SEGUNDA-FEIRA, 02/03/2026
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Venezuela revoga convite a observadores da UE para eleição

Presidente Nicolás Maduro buscará terceiro mandato em julho

Por Vivian Sequera - Repórter da Reuters* - 20

Publicado em 

Venezuela revoga convite a observadores da UE para eleição
Agência Venezuelana de Notícias/Divulgação

A Venezuela revogou o convite para que a União Europeia (UE) envie observadores eleitorais ao pleito presidencial marcado para julho, disse Elvis Amoroso, chefe do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) nessa terça-feira (28).

No início deste mês, a UE removeu temporariamente as sanções individuais contra Amoroso, medida que ele minimizou, dizendo que todas as sanções contra a Venezuela deveriam ser suspensas.

Pouco depois, o Legislativo, controlado pelo governo, aprovou medida pedindo ao CNE que revogue o convite para os observadores eleitorais da UE.

“Eles não são pessoas dignas de vir a este país enquanto mantiverem sanções”, afirmou Amoroso, ao ler comunicado na televisão estatal.

As sanções da UE são colonialistas, “coercitivas, unilaterais e genocidas”, acrescentou Amoroso, na declaração.

A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), a Comunidade do Caribe (Caricom), e um painel de especialistas das Nações Unidas, além da União Africana e do Centro Carter, entre outros, participarão como observadores, acrescentou Amoroso.

A votação de julho será a primeira em uma década em que a oposição, que boicotou a eleição de 2018, participará de uma disputa presidencial.

O presidente Nicolás Maduro, do partido Socialista, buscará seu terceiro mandato, enquanto o ex-embaixador Edmundo Gonzalez se candidatou em nome de uma grande coalizão de oposição.

O governo de Maduro chegou a um acordo com a oposição no ano passado para realizar as eleições, o que levou os Estados Unidos a, temporariamente, afrouxarem sanções ao setor de petróleo da Venezuela.

Depois, em abril, Washington restaurou as sanções à indústria petrolífera venezuelana, argumentando que o governo do país não havia feito o suficiente para que o processo eleitoral seja justo.

A oposição criticou duramente a forma como o governo lidou com a eleição, especialmente após a vencedora das primárias, Maria Corina Machado, ter sido proibida de ocupar cargos públicos, o que foi confirmado pelo Tribunal Superior do país, forçando a escolha de Gonzalez como substituto.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Irã descarta negociação com Trump após ataques

Irã descarta negociação com Trump após ataques

Chefe de Segurança do Irã afirma que não haverá diálogo com os EUA enquanto ofensiva militar continuar e acusa Washington de ampliar conflito regional.
L
Irã e Israel intensificam ataques no Oriente Médio

Irã e Israel intensificam ataques no Oriente Médio

Guarda Revolucionária do Irã anuncia nova ofensiva contra Israel e bases dos EUA após morte de Ali Khamenei; conflito amplia tensão na região.
L
Papa pede diálogo e condena violência no Oriente Médio

Papa pede diálogo e condena violência no Oriente Médio

Leão XIV faz apelo por diplomacia após ataques de EUA e Israel ao Irã e manifesta solidariedade às vítimas das chuvas em Minas Gerais.
L
Morte de Khamenei eleva tensão entre Irã, EUA e Israel

Morte de Khamenei eleva tensão entre Irã, EUA e Israel

Após assassinato de Ali Khamenei, Irã promete retaliação a EUA e Israel; Donald Trump ameaça resposta com força inédita e Netanyahu convoca iranianos a reagir.
L
Conselho de Segurança convoca reunião após ataques

Conselho de Segurança convoca reunião após ataques

Conselho de Segurança da ONU realiza reunião de emergência após ataques de EUA e Israel ao Irã e discute riscos à paz internacional.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de segunda-feira, 02/03/2026: foco, planejamento e decisões estratégicas marcam o início da semana

O horóscopo desta segunda-feira, 2 de março de 2026, aponta um dia favorável para organizar prioridades, retomar compromissos e tomar decisões práticas no campo profissional e pessoal.
L

RondônCAP: Sorteio deste domingo dia 01 distribui mais de R$ 100 mil em prêmios e leva alegria para várias cidades

Edição 291 do RondônCAP premiou moradores de Ji-Paraná, Porto Velho, Pimenta Bueno e Guajará-Mirim, além de 40 contemplados nos Giros da Sorte em todo o estado.
L

Momento Agro: Gustavo Nobre de Azevedo explica caminhos da Regularização Fundiária Urbana em Porto Velho

Ex-secretário da Semur, Gustavo esclarece dúvidas sobre matrícula de imóveis, diferença entre posse e propriedade, Reurb Social e os impactos econômicos da regularização.
L

Única Talks: Isaías Fonseca Moraes e o selo para municípios que protegem crianças e idosos

O desembargador Isaías Fonseca Moraes explica como o TJRO, MPRO e TCE-RO articulam um projeto para cobrar políticas públicas dos municípios, incentivar inclusão e fortalecer fundos sociais.
L

