QUARTA-FEIRA, 26/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Brasil estuda formas de auxiliar o Haiti no combate à violência

Há seis anos a missão Brasileira deixou o país caribenho.

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil estuda formas de auxiliar o Haiti no combate à violência
REUTERS/Valerie Baeriswyl/Direitos Reservados
Em agosto de 2017, militares brasileiros deixaram o Haiti após 13 anos liderando a Missão de Estabilização no Haiti (Minustah) das Nações Unidas. Agora, quase seis anos depois, o Brasil estuda novas formas de auxiliar o governo do Haiti no combate à violência que assola o país caribenho.  

Após reunião com a chanceler do Canadá, Mélanie Joly, durante a semana, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, informou que foram discutidas “modalidades de fortalecimento da Polícia Nacional Haitiana para enfrentar os graves problemas de segurança pública que afetam a vida naquele país”. Foram diálogos exploratórios que podem resultar em medidas de apoio a segurança pública haitiana. Segundo Viera, o “Haiti atravessa uma grave crise multidimensional que requer muita atenção por parte da comunidade internacional”.

Com a guerra na Ucrânia, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que teria legitimidade de decidir sobre intervenções em países soberanos, está paralisado. Com isso, alguns países, em especial o Canadá, têm liderado esforços para tentar combater a violência no Haiti. O Canadá tem aplicado sanções econômicas contra indivíduos que julga ter ligações com os grupos armados e anunciou a doação de US$ 100 milhões para o setor de segurança do país antilhano.

Em nota, a embaixada do Canadá no Brasil informou que a reunião com o governo brasileiro serviu para discutir “sobre como cooperar para apoiar os esforços regionais no restabelecimento da segurança e fortalecimento das instituições no Haiti”. A embaixada acrescentou que estão “trabalhando ativamente para mobilizar países da região” e que o Canadá apoia “soluções lideradas pelos haitianos” para resolver a atual crise.

Crise permanente

O Haiti segue mergulhado numa grave crise social, econômica e de segurança com grupos armados não estatais controlando extensos territórios da capital, Porto Principe. Segundo as Nações Unidas, mais da metade do território da região metropolitana da capital apresenta “restrições de movimento”. Além disso, 47,2% da população está subnutrida, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A FAO aponta para “níveis catastróficos” de fome.

A situação, que nunca foi estabilizada, se agravou após o assassinato do presidente Jovenel Moise, em julho de 2021. Desde então, o primeiro-ministro que assumiu o governo, Ariel Henry, pede ajuda à comunidade internacional para que intervenha no país, medida que tem sido defendida pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Soluções

O brasileiro Ricardo Seitenfus, um dos principais especialistas em Haiti no mundo, atuou como representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) no país caribenho durante a ocupação liderada pelo Brasil, tendo sido afastado do cargo por críticas à operação. Ele é professor aposentado de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Seitenfus opina que sem desenvolvimento social-econômico não há como estabilizar o Haiti. Porém, diante da situação de violência, é necessário, em caráter emergencial, combater as cerca de 150 gangues que atuam no país.

“O objetivo é melhorar minimamente a questão da segurança pública e depois organizar as eleições”, defendeu. O professor destaca que a polícia é mal equipada e não tem recursos, possuindo apenas 10 mil agentes para fazer a segurança de 12 milhões de pessoas, o que representa uma proporção de policial por habitante de cerca de 40% da média mundial.

A solução emergencial de fortalecer a Polícia Nacional Haitiana pode ser contraproducente na visão do pesquisador do Grupo de Estudos em Conflitos Internacionais da PUC de São Paulo, João Fernando Finazzi. Ele fez doutorado em história contemporânea do Haiti e estuda o país há 10 anos.

“Um Estado frágil, com as instituições do judiciário frágeis, essas armas, esses equipamentos, a gente tem a certeza de que eles vão ficar na mão das polícias? De que não vão ser desviados? É quase como enxugar gelo”, avalia. Ainda assim, Finazzi diz acreditar que não há muitas alternativas para além do que está sendo proposto.

