento contra as propostas de cessar-fogo.

O Egito, um dos mediadores do cessar-fogo, pediu moderação e instou todas as partes a trabalharem por um acordo duradouro.

Os ataques aéreos atingiram casas e acampamentos de refugiados em Gaza, e tanques israelenses bombardearam áreas ao longo da linha de fronteira no leste e sul do enclave.

“Foi uma noite de inferno. Parecia os primeiros dias da guerra”, relatou Rabiha Jamal, mãe de cinco filhos da Cidade de Gaza. Ela descreveu o momento em que um prédio tremeu e explosões começaram, deixando a sensação de que a guerra havia retornado.

Nos hospitais, que já estavam sobrecarregados após 15 meses de bombardeios, pilhas de corpos cobertos com lonas plásticas manchadas de sangue eram visíveis à medida que as vítimas eram levadas para atendimento. O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, informou que 404 pessoas morreram, muitas delas crianças, e 562 ficaram feridas.

As autoridades militares israelenses afirmaram que atingiram dezenas de alvos e que continuarão os ataques conforme necessário, aumentando a possibilidade de que o conflito se intensifique com a retomada de combates terrestres.

Volker Turk, chefe de direitos humanos da ONU, expressou indignação com os bombardeios israelenses, dizendo que a ação só pioraria a situação humanitária, já catastrófica, em Gaza.

Israel suspendeu a entrega de ajuda humanitária à região por mais de duas semanas, agravando a crise. Além disso, a mídia israelense informou que o país estaria preparando abrigos em Tel Aviv devido ao risco de retaliação do Hamas ou do Iémen.

A pressão renovada de Israel sobre o Hamas ocorre enquanto o conflito se espalha para outros países do Oriente Médio, como Líbano, Iémen e Iraque.

Expansão dos ataques

Esses ataques foram mais amplos do que os ataques regulares com drones que Israel havia realizado recentemente contra militantes. Eles aconteceram após semanas de tentativas frustradas de negociar a extensão do cessar-fogo iniciado em janeiro.

Testemunhas em Gaza disseram que os bombardeios israelenses atingiram áreas em Rafah, no sul de Gaza, forçando muitas famílias a deixarem suas casas e se deslocarem para o norte, para Khan Younis.

Entre as vítimas, estava Mohammad Al-Jmasi, um líder do Hamas, e sua família, incluindo netos, que morreram quando sua casa foi atingida por um ataque aéreo.

Em Washington, um porta-voz da Casa Branca afirmou que Israel consultou os EUA antes de realizar os ataques, ressaltando que o Hamas poderia ter libertado os reféns para estender o cessar-fogo, mas optou por continuar o conflito.

O Kremlin também expressou preocupação com os altos números de vítimas civis.

A situação continua a se deteriorar, com a guerra se estendendo além das fronteiras de Gaza, e a população local enfrentando enormes dificuldades devido ao aumento dos ataques e da escassez de recursos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

EUA vão remover tarifas de importação de produtos selecionados de Argentina, Equador, Guatemala e El Salvador

EUA vão remover tarifas de importação de produtos selecionados de Argentina, Equador, Guatemala e El Salvador

Os acordos-quadro, que visam reduzir preços para consumidores norte-americanos, darão às empresas dos EUA maior acesso aos mercados dos quatro países latinos.
L
Vice-presidente da Colômbia acusa ONU de racismo em debate ambiental na COP30

Vice-presidente da Colômbia acusa ONU de racismo em debate ambiental na COP30

Francia Márquez criticou a instituição por não reconhecer o valor político e cultural dos povos negros e indígenas nas decisões climáticas, sustentando que isso favorece desigualdades.
L
ONU solicita reforço na segurança da COP30 após tentativa de invasão na Zona Azul

ONU solicita reforço na segurança da COP30 após tentativa de invasão na Zona Azul

Após manifestantes e indígenas tentarem ocupar a área de negociações da conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) enviou uma carta ao governo federal pedindo a ampliação da proteção do evento em Belém.
L
Cientistas observam pela 1ª vez a morte explosiva de uma estrela

