TERÇA-FEIRA, 16/12/2025

Em destaque

L

Mundo

Israel bombardeia instituição financeira ligada ao Hezbollah no Líbano

Agência libanesa informou que foram 11 ataques à Al-Qard al-Hassan

Por Cristina Sambado - Repórter da RTP* - 20

Publicado em 

Israel bombardeia instituição financeira ligada ao Hezbollah no Líbano
Reuters/Jim Urquhart/Proibida reprodução

O Exército israelense fez ataques aéreos no Líbano, nesse domingo (20) à noite, contra os escritórios de uma empresa acusada de financiar o Hezbollah, depois de ter bombardeado posições do movimento pró-iraniano em todo o país.

A agência libanesa Ani noticiou 11 ataques israelenses, que visaram sobretudo “sucursais da Al-Qard al-Hassan” nos subúrbios do sul de Beirute, e um contra o mesmo grupo no leste do Líbano, após os apelos israelenses à população para que se retirasse da área em torno dos escritórios da organização.

A Al-Qard al-Hassan – que, segundo os Estados Unidos (EUA), é utilizada pelo Hezbollah, apoiado pelo Irã, para gerir as suas finanças – tem mais de 30 filiais em todo o Líbano, incluindo 15 em zonas densamente povoadas do centro de Beirute e dos seus subúrbios. A instituição financeira “Al-Qard al-Hassan está envolvida no financiamento das operações terroristas do Hezbollah”, declarou o porta-voz do Exército israelense ao público de língua árabe, Avichay Adraee, na rede social X.

A Reuters informou que, um edifício situado no bairro de Chiyah, nos subúrbios do sul de Beirute, ficou reduzido a escombros, e as poucas pessoas que se encontravam na região fugiram antes da explosão, não tendo havido vítimas.

Durante a noite, Israel atacou também locais em Beirute, no sul do Líbano e no vale de Bekaa.

Por seu lado, a força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Líbano acusou o Exército israelense de ter destruído “deliberadamente” uma “torre de observação” das forças de paz no sul do país. Horas antes, o Exército de Israel anunciou que tinha como alvo um “centro de comando” do Hezbollah perto da capital e fez ataques aéreos em dezenas de localidades no sul.

Uma fonte de segurança libanesa também relatou um “ataque” no domingo (20) à noite perto do Aeroporto Internacional de Beirute, que faz fronteira com os subúrbios do sul.

Depois de um ano de confrontos fronteiriços com o Hezbollah e de ter enfraquecido o Hamas em Gaza, o Exército israelense deslocou o essencial de suas operações para o Líbano, onde desde 23 de setembro tem realizado ataques intensivos contra o movimento islâmico e, desde 30 de setembro, uma ofensiva terrestre no sul do país.

Mais de 50 localidades foram bombardeadas no domingo nessa região fronteiriça com Israel. Segundo a agência Ani, o Exército israelense dinamitava casas em aldeias da região.

O Exército libanês, que não participa do conflito, anunciou a morte de três soldados em ataque no sul do país.

Em visita às tropas no norte de Israel, o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, afirmou que o Exército estava destruindo o Hezbollah “em todas as aldeias ao longo da fronteira”.

Israel afirma que pretende neutralizar o movimento xiita para permitir que cerca de 60 mil habitantes do norte de Israel, deslocados pelos constantes disparos de foguetes, regressem às suas casas.

O Hezbollah reivindicou a responsabilidade por novos ataques contra três bases militares perto de Haifa e Safed, no norte de Israel, bem como contra as tropas israelenses no sul do Líbano. Afirmou também ter abatido um drone israelense, sem especificar o local exato.

Pelo menos 1.470 pessoas foram mortas no Líbano desde 23 de setembro, segundo contagem da AFP baseada em dados oficiais e, em meados de outubro, a ONU contabilizou cerca de 70 mortos. No sábado (19), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusou o movimento xiita libanês de tentar assassiná-lo, depois de um ataque com um drone ter atingido sua residência privada em Cesareia, uma cidade costeira no centro de Israel, na sua ausência.

O Hezbollah não reivindicou a responsabilidade pelo ataque, mas a missão iraniana junto à ONU afirmou que ele estava por trás do ataque.

Enviado dos EUA

O enviado dos Estados Unidos, Amos Hochstein, vai manter conversações com as autoridades libanesas em Beirute nesta segunda-feira, sobre as condições para um cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, apoiado pelo Irã, disseram duas fontes à Reuters.

Hochstein deverá se encontrar hoje com o primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, e com o presidente do Parlamento, Nabih Berri.

Enquanto Hochstein deve pressionar pela calma após um ano de combates durante os quais Israel matou os líderes do Hezbollah no Líbano e do Hamas em Gaza, os EUA deixaram claro que mostrarão apoio inabalável a Israel, apesar do aumento do número de mortos.

Berri disse à emissora Al-Arabiya no fim de semana que a visita de Hochstein era “a última oportunidade antes das eleições americanas” para alcançar uma trégua e que rejeitaria quaisquer alterações à resolução 1.701 das Nações Unidas, que pôs fim ao último conflito sangrento entre o Hezbollah e Israel em 2006.

