QUARTA-FEIRA, 04/03/2026
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Primeiro-ministro da França apresenta demissão

Michel Barnier teve moção de censura aprovada pela Assembleia

Por MARIANA RIBEIRO SOARES - REPÓRTER DA RTP - 20

Publicado em 

Primeiro-ministro da França apresenta demissão
REUTERS/SARAH MEYSSONNIER/PROIBIDA REPRODUÇÃO

O primeiro-ministro francês, Michel Barnier, apresentou pedido de demissão, nesta quinta-feira (5), ao presidente Emmanuel Macron, um dia depois de a Assembleia Nacional francesa ter aprovado a moção de censura contra ele.

O pedido foi apresentado por Barnier após reunião com Macron no Palácio do Eliseu, durante cerca de uma hora, na manhã desta quinta-feira.

A demissão ocorre um dia depois de a Assembleia Nacional ter aprovado a moção de censura contra o governo de Barnier com os votos da União Nacional, de extrema-direita, e da coligação de esquerda Nova Frente Popular.

No total, 331 deputados votaram a favor da moção. Para ser aprovada, a moção de censura necessitava do voto favorável de 288 dos 577 deputados. Michel Barnier abandona assim o Hôtel Matignon, nove semanas depois de assumir o cargo e menos de seis meses desde as últimas eleições legislativas.

Este é o mandato mais curto de um primeiro-ministro na Quinta República e a segunda vez na história que um executivo é censurado por uma moção aprovada no Parlamento. A primeira vez tinha sido em 1962, com a queda do governo de Georges Pompidou.

As moções de censura foram apresentadas pela esquerda e pela extrema-direita, depois de o primeiro-ministro francês ter acionado o artigo 49.3 da Constituição para aprovar o orçamento da segurança social sem votação, na última segunda-feira (2).

Extrema-esquerda pede demissão de Macron

A líder da extrema-direta francesa, Marine Le Pen, justifica que a queda do governo francês foi a melhor opção para proteger o povo. Ela não pode, para já, a demissão do presidente Emmanuel Macron, mas ressalva que ele deve respeitar as forças políticas.

Jordan Bardella, líder da União Nacional, diz que ainda não pediu a demissão de Macron e espera que o próximo primeiro-ministro “tenha respeito pelos eleitores do RN”.

Por sua vez, a extrema-esquerda, a França Insubmissa, exige a demissão do presidente. “Ele não pode aguentar três anos com um primeiro-ministro a cada três meses”, disse a líder Mathilde Panot.

Acrescentou que a queda do governo é a derrota da política do presidente francês e garantiu que o seu partido vai rejeitar qualquer primeiro-ministro que não seja da Nova Frente Popular (NFP), a aliança de esquerda.

“A única solução é o povo decidir nas urnas, particularmente [no contexto de uma] eleição presidencial antecipada”, afirmou a líder parlamentar da França Insubmissa, antes de garantir que a NFP ainda está “pronta para governar”.

O presidente Emmanuel Macron tem agora de nomear um novo chefe de governo, já que está impossibilitado de convocar novas eleições legislativas. Ele fala nesta quinta-feira ao país às 20h (hora local) e poderá apresentar o novo primeiro-ministro.

O presidente da Assembleia Nacional, Yaël Braun-Pivet, pediu a Macron a nomeação rápida, para não “deixar a incerteza” tomar conta do país.

O governo demissionário mantém-se é mantido na função até que haja um sucessor, mas não pode levar à votação os documentos orçamentários já existentes, o que poderá dificultar a adoção de um orçamento até o final do ano.

Macron poderia pedir aos partidos que procurassem nova maioria de coligação ou nomeassem um governo estritamente tecnocrático até que novas eleições legislativas possam ser realizadas, no próximo verão.

Com uma crise do déficit galopante, a queda do executivo agrava a crise política na França, que se arrasta desde que Macron convocou eleições antecipadas em junho, na sequência da vitória da extrema-direita nas eleições europeias.

A eleição resultou numa Assembleia Nacional fragmentada, dividida em três fações políticas, nenhuma com maioria absoluta.

