DOMINGO, 23/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Governo relança Quilombo das Américas com foco ambiental

Demarcação de territórios ajuda a preservar biomas, dizem líderes.

Por Lucas Pordeus León / gência Brasil - 25

Publicado em 

Governo relança Quilombo das Américas com foco ambiental
Joédson Alves/Agência Brasil

O Quilombo das Américas foi relançado pelo governo brasileiro durante a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Encerrado em 2013, o projeto buscava articular as comunidades rurais formadas por remanescentes de pessoas escravizadas em toda a América Latina e Caribe.

Na primeira versão, o projeto tinha a adesão do Equador e do Panamá, além de ter contado com a participação de quilombos colombianos. Desta vez, o projeto ganhou status de programa e, até agora, assinou protocolo de intenções com a Colômbia, que demonstrou interesse em participar da iniciativa.

O objetivo do Ministério da Igualdade Racial (MIR) é articular a luta dos quilombolas de todo o continente com a preservação do meio ambiente, como uma medida para combater as mudanças climáticas. Isso porque pesquisas têm mostrado que, assim como os territórios indígenas, as terras quilombolas são preservadas devido ao modo tradicional de vida de tais comunidades.

“A ideia agora é percorrer a América Latina fazendo encontros bilaterais com os governos, no sentido de construir essa adesão [dos países]. Nós temos uma expectativa e uma ambição de que o projeto agora tenha capilaridade bem maior do que na sua primeira versão. Caso o governo do país não venha a aderir ao programa, podemos articular com as comunidades daquele país de forma independente”, disse o secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Ciganos do MIR, Ronaldo dos Santos.

Segundo Santos, o programa deve ser prioridade da secretaria em 2024. Já foram iniciadas negociações com Equador, Honduras, Costa Rica e Chile. O secretário destacou ainda que um dos objetivos é interligar a pauta quilombola com a do meio ambiente “para que as oportunidades quilombolas sejam compreendidas como público prioritário pelos serviços ambientais prestados, pela conservação dos biomas, onde elas estão inseridas”.

Entre os objetivos do programa, estão a troca de experiência entre os Estados nacionais sobre os marcos legais dos direitos territoriais dessas comunidades; a conservação da biodiversidade; a identidade e ancestralidade quilombola; os sistemas agrícolas quilombolas; e as políticas de cuidado e estratégias de resistência frente às violências sofridas pelos quilombolas e seus líderes.

Lideranças quilombolas brasileiras que participam, em Dubai, da COP28 destacam a importância da demarcação dos territórios para preservação dos biomas. Em evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último sábado (2), a representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Kátia Penha, afirmou que a diminuição da emissão de gases de efeito estufa no Brasil e no mundo depende da titulação desses territórios.

“Dentre as categorias fundiárias, os territórios quilombolas estão entre as áreas mais preservadas. A aceleração da regularização fundiária dos quilombos é estruturante para permitir que tais territórios continuem a preservar e garantir a biodiversidade brasileira”, destacou.

Áreas preservadas

No Quilombo Kalunga, em Cavalcante, Goiás, a área preservada de Cerrado nativo chega a 83%, mas, no estado, é de apenas 30%, segundo dados de satélite analisados pelo MapBiomas.

Já uma investigação da InfoAmazonia mostrou que 99% dos 144 quilombos analisados na região da Amazônia Legal mantiveram os registros de desmatamento praticamente inalterados por 13 anos.

“É o que ocorre nas comunidades quilombolas Santa Fé e Jesus, localizadas entre os municípios de Costa Marques e de São Miguel do Guaporé, em Rondônia. Por lá, 98% do território tem área florestal preservada, com pequenos pontos de desmatamento que indicam o uso da terra para roçado”, diz a reportagem.

Aquecimento

O desmatamento é o segundo principal fator do aquecimento global, atrás apenas da queima de combustíveis fósseis. No Brasil, o desmatamento é o principal vetor de emissão de gases do efeito estufa.