O doutor em relações internacionais explica que as chamadas gangues do Haiti são grupos próximos de lideranças do país e funcionam, muitas vezes, como braços armados de atores políticos que usam da violência para interferir no jogo político local.

Por outro lado, a Rede Nacional de Defesa dos Direitos Humanos do Haiti tem denunciado abusos, execuções e casos de corrupção da polícia local, alegando que a instituição estaria corrompida.

Sem eleições

Outro elemento que agrava a crise haitiana, segundo os especialistas ouvidos pela Agência Brasil, é a ausência de eleições. No Conselho de Segurança da ONU, o Brasil tem defendido a realização de pleitos para escolher novos representantes.

“O país está atualmente sem um único funcionário do governo eleito democraticamente. O Brasil teme que esse vácuo de legitimidade, se não for resolvido, desencadeie uma crise ainda mais profunda.”, destacou Ronaldo Costa Filho, embaixador que representa o Brasil no Conselho. Mesmo assim, o Brasil reconhece a falta de condições para realizar o pleito. “O controle das atividades das gangues é necessário para criar condições que permitam a organização de eleições credíveis”, acrescentou.

O professor Ricardo Seitenfus diz acreditar que há um vazio de legalidade, mas não de legitimidade “porque de fato ele foi indicado pelo presidente assassinado. Portanto, ele tem uma certa legitimidade, mas há uma ilegalidade porque ele não foi eleito e não foi designado pelo Parlamento, mas a Comunidade Internacional o reconhece como a liderança porque não há outra”.

João Finazzi destaca que o atual primeiro-ministro Henry não é reconhecido por muitos grupos políticos internos e, por isso, uma eleição poderia conter a violência já que há uma relação direta entre a violência e dinâmica política. Porém, “o cenário de violência impede a realização da eleição”, analisa.

Origens da crise

Questionado sobre as origens da situação haitiana, o pesquisador Finazzi aponta que o problema é de economia política. “Está no fato de uma intromissão, por exemplo dos Estados Unidos na política haitiana, selecionando quem entra no governo, apoiando golpes, pressionando para que não aumentasse o salário mínimo”, opinou. Para ele, a miséria haitiana não é fruto simplesmente da violência ou das decisões dos haitianos. “Claro que uma coisa fortalece a outra, mas a gente tem que olhar para forma como o Haiti se inseriu na economia política internacional”, explicou.

O professor Ricardo Seitenfus opina que a situação do Haiti é resultado de toda uma história de colonização que culminou no primeiro país independente na América Latina e Caribe, independência conquistada em 1804 por meio de uma violenta revolução de escravos. Em sequência, o país acabou invadido pelo exército francês de Napoleão.

“Para conseguir derrotar o exército de Napoleão os escravos colocaram fogo em todas as plantações. O Haiti se transformou numa montanha de cinzas. Ficou muito empobrecido. Teve que pagar o equivalente a U$S 22 Bilhões para França ao longo de mais de um século para ser reconhecido”, explicou. O professor ainda acrescentou que, por pressão do Banco Mundial, houve uma invasão do arroz dos Estados Unidos no Haiti na década de 1970 que causou o colapso da agricultura haitiana que ficou sem proteção, promovendo a urbanização desordenada.

“Os países que têm responsabilidade histórica com a Haiti, a França, o Canadá e os Estados Unidos têm que ajudar o desenvolvimento socioeconômico do Haiti. Eu propus um mini Plano Marshall para o Haiti. Sem isso, o Haiti não vai se estabilizar”, concluiu. O Plano Marshall foi a ajuda financeira dada pelos Estados Unidos para reconstrução da Europa após a 2ª Guerra Mundial.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Incêndio em torres residenciais de Hong Kong deixa 36 mortos e centenas de desaparecidos

Incêndio em torres residenciais de Hong Kong deixa 36 mortos e centenas de desaparecidos

O incêndio mais letal em três décadas em Hong Kong devastou torres residenciais no distrito de Tai Po nesta quarta-feira (26). As chamas, possivelmente alimentadas por andaimes de bambu inflamáveis, resultaram em ao menos 36 mortes, incluindo um bombeiro, e 279 desaparecidos.
L
Maioria dos latinos nos EUA avalia que sua situação piorou sob o governo Donald Trump

