DOMINGO, 22/03/2026

Em destaque

L

Mundo

Mais de 800 mil palestinos já deixaram Rafah, no sul de Gaza

Retirada começou após ofensiva militar israelense.

Por Lusa* - RAFAH | Agência Brasil - 30

Publicado em 

REUTERS/Hatem Khaled

Pelo menos 800 mil palestinos abandonaram a cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, nos últimos 13 dias, após a ofensiva militar israelense, informou neste sábado (18) a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para os refugiados palestinos (UNRWA).

“Quase metade da população de Rafah, ou seja, 800 mil pessoas, está na estrada, tendo sido forçada a sair desde que as forças de Israel iniciaram a operação militar na região, em 6 de maio”, disse o comissário-geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, na plataforma social X (ex-Twitter).

Israel intensificou os ataques contra Rafah nos últimos dias, numa ação descrita pelo ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, como “operação precisa” contra “batalhões” do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).

Na cidade encontravam-se 1,4 milhão de pessoas antes do recrudescimento da ofensiva, a maioria deslocados de outras áreas do enclave palestiniano.

Em longo texto publicado na plataforma, Lazzarini disse que “quando as pessoas se deslocam, ficam expostas, sem passagem segura ou proteção”.

“Em todas as vezes são obrigadas a deixar para trás os poucos pertences que têm: colchões, tendas, utensílios de cozinha e bens de primeira necessidade que não podem carregar ou pagar para transportar. Todas as vezes têm de começar do zero, tudo de novo”, escreveu.

O representante da UNRWA acrescentou que os locais para onde os deslocados estão se dirigindo “não dispõem de abastecimento de água potável ou de instalações sanitárias”.

A ofensiva contra Rafah também implicou o controle do lado palestino da passagem fronteiriça com o Egito, com a interrupção das operações de ajuda, o que intensificou a grave crise humanitária no enclave devido à quase total ausência de fornecimentos após vários meses de guerra.

O líder da agência da ONU afirmou que a situação na região é “novamente muito agravada pela falta de ajuda e de mantimentos básicos”.

“A distribuição de ajuda é quase impossível sem importações regulares de combustível, sem telecomunicações estáveis”, acrescentou, diante do fechamento dos principais pontos de passagem para Gaza, devido à proximidade com zonas de combate.

“Os postos de passagem devem ser reabertos e seu acesso deve ser seguro. Sem a reabertura dessas rotas, a falta de assistência e as condições humanitárias catastróficas vão se manter”.

Para Lazzarini, é preciso alcançar um acordo de cessar-fogo.

“Qualquer nova escalada nos combates só irá causar mais estragos nos civis e impossibilitar a paz e a estabilidade que os israelenses e os palestinos desesperadamente precisam e merecem”, disse.

Apesar da limitação dos acessos nos pontos de passagem, o Programa Alimentar Mundial (PAM) confirmou hoje que 10 caminhões de alimentos, incluindo biscoitos de alto valor energético, arroz, massa e lentilhas, chegaram ao seu armazém por meio da doca flutuante no litoral de Gaza.

Citado pela ONU News, o Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos, responsável pela construção da doca, anunciou que os caminhões começaram a circular aproximadamente às 9h locais dessa sexta-feira e que nenhuma tropa norte-americana desembarcou na área.

A ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza deixou mais de 35 mil mortos e cerca de 80 mil feridos em sete meses, segundo dados do Ministério da Saúde do enclave, controlado pelo Hamas desde 2007.

O atual conflito foi desencadeado por um ataque sem precedentes do Hamas no sul de Israel, em 7 de outubro de 2023, que deixou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns, de acordo com as autoridades israelenses.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasileiros no Líbano relatam cenário de guerra e incerteza

Brasileiros no Líbano relatam cenário de guerra e incerteza

Conflito entre Israel e Hezbollah já expulsou mais de 1 milhão de pessoas de suas casas; brasileiros descrevem rotina de bombardeios e destruição no sul do país.
L
França alerta para falta de saída em curto prazo para guerra no Oriente Médio

França alerta para falta de saída em curto prazo para guerra no Oriente Médio

Em visita a Tel Aviv, chanceler Jean-Noël Barrot é levado a abrigo após disparo de mísseis iranianos; Paris tenta mediar cessar-fogo no Líbano sob resistência de Israel e EUA.
L
Conflito entre Israel e Irã escala com ataques a refinarias e infraestrutura de gás

