QUARTA-FEIRA, 11/03/2026

Em destaque

L

Mundo

Pequim+30: países apontam retrocessos nos direitos das mulheres

Relatório foi publicado nesta sexta-feira pela ONU Mulheres

Por FABÍOLA SINIMBÚ - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Pequim+30: países apontam retrocessos nos direitos das mulheres
WILSON DIAS/ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL

Trinta anos após a criação da maior agenda global para alcançar a igualdade de direitos para mulheres e meninas, a Organização das Nações Unidas Mulheres (ONU Mulheres) publicou nesta quinta-feira (6) um relatório com um balanço da jornada de 159 dos 189 países signatários da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim.

Mesmo com muitos avanços, quase um quarto dos governos em todo o mundo relataram retrocessos nos direitos das mulheres. Os dados foram detalhados em três frentes: progressos que necessitam ser acelerados, progressos com mulheres sendo deixadas para trás, estagnação e retrocesso:

Progressos que necessitam ser acelerados

Entre 1995 e 2024, 1,531 reformas legais buscaram avanços na igualdade de gêneros pelo mundo, mas mulheres ainda têm apenas 64% dos direitos dos homens

A proporção de mulheres parlamentares mais que dobrou desde 1995, mas eles ainda ocupam três de quatro posições nos parlamentos

A proporção de mulheres usando a internet cresceu de 50% para 65% no período entre 2019 e 2024, mas eles ainda são maioria e somaram 277 milhões a mais na rede digital em 2024

A participação global de mulheres recebendo benefícios de proteção social aumentou para um terço entre 2010 e 2023, mas 2 bilhões de mulheres e meninas permaneceram sem cobertura de proteção social em 2023
Progressos com mulheres sendo deixadas para trás

10% das mulheres e meninas ainda vivem em famílias na extrema pobreza e a proporção aumenta para 24% quando elas estão na idade entre 18 e 34 anos, período em que majoritariamente são mães de crianças pequenas

Meninas superam os meninos nas taxas de conclusão do ensino médio na maioria das regiões. Mas a África Subsaariana e a Ásia Central e Meridional ficam para trás. 59,5 milhões de adolescentes perderam esse direito fundamental

Entre 2003 e 2023, a proporção de mulheres casadas quando crianças caiu de 24% para 19%. No entanto, os ganhos na prevenção do casamento infantil foram três vezes mais altos entre as famílias ricas do que entre as mais pobres

De 1995 a 2024, mulheres jovens de 15 a 24 anos tiveram acesso mais rápido ao planejamento familiar moderno com base na demanda. Mas, com apenas dois terços das suas necessidades atendidas, elas permanecem atrás de todas as outras faixas etárias
Estagnação e retrocesso

Desde 2022, entre os conflitos relatados, os casos de violência sexual aumentaram 50%. Mulheres e meninas representaram 95% das vitimas desses crimes.

As desigualdades de gênero no trabalho estagnaram por décadas. Entre as pessoas de 25 a 54 anos em todo o mundo, 63% das mulheres constituem força de trabalho enquanto entre os homens esse percentual é de 92%. As mulheres ainda recebem 2,5 vezes menos que os homens.

Apesar de ter diminuído em um terço, no período entre 2000 a 2015, a taxa de mortalidade materna permaneceu quase inalterada desde então.

Entre 2021 e 2022, 42% dos recursos de assistência oficial bilateral investidos em desenvolvimento tinham como objetivos políticas de promoção da igualdade de gênero. Isso caiu na comparação com o período entre 2019 e 2020, quando esse percentual era de 45%. De fato, apenas 4% da ajuda foi destinada a programas que tinham a igualdade de gênero como objetivo principal.

Os dados do relatório levaram o organismo internacional a desenvolver a Agenda de Ação Pequim+30.

“O trigésimo aniversário da Plataforma de Ação de Pequim em 2025 oferece uma chance de refletir sobre o progresso e acelerar a ação. Na ONU Mulheres, aproveitamos esta oportunidade para nos envolver com nossos parceiros, aproveitando suas experiências para informar a próxima fase de nossos esforços”, declarou Sima Bahous, diretora Executiva da ONU Mulheres na apresentação do relatório.