Maioria dos latinos nos EUA avalia que sua situação piorou sob o governo Donald Trump

Pesquisa do Pew Research Center indica que 68% dos latinos acreditam que sua situação se deteriorou no último ano, sendo que 80% veem as políticas da administração Trump como mais prejudiciais. O descontentamento pode ser crucial nas eleições de meio de mandato de 2026.
L
Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Veículos internacionais, como The Guardian, Le Mond e The Washington Post, noticiam a prisão preventiva do ex-presidente. Os jornais destacam a decisão de Alexandre de Moraes e o risco de fuga após a violação da tornozeleira eletrônica.
L
Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Rustem Umerov, principal autoridade de segurança ucraniana, desmentiu as alegações de autoridades dos EUA de que ele teria concordado com o esboço de um plano de paz que exige a rendição de mais território, redução das Forças Armadas e o abandono da adesão à Otan.
L
Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o esboço de um acordo que incluiria concessões territoriais e restrições militares, e espera discutir a iniciativa com Donald Trump nos próximos dias.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Humorista de Rondônia é condenado a pagar R$ 18 mil por danos morais após pegadinha

Humorista de Rondônia é condenado a pagar R$ 18 mil por danos morais após pegadinha

O humorista Geandeson Mosini foi condenado a pagar R$ 18 mil a título de indenização por danos morais em uma ação movida pela mãe de uma criança que foi alvo de uma de suas pegadinhas gravadas em abril de 2024. A decisão foi proferida nesta quarta-feira (26).
L
CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L

Agenda News: Grego Original agita Porto Velho com música e celebrações

De happy hour a réveillon, o pub oferece uma programação intensa com rock, gastronomia e diversão até o fim do ano.
L
STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em processo

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em processo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento virtual nesta quarta-feira (26) e aceitou a denúncia da PGR, tornando o deputado federal Eduardo Bolsonaro réu pelo crime de coação no curso do processo.
L

In Foco Podcast: entrevista com Márcio Barreto

Prepare-se para um bate-papo esclarecedor sobre inovação, expansão e fortalecimento do turismo em Rondônia e Amazonas.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Estado registra 3.011 oportunidades ativas no Sine-RO, com destaque para setor industrial.
L
CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dr. Gilber e Secretário Antônio Prata alinham aplicação de emendas para esporte e inclusão em Porto Velho 2026

Dr. Gilber e Secretário Antônio Prata alinham aplicação de emendas para esporte e inclusão em Porto Velho 2026

O vereador Dr. Gilber (PL) e o secretário municipal da Semesc, Antônio Prata, reuniram-se para definir as prioridades na aplicação de emendas parlamentares em 2026, com foco em esporte amador, infraestrutura de centros comunitários, aquisição de equipamentos e apoio à agricultura familiar em Porto Velho.
L
Bagattoli conclui os trabalhos da CRATerras que apurou os embargos gerais do Ibama

Bagattoli conclui os trabalhos da CRATerras que apurou os embargos gerais do Ibama

Relatório final concluiu que houve violações de direitos contra produtores e recomenda votação rápida de projeto de lei do senador Bagattoli.
L
Bombeiros Militares são incluídos na Atividade Delegada em Porto Velho após articulação de Dr. Santana

Bombeiros Militares são incluídos na Atividade Delegada em Porto Velho após articulação de Dr. Santana

O Executivo Municipal encaminhou à Câmara um novo projeto que garante a participação dos Bombeiros Militares na Atividade Delegada, corrigindo uma ausência do texto original após articulação institucional e diálogo promovido pelo vereador Dr. Santana (PRD).
L
Lula: Prisão de Bolsonaro e militares por golpe é "lição de democracia"

Lula: Prisão de Bolsonaro e militares por golpe é “lição de democracia”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (26) que o Brasil demonstrou maturidade democrática com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos militares condenados pela tentativa de golpe de Estado.
L
Moraes cobra explicações sobre uso de celular por Nikolas em visita a Bolsonaro

