SÁBADO, 21/03/2026

Em destaque

L

Mundo

Israel bombardeia instituição financeira ligada ao Hezbollah no Líbano

Agência libanesa informou que foram 11 ataques à Al-Qard al-Hassan

Por Cristina Sambado - Repórter da RTP* - 20

Publicado em 

Israel bombardeia instituição financeira ligada ao Hezbollah no Líbano
Reuters/Jim Urquhart/Proibida reprodução

O Exército israelense fez ataques aéreos no Líbano, nesse domingo (20) à noite, contra os escritórios de uma empresa acusada de financiar o Hezbollah, depois de ter bombardeado posições do movimento pró-iraniano em todo o país.

A agência libanesa Ani noticiou 11 ataques israelenses, que visaram sobretudo “sucursais da Al-Qard al-Hassan” nos subúrbios do sul de Beirute, e um contra o mesmo grupo no leste do Líbano, após os apelos israelenses à população para que se retirasse da área em torno dos escritórios da organização.

A Al-Qard al-Hassan – que, segundo os Estados Unidos (EUA), é utilizada pelo Hezbollah, apoiado pelo Irã, para gerir as suas finanças – tem mais de 30 filiais em todo o Líbano, incluindo 15 em zonas densamente povoadas do centro de Beirute e dos seus subúrbios. A instituição financeira “Al-Qard al-Hassan está envolvida no financiamento das operações terroristas do Hezbollah”, declarou o porta-voz do Exército israelense ao público de língua árabe, Avichay Adraee, na rede social X.

A Reuters informou que, um edifício situado no bairro de Chiyah, nos subúrbios do sul de Beirute, ficou reduzido a escombros, e as poucas pessoas que se encontravam na região fugiram antes da explosão, não tendo havido vítimas.

Durante a noite, Israel atacou também locais em Beirute, no sul do Líbano e no vale de Bekaa.

Por seu lado, a força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Líbano acusou o Exército israelense de ter destruído “deliberadamente” uma “torre de observação” das forças de paz no sul do país. Horas antes, o Exército de Israel anunciou que tinha como alvo um “centro de comando” do Hezbollah perto da capital e fez ataques aéreos em dezenas de localidades no sul.

Uma fonte de segurança libanesa também relatou um “ataque” no domingo (20) à noite perto do Aeroporto Internacional de Beirute, que faz fronteira com os subúrbios do sul.

Depois de um ano de confrontos fronteiriços com o Hezbollah e de ter enfraquecido o Hamas em Gaza, o Exército israelense deslocou o essencial de suas operações para o Líbano, onde desde 23 de setembro tem realizado ataques intensivos contra o movimento islâmico e, desde 30 de setembro, uma ofensiva terrestre no sul do país.

Mais de 50 localidades foram bombardeadas no domingo nessa região fronteiriça com Israel. Segundo a agência Ani, o Exército israelense dinamitava casas em aldeias da região.

O Exército libanês, que não participa do conflito, anunciou a morte de três soldados em ataque no sul do país.

Em visita às tropas no norte de Israel, o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, afirmou que o Exército estava destruindo o Hezbollah “em todas as aldeias ao longo da fronteira”.

Israel afirma que pretende neutralizar o movimento xiita para permitir que cerca de 60 mil habitantes do norte de Israel, deslocados pelos constantes disparos de foguetes, regressem às suas casas.

O Hezbollah reivindicou a responsabilidade por novos ataques contra três bases militares perto de Haifa e Safed, no norte de Israel, bem como contra as tropas israelenses no sul do Líbano. Afirmou também ter abatido um drone israelense, sem especificar o local exato.

Pelo menos 1.470 pessoas foram mortas no Líbano desde 23 de setembro, segundo contagem da AFP baseada em dados oficiais e, em meados de outubro, a ONU contabilizou cerca de 70 mortos. No sábado (19), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusou o movimento xiita libanês de tentar assassiná-lo, depois de um ataque com um drone ter atingido sua residência privada em Cesareia, uma cidade costeira no centro de Israel, na sua ausência.

O Hezbollah não reivindicou a responsabilidade pelo ataque, mas a missão iraniana junto à ONU afirmou que ele estava por trás do ataque.

Enviado dos EUA

O enviado dos Estados Unidos, Amos Hochstein, vai manter conversações com as autoridades libanesas em Beirute nesta segunda-feira, sobre as condições para um cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, apoiado pelo Irã, disseram duas fontes à Reuters.

Hochstein deverá se encontrar hoje com o primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, e com o presidente do Parlamento, Nabih Berri.

Enquanto Hochstein deve pressionar pela calma após um ano de combates durante os quais Israel matou os líderes do Hezbollah no Líbano e do Hamas em Gaza, os EUA deixaram claro que mostrarão apoio inabalável a Israel, apesar do aumento do número de mortos.

