SEGUNDA-FEIRA, 01/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Veja o que se sabe sobre suposto ataque cibernético contra a Venezuela

Argumento é usado para justificar atraso sobre dados da eleição

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Veja o que se sabe sobre suposto ataque cibernético contra a Venezuela
Reuters/Nathalia Angarita/Proibida reprodução

As autoridades venezuelanas afirmam que um ataque cibernético realizado do exterior prejudicou os trabalhos do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que segue com a página oficial na internet fora do ar. Essa tem sido a principal justificativa do CNE – e do governo da Venezuela – para o atraso na publicação dos dados detalhados da eleição de 28 de julho.

Mas, afinal, o que se sabe sobre esse suposto ataque? Segundo autoridades do país, os ataques foram feitos principalmente da Macedônia do Norte, país do leste europeu, e chegaram a 30 milhões por minuto. Além disso, continuariam ocorrendo até o último domingo (11).

Na segunda-feira (12), a ministra da Ciência e Tecnologia da Venezuela, Gabriela Jiménez, apresentou balanço sobre o suposto ataque hacker. Ela disse que 25 instituições do país foram prejudicadas, incluindo desde a estatal petrolífera (PDVSA), passando por empresas de comunicação e de telecomunicações, até o sistema eleitoral.

“Os ataques aumentam 24 horas por dia. Todas as plataformas do Estado foram atacadas de múltiplas maneiras”, explicou Jiménez, acrescentando que 65% dos ataques foram para derrubar serviços na internet e 17% para roubo de informações.

O CNE entregou ao Tribunal Supremo de Justiça (STJ) os dados que comprovariam o ataque cibernético depois que o TSJ iniciou investigação sobre o tema, a pedido do governo Maduro. A presidente do Supremo, a magistrada Caryslia Rodríguez, afirmou que revisará todos os dados sobre o ataque.

“[O TSJ] fará perícia sobre o ataque cibernético massivo do qual foi objeto o sistema eleitoral venezuelano, para a qual a Sala [do Tribunal] contará com pessoal altamente qualificado e idôneo que fará uso dos mais altos padrões técnicos”, disse a juíza da Corte máxima do país.

O CNE informou ainda que os ataques não puderam alterar os votos, que são protegidos por sistema próprio, sem conexão com a internet. Além disso, Maduro acusou o multibilionário Elon Musk, dono da plataforma X, antigo Twitter, de estar envolvido no caso.

Netscout X Carter

A versão do governo foi parcialmente corroborada por importante empresa de segurança da informação dos Estados Unidos – a Netscout Systems. A companhia afirma que, um dia após a eleição – 29 de julho – os ataques DDoS contra alvos na Venezuela aumentaram em dez vezes. Esse tipo de ataque é utilizado geralmente para derrubar sites e sistemas.

“Mesmo uma pequena quantidade de tráfego, se enviada na hora certa para um alvo despreparado, pode resultar em interrupções de rede”, diz a Netscout, acrescentando que “quase todos os ataques contra a Venezuela nos dias em questão tiveram como alvo um único Provedor de Telecomunicações”. Porém, a análise da Netscout não incluiu os dias após 29 do mês passado.

Por outro lado, a chefe da missão de observação do Centro Carter, Jennie Lincoln – que participou da missão de observação das eleições na Venezuela -, afirmou que não há evidências desse ataque cibernético.

“Há empresas que monitoram e sabem quando há negações de serviço [ataques cibernéticos] e não houve um no dia da eleição ou naquela noite”, explicou Lincoln em entrevista exclusiva à agência francesa AFP, sem, contudo, informar quais empresas ela consultou.

Especialistas

Especialistas de tecnologia da informação entrevistados pela Agência Brasil destacaram que existem diversas empresas que monitoram os ataques cibernéticos em tempo real e podem consultar o histórico do tráfico de ataques maliciosos de dias e meses anteriores, comprovando ou não a tese do governo venezuelano.

O especialista em segurança da informação Breno Borges ponderou que, para monitorar esses movimentos cibernéticos, as empresas precisam ter servidores próximos das infraestruturas que sofreram esses ataques.

“É como se eu mandasse um monte de carta para lotar sua caixa de correios e impedir que novas cartas cheguem à sua casa. Eu só consigo descobrir esse ataque de cartas se estiver na rua vendo as cartas chegarem ou se você deixar eu entrar na sua casa e abrir a caixa de correios”, afirmou.

A forma mais precisa de confirmar a veracidade e dimensão do ataque é por meio das próprias instituições venezuelanas, caso elas permitam um monitoramento do histórico dos seus sistemas, acrescentou Borges.

