QUINTA-FEIRA, 04/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Trump impõe sanções à Colômbia após país recusar voos de deportação

Petro disse que a Colômbia receberia os deportados em aviões civis

Por PHIL STEWART E OLIVER GRIFFIN – REPÓRTERES DA REUTERS - 20

Publicado em 

Trump impõe sanções à Colômbia após país recusar voos de deportação
CASA BRANCA/DIVULGAÇÃO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (26) que vai impor medidas de retaliação à Colômbia, incluindo tarifas, sanções e proibições de viagem, depois que o país sul-americano recusou dois aviões militares dos EUA com migrantes que estavam sendo deportados como parte da repressão à imigração.

Trump disse que a ação do presidente colombiano, Gustavo Petro, colocou em risco a segurança nacional dos EUA e orientou seu governo a tomar medidas de retaliação.

Essas medidas incluem a imposição de tarifas emergenciais de 25% sobre todos os produtos que entram nos Estados Unidos, que subirão para 50% em uma semana; a proibição de viagens e a revogação de vistos para funcionários do governo colombiano e seus aliados; a imposição total de sanções emergenciais do Tesouro, bancárias e financeiras, e o aumento das inspeções de fronteira para cidadãos colombianos.

“Essas medidas são apenas o começo”, escreveu Trump no Truth Social. “Não permitiremos que o governo colombiano viole suas obrigações legais com relação à aceitação e ao retorno dos criminosos que eles forçaram nos Estados Unidos!”

A recusa da Colômbia em aceitar os voos é o segundo caso de um país latino-americano que recusa voos militares de deportação dos EUA.

Petro condenou a prática, sugerindo que ela tratava os migrantes como criminosos. Em uma publicação na plataforma de mídia social X, Petro disse que a Colômbia receberia os migrantes deportados em aviões civis, afirmando que eles deveriam ser tratados com dignidade e respeito.

A decisão da Colômbia segue a do México, que também recusou um pedido na semana passada para permitir que um avião militar dos EUA aterrissasse com migrantes.

“Os EUA não podem tratar os migrantes colombianos como criminosos”, escreveu Petro na postagem, observando que havia 15.660 norte-americanos sem status de imigração adequado na Colômbia.

Os comentários de Petro se somam ao crescente coro de descontentamento na América Latina, à medida que o governo de Trump, com uma semana de existência, começa a se mobilizar para deportações em massa.

Brasil

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil condenou, na noite de sábado, o “tratamento degradante” aos brasileiros depois que migrantes foram algemados em um voo comercial de deportação. Na chegada, alguns dos passageiros também relataram maus-tratos durante o voo.

O avião, que transportava 88 passageiros brasileiros, 16 agentes de segurança dos EUA e oito membros da tripulação, estava originalmente programado para chegar a Belo Horizonte, mas pousou em Manaus devido a problemas técnicos.

Lá, as autoridades brasileiras ordenaram a retirada das algemas, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva designou um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para completar a viagem até Belo Horizonte.

O voo comercial fretado foi o segundo este ano dos EUA a transportar migrantes ilegais deportados de volta ao Brasil e o primeiro desde a posse de Trump, de acordo com a Polícia Federal do Brasil.

Autoridades do Departamento de Estado dos EUA, do Pentágono, do Departamento de Segurança Interna dos EUA e do Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos EUA não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

“Emergência Nacional”

O uso de aeronaves militares dos EUA para realizar voos de deportação faz parte da resposta do Pentágono à declaração de emergência nacional de Trump sobre imigração na segunda-feira.

No passado, aeronaves militares dos EUA foram usadas para realocar indivíduos de um país para outro, como durante a retirada dos EUA do Afeganistão em 2021.

Esta foi a primeira vez na memória recente que aeronaves militares dos EUA foram usadas para levar migrantes para fora do país, disse uma autoridade dos EUA.

Aeronaves militares dos EUA realizaram dois voos semelhantes, cada um com cerca de 80 migrantes, para a Guatemala na sexta-feira.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Republicano Matt Van Epps vence eleição para Câmara dos EUA no Tennessee

Republicano Matt Van Epps vence eleição para Câmara dos EUA no Tennessee

Vitória do candidato Matt Van Epps reforça a estreita maioria do Partido Republicano na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, antes das eleições de meio de mandato.
L
Trump demonstra otimismo após conversa por telefone com Lula

Trump demonstra otimismo após conversa por telefone com Lula

Presidente americano afirma que “muita coisa boa” resultará da parceria com o Brasil; Donald Trump e Lula debateram sobre sanções e comércio.
L
Trump suspende imigração de 19 países após ataque em Washington