De acordo com a dirigente, esses esforços foram estruturados em “6+1” ações-chaves para promover a igualdade de gênero:

Diminuir a desigualdade digital entre gêneros;
Colocar as mulheres no centro do desenvolvimento econômico sustentável;
Acabar com a violência contra as mulheres;
Promover a liderança das mulheres na tomada de decisões;
Aumentar o compromisso pela paz, segurança e ação humanitária; e
Lutar pela justiça climática.

“+1 reflete a inclusão fundamental da juventude nestes esforços. Ao integrar a juventude nas seis ações, multiplicamos o seu impacto e garantimos que as decisões de hoje moldem o mundo de amanhã”, declarou

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Crise energética global: países liberam volume recorde de petróleo após bloqueio no Irã

Crise energética global: países liberam volume recorde de petróleo após bloqueio no Irã

Coalizão de 32 nações disponibiliza 400 milhões de barris para conter alta nos preços causada pelo fechamento do Estreito de Ormuz.
L
Irã ataca bases e navios mesmo sob bombardeios intensos na região

Irã ataca bases e navios mesmo sob bombardeios intensos na região

Teerã demonstra capacidade de retaliação ao atingir três novas embarcações no Golfo e bases dos Estados Unidos enquanto Estreito de Ormuz permanece bloqueado.
L
Conflito no Líbano provoca deslocamento de 667 mil pessoas em uma semana

Conflito no Líbano provoca deslocamento de 667 mil pessoas em uma semana

ONU alerta que ordens de evacuação em massa emitidas por Israel podem configurar deslocamento forçado ilegal.
L
Guarda Revolucionária do Irã rebate Trump e ameaça bloquear exportação total de petróleo

Guarda Revolucionária do Irã rebate Trump e ameaça bloquear exportação total de petróleo

Teerã afirma que determinará o desfecho do conflito e intensificará ataques com mísseis; mercado global de energia reage com forte volatilidade.
L
EUA ordenam retirada de diplomatas da Arábia Saudita após escalada de retaliação iraniana

EUA ordenam retirada de diplomatas da Arábia Saudita após escalada de retaliação iraniana

Departamento de Estado americano cita riscos severos à segurança; país árabe tornou-se alvo de ataques após ofensiva que abateu Ali Khamenei.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova obrigatoriedade de tornozeleira para agressores e reforça proteção às mulheres

Câmara aprova obrigatoriedade de tornozeleira para agressores e reforça proteção às mulheres

Proposta permite que delegados determinem monitoramento em cidades sem juiz e cria alerta simultâneo para vítimas e polícia.
L

Em Cima da Hora : Wagner Sodré e Jeffeson Muniz falam sobre eleição do SINPOL

A entrevista promete trazer informações importantes para os filiados e para todos que acompanham o debate sobre a organização e a representatividade da categoria no estado.
L
Todo o estado de Rondônia entra em alerta para chuvas de nível 2

Todo o estado de Rondônia entra em alerta para chuvas de nível 2

Na capital Porto Velho, a previsão indica chuva em toda a área urbana, com maior possibilidade de ocorrência de descargas elétricas, especialmente em áreas ao noroeste da cidade, conforme apontam as imagens do satélite GOES-19.
L

Estreias da semana no cinema trazem suspense, terror e promoção especial

Filmes Missão Refúgio, POV: Presença Oculta e Iron Lung chegam às telonas, enquanto o Cine Araújo prepara promoções especiais em Porto Velho com ingressos a preços reduzidos.
L
Torcedores soltam fogos próximo a hotel onde está time do Atlético-GO antes de jogo contra o Gazin Porto Velho

Torcedores soltam fogos próximo a hotel onde está time do Atlético-GO antes de jogo contra o Gazin Porto Velho

A madrugada desta quarta-feira foi marcada por um episódio de pressão da torcida antes do confronto pela Copa do Brasil entre o Gazin Porto Velho e o Atlético Goianiense.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli assume relatoria de ação que pede instalação da CPI do Banco Master

Toffoli assume relatoria de ação que pede instalação da CPI do Banco Master

Ministro foi sorteado pelo sistema do STF mesmo após deixar inquérito sobre o banco devido a citações em mensagens de investigado.
L
Deputado Pedro Fernandes discute fortalecimento do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes discute fortalecimento do cooperativismo em Rondônia

Encontro com equipe da OCB abordou proposta legislativa e alinhamentos técnicos para impulsionar cooperativas no estado.
L
STF determina prisão imediata de ex-comandantes da Polícia Militar por omissão no 8 de janeiro

