SEGUNDA-FEIRA, 28/04/2025

L

Mundo

Em 16 anos, Estados Unidos deportam 5 milhões de imigrantes

Maior total de remoções ocorreu nos governos de Obama: 380 mil pessoas

Por VITOR ABDALA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Em 16 anos, Estados Unidos deportam 5 milhões de imigrantes
REUTERS/WASHINGTON ALVES/PROIBIDA REPRODUÇÃO

As promessas de campanha de Donald Trump, que anunciou que pretende deportar milhões de imigrantes, e as primeiras ações do novo presidente norte-americano acenderam um sinal de alerta para os estrangeiros que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.

Dados do Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos mostram, no entanto, que grandes números de remoções de estrangeiros do país são uma marca da política norte-americana nos últimos anos e não uma exclusividade do novo presidente.

Nos últimos 16 anos, período que inclui dois mandatos do democrata Barack Obama, o primeiro mandato de Trump (republicano) e a gestão de Joe Biden (democrata), as remoções de imigrantes do país chegaram a cinco milhões de pessoas.

O termo deportação parou de ser usado oficialmente nos Estados Unidos em 1996. Desde então, o governo americano passou a chamar o processo de repatriação, algo dividido em duas categorias: remoção e retorno.

A remoção é quando o imigrante está ilegalmente no território americano e é alvo de uma ordem de remoção do país. Portanto, há penalidades administrativas para ele, que pode incluir a proibição de voltar aos Estados Unidos por alguns anos.

O retorno ocorre quando o imigrante (ou mesmo um visitante) está em um ponto de fronteira e tem sua entrada negada pelos Estados Unidos ou quando ele decide deixar o país antes da emissão de uma ordem de remoção. Nesse caso, não há penalidades administrativas.

Obama

Nesse período de quatro gestões presidenciais, o maior número de remoções foi feito durante os governos de Obama, quando, em média, 380 mil imigrantes foram deportados através de ordens de remoção.

Em seus oito anos à frente da Casa Branca, Obama removeu cerca de três milhões de pessoas. Foi também durante o seu governo que houve o recorde anual de retirada forçada de imigrantes dos Estados Unidos: 432 mil em 2013.

O grande número de remoções em seus dois mandatos fez com que Obama fosse apelidado, por ativistas de direitos humanos, de Deporter-in-Chief (Deportador-chefe).

“Apesar da retórica humanista sobre o tema, a administração Obama alegou que a deportação era uma medida destinada apenas a imigrantes sem documentos de permanência e que cometeram crimes violentos. Todavia, a justificativa é questionável, inclusive pela quantidade de deportados”, afirma o professor de História da América, Roberto Moll, da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro.

Moll explica que Obama introduziu o Deferred Action for Childhood Arrivals (Daca) [Ação diferida para chegadas na infância] em 2012, um programa que permitiu que jovens imigrantes que entraram nos Estados Unidos sem documentos de permanência obtivessem permissões de trabalho e proteção temporária contra deportação.

Trump

Sucessor de Obama, Trump assumiu o governo em 2016, com a promessa de endurecer as ações contra a imigração ilegal, inclusive com a construção de um muro na fronteira com o México. Apesar da retórica, o republicano não superou as remoções promovidas durante a gestão do antecessor.

Segundo dados dos DHS, entre os anos fiscais de 2017 a 2020 (ou seja, de outubro de 2016 a setembro de 2020), período que o país foi majoritariamente presidido por Trump, houve 1,2 milhão de remoções.

“Entretanto, o governo Trump instaurou uma política de tolerância zero, que não estabeleceu nenhum critério baseado na criminalidade. Inclusive, separou famílias de imigrantes sem documentação de permanência e aprisionou crianças. O governo Trump tentou acabar com o Daca, mas foi derrotado na Suprema Corte. Durante a pandemia de Covid-19, recorreu aos códigos de saúde pública, conhecido como Title 42, para deportar rapidamente imigrantes na fronteira, sem permitir que solicitassem asilo, alegando que a medida era necessária para conter a disseminação do vírus”, destacou Moll.