Trump suspende imigração de 19 países após ataque em Washington

Restrições de visto e suspensão de pedidos de green card afetam 19 nações, com foco no controle migratório após tiroteio que envolveu afegão.
L
Trump perdoa ex-presidente hondurenho condenado por tráfico de drogas

Trump perdoa ex-presidente hondurenho condenado por tráfico de drogas

Juan Orlando Hernández, condenado a 45 anos por facilitar o envio de cocaína aos EUA, foi libertado após perdão de Donald Trump, que alega perseguição política.
L
Mortes em enchentes e deslizamentos na Indonésia chegam a 708

Mortes em enchentes e deslizamentos na Indonésia chegam a 708

O número de vítimas em Sumatra subiu nesta terça-feira, 02 de dezembro, enquanto autoridades e equipes de resgate correm para restabelecer a infraestrutura e levar ajuda humanitária. O alto número de mortes na Indonésia por desastres naturais é associado ao desmatamento.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: João Renato Medeiros de Melo e Silva

Professor universitário muito respeitado em Porto Velho, João Renato deixa legado de conhecimento, amizade e dedicação à educação na UNIR, marcando gerações de alunos e colegas.
L
Horóscopo de Quinta-Feira, 04/12/2025 aponta tendências que influenciam decisões

Horóscopo de Quinta-Feira, 04/12/2025 aponta tendências que influenciam decisões

O horóscopo desta quinta-feira, 4 de dezembro de 2025, revela movimentações importantes que afetam emoções, relações, trabalho e energia dos signos, trazendo orientações diretas para o dia.
L

PL testa força e empurra “chapinha” forasteira para Rondônia

Articulação com nomes de fora do estado, desgaste de lideranças locais e interesses nacionais reacendem o debate sobre representatividade e compromisso real com Rondônia.
L

Novo Paredão Formado no Rondônia Reality Show: Eliminação Será Nesta Quinta-Feira

Nete Pinheiro, JP Alves e Sammya Tubarão disputam a permanência na casa, e o resultado de amanhã define oficialmente o Top 10 da temporada.
L

Direção do Rondônia Reality Show cancela paredão desta quarta-feira

A decisão foi anunciada por Fábio Schinayder após reunião de quase cinco horas, motivada pela desistência de uma participante, e um novo paredão será formado ainda hoje.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula diz que indicação de Messias ao STF não deve ser problema político

Lula diz que indicação de Messias ao STF não deve ser problema político

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressa tranquilidade após Davi Alcolumbre cancelar o calendário de sabatina para o ministro Jorge Messias no Senado.
L
Lula celebra queda da pobreza e liga resultado à menor inflação e maiores salários

Lula celebra queda da pobreza e liga resultado à menor inflação e maiores salários

Em visita a polo automotivo no Ceará, o presidente comemorou os números da economia, destacando o crescimento do salário mínimo, a baixa histórica do desemprego e o aumento da circulação de dinheiro entre os trabalhadores.
L
STF suspende leis municipais que autorizaram funcionamento de bets

STF suspende leis municipais que autorizaram funcionamento de bets

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar para suspender leis de 13 cidades que regulavam apostas esportivas, com o entendimento de que a competência para legislar sobre loterias e bets é federal.
L
Câmara aprova em comissão o projeto que cria o Fundo Nacional da Igualdade Racial e inclui capítulo na Constituição

Câmara aprova em comissão o projeto que cria o Fundo Nacional da Igualdade Racial e inclui capítulo na Constituição

O parecer do relator Orlando Silva, favorável à PEC 27/24, segue para votação em plenário e prevê aporte inicial da União de R$ 20 bilhões para financiar projetos culturais, sociais e econômicos destinados à população negra, além de instituir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
L
Anderson Torres e Ramagem são demitidos da PF após condenação do STF por trama golpista

Anderson Torres e Ramagem são demitidos da PF após condenação do STF por trama golpista

O ministro Ricardo Lewandowski assinou as portarias de demissão dos delegados de carreira da Polícia Federal, cumprindo a decisão do Supremo Tribunal Federal que decretou a perda do cargo público por envolvimento na tentativa de golpe após as eleições de 2022.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem morre no hospital após ser esfaqueado pelo irmão na zona leste

Homem morre no hospital após ser esfaqueado pelo irmão na zona leste

O suspeito fugiu do local.
18
Moto de casal fica embaixo de carro em grave acidente no centro

Moto de casal fica embaixo de carro em grave acidente no centro

Acidente deixa casal lesionado após veículo invadir preferencial.
12
Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Após semanas de luta, ele não resistiu aos ferimentos.
18
Ação Integrada da FICCO e Força Tática do 1º BPM prende quatro envolvidos por tráfico de drogas em Porto Velho

