SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

L

Mundo

Israel lança ataques terrestres a Gaza; Netanyahu diz ser começo

Hamas promete lutar até a última gota de sangue

Por Reuters - JERUSALÉM - 35

Publicado em 

Israel lança ataques terrestres a Gaza; Netanyahu diz ser começo
© REUTERS/VIOLETA SANTOS MOURA

A infantaria israelense fez seus primeiros ataques à Faixa de Gaza nesta sexta-feira desde que os combatentes do Hamas invadiram o sul de Israel no fim de semana, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que a campanha militar de retaliação está apenas começando.

Israel prometeu aniquilar o Hamas depois que combatentes do grupo militante palestino que controla Gaza invadiram cidades e aldeias israelenses no sábado, matando 1.300 pessoas, principalmente civis, e fugindo com dezenas de reféns.

Desde então, Israel colocou a Faixa de Gaza – onde vivem 2,3 milhões de palestinos – sob um cerco total e a bombardeou com ataques aéreos sem precedentes. As autoridades de Gaza dizem que 1.900 pessoas morreram.

Nesta sexta-feira (13), Israel deu prazo de 24 horas para mais de um milhão de residentes da metade norte de Gaza fugirem para o sul e escaparem de um ataque. O Hamas prometeu lutar até a última gota de sangue e disse aos moradores para não irem embora.

O porta-voz militar israelense, contra-almirante Daniel Hagari, afirmou que tropas apoiadas por tanques realizaram incursões para atacar as equipes de foguetes palestinas e buscar informações sobre a localização dos reféns tomados pelo Hamas.

Em uma breve declaração transmitida pela televisão de forma incomum após o início do sábado judaico, Netanyahu afirmou: “Estamos atacando os nossos inimigos com uma força sem precedentes”. E acrescentou: “Enfatizo que este é apenas o começo.”

Mais cedo, vários milhares de moradores podiam ser vistos nas estradas que saíam da parte norte da Faixa de Gaza, mas era impossível saber seu número. Muitos outros disseram que não iriam.

O Exército israelense disse que um número significativo de habitantes de Gaza começou a se deslocar para o sul “para se salvar”.

“A morte é melhor do que ir embora”, disse Mohammad, de 20 anos, em pé na rua, do lado de fora de um prédio reduzido a escombros em um ataque aéreo israelense há dois dias, perto do centro de Gaza. “Eu nasci aqui e vou morrer aqui, sair é um estigma.”

As mesquitas transmitem a mensagem: “Fiquem em suas casas. Fiquem em suas terras”.

“Dizemos ao povo do norte de Gaza e da Cidade de Gaza: fiquem em suas casas e em seus lugares”, declarou Eyad Al-Bozom, porta-voz do Ministério do Interior do Hamas, em uma coletiva de imprensa.

“Ao realizar massacres contra os civis, a ocupação quer nos deslocar mais uma vez de nossa terra.”

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que o pedido de Israel para que os civis de Gaza deixassem o território era impossível de ser realizado “sem consequências humanitárias devastadoras”, o que provocou uma repreensão de Israel, que disse que a ONU deveria condenar o Hamas e apoiar o direito de autodefesa de Israel.

“O laço em torno da população civil em Gaza está se apertando. Como 1,1 milhão de pessoas podem se deslocar por uma zona de guerra densamente povoada em menos de 24 horas?”, escreveu Martin Griffiths, chefe de ajuda da ONU, nas redes sociais.

“TAREFA DIFÍCIL”

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha disse que seria impossível para as organizações de ajuda auxiliarem “um deslocamento tão grande de pessoas em Gaza” enquanto o local permanecer sob o cerco israelense.

“As necessidades são impressionantes, e as organizações humanitárias precisam ser capazes de aumentar as operações de ajuda.”

Os Estados Unidos, que pediram a Israel que protegesse os civis, não hesitou em apoiar publicamente seu aliado. O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que uma retirada tão grande era uma “tarefa difícil”, mas que Washington não questionaria a decisão de dizer aos civis para saírem.

“Entendemos o que eles estão tentando fazer e por que estão tentando fazer isso — para tentar isolar a população civil do Hamas, que é seu verdadeiro alvo”, afirmou ele à MSNBC.

A ordem de retirada de Israel se aplica à metade norte da Faixa de Gaza, incluindo o maior assentamento do enclave, a Cidade de Gaza. A ONU disse ter sido informada de que Israel queria que toda a população da área — cerca de metade dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza — atravessasse a reserva natural de Gaza Wadi, que divide o enclave.

“Civis da Cidade de Gaza, saiam para o sul para sua própria segurança e a segurança de suas famílias e se distanciem dos terroristas do Hamas que os estão usando como escudos humanos”, disseram os militares israelenses.

Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, que é rival do Hamas, disse ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na Jordânia, que o deslocamento forçado dos palestinos em Gaza constituiria uma repetição de 1948, quando centenas de milhares de palestinos fugiram ou foram expulsos do que hoje é Israel. A maioria dos habitantes de Gaza são descendentes desses refugiados.

