TERÇA-FEIRA, 10/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Palestinos desesperados em Rafah temem um ataque israelense iminente

Mais de um milhão de pessoas estão na região, na Faixa de Gaza.

Por Mohammad Salem e Nidal al-Mughrabi - repórteres da Reuters - 20

Publicado em 

Palestinos desesperados em Rafah temem um ataque israelense iminente
REUTERS/Arafat BarbakhREUTERS/Arafat Barbakh
A barraca da família Abu Mustafa está encostada na alta cerca de concreto e metal que separa Gaza do Egito em Rafah, o último lugar relativamente seguro em um enclave devastado pela ofensiva militar de Israel, mas que agora também pode ser atacado.

A família está entre os mais de um milhão de palestinos que agora estão amontoados na área ao redor de Rafah e que temem não ter mais para onde fugir dentro de uma pequena faixa em grande parte reduzida a escombros e onde os combates ainda ocorrem.

“Todos os dias estamos fugindo. Ser deslocado é difícil porque tenho duas filhas com deficiência. Não posso carregá-las por aí. Não tenho carro nem carroça”, disse Laila Abu Mustafa.

“Se houver mais deslocamentos, não vou me mudar”, disse ela.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordenou um plano de evacuação para os civis que lotam Rafah, acampando em ruas e terrenos baldios, na praia e, como a família Abu Mustafa, na faixa de areia ao longo da fronteira egípcia.

Antes de ataques anteriores às cidades de Gaza, os militares de Israel ordenaram que os civis saíssem sem preparar nenhum plano de evacuação específico. As agências de ajuda humanitária dizem que um ataque a Rafah seria catastrófico em uma guerra que já causou uma miséria incalculável.

O presidente dos EUA, Joe Biden, deve falar com Netanyahu no domingo, segundo autoridades da Casa Branca, a primeira conversa entre eles desde que Biden descreveu a resposta militar de Israel em Gaza como “exagerada” na semana passada.

A guerra começou em 7 de outubro, quando o grupo militante Hamas, que controla Gaza, invadiu a cerca da fronteira com Israel, enviando combatentes que mataram 1.200 pessoas, em sua maioria civis, e fizeram cerca de 250 reféns, de acordo com os registros israelenses.

Quatro meses depois, Gaza está em ruínas. Sob um bombardeio diário maciço, as forças terrestres israelenses invadiram a maior parte do enclave, destruindo casas, prédios públicos e infraestrutura com ataques aéreos, fogo de artilharia e detonações controladas.

As autoridades de saúde palestinas afirmam que mais de 28.000 pessoas foram mortas na guerra. Mais de 85% dos habitantes de Gaza estão desabrigados. Uma pesquisa da ONU constatou que quase uma em cada 10 crianças com menos de cinco anos está gravemente desnutrida.

Até o momento, as negociações para um acordo sobre um cessar-fogo e a libertação de reféns não conseguiram chegar a um acordo. Na semana passada, Israel rejeitou uma proposta do Hamas, dizendo que não pararia de lutar enquanto o grupo mantivesse brigadas que, segundo Israel, estão escondidas em Rafah.

Fontes de segurança egípcias disseram que mais conversações de alto nível foram planejadas para terça-feira, com a presença de altos funcionários do Qatar e dos Estados Unidos, bem como de delegações israelenses e palestinas.

Os ataques aéreos israelenses começaram a atacar Rafah nos últimos dias.

No domingo, o Hamas disse que os ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza nos últimos quatro dias mataram dois reféns e feriram outros oito.

O grupo disse que qualquer ataque israelense a Rafah “explodiria” as discussões sobre um acordo para libertar os reféns restantes.

Plano de evacuação para civis

Em uma entrevista que foi ao ar na rede americana ABC no domingo, Netanyahu reiterou que as forças israelenses atacariam Rafah, mas disse que estavam preparando “um plano detalhado” para onde os civis poderiam ir.

“Nós vamos fazer isso. Vamos pegar os batalhões terroristas do Hamas que ainda restam em Rafah”, disse ele, acrescentando que “faremos isso ao mesmo tempo em que oferecemos uma passagem segura para a população civil”.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da França disse que “uma ofensiva israelense em grande escala em Rafah criaria uma situação humanitária catastrófica de uma dimensão nova e injustificável”.

Netanyahu colocou em dúvida a exatidão do número de mortos palestinos, descrevendo os números produzidos pelas autoridades de saúde em Gaza, controlada pelo Hamas, como “estatísticas do Hamas”.

“Foi morto apenas um civil para um terrorista do Hamas em Gaza”, disse ele.

