QUINTA-FEIRA, 20/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Israel lança ataques terrestres a Gaza; Netanyahu diz ser começo

Hamas promete lutar até a última gota de sangue

Por Reuters - JERUSALÉM - 35

Publicado em 

Israel lança ataques terrestres a Gaza; Netanyahu diz ser começo
© REUTERS/VIOLETA SANTOS MOURA

A infantaria israelense fez seus primeiros ataques à Faixa de Gaza nesta sexta-feira desde que os combatentes do Hamas invadiram o sul de Israel no fim de semana, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que a campanha militar de retaliação está apenas começando.

Israel prometeu aniquilar o Hamas depois que combatentes do grupo militante palestino que controla Gaza invadiram cidades e aldeias israelenses no sábado, matando 1.300 pessoas, principalmente civis, e fugindo com dezenas de reféns.

Desde então, Israel colocou a Faixa de Gaza – onde vivem 2,3 milhões de palestinos – sob um cerco total e a bombardeou com ataques aéreos sem precedentes. As autoridades de Gaza dizem que 1.900 pessoas morreram.

Nesta sexta-feira (13), Israel deu prazo de 24 horas para mais de um milhão de residentes da metade norte de Gaza fugirem para o sul e escaparem de um ataque. O Hamas prometeu lutar até a última gota de sangue e disse aos moradores para não irem embora.

O porta-voz militar israelense, contra-almirante Daniel Hagari, afirmou que tropas apoiadas por tanques realizaram incursões para atacar as equipes de foguetes palestinas e buscar informações sobre a localização dos reféns tomados pelo Hamas.

Em uma breve declaração transmitida pela televisão de forma incomum após o início do sábado judaico, Netanyahu afirmou: “Estamos atacando os nossos inimigos com uma força sem precedentes”. E acrescentou: “Enfatizo que este é apenas o começo.”

Mais cedo, vários milhares de moradores podiam ser vistos nas estradas que saíam da parte norte da Faixa de Gaza, mas era impossível saber seu número. Muitos outros disseram que não iriam.

O Exército israelense disse que um número significativo de habitantes de Gaza começou a se deslocar para o sul “para se salvar”.

“A morte é melhor do que ir embora”, disse Mohammad, de 20 anos, em pé na rua, do lado de fora de um prédio reduzido a escombros em um ataque aéreo israelense há dois dias, perto do centro de Gaza. “Eu nasci aqui e vou morrer aqui, sair é um estigma.”

As mesquitas transmitem a mensagem: “Fiquem em suas casas. Fiquem em suas terras”.

“Dizemos ao povo do norte de Gaza e da Cidade de Gaza: fiquem em suas casas e em seus lugares”, declarou Eyad Al-Bozom, porta-voz do Ministério do Interior do Hamas, em uma coletiva de imprensa.

“Ao realizar massacres contra os civis, a ocupação quer nos deslocar mais uma vez de nossa terra.”

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que o pedido de Israel para que os civis de Gaza deixassem o território era impossível de ser realizado “sem consequências humanitárias devastadoras”, o que provocou uma repreensão de Israel, que disse que a ONU deveria condenar o Hamas e apoiar o direito de autodefesa de Israel.

“O laço em torno da população civil em Gaza está se apertando. Como 1,1 milhão de pessoas podem se deslocar por uma zona de guerra densamente povoada em menos de 24 horas?”, escreveu Martin Griffiths, chefe de ajuda da ONU, nas redes sociais.

“TAREFA DIFÍCIL”

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha disse que seria impossível para as organizações de ajuda auxiliarem “um deslocamento tão grande de pessoas em Gaza” enquanto o local permanecer sob o cerco israelense.

“As necessidades são impressionantes, e as organizações humanitárias precisam ser capazes de aumentar as operações de ajuda.”

Os Estados Unidos, que pediram a Israel que protegesse os civis, não hesitou em apoiar publicamente seu aliado. O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que uma retirada tão grande era uma “tarefa difícil”, mas que Washington não questionaria a decisão de dizer aos civis para saírem.

“Entendemos o que eles estão tentando fazer e por que estão tentando fazer isso — para tentar isolar a população civil do Hamas, que é seu verdadeiro alvo”, afirmou ele à MSNBC.

A ordem de retirada de Israel se aplica à metade norte da Faixa de Gaza, incluindo o maior assentamento do enclave, a Cidade de Gaza. A ONU disse ter sido informada de que Israel queria que toda a população da área — cerca de metade dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza — atravessasse a reserva natural de Gaza Wadi, que divide o enclave.

“Civis da Cidade de Gaza, saiam para o sul para sua própria segurança e a segurança de suas famílias e se distanciem dos terroristas do Hamas que os estão usando como escudos humanos”, disseram os militares israelenses.

Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, que é rival do Hamas, disse ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na Jordânia, que o deslocamento forçado dos palestinos em Gaza constituiria uma repetição de 1948, quando centenas de milhares de palestinos fugiram ou foram expulsos do que hoje é Israel. A maioria dos habitantes de Gaza são descendentes desses refugiados.

Gaza já é um dos lugares mais lotados do mundo e, por enquanto, não há saída. Israel impôs um bloqueio total, e o Egito, que também tem uma fronteira com o enclave, até agora resistiu aos apelos para abri-la aos moradores em fuga.

O Cairo disse que o apelo de Israel para que os habitantes de Gaza deixem suas casas foi uma violação do direito humanitário internacional que colocaria os civis em perigo.

Desde que os combatentes do Hamas atravessaram a barreira e mataram 1.300 israelenses no sábado, Israel respondeu com os ataques aéreos mais intensos de seus 75 anos de conflito com os palestinos. As autoridades de Gaza dizem que 1.800 pessoas foram mortas, e a ONU afirma que 400.000 pessoas já ficaram desabrigadas.

(Reportagem de Henriette Chacar, Dedi Hayun, Maayan Lubell, Emily Rose, James Mackenzie em Jerusalém, Michelle Nichols em Nova York, Emma Farge em Genebra, Jeff Mason em Washington, Humeyra Pamuk em Tel Aviv, Steve Gorman e Dan Whitcomb em Los Angeles e Emma Farge em Genebra)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

O Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução dos EUA para criar a Força Internacional Gaza e um “Conselho de Paz”, visando a reconstrução e segurança do enclave.
L
Presidente do Equador viaja aos EUA após derrota em referendo

Presidente do Equador viaja aos EUA após derrota em referendo

O presidente equatoriano Daniel Noboa viaja hoje para os Estados Unidos após a derrota no referendo que buscava, entre outros temas, o retorno das bases militares estrangeiras ao país.
L
Equador rejeita instalação de bases militares estrangeiras em referendo

Equador rejeita instalação de bases militares estrangeiras em referendo

Em consulta popular, eleitores equatorianos negaram as quatro propostas do presidente Daniel Noboa, incluindo a autorização para bases militares dos EUA e a convocação de uma Assembleia Constituinte.
L
Eleições presidenciais no Chile terão segundo turno entre Jeannette Jara e Kast

Eleições presidenciais no Chile terão segundo turno entre Jeannette Jara e Kast

A candidata de esquerda, Jeannette Jara, e o líder da direita radical, José Antonio Kast, avançaram para o segundo turno das eleições chilenas após a votação de domingo, marcada por participação recorde.
L
Trump admite iniciar conversas com Maduro em meio a pressão militar dos EUA

Trump admite iniciar conversas com Maduro em meio a pressão militar dos EUA

Presidente americano sinaliza possível caminho para acalmar tensões na região, enquanto Caracas enfrenta a intensificação de ataques contra o tráfico de drogas no Caribe.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

IFRO projeta R$ 82 milhões em investimentos para o próximo ano e abre 3.704 vagas: Confira entrevista exclusiva com o Reitor no Giro News

Em entrevista ao Giro News, o reitor Moisés José Rosa Sousa apresenta obras concluídas, novos campi, 3.704 vagas para 2026 e projetos que aproximam o IFRO da população de todo o estado.
L

COP30, 19/11: Brasil pressiona por acordo antecipado; coalizão de 80+ países cobra roteiro para fim dos fósseis

Lula e Guterres intensificam negociações em Belém; Brasil apresenta protagonismo em temas-chave e busca convergência global.
L

Coluna Social Marisa Linhares: reconhecimentos nacionais e eventos de destaque movimentam Rondônia

Premiações em São Paulo, Brasília e Cacoal valorizam a GWM Mega Motors, o Sicoob Fronteiras e o setor de arquitetura, arte e decoração, reforçando a força econômica e cultural do estado.
L

Programação Cine Araújo Porto Velho: filmes para curtir no feriado e fim de semana

A programação Cine Araújo Porto Velho traz estreias, horários atualizados e opções para toda a família, ideal para aproveitar o feriado prolongado com entretenimento e promoção no News Rondônia.
L

Associação Folclórica e Cultural Boi Bumbá Malhadinho repudia as mensagens transfóbicas contra à artista Gabriela Guarani

Com o título de campeão do Festival Folclórico de Boi Bumbá de Guajará-Mirim de 2025, o boi “Malhadinho”, agora tricampeão, traz à tona um episódio lamentável ocorrido durante o maior festival de bumbás de Rondônia.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pensão para filhos de vítimas de feminicídio deve começar a ser paga em dezembro

Pensão para filhos de vítimas de feminicídio deve começar a ser paga em dezembro

Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, informou que o benefício de um salário mínimo é uma “reparação mínima do Estado” para órfãos e dependentes menores de 18 anos.
L
Mendes suspende julgamento de governador do Acre no STJ por 15 dias

