TERÇA-FEIRA, 25/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Entenda como Milei pode interferir nas relações Brasil-Argentina

Relações comerciais dependem de condições econômicas, diz especialista.

Por Lucas Pordeus León / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Entenda como Milei pode interferir nas relações Brasil-Argentina
REUTERS/MATIAS BAGLIETTO

A vitória do candidato ultradireitista Javier Milei para presidência da Argentina, no domingo (19), levantou dúvidas em relação ao futuro das relações diplomáticas e econômicas entre Brasil e Argentina devido a posturas do candidato ao longo da campanha. Milei defendeu a saída da Argentina do Mercosul, mas depois recuou e passou a defender apenas mudanças no bloco econômico, que reúne também Uruguai, Brasil e Paraguai.

Milei disse também que não faria negócios com o Brasil, nem com a China, os dois principais parceiros comerciais da Argentina, e ainda fez duras críticas contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lançando dúvidas sobre as relações entre os dois países. A Argentina, afinal, é o terceiro principal destino das exportações brasileiras, perdendo apenas para China e Estados Unidos.

Para o professor Nildo Ouriques, a relação entre Brasil e Argentina, dada a dependência entre os dois países, não deve ser alterada. O presidente do Instituto de Estudos Latino-americanos da Universidade Federal de Santa Catarina (Iela-UFSC) defendeu que a política é feita de atos, não de declarações.

“Uma campanha eleitoral na América Latina não tem a menor importância prática se você não vincular as declarações com os atos. Vamos ver o que o Milei vai fazer, mas será muito pouco. O Mercosul é o paraíso das multinacionais. Por isso mesmo, o bloco não corre nenhum risco. Acha que Lula ou Milei vão se enfrentar com as multinacionais? De jeito nenhum. Das 15 maiores empresas do comércio entre Brasil e Argentina, 13 são multinacionais”, explicou.

Ouriques acrescentou que as relações comerciais vão depender das condições econômicas dos dois países. “Pode aumentar o comércio do Brasil com a Argentina de Milei se for de interesses das multinacionais e dos comerciantes argentinos. O resto é discurso, é a arte de iludir necessária para processos eleitorais”, destacou.

Relação Institucional 

O cientista político argentino Leandro Gabiati destacou que aliados e assessores do futuro presidente da Argentina, apesar de afirmarem que ele não terá relação pessoal com o presidente Lula, afirmam que haverá contatos institucionais via Itamaraty ou ministérios.

“Ainda que os dois presidentes não conversem diretamente, há interesses em comum que farão com que as relações entre os dois países continuem relativamente normais. Enxergo como algo parecido com o que aconteceu entre o ex-presidente Bolsonaro e o presidente argentino Alberto Fernández. Os dois não dialogaram durante suas gestões, mas muita coisa continuou avançando”, ponderou.

Gabiati acredita, porém, que medidas de teor liberal, ainda que não tire a Argentina do Mercosul, pode enfraquecer o bloco. “Não será uma relação fácil entre Argentina e Brasil, mas não se chegará ao radicalismo de tirar a Argentina do Mercosul porque isso traria sérios impactos para economia e indústria argentina”, afirmou.

Integração Latino-americana

O professor de Relações Internacionais e Economia da Universidade Federal do ABC (UFABC) Giorgio Romano Schutte ressaltou que ainda é cedo para avaliar como ficarão as relações entre os dois países, mas acredita que o comércio não deve ser alterado.

“As relações comerciais são feitas por atores econômicos. Isso não deve sofrer tanto. O comércio vinha sofrendo por causa da situação econômica na Argentina. Agora, há um fato de incerteza, que é de como os investidores vão avaliar a eleição. Mas a tendência é que as relações comerciais existentes não devem sofrer tanto assim”, ponderou.

Sobre o Mercosul, Schutte avaliou que Milei pode tentar mudar as regras, mas que caberá ao Brasil resistir. Além disso, destacou que as propostas do atual governo do Brasil de revitalizar a integração latino-americana devem ser prejudicadas, devido a postura do futuro presidente argentino. “Essa ideia de fortalecer a inserção brasileira no mundo por meio de uma integração latino-americana vai ficar muito difícil”, acrescentou.

