QUINTA-FEIRA, 26/02/2026

Em destaque

L

Mundo

Depois de 7 anos, Mercosul volta a ter cúpula social presencial

Encontro começa nesta segunda-feira no Rio.

Por Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil* - 20

Publicado em 

Depois de 7 anos, Mercosul volta a ter cúpula social presencial
Marcos Oliveira/Agência Senado
O Rio de Janeiro recebe nos próximos dias a Cúpula de Líderes do Mercosul, em que altas autoridades e chefes de Estado vão discutir iniciativas para a integração e desenvolvimento da região. Mas antes de os líderes dos países membros e associados assumirem o protagonismo na quarta (6) e na quinta-feira (7), os holofotes estarão voltados para representantes da sociedade civil, que participarão da Cúpula Social logo no começo da semana, segunda (4) e terça-feira (5).  

A Cúpula Social, em formato presencial, estava suspensa desde 2016. A retomada é um compromisso do Brasil, que assumiu a presidência pro tempore (rotatividade a cada seis meses) do Mercosul em julho de 2023. Os encontros serão no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR). Participarão cerca de 300 representantes de organizações e movimentos da sociedade civil, além de autoridades dos países membros e associados do bloco econômico.

A realização de um evento com destaque para a participação social na agenda internacional dias antes de um encontro de autoridades é similar ao que ocorreu em agosto, em Belém, quando os Diálogos Amazônicos antecederam a Cúpula da Amazônia.

Abordagens

Mesas temáticas discutirão o papel da participação social para a democracia, desafios comuns e integração entre os povos. Cinco grupos de trabalho tratarão de assuntos como enfrentamento à fome e à pobreza, cidadania e direitos humanos, desenvolvimento e meio ambiente e fortalecimento da participação social.

Um dos representantes da sociedade civil convidados para o evento é o secretário adjunto de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Quintino Severo. Ele representará a Coordenadoria de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS).

Segundo o sindicalista, o encontro internacional é uma oportunidade para defesa dos direitos trabalhistas. “É fundamental ter relações de trabalho que sejam dignas para todos os trabalhadores, de todos os países”, disse.

A programação cultural na Cúpula Social inclui uma exposição sobre o ritmo funk, como forma de expressão e liberdade, e uma roda de samba. O Museu do Amanhã e o MAR ficam a poucas quadras da região conhecida como Pequena África, que guarda a herança da chegada e da presença de negros africanos trazidos à força para a América do Sul.

Igualdade racial

A secretária executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio, participará de um encontro com representantes de minorias afrodescendentes nos países vizinhos. “O debate sobre as desigualdades raciais não é restrito a um país que tenha a maioria da sua população negra”, afirma.

“O Brasil tem contribuído com um debate sobre quais são as políticas que precisam ser desenvolvidas para enfrentamento desse problema. Temos população afrodescendente também na Argentina, no Uruguai, no Paraguai, e os países têm se demonstrado muito interessados em promover políticas que caminham na direção do enfrentamento do racismo e da promoção da igualdade racial nos seus territórios”, acrescenta.

Encaminhamento

Os encontros da Cúpula Social serão transmitidos ao vivo pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da qual faz parte a Agência Brasil. Os resultados das discussões serão encaminhados aos líderes dos países do bloco econômico no dia 7 deste mês.

Para Roberta Eugênio, a Cúpula Social do Mercosul traz uma mensagem de fortalecimento da integração entre os povos por meio da participação social. “Fica nítida, quando realizamos eventos preparatórios envolvendo a sociedade civil, a importância da participação popular nos processos decisórios, mesmo nas macrodecisões que o Brasil vai tomar”, salienta.

Sobre a retomada da Cúpula Social depois de tantos anos, Quintino Severo diz que é uma iniciativa muito importante. “Queremos ir aperfeiçoando a participação social. Não queremos que apenas as mercadorias, os mercados, tenham capacidade de se articular, mas que a sociedade, os trabalhadores, outras organizações da sociedade possam também contribuir na perspectiva de ter justiça social e aperfeiçoar as ferramentas de participação nas decisões futuras do Mercosul”, ressalta.

