QUARTA-FEIRA, 25/03/2026

Em destaque

L

Mundo

Putin defende cooperação entre Brics para garantir alimentos ao mundo

Presidente russo participou de cúpula por videoconferência

Por Lusa - Joanesburgo / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Putin defende cooperação entre Brics para garantir alimentos ao mundo
Sputnik/Mikhail Metzel/Pool via REUTERS/Direitos reservados

O presidente russo, Vladimir Putin, defendeu hoje mais cooperação entre o grupo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para garantir ao mundo o fornecimento de alimentos e recursos energéticos.

“A Rússia é a favor do estabelecimento de uma cooperação mais estreita no âmbito dos Brics para o fornecimento confiável e ininterrupto de energia e recursos alimentares aos mercados mundiais”, disse Putin numa intervenção por videoconferência na cúpula que ocorre em Joanesburgo, África do Sul.

Putin enfatizou que Moscou está aumentando o fornecimento de combustíveis, produtos agrícolas e fertilizantes aos países do sul e contribui para fortalecer a segurança alimentar e energética global e combater a pobreza e a fome nos países mais necessitados.

A este respeito, insistiu que o seu país é capaz de substituir os cereais ucranianos no mundo, tanto comercialmente como em doações, ou seja como ajuda humanitária.

O presidente russo repetiu a promessa feita na recente cúpula Rússia-África, em São Petersburgo, de que enviaria carregamentos de 25 mil a 50 mil toneladas de cereais para seis países africanos.

“As conversações com os parceiros já estão concluídas”, anunciou, salientando que a Rússia teve este ano “uma colheita magnífica”.

O líder russo voltou a insistir que o Kremlin está pronto para voltar à iniciativa do Mar Negro sobre as exportações de cereais se todas as suas condições forem cumpridas e voltou a acusar o Ocidente de dificultar o fornecimento russo de cereais e fertilizantes desde o início da guerra na Ucrânia, há 18 meses.

Depois de a Rússia ter abandonado, em meados de julho, o acordo que estava em vigor, a Ucrânia começou a procurar novas rotas de exportação para os seus cereais, e um primeiro navio já deixou o porto de Odessa rumo ao estreito do Bósforo.

Putin disse ainda que os cinco países Brics ultrapassam os países do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) “em paridade de poder de compra” e considerou “irreversível” a renúncia ao dólar nas trocas e transferências entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“Como resultado, a participação do dólar nas operações de exportação e importação no âmbito dos Brics diminuiu. No ano passado, foi de apenas 28,7%”, disse.

Além da expansão do grupo, a cúpula dos Brics também deverá debater a “desdolarização” entre os países membros optando pelas respectivas moedas nacionais, a exemplo da política em curso que a Índia pretende potencializar com a rupia indiana, ou possivelmente através de uma “moeda única” como defende o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A África do Sul convidou mais de 60 líderes do Sul Global para o evento, que ocorre em Joanesburgo, incluindo os presidentes de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da Bolívia, Luis Arce, sob medidas de “segurança máxima” da polícia sul-africana (SAPS) e do exército (SANDF).

Putin é o grande ausente na cúpula de Joanesburgo, para onde decidiu não viajar por receio de ser detido na sequência do mandado de detenção emitido pelo Tribunal Penal Internacional por alegados crimes de guerra na Ucrânia.

A delegação russa é liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, que fez várias viagens pelo continente africano nos últimos dois anos em busca de apoio para as políticas de Moscou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Militares do Irã rejeitam negociações com Trump após novos ataques

Militares do Irã rejeitam negociações com Trump após novos ataques

Comando das Forças Armadas iraniano nega existência de diálogo e afirma que governo dos EUA “negocia consigo mesmo”; escalada de violência atinge Teerã e Tel Aviv enquanto mercados reagem a plano de paz de 15 pontos.
L
Ataques de Israel e EUA atingem quase 400 unidades de saúde no Líbano e Irã