Ele disse que “matamos ou ferimos cerca de 20.000 terroristas do Hamas, dos quais 12.000 são combatentes”, sem dar mais explicações.

As autoridades de saúde palestinas dizem que cerca de 70% das pessoas mortas em Gaza são mulheres ou crianças menores de 18 anos. Os militares israelenses disseram em um briefing em dezembro que achavam que cerca de dois civis haviam sido mortos em Gaza para cada combatente do Hamas morto.

A Organização Mundial da Saúde descreveu o sistema do Ministério da Saúde palestino para relatar as baixas como “muito bom” e as agências da ONU citam regularmente seus números de mortes.

Contra a cerca da fronteira, coberta com arame farpado, a família Abu Mustafa pendura roupa suja entre as tendas. Eles cozinham o pouco alimento que conseguem juntar em latas vazias em uma fogueira na areia.

O medo de um ataque a Rafah é o assunto constante de todas as conversas na cidade lotada, disse Mariam, uma mulher que fugiu de sua casa na Cidade de Gaza no início da guerra com seus três filhos de 5, 7 e 9 anos.

“Não consigo descrever como nos sentimos. Há um tumulto em minha cabeça. Meus filhos ficam me perguntando quando Israel invadirá Rafah, para onde iremos e se morreremos. E eu não tenho as respostas”, disse ela.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Rico é colônia dos Estados Unidos e mantém status político ambíguo

Porto Rico é colônia dos Estados Unidos e mantém status político ambíguo

Ilha natal de Bad Bunny pertence aos EUA, mas não é estado, não vota para presidente e segue submetida a decisões de Washington, o que reacende debate histórico e político.
L
Netanyahu prepara encontro com Trump para tratar do Irã nos EUA

Netanyahu prepara encontro com Trump para tratar do Irã nos EUA

Primeiro-ministro israelense deve discutir negociações nucleares, programa de mísseis e segurança regional em reunião com o presidente norte-americano em Washington.
L
Livro analisa escravidão nos EUA a partir da voz dos escravizados

Livro analisa escravidão nos EUA a partir da voz dos escravizados

Obra de pesquisador brasileiro usa autobiografias de Frederick Douglass e William Grimes para reconstruir a experiência da escravidão nos Estados Unidos pelo olhar de quem viveu o sistema.
L
Bad Bunny x Trump: Super Bowl vira disputa política

Bad Bunny x Trump: Super Bowl vira disputa política

Críticas de Trump ao show do astro porto-riquenho reacendem debate sobre imigração, identidade latina e cultura nos EUA após apresentação no intervalo do Super Bowl.
L
Haiti encerra transição política após pressão dos EUA sobre governo

Haiti encerra transição política após pressão dos EUA sobre governo

Conselho presidencial deixa o poder e entrega comando ao primeiro-ministro em meio a ameaças de intervenção americana e desafios de segurança e eleições no país.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Alciréa de Farias Tabosa

Cantora e empresária, natural de Belém e radicada em Porto Velho, Alciréa de Farias Tabosa deixa um legado de alegria, trabalho e amor à família, marcado por música e união.
L

Agenda News Folia 2026: Musas da Banda do Vai Quem Quer agitam a terça-feira

A entrevista com Nádia Caldas e Lidiane Shockness promete ser leve, animada e cheia de energia, do jeito que a folia merece.
L
Governo federal reajusta repasse da merenda escolar em 14,3% para 2026

Governo federal reajusta repasse da merenda escolar em 14,3% para 2026

Medida também eleva para 45% cota obrigatória de produtos da agricultura familiar; investimento total no programa chega a R$ 6,7 bilhões neste ano.
L
Três municípios de Rondônia entram no ranking dos maiores exportadores da Amazônia

Três municípios de Rondônia entram no ranking dos maiores exportadores da Amazônia

Vilhena, Rolim de Moura e Jaru aparecem no ranking de janeiro de 2026 e reforçam a força do agronegócio e da agroindústria rondoniense no comércio exterior.
L

Giro News: Roseane Marie fala sobre fisiatria veterinária e qualidade de vida animal

Outro ponto importante da entrevista será o cuidado com os animais idosos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eyder Brasil destina R$ 80 mil ao Projeto Ação Mulher em Ariquemes

Eyder Brasil destina R$ 80 mil ao Projeto Ação Mulher em Ariquemes

Iniciativa oferece oficinas de artesanato, pintura e crochê para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
L
STM dá dez dias para Bolsonaro entregar defesa contra perda de patente

