QUARTA-FEIRA, 25/02/2026

Em destaque

L

Mundo

Jornalista que perdeu família em Gaza diz que imprensa virou “alvo”

Al-Dahdouh concedeu entrevista exclusiva.

Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Jornalista que perdeu família em Gaza diz que imprensa virou “alvo”
REUTERS/Mohammed Salem
O jornalista palestino Wael Al-Dahdouh, de 53 anos, fazia uma transmissão ao vivo quando recebeu um telefonema informando que sua esposa, dois dos seus filhos, de 7 e 15 anos, e o neto, com poucos meses de vida, foram assassinatos em um bombardeio israelense, no dia 25 de outubro de 2023.

O chefe do escritório árabe da Al Jazeera em Gaza ainda perderia, ao longo da guerra, o filho mais velho, Hamza Dahdouh, de 27 anos. Hamza também era jornalista e morreu quando o carro em que estava foi atingido por um míssil, em 7 de janeiro deste ano.

As imagens de Wael enterrando os próprios filhos para, em seguida, retornar ao trabalho, fizeram dele um dos rostos mais conhecidos dessa guerra, tornando-se uma referência jornalística no mundo e um símbolo da resiliência do povo palestino.

Desde o dia 16 de janeiro, Wael está em Doha, capital do Catar, onde se recupera de ferimentos que sofreu em um ataque israelense que vitimou outro jornalista, o cinegrafista da Al Jazeera, Samer Abudaqa.

Do Catar, Wael Al-Dahdouh respondeu, com exclusividade, à Agência Brasil. O jornalista afirmou que a imprensa virou “alvo” em Gaza, o que explicaria o elevado número de profissionais de imprensa palestinos assassinados desde o dia 7 de outubro de 2023, que já chega a 96 segundo cálculos da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

Para denunciar essa situação, a FIJ, em parcerias com sindicatos e outras organizações de várias partes do mundo, promove nesta segunda-feira (26) o Dia Internacional de Solidariedade aos Jornalistas Palestinos.

Para o veterano jornalista, os veículos de imprensa deveriam denunciar com mais firmeza o que acontece em Gaza contra os profissionais de imprensa.

Wael Al-Dahdouh disse ainda que o trabalho jornalístico em Gaza se tornou “quase impossível” e que os profissionais de imprensa “sempre têm a sensação de que podem ir e não voltar”.

O jornalista revelou ainda que continuou trabalhando, mesmo após perder a família, para honrar as pessoas que foram mortas. “Seria um pecado me afastar e não continuar meu trabalho”, completou.

Confira a entrevista completa a seguir:

Agência Brasil: O senhor perdeu filhos, esposa e neto no conflito, chegando a ser atingido por estilhaços de bombas e, mesmo assim, seguiu trabalhando. O que lhe motiva a seguir trabalhando na cobertura dessa guerra?
Wael Al-Dahdouh: Há muitas coisas que nos impulsionam a continuar neste trabalho, mas a fonte de todas estas forças é certamente Deus Todo-Poderoso, que nos concede o sucesso, nos apoia e nos fortalece nesta grande calamidade e nesta grande amargura.

Certamente, isso significa uma mensagem humanitária sagrada que exige de nós grandes esforços e sacrifícios, mesmo trabalhando em uma região que está ocupada, uma região muito importante e cheia de acontecimentos e de guerras. Portanto, quando voltamos ao trabalho, voltamos graças a todas essas coisas, mas também por aqueles que foram martirizados.

Eles são minha esposa, meu filho, minha filha, meu neto e meus parentes. Portanto, essas pessoas estavam se sacrificando nos últimos anos, antes de serem martirizados, para que eu pudesse cumprir meu dever.

Seria um pecado eu me afastar e não continuar meu trabalho. Isso é algo adicional que me fortaleceu e me tornou firme, e assim voltei sem hesitar. Meu trabalho começou horas depois dos enterros e sepultamentos e, por isso, voltei também com total profissionalismo, equilíbrio, objetividade e transparência, como se nada tivesse acontecido.

Este é um assunto muito importante do meu ponto de vista, considerando o desafio imposto pelas forças de ocupação israelenses sobre mim, pessoalmente. Essa foi certamente a resposta mais eloquente, mais forte e mais importante possível. Isso é uma coisa importante e nós somos certamente importantes. Gaza é importante. É onde nascemos e crescemos. Nossas memórias estão nela. Nossas dores estão nela. Nossas esperanças estão nela.

