QUINTA-FEIRA, 15/01/2026

Em destaque

L

Mundo

Palestinos desesperados em Rafah temem um ataque israelense iminente

Mais de um milhão de pessoas estão na região, na Faixa de Gaza.

Por Mohammad Salem e Nidal al-Mughrabi - repórteres da Reuters - 20

Publicado em 

Palestinos desesperados em Rafah temem um ataque israelense iminente
REUTERS/Arafat BarbakhREUTERS/Arafat Barbakh
A barraca da família Abu Mustafa está encostada na alta cerca de concreto e metal que separa Gaza do Egito em Rafah, o último lugar relativamente seguro em um enclave devastado pela ofensiva militar de Israel, mas que agora também pode ser atacado.

A família está entre os mais de um milhão de palestinos que agora estão amontoados na área ao redor de Rafah e que temem não ter mais para onde fugir dentro de uma pequena faixa em grande parte reduzida a escombros e onde os combates ainda ocorrem.

“Todos os dias estamos fugindo. Ser deslocado é difícil porque tenho duas filhas com deficiência. Não posso carregá-las por aí. Não tenho carro nem carroça”, disse Laila Abu Mustafa.

“Se houver mais deslocamentos, não vou me mudar”, disse ela.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordenou um plano de evacuação para os civis que lotam Rafah, acampando em ruas e terrenos baldios, na praia e, como a família Abu Mustafa, na faixa de areia ao longo da fronteira egípcia.

Antes de ataques anteriores às cidades de Gaza, os militares de Israel ordenaram que os civis saíssem sem preparar nenhum plano de evacuação específico. As agências de ajuda humanitária dizem que um ataque a Rafah seria catastrófico em uma guerra que já causou uma miséria incalculável.

O presidente dos EUA, Joe Biden, deve falar com Netanyahu no domingo, segundo autoridades da Casa Branca, a primeira conversa entre eles desde que Biden descreveu a resposta militar de Israel em Gaza como “exagerada” na semana passada.

A guerra começou em 7 de outubro, quando o grupo militante Hamas, que controla Gaza, invadiu a cerca da fronteira com Israel, enviando combatentes que mataram 1.200 pessoas, em sua maioria civis, e fizeram cerca de 250 reféns, de acordo com os registros israelenses.

Quatro meses depois, Gaza está em ruínas. Sob um bombardeio diário maciço, as forças terrestres israelenses invadiram a maior parte do enclave, destruindo casas, prédios públicos e infraestrutura com ataques aéreos, fogo de artilharia e detonações controladas.

As autoridades de saúde palestinas afirmam que mais de 28.000 pessoas foram mortas na guerra. Mais de 85% dos habitantes de Gaza estão desabrigados. Uma pesquisa da ONU constatou que quase uma em cada 10 crianças com menos de cinco anos está gravemente desnutrida.

Até o momento, as negociações para um acordo sobre um cessar-fogo e a libertação de reféns não conseguiram chegar a um acordo. Na semana passada, Israel rejeitou uma proposta do Hamas, dizendo que não pararia de lutar enquanto o grupo mantivesse brigadas que, segundo Israel, estão escondidas em Rafah.

Fontes de segurança egípcias disseram que mais conversações de alto nível foram planejadas para terça-feira, com a presença de altos funcionários do Qatar e dos Estados Unidos, bem como de delegações israelenses e palestinas.

Os ataques aéreos israelenses começaram a atacar Rafah nos últimos dias.

No domingo, o Hamas disse que os ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza nos últimos quatro dias mataram dois reféns e feriram outros oito.

O grupo disse que qualquer ataque israelense a Rafah “explodiria” as discussões sobre um acordo para libertar os reféns restantes.

Plano de evacuação para civis

Em uma entrevista que foi ao ar na rede americana ABC no domingo, Netanyahu reiterou que as forças israelenses atacariam Rafah, mas disse que estavam preparando “um plano detalhado” para onde os civis poderiam ir.

“Nós vamos fazer isso. Vamos pegar os batalhões terroristas do Hamas que ainda restam em Rafah”, disse ele, acrescentando que “faremos isso ao mesmo tempo em que oferecemos uma passagem segura para a população civil”.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da França disse que “uma ofensiva israelense em grande escala em Rafah criaria uma situação humanitária catastrófica de uma dimensão nova e injustificável”.

Netanyahu colocou em dúvida a exatidão do número de mortos palestinos, descrevendo os números produzidos pelas autoridades de saúde em Gaza, controlada pelo Hamas, como “estatísticas do Hamas”.

“Foi morto apenas um civil para um terrorista do Hamas em Gaza”, disse ele.

Ele disse que “matamos ou ferimos cerca de 20.000 terroristas do Hamas, dos quais 12.000 são combatentes”, sem dar mais explicações.

