QUARTA-FEIRA, 04/03/2026
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Unicef alerta que crianças passam por escassez de água em Gaza

"As crianças em Gaza mal tem uma gota para beber, lamenta diretora

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Unicef alerta que crianças passam por escassez de água em Gaza
REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa
Crianças e adolescentes no sul da Faixa de Gaza têm acesso a apenas 1,5 a 2 litros de água por dia, muito abaixo dos requisitos recomendados para a sobrevivência. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), os serviços de água e saneamento estão à beira do colapso com a iminência de surtos de doenças em grande escala.

Padrões humanitários indicam que a quantidade mínima de água necessária em uma emergência é de 15 litros, o que inclui água para beber, lavar e cozinhar. Apenas para sobrevivência, o mínimo estimado é de 3 litros por dia, acima, portanto, da quantidade disponível para a população infantojuvenil em Gaza.

A diretora executiva do Unicef, Catherine Russell, enfatiza em nota que o acesso a quantidades suficientes de água potável é uma questão de vida ou morte “e as crianças em Gaza mal têm uma gota para beber”. A diretora explica que, por necessidade, as crianças e suas famílias têm utilizado água de fontes inseguras, altamente salinizadas ou poluídas. “Sem água potável, muito mais crianças morrerão de privação e doenças nos próximos dias”, sinalizou Catherine.

Segundo o Unicef, milhares de pessoas deslocadas internamente na Faixa de Gaza chegaram a Rafah desde o início de dezembro e necessitam de alimentos, água, abrigo, medicamentos e proteção. Estima-se que metade desse contingente seria formado por crianças e jovens.

“À medida que a procura continua aumentando, os sistemas de água e saneamento da cidade encontram-se num estado extremamente crítico. O reinício das hostilidades, aliado à falta de fornecimento de energia, à escassez de combustível, ao acesso restrito e aos danos nas infraestruturas, significa que pelo menos 50% das instalações de água, saneamento e higiene estão danificadas ou destruídas”, informa o Unicef.

Impacto

Na avaliação do Unicef, o impacto dessa situação nas crianças e nos adolescentes é dramático porque ficam mais suscetíveis à desidratação, diarreia, doenças e subnutrição, fatores que podem se agravar e representar uma ameaça à sobrevivência. O fundo da Organização das Nações Unidas voltado à infância informou que as preocupações com doenças transmitidas pela água, como cólera e diarreia crônica, são particularmente agravadas devido à falta de água potável, especialmente após chuvas e inundações, como as ocorridas esta semana. Já foi registrado um número quase 20 vezes maior que a média mensal de casos notificados de diarreia entre crianças com menos de 5 anos, além de aumento de casos de sarna, piolhos, varicela, erupções cutâneas e mais de 160 mil casos de infecção respiratória aguda.

Higiene

Nos abrigos existentes por toda a Faixa de Gaza, mulheres e crianças esperam em longas filas para usar o banheiro. Em média, existe um banheiro para cada 700 pessoas. Essa situação leva os desabrigados a recorrerem ao uso de baldes ou à defecação a céu aberto. Os chuveiros são ainda menos disponíveis, o que torna praticamente inexistentes as opções de higiene, afetando, em especial, mulheres e meninas. O Unicef calcula que isso possa levar a um aumento ainda maior de propagação de doenças.

Junto com parceiros, o Unicef está fornecendo combustível para operar poços, centrais de dessalinização, transporte de água e gestão de resíduos e esgotos, além de água engarrafada e recipientes de água, beneficiando mais de 1,3 milhão de pessoas com água potável desde o início da crise. Também distribuiu mais de 45 mil galões, mais de 130 mil kits de higiene familiar, incluindo produtos de higiene e saúde menstrual, e centenas de milhares de barras de sabão. Desde o início da crise, foram alcançadas pelo Unicef e seus parceiros mais de 189 mil pessoas com produtos de higiene e mais de 400 mil pessoas com serviços de higiene e saneamento. Durante a pausa humanitária, o Fundo da ONU conseguiu chegar ao norte da Faixa de Gaza, apesar das condições de acesso extremamente difíceis. Ali, distribuiu 260 mil litros de água e 10 mil kits de higiene.

Restrições de acesso

Geradores para operar instalações críticas de água e saneamento, tubos de plástico necessários para fornecer reparos de curto prazo, bem como material de construção para soluções rápidas de saneamento estão disponíveis na passagem de fronteira de Rafah, mas não conseguem atravessar para Gaza devido às restrições de acesso impostas a tais suprimentos, necessários para garantir que os serviços mínimos de água e saneamento, essenciais para a sobrevivência das pessoas, sejam restaurados, esclareceu o Unicef.