Foi o presidente Macron que lançou o nome de Michel Barnier para primeiro-ministro, proposta que acabaria por ser aprovada com a garantia de que a extrema-direita não o derrubaria.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Divisão nos EUA: População e Congresso divergem sobre guerra contra o Irã

Divisão nos EUA: População e Congresso divergem sobre guerra contra o Irã

Enquanto pesquisas indicam rejeição majoritária à ofensiva, elite política em Washington se fragmenta entre apoio à estratégia de Trump e questionamentos sobre a legalidade do conflito.
L
Irã sinaliza estratégia de "beira do abismo" após míssil ser abatido na Turquia

Irã sinaliza estratégia de “beira do abismo” após míssil ser abatido na Turquia

Especialistas avaliam que Teerã busca elevar custo do conflito ao envolver país da Otan; ação ocorre em meio a suspeitas de apoio dos EUA a separatistas curdos.
L
Unesco alerta para danos ao Palácio de Golestan após bombardeio em Teerã

Unesco alerta para danos ao Palácio de Golestan após bombardeio em Teerã

Ataque aéreo na capital iraniana atinge entorno de monumento histórico da era Cajar; organização internacional reforça que bens culturais são protegidos por convenções de guerra.
L
Israel ordena evacuação em massa no sul do Líbano em meio à escalada regional

Israel ordena evacuação em massa no sul do Líbano em meio à escalada regional

Conflito entra no terceiro dia de hostilidades intensas; ordens de retirada abrangem a histórica cidade de Tiro e orientam deslocamento para o norte do Rio Litani.
L
Vaticano alerta contra o “culto ao corpo” e riscos da inteligência artificial

Vaticano alerta contra o “culto ao corpo” e riscos da inteligência artificial

Em documento aprovado pelo Papa Leão XIV, a Comissão Teológica Internacional adverte sobre o uso da cirurgia plástica por vaidade e o perigo de humanos se tornarem semelhantes a “ciborgues”.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Zé Felipe, da Zé Veículos, fala sobre venda digital e crescimento acelerado

A combinação entre tecnologia, atendimento humanizado e compromisso com a transparência tem sido o alicerce dessa trajetória.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L

IN FOCO PODCAST: Chef Lindberg Júnior compartilha sua trajetória da UNIR à gastronomia internacional

No programa, ele vai falar sobre coragem para mudar de rota, desafios da gastronomia, mercado local, experiências internacionais e o que significa empreender na área em Rondônia. Prepare-se para uma conversa inspiradora sobre escolhas, propósito e sabor.
L
Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Ministério do Meio Ambiente anuncia mobilização de 4,6 mil brigadistas e infraestrutura tecnológica para monitoramento em tempo real; foco é a prevenção antecipada.
L
Rondônia sob alerta: tempestades severas e acumulados elevados atingem o estado na quinta-feira

Rondônia sob alerta: tempestades severas e acumulados elevados atingem o estado na quinta-feira

Inmet e CPTEC apontam chuvas de níveis 2 e 3, com risco de alagamentos e transbordamentos, especialmente no norte, oeste e sudoeste do estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Indústria lidera geração de empregos no início de 2026 com quase 55 mil novos postos; setor de serviços e construção civil também apresentam saldo positivo.
L
Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves se reúne com aprovados da Defensoria de RO

Deputado Edevaldo Neves se reúne com aprovados da Defensoria de RO

Encontro na Assembleia Legislativa debate cadastro reserva e reforça pedido de convocação de candidatos aprovados no concurso da Defensoria Pública.
L
Governos iniciam voos de repatriação em meio ao fechamento do espaço aéreo no Oriente Médio

Governos iniciam voos de repatriação em meio ao fechamento do espaço aéreo no Oriente Médio

Principais hubs globais como Dubai seguem paralisados pelo quinto dia consecutivo; companhias aéreas alteram rotas e enfrentam custos crescentes com combustível e logística.
L
André Mendonça autoriza transferência de Daniel Vorcaro para presídio em São Paulo

André Mendonça autoriza transferência de Daniel Vorcaro para presídio em São Paulo

Ministro do STF atendeu pedido da Polícia Federal; dono do Banco Master foi preso na terceira fase da Operação Compliance Zero por suspeita de fraudes e ameaças.
L
Lula critica gastos militares e cobra ação da ONU contra a fome

