QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

L

Mundo

França alerta que risco de guerra na Europa nunca foi “tão alto”

Chanceler diz que linha de frente russa está se aproximando

Por Inês Moreira Santos - Repórter da RTP - 20

Publicado em 

França alerta que risco de guerra na Europa nunca foi "tão alto"
REUTERS/Benoit Tessier/Proibida reprodução

Um dia depois de uma cúpula em Londres e da proposta franco-britânica para uma trégua de um mês na Ucrânia, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Nöel Barrot, disse que o “risco de guerra no continente europeu nunca foi tão alto” como agora. Em entrevista nesta segunda-feira (3), ele admitiu que “a linha de frente [russa] está constantemente se aproximando” e citou as ambições imperialistas” de Moscou, particularmente com a invasão da Ucrânia.

“O risco de guerra no continente europeu, na União Europeia, nunca foi tão alto porque, durante quase 15 anos, a ameaça continuou a se aproximar de nós, a linha da frente continuou a se aproximar”, declarou Barrot à Rádio France Inter, poucas horas antes de debate no Parlamento francês sobre a guerra na Ucrânia e a segurança na Europa.

É por isso que a França, explicou o chefe da diplomacia francesa, tem dito há sete anos que é preciso intensificar as defesas para conter a ameaça.

“O que estamos a testemunhar hoje, o que testemunhamos no domingo em Londres, é o despertar de toda uma seção de europeus que se recusou a ver a realidade das coisas”, lamentou. Acrescentou que os países europeus estão agora convencidos da necessidade “de que a Europa seja capaz de garantir a própria defesa e a própria segurança”, além de ter “os meios necessários para nunca mais ter que perguntar aos Estados Unidos o que eles podem fazer pela segurança europeia”.

EUA não querem abandonar a Ucrânia

No domingo, o presidente francês garantiu que os participantes do encontro em Londres estão determinados a agir por uma paz duradoura na Ucrânia e a tomar medidas para garantir a segurança coletiva. Trata-se de um plano elaborado entre Londres e Paris, que incluiria “um ou dois outros países” e aqueles que queiram se juntar, formando uma coligação de interessados, o que será posteriormente transmitido a Washington.

As palavras “Terceira Guerra Mundial” foram proferidas pelo presidente norte-americano na sexta-feira (28), numa discussão com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante encontro na Casa Branca. Na entrevista à rádio francesa, Barrot lembrou que não é a primeira vez que Donald Trump menciona essas palavras.

“Teríamos preferido que essa conferência de imprensa tivesse sido diferente? A resposta é sim. Vemos em Volodymyr Zelensky um grande lutador da resistência, um herói? A resposta é sim. O nosso papel é fazer acusações ou dar lições de moral? Não”, afirmou o governante francês.

Apesar da polêmica e tensa reunião entre o líder ucraniano e o homólogo norte-americano, que muitos viram como uma “humilhação” de Trump a Zelensky, o ministro francês disse acreditar que os Estados Unidos não têm interesse em abandonar a Ucrânia ou a Europa.

“Acredito que é do interesse dos Estados Unidos, é até mesmo o destino natural do país, estar no campo da Ucrânia. Se a Ucrânia capitulasse, não seria apenas uma notícia terrível para esse país, uma notícia terrível para os europeus, mas também uma admissão terrível de fraqueza para os Estados Unidos”, considerou Barrot.

O Reino Unido e a França querem propor uma trégua “no ar, nos mares e na infraestrutura energética”, o que “servirá para demonstrar a boa-fé de Vladimir Putin quando ele se comprometer com essa trégua”. É nessa altura, disse o ministro francês, que “as verdadeiras negociações de paz vão começar, porque queremos paz, mas queremos paz sólida e duradoura”.

“Uma paz que ponha fim definitivo ao que tem ocorrido no leste do continente há 15 anos”.

“Para pôr fim à guerra de agressão russa na Ucrânia, queremos que os Estados Unidos, por meio de pressão, consigam levar Vladimir Putin à mesa de negociações e a concordar em pôr fim de uma vez por todas às suas ambições imperialistas, que levaram a linha de frente a estar cada vez mais perto de nós”.

Jean-Noël Barrot considerou “possível”, num futuro imediato, retomar o diálogo entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky após a acalorada conversa.