Os militares norte-americanos enviaram a Israel o seu avançado sistema antimíssil que está “a postos”, afirmou o secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, durante visita a Kiev.

Austin não quis dizer se o sistema Terminal High Altitude Area Defense, ou THAAD, estava operacional. “Temos a capacidade de colocá-lo em funcionamento muito rapidamente e estamos cumprindo nossas expectativas”.

Condições de Tel Aviv

Israel teria enviado aos Estados Unidos um documento com as condições para uma solução diplomática que ponha fim à guerra no Líbano.

Israel exigiu que suas forças sejam autorizadas a participar da “aplicação ativa da lei” para garantir que o Hezbollah não se rearme e reconstrua as infraestruturas militares perto da fronteira, informou o site de notícias norte americano Axios, citando um funcionário israelense.

Israel também quer que sua força aérea tenha liberdade de operação no espaço aéreo libanês, acrescentou o relatório. Um funcionário dos EUA revelou ao Axios que era altamente improvável que o Líbano e a comunidade internacional concordassem com as condições de Israel.

Ofensiva na Faixa de Gaza

Ao mesmo tempo em que faz ataques diários contra o sul do Líbano, o Exército israelense intensifica a ofensiva na Faixa de Gaza contra o Hamas, cujo líder, Yahya Sinouar, foi morto na quarta-feira.

Ontem, o Exército israelense anunciou que estava fazendo no “norte, centro e sul”. No mesmo dia, as famílias perdiam familiares no ataque a Beit Lahia no hospital Kamal Adwan, um dos principais da região.

Israel afirmou ter visado um “alvo” do Hamas e garantiu às autoridades de Gaza que o número de mortos “não corresponde” às informações de que dispõe.

Antes desse ataque, a Defesa Civil tinha indicado “mais de 400 mortos” no norte de Gaza desde o início da ofensiva lançada pelo Exército israelense no dia 6 de outubro no setor de Jabalya.

O Hamas, que está no poder em Gaza desde 2007, afirmou que vai continuar a lutar apesar da morte de Yahya Sinouar, considerado o cérebro do ataque sem precedentes contra Israel em 7 de outubro de 2023 que desencadeou a guerra.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Austrália endurecerá leis sobre armas após massacre em Sydney

Austrália endurecerá leis sobre armas após massacre em Sydney

Após um tiroteio em celebração judaica na praia de Bondi, que deixou 16 mortos, a Austrália prometeu endurecer suas leis de armas, que já estão entre as mais rígidas do mundo, e criar um registro nacional de armas de fogo.
L
União Europeia prolonga sanções à Venezuela por mais um ano

União Europeia prolonga sanções à Venezuela por mais um ano

O Conselho da União Europeia decidiu estender as medidas restritivas contra a Venezuela até janeiro de 2027, citando “ações persistentes contra a democracia” e contínuas violações de direitos humanos no país.
L
Ucrânia desiste de meta de adesão à OTAN em troca de garantias de paz

Ucrânia desiste de meta de adesão à OTAN em troca de garantias de paz

Em um compromisso antes das negociações de paz em Berlim, o presidente Volodymyr Zelensky anunciou que a Ucrânia renuncia à ambição de ingressar na OTAN, aceitando garantias de segurança ocidentais como alternativa.
L
Governo brasileiro repudia atentado em praia da Austrália

Governo brasileiro repudia atentado em praia da Austrália

Ataque terrorista ocorrido em uma celebração judaica na Austrália resultou em 16 mortes e 29 feridos, levando o Governo brasileiro a expressar solidariedade e condenar o antissemitismo.
L
José Antonio Kast eleito presidente do Chile com guinada à direita

José Antonio Kast eleito presidente do Chile com guinada à direita

Explorando o medo dos eleitores sobre o aumento da criminalidade e migração, José Antonio Kast venceu o segundo turno com 58,30% dos votos, marcando a mais acentuada guinada à direita do Chile desde 1990.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal finaliza o julgamento do Núcleo 2, elevando o total de condenados pela trama golpista para 29 réus; apenas dois foram absolvidos.
L
Réus do Núcleo 2 da trama golpista recebem penas entre 8 e 26 anos

Réus do Núcleo 2 da trama golpista recebem penas entre 8 e 26 anos

Primeira Turma do STF condena cinco réus por unanimidade; general Mário Fernandes recebe a maior pena (26 anos e 6 meses); condenados devem pagar R$ 30 milhões em indenização solidária e ficam inelegíveis.
L
Trama golpista: STF condena cinco réus por unanimidade e absolve um

Trama golpista: STF condena cinco réus por unanimidade e absolve um

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vota por 4 a 0 para condenar Filipe Martins, Silvinei Vasques e outros três do Núcleo 2 da trama golpista; julgamento continua para definir as penas.
L
STF forma maioria para condenar cinco réus da trama golpista

STF forma maioria para condenar cinco réus da trama golpista

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal tem 3 votos a 0 pela condenação de Filipe Martins, Silvinei Vasques e outros três envolvidos no Núcleo 2 da trama golpista.
L
Moraes vota pela condenação de cinco réus da trama golpista e absolve um

