SÁBADO, 08/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Entenda como Milei pode interferir nas relações Brasil-Argentina

Relações comerciais dependem de condições econômicas, diz especialista.

Por Lucas Pordeus León / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Entenda como Milei pode interferir nas relações Brasil-Argentina
REUTERS/MATIAS BAGLIETTO

A vitória do candidato ultradireitista Javier Milei para presidência da Argentina, no domingo (19), levantou dúvidas em relação ao futuro das relações diplomáticas e econômicas entre Brasil e Argentina devido a posturas do candidato ao longo da campanha. Milei defendeu a saída da Argentina do Mercosul, mas depois recuou e passou a defender apenas mudanças no bloco econômico, que reúne também Uruguai, Brasil e Paraguai.

Milei disse também que não faria negócios com o Brasil, nem com a China, os dois principais parceiros comerciais da Argentina, e ainda fez duras críticas contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lançando dúvidas sobre as relações entre os dois países. A Argentina, afinal, é o terceiro principal destino das exportações brasileiras, perdendo apenas para China e Estados Unidos.

Para o professor Nildo Ouriques, a relação entre Brasil e Argentina, dada a dependência entre os dois países, não deve ser alterada. O presidente do Instituto de Estudos Latino-americanos da Universidade Federal de Santa Catarina (Iela-UFSC) defendeu que a política é feita de atos, não de declarações.

“Uma campanha eleitoral na América Latina não tem a menor importância prática se você não vincular as declarações com os atos. Vamos ver o que o Milei vai fazer, mas será muito pouco. O Mercosul é o paraíso das multinacionais. Por isso mesmo, o bloco não corre nenhum risco. Acha que Lula ou Milei vão se enfrentar com as multinacionais? De jeito nenhum. Das 15 maiores empresas do comércio entre Brasil e Argentina, 13 são multinacionais”, explicou.

Ouriques acrescentou que as relações comerciais vão depender das condições econômicas dos dois países. “Pode aumentar o comércio do Brasil com a Argentina de Milei se for de interesses das multinacionais e dos comerciantes argentinos. O resto é discurso, é a arte de iludir necessária para processos eleitorais”, destacou.

Relação Institucional 

O cientista político argentino Leandro Gabiati destacou que aliados e assessores do futuro presidente da Argentina, apesar de afirmarem que ele não terá relação pessoal com o presidente Lula, afirmam que haverá contatos institucionais via Itamaraty ou ministérios.

“Ainda que os dois presidentes não conversem diretamente, há interesses em comum que farão com que as relações entre os dois países continuem relativamente normais. Enxergo como algo parecido com o que aconteceu entre o ex-presidente Bolsonaro e o presidente argentino Alberto Fernández. Os dois não dialogaram durante suas gestões, mas muita coisa continuou avançando”, ponderou.

Gabiati acredita, porém, que medidas de teor liberal, ainda que não tire a Argentina do Mercosul, pode enfraquecer o bloco. “Não será uma relação fácil entre Argentina e Brasil, mas não se chegará ao radicalismo de tirar a Argentina do Mercosul porque isso traria sérios impactos para economia e indústria argentina”, afirmou.

Integração Latino-americana

O professor de Relações Internacionais e Economia da Universidade Federal do ABC (UFABC) Giorgio Romano Schutte ressaltou que ainda é cedo para avaliar como ficarão as relações entre os dois países, mas acredita que o comércio não deve ser alterado.

“As relações comerciais são feitas por atores econômicos. Isso não deve sofrer tanto. O comércio vinha sofrendo por causa da situação econômica na Argentina. Agora, há um fato de incerteza, que é de como os investidores vão avaliar a eleição. Mas a tendência é que as relações comerciais existentes não devem sofrer tanto assim”, ponderou.

Sobre o Mercosul, Schutte avaliou que Milei pode tentar mudar as regras, mas que caberá ao Brasil resistir. Além disso, destacou que as propostas do atual governo do Brasil de revitalizar a integração latino-americana devem ser prejudicadas, devido a postura do futuro presidente argentino. “Essa ideia de fortalecer a inserção brasileira no mundo por meio de uma integração latino-americana vai ficar muito difícil”, acrescentou.

Brics  

A pesquisadora do Observatório de Política Externa e da Isenção Internacional do Brasil (Opeb) Audrey Andrade Gomes destacou que a vitória de Milei deve reduzir a coesão do Mercosul e interferir no Brics, bloco econômico que o Brasil participa e reúne potências emergentes, como China, Rússia, África do Sul e Índia e que, recentemente, incluiu a Argentina no bloco.

“Talvez ele não consiga cumprir suas promessas de campanha, como a distância que ele quer manter com a China e o Brasil. Ele não tem como se desvencilhar dos principais parceiros da Argentina. Mas, ainda assim, ele pode criar problemas de integração que dificultem a coesão e solidez do Mercosul. Mas o problema maior é o Brics, porque esse bloco tem proposta de usar outra moeda para transações comerciais que fujam ao dólar e essa não é a proposta do Milei”, afirmou. Milei defende que a Argentina adote o dólar estadunidense como moeda nacional do país.

