QUINTA-FEIRA, 27/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Brasil estuda formas de auxiliar o Haiti no combate à violência

Há seis anos a missão Brasileira deixou o país caribenho.

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil estuda formas de auxiliar o Haiti no combate à violência
REUTERS/Valerie Baeriswyl/Direitos Reservados
Em agosto de 2017, militares brasileiros deixaram o Haiti após 13 anos liderando a Missão de Estabilização no Haiti (Minustah) das Nações Unidas. Agora, quase seis anos depois, o Brasil estuda novas formas de auxiliar o governo do Haiti no combate à violência que assola o país caribenho.  

Após reunião com a chanceler do Canadá, Mélanie Joly, durante a semana, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, informou que foram discutidas “modalidades de fortalecimento da Polícia Nacional Haitiana para enfrentar os graves problemas de segurança pública que afetam a vida naquele país”. Foram diálogos exploratórios que podem resultar em medidas de apoio a segurança pública haitiana. Segundo Viera, o “Haiti atravessa uma grave crise multidimensional que requer muita atenção por parte da comunidade internacional”.

Com a guerra na Ucrânia, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que teria legitimidade de decidir sobre intervenções em países soberanos, está paralisado. Com isso, alguns países, em especial o Canadá, têm liderado esforços para tentar combater a violência no Haiti. O Canadá tem aplicado sanções econômicas contra indivíduos que julga ter ligações com os grupos armados e anunciou a doação de US$ 100 milhões para o setor de segurança do país antilhano.

Em nota, a embaixada do Canadá no Brasil informou que a reunião com o governo brasileiro serviu para discutir “sobre como cooperar para apoiar os esforços regionais no restabelecimento da segurança e fortalecimento das instituições no Haiti”. A embaixada acrescentou que estão “trabalhando ativamente para mobilizar países da região” e que o Canadá apoia “soluções lideradas pelos haitianos” para resolver a atual crise.

Crise permanente

O Haiti segue mergulhado numa grave crise social, econômica e de segurança com grupos armados não estatais controlando extensos territórios da capital, Porto Principe. Segundo as Nações Unidas, mais da metade do território da região metropolitana da capital apresenta “restrições de movimento”. Além disso, 47,2% da população está subnutrida, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A FAO aponta para “níveis catastróficos” de fome.

A situação, que nunca foi estabilizada, se agravou após o assassinato do presidente Jovenel Moise, em julho de 2021. Desde então, o primeiro-ministro que assumiu o governo, Ariel Henry, pede ajuda à comunidade internacional para que intervenha no país, medida que tem sido defendida pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Soluções

O brasileiro Ricardo Seitenfus, um dos principais especialistas em Haiti no mundo, atuou como representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) no país caribenho durante a ocupação liderada pelo Brasil, tendo sido afastado do cargo por críticas à operação. Ele é professor aposentado de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Seitenfus opina que sem desenvolvimento social-econômico não há como estabilizar o Haiti. Porém, diante da situação de violência, é necessário, em caráter emergencial, combater as cerca de 150 gangues que atuam no país.

“O objetivo é melhorar minimamente a questão da segurança pública e depois organizar as eleições”, defendeu. O professor destaca que a polícia é mal equipada e não tem recursos, possuindo apenas 10 mil agentes para fazer a segurança de 12 milhões de pessoas, o que representa uma proporção de policial por habitante de cerca de 40% da média mundial.

A solução emergencial de fortalecer a Polícia Nacional Haitiana pode ser contraproducente na visão do pesquisador do Grupo de Estudos em Conflitos Internacionais da PUC de São Paulo, João Fernando Finazzi. Ele fez doutorado em história contemporânea do Haiti e estuda o país há 10 anos.

“Um Estado frágil, com as instituições do judiciário frágeis, essas armas, esses equipamentos, a gente tem a certeza de que eles vão ficar na mão das polícias? De que não vão ser desviados? É quase como enxugar gelo”, avalia. Ainda assim, Finazzi diz acreditar que não há muitas alternativas para além do que está sendo proposto.

O doutor em relações internacionais explica que as chamadas gangues do Haiti são grupos próximos de lideranças do país e funcionam, muitas vezes, como braços armados de atores políticos que usam da violência para interferir no jogo político local.

Por outro lado, a Rede Nacional de Defesa dos Direitos Humanos do Haiti tem denunciado abusos, execuções e casos de corrupção da polícia local, alegando que a instituição estaria corrompida.

