SEGUNDA-FEIRA, 24/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Chile faz novo plebiscito para substituir Constituição da era Pinochet

Referendo, no domingo (17), será 2ª tentativa de redigir nova carta.

Por Lucinda Elliott e Natalia A. Ramos Miranda - Repórteres da Reuters - 20

Publicado em 

Chile faz novo plebiscito para substituir Constituição da era Pinochet
Reuters/IVAN ALVARADO
Os chilenos vão às urnas no próximo domingo (17) para votar em plebiscito sobre uma nova Constituição que busca substituir o texto da era da ditadura.

A pressão para reescrever a Constituição, que remonta ao governo do general Augusto Pinochet, de 1973 a 1990, nasceu de protestos inflamados há quatro anos, desencadeados em parte pela profunda desigualdade que muitos atribuíram a essa estrutura.

A reformulação é mais conservadora do que o texto que pode ser substituído.

O referendo é a segunda tentativa do país de redigir nova carta constitucional. A primeira foi escrita por um órgão eleito pelo voto popular e dominado por vozes de esquerda. O texto concedia proteções ambientais extensas e garantia ampla gama de direitos sociais. Mas, para muitos chilenos, era radical demais e foi rejeitado em setembro de 2022 pelos eleitores.

Eles elegeram então uma assembleia, dessa vez dominada pela direita, para redigir outra versão que será submetida à votação em 17 de dezembro.

O que está em jogo é a adoção da Constituição proposta, de 216 artigos, que coloca em seu centro os direitos de propriedade privada e regras rígidas sobre imigração e aborto, ou a manutenção da versão atual.

“É um texto que consolida o modelo econômico favorável ao mercado em vez de enfraquecê-lo”, disse o cientista político chileno Patricio Navia sobre o projeto. “As pensões não podem ser nacionalizadas, há regras rígidas sobre a propriedade”, afirmou.

Os proponentes, no início do processo, esperavam que uma nova Constituição ajudasse a inaugurar uma era de unidade no Chile, após a onda de insatisfação pública que gerou grandes manifestações em 2019 sobre o aumento da desigualdade e o estado precário dos serviços públicos.

Mas as prioridades mudaram para muitos chilenos em meio a uma forte desaceleração econômica, cansaço com o processo constitucional e descontentamento com o aumento da criminalidade.

As campanhas durante a segunda reformulação também foram bastante silenciosas em comparação com os shows, campanhas de redes sociais e eventos públicos que marcaram o plebiscito do ano passado.

O apoio à nova proposta tem sido baixo nas pesquisas de opinião, mas ganhou terreno nas últimas semanas. Os últimos números da pesquisa do Instituto Cadem mostraram que 38% aprovariam a nova Constituição, um aumento de seis pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada em meados de novembro. Os que são contra caíram três pontos percentuais, para 46%.

Caso a proposta não seja aprovada, o presidente Gabriel Boric disse que não pressionará por uma terceira reformulação, mas poderá tentar emendar o texto atual para incluir sugestões populares, como a expansão dos direitos reprodutivos e ambientais. A versão de 1980 já foi alterada várias vezes ao longo das décadas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Veículos internacionais, como The Guardian, Le Mond e The Washington Post, noticiam a prisão preventiva do ex-presidente. Os jornais destacam a decisão de Alexandre de Moraes e o risco de fuga após a violação da tornozeleira eletrônica.
L
Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Rustem Umerov, principal autoridade de segurança ucraniana, desmentiu as alegações de autoridades dos EUA de que ele teria concordado com o esboço de um plano de paz que exige a rendição de mais território, redução das Forças Armadas e o abandono da adesão à Otan.
L
Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o esboço de um acordo que incluiria concessões territoriais e restrições militares, e espera discutir a iniciativa com Donald Trump nos próximos dias.
L
China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

Em meio às tensões comerciais, a China não importou soja norte-americana pelo segundo mês seguido em outubro, e as compras do Brasil representaram 75% do total, atingindo 7,12 milhões de toneladas.
L
Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

