SEGUNDA-FEIRA, 15/12/2025

Em destaque

L

Mundo

Dois brasileiros conseguem fugir de trabalho escravo em Mianmar

Organização criminosa os obrigava a aplicar golpes na internet

Por LUCAS PORDEUS LEÓN - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Dois brasileiros conseguem fugir de trabalho escravo em Mianmar
ANTÔNIO CARLOS FERREIRA/ARQUIVO PESSOAL

Dois brasileiros que estavam trabalhando como escravizados em Mianmar, na Ásia, conseguiram fugir no último sábado (8) do cativeiro. Luckas Viana dos Santos, de 31 anos, e Phelipe de Moura Ferreira, de 26 anos, foram seduzidos por promessas de emprego na Tailândia, mas acabaram sequestrados e levados a Myawaddy, cidade de Mianmar, país que vive em guerra civil.

O Itamaraty informou que a Embaixada de Bangkok, na Tailândia, está prestando assistência aos brasileiros já resgatados e que providencia a repatriação deles de volta ao Brasil.

A Agência Brasil conversou com os familiares dos dois jovens vítimas de tráfico humano, que relataram o drama vivido nos últimos meses. Ambos buscavam uma vida melhor no exterior, mas acabaram tendo que trabalhar mais de 15 horas por dia aplicando golpes na internet. Quando não atingiam as metas, eram torturados e espancados.

A mãe de Luckas, Cleide Viana, de 62 anos, que trabalha em um berçário em São Paulo (SP), contou que o filho está há mais de um ano fora do Brasil. Ele trabalhou nas Filipinas, em uma empresa de games, e depois em um hostel, na Tailândia. Até que encontrou uma proposta de emprego de R$ 8 mil por mês e decidiu aceitar, em outubro do ano passado.

“Pegaram ele lá na Tailândia, no hostel, e levaram de carro. Ele pensou que era no norte da Tailândia, mas não chegava nunca. Aí foi que o levaram para Mianmar. Eu comecei a perguntar meio em códigos e ele falou que não estava bem”, relatou.

Segundo Cleide, os criminosos monitoravam as conversas para saber se estavam sendo denunciados. Desde dezembro ela não conseguia mais falar com o filho. “Não só o Brasil, mas o mundo tem que estar alerta com isso que acontece lá. Isso é uma coisa que eu nem sabia que existia”, completou a mãe de Luckas.

Plano de fuga

Outro brasileiro que conseguiu fugir, Phelipe de Moura Ferreira tinha trabalhado em Laos e nas Filipinas, na Ásia, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e no Uruguai, até que encontrou essa suposta vaga de emprego na Tailândia, para onde foi em novembro de 2024.

O pai de Phelipe, António Carlos Ferreira, de 56 anos, funcionário público municipal de São Paulo (SP), disse que o filho mandava mensagem para ele por um perfil falso enquanto trabalhava na internet. Ele então soube que o filho planejava a fuga com cerca de 80 pessoas também escravizadas.

“Nós estávamos monitorando a fuga. Eles iam fugir de sábado para domingo. Eles iam correr dois quilômetros até chegar ao rio, que faz fronteira com a Tailândia, só que eles não apareceram”, disse, acrescentando que começou a ficar angustiado. “Será que pegaram eles?”, pensou.

De acordo com o pai do Phelipe, eles foram encontrados por uma das milícias que atuam no Mianmar, tendo sido espancados por guardas armados. António argumenta que negociações entre o governo da Tailândia e uma dessas milícias rebeldes, o Exército Democrático Karen Budista (DKBA), permitiu que os brasileiros cruzassem a fronteira de volta à Tailândia.

Quando recebeu a notícia da fuga, ficou aliviado. “Foi aquela emoção. Foi a coisa mais emocionante da minha vida. Eu já estava perdendo a esperança”, revelou.

Falta de apoio

Os familiares dos jovens reclamam da atuação das autoridades brasileiras que, segundo eles, não deram respostas satisfatórias em relação ao caso. “A Embaixada do Brasil em Mianmar não fez nada. A única mensagem que eles mandavam era de que estavam em permanente contato com as autoridades do país. Contato não adianta, tinha que pressionar. Não ia sair nada se deixasse nas mãos das autoridades de Mianmar”, afirmou.

António e Cleide atribuem o sucesso da fuga à ajuda da organização não-governamental The Exodus Road, que combate o tráfico humano em todo o mundo. De acordo com António, a orientação deles e a pressão que exerceram sobre os governos asiáticos enfraqueceu a posição dos criminosos.

“Eles começaram a pressionar o governo da Tailândia, o governo da China, começava a fazer matéria, mandou a gente gravar vídeo pedindo ajuda. Aí o governo da Tailândia, pressionado, o que fez? Começou a cortar a energia lá de onde ficava a máfia”, completou.

