DOMINGO, 04/01/2026
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Palestinos desesperados em Rafah temem um ataque israelense iminente

Mais de um milhão de pessoas estão na região, na Faixa de Gaza.

Por Mohammad Salem e Nidal al-Mughrabi - repórteres da Reuters - 20

Publicado em 

Palestinos desesperados em Rafah temem um ataque israelense iminente
REUTERS/Arafat BarbakhREUTERS/Arafat Barbakh
A barraca da família Abu Mustafa está encostada na alta cerca de concreto e metal que separa Gaza do Egito em Rafah, o último lugar relativamente seguro em um enclave devastado pela ofensiva militar de Israel, mas que agora também pode ser atacado.

A família está entre os mais de um milhão de palestinos que agora estão amontoados na área ao redor de Rafah e que temem não ter mais para onde fugir dentro de uma pequena faixa em grande parte reduzida a escombros e onde os combates ainda ocorrem.

“Todos os dias estamos fugindo. Ser deslocado é difícil porque tenho duas filhas com deficiência. Não posso carregá-las por aí. Não tenho carro nem carroça”, disse Laila Abu Mustafa.

“Se houver mais deslocamentos, não vou me mudar”, disse ela.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordenou um plano de evacuação para os civis que lotam Rafah, acampando em ruas e terrenos baldios, na praia e, como a família Abu Mustafa, na faixa de areia ao longo da fronteira egípcia.

Antes de ataques anteriores às cidades de Gaza, os militares de Israel ordenaram que os civis saíssem sem preparar nenhum plano de evacuação específico. As agências de ajuda humanitária dizem que um ataque a Rafah seria catastrófico em uma guerra que já causou uma miséria incalculável.

O presidente dos EUA, Joe Biden, deve falar com Netanyahu no domingo, segundo autoridades da Casa Branca, a primeira conversa entre eles desde que Biden descreveu a resposta militar de Israel em Gaza como “exagerada” na semana passada.

A guerra começou em 7 de outubro, quando o grupo militante Hamas, que controla Gaza, invadiu a cerca da fronteira com Israel, enviando combatentes que mataram 1.200 pessoas, em sua maioria civis, e fizeram cerca de 250 reféns, de acordo com os registros israelenses.

Quatro meses depois, Gaza está em ruínas. Sob um bombardeio diário maciço, as forças terrestres israelenses invadiram a maior parte do enclave, destruindo casas, prédios públicos e infraestrutura com ataques aéreos, fogo de artilharia e detonações controladas.

As autoridades de saúde palestinas afirmam que mais de 28.000 pessoas foram mortas na guerra. Mais de 85% dos habitantes de Gaza estão desabrigados. Uma pesquisa da ONU constatou que quase uma em cada 10 crianças com menos de cinco anos está gravemente desnutrida.

Até o momento, as negociações para um acordo sobre um cessar-fogo e a libertação de reféns não conseguiram chegar a um acordo. Na semana passada, Israel rejeitou uma proposta do Hamas, dizendo que não pararia de lutar enquanto o grupo mantivesse brigadas que, segundo Israel, estão escondidas em Rafah.

Fontes de segurança egípcias disseram que mais conversações de alto nível foram planejadas para terça-feira, com a presença de altos funcionários do Qatar e dos Estados Unidos, bem como de delegações israelenses e palestinas.

Os ataques aéreos israelenses começaram a atacar Rafah nos últimos dias.

No domingo, o Hamas disse que os ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza nos últimos quatro dias mataram dois reféns e feriram outros oito.

O grupo disse que qualquer ataque israelense a Rafah “explodiria” as discussões sobre um acordo para libertar os reféns restantes.

Plano de evacuação para civis

Em uma entrevista que foi ao ar na rede americana ABC no domingo, Netanyahu reiterou que as forças israelenses atacariam Rafah, mas disse que estavam preparando “um plano detalhado” para onde os civis poderiam ir.

“Nós vamos fazer isso. Vamos pegar os batalhões terroristas do Hamas que ainda restam em Rafah”, disse ele, acrescentando que “faremos isso ao mesmo tempo em que oferecemos uma passagem segura para a população civil”.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da França disse que “uma ofensiva israelense em grande escala em Rafah criaria uma situação humanitária catastrófica de uma dimensão nova e injustificável”.