Gaza já é um dos lugares mais lotados do mundo e, por enquanto, não há saída. Israel impôs um bloqueio total, e o Egito, que também tem uma fronteira com o enclave, até agora resistiu aos apelos para abri-la aos moradores em fuga.

O Cairo disse que o apelo de Israel para que os habitantes de Gaza deixem suas casas foi uma violação do direito humanitário internacional que colocaria os civis em perigo.

Desde que os combatentes do Hamas atravessaram a barreira e mataram 1.300 israelenses no sábado, Israel respondeu com os ataques aéreos mais intensos de seus 75 anos de conflito com os palestinos. As autoridades de Gaza dizem que 1.800 pessoas foram mortas, e a ONU afirma que 400.000 pessoas já ficaram desabrigadas.

(Reportagem de Henriette Chacar, Dedi Hayun, Maayan Lubell, Emily Rose, James Mackenzie em Jerusalém, Michelle Nichols em Nova York, Emma Farge em Genebra, Jeff Mason em Washington, Humeyra Pamuk em Tel Aviv, Steve Gorman e Dan Whitcomb em Los Angeles e Emma Farge em Genebra)

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Venezuela classifica apreensão de petroleiro por EUA como roubo e pirataria

Venezuela classifica apreensão de petroleiro por EUA como roubo e pirataria

Governo de Nicolás Maduro classifica a tomada do navio petroleiro em águas internacionais como “roubo descarado” e acusa os EUA de estarem em um plano deliberado de saque das riquezas energéticas venezuelanas.
L
Ex-presidente da Bolívia Luis Arce é detido para depor sobre suposto desvio de dinheiro

Ex-presidente da Bolívia Luis Arce é detido para depor sobre suposto desvio de dinheiro

Ex-presidente boliviano Luis Arce, que deixou o cargo no mês passado, foi detido pela polícia para prestar depoimento em investigação de suposto desvio de dinheiro; ex-ministra do seu gabinete alega perseguição política.
L
EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

Apreensão de petroleiro na costa da Venezuela foi confirmada pelo presidente Donald Trump; embarcação estava sob sanções e ação causou alta no preço do petróleo.
L
EUA reduzem taxa de juros para 3,5% a 3,75% e Fed sinaliza pausa em cortes

EUA reduzem taxa de juros para 3,5% a 3,75% e Fed sinaliza pausa em cortes

O Federal Reserve (Fed) cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, fixando-a na faixa entre 3,50% e 3,75%, mas sinalizou uma provável pausa em novas reduções, buscando sinais mais claros sobre a inflação e o mercado de trabalho.
L
União Europeia fecha acordo para reduzir emissões em 90% até 2040

União Europeia fecha acordo para reduzir emissões em 90% até 2040

A União Europeia (UE) concordou em estabelecer a meta climática de reduzir em 90% as emissões de gases de efeito estufa até 2040, em relação aos níveis de 1990, utilizando créditos de carbono estrangeiros para cobrir parte dos cortes.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Trio 40 Graus confirmado no Carnaval 2026 de PVH

Agenda News: Trio 40 Graus confirmado no Carnaval 2026 de PVH

Durante reunião com a prefeitura, Carlinhos Camurça confirmou que o Trio 40 Graus estará nas ruas puxando blocos com som de qualidade e segurança.
L

Agenda News: Joana Joanora Presidente da CDL Porto Velho no Domingão da CDL 2025

Nesta quinta-feira, o Agenda News recebe Joana Joanora, Presidente da CDL Porto Velho, para um bate-papo completo sobre o Domingão da CDL 2025, que já movimenta a cidade com comércio aberto, serviços gratuitos e clima natalino.
L
Prefeito vai à ANTT e cobrar agilidade nas tratativas para liberar o Anel Viário de Porto Velho

Prefeito vai à ANTT e cobrar agilidade nas tratativas para liberar o Anel Viário de Porto Velho

Léo Moraes leva pedido à agência federal e reforça compromisso da Nova 364 em antecipar obras da via de tráfego pesado.
L

GIRO NEWS: Dra. Daiane Paraguassu fala sobre cuidados com pets nas férias

O GIRO NEWS desta quinta-feira, dia 11, às 16h, recebe a médica veterinária Dra. Daiane Paraguassu para um bate-papo completo sobre como proteger a saúde e o bem-estar dos pets durante o período de férias e festas de fim de ano.
L
Votação do Marco Temporal no STF fica para o próximo ano

Votação do Marco Temporal no STF fica para o próximo ano

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou a fase de sustentações orais sobre o tema nesta quinta-feira (11); a deliberação dos ministros sobre o Marco Temporal será retomada apenas em 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

STF homologa acordo entre Governo e Axia Energia, antiga Eletrobras

STF homologa acordo entre Governo e Axia Energia, antiga Eletrobras

A decisão, tomada por 6 votos a 4, encerra uma ação da AGU que questionava a privatização; o acordo aumenta a participação da União no Conselho de Administração da Axia Energia.
L
Santa Luzia d'Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Santa Luzia d’Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Parlamentar confirma recursos para estradas vicinais, saúde e apoio à APAE durante agenda no município.
L
Reconhecimento da vocação cafeeira: Dra. Taíssa manifesta apoio ao título de ''Terra do Café'' para Nova Brasilândia d’Oeste