Agência Brasil: Como é trabalhar nas condições atuais da Faixa de Gaza? Quais são as principais dificuldades enfrentadas para fazer o trabalho jornalístico durante o conflito?
Wael Al-Dahdouh: O trabalho jornalístico tornou-se quase impossível na Faixa de Gaza devido aos ataques e dos alvos que falávamos, da mais longa lista de mártires, dos feridos, das famílias de colegas jornalistas, dos ataques aos gabinetes de imprensa e das capacidades jornalísticas dos vários meios de comunicação.

Você tem que se mover para cobrir os eventos. Isso certamente o coloca no centro das atenções e também o coloca como alvo. Todos os colegas jornalistas sempre têm a sensação de que podem ir e não voltar.

Ele pode ir ao noticiário e se tornar a notícia. Ele pode ir e tirar uma foto e se tornar a foto, como aconteceu com muitos colegas e comigo pessoalmente e com o colega Ismail Abu Omar e outros colegas que foram martirizados durante suas missões. Eles foram cobrir os fatos e usavam uniformes.

A eletricidade foi cortada. Muitas vezes, as redes de comunicações foram danificadas e cortadas. Isto impõe grandes desafios ao trabalho. Tem também os desafios do inverno para jornalistas que continuam trabalhando de noite.

E o jornalista é um ser humano que tem parentes, familiares, vizinhos e amigos que também são alvos e ele se preocupa com eles. Tem ainda o fato de o jornalista ser parte do povo e também estar sem teto e, portanto, trabalha com falta de moradia e em uma barraca na rua pois perdeu tudo devido ao deslocamento. Então, ele fica de lugar em lugar, de tenda em tenda, no meio de muitos alvos. Isto torna o ambiente de trabalho dos jornalistas palestinos quase impossível.

Agência Brasil: Temos o maior número (96) de jornalistas assassinados em uma mesma guerra, segundo a Federação Internacional dos Jornalistas. Há que você atribui esse número tão alto de mortes de profissionais de imprensa?
Wael Al-Dahdouh: Isso reflete o ataque direto aos jornalistas palestinos, que são alvos independentemente do seu trabalho e da proteção das leis internacionais, com o qual todos os países e todas as leis de direitos humanos concordam.

Mas, certamente e apesar de tudo isto, existem alvos e o que aconteceu conosco como jornalistas e com as nossas famílias e com as instituições de imprensa certamente é a maior evidência [de que a imprensa é alvo em Gaza].

As maiores instituições jornalísticas e midiáticas devem levantar a voz e ter uma posição mais firme para parar esses ataques e parar estes assassinatos dos jornalistas palestinos, que assumem que essas leis são suficientes para proteger estas pessoas para que possam realizar o seu humano, sagrado e nobre trabalho.

Agência Brasil: Como você avalia a cobertura de outros meios internacionais de imprensa sobre a guerra em Gaza? Acredita que a cobertura dos grandes veículos é fiel aos fatos que ocorrem lá?
Wael Al-Dahdouh: Pela atmosfera que a guerra nos impôs, e também pela falta de internet e de redes de comunicações, é difícil acompanhar de perto e, continuamente, o que é divulgado pela imprensa [em todo o mundo].

Mas não queremos que estes meios de comunicação simpatizem com a questão palestiniana. Queremos apenas que sejam objetivos e profissionais.

O que está acontecendo é simplesmente uma ocupação contra um povo ocupado e vitimizado e, portanto, os acontecimentos na Faixa de Gaza não precisam de exagero, falsificação ou distorção.

Simplesmente lançando luz sobre o que está acontecendo é suficiente para nós e, portanto, sem qualquer simpatia, sem qualquer preconceito, com todo profissionalismo, objetividade e equilíbrio. Isso é mais do que suficiente para o povo palestino e até mesmo para os jornalistas palestinos.

Agência Brasil: O presidente Lula foi atacado por alguns setores políticos e midiáticos no Brasil por comparar a situação de Gaza com o Holocausto judeu. Como você avalia essa reação à fala do presidente?
Wael Al-Dahdouh: O presidente brasileiro foi submetido a uma grande pressão por posições que são a realidade da situação na Faixa de Gaza e nos territórios palestinos. Todas as leis dizem que existe uma ocupação na Palestina e há um povo ocupado, o que é consistente com o espírito do direito internacional.

Vimos ataques semelhantes não apenas ao presidente brasileiro, mas também a alguns que se uniram na Corte Internacional de Justiça (CIJ). Muitos dos que representavam nesse fórum internacional foram sujeitos a grandes pressões simplesmente porque emitiram declarações que diagnosticavam a realidade da situação.

Acredito que sejam quais forem as pressões e quaisquer que sejam os obstáculos, estas posições irão certamente manter-se, dado que, no final, refletem a realidade da situação e são completamente consistentes com o direito internacional e com o direito humanitário internacional.

