SEGUNDA-FEIRA, 09/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

França alerta que risco de guerra na Europa nunca foi “tão alto”

Chanceler diz que linha de frente russa está se aproximando

Por Inês Moreira Santos - Repórter da RTP - 20

Publicado em 

França alerta que risco de guerra na Europa nunca foi "tão alto"
REUTERS/Benoit Tessier/Proibida reprodução

Um dia depois de uma cúpula em Londres e da proposta franco-britânica para uma trégua de um mês na Ucrânia, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Nöel Barrot, disse que o “risco de guerra no continente europeu nunca foi tão alto” como agora. Em entrevista nesta segunda-feira (3), ele admitiu que “a linha de frente [russa] está constantemente se aproximando” e citou as ambições imperialistas” de Moscou, particularmente com a invasão da Ucrânia.

“O risco de guerra no continente europeu, na União Europeia, nunca foi tão alto porque, durante quase 15 anos, a ameaça continuou a se aproximar de nós, a linha da frente continuou a se aproximar”, declarou Barrot à Rádio France Inter, poucas horas antes de debate no Parlamento francês sobre a guerra na Ucrânia e a segurança na Europa.

É por isso que a França, explicou o chefe da diplomacia francesa, tem dito há sete anos que é preciso intensificar as defesas para conter a ameaça.

“O que estamos a testemunhar hoje, o que testemunhamos no domingo em Londres, é o despertar de toda uma seção de europeus que se recusou a ver a realidade das coisas”, lamentou. Acrescentou que os países europeus estão agora convencidos da necessidade “de que a Europa seja capaz de garantir a própria defesa e a própria segurança”, além de ter “os meios necessários para nunca mais ter que perguntar aos Estados Unidos o que eles podem fazer pela segurança europeia”.

EUA não querem abandonar a Ucrânia

No domingo, o presidente francês garantiu que os participantes do encontro em Londres estão determinados a agir por uma paz duradoura na Ucrânia e a tomar medidas para garantir a segurança coletiva. Trata-se de um plano elaborado entre Londres e Paris, que incluiria “um ou dois outros países” e aqueles que queiram se juntar, formando uma coligação de interessados, o que será posteriormente transmitido a Washington.

As palavras “Terceira Guerra Mundial” foram proferidas pelo presidente norte-americano na sexta-feira (28), numa discussão com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante encontro na Casa Branca. Na entrevista à rádio francesa, Barrot lembrou que não é a primeira vez que Donald Trump menciona essas palavras.

“Teríamos preferido que essa conferência de imprensa tivesse sido diferente? A resposta é sim. Vemos em Volodymyr Zelensky um grande lutador da resistência, um herói? A resposta é sim. O nosso papel é fazer acusações ou dar lições de moral? Não”, afirmou o governante francês.

Apesar da polêmica e tensa reunião entre o líder ucraniano e o homólogo norte-americano, que muitos viram como uma “humilhação” de Trump a Zelensky, o ministro francês disse acreditar que os Estados Unidos não têm interesse em abandonar a Ucrânia ou a Europa.

“Acredito que é do interesse dos Estados Unidos, é até mesmo o destino natural do país, estar no campo da Ucrânia. Se a Ucrânia capitulasse, não seria apenas uma notícia terrível para esse país, uma notícia terrível para os europeus, mas também uma admissão terrível de fraqueza para os Estados Unidos”, considerou Barrot.

O Reino Unido e a França querem propor uma trégua “no ar, nos mares e na infraestrutura energética”, o que “servirá para demonstrar a boa-fé de Vladimir Putin quando ele se comprometer com essa trégua”. É nessa altura, disse o ministro francês, que “as verdadeiras negociações de paz vão começar, porque queremos paz, mas queremos paz sólida e duradoura”.

“Uma paz que ponha fim definitivo ao que tem ocorrido no leste do continente há 15 anos”.

“Para pôr fim à guerra de agressão russa na Ucrânia, queremos que os Estados Unidos, por meio de pressão, consigam levar Vladimir Putin à mesa de negociações e a concordar em pôr fim de uma vez por todas às suas ambições imperialistas, que levaram a linha de frente a estar cada vez mais perto de nós”.

Jean-Noël Barrot considerou “possível”, num futuro imediato, retomar o diálogo entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky após a acalorada conversa.

“Acredito que há desejo de ambos os lados, uma consciência partilhada de que é do interesse da Ucrânia, do interesse dos europeus e do interesse dos norte-americanos garantir que as ambições imperialistas russas sejam interrompidas”, afirmou.

Nas últimas horas, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, ordenou uma pausa em todas as operações cibernéticas do país contra a Rússia, incluindo ações ofensivas. Essa pausa faz parte de um processo de reavaliação das operações dos EUA contra a Rússia e sua duração não está claramente definida, segundo o New York Times.

Na entrevista, o ministro francês admitiu ter tido “um pouco de dificuldade para entender” a pausa ordenada por Hegseth.

“Em relação aos ataques cibernéticos, os países da União Europeia são constantemente atacados pela Rússia dessa forma”, destacou. “Tenho um pouco de dificuldade para entender essa decisão”.

