SEXTA-FEIRA, 21/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Herói da II Guerra Mundial foi torturado pelo regime militar

Acusado de ser comunista, Rui Moreira Lima foi preso três vezes

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Herói da II Guerra Mundial foi torturado pelo regime militar
Arquivo pessoal/Agência Brasil
O fato de ser herói da II Guerra Mundial, onde participou de 94 missões como piloto de caça com o avião P-47, contra a média de 35 ações de um piloto norte-americano no mesmo conflito, não livrou o brigadeiro Rui Moreira Lima de ser preso três vezes durante o regime militar e cassado pelo AI-1. Até hoje não foi anistiado pelo Estado brasileiro, segundo relata à Agência Brasil o filho dele, o economista Pedro Luiz Moreira Lima.

O Ato Institucional número 1, assinado em 9 de abril de 1964 pela junta militar, composta pelo general do Exército Artur da Costa e Silva, tenente-brigadeiro Francisco de Assis Correia de Melo e vice-almirante Augusto Hamann Rademaker Grünewald, suspendia por dez anos os direitos políticos de todos os cidadãos vistos como opositores ao regime, entre congressistas, militares e governadores. Nesse período, surgiu a ameaça de cassações, prisões, enquadramento como subversivos e eventual expulsão do país. O AI-1 foi o embrião da Lei de Segurança Nacional, publicada em 3 de Março de 1967.

Rio de Janeiro (RJ), 05/03/2024 - Pedro Luiz Moreira Lima, economista e filho do brigadeiro Rui Moreira Lima. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
 Pedro Luiz Moreira Lima, economista e filho do brigadeiro Rui Moreira Lima Tânia Rêgo/Agência Brasil

Acusado de ser comunista, uma contravenção grave na época, Rui Moreira Lima recusou-se a entregar a Base Aérea de Santa Cruz, que comandava, no Rio de Janeiro, foi posto na reserva e preso pela primeira vez. Foram cassadas licenças de voo de oficiais da Aeronáutica, entre elas a de Rui. Sua carteira de voo foi recuperada apenas em 1979, quando, devido à idade, não tinha mais condições de executar pilotar. Pedro Luiz contou que o pai foi um dos milhares de militares, dentre os quais cerca de 2 mil oficiais, atingidos pela ditadura que não poderiam recorrer à Justiça comum para reaver seus direitos, de acordo com o Artigo 181 da Constituição de 1967.

Ato de força

O artigo 181 dizia que “ficam aprovados e excluídos de apreciação judicial os atos praticados pelo Comando Supremo da Revolução de 31 de março de 1964, assim como os atos do governo federal, com base nos Atos Institucionais e nos Atos Complementares e seus efeitos, bem como todos os atos dos ministros militares e seus efeitos, quando no exercício temporário da Presidência da República”. Pedro Luiz definiu: “foi um ato de força. Foi com este artigo que o pai abandonou sua luta pelo direito de voar e sua promoção. Somente na Constituição de 88 esse artigo foi derrubado e, sem dúvida, graças ao pai”.

O economista conta que a ditadura queria expulsar o pai das Forças Armadas. “Teve gente que pensou em até eliminar todos os oficias cassados. Em 1988, ele entrou na Justiça comum e chegou, em 1992, ao posto de major-brigadeiro”. Rui Moreira Lima morreu, entretanto, em 13 de agosto de 2013, aos 94 anos, sem conseguir obter a mais alta patente da Aeronáutica em tempos de paz, que é a de tenente-brigadeiro-do-ar. Sem acatar o pedido para que expulsassem o brigadeiro Rui Moreira Lima da Força Aérea, o presidente Castelo Branco, que o conhecia desde jovem, acabou reformando-o como coronel e não como major-brigadeiro, contrariando as leis militares, que justificavam o posto pelo tempo de serviço prestado e pelas ações na II Guerra Mundial.

Brigadadeiro Rui Moreira Lima. Foto: Arquivo Pessoal
Brigadadeiro Rui Moreira Lima –  Arquivo pessoal

Pedro Luiz contou que, anos depois, em decisão assinada em 24 de maio de 2016, o então presidente Michel Temer concedeu promoção post mortem a tenente-brigadeiro-do-ar a Rui Moreira Lima, publicada no Diário Oficial, mas cassada em 2019 pela Advocacia Geral da União (AGU), com assinatura do presidente Jair Bolsonaro. O argumento era que Moreira Lima não era piloto. “Era engenheiro e engenheiro não chega ao posto de quatro estrelas de tenente-brigadeiro”, relatou Pedro Luiz.

