QUARTA-FEIRA, 15/10/2025

L

Mundo

Veja o que se sabe sobre suposto ataque cibernético contra a Venezuela

Argumento é usado para justificar atraso sobre dados da eleição

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Veja o que se sabe sobre suposto ataque cibernético contra a Venezuela
Reuters/Nathalia Angarita/Proibida reprodução

As autoridades venezuelanas afirmam que um ataque cibernético realizado do exterior prejudicou os trabalhos do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que segue com a página oficial na internet fora do ar. Essa tem sido a principal justificativa do CNE – e do governo da Venezuela – para o atraso na publicação dos dados detalhados da eleição de 28 de julho.

Mas, afinal, o que se sabe sobre esse suposto ataque? Segundo autoridades do país, os ataques foram feitos principalmente da Macedônia do Norte, país do leste europeu, e chegaram a 30 milhões por minuto. Além disso, continuariam ocorrendo até o último domingo (11).

Na segunda-feira (12), a ministra da Ciência e Tecnologia da Venezuela, Gabriela Jiménez, apresentou balanço sobre o suposto ataque hacker. Ela disse que 25 instituições do país foram prejudicadas, incluindo desde a estatal petrolífera (PDVSA), passando por empresas de comunicação e de telecomunicações, até o sistema eleitoral.

“Os ataques aumentam 24 horas por dia. Todas as plataformas do Estado foram atacadas de múltiplas maneiras”, explicou Jiménez, acrescentando que 65% dos ataques foram para derrubar serviços na internet e 17% para roubo de informações.

O CNE entregou ao Tribunal Supremo de Justiça (STJ) os dados que comprovariam o ataque cibernético depois que o TSJ iniciou investigação sobre o tema, a pedido do governo Maduro. A presidente do Supremo, a magistrada Caryslia Rodríguez, afirmou que revisará todos os dados sobre o ataque.

“[O TSJ] fará perícia sobre o ataque cibernético massivo do qual foi objeto o sistema eleitoral venezuelano, para a qual a Sala [do Tribunal] contará com pessoal altamente qualificado e idôneo que fará uso dos mais altos padrões técnicos”, disse a juíza da Corte máxima do país.

O CNE informou ainda que os ataques não puderam alterar os votos, que são protegidos por sistema próprio, sem conexão com a internet. Além disso, Maduro acusou o multibilionário Elon Musk, dono da plataforma X, antigo Twitter, de estar envolvido no caso.

Netscout X Carter

A versão do governo foi parcialmente corroborada por importante empresa de segurança da informação dos Estados Unidos – a Netscout Systems. A companhia afirma que, um dia após a eleição – 29 de julho – os ataques DDoS contra alvos na Venezuela aumentaram em dez vezes. Esse tipo de ataque é utilizado geralmente para derrubar sites e sistemas.

“Mesmo uma pequena quantidade de tráfego, se enviada na hora certa para um alvo despreparado, pode resultar em interrupções de rede”, diz a Netscout, acrescentando que “quase todos os ataques contra a Venezuela nos dias em questão tiveram como alvo um único Provedor de Telecomunicações”. Porém, a análise da Netscout não incluiu os dias após 29 do mês passado.

Por outro lado, a chefe da missão de observação do Centro Carter, Jennie Lincoln – que participou da missão de observação das eleições na Venezuela -, afirmou que não há evidências desse ataque cibernético.

“Há empresas que monitoram e sabem quando há negações de serviço [ataques cibernéticos] e não houve um no dia da eleição ou naquela noite”, explicou Lincoln em entrevista exclusiva à agência francesa AFP, sem, contudo, informar quais empresas ela consultou.

Especialistas

Especialistas de tecnologia da informação entrevistados pela Agência Brasil destacaram que existem diversas empresas que monitoram os ataques cibernéticos em tempo real e podem consultar o histórico do tráfico de ataques maliciosos de dias e meses anteriores, comprovando ou não a tese do governo venezuelano.

O especialista em segurança da informação Breno Borges ponderou que, para monitorar esses movimentos cibernéticos, as empresas precisam ter servidores próximos das infraestruturas que sofreram esses ataques.