Erichsen Mendes detalha como a Ângelus transforma cuidado no luto em proteção e economia para famílias de Porto Velho

No Giro News, Erichsen Mendes explica o papel da Ângelus como parceira no momento da perda, destaca apoio psicológico, cobertura familiar e gestão focada em atendimento humanizado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Publicidade

POLÍTICA

Extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do setor público

Extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do setor público

Movimento defende extinção da cobrança previdenciária de aposentados do setor público e revisão da PEC 555/2006 no Congresso Nacional.
L

Sofia Andrade lidera ato “Acorda Brasil” em Porto Velho

Vereadora organiza mobilização alinhada ao movimento nacional da direita e faz críticas ao governo Lula, ao STF e à situação econômica de Rondônia
L
Bagattoli defende derrubada de veto e apoia Flávio

Bagattoli defende derrubada de veto e apoia Flávio

Senador de Rondônia participa de ato na Avenida Paulista e reforça apoio ao PL da Dosimetria e à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro.
L
Nikolas ataca Lula e defende prisão de Moraes

Nikolas ataca Lula e defende prisão de Moraes

Em ato na Avenida Paulista, deputado Nikolas Ferreira chama Lula de “bandido” e afirma que destino de Alexandre de Moraes é a cadeia.
L
Edevaldo Neves prestigia 5ª Copa em Espigão

Edevaldo Neves prestigia 5ª Copa em Espigão

Deputado Edevaldo Neves participa da 5ª Copa da Linha São Paulo, em Espigão do Oeste, e reforça apoio ao esporte amador como ferramenta de inclusão social.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Bandido assalta jovens na Praça do Baú em Porto Velho

VÍDEO: Bandido assalta jovens na Praça do Baú em Porto Velho

Câmera de monitoramento registrou o momento em que criminoso armado aborda duas vítimas na Praça Marechal Rondon, no Centro da capital.
14

Polícia identifica homem encontrado morto a facadas na zona leste de Porto Velho

Foi identificado como Sergio D. de S., 41 anos, o homem encontrado morto no início da madrugada deste domingo (01).
10
Operação Hiléia flagra desmatamento e apreende escavadeira em RO

Operação Hiléia flagra desmatamento e apreende escavadeira em RO

Batalhão de Polícia Ambiental identifica destruição de 14 hectares de floresta nativa em reserva legal e responsabiliza envolvidos.
14
Operação Vesúvio localiza comboio com madeira ilegal em RO

Operação Vesúvio localiza comboio com madeira ilegal em RO

Forças integradas encontram três caminhões com 39 toras de madeira nativa próximo ao Parque Nacional Mapinguari, em Porto Velho.
12
Mulher é presa com 16 kg de maconha em Porto Velho

Mulher é presa com 16 kg de maconha em Porto Velho

Suspeita foi flagrada com 16 tabletes da droga após denúncia anônima e confessou que receberia R$ 3,5 mil pelo transporte.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de turismo movimenta Porto Velho

Calendário de turismo movimenta Porto Velho

Programação anual organizada pela prefeitura integra esporte, lazer e turismo para manter espaços públicos ativos e fortalecer a economia local.
L
TRT-14 fortalece representatividade feminina no 2º grau

TRT-14 fortalece representatividade feminina no 2º grau

Juíza Ana Maria Rosa dos Santos é indicada por unanimidade para desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, ampliando presença feminina na Corte.
L
Cresce percentual de mulheres que relatam medo de estupro no Brasil

Cresce percentual de mulheres que relatam medo de estupro no Brasil

Pesquisa do Instituto Patrícia Galvão e do Instituto Locomotiva aponta que 82% das entrevistadas declararam muito medo de sofrer violência sexual em 2025.
L
Grêmio faz 3 a 0 no Inter e fica perto do título do Gauchão

Grêmio faz 3 a 0 no Inter e fica perto do título do Gauchão

Tricolor domina o rival no Grenal 450, vence na Arena e pode perder por até dois gols no Beira-Rio para garantir a taça estadual.
L
Governo de RO reforça vacinação contra gripe, covid-19, HPV e dengue

Governo de RO reforça vacinação contra gripe, covid-19, HPV e dengue

Campanhas coordenadas pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde ampliam imunização de grupos prioritários em todo o estado a partir de março.
L
Cultivo do milho fortalece agricultura em União Bandeirantes

Cultivo do milho fortalece agricultura em União Bandeirantes

Programas da Prefeitura de Porto Velho impulsionam a agricultura familiar e garantem renda a produtores do distrito de União Bandeirantes.
L
Guajará-Mirim abre temporada 2026 do Regional Norte de Motocross

Guajará-Mirim abre temporada 2026 do Regional Norte de Motocross

Primeira etapa do Campeonato Regional Norte de Motocross reúne pilotos de várias cidades, movimenta economia e marca início do calendário 2026 em Rondônia.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.