O bloco

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um processo de integração regional iniciado em 1991, formado inicialmente pela Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Nas décadas seguintes foi aprovada a entrada da Venezuela e da Bolívia.

Desde 2017, a Venezuela está suspensa pelo não cumprimento de cláusulas democráticas do bloco. A Bolívia ainda não concluiu o processo de ingresso, mas já teve a chancela dos parlamentos dos demais países. São países associados Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname.

O bloco abrange uma área de 14.869.775 quilômetros quadrados (o Brasil detém 57%) e uma população de 295 milhões, sendo mais de 200 milhões de brasileiros.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Argentina e Uruguai ratificam acordo Mercosul-União Europeia

Argentina e Uruguai ratificam acordo Mercosul-União Europeia

Parlamentos dos países vizinhos aprovam tratado histórico; no Brasil, texto avançou na Câmara e aguarda votação urgente no Senado Federal.
L
Melania Trump fará história ao presidir reunião do Conselho de Segurança da ONU

Melania Trump fará história ao presidir reunião do Conselho de Segurança da ONU

EUA assumem a presidência rotativa do órgão na próxima segunda-feira; primeira-dama focará em educação como pilar para a paz global.
L
Número de jornalistas mortos em 2025 é o maior em 30 anos

Número de jornalistas mortos em 2025 é o maior em 30 anos

Relatório do CPJ aponta 129 assassinatos de profissionais de imprensa; maioria das mortes ocorreu em Gaza e foi atribuída às forças de defesa de Israel.
L
Brasil e países aliados condenam expansão israelense na Cisjordânia

Brasil e países aliados condenam expansão israelense na Cisjordânia

Comunicado conjunto assinado por quase 100 nações classifica reclassificação de terras palestinas como “anexação de fato” e violação internacional.
L
Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa de 10% nesta terça-feira

Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa de 10% nesta terça-feira

Implementação contraria anúncio de Trump sobre índice de 15%; medida temporária foca na redução do déficit comercial de US$ 1,2 trilhão.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

FALAÊ Podcast: Pastor Fábio Oliveira fala sobre fé, teologia e escatologia bíblica

Membro da Igreja Aviva, escritor e professor, Pastor Fábio Oliveira participa do programa para conversar sobre estudos bíblicos, propósito e a missão de ensinar com clareza e responsabilidade.
L

Agenda News: Deise Menghi apresenta a Terapia Seven Healings

A terapeuta explica o método que atua na causa dos sintomas, integra mente e corpo e mostra como a Seven Healings vem ajudando pacientes em mais de 25 países.
L
Giro News: Erichsen Mendes fala sobre Ângelus, cuidado com a perda e gestão em Rondônia

Giro News: Erichsen Mendes fala sobre Ângelus, cuidado com a perda e gestão em Rondônia

O CRO da Ângelus aborda os benefícios para a cidade, o acolhimento às famílias em momentos de luto e também analisa o cenário de gestão no estado.
L
Câmara aprova obrigatoriedade do Ligue 180 em notícias sobre violência contra a mulher

Câmara aprova obrigatoriedade do Ligue 180 em notícias sobre violência contra a mulher

Projeto de lei estabelece que rádio, TV, jornais e redes sociais devem divulgar o canal de denúncias; proposta segue para análise do Senado.
L
Censo Escolar 2025: Brasil registra queda de 1 milhão de matrículas na educação básica

Censo Escolar 2025: Brasil registra queda de 1 milhão de matrículas na educação básica

MEC e Inep apontam que redução é reflexo da transição demográfica e de maior eficiência do sistema; distorção idade-série caiu drasticamente.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo mantém estudos para concessão de hidrovias na Amazônia apesar de suspensão