Lula critica gastos militares e cobra ação da ONU contra a fome

Presidente questionou investimento global de US$ 2,7 trilhões em armas e defendeu redirecionamento de recursos para segurança alimentar durante conferência da FAO.
L
Gleisi Hoffmann confirma saída da Secretaria de Relações Institucionais para disputar o Senado

Gleisi Hoffmann confirma saída da Secretaria de Relações Institucionais para disputar o Senado

Ministra deixa o cargo em 31 de março para cumprir o calendário eleitoral; Olavo Noleto assumirá a pasta em meio a discussões sobre a eficácia das medidas protetivas.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia, em ação conjunta com outras forças de segurança pública, apreende quase 400 kg de drogas

PRF em Rondônia, em ação conjunta com outras forças de segurança pública, apreende quase 400 kg de drogas

A ação ocorreu com o apoio da Polícia Federal, de diversas unidades da Polícia Militar do estado, do GEFRON-MT, do Grupo Especial de Investigação – G.E.I., da Agência de Inteligência do CRP I e do Exército Brasileiro, apreendeu 391,4 kg de drogas e uma arma de fogo em Porto Velho.
10
Bandidos capotam carro e abandonam chave de veículo roubado em Porto Velho

Bandidos capotam carro e abandonam chave de veículo roubado em Porto Velho

Dupla foi filmada durante assalto no bairro Nova Floresta; Classic usado no crime foi localizado capotado na Estrada dos Japoneses com apoio do helicóptero da PM.
12
Polícia Civil deflagra Operação Escórias e desarticula organização criminosa em Costa Marques

Polícia Civil deflagra Operação Escórias e desarticula organização criminosa em Costa Marques

Ação conjunta cumpriu oito mandados de busca e apreensão após ameaças contra policiais penais; duas pessoas foram presas com munições de fuzil.
10
Carro capota e ocupantes fogem deixando chave de veículo roubado dentro

Carro capota e ocupantes fogem deixando chave de veículo roubado dentro

Dupla abandonou Classic capotado na zona Sul de Porto Velho; PM encontrou chaves de carro roubado no bairro Nova Floresta.
16

Mulher grávida é presa após marido apenado atirar em homem durante assalto na zona leste

O fato ocorreu na Rua Santa Cruz, bairro Três Marias, zona leste de Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: MARCELO CRUZ DA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO  Nº 016.00029.005/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: ASSOCIAÇÃO CONDOMÍNIO JEQUITIBÁ

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO Nº 016.00112.006/2024-SUL
L

Workshop de Convênios reforça transparência e eficiência em Rondônia

Workshop de Convênios reúne mais de 200 participantes em Porto Velho para qualificar gestores e fortalecer a execução dos recursos estaduais.
L
Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro e Fabiano Zettel após audiência de custódia

Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro e Fabiano Zettel após audiência de custódia

Magistrado confirmou legalidade das prisões preventivas; dono do Banco Master e o cunhado foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória de Guarulhos.
L
Mulheres representam 90% dos cuidadores informais no Brasil, revela estudo

Mulheres representam 90% dos cuidadores informais no Brasil, revela estudo

Pesquisa aponta que jornada invisível de cuidados consome cerca de mil horas anuais a mais para mulheres do que para homens; especialistas defendem mudança cultural e políticas de compensação.
L

Léo Moraes anuncia ponto de apoio para entregadores de delivery em Porto Velho

Entregadores de delivery terão estrutura completa entre o Porto Velho Shopping e o Parque da Cidade, por meio de parceria da Prefeitura com o iFood para garantir melhores condições de trabalho.
L
Reunião inédita discute retomada da cultura em Ji-Paraná

Reunião inédita discute retomada da cultura em Ji-Paraná

Encontro reuniu Executivo, Legislativo e representantes da classe artística para debater políticas públicas, reativação de espaços culturais e criação do Fundo Municipal de Cultura.
L

Resultado da Lotofácil 3626 acumula e vai a R$ 10 milhões

Concurso 3626 da Lotofácil, sorteado nesta terça (3) no Espaço da Sorte, em São Paulo, não teve ganhador do prêmio principal; próximo sorteio paga R$ 10 milhões.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.