SÁBADO, 06/12/2025

Em destaque

L

Mundo

Brasil estuda formas de auxiliar o Haiti no combate à violência

Há seis anos a missão Brasileira deixou o país caribenho.

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil estuda formas de auxiliar o Haiti no combate à violência
REUTERS/Valerie Baeriswyl/Direitos Reservados
Em agosto de 2017, militares brasileiros deixaram o Haiti após 13 anos liderando a Missão de Estabilização no Haiti (Minustah) das Nações Unidas. Agora, quase seis anos depois, o Brasil estuda novas formas de auxiliar o governo do Haiti no combate à violência que assola o país caribenho.  

Após reunião com a chanceler do Canadá, Mélanie Joly, durante a semana, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, informou que foram discutidas “modalidades de fortalecimento da Polícia Nacional Haitiana para enfrentar os graves problemas de segurança pública que afetam a vida naquele país”. Foram diálogos exploratórios que podem resultar em medidas de apoio a segurança pública haitiana. Segundo Viera, o “Haiti atravessa uma grave crise multidimensional que requer muita atenção por parte da comunidade internacional”.

Com a guerra na Ucrânia, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que teria legitimidade de decidir sobre intervenções em países soberanos, está paralisado. Com isso, alguns países, em especial o Canadá, têm liderado esforços para tentar combater a violência no Haiti. O Canadá tem aplicado sanções econômicas contra indivíduos que julga ter ligações com os grupos armados e anunciou a doação de US$ 100 milhões para o setor de segurança do país antilhano.

Em nota, a embaixada do Canadá no Brasil informou que a reunião com o governo brasileiro serviu para discutir “sobre como cooperar para apoiar os esforços regionais no restabelecimento da segurança e fortalecimento das instituições no Haiti”. A embaixada acrescentou que estão “trabalhando ativamente para mobilizar países da região” e que o Canadá apoia “soluções lideradas pelos haitianos” para resolver a atual crise.

Crise permanente

O Haiti segue mergulhado numa grave crise social, econômica e de segurança com grupos armados não estatais controlando extensos territórios da capital, Porto Principe. Segundo as Nações Unidas, mais da metade do território da região metropolitana da capital apresenta “restrições de movimento”. Além disso, 47,2% da população está subnutrida, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A FAO aponta para “níveis catastróficos” de fome.

A situação, que nunca foi estabilizada, se agravou após o assassinato do presidente Jovenel Moise, em julho de 2021. Desde então, o primeiro-ministro que assumiu o governo, Ariel Henry, pede ajuda à comunidade internacional para que intervenha no país, medida que tem sido defendida pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Soluções

O brasileiro Ricardo Seitenfus, um dos principais especialistas em Haiti no mundo, atuou como representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) no país caribenho durante a ocupação liderada pelo Brasil, tendo sido afastado do cargo por críticas à operação. Ele é professor aposentado de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Seitenfus opina que sem desenvolvimento social-econômico não há como estabilizar o Haiti. Porém, diante da situação de violência, é necessário, em caráter emergencial, combater as cerca de 150 gangues que atuam no país.

“O objetivo é melhorar minimamente a questão da segurança pública e depois organizar as eleições”, defendeu. O professor destaca que a polícia é mal equipada e não tem recursos, possuindo apenas 10 mil agentes para fazer a segurança de 12 milhões de pessoas, o que representa uma proporção de policial por habitante de cerca de 40% da média mundial.

A solução emergencial de fortalecer a Polícia Nacional Haitiana pode ser contraproducente na visão do pesquisador do Grupo de Estudos em Conflitos Internacionais da PUC de São Paulo, João Fernando Finazzi. Ele fez doutorado em história contemporânea do Haiti e estuda o país há 10 anos.

“Um Estado frágil, com as instituições do judiciário frágeis, essas armas, esses equipamentos, a gente tem a certeza de que eles vão ficar na mão das polícias? De que não vão ser desviados? É quase como enxugar gelo”, avalia. Ainda assim, Finazzi diz acreditar que não há muitas alternativas para além do que está sendo proposto.