“Acredito que há desejo de ambos os lados, uma consciência partilhada de que é do interesse da Ucrânia, do interesse dos europeus e do interesse dos norte-americanos garantir que as ambições imperialistas russas sejam interrompidas”, afirmou.

Nas últimas horas, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, ordenou uma pausa em todas as operações cibernéticas do país contra a Rússia, incluindo ações ofensivas. Essa pausa faz parte de um processo de reavaliação das operações dos EUA contra a Rússia e sua duração não está claramente definida, segundo o New York Times.

Na entrevista, o ministro francês admitiu ter tido “um pouco de dificuldade para entender” a pausa ordenada por Hegseth.

“Em relação aos ataques cibernéticos, os países da União Europeia são constantemente atacados pela Rússia dessa forma”, destacou. “Tenho um pouco de dificuldade para entender essa decisão”.

A pausa ocorre no momento em que Trump está no processo de liderar uma reaproximação histórica com Moscou. Uma mudança de política externa, decidida sem consulta aos europeus e que ameaça a Europa, que durante décadas delegou a responsabilidade pela própria segurança e proteção.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Parlamento Europeu vota a favor de iniciativa para facilitar acesso ao aborto

Parlamento Europeu vota a favor de iniciativa para facilitar acesso ao aborto

O plano permite que cidadãs de países com leis restritivas realizem o procedimento em outros Estados membros da União Europeia com custos cobertos por um fundo comum.
L
Atiradores de Bondi se inspiraram no Estado Islâmico, diz polícia australiana

Atiradores de Bondi se inspiraram no Estado Islâmico, diz polícia australiana

Ataque terrorista contra comunidade judaica em Sydney, que deixou 16 mortos, teve inspiração no Estado Islâmico, afirma PF Australiana; dupla visitou as Filipinas antes do crime.
L
Austrália endurecerá leis sobre armas após massacre em Sydney

Austrália endurecerá leis sobre armas após massacre em Sydney

Após um tiroteio em celebração judaica na praia de Bondi, que deixou 16 mortos, a Austrália prometeu endurecer suas leis de armas, que já estão entre as mais rígidas do mundo, e criar um registro nacional de armas de fogo.
L
União Europeia prolonga sanções à Venezuela por mais um ano

União Europeia prolonga sanções à Venezuela por mais um ano

O Conselho da União Europeia decidiu estender as medidas restritivas contra a Venezuela até janeiro de 2027, citando “ações persistentes contra a democracia” e contínuas violações de direitos humanos no país.
L
Ucrânia desiste de meta de adesão à OTAN em troca de garantias de paz

Ucrânia desiste de meta de adesão à OTAN em troca de garantias de paz

Em um compromisso antes das negociações de paz em Berlim, o presidente Volodymyr Zelensky anunciou que a Ucrânia renuncia à ambição de ingressar na OTAN, aceitando garantias de segurança ocidentais como alternativa.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

O julgamento no STF foi interrompido por um pedido de vista, adiando a decisão sobre o valor que deve ser protegido de bancos em casos de superendividamento.
L
Assembleia aprova anistia a PMs punidos por atos salariais

Assembleia aprova anistia a PMs punidos por atos salariais

Anistia a PMs cancela punições e restabelece direitos funcionais.
L
Povos indígenas protestam contra marco temporal em todo o país

Povos indígenas protestam contra marco temporal em todo o país

As mobilizações ocorrem em diversas regiões para contestar a tese jurídica que restringe a demarcação de terras, enquanto o tema avança no Congresso e no STF.
L
Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira

Devido à final do Mundial, ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira

Ponto facultativo libera servidores municipais durante final do Mundial de Clubes.
L
STF registra quatro votos contra tese do marco temporal

STF registra quatro votos contra tese do marco temporal

O placar atual no Supremo Tribunal Federal rejeita a restrição para demarcação de terras indígenas e o relator propõe prazo de dez anos para concluir processos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula defende melhoria na comunicação das ações do governo para 2026

Lula defende melhoria na comunicação das ações do governo para 2026

O presidente reuniu sua equipe ministerial na Granja do Torto para realizar o balanço de 2025 e definir estratégias de narrativa para o próximo ano eleitoral.
L
Assembleia aprova lei que autoriza spray de pimenta para mulheres