Berri disse à emissora Al-Arabiya no fim de semana que a visita de Hochstein era “a última oportunidade antes das eleições americanas” para alcançar uma trégua e que rejeitaria quaisquer alterações à resolução 1.701 das Nações Unidas, que pôs fim ao último conflito sangrento entre o Hezbollah e Israel em 2006.

Os militares norte-americanos enviaram a Israel o seu avançado sistema antimíssil que está “a postos”, afirmou o secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, durante visita a Kiev.

Austin não quis dizer se o sistema Terminal High Altitude Area Defense, ou THAAD, estava operacional. “Temos a capacidade de colocá-lo em funcionamento muito rapidamente e estamos cumprindo nossas expectativas”.

Condições de Tel Aviv

Israel teria enviado aos Estados Unidos um documento com as condições para uma solução diplomática que ponha fim à guerra no Líbano.

Israel exigiu que suas forças sejam autorizadas a participar da “aplicação ativa da lei” para garantir que o Hezbollah não se rearme e reconstrua as infraestruturas militares perto da fronteira, informou o site de notícias norte americano Axios, citando um funcionário israelense.

Israel também quer que sua força aérea tenha liberdade de operação no espaço aéreo libanês, acrescentou o relatório. Um funcionário dos EUA revelou ao Axios que era altamente improvável que o Líbano e a comunidade internacional concordassem com as condições de Israel.

Ofensiva na Faixa de Gaza

Ao mesmo tempo em que faz ataques diários contra o sul do Líbano, o Exército israelense intensifica a ofensiva na Faixa de Gaza contra o Hamas, cujo líder, Yahya Sinouar, foi morto na quarta-feira.

Ontem, o Exército israelense anunciou que estava fazendo no “norte, centro e sul”. No mesmo dia, as famílias perdiam familiares no ataque a Beit Lahia no hospital Kamal Adwan, um dos principais da região.

Israel afirmou ter visado um “alvo” do Hamas e garantiu às autoridades de Gaza que o número de mortos “não corresponde” às informações de que dispõe.

Antes desse ataque, a Defesa Civil tinha indicado “mais de 400 mortos” no norte de Gaza desde o início da ofensiva lançada pelo Exército israelense no dia 6 de outubro no setor de Jabalya.

O Hamas, que está no poder em Gaza desde 2007, afirmou que vai continuar a lutar apesar da morte de Yahya Sinouar, considerado o cérebro do ataque sem precedentes contra Israel em 7 de outubro de 2023 que desencadeou a guerra.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

França alerta para falta de saída em curto prazo para guerra no Oriente Médio

França alerta para falta de saída em curto prazo para guerra no Oriente Médio

Em visita a Tel Aviv, chanceler Jean-Noël Barrot é levado a abrigo após disparo de mísseis iranianos; Paris tenta mediar cessar-fogo no Líbano sob resistência de Israel e EUA.
L
Conflito entre Israel e Irã escala com ataques a refinarias e infraestrutura de gás

Conflito entre Israel e Irã escala com ataques a refinarias e infraestrutura de gás

Ofensivas mútuas atingem centros de energia no Golfo Pérsico em plena celebração do Eid al-Fitr; instabilidade na região provoca oscilações severas no mercado global de petróleo e gás.
L
China estende manutenção de taxas de juros pelo décimo mês seguido

China estende manutenção de taxas de juros pelo décimo mês seguido

Banco Central chinês mantém os índices LPR de um e cinco anos inalterados em março, confirmando as projeções de estabilidade do mercado financeiro global.
L
Europa e Japão recuam e manifestam apoio à abertura do Estreito de Ormuz

Europa e Japão recuam e manifestam apoio à abertura do Estreito de Ormuz

Em declaração conjunta, potências demonstram disposição para garantir navegação segura após bloqueio iraniano; decisão ocorre quatro dias após negativa que irritou Donald Trump.
L
Queda do narcotraficante Sebastián Marset expõe tensão na Bolívia e eleva risco de atentados

Queda do narcotraficante Sebastián Marset expõe tensão na Bolívia e eleva risco de atentados

Prisão do narcotraficante leva governo a reforçar segurança em Santa Cruz de la Sierra e acende alerta para possíveis ações criminosas
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ismael Lobato, o Kaike, desponta como promessa das artes marciais em Rondônia após título no Titan Fights

Jovem de 18 anos acumula conquistas no karatê, kickboxing e jiu-jitsu, e mira carreira no MMA profissional com sonho de chegar ao UFC
L

Justiça do Trabalho determina adiamento de eleição sindical da Polícia Civil em Rondônia

Decisão garante acesso parcial a lista de eleitores e busca equilíbrio entre chapas concorrentes
L

Amazônia, Gente e Justiça: Renato Fernandes Caetano debate o ecossistema editorial na Amazônia

A conversa deve abordar desde os desafios enfrentados por autores, editoras e pesquisadores da região até as possibilidades de ampliar a presença do livro amazônico nos espaços educacionais, culturais e científicos.
L
MPT e Meta firmam acordo para combater o trabalho infantil online

