SÁBADO, 24/02/2024

L

Mundo

Clima de emoção marcou chegada de brasileiros da Faixa de Gaza

Voo foi o décimo da Operação Voltando em Paz.

Por Carolina Pimentel - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Clima de emoção marcou chegada de brasileiros da Faixa de Gaza
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A chegada dos 32 repatriados da Faixa de Gaza na noite dessa segunda-feira (13) foi marcada por muitos abraços e muita emoção. Assim que duas crianças desceram da aeronave VC-2, da Força Aérea Brasileira (FAB), um homem correu para abraçá-las na pista da Base Aérea de Brasília, momento acompanhado por todos que foram recepcionar o grupo resgatado da região mais afetada pelo conflito entre Israel e o Hamas. Clima de emoção marcou chegada de brasileiros da Faixa de Gaza - News RondôniaClima de emoção marcou chegada de brasileiros da Faixa de Gaza - News Rondônia

Era Mohammed Jabr Ismil que aguardava há mais de 30 dias para abraçar os filhos. A esposa de Mohammed e os três filhos do casal, de 13, 11 e 9 anos, estavam entre os repatriados no voo.

“O importante é que estão vivos e agora vou fazer tudo para eles”, disse Mohammed, em tom de alívio e felicidade.

Mohammed Ismil, palestino com cidadania brasileira, conta que a família viajou em maio a Gaza para visitar parentes, com volta prevista para setembro. Ele, que é comerciante e está no Brasil há cinco anos, permaneceu em Brasília, onde vivem.

Assim que a guerra começou, a angústia tomou conta da família. Aos jornalistas, que acompanharam a chegada dos repatriados, Mohammed contou que nesses mais de 30 dias a rotina da família foi marcada por medo, falta de água e energia, falta de comida e dificuldade de comunicação.

“Mandava uma mensagem para mim a cada dois, três, quatro dias. Só uma mensagem e descarregava a bateria do celular”, disse.

Ele relatou que a esposa e os filhos – dois meninos e uma menina – precisaram mudar de casa três vezes em razão dos bombardeios no enclave palestino.

“O pior foi ver pessoas mortas”

Aos 9 anos de idade, Lin, filha de Mohammed, disse que não quer se lembrar dos momentos vividos em Gaza com a mãe e os irmãos. Ao ser perguntada qual foi o pior momento, ela respondeu: “Ver pessoas mortas”.

A garota demonstrou alívio em deixar a região e voltar para casa. “Sinto que estou em uma cidade maravilhosa. Só quero ficar no Brasil”, afirmou.

A esposa de Mohammed contou que não há mais como viver em Gaza, que a região está cada vez mais perigosa.

Mohammed disse que quatro irmãos ainda estão no enclave e lamenta que não tenham como deixar o local. “Eles não têm opção, pois a Faixa de Gaza está fechada”.

“Estou viva”

Brasília-DF, 14.11.2023, O presidente Lula, fala a imprensa, após receber os  32 brasileiros resgatados da Faixa de Gaza que saiu do Cairo (Egito) para o Brasil. A aeronave fez escalas técnicas em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha), e no Recife. São 17 crianças, nove mulheres e seis homens que aguardaram mais de 30 dias a permissão das autoridades de Israel, Gaza e Egito para retornar ao Brasil. .  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Brasília – Presidente Lula recebe brasileiros resgatados da Faixa de Gaza, entre eles 17 crianças e adolescentes – Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Quem também estava no voo era a jovem Shaed Albanna, de 18 anos, que durante as últimas semanas mostrou nas redes sociais e em vídeos o que os brasileiros estavam enfrentando no território.

Ao lado da irmã, ela desceu do avião abraçada à Bandeira brasileira.

“Não consigo acreditar que estou aqui. Viva, feliz, emocionada de verdade. Não estamos acreditando que chegamos. Finalmente estamos seguros. É muito bom a gente se sentir seguro. Faz muito tempo que não me sentia assim”.

A jovem, que morava em São Paulo, foi para a Palestina com a mãe, que estava com câncer avançado e desejava ficar próxima de parentes. Ela  presenciou os primeiros bombardeios em Gaza quando saía de casa, pela manhã, para ir à faculdade.

Shaed Albanna pediu apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para resgatar parentes que ainda estão no meio do conflito.

O presidente, que recepcionou e abraçou os repatriados na Base Aérea junto com diversos ministros, afirmou que o governo brasileiro continuará tentando buscar todos os que quiserem sair da região do conflito e voltar para o Brasil ou, no caso de estrangeiros, acompanhar os parentes brasileiros.