Sem eleições

Outro elemento que agrava a crise haitiana, segundo os especialistas ouvidos pela Agência Brasil, é a ausência de eleições. No Conselho de Segurança da ONU, o Brasil tem defendido a realização de pleitos para escolher novos representantes.

“O país está atualmente sem um único funcionário do governo eleito democraticamente. O Brasil teme que esse vácuo de legitimidade, se não for resolvido, desencadeie uma crise ainda mais profunda.”, destacou Ronaldo Costa Filho, embaixador que representa o Brasil no Conselho. Mesmo assim, o Brasil reconhece a falta de condições para realizar o pleito. “O controle das atividades das gangues é necessário para criar condições que permitam a organização de eleições credíveis”, acrescentou.

O professor Ricardo Seitenfus diz acreditar que há um vazio de legalidade, mas não de legitimidade “porque de fato ele foi indicado pelo presidente assassinado. Portanto, ele tem uma certa legitimidade, mas há uma ilegalidade porque ele não foi eleito e não foi designado pelo Parlamento, mas a Comunidade Internacional o reconhece como a liderança porque não há outra”.

João Finazzi destaca que o atual primeiro-ministro Henry não é reconhecido por muitos grupos políticos internos e, por isso, uma eleição poderia conter a violência já que há uma relação direta entre a violência e dinâmica política. Porém, “o cenário de violência impede a realização da eleição”, analisa.

Origens da crise

Questionado sobre as origens da situação haitiana, o pesquisador Finazzi aponta que o problema é de economia política. “Está no fato de uma intromissão, por exemplo dos Estados Unidos na política haitiana, selecionando quem entra no governo, apoiando golpes, pressionando para que não aumentasse o salário mínimo”, opinou. Para ele, a miséria haitiana não é fruto simplesmente da violência ou das decisões dos haitianos. “Claro que uma coisa fortalece a outra, mas a gente tem que olhar para forma como o Haiti se inseriu na economia política internacional”, explicou.

O professor Ricardo Seitenfus opina que a situação do Haiti é resultado de toda uma história de colonização que culminou no primeiro país independente na América Latina e Caribe, independência conquistada em 1804 por meio de uma violenta revolução de escravos. Em sequência, o país acabou invadido pelo exército francês de Napoleão.

“Para conseguir derrotar o exército de Napoleão os escravos colocaram fogo em todas as plantações. O Haiti se transformou numa montanha de cinzas. Ficou muito empobrecido. Teve que pagar o equivalente a U$S 22 Bilhões para França ao longo de mais de um século para ser reconhecido”, explicou. O professor ainda acrescentou que, por pressão do Banco Mundial, houve uma invasão do arroz dos Estados Unidos no Haiti na década de 1970 que causou o colapso da agricultura haitiana que ficou sem proteção, promovendo a urbanização desordenada.

“Os países que têm responsabilidade histórica com a Haiti, a França, o Canadá e os Estados Unidos têm que ajudar o desenvolvimento socioeconômico do Haiti. Eu propus um mini Plano Marshall para o Haiti. Sem isso, o Haiti não vai se estabilizar”, concluiu. O Plano Marshall foi a ajuda financeira dada pelos Estados Unidos para reconstrução da Europa após a 2ª Guerra Mundial.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Militares da Guarda Nacional baleados perto da Casa Branca estão em estado crítico

Militares da Guarda Nacional baleados perto da Casa Branca estão em estado crítico

Os dois soldados feridos em um tiroteio nas proximidades da Casa Branca, em Washington, permanecem em estado crítico em hospitais. O suspeito dos disparos também está gravemente ferido, e o presidente Donald Trump ordenou o envio de mais 500 soldados à capital americana.
L
Incêndio em Hong Kong deixa 55 mortos e centenas de desaparecidos

Incêndio em Hong Kong deixa 55 mortos e centenas de desaparecidos

Tragédia no complexo de apartamentos Wang Fuk Court é o incêndio mais letal em 77 anos, com a polícia investigando a negligência de uma empresa de construção no uso de materiais inseguros.
L
Incêndio em torres residenciais de Hong Kong deixa 36 mortos e centenas de desaparecidos

Incêndio em torres residenciais de Hong Kong deixa 36 mortos e centenas de desaparecidos

O incêndio mais letal em três décadas em Hong Kong devastou torres residenciais no distrito de Tai Po nesta quarta-feira (26). As chamas, possivelmente alimentadas por andaimes de bambu inflamáveis, resultaram em ao menos 36 mortes, incluindo um bombeiro, e 279 desaparecidos.
L
Maioria dos latinos nos EUA avalia que sua situação piorou sob o governo Donald Trump