Prisões

Na primeira vez que foi preso, Rui Moreira Lima foi colocado no porão do navio de tropa Barroso Pereira, próximo à Ilha Fiscal, onde sofreu tortura psicológica e conviveu com ratos, percevejos e baratas. Não havia sanitário. As necessidades fisiológicas eram feitas em um buraco no chão. Fez greve de fome. Três dias depois, o comandante do Grupo de Caça na Itália e ex-ministro da Aeronáutica, Nero Moura, telefonou para o presidente Castelo Branco relatando as condições que seu comandado estava sofrendo e ele foi transferido para o navio Princesa Leopoldina, onde permaneceu 49 dias preso.

Quatro meses depois, foi preso novamente e levado para o quartel da 3ª Zona Aérea, sob o comando do brigadeiro João Adil de Oliveira. Ficou 90 dias detido, respondendo ao inquérito de Santa Cruz, como ficou conhecido, dirigido pelo brigadeiro Manoel José Vinhaes mas, principalmente, por seu assistente, coronel João Paulo Moreira Burnier. “Esse Inquérito foi terrível, sendo dirigido praticamente pelo Burnier. Ambos –Vinhaes e Burnier – não procuravam apurar a verdade, mas comprometer-me como subversivo”. A afirmação é do próprio brigadeiro Rui Moreira Lima, em entrevista concedida para o projeto História Oral do Exército e das Forças Irmãs na Revolução de 1964, publicado em 2003.

Brigadadeiro Rui Moreira Lima. Foto: Arquivo Pessoal
Brigadadeiro Rui Moreira Lima – Arquivo pessoal

Libertado e cassado, começou nova carreira como civil, aos 49 anos, no mercado de ações incentivadas, como sócio da empresa Jacel Jambock. Na última prisão, em 1970, o filho de Rui, Pedro Luiz, foi detido como forma de o governo ditatorial chegar até o então coronel Moreira Lima, dentro de sua empresa. O brigadeiro foi sequestrado, encapuçado e levado para o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec), situado na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, comandado pelo coronel Mário Orlando Ribeiro Sampaio. Este era antigo comandado de Rui no Conselho de Segurança e no curso que fizeram na Alemanha Ocidental. Ali, o brigadeiro ficou incomunicável durante três dias, em uma espécie de masmorra, onde não conseguia deitar nem dormir, pois a cama tinha somente três pernas. Se precisasse ir ao banheiro, deveria chamar um dos vigias para acompanhá-lo. Até que, por ordem do General Sizeno Sarmento, foi libertado. “O pai achava que a intenção era sua morte e desaparecimento”, disse Pedro Luiz.

As perseguições não pararam, entretanto, depois da última prisão. A família recebia ameaças e xingamentos pelo telefone, vigias à paisana eram vistos rondando a rua e tinha sempre um órgão que implicava com o funcionamento da empresa do brigadeiro.

Senta a Púa!

Rui Barbosa Moreira Lima, ou brigadeiro Rui Moreira Lima, como era chamado, nasceu na cidade de Colinas, no Maranhão, em 12 de junho de 1919. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1938 para cursar a Escola Militar, vindo a se formar aviador na primeira turma da Escola da Aeronáutica. Tornou-se um dos primeiros membros da Força Aérea Brasileira (FAB). Inscreveu-se como voluntário para a II Guerra Mundial na Itália pelo 1º Grupo de Aviação de Caça, do qual foi o criador do lema Senta a Púa. Esse também foi o título do primeiro livro que publicou sobre a atuação do 1º Grupo de Aviação de Caça na guerra. “Foram 55 mil livros na primeira edição”, revelou Pedro Luiz. A obra já está na quarta edição. “São histórias humanas que aconteceram, com depoimentos de vários companheiros do brigadeiro”.

Rio de Janeiro (RJ), 05/03/2024 - Primeira edição do livro
Senta a Púa está na quarta edição – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após a abertura da democracia, ele lançou Diário de Guerra, contando as missões que efetuou nos céus da Itália, sendo a primeira em 6 de novembro de 1944 e a última em 1º de maio de 1945. Foi atingido pela artilharia antiaérea alemã em nove ocasiões, das quais saiu sem ferimento. Seu embarque para a guerra ocorreu quando sua esposa, Júlia Moreira Lima, estava grávida da primeira filha, aos 18 anos. Os três filhos do oficial são Claudia, Sonia e Pedro Luiz.