“É como se eu mandasse um monte de carta para lotar sua caixa de correios e impedir que novas cartas cheguem à sua casa. Eu só consigo descobrir esse ataque de cartas se estiver na rua vendo as cartas chegarem ou se você deixar eu entrar na sua casa e abrir a caixa de correios”, afirmou.

A forma mais precisa de confirmar a veracidade e dimensão do ataque é por meio das próprias instituições venezuelanas, caso elas permitam um monitoramento do histórico dos seus sistemas, acrescentou Borges.

DDoS

O especialista em tecnologia Pedro Markum, da organização Transparência Hacker, explicou que os ataques DDoS são comuns, ocorrem todos os dias e têm possibilidade de derrubar páginas e sistemas, mas não de alterar os votos, que estão em um sistema à parte.

“Esses ataques DDoS de maneira nenhuma deveriam impactar no resultado da eleição, mas podem sim provocar atrasos na tabulação [dos resultados], podem sim ser uma justificativa, tanto real quanto uma boa justificativa ficcional”, ponderou.

Markum afirmou ainda que não tem motivos para desconfiar da avaliação da Netscout, que apontou para ataques no dia 29. Porém, analisando dados da empresa russa Kaspersky, que também monitora ataques cibernéticos, o especialista não encontrou qualquer anormalidade nos últimos dias. Para ele, as informações até agora prestadas pelo governo da Venezuela são escassas e pouco detalhadas.

Transparência

“Os prints [apresentados pela ministra Jiménez] estão descontextualizados, não há densidade de informação. Quando vamos olhar em outros provedores que monitoram essas informações – como o caso da Kaspersky, que é um provedor russo e, portanto, não tem compromisso com o imperialismo norte-americano – não detectamos nenhuma anomalia, não nesse volume [de 30 milhões por minuto]”, afirmou Pedro Markum.

O especialista ponderou, contudo, que ataques localizados não identificados pelos provedores poderiam derrubar páginas pouco protegidas e que somente o governo pode acabar com as dúvidas que cercam o suposto ataque cibernético contra a eleição venezuelana.

“Se eles realmente quisessem comprovar que esses ataques estão acontecendo, não seria difícil, qualquer sistema informático pode ir lá e verificar”, completou Markum.

O diretor do portal de análises eleitoral Votoscopio, Eugenio G. Martínez, chamou atenção para suspensão da auditoria das telecomunicações do CNE, prevista para ocorrer após a votação de 28 de julho e que poderia comprovar os ataques cibernéticos.

“Essa auditoria era essencial para verificar os registros de transmissão da máquina. A sua importância ficou ainda maior depois que o CNE denunciou a tentativa de ataque hacker”, afirmou Martínez.

Ataques em 2019

Esta não é a primeira vez que o governo Maduro afirma ser vítima de ataques realizados para supostamente desestabilizar o país. Em março de 2019, um apagão de dois dias deixou a Venezuela sem energia no contexto da autoproclamação do então deputado Juan Guaidó que, com o apoio de cerca de 50 países, tentou assumiu o controle do país.

Segundo o governo, o sistema elétrico foi alvo de um ataque cibernético que impediu o restabelecimento da eletricidade. Já a oposição disse que o apagão foi resultado apenas do sucateamento da rede de energia nacional.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Donald Trump ameaça encerrar laços comerciais com a China, incluindo óleo de cozinha

Donald Trump ameaça encerrar laços comerciais com a China, incluindo óleo de cozinha

Presidente dos EUA considera retaliar a China por “ato economicamente hostil” relacionado à não compra de soja americana, intensificando a guerra comercial entre os dois países.
L
Tensão na trégua em Gaza após Hamas atrasar entrega de corpos de reféns

Tensão na trégua em Gaza após Hamas atrasar entrega de corpos de reféns

Israel ameaça reduzir ajuda humanitária após o Hamas violar o cessar-fogo com atraso na devolução de corpos de reféns; Donald Trump ameaça desarmar o grupo militante.
L
Ajuda humanitária chega a Gaza após disputa sobre reféns