DDoS

O especialista em tecnologia Pedro Markum, da organização Transparência Hacker, explicou que os ataques DDoS são comuns, ocorrem todos os dias e têm possibilidade de derrubar páginas e sistemas, mas não de alterar os votos, que estão em um sistema à parte.

“Esses ataques DDoS de maneira nenhuma deveriam impactar no resultado da eleição, mas podem sim provocar atrasos na tabulação [dos resultados], podem sim ser uma justificativa, tanto real quanto uma boa justificativa ficcional”, ponderou.

Markum afirmou ainda que não tem motivos para desconfiar da avaliação da Netscout, que apontou para ataques no dia 29. Porém, analisando dados da empresa russa Kaspersky, que também monitora ataques cibernéticos, o especialista não encontrou qualquer anormalidade nos últimos dias. Para ele, as informações até agora prestadas pelo governo da Venezuela são escassas e pouco detalhadas.

Transparência

“Os prints [apresentados pela ministra Jiménez] estão descontextualizados, não há densidade de informação. Quando vamos olhar em outros provedores que monitoram essas informações – como o caso da Kaspersky, que é um provedor russo e, portanto, não tem compromisso com o imperialismo norte-americano – não detectamos nenhuma anomalia, não nesse volume [de 30 milhões por minuto]”, afirmou Pedro Markum.

O especialista ponderou, contudo, que ataques localizados não identificados pelos provedores poderiam derrubar páginas pouco protegidas e que somente o governo pode acabar com as dúvidas que cercam o suposto ataque cibernético contra a eleição venezuelana.

“Se eles realmente quisessem comprovar que esses ataques estão acontecendo, não seria difícil, qualquer sistema informático pode ir lá e verificar”, completou Markum.

O diretor do portal de análises eleitoral Votoscopio, Eugenio G. Martínez, chamou atenção para suspensão da auditoria das telecomunicações do CNE, prevista para ocorrer após a votação de 28 de julho e que poderia comprovar os ataques cibernéticos.

“Essa auditoria era essencial para verificar os registros de transmissão da máquina. A sua importância ficou ainda maior depois que o CNE denunciou a tentativa de ataque hacker”, afirmou Martínez.

Ataques em 2019

Esta não é a primeira vez que o governo Maduro afirma ser vítima de ataques realizados para supostamente desestabilizar o país. Em março de 2019, um apagão de dois dias deixou a Venezuela sem energia no contexto da autoproclamação do então deputado Juan Guaidó que, com o apoio de cerca de 50 países, tentou assumiu o controle do país.

Segundo o governo, o sistema elétrico foi alvo de um ataque cibernético que impediu o restabelecimento da eletricidade. Já a oposição disse que o apagão foi resultado apenas do sucateamento da rede de energia nacional.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Donald Trump confirma ter conversado com presidente Nicolás Maduro

Donald Trump confirma ter conversado com presidente Nicolás Maduro

A tensão entre Estados Unidos e Venezuela aumenta enquanto o presidente americano Donald Trump confirma que manteve contato com Nicolás Maduro.
L
Trump declara espaço aéreo da Venezuela "fechado" e gera reação de Caracas

Trump declara espaço aéreo da Venezuela “fechado” e gera reação de Caracas

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua rede social Truth Social para fazer o anúncio unilateral, o que levou o governo venezuelano a classificar a declaração como uma “ameaça colonialista” e um ato hostil contra a soberania do país.
L
Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Cristiane Battiston será a primeira mulher a presidir o colegiado internacional do PHI.
L
Incêndio em Hong Kong mata 128 pessoas e deixa 79 feridos

Incêndio em Hong Kong mata 128 pessoas e deixa 79 feridos

Autoridades de Hong Kong confirmam 128 mortos e 79 feridos após pior incêndio em décadas atingir complexo residencial construído nos anos 80; investigação sobre as causas da tragédia já está em curso.
L
Trump anuncia ação militar terrestre e aumenta tensão EUA Venezuela

Trump anuncia ação militar terrestre e aumenta tensão EUA Venezuela

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu sobre ações terrestres iminentes contra narcotraficantes venezuelanos; Nicolás Maduro, em resposta, colocou a Força Aérea em alerta máximo, escalando a tensão EUA Venezuela.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Sanderson Maia Fala Sobre Fé, Propósito e Política

sua vida pessoal e o impacto de seu primeiro livro na formação de jovens e líderes.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L

Ponto & Contraponto: Marcos Antônio Amaral da Silva fala sobre Segurança Privada

Ponto & Contraponto recebe Marcos Antônio Amaral da Silva para uma entrevista especial sobre a segurança privada, um dos setores que mais cresce no país.
L