STM dá dez dias para Bolsonaro entregar defesa contra perda de patente

Ministro Carlos Vuyk de Aquino abre prazo para ex-presidente se manifestar; MPM pede expulsão do Exército após condenação por tentativa de golpe de Estado.
L
Fachin diz que CNJ vai priorizar combate à violência contra a mulher

Fachin diz que CNJ vai priorizar combate à violência contra a mulher

Presidente do conselho reafirma compromisso com o enfrentamento ao feminicídio em abertura de sessão; fala ocorre em meio a denúncias contra ministro do STJ.
L
Leur Lomanto Júnior assume a presidência da CCJ na Câmara

Leur Lomanto Júnior assume a presidência da CCJ na Câmara

Deputado do União Brasil foi eleito com 36 votos e terá o desafio de priorizar a PEC da jornada 6×1 em ano eleitoral, conforme pedido de Hugo Motta.
L
Hugo Motta classifica como "feliz" decisão sobre penduricalhos

Hugo Motta classifica como “feliz” decisão sobre penduricalhos

Presidente da Câmara apoia suspensão de benefícios acima do teto constitucional e defende que reajuste de 8% para servidores da Casa mantém paridade com Judiciário.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF apreende R$ 9,5 bilhões do crime organizado em 2025

PF apreende R$ 9,5 bilhões do crime organizado em 2025

Balanço recorde revela foco na descapitalização de facções com apreensão de imóveis e aeronaves; PRF detém 41 mil pessoas em rodovias federais.
L
Venezuelano é agredido com barra de ferro e pauladas durante roubo

Venezuelano é agredido com barra de ferro e pauladas durante roubo

Vítima foi atacada por dois homens na Rua Miguel Chakian e buscou socorro na rodoviária de Porto Velho; criminosos fugiram levando o celular do rapaz.
14
PRF apreende cerca de 11 kg de skunk em ônibus na BR 425

PRF apreende cerca de 11 kg de skunk em ônibus na BR 425

Agentes em Guajará-Mirim detêm passageiro de 20 anos que transportava droga em mochila e sob poltrona; material tinha como destino a capital Porto Velho.
12
Polícia Civil deflagra operação contra alambique clandestino em Ji-Paraná

Polícia Civil deflagra operação contra alambique clandestino em Ji-Paraná

Investigado é preso após fabricar bebidas sem autorização e ameaçar servidores da Vigilância Sanitária; equipe de fiscalização chegou a suspender atividades por segurança.
10
Ação policial interrompe "tribunal do crime" no Morar Melhor

Ação policial interrompe “tribunal do crime” no Morar Melhor

Vítima foi resgatada com vida após denúncias de tortura em condomínio na capital; dois adolescentes foram apreendidos em flagrante pelas guarnições.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jaru: prefeito sanciona lei que reajusta salário de Agentes de Saúde e Endemias

Jaru: prefeito sanciona lei que reajusta salário de Agentes de Saúde e Endemias

Piso salarial passa a ser de R$ 3.242,00 e pagamento retroativo a janeiro será realizado ainda este mês.
L
Prefeitura de Jaru reforça coleta seletiva com recolhimento de eletrônicos e recicláveis em frente às casas

Prefeitura de Jaru reforça coleta seletiva com recolhimento de eletrônicos e recicláveis em frente às casas

Serviço visa destinação correta de materiais e fortalecimento da reciclagem no município, envolvendo cooperativa local de catadores.
L
Caixa fora do ar: aplicativo apresenta erro e clientes relatam instabilidade nesta terça

Caixa fora do ar: aplicativo apresenta erro e clientes relatam instabilidade nesta terça

Mensagem de erro I-001-NF impede login e afeta serviços como Pix; usuários recorrem a monitoramento online e redes sociais para verificar situação.
L
MEC divulga resultado do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

MEC divulga resultado do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

Mais de 4,7 mil redes públicas de ensino são certificadas por esforços na alfabetização infantil; categoria ouro foi concedida a 2.285 secretarias.
L
Internet não é tudo igual: veja por que provedores regionais fazem diferença

Internet não é tudo igual: veja por que provedores regionais fazem diferença

Escolher um provedor local garante atendimento ágil, velocidade real e suporte técnico próximo, essencial para trabalho, estudo e entretenimento.
L
One Piece da Netflix: trailer oficial revela aventuras da 2ª temporada

One Piece da Netflix: trailer oficial revela aventuras da 2ª temporada

Novos episódios mostram Luffy e os Piratas do Chapéu de Palha enfrentando desafios na Grand Line e introduzem Tony Tony Chopper com papel de destaque.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.