De espírito inquieto, se tornou ativista pela abertura e pela redemocratização do país, com atuação plena na Constituinte, pelas questões nacionalistas, pela retomada de direitos civis e militares dos brasileiros atingidos pelos golpes de Estado, e pela valorização da história do Brasil e da FAB.

Em 2021, a Editora Topbooks lançou Adelphi! Voando por Justiça e Liberdade, livro biográfico escrito pela museóloga Elisa Colepicolo e por Pedro Luiz Moreira Lima, contando a história do brigadeiro. “Meu pai era um historiador. Tudo que ele escrevia, ele guardava”. A base do livro foram os escritos deixados por Rui, que totalizaram 8 mil documentos, 6 mil fotos e algumas gravações que o oficial deixou. O termo Adelphi é uma saudação especial, destinada a reverenciar os pilotos de caça da Força Aérea Brasileira que pereceram nos céus da Itália, além de ser usado também para marcar eventos relevantes para a aviação de caça ou para a Força Aérea Brasileira.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o esboço de um acordo que incluiria concessões territoriais e restrições militares, e espera discutir a iniciativa com Donald Trump nos próximos dias.
L
China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

Em meio às tensões comerciais, a China não importou soja norte-americana pelo segundo mês seguido em outubro, e as compras do Brasil representaram 75% do total, atingindo 7,12 milhões de toneladas.
L
Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

A ministra Marina Silva anunciou em Belém que o aporte alemão foi confirmado, elevando o total prometido ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) para mais de US$ 6,5 bilhões.
L
Trump assina lei para divulgar arquivos sobre Jeffrey Epstein

Trump assina lei para divulgar arquivos sobre Jeffrey Epstein

O presidente dos EUA, Donald Trump, sancionou a legislação que ordena a liberação dos documentos do Departamento de Justiça sobre a investigação do agressor sexual, apesar de ter se oposto à medida anteriormente.
L
ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

O Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução dos EUA para criar a Força Internacional Gaza e um “Conselho de Paz”, visando a reconstrução e segurança do enclave.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd: Racks Yang fala sobre sua trajetória artística e o álbum Protagonista

Seu segundo álbum de estúdio: “PROTAGONISTA”.
L

Eleições 2026: “Quero transformar Rondônia como transformei Cacoal”, diz Adaílton Fúria

Em conversa com o News Rondônia, o prefeito Adaílton Fúria detalha por que decidiu disputar espaço na política estadual em 2026, apontando responsabilidade geracional, críticas ao abandono do estado e resultados que afirma ter alcançado em Cacoal.
L
Saúde de Bolsonaro motiva pedido de prisão domiciliar ao STF

Saúde de Bolsonaro motiva pedido de prisão domiciliar ao STF

Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitam ao ministro Alexandre de Moraes prisão domiciliar alegando doenças permanentes e necessidade de acompanhamento médico intenso.
L

Encerramento da COP30: “Mas que não! Que sim!”

A COP30 terminou misturando orgulho paraense, debates climáticos, preços polêmicos, um incêndio na área diplomática e muita expectativa sobre o futuro da Amazônia.
L

Fogo na “Blue Zone” causou apreensão em membros da organização Kanindé presentes na COP30

Neide Cardozo relatou o incidente nas suas redes sociais. Apesar do susto, minguem se feriu
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Prisão de Ramagem é decretada por Moraes após deputado ser flagrado em Miami

Prisão de Ramagem é decretada por Moraes após deputado ser flagrado em Miami

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão do deputado federal Alexandre Ramagem após a confirmação de que ele deixou o país, violando uma proibição judicial, enquanto recorre de sua condenação na trama golpista.
L
Lula indica Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Lula indica Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Advogado-Geral da União foi escolhido para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso.
L
Pista de caminhada no Estádio Aglair Tonelli recebe ordem de serviço em Cacoal

Pista de caminhada no Estádio Aglair Tonelli recebe ordem de serviço em Cacoal

Investimento destinado por Cássio Gois atende demanda antiga da comunidade.
L
Cristiane Lopes acompanha uso de maquinários que ampliam produção no Joana D’Arc

Cristiane Lopes acompanha uso de maquinários que ampliam produção no Joana D’Arc

Emenda já reforça infraestrutura rural e garante avanço para famílias agricultoras.
L
Lula agradece gesto dos EUA e busca reduzir tensão bilateral

Lula agradece gesto dos EUA e busca reduzir tensão bilateral

Presidente vê redução de tarifas dos EUA como passo relevante e diz esperar “zerar celeuma” nas relações comerciais.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Casal é preso com drogas e material de tráfico no bairro Parque Amazônia