O doutor em relações internacionais explica que as chamadas gangues do Haiti são grupos próximos de lideranças do país e funcionam, muitas vezes, como braços armados de atores políticos que usam da violência para interferir no jogo político local.

Por outro lado, a Rede Nacional de Defesa dos Direitos Humanos do Haiti tem denunciado abusos, execuções e casos de corrupção da polícia local, alegando que a instituição estaria corrompida.

Sem eleições

Outro elemento que agrava a crise haitiana, segundo os especialistas ouvidos pela Agência Brasil, é a ausência de eleições. No Conselho de Segurança da ONU, o Brasil tem defendido a realização de pleitos para escolher novos representantes.

“O país está atualmente sem um único funcionário do governo eleito democraticamente. O Brasil teme que esse vácuo de legitimidade, se não for resolvido, desencadeie uma crise ainda mais profunda.”, destacou Ronaldo Costa Filho, embaixador que representa o Brasil no Conselho. Mesmo assim, o Brasil reconhece a falta de condições para realizar o pleito. “O controle das atividades das gangues é necessário para criar condições que permitam a organização de eleições credíveis”, acrescentou.

O professor Ricardo Seitenfus diz acreditar que há um vazio de legalidade, mas não de legitimidade “porque de fato ele foi indicado pelo presidente assassinado. Portanto, ele tem uma certa legitimidade, mas há uma ilegalidade porque ele não foi eleito e não foi designado pelo Parlamento, mas a Comunidade Internacional o reconhece como a liderança porque não há outra”.

João Finazzi destaca que o atual primeiro-ministro Henry não é reconhecido por muitos grupos políticos internos e, por isso, uma eleição poderia conter a violência já que há uma relação direta entre a violência e dinâmica política. Porém, “o cenário de violência impede a realização da eleição”, analisa.

Origens da crise

Questionado sobre as origens da situação haitiana, o pesquisador Finazzi aponta que o problema é de economia política. “Está no fato de uma intromissão, por exemplo dos Estados Unidos na política haitiana, selecionando quem entra no governo, apoiando golpes, pressionando para que não aumentasse o salário mínimo”, opinou. Para ele, a miséria haitiana não é fruto simplesmente da violência ou das decisões dos haitianos. “Claro que uma coisa fortalece a outra, mas a gente tem que olhar para forma como o Haiti se inseriu na economia política internacional”, explicou.

O professor Ricardo Seitenfus opina que a situação do Haiti é resultado de toda uma história de colonização que culminou no primeiro país independente na América Latina e Caribe, independência conquistada em 1804 por meio de uma violenta revolução de escravos. Em sequência, o país acabou invadido pelo exército francês de Napoleão.

“Para conseguir derrotar o exército de Napoleão os escravos colocaram fogo em todas as plantações. O Haiti se transformou numa montanha de cinzas. Ficou muito empobrecido. Teve que pagar o equivalente a U$S 22 Bilhões para França ao longo de mais de um século para ser reconhecido”, explicou. O professor ainda acrescentou que, por pressão do Banco Mundial, houve uma invasão do arroz dos Estados Unidos no Haiti na década de 1970 que causou o colapso da agricultura haitiana que ficou sem proteção, promovendo a urbanização desordenada.

“Os países que têm responsabilidade histórica com a Haiti, a França, o Canadá e os Estados Unidos têm que ajudar o desenvolvimento socioeconômico do Haiti. Eu propus um mini Plano Marshall para o Haiti. Sem isso, o Haiti não vai se estabilizar”, concluiu. O Plano Marshall foi a ajuda financeira dada pelos Estados Unidos para reconstrução da Europa após a 2ª Guerra Mundial.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

EUA reafirmam Doutrina Monroe para garantir proeminência na América Latina

EUA reafirmam Doutrina Monroe para garantir proeminência na América Latina

O governo dos Estados Unidos publicou a Estratégia Nacional de Segurança, que formaliza a retomada da Doutrina Monroe sobre o Hemisfério Ocidental, sendo um claro recado à China sobre sua crescente influência regional.
L
Cheias na Ásia causam mais de 1.600 mortes na Indonésia, Sri Lanka e Tailândia