As autoridades de saúde palestinas dizem que cerca de 70% das pessoas mortas em Gaza são mulheres ou crianças menores de 18 anos. Os militares israelenses disseram em um briefing em dezembro que achavam que cerca de dois civis haviam sido mortos em Gaza para cada combatente do Hamas morto.

A Organização Mundial da Saúde descreveu o sistema do Ministério da Saúde palestino para relatar as baixas como “muito bom” e as agências da ONU citam regularmente seus números de mortes.

Contra a cerca da fronteira, coberta com arame farpado, a família Abu Mustafa pendura roupa suja entre as tendas. Eles cozinham o pouco alimento que conseguem juntar em latas vazias em uma fogueira na areia.

O medo de um ataque a Rafah é o assunto constante de todas as conversas na cidade lotada, disse Mariam, uma mulher que fugiu de sua casa na Cidade de Gaza no início da guerra com seus três filhos de 5, 7 e 9 anos.

“Não consigo descrever como nos sentimos. Há um tumulto em minha cabeça. Meus filhos ficam me perguntando quando Israel invadirá Rafah, para onde iremos e se morreremos. E eu não tenho as respostas”, disse ela.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alemanha, Suécia e Noruega enviam tropas para a Groenlândia

Alemanha, Suécia e Noruega enviam tropas para a Groenlândia

Medida ocorre em resposta às declarações do presidente Donald Trump sobre o controle da ilha e atende a um pedido de segurança da Dinamarca.
L
Agente do serviço de imigração baleia venezuelano em Minneapolis

Agente do serviço de imigração baleia venezuelano em Minneapolis

O incidente ocorreu em meio a uma onda de protestos nos Estados Unidos após a morte de uma mulher norte-americana por um oficial do mesmo órgão.
L
Governo da Venezuela anuncia soltura de 400 presos sob contestação da oposição

Governo da Venezuela anuncia soltura de 400 presos sob contestação da oposição

O anúncio feito pela Assembleia Nacional ocorre após a intervenção militar dos Estados Unidos e a captura de Nicolás Maduro, enquanto organizações de direitos humanos apontam números menores de libertados.
L
Primeira-ministra do Japão prepara eleições antecipadas para fevereiro

Primeira-ministra do Japão prepara eleições antecipadas para fevereiro

Sanae Takaichi planeja dissolver o Parlamento na próxima semana para buscar um novo mandato e validar a coalizão com o Partido da Inovação do Japão.
L
Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas

Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas

Medida entra em vigor no dia 21 de janeiro e atinge 75 países, incluindo o Brasil
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Papudinha oferece estrutura diferenciada para custódia de Bolsonaro

Papudinha oferece estrutura diferenciada para custódia de Bolsonaro

Localizado no Complexo da Papuda, o 19º Batalhão da Polícia Militar abriga militares e autoridades com direito a alojamentos especiais e monitoramento médico constante.
L
Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha

Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha

O ex-presidente deixará a Superintendência da Polícia Federal para cumprir pena em uma sala de Estado-Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar, no Distrito Federal.
L
Zé Veículos inicia campanha de férias com condições especiais de financiamento

Zé Veículos inicia campanha de férias com condições especiais de financiamento

Empresa em Porto Velho oferece carência de dois meses para o pagamento da primeira parcela e planos de crédito em parceria com o Banco BV.
L

Coluna Social Marisa Linhares: aniversários, negócios e momentos especiais no interior de Rondônia

Juliano de Oliveira Linhares comemora aniversário, famílias empresariais em evidência, entregas de veículos GWM, homenagens e registros especiais movimentam Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Ariquemes.
L
Flávio Dino proíbe envio de emendas para entidades ligadas a parentes

Flávio Dino proíbe envio de emendas para entidades ligadas a parentes

Decisão do ministro do STF busca coibir o nepotismo e a improbidade administrativa ao vetar repasses para ONGs e empresas dirigidas por familiares de congressistas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Alex Redano pede recuperação urgente das rodovias RO-459 e RO-457 entre Alto Paraíso e Ariquemes

Deputado Alex Redano pede recuperação urgente das rodovias RO-459 e RO-457 entre Alto Paraíso e Ariquemes

Manutenção imediata para segurança, mobilidade e escoamento da produção entre Alto Paraíso e Ariquemes.
L
Toffoli aponta indícios de novos crimes cometidos por dono do Banco Master

Toffoli autoriza perícia em celulares do caso Banco Master

O ministro do STF restringiu o acesso aos aparelhos a um grupo de quatro peritos específicos da Polícia Federal, sob acompanhamento direto da Procuradoria-Geral da República.
L
RESENHA POLÍTICA – Entrada de Expedito Neto no PT mexe no xadrez político de RO: impactos e riscos

RESENHA POLÍTICA – Entrada de Expedito Neto no PT mexe no xadrez político de RO: impactos e riscos