Outra medida de Trump, segundo o professor, foi a Remain in Mexico [Permanecer no México], política de obrigar as pessoas em busca de asilo a esperar, no México, a análise do pedido e não em solo americano. “Isso gerou uma verdadeira crise na fronteira e nas cidades mexicanas de fronteira, com centenas de milhares de imigrantes acampados ou em condições precárias de espera”.

Biden

Em 2021, o partido democrata voltou ao poder, com o presidente Joe Biden. Apesar de não ter uma retórica anti-imigração tão contundente quanto Trump, o novo presidente manteve as remoções no patamar de mais de 100 mil por ano.

Sob Biden, as remoções de imigrantes cresceram ano após ano, passando de 85 mil em 2021 para 330 mil em 2024. No total, quase 700 mil pessoas foram removidas dos Estados Unidos nesses quatro anos.

No entanto, durante seus três primeiros anos à frente da Casa Branca, Biden manteve a política de barrar os imigrantes ainda na fronteira, com base em um artigo do código de saúde pública dos EUA (conhecido como Title 42). De outubro de 2020 a maio de 2023, (mês em que a deportação com base no Title 42 foi suspensa), 2,8 milhões de imigrantes foram impedidos de entrar no país.

Mas, segundo Moll, Biden trouxe avanços, entre eles a própria revogação das deportações com base nos códigos de saúde.

“O governo Biden revogou a política de deportação cassada no Title 42 e a política de Remain in México, reforçou o Daca e tentou introduzir uma reforma da política migratória que esbarrou na oposição trumpista no Congresso”, afirmou.

Mesmo antes de Obama, o número de deportações por presidentes americanos já superava os milhões. Em seus oito anos de governo (2001 a 2008), o republicano George W. Bush havia deportado cerca de dois milhões de imigrantes.

“O governo de W. Bush e os atentados terroristas de 11 de setembro trouxeram mudanças significativas para imigrantes, sobretudo aqueles sem documentos para entrar e permanecer nos Estados Unidos. Em função dos atentados, o governo W. Bush adotou políticas mais rigorosas para a imigração e incrementou a militarização da fronteira, processo que vem desde os anos 1980”, explica Roberto Moll.

Antes de Bush, Bill Clinton chegou a remover cerca de 870 mil imigrantes, um número próximo de um milhão.

Há ainda milhões de imigrantes “retornados” dos Estados Unidos, muitos dos quais nem sequer conseguiram entrar no país porque foram barrados nos pontos de fronteira.

Mais números

De acordo com dados do DHS, foram realizados 4,1 milhões de retornos de pessoas nos últimos 16 anos, ou seja, nas eras Obama, Biden e Trump (primeiro mandato). Isso sem contar os três milhões expulsos com base no código sanitário durante a pandemia (nos mandatos de Trump e Biden). Nos 16 anos de Bush e Clinton (1993 a 2008), foram promovidos 19,7 milhões de retornos.

Para a professora da Fundação Getulio Vargas (FGV), Carla Beni, o que diferencia Trump dos outros presidentes recentes é o seu discurso, que atribui ao imigrante o rótulo de “delinquente”. “Trump é profundamente midiático, ele vai governar os Estados Unidos como se fosse um reality show”.

Segundo o coordenador do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo), Rubens Duarte, a rigidez contra os imigrantes ilegais não é nova, mas o que Trump fez foi transformar a situação em uma “caça às bruxas”.