Cientistas observam pela 1ª vez a morte explosiva de uma estrela

Pesquisadores usaram o Very Large Telescope (VLT) para capturar as fases iniciais da explosão de uma estrela $15$ vezes mais massiva que o Sol, revelando que a supernova se expandiu em formato distorcido, semelhante a uma azeitona, e não de forma esférica.
L
Trump Anuncia Redução de Tarifas de Importação de Café nos Estados Unidos

Trump anuncia redução de tarifas de importação de Café nos Estados Unidos

Presidente Donald Trump afirma que medida será implementada em breve para reduzir os preços, o que beneficiará o Brasil, maior exportador de café para o mercado norte-americano.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Enem 2025: sugestões e foco para o segundo dia de exame

Enem 2025: sugestões e foco para o segundo dia de exame

Com provas de Matemática e Ciências da Natureza, o segundo dia do Enem 2025 exige atenção aos cálculos e raciocínio lógico. Especialista sugere priorizar as questões mais fáceis e usar a estratégia da Teoria de Resposta ao Item (TRI).
L
Enem 2025 saiba o que é permitido levar no segundo dia de prova

Enem 2025 saiba o que é permitido levar no segundo dia de prova

Portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h. As provas de Matemática e Ciências da Natureza terão duração de 5 horas.
L
STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em inquérito sobre golpe de Estado

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em inquérito sobre golpe de Estado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade aceitar a denúncia da PGR, tornando o deputado federal Eduardo Bolsonaro réu. Ele é acusado de coação no curso do processo por articular sanções dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras, buscando pressionar o julgamento que condenou seu pai.
L
Governo e GEAPP fecham parceria para levar energia limpa à Amazônia

Governo e GEAPP fecham parceria para levar energia limpa à Amazônia

O acordo de cinco anos, anunciado na COP30 em Belém, visa expandir o acesso à energia renovável em comunidades isoladas, eliminando a pobreza energética e fortalecendo a bioeconomia local.
L

Nota de pesar: Adalberto de Oliveira Castro

A família comunica com pesar a partida de Adalberto de Oliveira Castro, aos 87 anos, servidor público dedicado e motorista do governador Jorge Teixeira, cuja trajetória marcou a história de Rondônia e deixou lembranças de amor, simplicidade e devoção à família.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L

POLÍTICA

Alckmin vê passo positivo, mas distorção tarifária dos EUA persiste

Alckmin vê passo positivo, mas distorção tarifária dos EUA persiste

O vice-presidente Geraldo Alckmin classificou a retirada da tarifa global de 10% sobre cerca de 200 produtos como um avanço diplomático. Contudo, a permanência da sobretaxa exclusiva de 40% aplicada ao Brasil mantém um obstáculo relevante à competitividade das exportações brasileiras.
L
Deputada Ieda Chaves resgata filhote ferido e garante tratamento

Deputada Ieda Chaves resgata filhote ferido e garante tratamento

Parlamentar presta socorro a filhote com ferimento grave no olho e reforça a importância da proteção animal em Porto Velho e em todo o estado.
L
Lula envia novo Plano Nacional de Cultura ao Congresso

Lula envia novo Plano Nacional de Cultura ao Congresso

Documento de 10 anos reforça cultura como política de Estado e pilar da democracia.
L
Candidaturas espelho inundam o país

Candidaturas espelho inundam o país

Pré-candidatos dependentes da imagem de terceiros revelam falta de preparo e oportunismo na política brasileira.
L
Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um apelo para que a Câmara dos Deputados vote o projeto de lei que visa punir o devedor contumaz. Segundo o ministro, a medida é essencial para asfixiar financeiramente o crime organizado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é presa tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Jovem é presa tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Suspeita de 19 anos foi flagrada pelo aparelho Bodyscan ao tentar visitar o pai no presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso, acompanhada da irmã de 4 anos.
16
Motorista provoca colisão com moto aplicativo na zona Leste