Ataques de Israel e EUA atingem quase 400 unidades de saúde no Líbano e Irã

Bombardeios na nova fase do conflito no Oriente Médio deixam dezenas de profissionais mortos e forçam o fechamento de hospitais; Anistia Internacional e OMS alertam para violações do direito humanitário.
L
Sobe para 66 o número de mortos em queda de avião militar na Colômbia

Sobe para 66 o número de mortos em queda de avião militar na Colômbia

Tragédia com o Hércules C-130 em Puerto Leguízamo deixa quatro desaparecidos; aeronave transportava 128 pessoas e pegou fogo após bater em árvore durante a decolagem.
L
Queda de avião militar na Colômbia deixa ao menos 34 mortos

Queda de avião militar na Colômbia deixa ao menos 34 mortos

Aeronave Hércules C-130 caiu com 121 pessoas a bordo após decolagem na região amazônica; acidente é o mais grave da história recente da aviação militar do país.
L
Irã lança mísseis contra Israel após declarações de Donald Trump

Irã lança mísseis contra Israel após declarações de Donald Trump

Ataque ocorre nesta terça-feira (24) em resposta às falas do presidente dos EUA sobre controle do Estreito de Ormuz; sirenes de alerta foram acionadas em Tel Aviv.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Internet lenta: impacto só aparece quando cai

Internet lenta: impacto só aparece quando cai

Conexão se tornou essencial para trabalho, estudos e serviços, e falhas revelam a dependência da internet na rotina moderna.
L
CNH Social: RO entrega novas permissões

CNH Social: RO entrega novas permissões

Beneficiárias de Ariquemes e Ji-Paraná recebem habilitação gratuita e ampliam oportunidades de trabalho e mobilidade no estado.
L
IBGE: Quatro em cada dez adolescentes já sofreram bullying na escola

IBGE: Quatro em cada dez adolescentes já sofreram bullying na escola

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2024 revela que agressões estão mais persistentes e intensas; aparência física e raça são os principais alvos, atingindo 43,3% das estudantes do sexo feminino.
L

Única Talks: Dr. Edenir da Rosa destaca papel da Justiça em Rondônia

Juiz do TJRO aborda desafios do Judiciário, judicialização da saúde e aproximação com a sociedade em entrevista ao programa Única Talks
L
Senado aprova projeto de lei que criminaliza a misoginia no Brasil

Senado aprova projeto de lei que criminaliza a misoginia no Brasil

Texto insere o ódio ou aversão às mulheres na Lei do Racismo e prevê penas de 2 a 5 anos de prisão; proposta segue para a Câmara dos Deputados após rejeição de emendas que buscavam flexibilizar a punição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Samuel Costa: menor rejeição na disputa em RO

Samuel Costa: menor rejeição na disputa em RO

Pesquisa do Instituto Veritá aponta pré-candidato com menor índice de rejeição e indica potencial de crescimento no cenário eleitoral estadual.
L
Dra Taíssa: cuidador para aluno com TEA

Dra Taíssa: cuidador para aluno com TEA

Indicação solicita apoio especializado em escola de Guajará-Mirim para garantir inclusão, segurança e melhores condições de aprendizagem.
L
Ieda Chaves: feira garante 97 adoções em Porto Velho

Ieda Chaves: feira garante 97 adoções em Porto Velho

Evento em Porto Velho reuniu mais de 100 cães e gatos e alcançou alta taxa de adoção, destacando o papel social das ONGs e a necessidade de políticas públicas.
L
Aplicativos serão obrigados a detalhar custos de corridas ao consumidor

Aplicativos serão obrigados a detalhar custos de corridas ao consumidor

Portaria do Ministério da Justiça exige transparência sobre a divisão do valor pago entre plataformas e trabalhadores; descumprimento da norma pode gerar multas de até R$ 13 milhões para empresas de transporte e entrega.
L
A Prisão domiciliar de Bolsonaro: privilégio ou direito humanitário?