Cheias na Ásia causam mais de 1.600 mortes na Indonésia, Sri Lanka e Tailândia

O número total de mortes atinge 1.608 pessoas nos três países, com a situação podendo piorar nesta sexta-feira devido à previsão de chuvas fortes e com mais de 1,1 milhão de desalojados.
L
Vaticano vota contra permissão de mulheres como diaconisas

Vaticano vota contra permissão de mulheres como diaconisas

Comissão de alto nível votou contra a ordenação de mulheres para o diaconato, mantendo o clero exclusivamente masculino. Relatório, no entanto, recomendou um estudo teológico e histórico mais aprofundado sobre o tema.
L
Putin diz que Rússia tomará toda região ucraniana de Donbas

Putin diz que Rússia tomará toda região ucraniana de Donbas

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a Rússia assumirá o controle total da região de Donbas, na Ucrânia, pela força ou pela retirada das tropas ucranianas, uma exigência que Kiev rejeitou categoricamente.
L
Republicano Matt Van Epps vence eleição para Câmara dos EUA no Tennessee

Republicano Matt Van Epps vence eleição para Câmara dos EUA no Tennessee

Vitória do candidato Matt Van Epps reforça a estreita maioria do Partido Republicano na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, antes das eleições de meio de mandato.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazonia Gente e Justiça: Lúcio de Almeida Morais

Durante a entrevista, ele vai destacar estratégias de desenvolvimento, a necessidade de profissionalização contínua e o papel do turismo como motor de crescimento sustentável.
L

Povoado Nerd: Pamela Vercesi Fala Sobre Cura Energética e Espiritual

Ao longo de sua jornada, ela já guiou centenas de mulheres e homens na liberação de traumas profundos, padrões ancestrais e bloqueios ligados ao merecimento.
L
Brasil cai no Grupo C da Copa de 2026 ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti

Brasil cai no Grupo C da Copa de 2026 ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo foi realizado nesta sexta-feira, em Washington, e a Seleção Brasileira terá adversários da África, Europa e Concacaf em sua chave na primeira fase do torneio.
L
62% da exploração madeireira no Amazonas é ilegal, aponta Imazon

62% da exploração madeireira no Amazonas é ilegal, aponta Imazon

O estudo do instituto de pesquisa mapeou que 42 mil dos 68 mil hectares de exploração madeireira no Amazonas não tinham autorização ambiental, um aumento de 9% na área ilegal em comparação com o levantamento anterior.
L
STF condena por unanimidade cinco PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

STF condena por unanimidade cinco PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, por omissão dolosa na contenção dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, mas as penas não serão executadas de forma imediata.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Sessão é marcada por silêncio do depoente, rejeição de convocações e debate acirrado entre base governista e oposição.
L
Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Atendendo ao pedido do vereador Dr. Gilber, a Seinfra de Porto Velho executa obras na Linha C-10, crucial para o escoamento da produção da agricultura familiar na zona rural.
L
Vereadora gaúcha cobra providências contra violência política de gênero na Câmara

Vereadora gaúcha cobra providências contra violência política de gênero na Câmara

A vereadora Helen Cabral, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, denunciou ter sofrido violência política de gênero após ser atacada verbalmente por outro parlamentar durante sessão plenária e exige a responsabilização do agressor.
L
DPU publica nota técnica sobre consulta prévia a povos indígenas isolados

DPU publica nota técnica sobre consulta prévia a povos indígenas isolados

A Defensoria Pública da União concluiu que a consulta livre, prévia e informada não se aplica a povos isolados, alegando que o isolamento por si só já representa uma negativa a qualquer intervenção ou empreendimento.
L
Desenvolvimento sustentável é reforçado por Lula na 6ª Plenária do Conselhão

