SEGUNDA-FEIRA, 15/09/2025
Publicidade
SICRED

L

Mundo

Veja o que se sabe sobre suposto ataque cibernético contra a Venezuela

Argumento é usado para justificar atraso sobre dados da eleição

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Veja o que se sabe sobre suposto ataque cibernético contra a Venezuela
Reuters/Nathalia Angarita/Proibida reprodução

As autoridades venezuelanas afirmam que um ataque cibernético realizado do exterior prejudicou os trabalhos do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que segue com a página oficial na internet fora do ar. Essa tem sido a principal justificativa do CNE – e do governo da Venezuela – para o atraso na publicação dos dados detalhados da eleição de 28 de julho.

Mas, afinal, o que se sabe sobre esse suposto ataque? Segundo autoridades do país, os ataques foram feitos principalmente da Macedônia do Norte, país do leste europeu, e chegaram a 30 milhões por minuto. Além disso, continuariam ocorrendo até o último domingo (11).

Na segunda-feira (12), a ministra da Ciência e Tecnologia da Venezuela, Gabriela Jiménez, apresentou balanço sobre o suposto ataque hacker. Ela disse que 25 instituições do país foram prejudicadas, incluindo desde a estatal petrolífera (PDVSA), passando por empresas de comunicação e de telecomunicações, até o sistema eleitoral.

“Os ataques aumentam 24 horas por dia. Todas as plataformas do Estado foram atacadas de múltiplas maneiras”, explicou Jiménez, acrescentando que 65% dos ataques foram para derrubar serviços na internet e 17% para roubo de informações.

O CNE entregou ao Tribunal Supremo de Justiça (STJ) os dados que comprovariam o ataque cibernético depois que o TSJ iniciou investigação sobre o tema, a pedido do governo Maduro. A presidente do Supremo, a magistrada Caryslia Rodríguez, afirmou que revisará todos os dados sobre o ataque.

“[O TSJ] fará perícia sobre o ataque cibernético massivo do qual foi objeto o sistema eleitoral venezuelano, para a qual a Sala [do Tribunal] contará com pessoal altamente qualificado e idôneo que fará uso dos mais altos padrões técnicos”, disse a juíza da Corte máxima do país.

O CNE informou ainda que os ataques não puderam alterar os votos, que são protegidos por sistema próprio, sem conexão com a internet. Além disso, Maduro acusou o multibilionário Elon Musk, dono da plataforma X, antigo Twitter, de estar envolvido no caso.

Netscout X Carter

A versão do governo foi parcialmente corroborada por importante empresa de segurança da informação dos Estados Unidos – a Netscout Systems. A companhia afirma que, um dia após a eleição – 29 de julho – os ataques DDoS contra alvos na Venezuela aumentaram em dez vezes. Esse tipo de ataque é utilizado geralmente para derrubar sites e sistemas.

“Mesmo uma pequena quantidade de tráfego, se enviada na hora certa para um alvo despreparado, pode resultar em interrupções de rede”, diz a Netscout, acrescentando que “quase todos os ataques contra a Venezuela nos dias em questão tiveram como alvo um único Provedor de Telecomunicações”. Porém, a análise da Netscout não incluiu os dias após 29 do mês passado.

Por outro lado, a chefe da missão de observação do Centro Carter, Jennie Lincoln – que participou da missão de observação das eleições na Venezuela -, afirmou que não há evidências desse ataque cibernético.

“Há empresas que monitoram e sabem quando há negações de serviço [ataques cibernéticos] e não houve um no dia da eleição ou naquela noite”, explicou Lincoln em entrevista exclusiva à agência francesa AFP, sem, contudo, informar quais empresas ela consultou.

Especialistas

Especialistas de tecnologia da informação entrevistados pela Agência Brasil destacaram que existem diversas empresas que monitoram os ataques cibernéticos em tempo real e podem consultar o histórico do tráfico de ataques maliciosos de dias e meses anteriores, comprovando ou não a tese do governo venezuelano.

O especialista em segurança da informação Breno Borges ponderou que, para monitorar esses movimentos cibernéticos, as empresas precisam ter servidores próximos das infraestruturas que sofreram esses ataques.

“É como se eu mandasse um monte de carta para lotar sua caixa de correios e impedir que novas cartas cheguem à sua casa. Eu só consigo descobrir esse ataque de cartas se estiver na rua vendo as cartas chegarem ou se você deixar eu entrar na sua casa e abrir a caixa de correios”, afirmou.

A forma mais precisa de confirmar a veracidade e dimensão do ataque é por meio das próprias instituições venezuelanas, caso elas permitam um monitoramento do histórico dos seus sistemas, acrescentou Borges.

DDoS

O especialista em tecnologia Pedro Markum, da organização Transparência Hacker, explicou que os ataques DDoS são comuns, ocorrem todos os dias e têm possibilidade de derrubar páginas e sistemas, mas não de alterar os votos, que estão em um sistema à parte.