Mendes suspende julgamento de governador do Acre no STJ por 15 dias

Gladson Cameli, afastado do cargo por suspeita de corrupção, teve a ação suspensa por decisão do ministro do STF para garantir o acesso da defesa a relatórios do Coaf.
L
Atletas policiais de Rondônia recebem homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Atletas policiais de Rondônia recebem homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Voto de louvor proposto pela deputada Dra. Taíssa reconhece 27 atletas que representaram o estado em competição internacional
L
Emenda parlamentar garante tendas e nova estrutura para a Feira de Nova Brasilândia

Emenda parlamentar garante tendas e nova estrutura para a Feira de Nova Brasilândia

Investimento de R$ 332 mil, destinado pela deputada Drª Taíssa, fortalece a agricultura familiar no município
L
Deputada Dra. Taíssa defende direitos de produtores rurais tratados como invasores

Deputada Dra. Taíssa defende direitos de produtores rurais tratados como invasores

Parlamentar reforça que famílias com títulos definitivos não podem ser removidas de áreas onde vivem há décadas
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Ronônia

Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Rondônia

Adolescente desapareceu após entrar na água com amigos que fugiram sem pedir ajuda.
18
Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Ataque a bala aconteceu próximo à Colônia dos Mineiros, em Comodoro.
14
Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

A equipe da Força Tática flagrou Alexsander com invólucros de maconha escondidos na caixa de entrega durante patrulhamento na cidade.
16
Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

A ação da Força Tática do 7° BPM prendeu Joice Souza Santos e André Luiz em uma boca de fumo no Setor 11, onde foram apreendidas porções de maconha.
16
 Polícia estoura boca de fumo em distribuidora e prende traficante durante ação do sgt Machado

 Polícia estoura boca de fumo em distribuidora e prende traficante durante ação do sgt Machado

A operação do setor 14 prendeu um traficante em uma distribuidora usada como boca de fumo e apreendeu drogas no bairro Socialista.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ponto & Contraponto entrevista a veterinária Marisa Lobo Martins e debate saúde, comportamento e responsabilidade com os pets

No Ponto & Contraponto, a médica veterinária Marisa Lobo Martins explica como funciona a dermatologia animal, alerta sobre doenças como leishmaniose e sinomose e reforça a responsabilidade dos tutores no cuidado diário de cães e gatos.
L
Curta-metragem Ela Mora Logo Ali representa Rondônia em eventos da Amazônia e na COP30

Curta-metragem Ela Mora Logo Ali representa Rondônia em eventos da Amazônia e na COP30

Produção selecionada para a Mostra Pachamama e para a Ecoa+Fiinsa reforça a relevância do curta-metragem Ela Mora Logo Ali e o impacto das políticas culturais de Rondônia.
L
Rondônia conquista 4 medalhas de ouro e 1 prata no primeiro dia das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo

Rondônia conquista 4 medalhas de ouro e 1 prata no primeiro dia das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo

Atletas rondonienses brilham no atletismo e garantem cinco medalhas no primeiro dia de disputas.
L
Ação educativa e serviços de trânsito serão oferecidos pelo Governo de RO neste sábado, 22, e domingo, 23

Ação educativa e serviços de trânsito serão oferecidos pelo Governo de RO neste sábado, 22, e domingo, 23

Atendimentos incluem orientações, entrega de CNHs e informações sobre ciclomotores.
L
Shows movimentam os quatro dias da Agrotec 2025

Shows movimentam os quatro dias da Agrotec 2025

Confira os artistas que irão se apresentar.
L
Trânsito terá mudanças no entorno do Parque da Cidade durante programação de Natal em Porto Velho

Trânsito terá mudanças no entorno do Parque da Cidade durante programação de Natal em Porto Velho

Semtran inicia operação nesta sexta-feira (21) para organizar fluxo de veículos e reforçar segurança de pedestres.
L
Prefeitura entrega área revitalizada na Praça Aluízio Ferreira e reforça opções de lazer para famílias de Porto Velho

Prefeitura entrega área revitalizada na Praça Aluízio Ferreira e reforça opções de lazer para famílias de Porto Velho

A inauguração traz playgrounds separados por idade, piso emborrachado, acessibilidade e iluminação reforçada para segurança dos visitantes
L
Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Produção rondoniense “Há Sinais”, dirigida por Édier William e produzida por Chicão Santos, será exibida no dia 27 de novembro no Tapiri, com entrada gratuita.
L
FACER recebe Voto de Louvor da Assembleia Legislativa durante sessão solene em Guajará-Mirim

FACER recebe Voto de Louvor da Assembleia Legislativa durante sessão solene em Guajará-Mirim

A FACER foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Rondônia com um Voto de Louvor que reconhece sua atuação no fortalecimento do empreendedorismo e da economia do Estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.