Javier Milei   

Alçado à fama como comentarista econômico em programas de televisão, Javier Milei ganhou apoio de políticos da direita tradicional no segundo turno, como o ex-presidente Mauricio Macri e a candidata derrotada Patricia Bullrich.

O futuro presidente argentino define-se como libertário e anarcocapitalista e declarou-se defensor de ideias como a comercialização de órgãos e a livre venda de armas. Ele promete dolarizar a economia e extinguir o Banco Central argentino para acabar com a inflação. Porém, no segundo turno, ele amenizou promessas anteriores, prometendo não mais privatizar a saúde e as escolas públicas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alemanha confirma participação no Fundo Florestas Tropicais para Sempre

Alemanha confirma participação no Fundo Florestas Tropicais para Sempre

O primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, anunciou a contribuição de um valor “considerável” para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), uma iniciativa brasileira que busca preservar biomas com captação de recursos públicos e privados.
L
Rússia afirma que responderá pedido de ajuda da Venezuela

Rússia afirma que responderá pedido de ajuda da Venezuela

A porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, confirmou que a Rússia está pronta para atender solicitações de auxílio da Venezuela, ao mesmo tempo em que pede desescalada na região.
L
ONU inicia campanha urgente de vacinação e nutrição em Gaza

ONU inicia campanha urgente de vacinação e nutrição em Gaza

Ação liderada por OMS, Unicef e UNRWA começa no domingo (9) com o objetivo de vacinar 44 mil crianças palestinas e avaliar os níveis de subnutrição na Faixa de Gaza.
L
Suprema Corte da Bolívia ordena libertação de ex-presidente Áñez

Suprema Corte da Bolívia ordena libertação de ex-presidente Áñez

A Suprema Corte da Bolívia encerrou a detenção da ex-presidente Jeanine Áñez, anulando sua sentença de 10 anos e redirecionando seu caso para um julgamento de responsabilidades.
L
Claudia Sheinbaum é vítima de assédio sexual na Cidade do México

Claudia Sheinbaum é vítima de assédio sexual na Cidade do México

A presidente mexicana Claudia Sheinbaum sofreu assédio sexual em uma caminhada pelo centro histórico, sendo abordada e tocada por um homem que foi detido pela segurança federal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria de Nazaré da Silva

Familiares e amigos se despedem de Maria de Nazaré da Silva, servidora pública aposentada, mulher de fé, guerreira e amorosa, que deixa um legado de carinho, força e união em Porto Velho.
L
Horóscopo de sábado (08/11/2025): dia favorece o descanso e as boas conexões emocionais

Horóscopo de sábado (08/11/2025): dia favorece o descanso e as boas conexões emocionais

Com a Lua em Leão e Vênus em Libra, o sábado promete leveza, alegria e momentos de afeto para todos os signos.
L
Coffee of The Year 2025: Rondônia conquista 2º lugar e deputado Cássio Gois celebra avanço histórico da cafeicultura

Coffee of The Year 2025: Rondônia conquista 2º lugar e deputado Cássio Gois celebra avanço histórico da cafeicultura

Produtora Angélica Alexandrino Nicola, de Seringueiras, ficou em 2º lugar no Coffee of The Year 2025, consolidando Rondônia entre as maiores potências do café canéfora do Brasil.
L
Tribunal de Justiça de Rondônia reconhece legalidade da cobrança do ICMS-DIFAL para empresas do Simples Nacional

Tribunal de Justiça confirma PEN6 como Agência oficial de publicidade do Governo de Rondônia

Tribunal de Justiça rejeita recurso e mantém decisão que reconhece a legalidade da empresa no processo licitatório; sessão foi marcada pela despedida do desembargador Roosevelt Queiroz.
L

Amazonia Gente e Justiça: Dr. Amado Ahamad Rahhal

Cidadão honorífico de Porto Velho e homenageado com a Comenda Marechal Rondon, o Dr. Amado compartilha sua trajetória marcada pela dedicação e pela busca constante de melhorias no atendimento à população.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L

POLÍTICA

Entenda os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

Entenda os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

A próxima e crucial etapa do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados no Supremo Tribunal Federal (STF) é a declaração do trânsito em julgado da ação penal, a ser feita pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
L
Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou profunda preocupação no último dia da Cúpula do Clima em Belém, afirmando que o mundo ainda está “distante de atingir o objetivo do Acordo de Paris” de limitar o aquecimento global a 1,5°C.
L
STF mantém por unanimidade condenação de Bolsonaro e aliados por golpe

STF mantém por unanimidade condenação de Bolsonaro e aliados por golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou por unanimidade os embargos de declaração apresentados pelas defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais seis réus na ação penal da trama golpista.
L
Lula: "É hora de transformar ambição em ação" na COP30

Lula: “É hora de transformar ambição em ação” na COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a humanidade deve concretizar promessas em resultados diante da emergência climática. Em mesa redonda na COP30 em Belém, o presidente destacou a redução do desmatamento e o novo Fundo Florests Tropicais para Sempre (TFFF) como marcos brasileiros.
L
Lula afirma que "A Terra não comporta mais o uso intensivo de combustíveis fósseis"