“O Trump repete incessantemente alguns absurdos como associar os imigrantes a crimes, a insanidades. A gente não pode esquecer que ele, mais de uma vez, disse que os países do Sul, principalmente os sul-americanos, estavam enviando presidiários e pessoas que estavam em manicômios para os Estados Unidos. Chegou a dizer que os níveis de violência em alguns países latino-americanos caíram porque teriam enviado os criminosos daqueles países para os Estados Unidos”, finaliza.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

REN restaura produção em usinas e prioriza serviços essenciais após apagão em Portugal

REN restaura produção em usinas e prioriza serviços essenciais após apagão em Portugal

Operação foi retomada em uma usina hidrelétrica e uma termelétrica
L
Rússia declara cessar-fogo de três dias na guerra com Ucrânia para comemorações do 80º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista

Rússia declara cessar-fogo de três dias na guerra com Ucrânia para comemorações do 80º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista

Pausa na guerra é pelo 80º aniversário da vitória contra os nazistas
L
Apagão generalizado paralisa transporte e gera caos em Espanha e Portugal

Apagão generalizado paralisa transporte e gera caos em Espanha e Portugal

Autoridades europeias não descartam ciberataque
L
Bombeiros combatem incêndio no porto de Shahid Rajaï, no Irã, após explosão que matou pelo menos 40 pessoas

Bombeiros combatem incêndio no porto de Shahid Rajaï, no Irã, após explosão que matou pelo menos 40 pessoas

Número de mortos chega a pelo menos 40 e há mil feridos
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Borderline: música de Maraisa gera polêmica e reacende debate sobre transtornos psicológicos

Você sabe o que é borderline? Entenda por que o tema vai muito além de uma letra de música
L
Seleção Brasileira anuncia uniforme vermelho para a Copa de 2026, e cores geram revolta

Seleção Brasileira anuncia uniforme vermelho para a Copa de 2026, e cores geram revolta

O lançamento oficial está previsto para ocorrer durante a Data Fifa de março de 2026, última janela antes do início do torneio, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.
L

Jovem News | Rato Andrade fala sobre sucesso e influência digital

Nesta segunda-feira, dia 28, às 17h, estreia o programa Jovem News com uma entrevista especial com o influencer digital Rato Andrade.
L
'SÓ POR HOJE': Diretor de Porto Velho lança curta-metragem gravado na capital

‘SÓ POR HOJE’: Diretor de Porto Velho lança curta-metragem gravado na capital

Com duração de 15 minutos, classificação indicativa de 14 anos e entrada gratuita, o filme aborda temas como superação, recaídas e esperança em um drama urbano.
L

Entre esta segunda-feira (28) e amanhã, a probabilidade de chuvas de nível 2 pode causar tempestades severas, alterando o clima

Apesar disso, Rondônia não aparece entre os estados com as maiores precipitações na semana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Veja como consultar resultados finais do concurso nacional unificado

Governo anuncia 3.352 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Edital deve sair em julho; provas objetivas serão aplicadas em outubro
L
Concurso Nacional Unificado terá maior contratação de servidores federais em dez anos, com 6.640 vagas

MGI autoriza a nomeação de 4.330 aprovados na 1ª edição do Concurso Público Nacional Unificado

Primeiras nomeações estão previstas para maio em 16 órgãos federais
L
Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Gislaine Lebrinha apresenta estudo sobre pirarucu em Brasília e defende liberação da pesca no Guaporé

Deputada Gislaine Lebrinha apresenta estudo sobre pirarucu em Brasília e defende liberação da pesca no Guaporé

Apresentação em Brasília propõe liberação da pesca do pirarucu no Guaporé após estudo genético.
L
Marcos Rocha e Luana Rocha destinam R$ 6 milhões para iniciativas do terceiro setor em Rondônia

Marcos Rocha e Luana Rocha destinam R$ 6 milhões para iniciativas do terceiro setor em Rondônia

O governador explicou que desta vez serão selecionados projetos para transferência de recursos de R$ 50 mil a R$ 2 milhões, seguindo critérios do decreto que deve ser publicado nesta segunda-feira.
L

Mirante da Serra recebe mais de R$ 200 mil em equipamentos agrícolas entregues pela deputada Cláudia de Jesus

Os investimentos foram solicitados pelos vereadores Paulo Roberto, Ezequiel Goedert, lideranças comunitárias e agricultores.
L

