SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

L

Mundo

OMS anuncia acordo com Israel e Hamas para vacinação contra a pólio

Meta é alcançar pelo menos 90% de cobertura vacinal na Faixa de Gaza

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

OMS anuncia acordo com Israel e Hamas para vacinação contra a pólio
Reuters/Bassam Masoud/Proibida reprodução

O representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Palestina, Rik Peeperkorn, anunciou nesta quinta-feira (29) um acordo com Israel e o grupo palestino Hamas para permitir a vacinação de crianças contra a poliomielite na Faixa de Gaza. “Discutimos com autoridades israelenses e concordamos com pausas humanitárias por três dias”, disse.

“Não vou dizer que este é o caminho ideal a ser seguido. Mas é uma forma viável de avançar. Precisamos interromper a transmissão de pólio em Gaza e fora de Gaza”, reforçou Peeperkorn. “Claro que todas as partes terão de se ater a isso. Precisamos garantir que, durante todos esses dias, possamos implementar a campanha em meio à pausa humanitária”, acrescentou.

O representante da OMS na Palestina classificou a meta de alcançar pelo menos 90% de cobertura vacinal na região como ambiciosa. “As equipes aqui estão preparadas para isso. Estamos prontos para agir”, disse Peeperkorn.

A campanha contra a pólio em Gaza começa neste domingo (1º) e será conduzida em duas rodadas.

Caso confirmado

Na semana passada, a OMS confirmou o primeiro caso de pólio na Faixa de Gaza em 25 anos. Trata-se de um bebê de 10 meses que vive na cidade palestina de Deir al-Balah, região central do território, e que não havia recebido nenhuma das doses previstas no esquema vacinal contra a doença.

Em seu perfil na rede social X, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse estar “seriamente preocupado” com a confirmação do caso. “A OMS e seus parceiros trabalharam arduamente para colher e transferir amostras da criança para testagem em um laboratório certificado na região. O sequenciamento genômico confirmou que o vírus está ligado à variante do poliovírus tipo 2, detectada em amostras ambientais recolhidas em junho em águas residuais de Gaza. A criança, que desenvolveu paralisia na perna esquerda, está em situação estável”, disse o diretor-geral.

Trégua humanitária

Alguns dias antes, a OMS já havia feito um apelo por uma trégua humanitária em Gaza para que as duas rodadas de vacinação pudessem acontecer. Em nota, a entidade, junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pediu que todas as partes envolvidas no conflito implementassem pausas humanitárias durante um período de pelo menos sete dias.

“Essas pausas nos combates permitiriam que crianças e famílias chegassem em segurança às unidades de saúde e que agentes comunitários alcançassem crianças que não têm acesso a essas unidades para serem imunizadas contra a poliomielite. Sem as pausas humanitárias, a realização das campanhas não será possível”, apelou a OMS.

A expectativa é que, em cada uma das rodadas de vacinação, mais de 640 mil crianças com menos de 10 anos de idade possam receber a vacina oral contra a pólio, conhecida popularmente como gotinha.

Entenda

O poliovírus foi detectado em junho em amostras ambientais colhidas na Faixa de Gaza. Desde então, segundo a OMS, pelo menos três crianças apresentaram quadros suspeitos de paralisia flácida aguda, sintoma comum da pólio.

Amostras de sangue foram colhidas e enviadas para análise laboratorial.

“Mais de 1,6 milhão de doses da vacina oral, utilizada para interromper a propagação do vírus, serão entregues na Faixa de Gaza. As entregas das vacinas e dos equipamentos de refrigeração devem passar pelo Aeroporto Ben Gurion [em Israel] antes de serem direcionadas à Gaza, no fim de agosto”, informou a entidade.

“É essencial que o transporte das doses e dos equipamentos de refrigeração seja facilitado em todas as etapas dessa jornada, para garantir o recebimento em tempo oportuno, a aprovação e a liberação dos insumos em tempo para que a campanha ocorra”, ressaltou a OMS. Ao todo, 708 equipes com cerca de 2,7 mil profissionais de saúde foram acionadas.

A organização alertou que é preciso alcançar uma cobertura vacinal de pelo menos 90% durante cada rodada da campanha para interromper a propagação da pólio e reduzir o risco do ressurgimento da doença, levando em consideração “sistemas de saúde, água e saneamento gravemente prejudicados na região”.

Dados da entidade mostram que a Faixa de Gaza esteve livre da pólio pelos últimos 25 anos. “O ressurgimento da doença, sobre o qual a comunidade humanitária já havia alertado ao longo dos últimos 10 meses, representa outra ameaça para as crianças em Gaza e em países vizinhos. Um cessar-fogo é a única forma de garantir a segurança da saúde pública na região”, alertou a OMS.