Reconhecimento da vocação cafeeira: Dra. Taíssa manifesta apoio ao título de ”Terra do Café” para Nova Brasilândia d’Oeste

Projeto de lei avança para consolidar vocação cafeeira e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do município.
L
Sofia Andrade visita Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade

Sofia Andrade visita Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade

Vereadora conhece rotina, atividades e necessidades do espaço que atua na promoção da autonomia, bem-estar e integração social dos idosos de Porto Velho.
L
Moraes ordena perícia médica da PF para avaliar cirurgia de Bolsonaro

Moraes ordena perícia médica da PF para avaliar cirurgia de Bolsonaro

Ministro do STF Alexandre de Moraes determinou prazo de 15 dias para a Polícia Federal verificar a necessidade da operação de hérnia inguinal solicitada pela defesa de Jair Bolsonaro, que cumpre pena em Brasília.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF e Ibama interditam seis madeireiras em Espigão do Oeste

PF e Ibama interditam seis madeireiras em Espigão do Oeste

A operação conjunta em Rondônia foi realizada ao longo de quatro dias com apoio da Polícia Militar Ambiental; madeira irregular apreendida foi doada para prefeituras da região.
10
Suspeito morto em confronto com BPTAR era acusado de matar sargento da PM

Suspeito morto em confronto com BPTAR era acusado de matar sargento da PM

Fábio da Silva Rodrigues, de 36 anos, foi morto após troca de tiros com policiais do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação no Cristal da Calama, em Porto Velho; o criminoso, membro do CV, estava foragido da justiça.
18
Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Fábio da Silva Rodrigues, vulgo “FB”, foi atingido em troca de tiros com o Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação em Porto Velho; ele era acusado de matar um sargento da PM em 2022.
18
Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Ação do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação levou a um homem ferido após troca de tiros no Residencial El Cristal da Calama, em São Paulo II; a morte do criminoso ainda aguarda confirmação oficial.
14
Sargento Machado e equipe apreendem adolescente vendendo crack em Porto Velho

Sargento Machado e equipe apreendem adolescente vendendo crack em Porto Velho

Ação da guarnição reforço 02 resultou na detenção do infrator após denúncias de venda de drogas no bairro Embratel, próximo a um córrego na Rua Duque de Caxias.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jaru alcança segundo melhor resultado em gestão pública entre municípios de Rondônia

Jaru alcança segundo melhor resultado em gestão pública entre municípios de Rondônia

A cidade de Jaru conquistou a vice-liderança no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM); a avaliação do Tribunal de Contas do Estado considera áreas como saúde, educação, e qualidade da administração pública.
L
Copa do Brasil de 2026 classificará dois times para a Copa Libertadores

Copa do Brasil de 2026 classificará dois times para a Copa Libertadores

A Copa do Brasil passará a distribuir duas vagas para o torneio continental; decisão da CBF foi comunicada aos clubes em reunião do Conselho Técnico da Série A no Rio de Janeiro.
L
Pavimentação em Jaru avança com colchão drenante para maior durabilidade da obra

Pavimentação em Jaru avança com colchão drenante para maior durabilidade da obra

Prefeitura executa técnica com pedra rachão na Rua Minas Gerais para evitar umidade; o prefeito Jeverson Lima afirma que a medida garante a qualidade e longevidade do asfalto CBUQ.
L
Moradores do Baixo Madeira celebram evolução e regularidade da coleta da EcoPVH

Moradores do Baixo Madeira celebram evolução e regularidade da coleta da EcoPVH

Comunidades ribeirinhas elogiam a pontualidade e a ampliação do atendimento nas rotas; a coleta de lixo no Baixo Madeira, executada por equipes formadas por moradores locais, alcançou 100% de mobilização.
L
Sebrae celebra soluções tecnológicas em Prêmio Sebrae-FIERO de Inovação Industrial

Sebrae celebra soluções tecnológicas em Prêmio Sebrae-FIERO de Inovação Industrial

Cerimônia reconheceu soluções industriais inovadoras e reforçou o papel do Sebrae no ecossistema de inovação de Rondônia.
L
ONGs denunciam riscos e precariedade na exportação de bois vivos pelo Brasil

ONGs denunciam riscos e precariedade na exportação de bois vivos pelo Brasil

Audiência na Câmara debate os impactos do comércio liderado pelo país; entidades apontam maus-tratos, riscos ambientais e prejuízos econômicos na exportação de animais vivos.
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: RODRIGO MONTEIRO SABINO

Licença de Operação – Termo de Outorga
L
Conab integra missão do Sebrae para impulsionar bioeconomia na Amazônia

Conab divulga lista de classificação para Compra Institucional de alimentos

Agricultores familiares podem consultar o ranqueamento de suas propostas no site da Companhia; a Compra Institucional do PAA prevê a aquisição de 6,3 mil toneladas de alimentos para ações de segurança alimentar.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.