Itamaraty

Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que, por meio das Embaixadas em Yangon, no Myanmar, e em Bangkok, na Tailândia, vinha solicitando os esforços das autoridades competentes, desde outubro do ano passado, para a liberação dos brasileiros.

“O tema foi também tratado pela Embaixadora Maria Laura da Rocha, na ocasião na qualidade de Ministra substituta, durante a IV Sessão de Consultas Políticas Brasil-Myanmar, realizada em Brasília, no dia 28 de janeiro. Em suas gestões, a Embaixadora Maria Laura da Rocha reforçou a necessidade de esforços contínuos para localizá-los e resgatá-los”, informou a pasta.

O Itamaraty acrescentou que busca conscientizar os brasileiros que buscam emprego no exterior sobre os riscos do tráfico e contrabando de pessoas, com guias online e informes sobre os perigos das ofertas de empregos no Sudeste Asiático.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Austrália endurecerá leis sobre armas após massacre em Sydney

Austrália endurecerá leis sobre armas após massacre em Sydney

Após um tiroteio em celebração judaica na praia de Bondi, que deixou 16 mortos, a Austrália prometeu endurecer suas leis de armas, que já estão entre as mais rígidas do mundo, e criar um registro nacional de armas de fogo.
L
União Europeia prolonga sanções à Venezuela por mais um ano

União Europeia prolonga sanções à Venezuela por mais um ano

O Conselho da União Europeia decidiu estender as medidas restritivas contra a Venezuela até janeiro de 2027, citando “ações persistentes contra a democracia” e contínuas violações de direitos humanos no país.
L
Ucrânia desiste de meta de adesão à OTAN em troca de garantias de paz

Ucrânia desiste de meta de adesão à OTAN em troca de garantias de paz

Em um compromisso antes das negociações de paz em Berlim, o presidente Volodymyr Zelensky anunciou que a Ucrânia renuncia à ambição de ingressar na OTAN, aceitando garantias de segurança ocidentais como alternativa.
L
Governo brasileiro repudia atentado em praia da Austrália

Governo brasileiro repudia atentado em praia da Austrália

Ataque terrorista ocorrido em uma celebração judaica na Austrália resultou em 16 mortes e 29 feridos, levando o Governo brasileiro a expressar solidariedade e condenar o antissemitismo.
L
José Antonio Kast eleito presidente do Chile com guinada à direita

José Antonio Kast eleito presidente do Chile com guinada à direita

Explorando o medo dos eleitores sobre o aumento da criminalidade e migração, José Antonio Kast venceu o segundo turno com 58,30% dos votos, marcando a mais acentuada guinada à direita do Chile desde 1990.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Veja como vai funcionar a renovação automática e de graça da nova CNH

Veja como vai funcionar a renovação automática e de graça da nova CNH

Medida provisória cria a possibilidade de renovação automática e gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na versão digital para motoristas que atenderem aos critérios do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
L

Com apoio do Sicredi, associados veem os negócios prosperarem e realidades serem transformadas

Mais do que oferecer soluções financeiras, a presença das cooperativas nas comunidades muda a vida dos associados e melhora indicadores socioeconômicos; os impactos positivos são comprovados em pesquisas
L
Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Cerca de 95,3 milhões de brasileiros devem receber a segunda parcela do décimo terceiro salário até o dia 19 de dezembro, injetando R$ 369,4 bilhões na economia do país.
L
Manifestantes vão às ruas contra o PL da Dosimetria em várias capitais

Manifestantes vão às ruas contra o PL da Dosimetria em várias capitais

Movimentos de esquerda realizaram grandes manifestações em capitais como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro neste domingo, protestando contra o Projeto de Lei da Dosimetria, classificado como uma “anistia para golpista”.
L
Carla Zambelli renuncia ao mandato e suplente será empossado

Carla Zambelli renuncia ao mandato e suplente será empossado

A deputada Carla Zambelli renunciou ao cargo na Câmara, dois dias após o Supremo Tribunal Federal confirmar a cassação imediata do seu mandato; Adilson Barroso assume nesta segunda-feira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Prefeitura de Porto Velho firma cooperação com Incra para acelerar regularização fundiária

Prefeitura de Porto Velho firma cooperação com Incra para acelerar regularização fundiária

Parceria vai permitir avanço na titulação de áreas urbanas e distritais.
L
Vereador Dr. Gilber participa de reunião na ANTT para tratar do Anel Viário de Porto Velho

Vereador Dr. Gilber participa de reunião na ANTT para tratar do Anel Viário de Porto Velho

O prefeito da capital e o senador de Rondônia, acompanhados pelo vereador Dr. Gilber, reuniram-se na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para agilizar as obras do Expresso Porto, considerada essencial para a logística e redução de acidentes urbanos.
L
Ieda Chaves cobra informações e providências sobre situação do IML de Porto Velho

Ieda Chaves cobra informações e providências sobre situação do IML de Porto Velho