Desenvolvimento sustentável é reforçado por Lula na 6ª Plenária do Conselhão

Desenvolvimento sustentável guia o discurso de Lula e a apresentação de propostas estratégicas até 2035.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF e PRF prendem homem por porte ilegal de munições de uso restrito em Rondônia

PF e PRF prendem homem por porte ilegal de munições de uso restrito em Rondônia

Ação ocorreu no âmbito da Operação Madeira-Mamoré, na BR-364.
10
Operação Madeira Mamoré apreende 2 kg de skunk abandonados por suspeitos em Guajará-Mirim

Operação Madeira Mamoré apreende 2 kg de skunk abandonados por suspeitos em Guajará-Mirim

Droga foi encontrada durante ação integrada de combate ao tráfico na fronteira.
12
PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no estado, investigando um esquema estruturado que promovia a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, com possíveis delitos conexos como lavagem de capitais.
10
Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos prendeu Erivaldo F., 49, na madrugada desta sexta-feira, após flagrá-lo com grande quantidade de cocaína e crack em Jaci-Paraná, Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vacinação contra a gripe tem Dia D em Porto Velho, mas adesão do público prioritário permanece baixa

Vacinação contra a gripe tem Dia D em Porto Velho, mas adesão do público prioritário permanece baixa

A vacinação contra a gripe volta ao foco neste sábado em Porto Velho, quando a Semusa realiza o Dia D para tentar ampliar a cobertura e incentivar a participação do público prioritário.
L
Ações preventivas do Comitê de Enfrentamento às Crises Hídricas garantem abastecimento em Porto Velho

Ações preventivas do Comitê de Enfrentamento às Crises Hídricas garantem abastecimento em Porto Velho

Ações reforçam o monitoramento e ampliam a segurança do abastecimento de água na capital
L
Prefeitura de Jaru conquista Selo Diamante de Transparência Pública pelo segundo ano seguido

Prefeitura de Jaru conquista Selo Diamante de Transparência Pública pelo segundo ano seguido

Município está entre os 998 do país a alcançar a pontuação máxima do maior programa de transparência do mundo.
L
Prefeitura de Jaru recebe novo ônibus para transporte de pacientes que fazem tratamento em Porto Velho

Prefeitura de Jaru recebe novo ônibus para transporte de pacientes que fazem tratamento em Porto Velho

Veículo de dois andares, com 60 poltronas semi-leito e infraestrutura completa, garante mais conforto e dignidade aos jaruenses.
L

Edital de Convocação AGE: COOPERATIVA DE GERAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DE RONDÔNIA – CGERR

DATA: 30 de dezembro de 2025, na Rua Joaquim Nabuco, nº 2611, sala 05, Bairro Centro, CEP: 76.801-105, em Porto Velho
L
Spyware que imita WhatsApp evolui e agora consegue até controlar celulares

Spyware que imita WhatsApp evolui e agora consegue até controlar celulares

ClayRat se aprimora, fica mais difícil de detectar e amplia riscos de roubo de dados e invasão total de dispositivos Android.
L
BC Protege+ bloqueia quase 7 mil tentativas de abertura de conta falsa em 5 dias

BC Protege+ bloqueia quase 7 mil tentativas de abertura de conta falsa em 5 dias

O serviço gratuito do Banco Central, o BC Protege+, impediu 6.879 aberturas fraudulentas na primeira semana de operação; mais de 238 mil cidadãos e empresas já ativaram a proteção.
L
Mais de 60% dos beneficiários do Bolsa Família deixaram o programa em dez anos

Mais de 60% dos beneficiários do Bolsa Família deixaram o programa em dez anos

Estudo da FGV, em parceria com o MDS, mostra que 60,7% das pessoas que recebiam o Bolsa Família em 2014 deixaram o programa assistencial até 2024; jovens de 15 a 17 anos apresentaram a maior taxa de saída.
L

Edital de Convocação AGE: COOPERATIVA DE GERAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DE RONDÔNIA – CGERR

DATA: 30 de dezembro de 2025, na Rua Joaquim Nabuco, nº 2611, sala 05, Bairro Centro, CEP: 76.801-105, em Porto Velho
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.