Os gases do efeito estufa lançados na atmosfera vêm aumentando desde a Revolução Industrial (séculos 18 e 19), impulsionando o aumento das temperaturas, o que tem causado eventos climáticos extremos, como secas prolongadas, chuvas intensas e calor excessivo.

No Acordo de Paris, em 2015, 195 países se comprometeram a combater o aquecimento global “em bem menos de 2º C acima dos níveis pré-industriais”, buscando limitá-lo a 1,5 ºC. Já o Brasil se comprometeu a reduzir, até 2030, em 43% a emissão dos gases do efeito estufa em relação aos níveis de 2005.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Veículos internacionais, como The Guardian, Le Mond e The Washington Post, noticiam a prisão preventiva do ex-presidente. Os jornais destacam a decisão de Alexandre de Moraes e o risco de fuga após a violação da tornozeleira eletrônica.
L
Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Rustem Umerov, principal autoridade de segurança ucraniana, desmentiu as alegações de autoridades dos EUA de que ele teria concordado com o esboço de um plano de paz que exige a rendição de mais território, redução das Forças Armadas e o abandono da adesão à Otan.
L
Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o esboço de um acordo que incluiria concessões territoriais e restrições militares, e espera discutir a iniciativa com Donald Trump nos próximos dias.
L
China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

Em meio às tensões comerciais, a China não importou soja norte-americana pelo segundo mês seguido em outubro, e as compras do Brasil representaram 75% do total, atingindo 7,12 milhões de toneladas.
L
Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

A ministra Marina Silva anunciou em Belém que o aporte alemão foi confirmado, elevando o total prometido ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) para mais de US$ 6,5 bilhões.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bolsonaro tentou abrir tornozeleira com ferro de solda, mostra relatório divulgado pelo STF

Vídeo anexado pela Seap confirma avaria no equipamento, e Moraes dá 24 horas para defesa explicar violação
L

Momento Agro: João Paulo Barbuio revela como aumentar a eficiência reprodutiva na pecuária de cria

Vai ajudar a destrinchar caminhos práticos e tecnologias que vêm transformando índices reprodutivos em fazendas de cria no país.
L
Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

O ministro do STF considerou o pedido prejudicado após ter decretado a prisão preventiva do ex-presidente neste sábado. A defesa alegava que as doenças permanentes de Bolsonaro exigem “acompanhamento médico intenso”.
L
Advogado de Bolsonaro afirma que recorrerá da prisão preventiva

Advogado de Bolsonaro afirma que recorrerá da prisão preventiva

A defesa do ex-presidente diz que a decisão de prisão “causa profunda perplexidade”. O advogado Celso Vilardi alega que a medida pode colocar em risco a vida de Bolsonaro devido ao seu estado de saúde delicado.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro tem prisão preventiva decretada no dia 22, número que marcou sua trajetória política

Coincidência da data reacende debate sobre condenações, investigações e acusações de perseguição feitas por seus apoiadores
L

Deputada Cristiane Lopes lança Projeto Terra Fértil na manhã de sábado para fortalecer a agricultura familiar

Iniciativa em parceria com o IFRO utiliza emenda parlamentar destinada pela deputada para ampliar o apoio a produtores, associações e comunidades rurais de Rondônia.
L

Vereador Pedro Geovar destaca apoio ao agro ao participar do lançamento do Projeto Terra Fértil

Parlamentar esteve presente no evento realizado pelo IFRO em parceria com a deputada Cristiane Lopes e reforçou a importância do investimento para a agricultura familiar de Porto Velho.
L
Prisão preventiva de Bolsonaro advogado Samuel Costa explica legalidade da decisão do STF

Prisão preventiva de Bolsonaro advogado Samuel Costa explica legalidade da decisão do STF

Advogado analisa fundamentos jurídicos da prisão preventiva de Bolsonaro e reforça necessidade de transparência nas medidas cautelares
L
Manifestantes pró e contra Bolsonaro se reúnem na Polícia Federal