Netanyahu colocou em dúvida a exatidão do número de mortos palestinos, descrevendo os números produzidos pelas autoridades de saúde em Gaza, controlada pelo Hamas, como “estatísticas do Hamas”.

“Foi morto apenas um civil para um terrorista do Hamas em Gaza”, disse ele.

Ele disse que “matamos ou ferimos cerca de 20.000 terroristas do Hamas, dos quais 12.000 são combatentes”, sem dar mais explicações.

As autoridades de saúde palestinas dizem que cerca de 70% das pessoas mortas em Gaza são mulheres ou crianças menores de 18 anos. Os militares israelenses disseram em um briefing em dezembro que achavam que cerca de dois civis haviam sido mortos em Gaza para cada combatente do Hamas morto.

A Organização Mundial da Saúde descreveu o sistema do Ministério da Saúde palestino para relatar as baixas como “muito bom” e as agências da ONU citam regularmente seus números de mortes.

Contra a cerca da fronteira, coberta com arame farpado, a família Abu Mustafa pendura roupa suja entre as tendas. Eles cozinham o pouco alimento que conseguem juntar em latas vazias em uma fogueira na areia.

O medo de um ataque a Rafah é o assunto constante de todas as conversas na cidade lotada, disse Mariam, uma mulher que fugiu de sua casa na Cidade de Gaza no início da guerra com seus três filhos de 5, 7 e 9 anos.

“Não consigo descrever como nos sentimos. Há um tumulto em minha cabeça. Meus filhos ficam me perguntando quando Israel invadirá Rafah, para onde iremos e se morreremos. E eu não tenho as respostas”, disse ela.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Países da América Latina reagem a ataque dos EUA à Venezuela

Países da América Latina reagem a ataque dos EUA à Venezuela

Colômbia, Chile e México defendem diálogo e paz regional; Argentina e Bolívia adotam tom crítico ao governo Maduro.
L

Trump afirma que EUA vão assumir gestão interina da Venezuela e abrir espaço para petroleiras americanas

Em discurso, o presidente dos Estados Unidos diz que a administração seria temporária, promete transição política e anuncia entrada de empresas de energia no país, após operação que teria capturado Nicolás Maduro.
L
Bolívia: protestos desafiam governo após aumento de combustíveis

Bolívia: protestos desafiam governo após aumento de combustíveis

Movimentos sociais e sindicatos pressionam pelo fim do decreto que aumentou diesel e gasolina.
L
Suíços iniciam identificação das vítimas de incêndio em Crans-Montana

Suíços iniciam identificação das vítimas de incêndio em Crans-Montana

Tragédia em bar suíço deixa 40 mortos e mais de 100 feridos durante festa de Ano Novo.
L
Papa pede paz entre nações ensanguentadas por conflitos

Papa pede paz entre nações ensanguentadas por conflitos

Papa Leão XIV reforça pedido de paz entre nações ensanguentadas por conflitos durante o Angelus.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Fortes chuvas com trovoadas se aproximam da capital e interior

Alerta de descargas elétricas, especialmente nas regiões Norte e Sudoeste do estado.
L

O governo brasileiro age para garantir a segurança na fronteira com Roraima após a invasão dos EUA na Venezuela

“O Brasil condena estas ações e reafirma sua disposição de promover o diálogo e a cooperação”, disse Lula.
L

Confira o que está em cartaz no Cine Araújo em Porto Velho

Filmes de ação, suspense e animação movimentam a programação desta semana no Cine Araújo, com opções para toda a família, incluindo estreias aguardadas e sucessos consagrados nas telonas.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio do dia 02/01: Cine Araújo presenteia internauta

Mais um participante foi premiado com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L

Vista Alegre do Abunã: falta de médico na USF obriga paciente com dores a procurar farmácia

O caso tem sido apontado como negligência médica por moradores da região, que frequentemente buscam atendimento no Hospital Regional de Extrema, Acre, Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Porto Velho e, às vezes, até na Bolívia, devido à precariedade dos serviços locais, que deixam muito a desejar.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trump diz que EUA vão se envolver no petróleo da Venezuela

Trump diz que EUA vão se envolver no petróleo da Venezuela

Presidente afirma que empresas americanas atuarão fortemente no setor.
L
Sequestrado, Maduro será julgado nos Estados Unidos