“Esses ataques DDoS de maneira nenhuma deveriam impactar no resultado da eleição, mas podem sim provocar atrasos na tabulação [dos resultados], podem sim ser uma justificativa, tanto real quanto uma boa justificativa ficcional”, ponderou.

Markum afirmou ainda que não tem motivos para desconfiar da avaliação da Netscout, que apontou para ataques no dia 29. Porém, analisando dados da empresa russa Kaspersky, que também monitora ataques cibernéticos, o especialista não encontrou qualquer anormalidade nos últimos dias. Para ele, as informações até agora prestadas pelo governo da Venezuela são escassas e pouco detalhadas.

Transparência

“Os prints [apresentados pela ministra Jiménez] estão descontextualizados, não há densidade de informação. Quando vamos olhar em outros provedores que monitoram essas informações – como o caso da Kaspersky, que é um provedor russo e, portanto, não tem compromisso com o imperialismo norte-americano – não detectamos nenhuma anomalia, não nesse volume [de 30 milhões por minuto]”, afirmou Pedro Markum.

O especialista ponderou, contudo, que ataques localizados não identificados pelos provedores poderiam derrubar páginas pouco protegidas e que somente o governo pode acabar com as dúvidas que cercam o suposto ataque cibernético contra a eleição venezuelana.

“Se eles realmente quisessem comprovar que esses ataques estão acontecendo, não seria difícil, qualquer sistema informático pode ir lá e verificar”, completou Markum.

O diretor do portal de análises eleitoral Votoscopio, Eugenio G. Martínez, chamou atenção para suspensão da auditoria das telecomunicações do CNE, prevista para ocorrer após a votação de 28 de julho e que poderia comprovar os ataques cibernéticos.

“Essa auditoria era essencial para verificar os registros de transmissão da máquina. A sua importância ficou ainda maior depois que o CNE denunciou a tentativa de ataque hacker”, afirmou Martínez.

Ataques em 2019

Esta não é a primeira vez que o governo Maduro afirma ser vítima de ataques realizados para supostamente desestabilizar o país. Em março de 2019, um apagão de dois dias deixou a Venezuela sem energia no contexto da autoproclamação do então deputado Juan Guaidó que, com o apoio de cerca de 50 países, tentou assumiu o controle do país.

Segundo o governo, o sistema elétrico foi alvo de um ataque cibernético que impediu o restabelecimento da eletricidade. Já a oposição disse que o apagão foi resultado apenas do sucateamento da rede de energia nacional.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bombardeios em Gaza deixam mais de 40 mortos

Bombardeios em Gaza deixam mais de 40 mortos

Em mais um dia de ofensiva israelense, bombardeios no norte de Gaza resultam na morte de dezenas de pessoas, intensificando a crise humanitária na região.
L
Trump quer sanções energéticas à Rússia com apoio da OTAN

Trump quer sanções energéticas à Rússia com apoio da OTAN

Donald Trump condiciona novas sanções à Rússia à participação de todos os países da OTAN para pressionar o Kremlin a acabar com a guerra.
L
EUA removem tarifas de produtos brasileiros

EUA removem tarifas de produtos brasileiros

Decisão do governo norte-americano retira sobretaxas de exportações de celulose e ferro-níquel do Brasil, representando um avanço para o comércio exterior.
L
NYT diz que Brasil é exemplo de democracia aos EUA

NYT diz que Brasil é exemplo de democracia aos EUA

Artigo do New York Times comenta condenação de Bolsonaro e afirma que a democracia brasileira deu exemplo aos Estados Unidos, onde Donald Trump não foi responsabilizado.
L
Papa Leão pede que bispos não escondam denúncias de abuso sexual

Papa Leão pede que bispos não escondam denúncias de abuso sexual

O papa Leão XIV divulgou um texto nesta sexta-feira pedindo a novos bispos que enfrentem as denúncias de abuso e busquem a verdadeira justiça para as vítimas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Sorteio do RondonCAP de 14 de setembro já premiou os ganhadores com uma picape Fiat Strada e prêmios em dinheiro

O sorteio do RondonCAP de 14 de setembro já foi realizado e entregou uma Fiat Strada ou R$ 100 mil, além de diversos prêmios em dinheiro.
L

Promoção Cinema: News Rondônia e Cine Araújo juntos na sua diversão!

Sorteio toda sexta-feira garante um par de ingressos para os internautas. Participe e aproveite o cinema por nossa conta!
L
'Careca do INSS' irá depor à CPMI

‘Careca do INSS’ irá depor à CPMI

O presidente da comissão, Carlos Viana, anuncia que o investigado Antônio Carlos Antunes comparecerá voluntariamente para esclarecer as fraudes no INSS.
L
Bolsonaro passa por procedimento médico em Brasília

Bolsonaro passa por procedimento médico em Brasília

Em prisão domiciliar, o ex-presidente Jair Bolsonaro realizou a retirada de lesões cutâneas e exames, recebendo o diagnóstico de pneumonia recente e anemia.
L

