DOMINGO, 08/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Agência da ONU diz que 25% do Líbano estão sob ordens de retirada

Os números destacam o alto preço que os libaneses estão pagando à medida que Israel intensifica sua campanha para derrotar o Hezbollah e destruir sua infraestrutura no conflito que já dura um ano.

Por EMMA FARGE E CLAUDA TANIOS - REPÓRTERES DA REUTERS* - 20

Publicado em 

Agência da ONU diz que 25% do Líbano estão sob ordens de retirada
REUTERS/ALAA KANAAN/DIREITOS RESERVADOS

Israel, que iniciou incursões no sul do Líbano há duas semanas para combater o grupo militante Hezbollah, apoiado pelo Irã, emitiu ordens de retirada militar que afetam mais de um quarto do país, informou a agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (15).

Os números destacam o alto preço que os libaneses estão pagando à medida que Israel intensifica sua campanha para derrotar o Hezbollah e destruir sua infraestrutura no conflito que já dura um ano.

O diretor da agência de refugiados da ONU para o Oriente Médio, Rema Jamous Imseis, disse, em entrevista em Genebra, que as novas ordens israelenses de retirada para 20 vilarejos no sul do Líbano significam que mais de um quarto do país foi afetado.

“As pessoas estão atendendo a esses pedidos de evacuação e estão fugindo com quase nada.”

os ataques israelenses mataram pelo menos 2.309 pessoas no último ano, segundo o governo libanês, e mais de 1,2 milhão de pessoas foram deslocadas.

A maioria foi morta desde o final de setembro, quando Israel expandiu sua campanha militar. O número de mortos não faz distinção entre civis e combatentes.

Cerca de 50 israelenses, entre soldados e civis, foram mortos, de acordo com Israel.

Israel diz que sua operação no Líbano visa garantir o retorno de dezenas de milhares de moradores forçados a fugir de suas casas no norte de Israel, devido aos ataques do Hezbollah.

Israel expandiu sua campanha de bombardeio no Líbano nessa segunda-feira, matando pelo menos 22 pessoas — a maioria delas mulheres — em um ataque aéreo no norte, em uma casa onde pessoas deslocadas estavam buscando refúgio dos ataques israelenses mais ao sul, disseram autoridades de saúde.

“O que estamos ouvindo é que entre as 22 pessoas mortas havia 12 mulheres e duas crianças”, disse o porta-voz do escritório de direitos humanos da ONU, Jeremy Laurence, na mesma coletiva de imprensa, em resposta a uma pergunta sobre o ataque de segunda-feira em Aitou, de maioria cristã.

“Entendemos que foi um prédio residencial de quatro andares que foi atingido. Com esses fatores em mente, temos preocupações reais com relação ao direito internacional humanitário, ou seja, as leis da guerra e os princípios de distinção, proporção e proporcionalidade”, disse ele, pedindo uma investigação sobre o incidente.

As equipes de resgate ainda retiram corpos dos escombros em Aitou hoje, informou a mídia local, após um dos ataques mais mortais contra famílias deslocadas no Líbano, depois dos ataques no início deste mês na cidade de Ain Deleb, no sul do Líbano, que deixou mais de 30 mortos.

Israel não comentou sobre o ataque a Aitou, mas afirmou repetidamente que toma todas as precauções possíveis para evitar vítimas civis.

Até o momento, o foco principal das operações militares de Israel no Líbano tem sido o Vale de Bekaa, no leste, os subúrbios de Beirute e no sul, onde as forças de paz da ONU afirmaram que o fogo israelense atingiu suas bases em diversas ocasiões e feriu integrantes.

Ontem, o Conselho de Segurança da ONU expressou grande preocupação depois que várias posições de forças de manutenção da paz no sul do Líbano foram novamente atacadas em meio a confrontos entre os militares israelenses e o Hezbollah.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em visita a uma base militar no centro de Israel, onde quatro soldados foram mortos no domingo por um ataque de drones do Hezbollah, disse que Israel continuará a atacar o movimento “sem piedade, em todos os lugares do Líbano – incluindo Beirute”.

O conflito entre Israel e o Hezbollah foi retomado há um ano, quando o grupo militante começou a disparar foguetes contra Israel em apoio ao Hamas, no início da guerra de Gaza.

