SEGUNDA-FEIRA, 19/01/2026

Em destaque

L

Mundo

Herói da II Guerra Mundial foi torturado pelo regime militar

Acusado de ser comunista, Rui Moreira Lima foi preso três vezes

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Herói da II Guerra Mundial foi torturado pelo regime militar
Arquivo pessoal/Agência Brasil
O fato de ser herói da II Guerra Mundial, onde participou de 94 missões como piloto de caça com o avião P-47, contra a média de 35 ações de um piloto norte-americano no mesmo conflito, não livrou o brigadeiro Rui Moreira Lima de ser preso três vezes durante o regime militar e cassado pelo AI-1. Até hoje não foi anistiado pelo Estado brasileiro, segundo relata à Agência Brasil o filho dele, o economista Pedro Luiz Moreira Lima.

O Ato Institucional número 1, assinado em 9 de abril de 1964 pela junta militar, composta pelo general do Exército Artur da Costa e Silva, tenente-brigadeiro Francisco de Assis Correia de Melo e vice-almirante Augusto Hamann Rademaker Grünewald, suspendia por dez anos os direitos políticos de todos os cidadãos vistos como opositores ao regime, entre congressistas, militares e governadores. Nesse período, surgiu a ameaça de cassações, prisões, enquadramento como subversivos e eventual expulsão do país. O AI-1 foi o embrião da Lei de Segurança Nacional, publicada em 3 de Março de 1967.

Rio de Janeiro (RJ), 05/03/2024 - Pedro Luiz Moreira Lima, economista e filho do brigadeiro Rui Moreira Lima. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
 Pedro Luiz Moreira Lima, economista e filho do brigadeiro Rui Moreira Lima Tânia Rêgo/Agência Brasil

Acusado de ser comunista, uma contravenção grave na época, Rui Moreira Lima recusou-se a entregar a Base Aérea de Santa Cruz, que comandava, no Rio de Janeiro, foi posto na reserva e preso pela primeira vez. Foram cassadas licenças de voo de oficiais da Aeronáutica, entre elas a de Rui. Sua carteira de voo foi recuperada apenas em 1979, quando, devido à idade, não tinha mais condições de executar pilotar. Pedro Luiz contou que o pai foi um dos milhares de militares, dentre os quais cerca de 2 mil oficiais, atingidos pela ditadura que não poderiam recorrer à Justiça comum para reaver seus direitos, de acordo com o Artigo 181 da Constituição de 1967.

Ato de força

O artigo 181 dizia que “ficam aprovados e excluídos de apreciação judicial os atos praticados pelo Comando Supremo da Revolução de 31 de março de 1964, assim como os atos do governo federal, com base nos Atos Institucionais e nos Atos Complementares e seus efeitos, bem como todos os atos dos ministros militares e seus efeitos, quando no exercício temporário da Presidência da República”. Pedro Luiz definiu: “foi um ato de força. Foi com este artigo que o pai abandonou sua luta pelo direito de voar e sua promoção. Somente na Constituição de 88 esse artigo foi derrubado e, sem dúvida, graças ao pai”.

O economista conta que a ditadura queria expulsar o pai das Forças Armadas. “Teve gente que pensou em até eliminar todos os oficias cassados. Em 1988, ele entrou na Justiça comum e chegou, em 1992, ao posto de major-brigadeiro”. Rui Moreira Lima morreu, entretanto, em 13 de agosto de 2013, aos 94 anos, sem conseguir obter a mais alta patente da Aeronáutica em tempos de paz, que é a de tenente-brigadeiro-do-ar. Sem acatar o pedido para que expulsassem o brigadeiro Rui Moreira Lima da Força Aérea, o presidente Castelo Branco, que o conhecia desde jovem, acabou reformando-o como coronel e não como major-brigadeiro, contrariando as leis militares, que justificavam o posto pelo tempo de serviço prestado e pelas ações na II Guerra Mundial.

Brigadadeiro Rui Moreira Lima. Foto: Arquivo Pessoal
Brigadadeiro Rui Moreira Lima –  Arquivo pessoal

Pedro Luiz contou que, anos depois, em decisão assinada em 24 de maio de 2016, o então presidente Michel Temer concedeu promoção post mortem a tenente-brigadeiro-do-ar a Rui Moreira Lima, publicada no Diário Oficial, mas cassada em 2019 pela Advocacia Geral da União (AGU), com assinatura do presidente Jair Bolsonaro. O argumento era que Moreira Lima não era piloto. “Era engenheiro e engenheiro não chega ao posto de quatro estrelas de tenente-brigadeiro”, relatou Pedro Luiz.