Conflito entre Israel e Irã escala com ataques a refinarias e infraestrutura de gás

Ofensivas mútuas atingem centros de energia no Golfo Pérsico em plena celebração do Eid al-Fitr; instabilidade na região provoca oscilações severas no mercado global de petróleo e gás.
L
China estende manutenção de taxas de juros pelo décimo mês seguido

China estende manutenção de taxas de juros pelo décimo mês seguido

Banco Central chinês mantém os índices LPR de um e cinco anos inalterados em março, confirmando as projeções de estabilidade do mercado financeiro global.
L
Europa e Japão recuam e manifestam apoio à abertura do Estreito de Ormuz

Europa e Japão recuam e manifestam apoio à abertura do Estreito de Ormuz

Em declaração conjunta, potências demonstram disposição para garantir navegação segura após bloqueio iraniano; decisão ocorre quatro dias após negativa que irritou Donald Trump.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Estéfano Radamés Albuquerque Viera explica regularização fundiária no INCRA

O tema interessa diretamente produtores, posseiros, ocupantes de áreas rurais e profissionais que atuam com documentação, imóveis rurais e questões ambientais.
L
ANPD define cronograma para fiscalização do ECA Digital até 2027

ANPD define cronograma para fiscalização do ECA Digital até 2027

Agência Nacional de Proteção de Dados monitora 37 empresas de tecnologia; regras de verificação de idade para crianças e adolescentes já estão em vigor.
L
Fiocruz alerta para alta na circulação do vírus da gripe no Brasil

Fiocruz alerta para alta na circulação do vírus da gripe no Brasil

Boletim InfoGripe aponta avanço da Influenza A em diversas regiões; vacinação nacional começa em 28 de março para grupos prioritários.
L
Governo intensifica fiscalização em postos para coibir preços abusivos

Governo intensifica fiscalização em postos para coibir preços abusivos

Operação nacional já percorreu 179 municípios e emitiu mais de 900 notificações; força-tarefa une Polícia Federal e Senacon contra a formação de cartéis.
L
Ministério da Saúde realiza mutirão nacional para atendimento feminino

Ministério da Saúde realiza mutirão nacional para atendimento feminino

Ação inédita ocorre neste sábado e domingo em centenas de hospitais; iniciativa inclui cirurgias agendadas, exames de alta complexidade e transporte gratuito.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eyder Brasil reúne mais de 1300 pessoas em encontro de prestação de contas do mandato em Porto Velho

Eyder Brasil reúne mais de 1300 pessoas em encontro de prestação de contas do mandato em Porto Velho

Evento contou com a presença do governador Coronel Marcos Rocha e destacou ações nas áreas de segurança, esporte e cidadania
L
Segunda Turma do STF mantém prisão de Daniel Vorcaro por unanimidade

Segunda Turma do STF mantém prisão de Daniel Vorcaro por unanimidade

Colegiado referendou decisão do ministro André Mendonça; mudança na defesa de dono do Banco Master sinaliza avanço em acordo de delação premiada.
L
Gilmar Mendes critica envio de Daniel Vorcaro a presídio federal

Gilmar Mendes critica envio de Daniel Vorcaro a presídio federal

Ministro votou pela manutenção da prisão do dono do Banco Master, mas contestou a legalidade do regime de segurança máxima e o vazamento de dados sigilosos.
L
Lula entrega ônibus escolares e defende educação como prioridade estratégica

Lula entrega ônibus escolares e defende educação como prioridade estratégica

Governo federal distribui 324 veículos para áreas de difícil acesso; investimento de R$ 500 milhões no Novo PAC deve atender 120 mil estudantes.
L
“É banditismo”, diz Boulos sobre aumento do diesel e ameaça prender donos de postos

“É banditismo”, diz Boulos sobre aumento do diesel e ameaça prender donos de postos

Ministro da Secretaria-Geral acusa distribuidoras de crime contra a economia popular; operações da Polícia Federal já fiscalizaram 400 postos em 48 horas.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: promotor de eventos é preso suspeito de tentativa de violência sexual em RO

Promotor de eventos é preso suspeito de tentativa de violência sexual em RO

Mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil após denúncia de jovem de 19 anos sobre crime ocorrido neste mês
18
Suspeito morre após sacar arma e investir contra policiais em Espigão do Oeste