“A gente vai fazer todo o esforço que estiver ao alcance da diplomacia brasileira para tentar trazer todos os brasileiros que lá estão e que queiram vir para o Brasil. Inclusive, alguns companheiros que tinham parentes não brasileiros eu pedi para trazer, e a gente trataria de legalizar as pessoas aqui”, disse Lula.

Acolhimento

Os repatriados ficarão hospedados, por dois dias, em um alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Brasília. Nesse período, vão receber atendimento médico, psicológico e vacinação, além de regularizar a situação no país para ter acesso a políticas públicas e emprego.

Depois, parte do grupo irá para outras cidades: 24 para São Paulo (sendo 12 para casas de parentes e 12 em abrigos para refugiados no interior do estado), um para Novo Hamburgo (RS), um para Cuiabá e dois para Florianópolis. Quatro continuarão em Brasília. Os deslocamentos serão feitos em aviões da FAB.

Brasília-DF, 14.11.2023, Chegada do avião presidencial com 32 brasileiros resgatados da Faixa de Gaza que saiu do Cairo (Egito) para o Brasil. A aeronave fez escalas técnicas em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha), e no Recife. São 17 crianças, nove mulheres e seis homens que aguardaram mais de 30 dias a permissão das autoridades de Israel, Gaza e Egito para retornar ao Brasil. .  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Brasília – Brasileiros resgatados da Faixa de Gaza desembarcam na Base Aérea de Brasília – Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O voo foi o décimo da Operação Voltando em Paz, do governo federal, que resgatou brasileiros que estavam na área de conflito. Dos 32 repatriados, 22 são brasileiros, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos parentes de brasileiros.

Desde o início do conflito no Oriente Médio, 1.477 passageiros – 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana – e 53 animais domésticos foram resgatados.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ONG alerta que 1,1 milhão de crianças em Gaza podem morrer de fome

ONG alerta que 1,1 milhão de crianças em Gaza podem morrer de fome

Segundo a organização, Israel continua a impedir entrada de ajuda.
L
Hamas diz que aguarda nova proposta de cessar-fogo

Hamas diz que aguarda nova proposta de cessar-fogo

Rodada de negociações foi feita na semana passada no Cairo.
L
Biden anuncia novas sanções contra Rússia após dois anos de guerra

Biden anuncia novas sanções contra Rússia após dois anos de guerra

País busca aumentar pressão sobre Moscou com mais de 500 medidas.
L
EUA fazem primeiro pouso na Lua em meio século com espaçonave privada

EUA fazem primeiro pouso na Lua em meio século com espaçonave privada

Pouso ocorre um dia após o veículo ter alcançado a órbita lunar
L
Incêndio em Valencia, na Espanha, deixa 4 mortos e 15 desaparecidos

Incêndio em Valencia, na Espanha, deixa 4 mortos e 15 desaparecidos

Fogo atingiu edifício residencial no bairro de Campanar.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

FIERO inaugura o Observatório da Indústria

FIERO inaugura o Observatório da Indústria

Com esse objetivo, a Federação das Indústrias do Estado (FIERO) inaugurou nesta sexta-feira, 23, o Observatório da Indústria, um ambiente propício para o setor produtivo local.
L

Menor taxa anual de desemprego; adaptação nos critérios do “Programa Vencer” marcam ações do Governo de Rondônia

A liderança da menor taxa de desocupados começou no quarto trimestre de 2022, e desde então Rondônia tem se sobressaído no país
L
Hyundai Creta alcança o topo com a linha 2024

Hyundai Creta alcança o topo com a linha 2024

Modelo assumiu a liderança no segmento dos SUVs compactos
L

Em visita às comunidades do Baixo Madeira, secretário de segurança com sua guarnição prende foragido da justiça

Durante a operação, que faz parte de uma série de visitas às comunidades do Baixo Madeira, a guarnição liderada pelo Coronel Vital visou ouvir as demandas de segurança pública diretamente da população local.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vagas de Emprego

Marquise abre vaga para Gari em Porto Velho

Se você busca uma colocação profissional e deseja contribuir para a limpeza e conservação da cidade, esta pode ser a chance que você estava esperando
L
Vagas de Emprego

ELLO COMÉRCIO busca Motorista de Carro de Passeio em Porto Velho

Se você é um motorista experiente, comprometido com a segurança e busca uma oportunidade de trabalho em uma empresa sólida e dinâmica, esta pode ser a sua chance
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Ótica Chilli Beans abre oportunidade para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem experiência na área de vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica e inovadora, esta pode ser a sua chance
L
Vaga de Empregos