Prisões

Na primeira vez que foi preso, Rui Moreira Lima foi colocado no porão do navio de tropa Barroso Pereira, próximo à Ilha Fiscal, onde sofreu tortura psicológica e conviveu com ratos, percevejos e baratas. Não havia sanitário. As necessidades fisiológicas eram feitas em um buraco no chão. Fez greve de fome. Três dias depois, o comandante do Grupo de Caça na Itália e ex-ministro da Aeronáutica, Nero Moura, telefonou para o presidente Castelo Branco relatando as condições que seu comandado estava sofrendo e ele foi transferido para o navio Princesa Leopoldina, onde permaneceu 49 dias preso.

Quatro meses depois, foi preso novamente e levado para o quartel da 3ª Zona Aérea, sob o comando do brigadeiro João Adil de Oliveira. Ficou 90 dias detido, respondendo ao inquérito de Santa Cruz, como ficou conhecido, dirigido pelo brigadeiro Manoel José Vinhaes mas, principalmente, por seu assistente, coronel João Paulo Moreira Burnier. “Esse Inquérito foi terrível, sendo dirigido praticamente pelo Burnier. Ambos –Vinhaes e Burnier – não procuravam apurar a verdade, mas comprometer-me como subversivo”. A afirmação é do próprio brigadeiro Rui Moreira Lima, em entrevista concedida para o projeto História Oral do Exército e das Forças Irmãs na Revolução de 1964, publicado em 2003.

Brigadadeiro Rui Moreira Lima. Foto: Arquivo Pessoal
Brigadadeiro Rui Moreira Lima – Arquivo pessoal

Libertado e cassado, começou nova carreira como civil, aos 49 anos, no mercado de ações incentivadas, como sócio da empresa Jacel Jambock. Na última prisão, em 1970, o filho de Rui, Pedro Luiz, foi detido como forma de o governo ditatorial chegar até o então coronel Moreira Lima, dentro de sua empresa. O brigadeiro foi sequestrado, encapuçado e levado para o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec), situado na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, comandado pelo coronel Mário Orlando Ribeiro Sampaio. Este era antigo comandado de Rui no Conselho de Segurança e no curso que fizeram na Alemanha Ocidental. Ali, o brigadeiro ficou incomunicável durante três dias, em uma espécie de masmorra, onde não conseguia deitar nem dormir, pois a cama tinha somente três pernas. Se precisasse ir ao banheiro, deveria chamar um dos vigias para acompanhá-lo. Até que, por ordem do General Sizeno Sarmento, foi libertado. “O pai achava que a intenção era sua morte e desaparecimento”, disse Pedro Luiz.

As perseguições não pararam, entretanto, depois da última prisão. A família recebia ameaças e xingamentos pelo telefone, vigias à paisana eram vistos rondando a rua e tinha sempre um órgão que implicava com o funcionamento da empresa do brigadeiro.

Senta a Púa!

Rui Barbosa Moreira Lima, ou brigadeiro Rui Moreira Lima, como era chamado, nasceu na cidade de Colinas, no Maranhão, em 12 de junho de 1919. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1938 para cursar a Escola Militar, vindo a se formar aviador na primeira turma da Escola da Aeronáutica. Tornou-se um dos primeiros membros da Força Aérea Brasileira (FAB). Inscreveu-se como voluntário para a II Guerra Mundial na Itália pelo 1º Grupo de Aviação de Caça, do qual foi o criador do lema Senta a Púa. Esse também foi o título do primeiro livro que publicou sobre a atuação do 1º Grupo de Aviação de Caça na guerra. “Foram 55 mil livros na primeira edição”, revelou Pedro Luiz. A obra já está na quarta edição. “São histórias humanas que aconteceram, com depoimentos de vários companheiros do brigadeiro”.

Rio de Janeiro (RJ), 05/03/2024 - Primeira edição do livro
Senta a Púa está na quarta edição – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após a abertura da democracia, ele lançou Diário de Guerra, contando as missões que efetuou nos céus da Itália, sendo a primeira em 6 de novembro de 1944 e a última em 1º de maio de 1945. Foi atingido pela artilharia antiaérea alemã em nove ocasiões, das quais saiu sem ferimento. Seu embarque para a guerra ocorreu quando sua esposa, Júlia Moreira Lima, estava grávida da primeira filha, aos 18 anos. Os três filhos do oficial são Claudia, Sonia e Pedro Luiz.