MPT e Meta firmam acordo para combater o trabalho infantil online

Empresa deverá identificar perfis de crianças sem autorização judicial nas redes sociais; multas por descumprimento podem chegar a R$ 100 mil por menor.
L
Fazenda planeja alternativas para conter o preço do diesel

Fazenda planeja alternativas para conter o preço do diesel

Dario Durigan assume ministério e propõe isenção de ICMS sobre importação para mitigar os impactos da crise no Oriente Médio.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Geovar tem pedido atendido e garante melhoria em via no bairro Igarapé

Atuação do vereador resulta em serviço de tapa-buraco em trecho crítico próximo a escola em Porto Velho.
L
Moraes solicita parecer da PGR sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Moraes solicita parecer da PGR sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Ex-presidente está internado com pneumonia bacteriana após relatório de presídio apontar risco de morte; defesa aguarda decisão do STF.
L
Mendonça afirma que juiz não deve ser estrela e sim assumir responsabilidade

Mendonça afirma que juiz não deve ser estrela e sim assumir responsabilidade

Relator do caso Banco Master defende serenidade em decisões judiciais; ministro assumiu inquérito após saída de Dias Toffoli.
L
Sílvia Cristina: filiação fortalece o Progressistas

Sílvia Cristina: filiação fortalece o Progressistas

Pastor João do Cerna se filia ao partido em Rolim de Moura e reforça atuação social voltada à recuperação de dependentes químicos.
L
Lula defende criação de reserva estratégica de combustíveis no Brasil

Lula defende criação de reserva estratégica de combustíveis no Brasil

Presidente propõe estoque regulador para proteger o país de crises internacionais; Petrobras anuncia R$ 9 bilhões em investimentos em Minas Gerais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é presa por tráfico de drogas no bairro Flamboyant

Mulher é presa por tráfico de drogas no bairro Flamboyant

Polícia Militar desarticula ponto de venda de entorpecentes na zona Leste de Porto Velho após denúncia de foragido armado
10
Polícia Militar prende dupla com cerca de 100 porções de drogas no Orgulho do Madeira

Polícia Militar prende dupla com cerca de 100 porções de drogas no Orgulho do Madeira

Equipe do 5º Batalhão apreende cocaína, maconha e haxixe em apartamento no residencial após abordagem a suspeito reincidente
10
Polícia Federal destrói draga de garimpo ilegal no Rio Madeira

Polícia Federal destrói draga de garimpo ilegal no Rio Madeira

Operação Iterum II neutraliza estrutura completa de extração de ouro em Rondônia; ação conjunta com Ibama combate crimes ambientais no leito do rio.
10
Casal de 24 anos acaba na delegacia após briga doméstica

Casal de 24 anos acaba na delegacia após briga doméstica

A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência de violência doméstica, onde a mulher relatou ter sido agredida com chutes e xingamentos antes de reagir para se defender do marido.
16
Polícia Civil de Rondônia prende foragido de MG condenado por matar policial

Polícia Civil de Rondônia prende foragido de MG condenado por matar policial

Ação da DRACO2 e GAECO localiza criminoso em Cacoal; condenado portava arma ilegal no momento da abordagem.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Curso de tratorista para mulheres fortalece a autonomia no campo em Porto Velho

Curso de tratorista para mulheres fortalece a autonomia no campo em Porto Velho

Prefeitura em parceria com Senar e Sindicato Rural, capacita agricultoras em operação e manutenção de maquinário agrícola
L
Banco Central comunica exposição de dados de 28 mil chaves Pix

Banco Central comunica exposição de dados de 28 mil chaves Pix

Incidente em sistemas da Pefisa S.A. expôs informações cadastrais de clientes; autarquia afirma que senhas e saldos bancários permanecem protegidos.
L
Porto Velho recebe 2ª edição da Semana S do Comércio

Porto Velho recebe 2ª edição da Semana S do Comércio

Evento do Sistema Fecomércio acontece em maio com serviços gratuitos, palestras e atrações culturais; expectativa é superar 13 mil atendimentos.
L
Conmebol altera critérios de desempate da Libertadores

Conmebol altera critérios de desempate da Libertadores

Confronto direto passa a ser o primeiro parâmetro de classificação na fase de grupos; mudança vale para a edição de 2026 e afeta também a Sul-Americana.
L
Fome recua em lares do Bolsa Família chefiados por mulheres

Fome recua em lares do Bolsa Família chefiados por mulheres

Estudo da FGV revela que 71% dos domicílios que atingiram segurança alimentar são liderados por figuras femininas; impacto é maior entre mulheres negras.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em concurso e fixa prazo de posse

Jaru abre inscrições para o Barco Cross e Corrida de Caiaque

Competições tradicionais no Rio Jaru acontecem em abril; evento terá shows artísticos e categorias de remo e velocidade.
L
Vitória Morão leva arte amazônica ao Agenda News

Vitória Morão leva arte amazônica ao Agenda News

Artista visual de Porto Velho compartilhou trajetória, desafios e conquistas em entrevista marcada por identidade e valorização cultural.
L