Moraes cobra explicações sobre uso de celular por Nikolas em visita a Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu 24 horas para que a defesa de Jair Bolsonaro se manifeste sobre o uso de celular pelo deputado Nikolas Ferreira durante uma visita, o que contraria uma proibição judicial.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre queda em buraco de obra deixado na frente do Detran

Motociclista sofre queda em buraco de obra deixado na frente do Detran

Com o impacto, ela foi arremessada ao solo.
12

Homem foge após espancar esposa e quebrar seu braço na zona leste

Agressor fugiu antes da chegada da Polícia Militar, enquanto a vítima, com ferimentos graves no braço, foi socorrida para a UPA da zona Leste.
10
Homem espancado por bando morre em Hospital na capital

Homem espancado por bando morre em Hospital na capital

O homem espancado por um grupo de quatro suspeitos morreu na Policlínica Ana Adelaide, após sofrer agressões no cruzamento da Avenida Carlos Gomes com Buenos Aires.
18
Polícia prende suspeito e recupera bens de servidora feita refém em assalto

Polícia prende suspeito e recupera bens de servidora feita refém em assalto

Um jovem foragido da Justiça foi preso pela Polícia Militar no condomínio Orgulho do Madeira, em Porto Velho, após ser flagrado com materiais roubados de uma servidora pública e seu filho, vítimas de um violento assalto e sequestro-relâmpago ocorrido na madrugada desta quarta-feira (26).
14
Moto de vigilante é recuperada após roubo em bairro de Porto Velho

Moto de vigilante é recuperada após roubo em bairro de Porto Velho

O vigilante foi rendido por dois homens armados na Zona Leste de Porto Velho; a moto roubada foi localizada pelo 1º BPM na manhã seguinte.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGO: CENTRAL DAS ASSOCIAÇÕES DOS PRODUTORES RURAIS DO DISTRITO DE UNIÃO BANDEIRANTES

Estrada Rural do Travessão 8 – KM 24, s/n – Distrito de União Bandeirantes – Porto Velho/RO
L
STF marca para 5 de dezembro julgamento sobre o marco temporal das terras indígenas

STF marca para 5 de dezembro julgamento sobre o marco temporal das terras indígenas

O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para o dia 5 de dezembro o início do julgamento virtual das ações que rediscutem o marco temporal para demarcação de terras indígenas. Os ministros devem se manifestar sobre a constitucionalidade do texto aprovado pelo Congresso Nacional, que validou a tese.
L
SUS inicia em dezembro vacinação de gestantes contra bronquiolite em bebês

SUS inicia em dezembro vacinação de gestantes contra bronquiolite em bebês

O Ministério da Saúde anunciou que o SUS oferecerá, a partir de dezembro, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para mulheres a partir da 28ª semana de gestação.
L
Honda Fit LX CVT 2018 em Ótimo Estado

Honda Fit LX CVT 2018 em Ótimo Estado na Zé Veículos

Espaço, economia e versatilidade para o seu dia a dia.
L

Inclusão Social: Projeto de audiovisual protagoniza artistas surdos em Porto Velho e inicia ciclo de exibições

Da lenda urbana “O Diabo do Papo de Esquina” ao tema “Entre sinais e mistérios: ‘O Diabo na Lambada’ ganha novas interpretações em Libras’
L
Siena Fire 2011 em Excelente Conservação

Siena Fire 2011 em Excelente Conservação na Zé Veículos

Economia, conforto e um desempenho que surpreende.
L

FPT Industrial completa 25 anos de Brasil com 725 mil motores produzidos

Unidade celebra trajetória marcada por inovação, sustentabilidade e compromisso social
L

Requerimento da Licença Ambiental: VITAL DO SACRAMENTO GOMES

LICENÇAS AMBIENTAL – Licença Previa – LP, Licença de Instalação – LI e Licença de Operação – LO
L
Projeto Autobahn amplia carta de bebidas com opções sem destilado

Projeto Autobahn amplia carta de bebidas com opções sem destilado

Casa temática dedicada aos anos 1980 apresenta novidades na carta de drinques.
L

Requerimento da Licença Ambiental: VIA VELLOSO GESTAO PATRIMONIAL LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OBRA – Licença Previa – LP e Licença de Instalação – LI
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.