Maioria dos latinos nos EUA avalia que sua situação piorou sob o governo Donald Trump

Pesquisa do Pew Research Center indica que 68% dos latinos acreditam que sua situação se deteriorou no último ano, sendo que 80% veem as políticas da administração Trump como mais prejudiciais. O descontentamento pode ser crucial nas eleições de meio de mandato de 2026.
L
Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Veículos internacionais, como The Guardian, Le Mond e The Washington Post, noticiam a prisão preventiva do ex-presidente. Os jornais destacam a decisão de Alexandre de Moraes e o risco de fuga após a violação da tornozeleira eletrônica.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Miss Rondônia 35+ representa o estado no Miss Brasil 2025

Natural de Pimenta Bueno, a empresária Vanilda Lamarche se prepara para disputar o Miss Brasil 35+ 2025 em São Paulo, levando a força da mulher do Norte ao cenário nacional.
L
Horóscopo de quarta-feira, 26/11/2025: previsões baseadas em estudos e tendências astrológicas

Horóscopo de Quinta-Feira, 27/11/2025: No campo afetivo, gestos simples terão grande impacto

O horóscopo de 27 de novembro de 2025 traz previsões detalhadas sobre amor, trabalho, energia e desafios que influenciam cada signo ao longo do dia.
L
STF mantém prisões de Bolsonaro e mais cinco condenados após audiência de custódia

STF mantém prisões de Bolsonaro e mais cinco condenados após audiência de custódia

O ex-presidente Jair Bolsonaro e cinco outros réus do Núcleo 1 da trama golpista tiveram suas prisões mantidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após passarem por audiência de custódia por videoconferência nesta quarta-feira (26), um dia após o ministro Alexandre de Moraes determinar a execução imediata das penas.
L
Câmara aprova aumento da prisão temporária para 15 dias e muda regras de tornozeleira

Câmara aprova aumento da prisão temporária para 15 dias e muda regras de tornozeleira

O Projeto de Lei (PL) 4333/25, aprovado pela Câmara dos Deputados, estende o prazo da prisão temporária de 5 para 15 dias e estabelece que a violação de regras da tornozeleira eletrônica leve o infrator ao Judiciário, com prazo para a decisão sobre regressão de regime.
L
Governo defende vetos ao licenciamento ambiental e alerta sobre riscos climáticos

Governo defende vetos ao licenciamento ambiental e alerta sobre riscos climáticos

O Planalto divulgou nota oficial antes da votação no Congresso Nacional para defender a manutenção dos vetos à Lei nº 15.190/2025, citando desastres como Mariana e Brumadinho e o compromisso do Brasil na COP30 como razões para evitar o enfraquecimento das normas de proteção ambiental.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L
Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Estado registra 3.011 oportunidades ativas no Sine-RO, com destaque para setor industrial.
L
CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eyder Brasil garante R$ 5 milhões para o PAV da PM

Eyder Brasil garante R$ 5 milhões para o PAV da PM

Recurso assegura continuidade do programa e operações da corporação em 2025.
L
Cristiane Lopes entrega veículo e equipamentos à Assistência Social

Cristiane Lopes entrega veículo e equipamentos à Assistência Social

Ação fortalece serviços e amplia estrutura de atendimento no município.
L
Alero autoriza R$ 160 milhões para a Saúde de RO

Alero autoriza R$ 160 milhões para a Saúde de RO

Recursos aprovados garantem medicamentos, cirurgias e manutenção de serviços essenciais.
L
STF cancela definitivamente a tese jurídica da Revisão da Vida Toda

STF cancela definitivamente a tese jurídica da Revisão da Vida Toda

Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu cancelar a tese que permitia o recálculo de aposentadorias do INSS usando todas as contribuições da vida do segurado, reforçando o entendimento de que a regra de transição é obrigatória.
L
Senado aprova PL que criminaliza barricadas usadas para cometer crimes

Senado aprova PL que criminaliza barricadas usadas para cometer crimes

Projeto de Lei (PL) 3191/24 visa punir o bloqueio de ruas com obstáculos para dificultar a atuação das forças de segurança, estabelecendo pena de três a cinco anos de prisão; texto retorna para análise da Câmara dos Deputados.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Casal fica ferido em colisão entre carro e moto no Areal Centro, em Porto Velho

