QUINTA-FEIRA, 04/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Brasil participa da 138ª Sessão do Comitê de Direitos Humanos da ONU

Peritos internacionais cobram proteção a direitos civis e políticos.

Por Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil participa da 138ª Sessão do Comitê de Direitos Humanos da ONU
Isabel Carvalho/MDHC
O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), analisou nesta segunda-feira (26), em Genebra, na Suíça, o terceiro relatório periódico do Brasil sobre o cumprimento do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos. De acordo com Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o documento foi entregue pelo governo anterior, em 2020, e complementado em 2022.

Hoje, durante a 138ª Sessão do Comitê da ONU, os representantes do governo e de outros poderes da República responderam a perguntas de 18 peritos independentes sobre o cumprimento das medidas acordadas neste pacto internacional.

O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos é um tratado adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1966 e ratificado pelo Brasil em 1992. O compromisso estabelece a obrigação dos Estados-Partes de promover e proteger garantias essenciais sobre direitos civis e políticos.

Reconstrução de políticas

Na sessão de abertura, a secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Rita de Oliveira, que chefia a delegação brasileira, apresentou dados atuais sobre a situação no país. “O Brasil passa por uma reconstrução profunda de suas políticas de direitos humanos duramente afetadas pela implementação, nos últimos anos, de uma agenda perversa de desmonte operacional e subversão conceitual”, afirmou.

A secretária frisou que foi neste contexto que o terceiro relatório foi apresentado ao comitê da ONU, mas enfatizou que o governo atual tem posicionamento bem diferente do anterior, que classificou de negligente, omisso e com práticas criminosas. “Tentaremos, ao longo deste exercício, preencher as lacunas das informações até agora apresentadas, corrigir as numerosas distorções identificadas e trazer novos elementos e iniciativas à apreciação deste comitê”, disse Rita.

Ela apresentou aos peritos um balanço das diversas políticas que estão sendo implementadas no país desde janeiro, destacando as ações de proteção de direitos de populações historicamente discriminadas ou em situação de vulnerabilidade, como negros, indígenas, mulheres, quilombolas, pessoas em situação de rua e comunidade LGBTIQA+. Segundo a secretária, estes são grupos “mais expostos à violência policial, tortura, a denegação de Justiça, ao trabalho forçado e ao encarceramento em massa, xenofobia e a violência política”.

Rita de Oliveira citou as novas políticas de garantias e destacou como prioritárias iniciativas voltadas para o empoderamento material e político dessas populações, a criação e a retomada de programas, a criação do Ministério dos Povos Indígenas e o percentual mínimo de 30% das vagas para cargos em comissão e funções de confiança na administração pública federal para pessoas negras, entre outras ações.

Para ela, são destaques o projeto Moradia Primeiro, que oferece dignidade e residência temporária a pessoas em situação de rua; o enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes, o combate à violência contra o povo Yanomami; a recomposição da Comissão de Anistia, a retomada dos trabalhos da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e o acompanhamento das recomendações da Comissão Nacional da Verdade no caso de graves violações de direitos humanos e o desenvolvimento do Projeto Mandela, para garantia de direitos humanos aos privados de liberdade, além do enfrentamento à tortura.

A secretária mencionou ainda as entidades da sociedade civil pela parceria com o governo federal na construção de políticas públicas. Ela agradeceu a essas entidades cuja participação considera fundamental para chegar “a um diagnóstico honesto sobre a realidade brasileira e, assim, buscar soluções conjuntamente”.

O perito da ONU Carlos Gomez Martinez manifestou satisfação com a indicação de um novo compromisso do Estado brasileiro com os direitos humanos e disse que “alguns dos problemas que foram objeto da lista de perguntas enviadas ao estado Brasileiro se referem a uma situação já passada”.

Também foram questionadas no evento a representação do atual governo sobre situações problemáticas recorrentes no país e dados da gestão de Jair Bolsonaro. Os diferentes membros do comitê da ONU perguntaram sobre o combate à corrupção, a fraudes e desvios de dinheiro público, a luta contra o terrorismo, o combate ao discurso de ódio e a todo tipo de discriminação, a promoção da igualdade de gênero em postos de comando, a violência policial e o desaparecimento de pessoas por atuação de forças paramilitares.

Foram lembradas ainda as investigações sobre o assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, em junho de 2022, na Amazônia, e os processos da operação Lava Jato.

Além de Rita de Oliveira, também responderam aos questionamentos dos peritos outros representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, das Mulheres, da Igualdade Racial e da Saúde, dos Povos Indígenas, além do Conselho Nacional do Ministério Público, da Defensoria Pública da União e do Conselho Nacional de Justiça.