Risco de tempestades intensas em grande parte de Rondônia, com maior atenção para as regiões Norte, Noroeste, Nordeste, Leste e Sudeste

Alerta de chuvas fortes em Porto Velho e região nos dias 2 e 3 de dezembro. Há alto risco de alagamentos devido à previsão de chuvas de nível 3.
L

Giro News: Dra. Ellen Santiago Fala Sobre Anestesiologia e Dor

Ellen Santiago, para um bate-papo esclarecedor sobre os principais tipos de dor.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes ordena perícia médica em General Heleno após controvérsia sobre Alzheimer

Moraes ordena perícia médica em General Heleno após controvérsia sobre Alzheimer

Ministro do STF determina que a Polícia Federal realize avaliação clínica completa em 15 dias para verificar o estado de saúde do ex-ministro, condenado na ação da trama golpista.
L
Senador Jaime Bagattoli recebe título de cidadão honorário de Porto Velho

Senador Jaime Bagattoli recebe título de cidadão honorário de Porto Velho

Homenagem reconhece investimentos e contribuições do parlamentar em saúde, agropecuária e desenvolvimento da capital rondoniense.
L
Ex-coordenador do INSS depõe em CPMI após condução coercitiva

Ex-coordenador do INSS depõe em CPMI após condução coercitiva

Jucimar Fonseca da Silva foi localizado em Manaus e trazido a Brasília pela Polícia Legislativa para prestar depoimento sobre esquema de fraude no INSS.
L
Projetos que destinam R$ 17 milhões ao TCE-RO e Funprecap avançam na Alero

Projetos que destinam R$ 17 milhões ao TCE-RO e Funprecap avançam na Alero

Créditos suplementares são aprovados para cobrir obrigações previdenciárias.
L
Governança do Plano Pena Justa é debatida em Brasília

Governança do Plano Pena Justa é debatida em Brasília

Plano Pena Justa foi tema de discussões nacionais sobre financiamento, gestão e sustentabilidade das políticas penais.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Defesa de Roniclei Silva Souza afirma legítima defesa em caso investigado em Porto Velho

Defesa de Roniclei Silva Souza afirma legítima defesa em caso investigado em Porto Velho

Advogado destaca que acusações são precipitadas e reforça presunção de inocência do investigado.
L
Dupla é presa com arma e drogas em Porto Velho

Dupla é presa com arma e drogas em Porto Velho

Ação da Força Tática do 9º BPM e FTICCO na Avenida Farquar resulta na prisão de dois homens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
12
PM detém suspeitos de furtos de motos em Jaru

PM detém suspeitos de furtos de motos em Jaru

Recuperação de veículos ocorreu, mas acusados foram liberados após apresentação.
16
Ex atropela mulher e a arrasta por 1 km na Marginal Tietê

Ex atropela mulher e a arrasta por 1 km na Marginal Tietê

Tentativa de feminicídio deixou vítima mutilada após ataque em São Paulo.
16
Viatura da PM é atingida por caminhonete na Avenida Alexandre Guimarães

Viatura da PM é atingida por caminhonete na Avenida Alexandre Guimarães

O motorista do veículo particular afirmou aos policiais que não percebeu a aproximação da viatura, o que acabou provocando o impacto.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras

Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras

Resolução aprovada simplifica a obtenção da CNH ao retirar a obrigatoriedade da autoescola, com potencial para reduzir o custo em até 80%.
L
Pacto pela Integridade chega a Rondônia e reforça ética nos pequenos negócios

Pacto pela Integridade chega a Rondônia e reforça ética nos pequenos negócios

Evento “Brasil Mais Íntegro” reuniu empreendedores e instituições em Porto Velho para promover a transparência e boas práticas empresariais.
L

Rondônia Cidadã realiza mais de 7 mil atendimentos em cinco distritos de Porto Velho

Programa Rondônia Cidadã leva serviços essenciais aos distritos da Ponta do Abunã e soma 7.482 atendimentos em cinco dias
L

Microrrevestimento na RO-133 garante mais segurança e durabilidade para quem trafega pela região

Aplicação de microrrevestimento na RO-133 reforça infraestrutura da rodovia e melhora a mobilidade entre o 5º BEC e Vale do Anari
L

Bocha adaptada impulsiona Rondônia no encerramento do 2º bloco das Paralimpíadas Escolares 2025

Bocha adaptada reúne maior delegação de Rondônia na história da modalidade e consolida avanço técnico no esporte paralímpico escolar
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.