Brics  

A pesquisadora do Observatório de Política Externa e da Isenção Internacional do Brasil (Opeb) Audrey Andrade Gomes destacou que a vitória de Milei deve reduzir a coesão do Mercosul e interferir no Brics, bloco econômico que o Brasil participa e reúne potências emergentes, como China, Rússia, África do Sul e Índia e que, recentemente, incluiu a Argentina no bloco.

“Talvez ele não consiga cumprir suas promessas de campanha, como a distância que ele quer manter com a China e o Brasil. Ele não tem como se desvencilhar dos principais parceiros da Argentina. Mas, ainda assim, ele pode criar problemas de integração que dificultem a coesão e solidez do Mercosul. Mas o problema maior é o Brics, porque esse bloco tem proposta de usar outra moeda para transações comerciais que fujam ao dólar e essa não é a proposta do Milei”, afirmou. Milei defende que a Argentina adote o dólar estadunidense como moeda nacional do país.

Javier Milei   

Alçado à fama como comentarista econômico em programas de televisão, Javier Milei ganhou apoio de políticos da direita tradicional no segundo turno, como o ex-presidente Mauricio Macri e a candidata derrotada Patricia Bullrich.

O futuro presidente argentino define-se como libertário e anarcocapitalista e declarou-se defensor de ideias como a comercialização de órgãos e a livre venda de armas. Ele promete dolarizar a economia e extinguir o Banco Central argentino para acabar com a inflação. Porém, no segundo turno, ele amenizou promessas anteriores, prometendo não mais privatizar a saúde e as escolas públicas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Veículos internacionais, como The Guardian, Le Mond e The Washington Post, noticiam a prisão preventiva do ex-presidente. Os jornais destacam a decisão de Alexandre de Moraes e o risco de fuga após a violação da tornozeleira eletrônica.
L
Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Rustem Umerov, principal autoridade de segurança ucraniana, desmentiu as alegações de autoridades dos EUA de que ele teria concordado com o esboço de um plano de paz que exige a rendição de mais território, redução das Forças Armadas e o abandono da adesão à Otan.
L
Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o esboço de um acordo que incluiria concessões territoriais e restrições militares, e espera discutir a iniciativa com Donald Trump nos próximos dias.
L
China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

Em meio às tensões comerciais, a China não importou soja norte-americana pelo segundo mês seguido em outubro, e as compras do Brasil representaram 75% do total, atingindo 7,12 milhões de toneladas.
L
Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

A ministra Marina Silva anunciou em Belém que o aporte alemão foi confirmado, elevando o total prometido ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) para mais de US$ 6,5 bilhões.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Só Se For Flash agita Deep Club em Porto Velho

Festa retrô no dia 29 de novembro promete hits dos anos 70 a 2000, pista fervendo com DJ Kau Gomes e atendimento VIP.
L

Jovem News: entrevista com Jaimerson Costa da JS_Décor

Uma conversa essencial para quem está começando na área, para quem já atua e para quem busca entender como transformar talento em oportunidade.
L

Presidente do TJRO assume Governo de Rondônia nesta terça, 25

Desembargador Raduan Miguel Filho ocupará interinamente o cargo de governador enquanto Marcos Rocha cumpre agenda oficial fora do estado, seguindo previsão constitucional
L

Ponto e Contra-Ponto: Leonardo Soares fala sobre as expectativas ao finalizar o curso de Direito

Ele chega para um bate-papo esclarecedor sobre as expectativas do acadêmico ao se aproximar do final do curso e as perspectivas para quem deseja construir carreira na área jurídica.
L

Nova 364 terá 20 pontos de intervenção na rodovia até sábado

Frentes de trabalho irão operar em Pare e Siga entre Vilhena, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Ariquemes e Ji-Paraná
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Márcio Pacele busca soluções para alagamentos na Rua 06 de Janeiro junto à Seinfra

Vereador Márcio Pacele busca soluções para alagamentos na Rua 06 de Janeiro junto à Seinfra

Parlamentar discute com a Secretaria de Infraestrutura alternativas para drenagem no bairro Rosalina de Carvalho
L
Dia da Alegria em Monte Negro reúne crianças e famílias em ação apoiada por Pedro Fernandes

Dia da Alegria em Monte Negro reúne crianças e famílias em ação apoiada por Pedro Fernandes