Motorista provoca colisão com moto aplicativo na zona Leste

Acidente no cruzamento da Rua Aruba com José Amador dos Reis deixou o piloto de moto aplicativo ferido na manhã deste sábado.
12
Três ficam feridos em colisão entre motocicletas na zona Leste

Três ficam feridos em colisão entre motocicletas na zona Leste

Acidente na Rua Benedito Inocêncio deixou duas mulheres e um homem feridos na noite de sexta-feira no bairro JK.
12
Dupla é presa com droga antes de fazer entrega em Porto Velho

Dupla é presa com droga antes de fazer entrega em Porto Velho

Dois jovens, de 23 e 25 anos, foram detidos com meio tablete de maconha na zona leste da cidade na noite de sexta-feira.
16
Motorista fica em estado grave após acidente na Penal

Motorista fica em estado grave após acidente na Penal

Acidente na Penal deixou três feridos e envolveu um Fiat Strada e um Ford Fusion na noite de sexta-feira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Miguel Alves Ferreira

Nota de pesar: Miguel Alves Ferreira

Conhecido por seu jeito brincalhão, divertido e de bom humor, Miguel tinha a determinação como marca registrada. Amava cuidar dos seus, aconselhar, ouvir e estar presente em cada momento importante.
L
Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

O evento gratuito “Re-conhecendo nosso rio” ocorre neste sábado (15) em parceria com a UFRJ e o ICMBio. A iniciativa visa educar o público sobre a rica e desconhecida fauna de peixes e crustáceos dos rios que nascem na maior floresta urbana do mundo.
L
Fundo Amazônia libera R$ 81,2 milhões para projeto sustentável no Pará

Fundo Amazônia libera R$ 81,2 milhões para projeto sustentável no Pará

O projeto Pará Mais Sustentável, aprovado durante a COP30, destinará recursos para 27 municípios nas regiões do Baixo Amazonas e Xingu. A iniciativa visa fortalecer a sociobiodiversidade e o desenvolvimento de baixo carbono no estado.
L
Brasil vence Senegal por 2 a 0 em Londres

Brasil vence Senegal por 2 a 0 em Londres

A Seleção Brasileira superou o adversário africano no Emirates Stadium, em mais um amistoso de preparação para a Copa do Mundo de 2026. Estêvão e Casemiro marcaram os gols da vitória, consolidando a tática ofensiva de Carlo Ancelotti.
L
Sobretaxa de 40% nos EUA Mantém Entrave para Exportações Brasileiras

Sobretaxa de 40% nos EUA mantém entrave para Exportações Brasileiras

Apesar da redução de uma tarifa de 10% para 80 produtos, entidades setoriais apontam que a sobretaxa adicional de 40% imposta pelos Estados Unidos é o principal obstáculo para a competitividade brasileira no mercado norte-americano.
L
Duelo na Fronteira 2025 abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira 2025 abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Primeira noite do Duelo na Fronteira 2025 reúne centenas de pessoas no Bumbódromo de Guajará-Mirim e destaca as apresentações do Boi Malhadinho Mirim e Adulto.
L
Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

No Dia da Proclamação da República, o Governo de Rondônia reforça que responsabilidade fiscal, transparência e trabalho contínuo são essenciais para um Brasil mais digno.
L
ARDPV percorre mais de 35 bairros e moradores relatam melhora na coleta de lixo

ARDPV percorre mais de 35 bairros e moradores relatam melhora na coleta de lixo

Fiscalização da ARDPV reforça monitoramento da coleta de lixo em Porto Velho e mostra avanço no serviço, após dias de atrasos na capital.
L

Direto da Marcha pelo Clima na COP 30, News Rondônia registra ato com povos tradicionais e autoridades

Durante a COP 30 em Belém, o correspondente Carlos Caldeira registrou a Marcha Global pelo Clima, que reuniu povos tradicionais, organizações sociais e autoridades como Marina Silva e Sonia Guajajara, reforçando debates sobre justiça climática e transição ambiental.
L
O que as convulsões revelam sobre a saúde dos cães

O que as convulsões revelam sobre a saúde dos cães

Identificação precoce de sinais e tratamento adequado permitem controle das crises e segurança ao animal
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.