Ajuda humanitária chega a Gaza após disputa sobre reféns

Abertura da passagem de Rafah é retomada com a chegada de 600 caminhões, após o Hamas entregar corpos de reféns e Israel ameaçar fechar a fronteira.
L
Militares de Madagascar declaram tomada de poder após fuga do presidente Rajoelina

Militares de Madagascar declaram tomada de poder após fuga do presidente Rajoelina

Coronel do Exército anuncia dissolução das instituições, exceto o Parlamento, em meio a protestos da Geração Z e recusa de renúncia do líder.
L

Pesquisas indicam Tuto Quiroga como o favorito nas eleições da Bolívia

Se as pesquisas se confirmarem, Jorge Quiroga vencerá as eleições presidenciais na Bolívia neste domingo (19). Ele disputa o cargo com Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão, que liderou o primeiro turno contra Quiroga.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: CEACLIN oferece exames em casa com conforto, segurança e agilidade

CEACLIN Laboratório oferece coleta domiciliar para exames, ideal para quem busca comodidade, precisão e atendimento humanizado.
L
Empresas devem divulgar relatório de transparência salarial hoje

Empresas devem divulgar relatório de transparência salarial hoje

Prazo para mais de 54 mil empresas com 100 ou mais funcionários acaba nesta quarta-feira, conforme exigência da Lei nº 14.611/2023, que visa a igualdade salarial entre homens e mulheres.
L

Momento Empresarial: A jornada de Guilherme Levinski

Em 2023, candidatou-se a conselheiro tutelar, obtendo 404 votos e exercendo a função até dezembro de 2024.
L
Dono da Talismã 21 é encontrado morto com tiro na cabeça em chácara

Dono da Talismã 21 é encontrado morto com tiro na cabeça em chácara

O fato aconteceu em uma chácara que ele morava na região do estado de Goiânia (GO). Gilberto era dono da casa de shows Talismã 21 em Porto Velho, e bastante conhecido.
18
Alero celebra 42 anos com programação especial para crianças

Alero celebra 42 anos com programação especial para crianças

Evento neste domingo (19) terá recreação infantil, espaço kids e sorteios de brindes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Ministro Moraes manda soltar réu do 8/1 após erro em fiscalização judicial

Ministro Moraes manda soltar réu do 8/1 após erro em fiscalização judicial

Divanio Natal Gonçalves teve a prisão decretada por suposto descumprimento de medidas cautelares que estavam sendo monitoradas pela vara errada da Justiça de Minas Gerais.
L
Reforma Administrativa ampla na área pública para corrigir distorções

Reforma Administrativa ampla na área pública para corrigir distorções

A reforma precisa modernizar a administração pública e exigir concurso para todos os assessores parlamentares.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Há os que vivem só do ódio, aplaudindo matanças, e há heróis e heroínas, como Maria Corina Machado.

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Há os que vivem só do ódio, aplaudindo matanças, e há heróis e heroínas, como Maria Corina Machado

Enquanto uns vivem na fúria ideológica, outros como Maria Corina Machado lutam pelo bem de seus povos.
L
Alero transfere para quarta (22) sessão solene e inauguração da Galeria Lilás

Alero transfere para quarta (22) sessão solene e inauguração da Galeria Lilás

Evento no plenário da Casa homenageará 24 ex-deputadas e atuais parlamentares, destacando a contribuição das mulheres à política rondoniense.
L
Deputado Alex Redano solicita operação tapa-buracos entre Ariquemes e Quinto Bec, em Machadinho do Oeste

Deputado Alex Redano solicita operação tapa-buracos entre Ariquemes e Quinto Bec, em Machadinho do Oeste

A solicitação de Alex Redano ao Governo do Estado e ao DER atende reivindicações de moradores e motoristas que enfrentam condições precárias na rodovia.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF mira lavagem de dinheiro do tráfico com uso de empresas de apostas

PF mira lavagem de dinheiro do tráfico com uso de empresas de apostas

Operação Narco Bet bloqueia R$ 630 milhões e prende 11 pessoas, que usavam plataformas de bets e criptomoedas para nacionalizar recursos obtidos com tráfico internacional de cocaína.
10
Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido no centro de Porto Velho