A ministra Marina Silva anunciou em Belém que o aporte alemão foi confirmado, elevando o total prometido ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) para mais de US$ 6,5 bilhões.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alerta em Rondônia: Inpe e CPTEC preveem chuvas intensas para os dias 25 e 26

A partir do norte de Porto Velho, áreas das regiões sudoeste e sudeste serão progressivamente afetadas por chuvas de nível 2 e 3. Esta última, com precipitações mais preocupantes no noroeste, aumenta a possibilidade de ocorrência em setores da capital.
L
Prazo final para novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

Prazo final para novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

Defesa tem até o fim desta segunda-feira para apresentar embargos de declaração.
L
Horóscopo de sábado, 22/11/2025: veja o que os astros reservam para cada signo

Horóscopo de segunda-feira, 24/11/2025: confira o que os astros revelam para cada signo

A segunda-feira, 24 de novembro de 2025, inicia a semana com uma combinação energética voltada para foco, reorganização e decisões importantes.
L
Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro

Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro

Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram pela manutenção da prisão preventiva do ex-presidente, que foi detido após tentar violar a tornozeleira eletrônica. A ministra Cármen Lúcia tem até as 20h para concluir o julgamento virtual.
L
Moraes autoriza visita de filhos de Bolsonaro na Polícia Federal

Moraes autoriza visita de filhos de Bolsonaro na Polícia Federal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitiu que os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro o visitem na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília. O ex-presidente está em prisão preventiva desde o último sábado (22).
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bagattoli entrega maquinário para apoiar pequenos produtores de Vilhena

Bagattoli entrega maquinário para apoiar pequenos produtores de Vilhena

Senador entrega três tratores e duas carregadeiras e investe na capacitação técnica de associações rurais do município.
L
Vereador Dr. Gilber e Seinfra vistoriam Estrada dos Cartolas e pedem melhorias urgentes

Vereador Dr. Gilber e Seinfra vistoriam Estrada dos Cartolas e pedem melhorias urgentes

O objetivo foi atestar as condições precárias do local e solicitar o encascalhamento e a compactação imediata da via.
L
Lula defende soberania digital e justiça na cadeia de minerais críticos no G20

Lula defende soberania digital e justiça na cadeia de minerais críticos no G20

Em Joanesburgo, Lula alerta para o risco de colonialismo digital e reforça que países com reservas minerais devem ter protagonismo na transição energética.
L
Lula destaca força do multilateralismo após G20 na África do Sul

Lula destaca força do multilateralismo após G20 na África do Sul

Em Joanesburgo, Lula reforça a vitalidade do multilateralismo e confirma que o acordo Mercosul-União Europeia será assinado em 20 de dezembro.
L
Ieda Chaves pede criação de centro para atendimento a neurodivergentes em Guajará-Mirim

Ieda Chaves pede criação de centro para atendimento a neurodivergentes em Guajará-Mirim

Deputada quer transformar antigo Centro do Menor em unidade especializada.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil localiza adolescente desaparecida e prende suspeito por estupro de vulnerável em Porto Velho

Polícia Civil localiza adolescente desaparecida e prende suspeito por estupro de vulnerável em Porto Velho

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) recebeu a comunicação do desaparecimento de uma jovem de 12 anos neste domingo (23). O trabalho de investigação resultou na localização da vítima e na prisão em flagrante do homem que a acompanhava.
16
Polícia Civil de Rondônia identifica cadáver no Amazonas com técnica de "luva cadavérica"

Polícia Civil de Rondônia identifica cadáver no Amazonas com técnica de “luva cadavérica”

O Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia (IICCECF) usou a técnica da “luva cadavérica” para obter as impressões digitais de um corpo em avançado estado de decomposição, encontrado no município de Camutama (AM). O confronto papiloscópico confirmou a identidade do indivíduo.
18
Suspeito é preso por tentativa de homicídio e tráfico de drogas em RO