Ação Integrada da FICCO e Força Tática do 1º BPM prende quatro envolvidos por tráfico de drogas em Porto Velho

A operação conjunta prendeu quatro indivíduos, incluindo dois irmãos e um adolescente, no bairro São João Bosco, após flagrarem a comercialização de entorpecentes e apreenderem drogas e rádios comunicadores.
14
Acidente entre caminhonete e moto resulta em arrastamento de veículo na Avenida 7 de Setembro

VÍDEO: Acidente entre carro e moto resulta em arrastamento de veículo na Avenida 7 de Setembro

Uma caminhonete Blazer atingiu e arrastou uma motocicleta na Rua Uruguai, no bairro Nova Porto Velho, mas o motociclista pulou a tempo e não se feriu gravemente.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 8,6 milhões saem da pobreza e Brasil atinge menor nível desde 2012

Mais de 8,6 milhões saem da pobreza e Brasil atinge menor nível desde 2012

Redução histórica na pobreza e extrema pobreza é impulsionada pela recuperação do mercado de trabalho e ampliação dos programas de transferência de renda.
L
Atraso escolar em crianças de 6 a 10 anos é pior que no período Pré-Pandemia

Atraso escolar em crianças de 6 a 10 anos é pior que no período Pré-Pandemia

Dados do IBGE mostram que, em 2024, 90,7% das crianças na faixa etária estavam na série correta, taxa inferior aos 95,7% registrados em 2019, antes da crise sanitária.
L
Prefeitura reafirma compromisso de promover a inclusão e a garantia de direitos

Prefeitura reafirma compromisso de promover a inclusão e a garantia de direitos

Inclusão e garantia de direitos são prioridades da gestão municipal, com ações da Semias e parceiros que ampliam acessibilidade e fortalecem políticas públicas
L
Batalhão Rondon celebra 43 anos com evento que destaca legado do Marechal Cândido Rondon

Batalhão Rondon celebra 43 anos com evento que destaca legado do Marechal Cândido Rondon

Cerca de 15 veteranos que atuaram em diferentes setores operacionais e administrativos do 1º BPM nas últimas décadas participaram da cerimônia.
L
Lula reforça incentivo à indústria durante início da produção de veículos elétricos da GM no Brasil

Lula reforça incentivo à indústria durante início da produção de veículos elétricos da GM no Brasil

Veículos elétricos impulsionam indústria nacional, afirma Lula, ao destacar produção do Chevrolet Spark EUV e metas de energia limpa no país
L
Distrito União Bandeirantes comemora 26 anos de ocupação

Distrito União Bandeirantes comemora 26 anos de ocupação

Com aproximadamente 25 mil habitantes, União Bandeirantes é hoje um dos distritos mais produtivos do município, mantendo uma economia fortemente ligada à agropecuária, com destaque para a produção de leite, gado de corte e agricultura.
L
Prefeitura realiza encontro Amazônico de regência de bandas e fanfarras

Prefeitura realiza encontro Amazônico de regência de bandas e fanfarras

Encontro destaca a importância das bandas e fanfarras, reúne músicos e estudantes e terá encerramento no Parque da Cidade
L

A infância que estamos perdendo para telas | The Childhood We Are Losing to Screens

Um relato sensível expõe como o consumo excessivo de telas e de conteúdos de YouTubers está substituindo desenhos, brincadeiras e a imaginação na rotina das crianças. | A sensitive account reveals how excessive screen time and YouTuber content are replacing cartoons, playtime and imagination in children’s daily lives.
L
Indígenas na Amazônia e Centro-Oeste recebem 8,3 mil filtros para acesso à água potável

Indígenas na Amazônia e Centro-Oeste recebem 8,3 mil filtros para acesso à água potável

A iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com as ONGs Água é Vida e Instituto Alok, vai beneficiar mais de 33 mil indígenas em 23 Distritos Sanitários, distribuindo filtros com nanotecnologia que removem agentes causadores de doenças de veiculação hídrica.
L
Tesouro Nacional reprova empréstimo de R$ 20 bilhões aos Correios por taxa de juros excessiva

Tesouro Nacional reprova empréstimo de R$ 20 bilhões aos Correios por taxa de juros excessiva

O Tesouro não concederá garantia da União para o empréstimo de R$ 20 bilhões coordenado por cinco bancos, devido aos juros pedidos de 136% do CDI, acima do limite permitido, forçando a estatal a renegociar ou aguardar um aporte direto.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.