Parlamentar alerta para riscos à saúde pública, à segurança jurídica e à dignidade humana no instituto.
L
Vereador acompanha andamento de emenda de R$ 1,2 milhão para refeitório de escola em Extrema

Vereador acompanha andamento de emenda de R$ 1,2 milhão para refeitório de escola em Extrema

Recurso federal busca garantir espaço adequado para alimentação de alunos da rede municipal.
L
Edevaldo Neves cobra do governo de Rondônia ações urgentes contra o avanço da criminalidade

Edevaldo Neves cobra do governo de Rondônia ações urgentes contra o avanço da criminalidade

Parlamentar aponta aumento expressivo da violência em diversas regiões do estado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Foragido considerado de alta periculosidade é capturado pelo BOPE em Rondônia

Foragido considerado de alta periculosidade é capturado pelo BOPE em Rondônia

Condenado a mais de 87 anos de prisão, criminoso integrava lista dos mais procurados do estado.
14
Operação Máximos IV resulta em apreensão de droga no Morro do Sapo

Operação Máximos IV resulta em apreensão de droga no Morro do Sapo

A Polícia Militar realizou a apreensão de maconha, cigarros artesanais e uma balança de precisão durante patrulhamento no Morro do Sapo, região central de Jaru, no âmbito da Operação Máximos IV.
12
Suspeito é detido e bicicleta furtada é recuperada no Setor 7

Suspeito é detido e bicicleta furtada é recuperada no Setor 7

A Polícia Militar de Jaru recuperou uma bicicleta furtada e deteve o suspeito na madrugada deste domingo, menos de dez minutos após a localização do indivíduo conhecido no meio policial.
10
Enfermeira é morta a tiros; Ex-companheiro é suspeito do crime

Enfermeira é morta a tiros; Ex-companheiro é suspeito do crime

O principal suspeito do feminicídio é um policial militar que não aceitava o fim do relacionamento; ele se envolveu em um acidente de trânsito durante a fuga e continua foragido em Alagoas.
18
Jovem é detido após tentar furtar picanha em supermercado

Jovem é detido após tentar furtar picanha em supermercado

Suspeito tentou sair do estabelecimento com a mercadoria sem efetuar o pagamento e foi contido pela segurança.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semias leva serviços de inclusão e cidadania ao PVH em Ação

Semias leva serviços de inclusão e cidadania ao PVH em Ação

Atendimento social, acesso a benefícios e garantia de direitos marcaram a participação da secretaria no projeto municipal.
L
Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar a transmissão vertical do HIV

Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar a transmissão vertical do HIV

O país é o maior do mundo a alcançar o marco de eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho como problema de saúde pública, resultado atribuído ao trabalho do SUS e ao acesso a testes rápidos e medicamentos, conforme anunciado por Alexandre Padilha.
L
Após sentir fortes dores na coluna, jovem dá à luz sem saber que estava grávida em RO

Após sentir fortes dores na coluna, jovem dá à luz sem saber que estava grávida em RO

O parto da jovem, que não sabia estar grávida, ocorreu em Porto Velho após ela acreditar que os fortes sintomas de dor na coluna e pélvica eram problemas gastrointestinais, um caso de gravidez silenciosa.
L
Prefeitura de Jaru promove Cantata Natalina em Tarilândia e na sede do município

Prefeitura de Jaru promove Cantata Natalina em Tarilândia e na sede do município

Apresentações acontecem nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, reunindo alunos da rede municipal e corais convidados.
L
Congresso de Educação Física Escolar reforça inclusão e esporte paralímpico em Rondônia

Congresso de Educação Física Escolar reforça inclusão e esporte paralímpico em Rondônia

Evento reuniu cerca de 400 profissionais e destacou práticas inclusivas nas escolas da rede pública.
L
Prefeitura abre Chamada Escolar Municipal para matrículas do ano letivo de 2026

Prefeitura abre Chamada Escolar Municipal para matrículas do ano letivo de 2026

Inscrições online ocorrem de 8 a 15 de janeiro e organizam o acesso à Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.
L
Cientistas descobrem ‘gatilho’ para caos genético que torna o câncer mais agressivo

Cientistas descobrem ‘gatilho’ para caos genético que torna o câncer mais agressivo

Pesquisa da Universidade da Califórnia, publicada na revista Science, identifica a enzima N4BP2 como a responsável por iniciar a cromotripsia, um fenômeno que fragmenta cromossomos e acelera a resistência dos tumores aos tratamentos.
L
“Estamos vencendo essa batalha”, diz Padilha sobre aumento da vacinação

“Estamos vencendo essa batalha”, diz Padilha sobre aumento da vacinação

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a cobertura vacinal dos 16 imunizantes obrigatórios está subindo no Brasil, mas alertou que o negacionismo e a disseminação de informações falsas continuam sendo desafios centrais.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.