STF determina prisão imediata de ex-comandantes da Polícia Militar por omissão no 8 de janeiro

Oficiais condenados a 16 anos de reclusão serão encaminhados para a “Papudinha”, onde cumprirão pena por falha na contenção dos atos golpistas.
L
STF confirma depoimento de Leila Pereira na CPMI do INSS

STF confirma depoimento de Leila Pereira na CPMI do INSS

Ministro Flávio Dino nega pedido da defesa e mantém convocação da presidente do Palmeiras e da Crefisa como testemunha.
L
Fundador da Reag Investimentos nega elo com o PCC em depoimento à CPI do Crime

Fundador da Reag Investimentos nega elo com o PCC em depoimento à CPI do Crime

Empresário João Carlos Mansur afirma que gestora foi auditada internacionalmente e atribui liquidação do Banco Central ao tamanho da companhia.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM faz cerco e prende dupla acusada de roubo e apreende drogas

PM faz cerco, prende dupla acusada de roubo e apreende drogas

Durante varredura os policiais encontraram dois celulares roubados, 8 porções de maconha, 6 de crack e 17 de cocaína, dinheiro do tráfico e objetos de procedência duvidosa.
14
Polícia Militar recupera celulares roubados e fecha ponto de venda de drogas no bairro São Francisco

Polícia Militar recupera celulares roubados e fecha ponto de venda de drogas no bairro São Francisco

Ação em Porto Velho termina com dois presos e apreensão de cocaína, crack e maconha após rastreamento em tempo real.
12
Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Após quase uma semana lutando pela vida, Gabriel acabou não resistindo e foi a óbito.
18
MPRO deflagra Operação "Eco" em Nova Mamoré

MPRO deflagra Operação “Eco” em Nova Mamoré

A ação é um desdobramento da Operação Godos, deflagrada no dia 12/11/2025, e visa instruir investigação que apura a suposta prática do crime de obstrução de justiça, especificamente no que tange ao embaraço de investigações envolvendo organização criminosa armada.
10
Motociclista fica ferido após colisão com caminhonete no acesso ao Savana Park

Motociclista fica ferido após colisão com caminhonete no acesso ao Savana Park

Segundo acidente registrado no mesmo local em menos de 12 horas reforça periculosidade do trevo para quem tenta atravessar a rodovia.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ICMS do gado em Rondônia tem redução para fortalecer a competitividade do setor

ICMS do gado em Rondônia tem redução para fortalecer a competitividade do setor

Governo do Estado institui benefício fiscal que reduz carga tributária para 4% nas saídas interestaduais destinadas ao abate
L
Programa Regulariza Rondônia é lançado para fortalecer a regularização fundiária

Programa Regulariza Rondônia é lançado para fortalecer a regularização fundiária

Governo do Estado apresenta o Sistema Sicarf para modernizar e agilizar o ordenamento territorial em municípios rondonienses
L
Cursos de gestão com inscrições abertas em Rondônia pelo Idep

Cursos de gestão com inscrições abertas em Rondônia pelo Idep

Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional oferece vagas para cursos remotos até este domingo, 15 de março
L
Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras do Sebrae em Porto Velho

Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras do Sebrae em Porto Velho

Programa Sebrae Delas promove capacitação e reflexões sobre liderança, gestão e equilíbrio entre vida pessoal e profissional em alusão ao Mês Internacional da Mulher.
L

Requerimento da Licença Ambiental: M. F. DAS NEVES SILVA

Licença Prévia – LP, Licença de Instalação – LI e Licença de Operação – LO
L
Governo e setor produtivo discutem logística para fortalecer agroindústria em Rondônia

Governo e setor produtivo discutem logística para fortalecer agroindústria em Rondônia

Reunião debate infraestrutura logística, rotas bioceânicas e medidas para ampliar competitividade das cadeias agroindustriais.
L
Rondônia inicia planejamento do turismo com reunião do Consetur para 2026

Rondônia inicia planejamento do turismo com reunião do Consetur para 2026

Governo reúne Conselho Estadual de Turismo e representantes do trade em Porto Velho para definir ações estratégicas do setor para 2026.
L
Indústria de motocicletas registra o melhor início de ano desde 2011 apesar de feriado curto

Indústria de motocicletas registra o melhor início de ano desde 2011 apesar de feriado curto

Produção nacional cresce 1,7% no primeiro bimestre de 2026 impulsionada por modelos de alta cilindrada e forte demanda externa.
L