SEGUNDA-FEIRA, 19/01/2026

Em destaque

L

Mundo

Em 16 anos, Estados Unidos deportam 5 milhões de imigrantes

Maior total de remoções ocorreu nos governos de Obama: 380 mil pessoas

Por VITOR ABDALA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Em 16 anos, Estados Unidos deportam 5 milhões de imigrantes
REUTERS/WASHINGTON ALVES/PROIBIDA REPRODUÇÃO

As promessas de campanha de Donald Trump, que anunciou que pretende deportar milhões de imigrantes, e as primeiras ações do novo presidente norte-americano acenderam um sinal de alerta para os estrangeiros que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.

Dados do Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos mostram, no entanto, que grandes números de remoções de estrangeiros do país são uma marca da política norte-americana nos últimos anos e não uma exclusividade do novo presidente.

Nos últimos 16 anos, período que inclui dois mandatos do democrata Barack Obama, o primeiro mandato de Trump (republicano) e a gestão de Joe Biden (democrata), as remoções de imigrantes do país chegaram a cinco milhões de pessoas.

O termo deportação parou de ser usado oficialmente nos Estados Unidos em 1996. Desde então, o governo americano passou a chamar o processo de repatriação, algo dividido em duas categorias: remoção e retorno.

A remoção é quando o imigrante está ilegalmente no território americano e é alvo de uma ordem de remoção do país. Portanto, há penalidades administrativas para ele, que pode incluir a proibição de voltar aos Estados Unidos por alguns anos.

O retorno ocorre quando o imigrante (ou mesmo um visitante) está em um ponto de fronteira e tem sua entrada negada pelos Estados Unidos ou quando ele decide deixar o país antes da emissão de uma ordem de remoção. Nesse caso, não há penalidades administrativas.

Obama

Nesse período de quatro gestões presidenciais, o maior número de remoções foi feito durante os governos de Obama, quando, em média, 380 mil imigrantes foram deportados através de ordens de remoção.

Em seus oito anos à frente da Casa Branca, Obama removeu cerca de três milhões de pessoas. Foi também durante o seu governo que houve o recorde anual de retirada forçada de imigrantes dos Estados Unidos: 432 mil em 2013.

O grande número de remoções em seus dois mandatos fez com que Obama fosse apelidado, por ativistas de direitos humanos, de Deporter-in-Chief (Deportador-chefe).

“Apesar da retórica humanista sobre o tema, a administração Obama alegou que a deportação era uma medida destinada apenas a imigrantes sem documentos de permanência e que cometeram crimes violentos. Todavia, a justificativa é questionável, inclusive pela quantidade de deportados”, afirma o professor de História da América, Roberto Moll, da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro.

Moll explica que Obama introduziu o Deferred Action for Childhood Arrivals (Daca) [Ação diferida para chegadas na infância] em 2012, um programa que permitiu que jovens imigrantes que entraram nos Estados Unidos sem documentos de permanência obtivessem permissões de trabalho e proteção temporária contra deportação.

Trump

Sucessor de Obama, Trump assumiu o governo em 2016, com a promessa de endurecer as ações contra a imigração ilegal, inclusive com a construção de um muro na fronteira com o México. Apesar da retórica, o republicano não superou as remoções promovidas durante a gestão do antecessor.

Segundo dados dos DHS, entre os anos fiscais de 2017 a 2020 (ou seja, de outubro de 2016 a setembro de 2020), período que o país foi majoritariamente presidido por Trump, houve 1,2 milhão de remoções.

“Entretanto, o governo Trump instaurou uma política de tolerância zero, que não estabeleceu nenhum critério baseado na criminalidade. Inclusive, separou famílias de imigrantes sem documentação de permanência e aprisionou crianças. O governo Trump tentou acabar com o Daca, mas foi derrotado na Suprema Corte. Durante a pandemia de Covid-19, recorreu aos códigos de saúde pública, conhecido como Title 42, para deportar rapidamente imigrantes na fronteira, sem permitir que solicitassem asilo, alegando que a medida era necessária para conter a disseminação do vírus”, destacou Moll.

Outra medida de Trump, segundo o professor, foi a Remain in Mexico [Permanecer no México], política de obrigar as pessoas em busca de asilo a esperar, no México, a análise do pedido e não em solo americano. “Isso gerou uma verdadeira crise na fronteira e nas cidades mexicanas de fronteira, com centenas de milhares de imigrantes acampados ou em condições precárias de espera”.

Biden

Em 2021, o partido democrata voltou ao poder, com o presidente Joe Biden. Apesar de não ter uma retórica anti-imigração tão contundente quanto Trump, o novo presidente manteve as remoções no patamar de mais de 100 mil por ano.

Sob Biden, as remoções de imigrantes cresceram ano após ano, passando de 85 mil em 2021 para 330 mil em 2024. No total, quase 700 mil pessoas foram removidas dos Estados Unidos nesses quatro anos.