Agência Brasil: Como você descreveria o que ocorre em Gaza, por tudo o que você presenciou e cobriu como jornalista? Como está a situação das pessoas lá dentro?
Wael Al-Dahdouh: Ninguém esperava, nem mesmo nós, jornalistas, chegarmos a este ponto. Os ataques na Faixa de Gaza destroem praças e, por vezes, aldeias. As bombas atingem as casas dos cidadãos palestinos sem aviso prévio. Essas condições são muito duras, muito custosas e chegam ao ponto da ausência de alimentos, bebidas, roupas e barracas para protegê-lo, mesmo que não forneça a proteção mínima do sol e do frio.

Há o corte total da eletricidade desde o início da guerra, o fechamento total de todas as fronteiras e o corte da água. Tudo isto, do ponto de vista do direito humano internacional, é um crime de guerra, um crime de destruição e um crime contra a humanidade.

Qual é a culpa das crianças? Qualquer investigador das estatísticas e números dos martirizados descobre que mais de dois terços eram mulheres e crianças. Há também milhares de pessoas desaparecidas. Destruição de infraestruturas e até de edifícios importantes, hospitais, escolas, mesquitas e igrejas.

Tudo isto reflete certamente a dificuldade da realidade, a dificuldade da situação e a miséria humana pela qual os civis pagam e isto deveria ser protegido pelo direito internacional.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil e países aliados condenam expansão israelense na Cisjordânia

Brasil e países aliados condenam expansão israelense na Cisjordânia

Comunicado conjunto assinado por quase 100 nações classifica reclassificação de terras palestinas como “anexação de fato” e violação internacional.
L
Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa de 10% nesta terça-feira

Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa de 10% nesta terça-feira

Implementação contraria anúncio de Trump sobre índice de 15%; medida temporária foca na redução do déficit comercial de US$ 1,2 trilhão.
L
Tempestade de inverno paralisa nordeste dos EUA e fecha escolas em Nova York

Tempestade de inverno paralisa nordeste dos EUA e fecha escolas em Nova York

Autoridades declaram estado de emergência e alertam para nevascas de até 60 centímetros; voos foram cancelados e Guarda Nacional foi mobilizada para assistência.
L
Tarifaço de Trump: entenda as mudanças e como ficam as cobranças para o Brasil

Tarifaço de Trump: entenda as mudanças e como ficam as cobranças para o Brasil

Nova sobretaxa entra em vigor nesta terça-feira e atinge exportações brasileiras; aço e alumínio mantêm alíquota de 50% somada ao novo adicional.
L
Líder do Cartel Jalisco Nueva Generación morre em operação no México

Líder do Cartel Jalisco Nueva Generación morre em operação no México

Nemesio Oseguera, o “El Mencho”, foi alvo de ação militar que resultou em confrontos e bloqueios em Jalisco; traficante era um dos mais procurados do mundo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Número de mortos sobe para 46 após temporais na Zona da Mata Mineira

Número de mortos sobe para 46 após temporais na Zona da Mata Mineira

Corpo de Bombeiros confirma 40 vítimas fatais em Juiz de Fora e seis em Ubá; pelo menos 21 pessoas seguem desaparecidas sob escombros de deslizamentos.
L
Senado aprova política de proteção a animais resgatados em desastres

Senado aprova política de proteção a animais resgatados em desastres

Proposta estabelece regras para manejo de fauna doméstica e silvestre em emergências; texto segue para sanção presidencial e altera leis ambientais e de segurança de barragens.
L
Morador denuncia casal que aluga casas no Cristal da Calama e depois vende os imóveis

Morador denuncia casal que aluga casas no Cristal da Calama e depois vende os imóveis

O golpe teria causado prejuízo de R$ 25 mil, envolvendo a venda fraudulenta de uma casa no Cristal da Calama.
10

Saúde em crise: moradores cobram explicações sobre desvio de mais de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

População questiona falhas no controle da gestão municipal e pede responsabilização após abertura de CPMI pela Câmara
L
In Foco Podcast: Reginaldo Trindade fala sobre literatura, justiça e pensamento crítico

In Foco Podcast: Reginaldo Trindade fala sobre literatura, justiça e pensamento crítico

Nesta quarta-feira, dia 25, às 15h, o In Foco Podcast recebe Reginaldo Trindade, procurador da República e escritor, para uma conversa sobre trajetória, obras, educação e sociedade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bagattoli integra grupo no Senado sobre acordo Mercosul-UE

Senador Jaime Bagattoli passa a compor grupo da Comissão de Relações Exteriores que acompanha impactos do acordo Mercosul-União Europeia.
L
CPI do Crime convoca Vorcaro, Campos Neto e Paulo Guedes