A pausa ocorre no momento em que Trump está no processo de liderar uma reaproximação histórica com Moscou. Uma mudança de política externa, decidida sem consulta aos europeus e que ameaça a Europa, que durante décadas delegou a responsabilidade pela própria segurança e proteção.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bad Bunny x Trump: Super Bowl vira disputa política

Bad Bunny x Trump: Super Bowl vira disputa política

Críticas de Trump ao show do astro porto-riquenho reacendem debate sobre imigração, identidade latina e cultura nos EUA após apresentação no intervalo do Super Bowl.
L
Haiti encerra transição política após pressão dos EUA sobre governo

Haiti encerra transição política após pressão dos EUA sobre governo

Conselho presidencial deixa o poder e entrega comando ao primeiro-ministro em meio a ameaças de intervenção americana e desafios de segurança e eleições no país.
L
António Seguro é eleito presidente de Portugal com votação histórica

António Seguro é eleito presidente de Portugal com votação histórica

Socialista ultrapassa 3 milhões de votos, derrota candidato da extrema direita e assume a Presidência em um dos pleitos mais expressivos da democracia portuguesa.
L
Sanae Takaichi conquista vitória histórica e consolida poder no Japão

Sanae Takaichi conquista vitória histórica e consolida poder no Japão

Primeira-ministra torna-se a primeira mulher a liderar o país com ampla maioria parlamentar, abrindo caminho para reformas econômicas e fortalecimento da política de segurança.
L
Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Conteúdo com representação ofensiva de Barack e Michelle Obama gerou críticas dentro e fora dos EUA, e governo afirmou que postagem foi feita por erro de um funcionário.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval em Porto Velho ocorre com tranquilidade e segurança reforçada em Rondônia, afirma Polícia Militar

Carnaval em Porto Velho ocorre com tranquilidade e segurança reforçada em Rondônia, afirma Polícia Militar

Apenas uma ocorrência relevante foi registrada na Capital; PM intensificou policiamento em todo o Estado durante o Carnaval 2026
L

Caso Juliana de Matos: estudantes pedem justiça em vídeo

Líderes de turma de Direito da FIMCA e da Metropolitana se manifestam com respeito e responsabilidade, pedem justiça pela morte de Juliana e defendem medidas de segurança, protocolos claros e ambulatório no campus.
L

Ponto & Contraponto: Luiz Carlos Freire e a música como arte a favor da vida

desenvolvimento humano e fortalecimento da cidadania, mostrando que a arte vai muito além do palco e da técnica, ela também salva, educa e transforma vidas.
L
Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Recursos do Novo PAC fortalecem infraestrutura, ampliam a produção de vacinas e buscam garantir autonomia do Brasil na fabricação de imunizantes e soros.
L

Caso Juliana de Matos: Polícia detalha investigação sobre morte da professora e escrivã em Porto Velho

Delegada Leisaloma Carvalho explicou o andamento do inquérito, descartou boatos sobre notas e relacionamento amoroso e afirmou que a principal linha aponta para crime motivado por frustração e não aceitação da rejeição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Fernandes celebra aprovação de lei que garante permanência de famílias no Soldado da Borracha

Pedro Fernandes celebra aprovação de lei que garante permanência de famílias no Soldado da Borracha

Deputado defende Programa Estadual de Regularização Transitória, assegurando segurança jurídica e continuidade das atividades produtivas na região.
L
Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Parlamentar articula regularização fundiária em Monte Negro e Buritis, protegendo produtores locais e garantindo posse definitiva da terra.
L
Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Ministro do STF solicita parecer do Comando Militar do Planalto sobre pedido feito por general condenado pela trama golpista e mantido sob custódia militar em Brasília.
L
Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Projeto aprovado por unanimidade busca ampliar visibilidade, inclusão e políticas públicas voltadas à comunicação como direito
L
Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Evento no Butantan marcou início da vacinação contra a dengue para profissionais do SUS.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

Uma mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e por crime de receptação.
10
Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Na ocasião, o suspeito que foi preso em flagrante disse ter tido um relacionamento amoroso de três meses com Juliana, e decidiu cometer o crime após a vítima se distanciar e reatar o casamento com o ex-marido.
16
Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Durante coletiva a polícia detalhou andamento das investigações e descartou vínculo acadêmico ou relacionamento com o suspeito
L
Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Ocorrências quase simultâneas envolveram carro e moto em avenida urbana e colisão traseira na BR-364, sem registro de feridos graves.
14
Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Vítima tentou atravessar a rodovia fora da faixa de pedestres, foi atingida por um carro em alta velocidade e morreu ainda no local do acidente.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: V & R COMERCIO DE DERIVADOS DE PETROLEO LTDA

Licença Ambiental de Operação (L.A.O) Nº 159035
L

Requerimento da Outorga: Janilda Fiau Silva

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento de Renovação da Outorga da SED ENTRONCAMENTO:  ENERGISA RONDÔNIA – DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A.

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS DO POÇO TUBULAR PROFUNDO
L

Requerimento de Outorga: PAULO HENRIQUE DOS SANTOS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L
Programa Move Brasil completa um mês com R$ 1,9 bilhão em créditos para caminhões

Programa Move Brasil completa um mês com R$ 1,9 bilhão em créditos para caminhões

Iniciativa do MDIC oferece financiamento com juros baixos para autônomos, cooperativas e empresas de transporte em todo o país.
L
Cesta básica em janeiro: preços sobem na maioria das capitais brasileiras

Cesta básica em janeiro: preços sobem na maioria das capitais brasileiras

Pesquisa da Conab e DIEESE aponta aumento do custo da alimentação em 24 capitais e variações negativas em apenas três municípios.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.