Projeto Circuito Tarde de Lazer leva atividades recreativas ao município e reforça acesso ao lazer e convivência social
L
Assembleia promulga lei que destina veículos apreendidos e não procurados nos pátios do Detran às polícias

Assembleia promulga lei que destina veículos apreendidos e não procurados nos pátios do Detran às polícias

Veículos apreendidos do Detran poderão ser utilizados pela Polícia Civil e Polícia Militar após 180 dias sem procura dos proprietários
L

Flávio Bolsonaro reforça foco exclusivo na Anistia e descarta acordo sobre penas

A oposição pressiona pela votação do PL da Anistia e rejeita negociar reduções de penas, defendendo que o tema seja priorizado no Congresso e tratado de forma independente da discussão sobre dosimetria.
L
STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro por unanimidade

STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro por unanimidade

Ex-presidente cumpre pena após condenação por tentativa de golpe de Estado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre moto e HR-V deixa mulher e filho feridos na Avenida Amazonas

Acidente entre moto e HR-V deixa mulher e filho feridos na Avenida Amazonas

Segundo testemunhas, uma moto e um veículo Honda HR-V colidiram no momento em que a motorista do carro tentava realizar uma conversão à esquerda.
14
Homem é morto a tiros e outro baleado em vila de apartamentos na zona leste

Homem é morto a tiros e outro baleado em vila de apartamentos na zona leste

O segundo homem, que não teve o nome divulgado, foi baleado na boca.
18
Força Tática prende suspeito com drogas no Orgulho do Madeira

Força Tática prende suspeito com drogas no Orgulho do Madeira

Ação ocorreu após denúncia anônima no residencial.
16
Idoso morre em acidente de moto em Candeias do Jamari

Idoso morre em acidente de moto em Candeias do Jamari

Vítima de 61 anos sofreu queda enquanto voltava para casa após comprar remédios.
18
Segurança é preso após assaltos a postos em Porto Velho

Segurança é preso após assaltos a postos em Porto Velho

Suspeito foi filmado em três estabelecimentos e preso pela Polícia Militar nesta segunda-feira (24).
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil e Moçambique firmam acordos e Lula defende financiamento externo do BNDES

Brasil e Moçambique firmam acordos e Lula defende financiamento externo do BNDES

Nove atos de cooperação buscam fortalecer Moçambique em saúde, educação e infraestrutura.
L
Floresta em pé, lavoura e árvores reduzem impacto de mudança climática

Floresta em pé, lavoura e árvores reduzem impacto de mudança climática

Agrofloresta é a principal aposta para mitigação e adaptação à crise climática
L
Cerimônia marca a transmissão de comando do governo de RO ao presidente do TJRO

Cerimônia marca a transmissão de comando do governo de RO ao presidente do TJRO

Transmissão de comando do governo confirma posse temporária do desembargador Raduan Miguel Filho durante ausência do governador e demais autoridades
L
Prefeitura lamenta o falecimento do servidor nesta segunda-feira

Prefeitura lamenta o falecimento do servidor nesta segunda-feira

Falecimento do servidor municipal gera nota de pesar e solidariedade aos familiares
L
Abate teste liberado pelo ICMBio para exposição destaca manejo sustentável de jacarés

Abate teste liberado pelo ICMBio para exposição destaca manejo sustentável de jacarés

Ação técnica compõe programação da Agrotec e reforça práticas de uso sustentável na Amazônia
L
Ecobarreira no Lagoinha reduz alagamentos após forte chuva em Porto Velho

Ecobarreira no Lagoinha reduz alagamentos após forte chuva em Porto Velho

Solução da Prefeitura mostra eficiência contra alagamentos no bairro Lagoinha durante temporal de domingo
L

Ceaclin renova a Acreditação DICQ, compromisso contínuo com a qualidade

Renovação da acreditação DICQ reforça o compromisso do Laboratório Ceaclin com segurança, precisão e excelência nos processos, garantindo atendimento humanizado e gestão de alta qualidade.
L
Brasil perde para Portugal nos pênaltis e está fora da final do Mundial Sub-17

Brasil perde para Portugal nos pênaltis e está fora da final do Mundial Sub-17

Seleção disputará o bronze contra a Itália na quinta-feira (27)
L
Dia D contra a influenza será no sábado em Jaru

Dia D contra a influenza será no sábado em Jaru

Ação inclui vacinação e emissão do certificado estudantil.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.