Suspeito morre após sacar arma e investir contra policiais em RO

Homem reagiu à abordagem durante cumprimento de mandado e acabou baleado em ação da Polícia Militar
14
Caminhoneiro é assaltado em posto de combustíveis na BR-364

Caminhoneiro é assaltado em posto de combustíveis na BR-364

Bandidos armados com faca abordam motorista em Porto Velho; criminosos fugiram levando documentos e as chaves do veículo durante a noite de sexta-feira.
10
Ação integrada entre MPRO e forças de segurança visa recapturar réus de facção criminosa em Rondônia

Ação integrada entre MPRO e forças de segurança visa recapturar réus de facção criminosa em Rondônia

O objetivo principal da operação é cumprir 26 (vinte e seis) mandados de prisão preventiva deferidos pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, nas cidades de Porto Velho Candeias do Jamari, Guajará-Mirim e Ouro Preto do Oeste em Rondônia; Rio Branco no Acre e Catanduvas no Paraná.
14
Mulher é presa por tráfico e uso de documento falso na zona leste

Mulher é presa por tráfico e uso de documento falso na zona leste

Flagrante ocorreu em residência no bairro Flamboyant durante a madrugada deste sábado; polícia encontrou entorpecentes e RG adulterado no local.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Documentário valoriza cultura indígena Sabanê em Vilhena

Documentário valoriza cultura indígena Sabanê em Vilhena

Curta exibido em aldeias fortalece identidade cultural, promove inclusão e amplia visibilidade dos saberes ancestrais na região.
L
Morre o ator e diretor Juca de Oliveira aos 91 anos em São Paulo

Morre o ator e diretor Juca de Oliveira aos 91 anos em São Paulo

Ícone das artes cênicas estava internado no Hospital Sírio-Libanês; trajetória na TV e no teatro marcou gerações com personagens como Dr. Albieri e João Gibão.
L
Reforma tributária e cidadania empresarial são tema de palestra da FACER em RO

Reforma tributária e cidadania empresarial são tema de palestra da FACER em RO

Capacitação realizada em parceria com SEFIN e SEBRAE orienta empreendedores sobre mudanças no sistema tributário e reforça papel social das empresas.
L
Rede Ebserh realiza mutirão nacional com 42 mil atendimentos neste sábado

Rede Ebserh realiza mutirão nacional com 42 mil atendimentos neste sábado

Ação batizada de Dia “E” mobiliza 45 hospitais universitários com foco na saúde da mulher; iniciativa visa reduzir filas do SUS nas regiões Norte e Nordeste.
L
Entidades do setor produtivo pedem redução urgente do ICMS do diesel em Rondônia

Entidades do setor produtivo pedem redução urgente do ICMS do diesel em Rondônia

A medida foi proposta diante da recente alta nos preços dos combustíveis e dos reflexos diretos na economia estadual.
L
Órgãos federais oferecem serviços gratuitos para proteção contra golpes

Órgãos federais oferecem serviços gratuitos para proteção contra golpes

Receita Federal e Banco Central disponibilizam ferramentas para blindar o CPF e monitorar contas bancárias; Gov.br recomenda verificação em duas etapas.
L
Dia da Síndrome de Down reforça a importância da inclusão e do diagnóstico precoce

Dia da Síndrome de Down reforça a importância da inclusão e do diagnóstico precoce

Data simboliza a trissomia do cromossomo 21; especialistas destacam que estímulo na infância e adaptação pedagógica são chaves para a autonomia.
L
Governo inaugura primeira Casa da Igualdade Racial no Rio de Janeiro

Governo inaugura primeira Casa da Igualdade Racial no país

Equipamento público inédito oferecerá acolhimento jurídico, psicossocial e orientação para acesso a políticas públicas; unidade inicia atendimentos na segunda-feira.
L
Atleta de Rondônia, Artur Czerwinski é convocado para a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa

Atleta de Rondônia, Artur Czerwinski é convocado para a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa

Jovem de 13 anos vai representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano e reforça destaque do esporte rondoniense no cenário nacional
L

Sintonia 360: Charlene Brito destaca o impacto social da ASAS

Com formação sólida e multidisciplinar, Charlene é bacharel em Direito, contadora e possui pós-graduação em Criminologia, além de especialização em Auditoria e Perícia Contábil. Sua trajetória profissional reúne conhecimento jurídico, contábil e social, elementos que fortalecem sua atuação dentro da ASAS.
L