B2X CARE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS LTDA. está contratando: Auxiliar de Eletrotécnico

Se você tem experiência na área e busca por uma oportunidade de crescimento profissional, esta pode ser a sua chance
L
Vagas de Emprego

Empresa privada oferece oportunidade para Empregada Doméstica em Porto Velho

Uma empresa privada em Porto Velho está buscando preencher uma vaga para o cargo de Empregada Doméstica
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves celebra medidas de emergência em meio à estiagem em Porto Velho

Ieda Chaves celebra medidas de emergência em meio à estiagem em Porto Velho

Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicou Portaria e recursos devem ser liberados.
L
Cláudia de Jesus solicita do governo estadual recapeamento na RO-472 em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus solicita do governo estadual recapeamento na RO-472 em Ji-Paraná

Na Linha 94 existem muitos buracos e falta de iluminação.
L
Deputado Marcelo Cruz prestigia visita do ministro Edson Fachin a Rondônia

Deputado Marcelo Cruz prestigia visita do ministro Edson Fachin a Rondônia

Parlamentar realizou a entrega de maquete da Assembleia ao ministro.
L
Deputado Alan Queiroz fortalece cooperação entre Assembleias Estaduais em encontro com presidente da Unale

Deputado Alan Queiroz fortalece cooperação entre Assembleias Estaduais em encontro com presidente da Unale

Reunião destaca compromisso com o progresso e bem-estar da população estadual.
L
Pedro Fernandes lidera esforços para melhorias significativas nas rodovias de Rondônia

Pedro Fernandes lidera esforços para melhorias significativas nas rodovias de Rondônia

Iniciativa visa compromisso com a segurança, mobilidade e progresso econômico do estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Apenado monitorado é espancado e esfaqueado no Teixeirão

URGENTE: Apenado monitorado é espancado e esfaqueado no Teixeirão

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
14
URGENTE: Ataque a tiros deixa um morto e outro baleado na zona sul de Porto Velho

IDENTIFICADO: Tiroteio deixa um morto e outro baleado durante bebedeira na zona sul

Uma equipe do Samu fez a constatação do óbito.
18
Em Jaru, PRF detém condutor alcoolizado se passando por militar

Em Jaru, PRF detém condutor alcoolizado se passando por militar

Teste de alcoolemia retornou o valor de 0,99 Mg/L, três vezes superior à quantidade considerada como crime.
10
URGENTE: Carro avança preferencial e causa grave acidente com moto na zona leste

Carro avança preferencial e causa grave acidente com moto na zona leste

A PM foi acionada para registrar a ocorrência.
14
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Homem agride ex-mulher com garrafada e quebra tudo dentro da casa após fim de relacionamento

A mulher contou que está em outro relacionamento e o suspeito não aceita. Ele teria invadido a casa, e agredido a vítima com uma garrafada na cabeça.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Santo Antônio Energia investe R$ 15 milhões em pesquisa para testar a influência de diferentes tipos de solo na instalação de usinas solares

Estudo inclui a construção de um parque fotovoltaico em Porto Velho (RO), em área de 14 mil m² nas dependências da hidrelétrica
L

Geruzza Vargas e a trajetória de sucesso da 3079 Destilados no Momento Empresarial

De uma experiência negativa a uma marca inovadora: a jornada empreendedora por trás da 3079 Destilados
L

PlayStation vs Xbox: O Duelo dos Titãs no Pahpowcast

Debate acalorado revela as facetas de cada plataforma na busca pelo domínio em 2024
L
Inovações e Personalização no Tratamento Ortopédico: A Visão do Dr. Rodrigo Queiroz no Mais Saúde Podcast

Inovações e personalização no tratamento ortopédico: A visão do Dr. Rodrigo Queiroz no Mais Saúde Podcast

Em uma conversa reveladora, o especialista em ombro e cotovelo destaca a precisão diagnóstica e a abordagem centrada no paciente
L

Em Porto Velho/RO, PRF detém homem com 4 Kg de Skunk

O homem estava acompanhado da sua esposa e sua filha, de 4 meses
10

Recebimento da Licença Ambiental: JR FERREIRA LTDA

Licença Ambiental Por Declaração n° 419/SOL/DLA
L
Correios distribuirão provas do Concurso Unificado

Correios distribuirão provas do Concurso Unificado

Provas estão previstas para o dia 5 de maio.
L
Vendas do Tesouro Direto sobem 13% em janeiro

Vendas do Tesouro Direto sobem 13% em janeiro

No mês passado, foram vendidos R$ 3,649 bi em títulos
L