TERÇA-FEIRA, 27/01/2026

Em destaque

L

Mundo

Irlanda, Espanha e Noruega anunciam reconhecimento do Estado palestino

Formalização ocorre na próxima terça-feira

Por Conor Humphries e Inti Landauro – repórteres da Reuters* - 20

Publicado em 

Irlanda, Espanha e Noruega anunciam reconhecimento do Estado palestino
REUTERS/CLODAGH KILCOYNE

Irlanda, Espanha e Noruega anunciaram nesta quarta-feira (22) que reconhecerão um Estado palestino na próxima terça-feira (28), dizendo que esperam que outros países ocidentais sigam o exemplo. O posicionamento político levou Israel a retirar seus embaixadores nestes países.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que a medida tem como objetivo acelerar os esforços para garantir um cessar-fogo na guerra de Israel contra o Hamas, em Gaza.

“Esperamos que nosso reconhecimento e nossas razões contribuam para que outros países ocidentais sigam esse caminho, porque quanto mais formos, mais força teremos para impor um cessar-fogo, para conseguir a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas e para relançar o processo político que pode levar a um acordo de paz”, disse ele em um discurso na câmara baixa do país.

Israel iniciou sua guerra em Gaza em retaliação a um ataque perpetrado pelo Hamas em 7 de outubro, que matou 1,2 mil pessoas e fez mais de 250 reféns, de acordo com os cálculos israelenses. As operações de Israel no enclave já mataram mais de 35 mil palestinos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.

A Espanha e seus aliados passaram meses fazendo lobby junto às nações europeias, incluindo França, Portugal, Bélgica e Eslovênia, para obter apoio ao reconhecimento de um Estado palestino.

“Hoje, a Irlanda, a Noruega e a Espanha estão anunciando que reconhecem o Estado da Palestina”, disse o primeiro-ministro irlandês, Simon Harris, em uma coletiva de imprensa em Dublin.

“Cada um de nós agora tomará as medidas nacionais necessárias para dar efeito a essa decisão.”

Harris acrescentou que a Irlanda é inequívoca no reconhecimento total de Israel e de seu direito de existir “com segurança e em paz com seus vizinhos”, e pediu que todos os reféns em Gaza sejam imediatamente devolvidos.

Em Oslo, o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, disse que a única alternativa para uma solução política entre israelenses e palestinos é “dois Estados vivendo lado a lado em paz e segurança”.

Chamada de embaixadores

Em resposta aos anúncios, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, ordenou o retorno imediato dos embaixadores israelenses nos três países envolvidos para consultas e alertou sobre outras “graves consequências”.

“Estou enviando uma mensagem clara hoje: Israel não será complacente com aqueles que minam sua soberania e colocam em risco sua segurança”, disse ele.

Na diplomacia, quando um país convoca de volta seu representante em outra nação é um sinal de que as relações entre os dois países foram seriamente afetadas.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel afirmou que também repreenderia os embaixadores da Irlanda, Espanha e Noruega em solo israelense e mostraria a eles um vídeo de mulheres reféns mantidas em cativeiro pelo Hamas.

Israel argumenta que a única maneira de obter a condição de Estado palestino é por meio de negociações e que contornar esse processo daria ao Hamas e a outros grupos militantes um incentivo para usar a violência.

Cerca de 144 dos 193 Estados-membros das Nações Unidas já adotaram essa medida, incluindo a maioria dos países do sul global, Rússia, China e Índia, mas apenas alguns dos 27 membros da União Europeia o fizeram até agora, sendo a Suécia a primeira em 2014. O Reino Unido e a Austrália indicaram nos últimos meses que poderiam seguir o exemplo em breve.

Os palestinos buscam a condição de Estado na Cisjordânia ocupada por Israel e na Faixa de Gaza, tendo Jerusalém Oriental como capital.

O aliado mais fiel de Israel, os Estados Unidos, vetou no mês passado uma tentativa de reconhecimento pelas Nações Unidas de um Estado palestino, argumentando que uma solução de dois Estados só pode vir de negociações diretas entre as partes.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Presidente interina da Venezuela critica interferência dos Estados Unidos

Presidente interina da Venezuela critica interferência dos Estados Unidos

Delcy Rodríguez afirmou que o país não aceitará mais ordens de Washington e defendeu que as divergências internas sejam resolvidas sem a influência de potências estrangeiras.
L
Primeira-ministra do Japão dissolve Parlamento e convoca eleições

Primeira-ministra do Japão dissolve Parlamento e convoca eleições

Sanae Takaichi antecipou o pleito legislativo para o dia 8 de fevereiro buscando consolidar maioria e aprovar planos econômicos de estímulo ao consumo.
L
Xi Jinping reforça apoio ao Brasil diante de tensões globais

Xi Jinping reforça apoio ao Brasil diante de tensões globais

Em conversa com o presidente Lula, o líder chinês defendeu a autonomia das nações e o papel da ONU após ataques militares dos Estados Unidos na região.
L
Espanha defende exército europeu após ameaças à Groenlândia

Espanha defende exército europeu após ameaças à Groenlândia

O governo espanhol propôs a criação de uma força de defesa conjunta da União Europeia para garantir a soberania do bloco e responder a pressões externas dos EUA.
L
Trem colide com guindaste e marca quarto acidente ferroviário na Espanha

Trem colide com guindaste e marca quarto acidente ferroviário na Espanha

Seis pessoas ficaram feridas após um braço de guindaste atingir as janelas de um trem perto de Cartagena, intensificando a crise de segurança no país.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Verônica da Conceição Ferreira