Enquanto isso, o Oriente Médio permanece em alerta máximo para que Israel retalie o Irã por uma barragem de mísseis lançada em 1º de outubro, em resposta aos ataques de Israel ao Líbano.

O gabinete de Netanyahu disse que Israel ouviria os Estados Unidos, mas decidiria suas ações de acordo com seus próprios interesses nacionais.

A declaração foi anexada a um artigo do Washington Post que dizia que Netanyahu havia dito ao governo do presidente norte-americano, Joe Biden, que Israel atacaria alvos militares iranianos, e não alvos nucleares ou petrolíferos — sugerindo um contra-ataque mais limitado com o objetivo de evitar uma guerra em grande escala.

O emir do Catar acusou Israel, nesta terça-feira, de explorar a a falta de ação internacional na crise do Oriente Médio para ir além de sua “agressão” em Gaza e construir mais assentamentos ilegais na Cisjordânia ocupada e enviar tropas para o Líbano.

“Israel escolheu deliberadamente expandir a agressão para implementar esquemas pré-planejados em outros locais, como a Cisjordânia e o Líbano, porque vê que o escopo para isso está disponível”, disse o xeque Tamim bin Hamad Al-Thani em seu discurso anual de abertura do Conselho Shura do Catar.

O Catar, os Estados Unidos e o Egito têm mediado repetidamente na tentativa de acabar com a guerra em Gaza, que eclodiu há um ano, quando combatentes do grupo militante palestino Hamas invadiram Israel a partir de Gaza e mataram 1.200 pessoas, de acordo com os registros israelenses.

A ofensiva de Israel matou mais de 42 mil pessoas em Gaza, transformou o enclave em pilhas de cimento e metal retorcido e criou uma grave escassez de alimentos, água e combustível.

*(Reportagem adicional de Abdelaziz Boumzar, Amina Ismail, Adam Makary e Michelle Nichols)

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Conteúdo com representação ofensiva de Barack e Michelle Obama gerou críticas dentro e fora dos EUA, e governo afirmou que postagem foi feita por erro de um funcionário.
L
Trump compartilha vídeo racista envolvendo Obama

Trump compartilha vídeo racista envolvendo Obama

Presidente dos EUA publica conteúdo com imagem depreciativa de Barack e Michelle Obama ao final de vídeo sobre eleição de 2020.
L
Argentina inicia ratificação do acordo UE-Mercosul no Congresso

Argentina inicia ratificação do acordo UE-Mercosul no Congresso

Projeto enviado por Milei destaca estímulo às exportações e integração internacional.
L
Assembleia venezuelana avança em proposta que pode libertar manifestantes detidos

Assembleia venezuelana avança em proposta que pode libertar manifestantes detidos

Texto aprovado na primeira votação também prevê retorno de opositores exilados.
L
Subsidiária da Embraer vende aeronaves elétricas para o Japão

Subsidiária da Embraer vende aeronaves elétricas para o Japão

Contrato com a empresa AirX prevê a entrega de carros voadores em 2029 para operar rotas turísticas em Tóquio e Osaka, marcando expansão na Ásia-Pacífico.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Quando ensinar vira risco: a morte de uma professora em Porto Velho

Tragédia expõe a banalização da violência, o oportunismo político e a pressão cotidiana sobre professores, em um cenário onde discursos inflamados ajudam a normalizar o ódio e a insegurança nas escolas.
L

Nota de pesar: Tatiane Freire Martins

Aos 39 anos, Tatiane Freire Martins deixa um legado de amor, coragem e dedicação à família, sendo lembrada pela força com que enfrentou os desafios da vida.
L
Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Parque temático temporário reúne atrações inspiradas em grandes parques do mundo, oferece entretenimento gratuito e reforça a importância de acesso organizado ao público.
L

Morte de professora dentro da Faculdade FIMCA reacende debate sobre segurança e assédio no ambiente acadêmico

Caso investigado pela polícia gera comoção, expõe fragilidades na segurança dos campi e levanta denúncias de assédio moral contra docentes dentro da instituição.
L