Sequestrado, Maduro será julgado nos Estados Unidos

Procuradora diz que Maduro responderá à Justiça americana.
L
Sem provas, Rubio acusa Maduro de chefiar grupo narcoterrorista

Sem provas, Rubio acusa Maduro de chefiar grupo narcoterrorista

Secretário dos EUA diz que governo venezuelano não é legítimo.
L
Governo convoca reunião de emergência no Itamaraty após invasão da Venezuela

Governo convoca reunião de emergência no Itamaraty após invasão da Venezuela

Presidente Lula acompanha crise e retorna a Brasília ainda hoje.
L
Milei provoca Lula ao celebrar ataque dos EUA à Venezuela

Milei provoca Lula ao celebrar ataque dos EUA à Venezuela

Presidente argentino associa Lula a Maduro em vídeo nas redes sociais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sgt Machado fecha “Boca da Bia” e prende traficante com drogas na zona leste

Equipe do sgt Machado fecha “Boca da Bia” e prende traficante com drogas na zona leste

O flagrante aconteceu em uma boca de fumo na Rua Constelação, bairro Flamboyant, zona leste de Porto Velho.
14

Jovem presa por violência doméstica é encontrada morta em cela na Central de Flagrantes

As causas da morte estão sendo apuradas pela Polícia Civil.
18
Operação Madeira-Mamoré apreende armas de guerra e entorpecentes em Guajará-Mirim

Operação Madeira-Mamoré apreende armas de guerra e entorpecentes em Guajará-Mirim

Forças de segurança realizaram a Operação Madeira-Mamoré e localizaram granadas, fuzil e drogas em residência no bairro Jardim das Esmeraldas.
12
Homem é preso após ameaçar esposa e enfrentar PM em Porto Velho

Homem é preso após ameaçar esposa e enfrentar PM em Porto Velho

Suspeito armado com facão descumpriu medida protetiva e resistiu à prisão.
14
Polícia estoura ponto de tráfico e prende três no Bosques dos Ipês

Polícia estoura ponto de tráfico e prende três no Bosques dos Ipês

Denúncias levaram PM a flagrar comércio de drogas em residência.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pedra vermelha em Stranger Things ganha mistério central

Pedra vermelha em Stranger Things ganha mistério central

Objeto visto no final de Stranger Things será explicado em nova série.
L
Atestados médicos em papel continuam válidos em 2026

Atestados médicos em papel continuam válidos em 2026

CFM esclarece resolução e rebate fake news sobre atestados.
L
Menor desemprego da história e ações na saúde marcam a semana

Menor desemprego da história e ações na saúde marcam a semana

Emprego atinge nível histórico e SUS amplia atendimento especializado.
L
TV Brasil estreia série Olhar Brasil sobre turismo nacional

TV Brasil estreia série Olhar Brasil sobre turismo nacional

Olhar Brasil destaca riquezas turísticas e culturais das regiões brasileiras.
L
Helicóptero faz pouso forçado no mar em Cabo Frio

Helicóptero faz pouso forçado no mar em Cabo Frio

Oito ocupantes foram resgatados com vida pela Marinha.
L
Lei que pune adesão à Moratória da Soja volta a valer em MT

Lei que pune adesão à Moratória da Soja volta a valer em MT

Norma restringe benefícios fiscais e AGU pede nova suspensão no STF.
L
Estrada de Ferro Madeira-Mamoré apresenta Pôr do Sol Musical gratuito neste fim de semana

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré apresenta Pôr do Sol Musical gratuito neste fim de semana

O evento terá apresentações de Diogo Rodrigues e Arthur Êba nos dias 3 e 4 de janeiro.
L

Entenda as razões do sucesso do Minha Casa, Minha Vida em 2025

Programa habitacional alcança aprovação recorde, amplia faixas de renda e injeta R$ 180 bilhões na economia em 2025.
L
Minha Casa, Minha Vida consolida sucesso e bate recordes em 2025

Minha Casa, Minha Vida consolida sucesso e bate recordes em 2025

Programa habitacional lidera aprovação popular com expansão, empregos e sustentabilidade.
L
Ministro da Saúde critica ataque dos EUA à Venezuela

Ministro da Saúde critica ataque dos EUA à Venezuela

Ataque dos EUA é condenado por Padilha ao alertar para impacto humanitário.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.