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido no centro de Porto Velho

Testemunhas contaram que o motociclista seguia na Dom Pedro II sentido Jorge Teixeira, quando o carro modelo Onix avançou a preferencial e causou a batida que derrubou o piloto.
12
Homem é preso depois de usar madeira com prego para atacar vigia perto da rodoviária

Homem é preso depois de usar madeira com prego para atacar vigia perto da rodoviária

Testemunhas contaram que os dois indivíduos estavam discutindo, quando entraram em luta corporal e o suspeito, usando um pedaço de madeira com prego atacou a vítima com golpes na cabeça.
16
Trágico acidente deixa casal em estado grave na BR-364, em Candeias do Jamari

Trágico acidente deixa casal em estado grave na BR-364, em Candeias do Jamari

Casal foi socorrido em estado grave após colisão entre carro e carreta durante forte chuva.
14
Corolla avança preferencial e causa grave acidente no bairro Socialista

Corolla avança preferencial e causa grave acidente no bairro Socialista

Colisão entre carro e moto deixou uma mulher ferida, no cruzamento da Mané Garrincha com Alexandre Guimarães, em Porto Velho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IFRO promove cultura oceânica e inovação na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

IFRO promove cultura oceânica e inovação na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento em Porto Velho reúne estudantes, professores e comunidade em experiências de ciência e tecnologia.
L
Professora de Porto Velho vence o câncer com fé e apoio da escola

Professora de Porto Velho vence o câncer com fé e apoio da escola

Trajetória de Joelza Pedrosa inspira alunos, colegas e comunidade escolar.
L
Policlínica Ana Adelaide adota nova classificação para casos sem urgência

Policlínica Ana Adelaide adota nova classificação para casos sem urgência

Medida visa agilizar atendimentos e orientar pacientes para Unidades Básicas de Saúde.
L
Porto Velho realiza 5ª Conferência Municipal de Cultura nos dias 17 e 18

Porto Velho realiza 5ª Conferência Municipal de Cultura nos dias 17 e 18

Evento debaterá políticas culturais, elegerá novo Conselho e elaborará o Plano Municipal de Cultura.
L
Dia do Consumo Consciente reforça economia de energia e hábitos sustentáveis

Dia do Consumo Consciente reforça economia de energia e hábitos sustentáveis

Com pequenas atitudes no dia a dia, é possível reduzir gastos e preservar o meio ambiente.
L
Finais da 6ª Copa Jaru de Futsal acontecem nesta sexta-feira

Finais da 6ª Copa Jaru de Futsal acontecem nesta sexta-feira

Campeonato, que contou com 79 equipes de 16 municípios, terá disputas em quatro categorias no ginásio Sebastião Mesquita.
L
Trump antecipa negociação com Brasil e questiona substituição do dólar no Brics

Trump antecipa negociação com Brasil e questiona substituição do dólar no Brics

Presidente dos EUA sinaliza tarifas caso bloco avance com proposta, às vésperas de encontro entre Rubio e Mauro Vieira.
L
PGR nega legitimidade de deputados para pedir prisão de Eduardo Bolsonaro

PGR nega legitimidade de deputados para pedir prisão de Eduardo Bolsonaro

Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, afirma ao STF que apenas o Ministério Público, Polícia Federal ou assistente de acusação podem solicitar a prisão do deputado.
L
Relatório do PNE 2025-2035 propõe investimento de 7,5% do PIB em educação

Relatório do PNE 2025-2035 propõe investimento de 7,5% do PIB em educação

O documento, apresentado na Câmara, sugere a destinação de R$ 220 bilhões do Pré-Sal para o setor e a exclusão dos investimentos do Plano Nacional de Educação do Arcabouço Fiscal.
L
Justiça garante abono de faltas para funcionário do BB que precisa acompanhar esposa em tratamento contra o câncer

Justiça garante abono de faltas para funcionário do BB que precisa acompanhar esposa em tratamento contra o câncer

Justiça do Trabalho determina abono das faltas, restituição de horas descontadas e restabelecimento do adicional de assiduidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.