Suspeito é preso por tentativa de homicídio e tráfico de drogas em RO

A Polícia Militar de Ji-Paraná prendeu um suspeito após ele atirar em um homem que buscou abrigo em uma igreja. Na residência do criminoso, que usava tornozeleira eletrônica, a PM encontrou arma artesanal, munições e uma balança de precisão, reforçando a suspeita de tráfico.
12
Polícia Militar recupera motocicleta furtada durante a madrugada

Polícia Militar recupera motocicleta furtada durante a madrugada

Uma motocicleta Honda CG 160 Fan, furtada horas antes, foi localizada e recuperada pela Polícia Militar (PM) de Jaru na manhã deste domingo (23). O veículo foi encontrado abandonado após a denúncia de um morador.
10
PM detém suspeitos após possíveis tentativas de furto em agências de Rondônia

PM detém suspeitos após possíveis tentativas de furto em agências de Rondônia

Dois homens foram detidos pela Polícia Militar neste domingo (23), após um veículo capotar na Linha 623, perto de Jaru. A prisão ocorreu durante a apuração de possíveis tentativas de furto em agências bancárias de Tarilândia e Nova União, onde a energia elétrica foi cortada.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença e Outorga: CONSORCIO INFINITY

Licenças: Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O. – OUTORGAS de uso recursos hídricos
L
Programação especial no Dia Nacional do Doador de Sangue é promovida pelo governo de RO nesta terça-feira, 25

Programação especial no Dia Nacional do Doador de Sangue é promovida pelo governo de RO nesta terça-feira, 25

Ação na Fhemeron reúne doadores, equipes de saúde e voluntários em manhã dedicada ao acolhimento e à conscientização
L
Selo Unicef: Porto Velho realiza o 1º Fórum Comunitário da edição 2025/2028

Selo Unicef: Porto Velho realiza o 1º Fórum Comunitário da edição 2025/2028

Evento reúne comunidade e gestores para aprovar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes
L
Cadastro Único movimenta União Bandeirantes com mais de 180 atendimentos

Cadastro Único movimenta União Bandeirantes com mais de 180 atendimentos

Serviços itinerantes fortalecem inclusão social e garantem atualização de benefícios no distrito
L
Comerciantes e moradores destacam redução dos alagamentos na Av. Rio de Janeiro com Guaporé

Comerciantes e moradores destacam redução dos alagamentos na Av. Rio de Janeiro com Guaporé

Intervenções da Prefeitura aceleram o escoamento da água e mudam rotina de quem vive e trabalha na região
L
IFRO realiza seminário sobre Relações Étnico-Raciais e Literatura na Educação Profissional

IFRO realiza seminário sobre Relações Étnico-Raciais e Literatura na Educação Profissional

Escritora indígena Eva Potiguara será a convidada especial do evento em Porto Velho.
L
Prefeitura de Porto Velho participa do projeto “Agevisa em Ação”

Prefeitura de Porto Velho participa do projeto “Agevisa em Ação”

Ação realizada em alusão ao Dia Mundial do Diabetes levou serviços de saúde e cidadania a comunidades da capital.
L
Natal Porto Velho Luz é inaugurado com transmissão ao vivo

Natal Porto Velho Luz é inaugurado com transmissão ao vivo

Prefeitura leva estreia do evento para a população pela internet, garantindo acesso em tempo real aos principais momentos.
L
Pacientes de mastectomia passam a ter direito à fisioterapia

Pacientes de mastectomia passam a ter direito à fisioterapia

Lei garante assistência fisioterapêutica e reconstrução mamária para pacientes de câncer submetidos à mastectomia.
L
Energisa alerta sobre riscos de choque elétrico em máquinas de lavar

Energisa alerta sobre riscos de choque elétrico em máquinas de lavar

Concessionária orienta sobre prevenção de acidentes domésticos e uso correto de equipamentos elétricos.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.