A Prisão domiciliar de Bolsonaro: privilégio ou direito humanitário?

Decisão do ministro Alexandre de Moraes reacende debate sobre igualdade no sistema penal e levanta questionamentos sobre critérios aplicados a presos no Brasil.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre motocicletas deixa dois feridos graves em cruzamento

Colisão entre motocicletas deixa dois feridos graves em cruzamento

Acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (24) na Rua Marechal mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar; vítimas foram socorridas em estado delicado após forte impacto lateral entre os veículos.
12
Forças de segurança capturam detento após fuga de hospital em RO

Forças de segurança capturam detento após fuga de hospital em RO

Ação conjunta entre Polícia Civil e Militar localizou o foragido no Setor 7 poucas horas após o crime; suspeito recebeu ajuda de terceiros e trocou de roupa para tentar despistar as guarnições.
10
Motociclista morre em hospital de Vilhena após colisão com carreta

Motociclista morre em hospital de Vilhena após colisão com carreta

Igor Diego Fossatti, de 37 anos, estava internado em estado crítico desde a semana passada; perícia investiga se o veículo de carga envolvido no acidente estava estacionado de forma irregular em frente à rodoviária.
18
Morador de Cabixi é preso em Vilhena após ameaçar ex-mulher de morte

Morador de Cabixi é preso em Vilhena após ameaçar ex-mulher de morte

Homem de 26 anos afirmou que iria “acertar as contas” com a ex-companheira e o atual namorado dela no bairro Alto Alegre; acusado foi detido pela Polícia Militar e conduzido à UNISP após denúncia das vítimas.
16
Ladrões de fiação elétrica são presos após atacarem posto de saúde em RO

Ladrões de fiação elétrica são presos após atacarem posto de saúde em RO

Dupla danificou padrão de energia e caixa de distribuição no centro da cidade; após serem detidos na Praça Ângelo Spadari, criminosos desacataram policiais e causaram desordem na carceragem da Unisp.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGE: ASSOCIAÇÃO MOJUMAR MOVIMENTO DE OPORTUNIDADES, JUVENTUDE, MULHER, ARTE E RESILIENCIA

Rua Diamante nº 62 – Bairro Flodoaldo Pontes Pinto – Porto Velho/RO
L

Requerimento de Outorga: BALNEARIO PRIMAVERA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL PARA CAPTAÇÃO.
L

Requerimento de Outorga: CÉSAR CASSOL ENERGIA E CALCÁRIO LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL PARA CAPTAÇÃO.
L
Governo federal destina R$ 15 bilhões para setores afetados por crises externas

Governo federal destina R$ 15 bilhões para setores afetados por crises externas

Medida Provisória cria linhas de crédito do Plano Brasil Soberano sob gestão do BNDES; recursos visam apoiar empresas exportadoras impactadas por instabilidades geopolíticas e tarifas internacionais.
L

Frequência Criativa: Gislene Leite Soares destaca poder da musicoterapia no desenvolvimento infantil

Especialista explica como a música atua no desenvolvimento emocional, cognitivo e social, ajudando crianças e adultos com diferentes necessidades em Porto Velho
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): INOVA PISCINAS JW LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L

Prosa & Pesquisa: Professor Denilson destaca caminhos para o desenvolvimento da Amazônia

Especialista analisa desafios da região, defende bioeconomia e aponta oportunidades para crescimento sustentável em Rondônia
L
Jaru-Previ: déficit cai 70% e fortalece aposentadorias

Jaru-Previ: déficit cai 70% e fortalece aposentadorias

Redução do déficit atuarial aumenta segurança previdenciária dos servidores e melhora equilíbrio financeiro do instituto municipal.
L
BBB 26: Jonas Sulzbach é eliminado com 53%

BBB 26: Jonas Sulzbach é eliminado com 53%

Saída do participante provoca choro, reconciliações e comemoração na casa após Paredão contra Gabriela e Juliano Floss.
L