QUINTA-FEIRA, 05/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Brasil participa da 138ª Sessão do Comitê de Direitos Humanos da ONU

Peritos internacionais cobram proteção a direitos civis e políticos.

Por Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil participa da 138ª Sessão do Comitê de Direitos Humanos da ONU
Isabel Carvalho/MDHC
O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), analisou nesta segunda-feira (26), em Genebra, na Suíça, o terceiro relatório periódico do Brasil sobre o cumprimento do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos. De acordo com Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o documento foi entregue pelo governo anterior, em 2020, e complementado em 2022.

Hoje, durante a 138ª Sessão do Comitê da ONU, os representantes do governo e de outros poderes da República responderam a perguntas de 18 peritos independentes sobre o cumprimento das medidas acordadas neste pacto internacional.

O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos é um tratado adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1966 e ratificado pelo Brasil em 1992. O compromisso estabelece a obrigação dos Estados-Partes de promover e proteger garantias essenciais sobre direitos civis e políticos.

Reconstrução de políticas

Na sessão de abertura, a secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Rita de Oliveira, que chefia a delegação brasileira, apresentou dados atuais sobre a situação no país. “O Brasil passa por uma reconstrução profunda de suas políticas de direitos humanos duramente afetadas pela implementação, nos últimos anos, de uma agenda perversa de desmonte operacional e subversão conceitual”, afirmou.

A secretária frisou que foi neste contexto que o terceiro relatório foi apresentado ao comitê da ONU, mas enfatizou que o governo atual tem posicionamento bem diferente do anterior, que classificou de negligente, omisso e com práticas criminosas. “Tentaremos, ao longo deste exercício, preencher as lacunas das informações até agora apresentadas, corrigir as numerosas distorções identificadas e trazer novos elementos e iniciativas à apreciação deste comitê”, disse Rita.

Ela apresentou aos peritos um balanço das diversas políticas que estão sendo implementadas no país desde janeiro, destacando as ações de proteção de direitos de populações historicamente discriminadas ou em situação de vulnerabilidade, como negros, indígenas, mulheres, quilombolas, pessoas em situação de rua e comunidade LGBTIQA+. Segundo a secretária, estes são grupos “mais expostos à violência policial, tortura, a denegação de Justiça, ao trabalho forçado e ao encarceramento em massa, xenofobia e a violência política”.

Rita de Oliveira citou as novas políticas de garantias e destacou como prioritárias iniciativas voltadas para o empoderamento material e político dessas populações, a criação e a retomada de programas, a criação do Ministério dos Povos Indígenas e o percentual mínimo de 30% das vagas para cargos em comissão e funções de confiança na administração pública federal para pessoas negras, entre outras ações.

Para ela, são destaques o projeto Moradia Primeiro, que oferece dignidade e residência temporária a pessoas em situação de rua; o enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes, o combate à violência contra o povo Yanomami; a recomposição da Comissão de Anistia, a retomada dos trabalhos da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e o acompanhamento das recomendações da Comissão Nacional da Verdade no caso de graves violações de direitos humanos e o desenvolvimento do Projeto Mandela, para garantia de direitos humanos aos privados de liberdade, além do enfrentamento à tortura.

A secretária mencionou ainda as entidades da sociedade civil pela parceria com o governo federal na construção de políticas públicas. Ela agradeceu a essas entidades cuja participação considera fundamental para chegar “a um diagnóstico honesto sobre a realidade brasileira e, assim, buscar soluções conjuntamente”.

O perito da ONU Carlos Gomez Martinez manifestou satisfação com a indicação de um novo compromisso do Estado brasileiro com os direitos humanos e disse que “alguns dos problemas que foram objeto da lista de perguntas enviadas ao estado Brasileiro se referem a uma situação já passada”.

Também foram questionadas no evento a representação do atual governo sobre situações problemáticas recorrentes no país e dados da gestão de Jair Bolsonaro. Os diferentes membros do comitê da ONU perguntaram sobre o combate à corrupção, a fraudes e desvios de dinheiro público, a luta contra o terrorismo, o combate ao discurso de ódio e a todo tipo de discriminação, a promoção da igualdade de gênero em postos de comando, a violência policial e o desaparecimento de pessoas por atuação de forças paramilitares.

Foram lembradas ainda as investigações sobre o assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, em junho de 2022, na Amazônia, e os processos da operação Lava Jato.

Além de Rita de Oliveira, também responderam aos questionamentos dos peritos outros representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, das Mulheres, da Igualdade Racial e da Saúde, dos Povos Indígenas, além do Conselho Nacional do Ministério Público, da Defensoria Pública da União e do Conselho Nacional de Justiça.

Povos indígenas e negros

O representante da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde brasileiro, Yuna Kaelly Melo Lopes, por exemplo, enumerou  as ações globais do governo para proteger os povos indígenas, entre as quais destacou a criação do Ministério dos Povos Indígenas, chefiado por uma mulher, a ativista Sônia Guajajara, a realização de concurso público para prover vagas na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), além da dedicação à causa humanitária do povo Yanomami e da proposição de um novo marco legal para relacionar o Estado com os povos originários.