No entanto, durante seus três primeiros anos à frente da Casa Branca, Biden manteve a política de barrar os imigrantes ainda na fronteira, com base em um artigo do código de saúde pública dos EUA (conhecido como Title 42). De outubro de 2020 a maio de 2023, (mês em que a deportação com base no Title 42 foi suspensa), 2,8 milhões de imigrantes foram impedidos de entrar no país.

Mas, segundo Moll, Biden trouxe avanços, entre eles a própria revogação das deportações com base nos códigos de saúde.

“O governo Biden revogou a política de deportação cassada no Title 42 e a política de Remain in México, reforçou o Daca e tentou introduzir uma reforma da política migratória que esbarrou na oposição trumpista no Congresso”, afirmou.

Mesmo antes de Obama, o número de deportações por presidentes americanos já superava os milhões. Em seus oito anos de governo (2001 a 2008), o republicano George W. Bush havia deportado cerca de dois milhões de imigrantes.

“O governo de W. Bush e os atentados terroristas de 11 de setembro trouxeram mudanças significativas para imigrantes, sobretudo aqueles sem documentos para entrar e permanecer nos Estados Unidos. Em função dos atentados, o governo W. Bush adotou políticas mais rigorosas para a imigração e incrementou a militarização da fronteira, processo que vem desde os anos 1980”, explica Roberto Moll.

Antes de Bush, Bill Clinton chegou a remover cerca de 870 mil imigrantes, um número próximo de um milhão.

Há ainda milhões de imigrantes “retornados” dos Estados Unidos, muitos dos quais nem sequer conseguiram entrar no país porque foram barrados nos pontos de fronteira.

Mais números

De acordo com dados do DHS, foram realizados 4,1 milhões de retornos de pessoas nos últimos 16 anos, ou seja, nas eras Obama, Biden e Trump (primeiro mandato). Isso sem contar os três milhões expulsos com base no código sanitário durante a pandemia (nos mandatos de Trump e Biden). Nos 16 anos de Bush e Clinton (1993 a 2008), foram promovidos 19,7 milhões de retornos.

Para a professora da Fundação Getulio Vargas (FGV), Carla Beni, o que diferencia Trump dos outros presidentes recentes é o seu discurso, que atribui ao imigrante o rótulo de “delinquente”. “Trump é profundamente midiático, ele vai governar os Estados Unidos como se fosse um reality show”.

Segundo o coordenador do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo), Rubens Duarte, a rigidez contra os imigrantes ilegais não é nova, mas o que Trump fez foi transformar a situação em uma “caça às bruxas”.

“O Trump repete incessantemente alguns absurdos como associar os imigrantes a crimes, a insanidades. A gente não pode esquecer que ele, mais de uma vez, disse que os países do Sul, principalmente os sul-americanos, estavam enviando presidiários e pessoas que estavam em manicômios para os Estados Unidos. Chegou a dizer que os níveis de violência em alguns países latino-americanos caíram porque teriam enviado os criminosos daqueles países para os Estados Unidos”, finaliza.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

EUA alertam companhias aéreas sobre riscos militares nas Américas

EUA alertam companhias aéreas sobre riscos militares nas Américas

A agência de aviação americana emitiu avisos de segurança para voos que sobrevoam o México, Colômbia e Equador, citando perigo de interferência de sinal e ações armadas.
L
Protestos no Irã perdem força após repressão e ameaças dos Estados Unidos

Protestos no Irã perdem força após repressão e ameaças dos Estados Unidos

O clima de tensão em Teerã diminuiu nesta sexta-feira diante do forte policiamento e da vigilância por drones, enquanto o governo Trump mantém o alerta de intervenção militar.
L
Governo dos Estados Unidos publica ameaça direta a imigrantes

Governo dos Estados Unidos publica ameaça direta a imigrantes

O Departamento de Estado dos EUA utilizou redes sociais para afirmar que o presidente Donald Trump prenderá e deportará estrangeiros que cometerem crimes em território americano.
L
Trump apoia governo de transição e assume presidência de conselho em Gaza

Trump apoia governo de transição e assume presidência de conselho em Gaza

O presidente dos Estados Unidos anunciou suporte ao Comitê Nacional para a Administração de Gaza, órgão que governará o território sob supervisão internacional.
L
Trump aceita medalha do Nobel da Paz de María Corina Machado

Trump aceita medalha do Nobel da Paz de María Corina Machado

A líder opositora venezuelana entregou a honraria ao presidente dos Estados Unidos durante reunião na Casa Branca, gesto que Trump classificou como sinal de respeito.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Porto Velho e Rondoniense empatam em clássico com quatro gols no Aluizão

Porto Velho e Rondoniense empatam e protagonizam clássico histórico no Aluizão

O duelo entre Porto Velho e Rondoniense agitou a capital no último sábado (17) com direito a quatro gols e entrevista com o craque do jogo Luan Silva.
L
Governo de RO reforça calendário do Enem para inscrição em Sisu, Prouni e Fies