Catherine Russell afirmou que o Unicef está fazendo tudo o que pode para atender às necessidades da população de Gaza. “Mas o equipamento e os suprimentos que conseguimos fornecer estão longe de ser suficientes. Os constantes bombardeios, juntamente com as restrições de materiais e combustível permitidas no território, estão impedindo progressos críticos. Precisamos urgentemente desses suprimentos para reparar sistemas de água danificados”, destacou.

O Unicef continua pedindo acesso humanitário rápido, seguro e desimpedido a todas as crianças, adolescentes e famílias, onde quer que se encontrem, inclusive para permitir que as necessidades de água e saneamento na Faixa de Gaza sejam atendidas por meio da restauração e reabilitação das infraestruturas existentes. “E que todas as partes cumpram as suas responsabilidades legais internacionais para proteger as instalações de água e saneamento e os trabalhadores encarregados de garantir a manutenção e reparação dessas instalações”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Irã resiste a bombardeios e assume iniciativa em nova fase do conflito

Irã resiste a bombardeios e assume iniciativa em nova fase do conflito

Especialista aponta que dispersão de mísseis, apoio de satélites chineses e controle do Estreito de Ormuz frustraram plano inicial dos EUA de derrubar regime em poucos dias.
L
Brasileiros ficam retidos em Dubai após fechamento de espaço aéreo no Oriente Médio

Brasileiros ficam retidos em Dubai após fechamento de espaço aéreo no Oriente Médio

Grupo que participava de cruzeiro no navio MSC Euribia não conseguiu retornar ao Brasil no domingo devido aos ataques na região; Itamaraty acompanha o caso.
L
Conflito entre Irã e Israel intensifica disputa pela causa palestina

Conflito entre Irã e Israel intensifica disputa pela causa palestina

EUA e Israel buscam desarticular o Eixo da Resistência em meio ao avanço da colonização na Cisjordânia e fragilidades políticas em Teerã.
L
Conflito no Líbano deixa ao menos 30 mil deslocados após escalada militar

Conflito no Líbano deixa ao menos 30 mil deslocados após escalada militar

Hostilidades entre Israel e Hezbollah se intensificam; ONU alerta para crise humanitária com milhares de pessoas buscando abrigo em escolas e carros.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Única Talks: Leonardo Werneck de Carvalho fala sobre cidadania e direitos humanos

Será uma oportunidade para compreender como o trabalho da Defensoria impacta diretamente a vida das pessoas e como os direitos humanos dialogam com a realidade local.
L

Agenda News: Arthur e Eryle destacam a Horus Cafeteria como espaço de café, arte e inspiração

No Agenda News, Arthur e Eryle vão contar como foi o início do projeto, os desafios de empreender, a construção da identidade da marca e os planos para o futuro.
L

Giro News: Dr. Fernando Máximo detalha R$ 238,8 milhões enviados para Rondônia

A entrevista também vai abordar os desafios enfrentados em Brasília, articulações políticas, resultados já alcançados e o impacto direto desses investimentos na vida da população rondoniense.
L

Comunidade News: Fábio Brito e Solange Hiroshe apresentam propostas da Chapa 2 ao CRESS-RO

A entrevista promete aprofundar o debate sobre autonomia técnica, fiscalização das condições éticas de trabalho, desagravos públicos, participação da base e construção coletiva de estratégias que fortaleçam o Serviço Social no estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Marcos Rocha institui Comissão para construção do Plano Estadual de Educação para os próximos 10 anos

Decreto nº 31.300 cria comissão responsável por elaborar o Plano Estadual de Educação de Rondônia para o período de 2026 a 2036, com participação de instituições e audiências públicas.
L
Alero debate impactos da privatização e preço do pedágio da BR-364

Alero debate impactos da privatização e preço do pedágio da BR-364

Audiência pública proposta pelo deputado Alan Queiroz reúne autoridades e sociedade para questionar falhas em estudos técnicos e o alto custo das tarifas em Rondônia
L
Nikolas Ferreira usou jato vinculado a dono do Banco Master em 2022

Nikolas Ferreira usou jato vinculado a dono do Banco Master em 2022

Deputado alega desconhecer proprietário da aeronave usada em caravana política; empresa operadora nega que Daniel Vorcaro seja dono do jatinho.
L
Homenagem na Alero: deputados recebem a Ordem do Mérito Marechal Rondon