De espírito inquieto, se tornou ativista pela abertura e pela redemocratização do país, com atuação plena na Constituinte, pelas questões nacionalistas, pela retomada de direitos civis e militares dos brasileiros atingidos pelos golpes de Estado, e pela valorização da história do Brasil e da FAB.

Em 2021, a Editora Topbooks lançou Adelphi! Voando por Justiça e Liberdade, livro biográfico escrito pela museóloga Elisa Colepicolo e por Pedro Luiz Moreira Lima, contando a história do brigadeiro. “Meu pai era um historiador. Tudo que ele escrevia, ele guardava”. A base do livro foram os escritos deixados por Rui, que totalizaram 8 mil documentos, 6 mil fotos e algumas gravações que o oficial deixou. O termo Adelphi é uma saudação especial, destinada a reverenciar os pilotos de caça da Força Aérea Brasileira que pereceram nos céus da Itália, além de ser usado também para marcar eventos relevantes para a aviação de caça ou para a Força Aérea Brasileira.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo chileno decreta estado de catástrofe após incêndios fatais

Governo chileno decreta estado de catástrofe após incêndios fatais

As chamas no sul do país já causaram 16 mortes e forçaram a retirada de milhares de moradores em regiões atingidas por focos ativos de fogo.
L
EUA alertam companhias aéreas sobre riscos militares nas Américas

EUA alertam companhias aéreas sobre riscos militares nas Américas

A agência de aviação americana emitiu avisos de segurança para voos que sobrevoam o México, Colômbia e Equador, citando perigo de interferência de sinal e ações armadas.
L
Protestos no Irã perdem força após repressão e ameaças dos Estados Unidos

Protestos no Irã perdem força após repressão e ameaças dos Estados Unidos

O clima de tensão em Teerã diminuiu nesta sexta-feira diante do forte policiamento e da vigilância por drones, enquanto o governo Trump mantém o alerta de intervenção militar.
L
Governo dos Estados Unidos publica ameaça direta a imigrantes

Governo dos Estados Unidos publica ameaça direta a imigrantes

O Departamento de Estado dos EUA utilizou redes sociais para afirmar que o presidente Donald Trump prenderá e deportará estrangeiros que cometerem crimes em território americano.
L
Trump apoia governo de transição e assume presidência de conselho em Gaza

Trump apoia governo de transição e assume presidência de conselho em Gaza

O presidente dos Estados Unidos anunciou suporte ao Comitê Nacional para a Administração de Gaza, órgão que governará o território sob supervisão internacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ministério da Saúde anuncia vacinação de profissionais contra dengue

Ministério da Saúde anuncia vacinação de profissionais contra dengue

A aplicação do imunizante Butantan-DV começa em fevereiro para trabalhadores da atenção primária, utilizando a primeira vacina de dose única do mundo desenvolvida com tecnologia nacional.
L
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda-feira

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda-feira

Cerca de 18,8 milhões de famílias são contempladas neste mês com valor mínimo de 600 reais e o cronograma segue o final do NIS dos beneficiários.
L
Inscrições para o Sisu 2026 começam nesta segunda-feira

Inscrições para o Sisu 2026 começam nesta segunda-feira

O processo seletivo oferece mais de 274 mil vagas em instituições públicas de ensino superior e permite o uso das notas das três últimas edições do Enem.
L

Nota de pesar: Francisca Melo

Francisca Melo faleceu aos 92 anos, deixando um legado de amor, fé e dedicação à família em Porto Velho, marcada por alegria, generosidade e confiança em Deus.
L

Dr. Marcelo Almeida destaca câmara hiperbárica como aliada na recuperação pós-cirurgia plástica em Rondônia

Tecnologia usada na Clínica Marcelo Almeida acelera cicatrização, reduz inflamações e garante recuperação mais segura e confortável aos pacientes
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Prisão Perpétua: Justiça Necessária em Crimes contra a Vida

Prisão Perpétua: Justiça Necessária em Crimes contra a Vida

Caso em São Paulo citado nas redes e em artigos de opinião expõe indignação com progressão de regime e coloca no centro a pergunta: as penas atuais são suficientes para crimes hediondos contra a vida?
L
Coluna Espaço Aberto – Tempo, poder e ambição: a política de Porto Velho não espera o carnaval passar