Governo de RO reforça calendário do Enem para inscrição em Sisu, Prouni e Fies

Com resultado do Enem divulgado, governo orienta estudantes de Rondônia sobre prazos de inscrição nos programas de acesso ao ensino superior
L

No decorrer do dia, nuvens provenientes do sul do Amazonas chegam a Rondônia, resultando na intensificação das chuvas nas regiões norte, noroeste e nordeste

Nuvens vindas do sul do Amazonas aumentam as chuvas nas regiões norte, noroeste e nordeste de Rondônia ao longo do dia
L
Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam em fevereiro

Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam em fevereiro

O programa federal oferece 12 mil bolsas de estudo para estudantes de graduação que formam professores da educação básica, com auxílio financeiro mensal de 1.050 reais.
L

Momento Agro: Nova era da fiscalização no agro, Estéfano Radamés explica tudo

O Momento Agro deste sábado recebe o advogado e especialista em Direito Ambiental e Regularização Fundiária para explicar como a tecnologia vai transformar a fiscalização nas propriedades rurais a partir de 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu a pedido da Polícia Federal para aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades na operação de compra entre bancos.
L
Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Mesmo durante o recesso parlamentar, Pedro Geovar manteve fiscalização ativa e intensificou visitas pela cidade.
L
Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criança morre em batida sem usar cadeirinha

Criança morre em batida sem usar cadeirinha

Batida entre carro e caminhão na SC-154, em Passos Maia, deixou uma vítima fatal e cinco feridos. Nenhuma das quatro crianças usava item de segurança no carro.
18
Homen morre em acidente envolvendo motos.

Acidente Fatal: Homem morre em batida de motos na Zona Leste

Willian F. morreu após colisão no bairro Socialista, em Porto Velho. Condutor venezuelano foi preso em flagrante por embriaguez ao volante no sábado.
18
Ollá Telecom sofre ataque incendiário, em Porto Velho,

URGENTE: Ollá Telecom é alvo de ataque incendiário na capital

Criminosos realizaram um ataque incendiário contra a Ollá Telecom em Porto Velho. A polícia investiga a ação que danificou a sede e afetou serviços na capital.
14
Briga entre apenados é registrada no presídio Urso Branco

Briga entre apenados é registrada no presídio Urso Branco

Caso foi controlado por policiais penais
10
Filho agride pai idoso durante confusão familiar na zona Sul

Filho agride pai idoso durante confusão familiar na zona Sul

Homem de 44 anos chegou em casa sob efeito de álcool e bastante alterado
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar

Nota de pesar: João Muller

Homem trabalhador, prestativo e honesto, era conhecido pelo cuidado e atenção dedicados à esposa, Sra. Anezia Cordeiro Muller, com quem compartilhou 57 anos de casamento, e pelo amor aos cinco filhos.
L
Nota de pesar

Nota de pesar: José Diniz da Silva

Conhecido pela família e amigos como um homem brincalhão, alegre e carismático, José Diniz tinha o dom de contar piadas e histórias, sempre arrancando sorrisos e tornando os momentos mais leves.
L
nota de pesar

Nota de pesar: Maria Dolores dos Santos Leal

Mulher de qualidades marcantes, era cuidadosa, companheira, honesta, gentil e amorosa.
L

Mega-Sena acumula: Prêmio de R$ 50 milhões sai na terça

Ninguém acertou as seis dezenas no último sorteio e o valor da Mega-Sena subiu. O próximo concurso acontece nesta terça-feira (20) com prêmio milionário.
L
Governo de RO amplia proteção a pacientes com comorbidades por meio do CRIE

Governo de RO amplia proteção a pacientes com comorbidades por meio do CRIE

Unidade oferece vacinas e imunoglobulinas especiais para pessoas com doenças crônicas e grupos de risco no SUS
L
VÍDEO: Motociclista sai da garagem sem olhar e provoca acidente com pai e filho

VÍDEO: Motociclista sai da garagem sem olhar e provoca acidente com pai e filho

Colisão entre duas motos deixou homem e criança feridos no bairro Caladinho, zona Sul da capital
14
Motorista é preso com maconha próximo de presídio na capital

Motorista é preso com maconha próximo de presídio na capital

Equipe do 5º Batalhão recebeu denúncia e flagrou suspeito com droga e dinheiro na Estrada da Penal
10
Homem de 35 anos é espancado em casa abandonada no bairro Nacional

Homem de 35 anos é espancado em casa abandonada no bairro Nacional

Vítima foi atacada por dois homens encapuzados
10
Onça-parda é flagrada próximo ao Parque Circuito, em Porto Velho

Onça-parda é flagrada próximo ao Parque Circuito, em Porto Velho

Prefeitura monitora área e orienta moradores sobre cuidados e segurança
L
Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

O incidente ocorreu nas primeiras horas da manhã deste sábado na Avenida Rio Madeira e mobilizou o Corpo de Bombeiros, que controlou as chamas antes que se espalhassem.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.