Homenagem na Alero: deputados recebem a Ordem do Mérito Marechal Rondon

Governador Marcos Rocha entrega a maior comenda de Rondônia a parlamentares em reconhecimento à parceria institucional e ao desenvolvimento do estado
L
Cláudia de Jesus entrega kimonos ao projeto Sonho Meu

Cláudia de Jesus entrega kimonos ao projeto Sonho Meu

Investimento de R$ 50 mil viabilizado por emenda parlamentar fortalece o taekwondo e incentiva o desenvolvimento de crianças e adolescentes no município
L
Publicidade

POLÍCIA

Traficante foge e deixa amiga cabeleireira ser presa com drogas

Traficante foge e deixa amiga cabeleireira ser presa com drogas

No local, foi encontrada uma mochila contendo diversas porções de maconha e cocaína prontas para a comercialização.
10
PM prende dupla com drogas e dinheiro na zona Leste

PM prende dupla com drogas e dinheiro na zona Leste

A ação ocorreu na quadra 600, após uma guarnição do 5º Batalhão flagrar a dupla em atitude suspeita.
10
Polícia Civil prende 10 pessoas em operação contra o tribunal do crime em RO

Polícia Civil prende 10 pessoas em operação contra o tribunal do crime em RO

Ação coordenada em Guajará-Mirim e Nova Mamoré desarticula grupo suspeito de homicídios, esquartejamento e expulsão de moradores de suas residências.
10
Homem é preso após agredir companheira e esconder drogas

Homem é preso após agredir companheira e esconder drogas

Polícia Militar prende suspeito na zona Sul por lesão corporal e tráfico após encontrar maconha e balança de precisão
12
Jovem é preso após tentar subtrair bolsa de paciente no Hospital João Paulo II

Jovem é preso após tentar subtrair bolsa de paciente no Hospital João Paulo II

Ação rápida do vigilante e da Polícia Militar evitou que o crime fosse consumado e garantiu a devolução dos pertences à vítima.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim da Conab revela volume baixo de bananas comercializadas por Rondônia

Levantamento da Conab mostra volume de 6.984 quilos de bananas ofertados na Ceasa de Rondônia, indicando participação regional no abastecimento e diferenças produtivas entre os estados.
L
Ecobueiros passam por testes de carga e volume

Ecobueiros passam por testes de carga e volume

Prefeitura de Porto Velho comprova eficiência do sistema de ecobueiros em simulação de tempestade e anuncia monitoramento por chip para otimizar limpeza
L
Rádio Falante: projeto de educomunicação de Porto Velho é apresentado ao Rotary

Rádio Falante: projeto de educomunicação de Porto Velho é apresentado ao Rotary

Governador do Distrito 4720 conhece estrutura da Rádio Falante na Escola Orlando Freire e destaca o protagonismo juvenil na rede pública de Rondônia
L

Requerimento da Licença Ambiental: FUNERARIA SAN THIAGO LTDA

LICENÇA PREVIA(LP), LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) E LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L
Janja defende mudança cultural para erradicar o feminicídio no Brasil

Janja defende mudança cultural para erradicar o feminicídio no Brasil

Primeira-dama participa do programa Sem Censura e destaca a importância do monitoramento de agressores e do combate ao discurso de ódio nas redes sociais.
L
Receita Federal apreende R$ 69 milhões em operação nacional contra o contrabando

Receita Federal apreende R$ 69 milhões em operação nacional contra o contrabando

Ações em 37 localidades resultaram na prisão de 14 pessoas e na apreensão de 800 kg de drogas e armamentos; eletrônicos somam R$ 25,4 milhões do total retido.
L

Requerimento da Licença Ambiental: DJALMA RIBEIRO DA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA – LAP, INSTALAÇÃO – LAI.
L
Nova 364 divulga cronograma semanal de obras na BR-364 em Rondônia

Nova 364 divulga cronograma semanal de obras na BR-364 em Rondônia

Durante a semana, as equipes de pavimentação executam serviços de pavimentação (fresagem e recomposição) em diversos trechos, incluindo segmentos nos municípios de Pimenta Bueno, Cacoal e Presidente Médici, contemplando diferentes extensões da rodovia.
L
SENAI-RO apresenta o Brasil Mais Produtivos aos empresários contemplados nesta etapa do programa

SENAI-RO apresenta o Brasil Mais Produtivos aos empresários contemplados nesta etapa do programa

O encontro marcou o início dos novos atendimentos em Rondônia, com a apresentação das soluções que estarão disponíveis aos participantes. Nesta etapa, serão atendidas 60 empresas ligadas aos setores de alimentos, construção civil, veículos automotivos, confecção e cerâmica.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.