Nota de falecimento de Verônica da Conceição Ferreira, porto-velhense dedicada ao serviço público, à fé cristã e à família, lembrada pelo amor ao próximo, retidão e legado de carinho.
L

Jovem News: Alyson Cuiabano fala sobre políticas públicas e ações sociais

Jovem News desta segunda-feira, dia 26, às 17h, entrevista Alyson Cuiabano, assessor parlamentar, que vai abordar políticas públicas, ações sociais e projetos voltados para beneficiar a comunidade.
L
Chuvas intensas atingem Porto Velho e Norte de Rondônia

Chuvas intensas atingem Porto Velho e Norte de Rondônia

Previsão indica volumes elevados e pancadas isoladas na capital, influenciadas pela umidade amazônica e instabilidades vindas do Amazonas.
L
Porto Velho planeja nova sede administrativa na BR-364

Porto Velho planeja nova sede administrativa na BR-364

Cessão gratuita de imóvel da União autoriza uso de complexo abandonado da PRF para centralizar a estrutura da Prefeitura.
L
Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Empreendedores devem realizar o pedido pela internet para garantir o regime de tributação simplificada que abrange impostos federais, estaduais e municipais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano indica instalação urgente de corrimão em ponte da RO-140, em Rio Crespo

Alex Redano indica instalação urgente de corrimão em ponte da RO-140, em Rio Crespo

O problema se agrava em períodos de chuvas intensas ou de grande fluxo de veículos.
L
Vereador Dr. Gilber visita CREAS e reforça compromisso com proteção social em 2026

Vereador Dr. Gilber visita CREAS e reforça compromisso com proteção social em 2026

Parceria entre Legislativo e assistência social visa fortalecer atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade em Porto Velho.
L
Gilmar Mendes defende relatoria de Toffoli em caso do Banco Master

Gilmar Mendes defende relatoria de Toffoli em caso do Banco Master

Decano do Supremo Tribunal Federal afirma que atuação do ministro segue ritos processuais e destaca que a Procuradoria-Geral da República validou sua permanência no comando do inquérito.
L
Edson Fachin afirma que democracia atravessa tempos desafiadores

Edson Fachin afirma que democracia atravessa tempos desafiadores

Presidente do Supremo Tribunal Federal participa de posse na Corte Interamericana de Direitos Humanos e alerta para o perigo da erosão institucional nas Américas.
L
Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Em ligação de 50 minutos nesta segunda-feira (26), o presidente brasileiro sugeriu limitar o novo órgão ao conflito em Gaza.
L
Publicidade

POLÍCIA

Briga entre cunhadas termina em tentativa de homicídio na zona leste

Briga entre cunhadas termina em tentativa de homicídio na zona leste

Mulher foi presa após ferir a cunhada com uma facada durante discussão em residência no bairro Mariana.
14

Tragédia no Hospital Anchieta: Técnico injetou desinfetante em pacientes

Marcos V. Silva B. de A. , de 24 anos, confessou ter matado três pessoas na UTI.
18
PF ouve diretor do Banco de Brasília sobre caso Banco Master

PF ouve diretor do Banco de Brasília sobre caso Banco Master

Investigação no Supremo Tribunal Federal apura suspeitas de gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro em negociação bilionária entre as instituições financeiras.
L
Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Vítima foi atacada por outro homem em situação de rua nas proximidades do Mercado quilômetro 1 e buscou auxílio de populares antes de ser socorrida pelo Samu.
16
PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

Agentes localizaram a droga escondida em bolsa de passageira durante fiscalização de rotina em ônibus que seguia do Acre para o Distrito Federal.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Impacto da Inteligência Artificial no Futebol Rondoniense

A aplicação da inteligência artificial no futebol de Rondônia vem mudando a forma como clubes analisam dados, planejam estratégias e elevam o desempenho dos atletas dentro e fora de campo.
L
Doom roda até em fones de ouvido sem tela em experimento hacker

Doom roda até em fones de ouvido sem tela em experimento hacker

Projeto experimental adapta o clássico jogo de tiro para PineBuds Pro e demonstra criatividade técnica e limites do hardware.
L
Semana Automotiva Porto Velho promove dois dias de capacitação e integração do setor

Semana Automotiva Porto Velho promove dois dias de capacitação e integração do setor

Evento reuniu empresários, gestores e colaboradores do setor automotivo para troca de experiências e desenvolvimento econômico.
L
INSS nega interrupção de pagamento por falta de nova identidade

INSS nega interrupção de pagamento por falta de nova identidade

Instituto esclarece que notícias sobre bloqueio de benefícios atuais são falsas e que a implementação da biometria digital será gradual até o ano de 2028.
L
Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Devota de Nossa Senhora Aparecida, Selva deixa legado de afeto e alegria; velório será em Porto Velho e cortejo no Cemitério Inocentes
L
TRT14 arquiva representação contra servidor após defesa técnica

TRT14 arquiva representação contra servidor após defesa técnica

Presidência do tribunal concluiu que não houve má-fé ou desídia em conduta questionada pela Amatra14, reforçando a segurança jurídica da categoria.
L
INSS prorroga até 20 de março prazo para contestar descontos

INSS prorroga até 20 de março prazo para contestar descontos

Ampliação busca garantir direitos de aposentados e pensionistas após instabilidades no Meu INSS e manutenção programada dos sistemas da Dataprev.
L
Correios completam 363 anos e celebram o Dia do Carteiro

Correios completam 363 anos e celebram o Dia do Carteiro

Data marca a origem dos serviços postais no Brasil e valoriza profissionais que conectam o país há quase quatro séculos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.