Casal é preso com drogas e material de tráfico no bairro Parque Amazônia

Homem de 41 anos e mulher de 18 foram detidos em uma residência na Zona Leste de Porto Velho, após denúncias de tráfico de drogas na região.
12

Madrasta mata enteada de 7 anos enforcada com cinto no DF; menina tinha medo de voltar para casa

A criança não queria retornar à casa do pai, e a polícia investiga se o ciúme da madrasta foi a motivação para o brutal homicídio qualificado.
16
Homem atacado com pauladas na cabeça morre no hospital em Porto Velho

Homem atacado com pauladas na cabeça morre no hospital em Porto Velho

Na ocasião, Mateus foi visto sendo perseguido pelo suspeito, depois agredido com vários golpes na cabeça, onde foi socorrido desacordo em estado grave.
18
Policiais militares salvam cinco pessoas após grave acidente na BR-364 em RO

VÍDEO: Policiais militares salvam cinco pessoas após grave acidente na BR-364 em RO

De acordo com testemunhas, um carro modelo Peugeot com os cinco ocupantes que estava parado no “Pare e Siga”, foi atingido na traseira por um caminhão e depois prensado contra uma carreta que estava a frente, deixando todas as vítimas presas às ferragens.
16
Mulher é presa levando drogas no órgão genital para o marido no presídio 470

Mulher é presa levando drogas no órgão genital para o marido no presídio 470

A mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada ao Departamento de Flagrantes.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COP30: Fundo Amazônia investe R$ 123,6 milhões em projetos de restauração indígena

COP30: Fundo Amazônia investe R$ 123,6 milhões em projetos de restauração indígena

Dezenove projetos foram selecionados no programa Restaura Amazônia e irão recuperar 3,3 mil hectares e plantar 5,7 milhões de árvores em 26 terras indígenas em sete estados da Amazônia.
L

PAPUS – O Mago Alquimista: Ciência, Medicina e Ocultismo na França do Século XIX

Durante a Primeira Guerra Mundial, Papus serviu como médico militar, atendendo feridos nas linhas de frente, o que acabou por agravar sua saúde.
L
APRON e FAPERON realizam reunião preparatória para construção do Plano Estratégico do Leite em Rondônia

APRON e FAPERON realizam reunião preparatória para construção do Plano Estratégico do Leite em Rondônia

A iniciativa integra o esforço das entidades para reorganizar o setor leiteiro diante da queda da produção, da perda de competitividade e dos desafios enfrentados por pequenos, médios e grandes produtores em todo o estado.
L
Tarifaço dos EUA afeta 22% das exportações brasileiras, diz Alckmin

Tarifaço dos EUA afeta 22% das exportações brasileiras, diz Alckmin

O presidente em exercício e ministro Geraldo Alckmin confirma que a negociação bilateral com a Casa Branca resultou na isenção de 238 produtos, mas o tarifaço segue impactando US$ 15,1 bilhões em bens brasileiros.
L
Diplomatas indígenas relatam aprendizados em negociações climáticas na COP30

Diplomatas indígenas relatam aprendizados em negociações climáticas na COP30

Programa Kuntari Katu preparou 30 jovens líderes de todo o Brasil para atuar diretamente nas complexas decisões internacionais em Belém, garantindo que a pauta dos povos originários chegue à mesa de negociação da COP30.
L
Restituição do IRPF beneficia milhares de brasileiros e estimula a economia

Restituição do IRPF beneficia milhares de brasileiros e estimula a economia

No estado de Rondônia, o valor total de R$ 4.372.991,02 será distribuído entre 1.620 contribuintes
L
Sicredi é reconhecido entre as instituições que melhor se relacionam com startups no Ranking 100 Open Startups 2025

Sicredi é reconhecido entre as instituições que melhor se relacionam com startups no Ranking 100 Open Startups 2025

Premiação chancela o sucesso das ações realizadas em práticas de inovação aberta.
L

Requerimento da Outorga: VALDECI HENKERT

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L
Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para médico veterinário; inscrições vão até a próxima terça-feira (25)

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para médico veterinário; inscrições vão até a próxima terça-feira (25)

As inscrições ficam abertas até as 23h59min da próxima terça-feira (25), e devem ser feitas virtualmente, no endereço eletrônico disponibilizado no edital. Não há possibilidade de prorrogação do prazo.
L
Porto Velho Shopping exibe final da Copa Sul-Americana neste sábado

Porto Velho Shopping exibe final da Copa Sul-Americana neste sábado

Público poderá assistir à decisão em telão na Praça de Alimentação, às 16h
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.