Filiação do ex-deputado ao PT provoca reação interna, altera narrativas eleitorais e pode favorecer adversários na disputa pelo governo de Rondônia em 2026.
L
Lebrinha garante mais de R$ 2 milhões para cirurgias em Alvorada D’Oeste

Lebrinha garante mais de R$ 2 milhões para cirurgias em Alvorada D’Oeste

Empenho de R$ 2,047 milhões fortalece a Cirurgia Geral, amplia a capacidade de atendimento local e reduz a necessidade de deslocamento de pacientes para outros municípios.
L
Deputada Lebrinha destina R$ 100 mil para medicamentos em Governador Jorge Teixeira

Deputada Lebrinha destina R$ 100 mil para medicamentos em Governador Jorge Teixeira

Recurso empenhado será usado para reforçar o abastecimento da rede municipal de saúde e garantir atendimento mais rápido à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação da PF prende condenado por estupro de vulnerável após deportação dos EUA

Ação da PF prende condenado por estupro de vulnerável após deportação dos EUA

Prisão foi resultado de ação conjunta entre PF, TJ/RO e autoridades dos Estados Unidos, com apoio da INTERPOL.
14
Motociclista fica gravemente ferido em colisão na zona leste

Motociclista fica gravemente ferido em colisão na zona leste

O acidente envolvendo um caminhão caçamba e uma motocicleta mobilizou equipes de resgate no bairro São Francisco após uma colisão violenta em um cruzamento da região.
14
Incêndio atinge apartamento e mobiliza bombeiros na zona leste

Incêndio atinge apartamento e mobiliza bombeiros na zona leste

Moradores do bairro Igarapé ficaram em alerta durante o combate às chamas em um condomínio residencial, onde vizinhos militares iniciaram o controle do fogo antes da chegada da equipe oficial.
12
Colisão entre moto e bicicleta elétrica deixa feridas na zona leste

Colisão entre moto e bicicleta elétrica deixa feridas na zona leste

Acidente ocorreu no cruzamento da avenida Mamoré com a rua Plácido de Castro no bairro JK envolvendo uma motociclista e uma idosa.
12
Denarc incinera 450 quilos de drogas em Porto Velho

Denarc incinera 450 quilos de drogas em Porto Velho

A Polícia Civil de Rondônia destruiu 450 quilos de entorpecentes apreendidos em 2025 durante ação fiscalizada pelo Ministério Público e Vigilância Sanitária.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): INOVACAR VEÍCULOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Carreta do Hospital de Amor abre inscrições para exames em Tarilândia

Carreta do Hospital de Amor abre inscrições para exames em Tarilândia

Unidade móvel oferece mamografia, preventivo, triagem de pele e avaliação bucal; inscrições seguem até sexta-feira no distrito.
L
Game of Thrones terá continuação focada em Arya Stark

Game of Thrones terá continuação focada em Arya Stark

Projeto em desenvolvimento pela HBO aposta em sequência direta da série e deve substituir plano anterior que acompanharia Jon Snow após os eventos finais de Westeros.
L
Roblox vira palco de protestos após restrições no chat de voz

Roblox vira palco de protestos após restrições no chat de voz

Atualização de segurança que limita o uso de voz por crianças provoca manifestações virtuais, ataques ao youtuber Felca e levanta debate sobre proteção infantil on-line.
L
Mais de 2,8 mil motoristas de RO têm CNH renovada automaticamente

Mais de 2,8 mil motoristas de RO têm CNH renovada automaticamente

Medida do Governo do Brasil beneficia bons condutores, reduz burocracia e já gerou economia de R$ 2,15 milhões em Rondônia.
L
Plataforma Não Me Perturbe registra 1,7 milhão de novas adesões

Plataforma Não Me Perturbe registra 1,7 milhão de novas adesões

O serviço de bloqueio contra chamadas indesejadas de telemarketing e crédito consignado atingiu a marca de 14,2 milhões de números cadastrados ao final de 2025.
L
Morre Vera Valdez aos 89 anos em São Paulo

Morre Vera Valdez aos 89 anos em São Paulo

A atriz e modelo, considerada a primeira supermodelo brasileira e musa de Coco Chanel, faleceu nesta quinta-feira deixando um legado marcado pela arte, moda e resistência política.
L

Giro News Entrevista Cledison Cerqueira: O Futuro do Consórcio no Brasil e em Rondônia

O Diretor Geral do Rovema Bank e CFO do Grupo Rovema analisa o avanço do consórcio no Brasil, o impacto em Rondônia e apresenta a nova solução financeira do banco.
L
Ka SE Plus 2020 Com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Ka SE Plus 2020 Com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Compacto econômico e versátil, ideal para quem busca praticidade e ótimo consumo no dia a dia.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.