Casal fica ferido em colisão entre carro e moto no Areal Centro, em Porto Velho

Um acidente na Avenida Alexandre Guimarães, em Porto Velho, deixou quatro pessoas feridas após uma motocicleta supostamente avançar o sinal vermelho e colidir com um carro que iniciava a travessia. As vítimas foram socorridas e levadas à UPA da Zona Sul.
10
Fazendeiro e influenciador João Martins é resgatado após ser baleado em ataque

Fazendeiro e influenciador João Martins é resgatado após ser baleado em ataque

O influenciador do Agro e fazendeiro João Martins foi encontrado nesta quinta-feira (27) na mata da Fazenda Norbrasil, em Porto Velho, após ser baleado no pé durante um ataque criminoso que resultou na queima de sua caminhonete blindada. A Polícia investiga a possível autoria de integrantes da LCP.
16
Bandidos invadem distribuidora, arrombam casa e roubam R$ 150 mil e pistola 9mm

Bandidos invadem distribuidora, arrombam casa e roubam R$ 150 mil e pistola 9mm

Dois assaltantes em uma motocicleta renderam um funcionário em Ji-Paraná, forçaram a entrada na residência do proprietário da distribuidora e fugiram levando uma grande quantia em dinheiro, uma arma de fogo e um relógio.
12
Mulher é presa em flagrante por tráfico de drogas em Parecis

Mulher é presa em flagrante por tráfico de drogas em Parecis

A Polícia Militar do 10º Batalhão prendeu uma mulher de 28 anos, após encontrar porções de crack e maconha escondidas em sua residência, além de dinheiro em notas de pequeno valor e celulares. O imóvel possuía câmeras de monitoramento voltadas para a rua.
14
Foragido com tornozeleira rompida é preso com 29 kg de maconha em Guajará-Mirim

Foragido com tornozeleira rompida é preso com 29 kg de maconha em Guajará-Mirim

A captura ocorreu durante a Operação Madeira-Mamoré, que identificou e desmantelou uma residência no bairro Santa Luzia usada como ponto de tráfico de drogas, resultando na apreensão de 28 tabletes de maconha.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGE: ASSOCIAÇÃO REVIVER

Rua Jacy Paraná, 1391 – bairro Areal – Porto Velho/RO
L

Recebimento da Licença Ambiental: RAULINO DE MATTOS

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00158.003/2025-SUL
L

Requerimento de Renovação da Outorga e Licença Ambiental: FUNDIÇÃO D’AGOSTIN LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICO – LICENÇA DE OPERAÇÃO
L
Concurso da ALE-RO oferece 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso da ALE-RO oferece 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro e abrangem cargos de níveis médio e superior.
L
Black Friday movimenta comércio com descontos e horário especial no Porto Velho Shopping

Black Friday movimenta comércio com descontos e horário especial no Porto Velho Shopping

Campanha reúne ofertas de até 80% e funcionamento ampliado durante três dias.
L
Médico rondoniense integra força-tarefa em cidade devastada por tornado no Paraná

Médico rondoniense integra força-tarefa em cidade devastada por tornado no Paraná

Dr. Júnior Beloti atua no atendimento emergencial em Rio Bonito do Iguaçu após destruição que atingiu 90% do município.
L
Conab entrega a cesta de alimentos de número 1 milhão em Canoas

Conab entrega a cesta de alimentos de número 1 milhão em Canoas

Ação marca reforço no combate à fome e inclui anúncio de novos recursos para o PAA.
L
Curta em Libras revisita lenda urbana de Porto Velho

Curta em Libras revisita lenda urbana de Porto Velho

Projeto Entre Sinais e Mistérios apresenta releitura do Diabo do Papo de Esquina.
L
Homem usa banheiro feminino duas vezes e questiona PM: “Sabe com quem está falando?”

Homem usa banheiro feminino duas vezes e questiona PM: “Sabe com quem está falando?”

Um sargento da Polícia Militar acionou a corporação em Vilhena após ser confrontado por um homem de 40 anos que entrou repetidamente no banheiro feminino de um bar. O acusado adotou tom de intimidação, mas negou a intenção de gerar tumulto, alegando ter entrado por engano.
10
Homem que apanhou em praça revela que agressora é a própria esposa

Homem que apanhou em praça revela que agressora é a própria esposa

Um operador de guincho de 30 anos, agredido em público na Praça dos Pioneiros, em Cerejeiras, revelou que a mulher que o estapeou é sua esposa. A briga teria começado após ela ter sido atingida por um soco destinado a ele durante um tumulto com outros homens.
16
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.