Deputada Cláudia de Jesus repassa R$ 350 mil para a saúde de Chupinguaia

Com o valor da emenda parlamentar será adquirido uma ultrassom 3D para uso no serviço público de saúde.
L

Rua Lisboa passa por pavimentação após pedido do vereador Pedro Geovar

As obras incluem tapa-buracos, drenagem e pavimentação asfáltica.
L
Publicidade

POLÍCIA

Vulgo “Pilão” morre durante troca de tiros com BPTAR em Vilhena

De acordo com informações apuradas pelo site, a equipe policial recebeu denúncias de que um homem armado estaria circulando em uma moto Honda Biz.
18
Batida entre carros deixa passageira ferida na zona leste

Batida entre carros deixa passageira ferida na zona leste

De acordo com testemunhas, o Gol com quatro pessoas seguia na Pimenteira, quando entrou na Mamoré e acabou batendo na traseira da Strada.
14
Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Rondônia

Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Rondônia

O mandado de prisão foi cumprido em 26 de abril pela Polícia Civil do Acre, onde J.M. estava foragido.
16
Polícia Civil deflagra operação integrada contra crime organizado em Rondônia

Polícia Civil deflagra operação integrada contra crime organizado em Rondônia

Mais de 120 agentes da PC e da Polícia Militar (PM) foram mobilizados, com o apoio de unidades especializadas.
10
Polícia Civil de Rondônia elucida homicídio ocorrido em fevereiro em Porto Velho

Homicídio é registrado próximo ao Cemitério Municipal de Presidente Médici

A perícia constatou quatro perfurações nas costas causadas por disparos, sendo duas transfixantes. Além disso, foi verificado que a vítima usava tornozeleira eletrônica, indicando que cumpria medida judicial.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho corrige falhas antigas e atua para retomar obras da rodoviária

Ajustes técnicos e contratuais estão sendo providenciados para garantir a entrega de uma rodoviária digna à população
L
Corinthians anuncia Dorival Júnior como novo técnico até o fim de 2026

Corinthians anuncia Dorival Júnior como novo técnico até o fim de 2026

Estreia à beira do gramado será contra o Novorizontino na quarta (30)
L
Educação municipal de Jaru recebe Selo de Ouro do MEC

Educação municipal de Jaru recebe Selo de Ouro do MEC

Entre os critérios avaliados pelo MEC, estão o trabalho em conjunto, o fortalecimento da alfabetização, formação de professores e gestores e investimento em material didático.
L
ONG Ação Educativa lança edital para fortalecer igualdade de gênero nas escolas públicas e privadas

ONG Ação Educativa lança edital para fortalecer igualdade de gênero nas escolas públicas e privadas

Propostas aprovadas vão integrar banco público de planos de aula
L
'Encontro de Gerações Anos 80 e 90' promete agitar Porto Velho com muita música e nostalgia

‘Encontro de Gerações Anos 80 e 90’ promete agitar Porto Velho com muita música e nostalgia

O projeto Amigos e Amantes do Flash Back/RO apresenta a segunda edição da festa “Encontro de Gerações Anos 80’s & 90’s”.
L

Requerimento de Renovação de Outorga: Madeireira Paranaíso EIRELI – EPP

RENOVAÇÃO OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS / POÇO AMAZONICO
L
Países das Américas promovem Semana de Vacinação para combater surtos de sarampo e febre amarela

Países das Américas promovem Semana de Vacinação para combater surtos de sarampo e febre amarela

Atenção especial é com o sarampo, após surtos na América do Norte
L

Requerimento da Licença Ambiental: CONSTRUTERRA SERVIÇOS DE TERRAPLANAGEM LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L

Recebimento da Licença Ambiental: M CONSTRUÇÕES & SERVIÇOS LTDA

Licença de Operação nº 016.00029.006/2025-SUL
L

Requerimento da Licença Ambiental: ASSISTEC MÁQUINAS AGRÍCOLAS LTDA

Licença Ambiental Prévia de Instalação e Operação
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.