Na questão da igualdade racial, a assessora de Ações Governamentais do Ministério da Igualdade Racial, Isadora de Oliveira Silva, citou as políticas de ações afirmativas, como a Lei de Cotas para ingresso de negros na educação superior, mas ressaltou que vários desafios precisam ser superados.

“Pouco se avançou na implementação de ações afirmativas nos cursos de pós-graduação, e permanece o desafio da empregabilidade de pessoas negras, pois, embora tenha se ampliado a chance de emprego, pretos e pardos ainda sofrem com menores salários no mercado de trabalho. Por isso, há necessidade da elaboração de um novo programa nacional de ações afirmativas”, afirmou Isadora.

Corrupção

O procurador José Augusto De Souza Peres Filho, representante do Conselho Nacional do Ministério Público, falou sobre a legislação empregada no combate à corrupção, lavagem de capitais e fortalecimento do compliance (estar de acordo com as leis, padrões éticos e regulamentos internos e externos) e acordos de leniência. “Sobre a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, hoje, temos 25 órgãos envolvidos. Essas leis mencionadas surgiram da Enccla [Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro] e são fruto do trabalho desta instituição brasileira.”

A 138ª sessão completa do Comitê de Direitos Humanos na ONU durou mais de três horas. Os interessados em acompanhar todos os questionamentos dos membros do comitê internacional e as respostas das autoridades brasileiras devem acessar o YouTube.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump retira 700 agentes federais após mortes em Minnesota

Trump retira 700 agentes federais após mortes em Minnesota

A redução parcial do efetivo ocorre em meio a protestos violentos e denúncias de que agentes de imigração atiraram contra dois cidadãos americanos.
L
Marcha em Caracas cobra libertação de Nicolás Maduro

Marcha em Caracas cobra libertação de Nicolás Maduro

Milhares de apoiadores do chavismo foram às ruas da capital venezuelana para pedir a libertação do ex-presidente Nicolás Maduro e de Cilia Flores, um mês após a captura do casal por forças dos Estados Unidos.
L
Espanha realiza transplante de face com doadora de morte assistida

Espanha realiza transplante de face com doadora de morte assistida

O procedimento inédito no mundo ocorreu em Barcelona, onde uma mulher que optou pela eutanásia doou o tecido facial para salvar uma paciente vítima de grave infecção.
L
Espanha proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Espanha proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

O primeiro-ministro Pedro Sánchez anunciou que as plataformas digitais deverão adotar sistemas rigorosos de verificação de idade para combater o discurso de ódio e a pornografia.
L
Fortes nevascas no Japão causam a morte de 30 pessoas

Fortes nevascas no Japão causam a morte de 30 pessoas

O arquipélago enfrenta um inverno rigoroso com acumulados de neve que atingem 4,5 metros, mobilizando o exército e gerando alerta de emergência do governo japonês.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia e o Cine Araújo se uniram para turbinar suas sextas-feiras com uma promoção que é puro cinema!

Parceria entre News Rondônia e Cine Araújo vai sortear toda sexta-feira um par de ingressos para internautas curtirem os principais filmes em cartaz com acompanhante.
L
UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas

Seleção oferece oportunidades em sete campi de Rondônia, com salários que podem chegar a R$ 14,4 mil e inscrições abertas entre 13 de fevereiro e 5 de março.
L
Diretora de escola canta Pinduca para anunciar aprovação de ex-aluna em vestibular federal, no Pará

Diretora de escola canta Pinduca para anunciar aprovação de ex-aluna em vestibular federal, no Pará

“Alô papai, alô mamãe”: força de vontade transforma dificuldades em superação.
L
Governo do Brasil cria 12 novos laboratórios de informática em Rondônia: inclusão digital chega a quatro municípios

Governo do Brasil cria 12 novos laboratórios de informática em Rondônia: inclusão digital chega a quatro municípios

Programa Computadores para a Inclusão doou 112 computadores recondicionados no estado, ampliando o acesso ao letramento digital e capacitando pessoas de baixa renda para o mercado de trabalho.
L
Bombeiros localizam jovem desaparecido em Cacaulândia após cinco dias de buscas

Bombeiros localizam jovem desaparecido em Cacaulândia após cinco dias de buscas

Marcelo Gonçalves Pinto, de 22 anos, foi encontrado em área de pastagem após operação do CBMRO que utilizou drones e cães farejadores na RO-140.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano intensifica defesa jurídica de moradores da Estação Ecológica Soldado da Borracha

Alex Redano intensifica defesa jurídica de moradores da Estação Ecológica Soldado da Borracha

Baseado em conclusões de CPI, presidente da Assembleia Legislativa contesta decreto de criação da unidade e busca garantir emissão de GTAs e direito de propriedade.
L
Alero esclarece que é fake news suposto perdão de dívida bilionária da Energisa

Alero esclarece que é fake news suposto perdão de dívida bilionária da Energisa

Assembleia Legislativa aprovou regras gerais para transações tributárias enviadas pelo Executivo, sem citar empresas específicas ou conceder anistia.
L

Deputado Edevaldo Neves celebra sucesso da 1ª Copa de Futebol de Várzea em Porto Velho