Governo mantém estudos para concessão de hidrovias na Amazônia apesar de suspensão

Ministro Silvio Costa Filho afirma que revogação de decreto após protestos indígenas não interrompe análises técnicas para os rios Madeira, Tapajós e Tocantins.
L
Mario Sarrubbo afirma que PL Antifacção poupa cúpula financeira do crime

Mario Sarrubbo afirma que PL Antifacção poupa cúpula financeira do crime

Ex-secretário de Segurança critica texto aprovado na Câmara por focar apenas na violência ostensiva e excluir taxação de bets que financiaria o combate às facções.
L
Ieda Chaves entrega de 150 mil mudas de café clonal impulsiona agricultura em Porto Velho

Ieda Chaves entrega de 150 mil mudas de café clonal impulsiona agricultura em Porto Velho

Investimento de R$ 420 mil via emenda parlamentar beneficia famílias da Associação RECA na Ponta do Abunã.
L
Governo arrecada R$ 226 milhões em investimentos com leilão de três terminais portuários

Governo arrecada R$ 226 milhões em investimentos com leilão de três terminais portuários

Concessões em Santana, Natal e Porto Alegre foram arrematadas na B3 sem disputa entre empresas; governo planeja realizar 18 leilões até o fim do ano.
L
Empresário Paulo Camisotti permanece em silêncio em depoimento à CPMI do INSS

Empresário Paulo Camisotti permanece em silêncio em depoimento à CPMI do INSS

Filho de Maurício Camisotti é investigado por gerir rede de empresas que teria desviado R$ 800 milhões de aposentados; relator vê “império do crime”.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia recupera veículo durante fiscalização na BR 429

PRF em Rondônia recupera veículo durante fiscalização na BR 429

Automóvel com sinais de identificação adulterados possuía registro de furto em Belo Horizonte.
10
MPRO consegue condenação de dois homens por roubo e extorsão em Ouro Preto do Oeste

MPRO consegue condenação de dois homens por roubo e extorsão em Ouro Preto do Oeste

Dois homens foram condenados a penas que somam 42 anos de prisão por crimes de roubo e extorsão praticados em escritório e agência bancária na cidade.
10
Prisão de bicheiro é fruto da resiliência de forças policiais, diz PF

Prisão de bicheiro é fruto da resiliência de forças policiais, diz PF

Adilsinho foi detido nesta quinta-feira em Cabo Frio; superintendente destaca combate ao “capo” mais sanguinário da contravenção fluminense.
L
Casal sofre fraturas em grave acidente entre carro e moto no centro de Porto Velho

Casal sofre fraturas em grave acidente entre carro e moto no centro de Porto Velho

Vítimas foram atingidas por veículo que invadiu a preferencial; Corpo de Bombeiros realizou o socorro e encaminhou os feridos ao Hospital João Paulo II.
16
Mulher é presa com drogas no estômago no Presídio 603

Mulher é presa com drogas no estômago no Presídio 603

Esposa de apenado foi flagrada por bod scan ao tentar entrar com cerca de 100 porções de cocaína e maconha em presídio
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS e LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS e LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: COMERCIO DE COMBUSTIVEIS COSTA MARQUES LTDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: M A CAVICHIOLI

Licença Ambiental Prévia (LP), Licença Ambiental Instalação (LI), Licença de Operação (LO) e Termo de Outorga para Recursos Hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental: ELIEZER ELLER TEIXEIRA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Cheia do Rio Madeira mobiliza Defesa Civil e usinas hidrelétricas em Porto Velho

Cheia do Rio Madeira mobiliza Defesa Civil e usinas hidrelétricas em Porto Velho

Prefeitura articula protocolo com usinas de Samuel, Santo Antônio e Jirau para reforçar prevenção durante período de cheia.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): RENOVE PLANEJADOS LTDA

Licença ambiental simplificada – LAS.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI): SPEED COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.