Moraes vota pela condenação de cinco réus da trama golpista e absolve um

Ministro Alexandre de Moraes vota pela condenação de Filipe Martins, Mário Fernandes, Marcelo Câmara e Silvinei Vasques, todos envolvidos na trama golpista; julgamento será retomado com voto de Cristiano Zanin.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Prêmio Brasil Fome reconhece políticas públicas que transformam combate à fome em resultados

Prêmio Brasil Fome reconhece políticas públicas que transformam combate à fome em resultados

Premiação nacional destaca boas práticas responsáveis por avanços históricos na segurança alimentar nesta quarta-feira.
L
Lula destaca avanços sociais e econômicos em entrevista ao SBT News

Lula destaca avanços sociais e econômicos em entrevista ao SBT News

Presidente cita queda do desemprego, redução das desigualdades, reforma tributária e fortalecimento de políticas sociais como marcas do terceiro mandato.
L
STF tem placar de 2 a 0 por condenação de réus do Núcleo 2 da Trama Golpista

STF tem placar de 2 a 0 por condenação de réus do Núcleo 2 da Trama Golpista

Ministro Cristiano Zanin acompanha o relator Alexandre de Moraes e vota pela condenação de cinco acusados na trama golpista, incluindo Filipe Martins e Silvinei Vasques.
L
Coronel Chrisóstomo garante R$ 45 milhões para saúde, educação, esporte e defesa em Porto Velho em 2025

Coronel Chrisóstomo garante R$ 45 milhões para saúde, educação, esporte e defesa em Porto Velho em 2025

Emendas asseguram investimentos em áreas essenciais, infraestrutura pública e apoio a projetos sociais e militares.
L
Eyder Brasil concede honrarias a Elias Rezende e Anderson Batista em solenidade na Assembleia

Eyder Brasil concede honrarias a Elias Rezende e Anderson Batista em solenidade na Assembleia

Reconhecimento destaca atuação pública e combate ao crime organizado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Luiz F. S. seduzia e ameaçava crianças de 12 anos em fóruns na internet e usava vítimas para zombar de policiais
16
Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Ação da Guarnição Reforço 02, comandada pelo Sargento Machado, resultou na prisão de dois homens e na apreensão de porções grandes de cocaína e máquina de cartão no bairro Teixeirão.
10
PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

Operação Fim de Linha cumpre mandados em Alta Floresta d’Oeste/RO e visa desarticular grupo criminoso responsável pelo recebimento e distribuição de drogas na fronteira.
12
Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Força Tática do 5º BPM recupera cerca de 30 peças de vestuário após apreensão de dois adolescentes no bairro Planalto, na madrugada de domingo.
12
PF prende 7 e mira bens de luxo contra Tráfico Aéreo de Drogas em Porto Velho

PF prende 7 e mira bens de luxo contra Tráfico Aéreo de Drogas em Porto Velho

Grupo utilizava avionetas para transporte de entorpecentes no Norte; ação da PF, em cinco estados, combate o Tráfico Aéreo de Drogas e sequestra imóveis e aeronaves.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil supera desafios do relevo e eleva água mais de 200 metros no sertão nordestino

Brasil supera desafios do relevo e eleva água mais de 200 metros no sertão nordestino

Projeto de Integração do Rio São Francisco garante água a 12 milhões de pessoas e impulsiona desenvolvimento regional.
L
Codefat aprova calendário do abono salarial de 2026

Codefat aprova calendário do abono salarial de 2026

Pagamentos do PIS/Pasep referentes ao ano-base 2024 ocorrerão entre 15 de fevereiro e 15 de agosto de 2026; critérios para acesso ao benefício passam a ser mais rígidos.
L

A nova era dos centros de desenvolvimento e o futuro do futebol na região norte

Expansão de centros de desenvolvimento no Norte fortalece a base do futebol brasileiro ao integrar formação técnica, educação, tecnologia e impacto comunitário de longo prazo.
L

TikTok anuncia megacentro de dados no Ceará

TikTok confirma megacentro de dados na América Latina com investimento bilionário.
L
Avengers Doomsday: Steve Rogers pode retornar como Capitão América em trailer supostamente vazado

Avengers Doomsday: Steve Rogers pode retornar como Capitão América em trailer supostamente vazado

Vídeo que circula nas redes indica volta de Chris Evans e reacende debate sobre legado de Ultimato.
L

Ranking dos melhores hotéis da América do Sul tem vitória brasileira

Melhores hotéis da América do Sul ganham destaque com resort da Bahia no topo.
L

Melhores músicas de 2025 segundo a Rolling Stone

Abracadabra, de Lady Gaga, lidera ranking anual da revista.
L
Dembélé e Bonmatí faturam prêmio Fifa The Best de melhores jogadores do ano

Dembélé e Bonmatí faturam prêmio Fifa The Best de melhores jogadores do ano

Francês Ousmane Dembélé (PSG) conquista láurea inédita, e espanhola Aitana Bonmatí (Barcelona) é eleita pela terceira vez seguida, após votação que reuniu diversos agentes do futebol.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.