Evento esportivo inédito contou com premiação de R$ 50 mil destinada via emenda parlamentar e reuniu centenas de atletas amadores na capital.
L
Dra. Taíssa destina R$ 350 mil para reforma da Irmandade do Divino

Dra. Taíssa destina R$ 350 mil para reforma da Irmandade do Divino

Recurso parlamentar já foi empenhado e será aplicado na melhoria do galpão e do primeiro bloco da sede, fortalecendo projetos sociais e tradições religiosas.
L
Dra. Taíssa cobra melhorias no 193 e pressiona por regularização de números de emergência

Dra. Taíssa cobra melhorias no 193 e pressiona por regularização de números de emergência

Parlamentar aponta falhas graves no sistema de chamadas em Guajará-Mirim e exige descentralização do atendimento para evitar riscos à vida da população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Vítima de execução na BR-319 é identificado

Vítima de execução na BR-319 é identificado

Deilson da Silva foi encontrado morto ao lado de sua motocicleta no KM 33
18
Criança fica ferida em grave acidente entre motos na zona norte

Criança fica ferida em grave acidente entre motos na zona norte

Acidente ocorreu no cruzamento das ruas Lauro Sodré e Martinica, no bairro Costa e Silva
12
Motociclista fica em estado grave após colidir contra proteção de viaduto

Motociclista fica em estado grave após colidir contra proteção de viaduto

Condutor perdeu o controle na descida do viaduto da BR-364 com Avenida Rio de Janeiro e foi socorrido ao Hospital João Paulo II.
16
Homem é encontrado morto em vala na BR-364 em Porto Velho

Homem é encontrado morto em vala na BR-364 em Porto Velho

Equipes da perícia e rabecão foram acionadas ao local para os trabalhos de praxes.
18
Homem é encontrado morto em vila de apartamentos na zona leste de Porto Velho

Homem é encontrado morto em vila de apartamentos na zona leste de Porto Velho

Polícia Militar confirmou a ocorrência na Avenida José Vieira Caúla, no bairro Teixeirão; perícia apontou overdose como causa provável da morte.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quando a educação forma defensores da história de Rondônia

Reencontro com o ex-aluno Daniel Pitt Bull destaca a importância da educação, da memória rondoniense e da valorização da história como base para uma atuação pública mais consciente e responsável.
L
Avenida Imigrantes recebe obras de drenagem para eliminar alagamentos históricos

Avenida Imigrantes recebe obras de drenagem para eliminar alagamentos históricos

Intervenção da Seinfra no cruzamento com a Décima Avenida corrige erosões e manilhas danificadas que comprometiam a segurança de motoristas em Porto Velho.
L

Alexandre de Moraes diz que norma do CNJ não proíbe juízes de opinar sobre política em conversas privadas

Durante julgamento, ministro explicou que a regra impede a atuação político-partidária pública, mas não retira dos magistrados o direito de manter opiniões e diálogos políticos no âmbito pessoal.
L
Carnaval terá proibição de paredões de som por decreto municipal

Carnaval terá proibição de paredões de som por decreto municipal

Medida visa garantir a segurança dos foliões e o cumprimento dos horários dos blocos durante os desfiles de 2026.
L
Carreta do Hospital de Amor abre inscrições para exames gratuitos em Jaru

Carreta do Hospital de Amor abre inscrições para exames gratuitos em Jaru

Atendimentos começam na próxima segunda-feira (09) e incluem mamografia, preventivo, avaliação bucal e triagem de pele, com serviços programados para março.
L
3º Encontro Anual do Senac Rondônia reforça planejamento estratégico e integração para 2026

3º Encontro Anual do Senac Rondônia reforça planejamento estratégico e integração para 2026

Evento reuniu colaboradores de todo o estado para apresentar resultados de 2025 e alinhar diretrizes institucionais com foco em inovação, integridade e excelência na gestão.
L
Resultados de janeiro de 2026 reforçam atuação estratégica da PMRO

Resultados de janeiro de 2026 reforçam atuação estratégica da PMRO

Os resultados operacionais de janeiro de 2026 confirmam a atuação estratégica da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) no combate à criminalidade em todo o Estado, com destaque para Porto Velho.
L

Requerimento de Renovação da Outorga e Licença de Operação do Poço Tubular-SED SÃO DOMINGOS: ENERGISA RONDÔNIA – DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A.

LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS DO POÇO TUBULAR PROFUNDO DA SED SÃO DOMINGOS
L
Governo amplia incentivo fiscal para fortalecer a indústria química

Governo amplia incentivo fiscal para fortalecer a indústria química

Plano anunciado por Geraldo Alckmin eleva recursos do regime especial para R$ 3 bilhões e busca conter fechamento de fábricas, preservar empregos e ampliar a competitividade do setor.
L
Fundo Amazônia lança chamada pública de R$ 80 milhões para produção sustentável

Fundo Amazônia lança chamada pública de R$ 80 milhões para produção sustentável

Recursos vão apoiar povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares, superando gargalos de logística, beneficiamento, armazenamento e acesso a mercados.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.