O abrigo mitológico da mata brasiviana – Parte I

A floresta do rio Mamu, na fronteira Brasil–Bolívia, revela um universo mítico em que a espiritualidade ribeirinha se entrelaça com a grandeza cosmogônica da natureza.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Lula rebate tarifas dos EUA em artigo no The New York Times

Lula rebate tarifas dos EUA em artigo no The New York Times

Em texto no jornal americano, o presidente Lula critica a decisão de Donald Trump de taxar produtos brasileiros e defende a soberania e o multilateralismo.
L
Flávio Dino se opõe à anistia de Bolsonaro

Flávio Dino se opõe à anistia de Bolsonaro

O ministro do STF, Flávio Dino, critica a proposta de anistia para os envolvidos nos eventos de 8 de janeiro e alega que a medida não resolve problemas sociais.
L
Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Publicidade

POLÍCIA

S10 capota em curva e casal fica ferido em Porto Velho

S10 capota em curva e casal fica ferido em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o motorista teria perdido o controle da direção e na curva acabou capotando com quatro ocupantes.
12
Apenado monitorado é preso após disparos e ameaças contra policiais em Porto Velho

Apenado monitorado é preso após disparos e ameaças contra policiais em Porto Velho

Durante a prisão, o homem se recusou a informar nome e idade, dificultando a identificação.
10
Apenado, foragido do Acre e incendiário são presos após ataque a tiros no Cai N’água

Apenado, foragido do Acre e incendiário são presos após ataque a tiros no Cai N’água

De acordo com testemunhas, Bruno dirigia um carro modelo Celta e tinha como passageiros Daniel e Leonardo, quando passaram fazendo disparos em direção das vítimas.
18
BPChoque prende trio suspeito de ataque no Cai N’água

BPChoque prende trio suspeito de ataque no Cai N’água

Trio foi localizado no residencial Orgulho do Madeira após abandonar veículo usado no crime; ação rápida da PM garantiu as prisões.
12
Foragido vulgo “Ratão” é preso em bueiro por equipe do sargento Machado na zona leste de Porto Velho

Foragido vulgo “Ratão” é preso em bueiro por equipe do sargento Machado na zona leste de Porto Velho

O flagrante ocorreu na Rua Benedito Inocêncio, bairro Três Marias, após o suspeito tentar fugir ao avistar a viatura policial.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Brasil merece respeito

STF condena Jair Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado, com penas de até 27 anos de prisão, em julgamento que reforça a defesa da democracia brasileira.
L

Novo centro logístico do Iveco Group marca expansão estratégica no Brasil

Estrutura de R$93 milhões será operada em modelo full service e terá tecnologia de ponta
L
Wagner Moura diz sentir uma 'certa inveja' dos americanos por Donald Trump ser absolvido e reeleito presidente em 2024

Wagner Moura diz sentir uma ‘certa inveja’ dos americanos por Donald Trump ser absolvido e reeleito presidente em 2024

O ator Wagner Moura, vivendo nos EUA, fala sobre a política migratória do governo Donald Trump, o medo da comunidade latina e a situação da democracia americana.
L
MEC divulga lista de cursos semipresenciais

MEC divulga lista de cursos semipresenciais

Em portaria, o Ministério da Educação (MEC) publica a lista oficial de cursos superiores semipresenciais autorizados no país, visando dar transparência e combater diplomas falsos.
L

HOJE: INMET lança alerta de chuva intensa nas regiões Norte, Noroeste, Nordeste, Sudoeste e Sudeste de Rondônia

Na segunda-feira (15) e terça-feira, o Inmet, através do CPTEC, alerta para chuvas de forte intensidade. Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará-Mirim terão trechos com chuvas classificadas como Grau 1 e maior intensidade.
L
Brasil vence China em estreia no mundial de vôlei

Brasil vence China em estreia no mundial de vôlei

A seleção brasileira de vôlei masculino começa sua campanha no Campeonato Mundial com vitória por 3 sets a 1 sobre a China, em busca do tetracampeonato.
L
Corinthians vence Cruzeiro e conquista heptacampeonato

Corinthians vence Cruzeiro e conquista heptacampeonato

Com gol de Thaís Ferreira, o Corinthians vence o Cruzeiro por 1 a 0 e celebra seu sétimo título do Campeonato Brasileiro de futebol feminino.
L
Caio Bonfim conquista prata no mundial de atletismo

Caio Bonfim conquista prata no mundial de atletismo

O marchador brasileiro Caio Bonfim conquista a medalha de prata nos 35 km do Campeonato Mundial de Tóquio e amplia sua coleção de pódios
L
Hugo Calderano é vice-campeão em Macau

Hugo Calderano é vice-campeão em Macau

O mesatenista Hugo Calderano conquista a medalha de prata no WTT Champions Macau, alcança a 3ª posição no ranking mundial e garante vaga para o WTT Finals.
L
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 25 milhões

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 25 milhões

Com isso, o prêmio principal acumulou e está estimado em R$ 25 milhões para o próximo sorteio, que acontecerá na terça-feira (16).
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.