Risco

Ainda de acordo com a OMS, a Faixa de Gaza mantinha boa cobertura vacinal antes da escalada dos conflitos, em outubro do ano passado. De lá para cá, a vacinação de rotina foi fortemente impactada – incluindo a segunda dose da vacina contra a pólio, que caiu de 99% em 2022 para menos de 90% em 2023 e no primeiro trimestre de 2024.

“O risco de disseminação do vírus, dentro da Faixa de Gaza e internacionalmente, permanece alto em razão de lacunas na imunidade das crianças, provocadas por interrupções na vacinação de rotina, dizimação do sistema de saúde, deslocamento constante da população, desnutrição e sistemas de água e saneamento gravemente danificados”, alerta a OMS.

“A situação também aumentou o risco de propagação de outras doenças preveníveis ​​por vacinação, como o sarampo, além de casos de diarreia, infecções respiratórias agudas, hepatite A e doenças de pele entre crianças”, disse a OMS.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tempestade polar em Gaza deixa 11 mortos e agrava crise humanitária

Tempestade polar em Gaza deixa 11 mortos e agrava crise humanitária

Pelo menos 11 mortos e vários feridos foram confirmados após uma tempestade polar em Gaza que causou o desabamento de casas e inundou tendas de milhares de pessoas deslocadas.
L
Japão suspende alerta após terremoto de magnitude 6,9 atingir nordeste

Japão suspende alerta após terremoto de magnitude 6,9 atingir nordeste

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) retirou o aviso de tsunami emitido depois que um terremoto de magnitude 6,9 atingiu o nordeste do país, sendo o segundo grande tremor na mesma região em poucos dias.
L
Venezuela classifica apreensão de petroleiro por EUA como roubo e pirataria

Venezuela classifica apreensão de petroleiro por EUA como roubo e pirataria

Governo de Nicolás Maduro classifica a tomada do navio petroleiro em águas internacionais como “roubo descarado” e acusa os EUA de estarem em um plano deliberado de saque das riquezas energéticas venezuelanas.
L
Ex-presidente da Bolívia Luis Arce é detido para depor sobre suposto desvio de dinheiro

Ex-presidente da Bolívia Luis Arce é detido para depor sobre suposto desvio de dinheiro

Ex-presidente boliviano Luis Arce, que deixou o cargo no mês passado, foi detido pela polícia para prestar depoimento em investigação de suposto desvio de dinheiro; ex-ministra do seu gabinete alega perseguição política.
L
EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

Apreensão de petroleiro na costa da Venezuela foi confirmada pelo presidente Donald Trump; embarcação estava sob sanções e ação causou alta no preço do petróleo.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Vacina contra bronquiolite chega às gestantes de Porto Velho e amplia proteção aos recém-nascidos

Vacina contra bronquiolite chega às gestantes de Porto Velho e amplia proteção aos recém-nascidos

A vacina já está disponível para gestantes a partir de 28 semanas em Porto Velho e reforça a proteção dos bebês contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
L
Governo edita regras para remover servidores em casos de violência doméstica

Governo edita regras para remover servidores em casos de violência doméstica

Os Ministérios da Gestão e das Mulheres publicaram portaria conjunta que confere o direito de remover servidores em casos de violência doméstica, sendo que o risco pode ser comprovado pelo deferimento de medida protetiva.
L

Arregou, negociou…, mas voltou atrás: o vaivém presidencial do 01

Após anunciar pré-candidatura e sinalizar desistência em menos de 72 horas, Flávio Bolsonaro recua novamente e reacende críticas de uso político para pressão e impunidade.
L
Celular Seguro passa a bloquear aparelhos sem o app instalado e sem IMEI

Celular Seguro passa a bloquear aparelhos sem o app instalado e sem IMEI

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) atualizou o Celular Seguro, permitindo que o usuário registre o furto ou roubo de seu aparelho a partir de outro dispositivo, sem a necessidade de informar o IMEI ou ter o Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado.
L

EM CIMA DA HORA: entrevista com o prefeito Flori Cordeiro

A entrevista procura ampliar o olhar sobre a administração, oferecendo espaço para contextualizações, justificativas, indicadores e informações que muitas vezes não chegam ao grande público.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

Novo edital de Acordo Direto em precatórios disponibiliza R$ 124 milhões para pagamentos em Rondônia

Novo edital de Acordo Direto em precatórios disponibiliza R$ 124 milhões para pagamentos em Rondônia

Programa reforça compromisso fiscal e garante celeridade no recebimento dos valores.
L
Moraes vota por perda imediata do mandato de Zambelli e pede anulação da votação da Câmara