Coluna Espaço Aberto – Tempo, poder e ambição: a política de Porto Velho não espera o carnaval passar

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia: articulações para 2026, obras no Cemetron, ônibus a R$ 3, operação no IPAM, caso Banco Master e investimentos da Energisa

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia: articulações para 2026, obras no Cemetron, ônibus a R$ 3, operação no IPAM, caso Banco Master e investimentos da Energisa

Marcos Rocha se aproxima do PSD e de Adailton Fúria; Senado entra no radar, Cemetron recebe reforma de R$ 19 milhões, Porto Velho amplia frota com mais 51 ônibus, Draco apura suspeitas no IPAM, Banco Master segue sob sigilo no STF e Energisa soma R$ 70 milhões em eficiência energética.
L
Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu a pedido da Polícia Federal para aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades na operação de compra entre bancos.
L
Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Publicidade

POLÍCIA

Garimpeiro é encontrado morto em frente a prédio no bairro Nossa Senhora das Graças

Garimpeiro é encontrado morto em frente a prédio no bairro Nossa Senhora das Graças

O homem de 29 anos teria tentado reatar o relacionamento com a ex-companheira antes de ser localizado sem vida na Rua Guanabara, em Porto Velho.
18
Mulher é ferida com golpes de faca no bairro Cohab

Mulher é ferida com golpes de faca no bairro Cohab

Uma equipe do Samu prestou socorro imediato à vítima em uma residência na zona sul de Porto Velho, após a Polícia Militar ser acionada para atender a ocorrência.
14
Sgt Machado prende casal com drogas e colete no Planalto

Sgt Machado prende casal com drogas e colete no Planalto

A equipe do 5º Batalhão desarticulou um ponto de venda de entorpecentes na Rua Campestre, em Porto Velho, apreendendo drogas, balanças e proteção balística.
10
Acidente em Porto Velho

Acidente com capotamento: Batida deixa dois feridos no centro

Colisão entre um Polo e um Honda WR-V no cruzamento das avenidas Carlos Gomes e Guanabara mobilizou o Corpo de Bombeiros na tarde deste domingo (18).
16

Tentativa de Homicídio: Homem é atacado a tiros no bairro Mariana

Suspeito conhecido como “Junior louco” efetuou diversos disparos contra a vítima na tarde deste domingo (18). O crime ocorreu na Zona Leste de Porto Velho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acordo Mercosul e União Europeia é assinado com foco no multilateralismo

Acordo Mercosul e União Europeia é assinado com foco no multilateralismo

Líderes de ambos os blocos destacam que a nova área de livre comércio será a maior do mundo, conectando 700 milhões de pessoas e promovendo a estabilidade global.
L
Acordo entre Mercosul e União Europeia amplia acesso do Brasil ao mercado global

Acordo entre Mercosul e União Europeia amplia acesso do Brasil ao mercado global

O tratado assinado no Paraguai deve elevar de 8% para 36% o alcance das exportações brasileiras nas importações mundiais, impulsionando a indústria e o agronegócio.
L
Estudo inédito mapeia DNA para preservar peixes nativos da Amazônia

Estudo inédito mapeia DNA para preservar peixes nativos da Amazônia

Pesquisadores da UFPA decifraram o genoma do pirarucu e do filhote para incentivar a reprodução sustentável em cativeiro e combater a pesca ilegal na região.
L
HIV em Rondônia: Sesau explica prevenção e tratamento

HIV em Rondônia: Sesau explica prevenção e tratamento

Sesau esclarece como o HIV atua, por que a AIDS é uma fase da infecção e onde fazer teste rápido e acessar PrEP/PEP e tratamento em Rondônia, gratuito no SUS.
L

Requerimento do Licenciamento e Outorga: OSMAR RODRIGUES DE CARVALHO

LICENCIAMENTO SIMPLIFICADO – TERMO DE OUTORGA
L
Produção de motocicletas deve superar dois milhões de unidades em 2026

Produção de motocicletas deve superar dois milhões de unidades em 2026

Projeções da Abraciclo indicam aumento na produção, no varejo e nas exportações
L
Vai Quem Quer une sustentabilidade e campanha contra a violência contra a mulher em Porto Velho

Vai Quem Quer une sustentabilidade e campanha contra a violência contra a mulher em Porto Velho

Durante adesivaço, BVQQ distribui mudas de ipê e reforça mensagem “Não é não”; desfile oficial do bloco será em 14 de fevereiro, sábado de Carnaval.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.