Momento Agro: Diego Sebastian fala sobre gestão, eficiência e resultados no agro

Ele também vai explicar o papel do pós-vendas em marcas como Renault, Nissan e New Holland, mostrando como processos bem definidos impactam diretamente a satisfação do cliente, o giro de estoque e a saúde financeira da operação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Deputado federal reforça compromisso com o desenvolvimento de Rondônia ao atender gestores municipais na Câmara Federal
L
STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

Supremo decide por unanimidade que prática pode gerar punição dupla, com responsabilização eleitoral e cível para campanhas com recursos não declarados.
L
Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lideranças e Assembleia Legislativa destacam a defesa de territórios, direitos e dignidade dos povos originários.
L
Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Ministro do STF quer perícia federal sobre ação policial no Rio que resultou em 122 mortes, dentro de processo que discute a letalidade das operações em favelas.
L
Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Parlamentar fiscaliza obra de alteamento da pista e cobra soluções duradouras para a rodovia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeitos de ataque na Mamoré são detidos após perseguição

Suspeitos de ataques a tiros contra provedora de internet são presos

Dupla foi presa após perseguição no bairro Lagoa
10
Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Os policiais localizaram 12 invólucros de maconha no bolso do adolescente.
10
Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

A equipe recebeu informações sobre um motociclista em uma Yamaha Lander preta que transportava drogas por uma estrada vicinal.
10
Acadêmico afirma que planejou ataque após ver foto de professora com ex-marido

Acadêmico afirma que planejou ataque após ver foto de professora com ex-marido

Crime ocorreu dentro de sala de aula em faculdade de Porto Velho e é investigado como feminicídio; suspeito relatou relação amorosa e premeditação do ataque.
18
Furto de picape termina em confronto com a polícia em RO

Furto de picape termina em confronto com a polícia em RO

Troca de tiros durante buscas pela Montana furtada deixou um suspeito morto, outro preso e resultou na recuperação do veículo em área rural do município.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após pedido do MPRO, Justiça decreta prisão preventiva do suspeito da morte de professora universitária

A justiça acolheu o pedido e converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva
L

Políticas públicas em Porto Velho ganham reforço com parceria entre Prefeitura e Ministério do Trabalho

Semagric discute implantação de conselhos municipais e estratégias para garantir acesso a recursos federais para políticas públicas e economia solidária
L

Semtran organiza trânsito e fiscaliza estacionamento no percurso do Carnaval 2026

Secretaria Municipal de Trânsito realiza remoção de veículos em Porto Velho para garantir segurança e fluidez durante os desfiles do Carnaval 2026
L

Proteção às mulheres no Carnaval terá unidade móvel estratégica em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho lança “Van do Acolhimento” para garantir proteção às mulheres e combate à importunação sexual durante os desfiles dos blocos
L
Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Homem é ferido com facada na cabeça durante briga em RO

Homem é ferido com facada na cabeça durante briga em RO

Vítima foi atacada pelo padrasto após discussão que começou em um estabelecimento e terminou em uma residência no bairro Boa Esperança.
16
Colisão entre motos deixa dois feridos no bairro Boa Esperança

Colisão entre motos deixa dois feridos no bairro Boa Esperança

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida São Paulo com a Rua Rio Madeira; condutores foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados à UPA com ferimentos leves.
12
Reincidente no tráfico é preso novamente com drogas em RO

Reincidente no tráfico é preso novamente com drogas em RO

Suspeito de 32 anos, já detido no ano passado, foi flagrado pela Polícia Militar com maconha, cocaína, dinheiro e materiais usados no comércio de entorpecentes.
10
Incêndio atinge prédio abandonado usado por usuários de drogas em RO

Incêndio atinge prédio abandonado usado por usuários de drogas em RO

Chamas destruíram o andar superior de um imóvel desativado no bairro Jardim Primavera; não havia pessoas no local e as causas do fogo ainda serão investigadas.
14
Polícia Civil apreende caminhões da prefeitura de Pimenteiras do Oeste em Cerejeiras

Polícia Civil apreende caminhões da prefeitura de Pimenteiras do Oeste em Cerejeiras

Veículos transportavam resíduo de soja para produtor rural, e chefe de gabinete afirma que ação faz parte de programa legal de apoio à agricultura familiar.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.