Moraes vota por perda imediata do mandato de Zambelli e pede anulação da votação da Câmara

O ministro Alexandre de Moraes do STF votou nesta sexta-feira (12) por manter a anulação da votação na Câmara dos Deputados e determinar a perda imediata do mandato de Zambelli, alegando que a decisão judicial de condenação à prisão é automática.
L
Ieda Chaves participa da cerimônia do 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ neste sábado (13), em Porto Velho

Ieda Chaves participa da cerimônia do 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ neste sábado (13), em Porto Velho

Evento gratuito reúne imprensa, autoridades e empreendedoras para fortalecer a liderança e a inovação feminina.
L
Ieda Chaves destina mais de R$ 360 mil ao 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ em Porto Velho

Ieda Chaves destina mais de R$ 360 mil ao 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ em Porto Velho

Evento gratuito reforça inovação, economia criativa e empoderamento feminino na capital.
L
Ieda Chaves encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Ieda Chaves encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Deputada reforça desafios das mulheres amazônicas no enfrentamento da violência e na busca por condições dignas de trabalho.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

Um agressor, já sob medida protetiva e monitoramento eletrônico, foi detido pela Polícia Militar do 1º Batalhão Rondon após invadir a residência da ex-companheira, agredi-la e ameaçá-la. O suspeito foi encontrado escondido no telhado após ter evadido e rompido a tornozeleira eletrônica.
16
Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Rogério Soares da Silva Junior foi alvejado após reagir a policiais do BPTAR, sendo o criminoso que morre em confronto com BPTAR durante a Operação “Quimera” contra líderes do Comando Vermelho (CV) em Vilhena.
18
Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Ação integrada entre Força Tática, Canil e Polícia Federal identifica encomenda destinada a São Paulo com entorpecente.
12
PF deflagra Operação APATE contra falso policial federal em Rondônia

PF deflagra Operação APATE contra falso policial federal em Rondônia

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação APATE em Rondônia para combater o uso indevido de símbolos da instituição e a falsa personificação de autoridade policial em plataformas digitais.
10
Mulher é espancada e jogada em canal pelo companheiro em RO

Mulher é espancada e jogada em canal pelo companheiro em RO

Vítima, que não mora na cidade, foi resgatada por populares na manhã seguinte com múltiplas lesões e relata ter sido jogada dentro de canal pelo companheiro, após uma discussão durante a noite.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Orientações de trânsito somam 1.852 palestras e alcançam 234 escolas de Rondônia em 2025

Orientações de trânsito somam 1.852 palestras e alcançam 234 escolas de Rondônia em 2025

Orientações de trânsito reforçam formação de comportamentos seguros e chegam a 234 escolas em todas as regiões de Rondônia em 2025
L
Escuta ativa governo de Rondônia é ampliada em 2025 com ações de diálogo e participação social

Escuta ativa governo de Rondônia é ampliada em 2025 com ações de diálogo e participação social

A escuta foi fortalecida ao longo de 2025 por meio de eventos, pesquisas e iniciativas da OGE, reforçando transparência, ética e participação cidadã.
L
Acordo com o Governo Federal facilitará regularização de áreas no município

Acordo com o Governo Federal facilitará regularização de áreas no município

A regularização ganhará mais agilidade com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o Incra, integrando o município ao programa Terra Cidadã.
L
Núcleo comunitário Defesa Civil chega às comunidades ribeirinhas com primeiro Nupdec no médio Madeira

Núcleo comunitário Defesa Civil chega às comunidades ribeirinhas com primeiro Nupdec no médio Madeira

Defesa Civil iniciou ações no médio Madeira com a capacitação de voluntários para fortalecer a prevenção de riscos e o apoio às comunidades ribeirinhas.
L
Semtran novo endereço passa a funcionar em nova sede a partir desta segunda-feira em Porto Velho

Semtran novo endereço passa a funcionar em nova sede a partir desta segunda-feira em Porto Velho

A Semtran novo endereço começa a atender no prédio da avenida Guaporé, nº 214, em frente ao Cemetron, oferecendo estrutura ampliada e ambiente moderno aos usuários.
L
MPRO apresenta balanço da Operação Aruanã e reforça ações de proteção ambiental

MPRO apresenta balanço da Operação Aruanã e reforça ações de proteção ambiental

Coletiva detalha etapas, resultados e continuidade das ações para retomar a Estação Ecológica de Samuel.
L
Sebrae em Rondônia eleva padrão de gestão e infraestrutura com modernização e obras estratégicas

Sebrae em Rondônia eleva padrão de gestão e infraestrutura com modernização e obras estratégicas

Instituição avança em projetos, amplia presença no estado e reforça atendimento aos empreendedores.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.