Manifestantes pró e contra Bolsonaro se reúnem na Polícia Federal

Atos opostos marcam a entrada da Superintendência da PF em Brasília, onde o ex-presidente está preso preventivamente. A deputada Bia Kicis compareceu ao local e a prisão foi classificada como “perseguição política”.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motoboy quebra o braço em colisão entre motos na zona sul de Porto Velho

Um motoboy sofreu uma fratura no braço após uma colisão na noite deste sábado (22) no bairro Nova Floresta, no cruzamento das Ruas Sucupira com Três e Meio.
16

URGENTE: Homem é atacado a tiros e arrastado para matagal em Porto Velho

A vítima sofreu uma tentativa de homicídio no residencial Orgulho do Madeira, após ser arrastada por membros de uma facção na noite de sábado (22).
16
Bandido pede água e faz roubo em sorveteria no centro de Porto Velho

Bandido pede água e faz roubo em sorveteria no centro de Porto Velho

O assaltante roubou R$ 600 do caixa, além de celulares e a moto de uma funcionária.
10
Colisão entre motos deixa três feridos no centro de Porto Velho

Colisão entre motos deixa três feridos no centro de Porto Velho

Vítimas foram levadas à Policlínica Ana Adelaide.
14
Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

Equipe da Radiopatrulha localiza foragido por estupro durante atendimento a caso de violência doméstica.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em algum lugar da Amazônia – A sobrevivência

Um mergulho poético na rotina sagrada de Arawá Apurinã, revelando tradições, ritos, sabores e a força espiritual de um povo que preserva sua ancestralidade às margens do rio Purús.
L

Em algum lugar na Amazônia – Cinzas

Um retrato visceral da dor humana, da xenofobia e da destruição que assola Gaza, onde a violência geopolítica silencia vidas, apaga memórias e expõe o fracasso moral das nações.
L

Bolsonaro passa por audiência de custódia neste domingo

A audiência será por videoconferência, na Superintendência da PF
L

As flores de Gaza

Um tributo à força, fé e resistência da mulher beiradeira, cuja vida se entrelaça com as águas amazônicas e revela a grandeza de sua identidade, coragem e pertencimento.
L

Em algum lugar da Amazônia – A mulher beiradeira

Um tributo à força, fé e resistência da mulher beiradeira, cuja vida se entrelaça com as águas amazônicas e revela a grandeza de sua identidade, coragem e pertencimento.
L

AO VIVO, abertura do Natal Porto Velho Luz encanta moradores e marca início da programação especial na capital

Prefeitura, Emdur, Semtel e Funcultural dão início às atividades oficiais do “Natal Porto Velho Luz, uma Cidade Encantada”, transformando a cidade em um grande cenário iluminado e festivo
L

INPE e CPTEC emitem alerta de fortes chuvas para Rondônia

A instabilidade climática, parte de um sistema meteorológico que abrange grande parte da Região Norte, persistirá durante o sábado e o domingo.
L
Natal Porto Velho Luz: abertura terá transmissão ao vivo neste sábado

Natal Porto Velho Luz: abertura terá transmissão ao vivo neste sábado

Abertura do Natal Porto Velho Luz será transmitida pelas redes oficiais da Prefeitura, ampliando o acesso ao evento e garantindo que a população acompanhe a programação completa.
L
ABAV Rondônia: Prefeitura participa da posse da nova diretoria em Porto Velho

ABAV Rondônia: Prefeitura participa da posse da nova diretoria em Porto Velho

Gestão municipal reforça ações da Semtel e destaca potencial turístico da capital durante cerimônia da ABAV Rondônia
L
Com o tema “Uma Cidade Encantada’ Porto Velho inaugura o Natal com grande espetáculo e chegada do Papai Noel neste sábado

Com o tema “Uma Cidade Encantada’ Porto Velho inaugura o Natal com grande espetáculo e chegada do Papai Noel neste sábado

Abertura do Natal 2025 em Porto Velho terá acendimento das luzes, show pirotécnico, atrações culturais e programação especial para famílias neste sábado
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.