Lula afirma que “A Terra não comporta mais o uso intensivo de combustíveis fósseis”

Em sessão da COP30 sobre transição energética em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a descarbonização global deve ser estruturada em um tripé: cumprimento de acordos internacionais, eliminação da pobreza energética e incentivo a combustíveis sustentáveis.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar prende dupla e recupera materiais furtados de academia

PM prende dupla e recupera produtos após furto na academia Pratik Fit na zona Leste

Ação policial do 5º Batalhão com apoio do Canil do BPChoque resultou na prisão de um homem e uma mulher.
10
Traficante é preso pela PM durante ação contra o tráfico de drogas no Orgulho do Madeira

Traficante é preso pela PM durante ação contra o tráfico de drogas no Orgulho do Madeira

Os policiais agiram rapidamente e conseguiram deter o suspeito ainda no local.
10
Mecânico é baleado por criminosos durante ataque em oficina no centro

Mecânico é baleado por criminosos durante ataque em oficina no centro

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando dois bandidos chegam de moto em frente da oficina, em seguida, um deles desce e faz um disparo em direção da vítima e foge com o comparsa.
16
Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Ministério Público de Rondônia obteve condenação de réu que tentou matar a ex-companheira e feriu duas pessoas. A pena será cumprida em regime fechado.
12
Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Uma mulher de 32 anos foi flagrada com substância entorpecente escondida no corpo ao passar pelo escâner corporal da Penitenciária Jorge Thiago Aguiar Afonso, o Presídio 603, na manhã desta sexta-feira (7).
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Liderança do Brasil na COP30 é inspiradora, diz presidente espanhol

Liderança do Brasil na COP30 é inspiradora, diz presidente espanhol

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, elogiou a postura do Brasil na agenda climática, destacando a liderança do país como um exemplo de compromisso com a ciência e o Acordo de Paris.
L
Governo federal reajusta auxílio-alimentação de servidores em 17,5%

Governo federal reajusta auxílio-alimentação de servidores em 17,5%

O auxílio-alimentação dos servidores do Poder Executivo será reajustado de R$ 1 mil para R$ 1.175, elevando o aumento acumulado do benefício para 156,55% desde 2023.
L
Anvisa pode aprovar vacina do Butantan contra a dengue em novembro

Anvisa pode aprovar vacina do Butantan contra a dengue em novembro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) espera concluir a análise e autorizar o registro da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan ainda na primeira quinzena de novembro, possivelmente já no final da próxima semana. A aprovação é tratada como um processo prioritário pela agência.
L
"Balanço é muito positivo", diz embaixador sobre Fundo para florestas

“Balanço é muito positivo”, diz embaixador sobre Fundo para florestas

O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) já conta com um aporte inicial de US$ 5,5 bilhões e apoio de 55 países, segundo o embaixador Maurício Lyrio. A Alemanha confirmou que fará uma “contribuição considerável”, após reunião bilateral com o presidente Lula em Belém.
L
Fim de semana de música, lazer e pôr do sol no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Fim de semana de música, lazer e pôr do sol no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A programação gratuita, que começa nesta sexta-feira (7) e segue até domingo (9), promete diversão para todas as idades e uma experiência especial para toda a população de Porto Velho.
L
Literatura amazônica: "Jornada Literária de Nina Macaca" leva encanto e leitura a escolas de Candeias, Itapuã e Ariquemes

Literatura amazônica: “Jornada Literária de Nina Macaca” leva encanto e leitura a escolas de Candeias, Itapuã e Ariquemes

Com patrocínio da CAIXA e apoio da Lei Rouanet Norte, projeto percorre Rondônia promovendo inclusão, imaginação e o prazer de ler entre crianças da rede pública
L

Povoado Nerd: entrevista com Carla Letícia, presidente da Liga de MC’s de Rondônia

Na entrevista, ela compartilha sua trajetória no hip-hop, os desafios de promover batalhas de rima no estado e o papel da cultura de rua na formação de jovens talentos.
L
Brasil e México fortalecem parceria em políticas públicas e abastecimento alimentar

Brasil e México fortalecem parceria em políticas públicas e abastecimento alimentar

Intercâmbio técnico promovido pela Conab, Sader e FAO reforça cooperação bilateral e troca de experiências em gestão de mercados e agricultura familiar.
L

Rondônia conquista o 2º lugar no Coffee of the Year Brasil 2025

A produtora Angélica Alexandrino Nicola, do Sítio São Sebastião – Café Sauá, em Seringueiras, garantiu a segunda colocação no concurso nacional e reafirmou o protagonismo do café rondoniense entre os melhores do país.
L

Sicredi reforça presença na SIC e amplia apoio ao produtor rural

O Sicredi reforça sua presença na Semana Internacional do Café com um estande ampliado e foco no atendimento humanizado, oferecendo crédito e apoio aos produtores rurais de todo o Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.