CPI do Crime convoca Vorcaro, Campos Neto e Paulo Guedes

Comissão investiga se desregulação do mercado financeiro facilitou fraudes bilionárias; sigilos do Banco Master e de seus sócios foram quebrados pelos senadores.
L

DER executa tapa-buracos na RO-459, em Alto Paraíso, após solicitação de Pedro Fernandes

Serviço executado nesta semana atende solicitação do deputado Pedro Fernandes e busca melhorar segurança e trafegabilidade na rodovia.
L
Deputada Dra. Taíssa pede recuperação da Linha 29 B em Nova Dimensão

Deputada Dra. Taíssa pede recuperação da Linha 29 B em Nova Dimensão

Indicação solicita termo de cooperação entre Governo de RO e Prefeitura de Nova Mamoré para garantir trafegabilidade.
L
Dra. Taíssa destina R$ 50 mil para saúde da mulher em Pimenteiras

Dra. Taíssa destina R$ 50 mil para saúde da mulher em Pimenteiras

Emenda parlamentar será usada na compra de Implanon para ampliar o planejamento familiar no município.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende cerca de 20 kg de maconha em ônibus em Pimenta Bueno

PRF apreende cerca de 20 kg de maconha em ônibus em Pimenta Bueno

Ação na BR-364 resultou na descoberta de 20 tabletes da droga escondidos em mala de passageiro; suspeito apresentou nervosismo durante abordagem policial.
10
Neta é procurada por matar avô e balear avó em Ariquemes

Neta é procurada por matar avô e balear avó em Ariquemes

Crime ocorreu no distrito de Garimpo Bom Futuro; neta teria pedido para o casal sentar no sofá antes de iniciar os disparos pelas costas das vítimas.
18
Equipe do SGT Rocha prende envolvidos em furto a loja de calçados

Equipe do SGT Rocha prende envolvidos em furto a loja de calçados

Ação policial localiza jovem de 18 anos e adolescente de 14 após postagem em rede social; criminosos furtaram unidade da Sapatinho de Luxo na zona Leste.
14
PRF apreende cerca de 20 kg de skunk em ônibus na BR-364

PRF apreende cerca de 20 kg de skunk em ônibus na BR-364

Ação ocorreu durante fiscalização de rotina em Vilhena; passageiro de 23 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas ao transportar 20 tabletes do entorpecente.
12
BPChoque prende trio com pistola no centro de Porto Velho

BPChoque prende trio com pistola no centro de Porto Velho

Ação policial no bairro Arigolândia resulta na apreensão de arma calibre .40 e munições; dois homens e uma mulher foram detidos em flagrante na tarde desta quarta-feira.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juros para famílias e empresas voltam a subir em janeiro

Juros para famílias e empresas voltam a subir em janeiro

Taxa média para pessoas físicas atinge 61% ao ano e acompanha ciclo de alta da Selic; cartão de crédito parcelado e crédito pessoal impulsionam o avanço.
L
Dívida Pública Federal supera R$ 8,6 trilhões em janeiro

Dívida Pública Federal supera R$ 8,6 trilhões em janeiro

Reconhecimento de juros pressiona estoque do endividamento mesmo com resgates de títulos; Selic a 15% ao ano dificulta queda do montante global.
L

IFRO abre inscrições para curso gratuito de Cuidadora de Idoso

Inscrições seguem até 3 de março no Campus Porto Velho Calama para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
L
Condenação é recado para quem debochou de Marielle, diz Anielle

Condenação é recado para quem debochou de Marielle, diz Anielle

Ministra da Igualdade Racial e familiares acompanham julgamento no STF; irmãos Brazão foram condenados a 76 anos de prisão como mandantes do crime.
L

IFRO oferece 520 vagas no Partiu IF em 9 municípios de RO

Inscrições seguem até março para estudantes do 9º ano da rede pública; programa oferece bolsa mensal de R$ 200.
L
Aquecimento do Atlântico potencializa eventos climáticos extremos

Aquecimento do Atlântico potencializa eventos climáticos extremos

Aumento na temperatura das águas acelera a evaporação e agrava temporais no Brasil; especialistas alertam para recordes de calor oceânico e desequilíbrio ambiental.
L

UNIR abre concurso com 47 vagas para professor efetivo

Inscrições seguem até 5 de março para vagas em sete campi da UNIR, com salários que podem chegar a R$ 14,4 mil.
L

SAC ou Price: saiba qual sistema escolher no financiamento

Entenda as diferenças entre SAC e Tabela Price, veja exemplos práticos e descubra qual modelo combina com seu perfil financeiro.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.