Assembleia aprova lei que autoriza spray de pimenta para mulheres

Spray de pimenta passa a ser permitido como defesa pessoal em Rondônia.
L
Governo Lula anuncia maternidade e R$ 157,5 milhões para saúde em Ji-Paraná

Governo Lula anuncia maternidade e R$ 157,5 milhões para saúde em Ji-Paraná

Maternidade em Ji-Paraná avança com investimentos do Novo PAC.
L

Reconhecimento consolida Nova Brasilândia d’Oeste como a Cidade do Café

Solenidade do Melhor Café de Nova Brasilândia d’Oeste contou com a presença do deputado Cássio Gois e celebrou a força da cafeicultura local.
L
Diga NÃO ao Projeto de Lei de revisão da dosimetria das penas

Diga NÃO ao Projeto de Lei de revisão da dosimetria das penas

Revisão da dosimetria das penas é apontada como afronta ao STF.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

Suspeito ligado a facção criminosa foi localizado em condomínio popular após roubo armado ocorrido durante gravação institucional.
14
Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Colisão traseira mobilizou o SAMU e levantou alerta sobre segurança viária no trecho.
14
Família de Rondônia está entre as vítimas de grave acidente na BR-267, no Mato Grosso do Sul

Família de Rondônia está entre as vítimas de grave acidente na BR-267, no Mato Grosso do Sul

Colisão frontal durante ultrapassagem irregular matou três pessoas e deixou feridos na manhã desta terça-feira.
16
Polícia Militar prende integrantes de facção criminosa no residencial Santa Bárbara

Polícia Militar prende integrantes de facção criminosa no residencial Santa Bárbara

A operação realizada na manhã desta quarta-feira resultou na apreensão de uma pistola, munições e entorpecentes na zona oeste de Porto Velho.
14
Empresário de Rondônia é condenado a quase nove anos por transporte ilegal de mais de 100 kg de ouro

Empresário de Rondônia é condenado a quase nove anos por transporte ilegal de mais de 100 kg de ouro

Justiça Federal impõe regime fechado após maior apreensão de ouro já registrada no país.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: F C ONORIO MAFA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO Nº 156533
L
Seminário Estadual de Educação e Relações Étnico-Raciais acontece nesta quinta e sexta-feira em Porto Velho

Seminário Estadual de Educação e Relações Étnico-Raciais acontece nesta quinta e sexta-feira em Porto Velho

Evento “Educar para Reparar” é a primeira iniciativa institucional do estado voltada exclusivamente à pauta quilombola na educação.
L

Recebimento da Licença Ambiental: AUTO POSTO CALAMA – LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO)
L
É hoje! Prefeitura de Jaru realiza a primeira Cantata Natalina de Tarilândia

É hoje! Prefeitura de Jaru realiza a primeira Cantata Natalina de Tarilândia

Evento promovido pela Semed reúne alunos, educadores e comunidade em uma noite de celebração e espírito natalino.
L
Juiz Adolfo Theodoro Naujorks toma posse como desembargador do TJRO

Juiz Adolfo Theodoro Naujorks toma posse como desembargador do TJRO

Magistrado com mais de três décadas de atuação passa a integrar o segundo grau do Judiciário estadual.
L
Grupo União dos Jornalistas entrega uma tonelada de alimentos ao NACC

Grupo União dos Jornalistas entrega uma tonelada de alimentos ao NACC

A ação solidária é fruto da arrecadação realizada durante a confraternização da categoria e beneficia crianças em tratamento contra o câncer em Porto Velho.
L
Atividades extrativistas impulsionam desenvolvimento sustentável na Resex Rio Cautário

Atividades extrativistas impulsionam desenvolvimento sustentável na Resex Rio Cautário

Coleta de borracha gera renda, preserva a floresta e fortalece comunidades tradicionais no Vale do Guaporé.
L

Jaru homenageia profissionais com a Comenda Heróis da Saúde Renerci Baquer

Cerimônia reconheceu servidores da saúde pública de Jaru por serviços prestados à população com a Comenda Heróis da Saúde Renerci Baquer.
L
Associação Amigos do Bairro Castanheira realiza evento Natal Cultural

Associação Amigos do Bairro Castanheira realiza evento Natal Cultural

A celebração contará com apresentações musicais e bingo gratuito com prêmios como moto elétrica e eletrodomésticos em três localidades.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.