Povos indígenas e negros

O representante da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde brasileiro, Yuna Kaelly Melo Lopes, por exemplo, enumerou  as ações globais do governo para proteger os povos indígenas, entre as quais destacou a criação do Ministério dos Povos Indígenas, chefiado por uma mulher, a ativista Sônia Guajajara, a realização de concurso público para prover vagas na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), além da dedicação à causa humanitária do povo Yanomami e da proposição de um novo marco legal para relacionar o Estado com os povos originários.

Na questão da igualdade racial, a assessora de Ações Governamentais do Ministério da Igualdade Racial, Isadora de Oliveira Silva, citou as políticas de ações afirmativas, como a Lei de Cotas para ingresso de negros na educação superior, mas ressaltou que vários desafios precisam ser superados.

“Pouco se avançou na implementação de ações afirmativas nos cursos de pós-graduação, e permanece o desafio da empregabilidade de pessoas negras, pois, embora tenha se ampliado a chance de emprego, pretos e pardos ainda sofrem com menores salários no mercado de trabalho. Por isso, há necessidade da elaboração de um novo programa nacional de ações afirmativas”, afirmou Isadora.

Corrupção

O procurador José Augusto De Souza Peres Filho, representante do Conselho Nacional do Ministério Público, falou sobre a legislação empregada no combate à corrupção, lavagem de capitais e fortalecimento do compliance (estar de acordo com as leis, padrões éticos e regulamentos internos e externos) e acordos de leniência. “Sobre a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, hoje, temos 25 órgãos envolvidos. Essas leis mencionadas surgiram da Enccla [Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro] e são fruto do trabalho desta instituição brasileira.”

A 138ª sessão completa do Comitê de Direitos Humanos na ONU durou mais de três horas. Os interessados em acompanhar todos os questionamentos dos membros do comitê internacional e as respostas das autoridades brasileiras devem acessar o YouTube.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Republicano Matt Van Epps vence eleição para Câmara dos EUA no Tennessee

Republicano Matt Van Epps vence eleição para Câmara dos EUA no Tennessee

Vitória do candidato Matt Van Epps reforça a estreita maioria do Partido Republicano na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, antes das eleições de meio de mandato.
L
Trump demonstra otimismo após conversa por telefone com Lula

Trump demonstra otimismo após conversa por telefone com Lula

Presidente americano afirma que “muita coisa boa” resultará da parceria com o Brasil; Donald Trump e Lula debateram sobre sanções e comércio.
L
Trump suspende imigração de 19 países após ataque em Washington

Trump suspende imigração de 19 países após ataque em Washington

Restrições de visto e suspensão de pedidos de green card afetam 19 nações, com foco no controle migratório após tiroteio que envolveu afegão.
L
Trump perdoa ex-presidente hondurenho condenado por tráfico de drogas

Trump perdoa ex-presidente hondurenho condenado por tráfico de drogas

Juan Orlando Hernández, condenado a 45 anos por facilitar o envio de cocaína aos EUA, foi libertado após perdão de Donald Trump, que alega perseguição política.
L
Mortes em enchentes e deslizamentos na Indonésia chegam a 708

Mortes em enchentes e deslizamentos na Indonésia chegam a 708

O número de vítimas em Sumatra subiu nesta terça-feira, 02 de dezembro, enquanto autoridades e equipes de resgate correm para restabelecer a infraestrutura e levar ajuda humanitária. O alto número de mortes na Indonésia por desastres naturais é associado ao desmatamento.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: João Renato Medeiros de Melo e Silva

Professor universitário muito respeitado em Porto Velho, João Renato deixa legado de conhecimento, amizade e dedicação à educação na UNIR, marcando gerações de alunos e colegas.
L
Horóscopo de Quinta-Feira, 04/12/2025 aponta tendências que influenciam decisões

Horóscopo de Quinta-Feira, 04/12/2025 aponta tendências que influenciam decisões

O horóscopo desta quinta-feira, 4 de dezembro de 2025, revela movimentações importantes que afetam emoções, relações, trabalho e energia dos signos, trazendo orientações diretas para o dia.
L

PL testa força e empurra “chapinha” forasteira para Rondônia

Articulação com nomes de fora do estado, desgaste de lideranças locais e interesses nacionais reacendem o debate sobre representatividade e compromisso real com Rondônia.
L

Novo Paredão Formado no Rondônia Reality Show: Eliminação Será Nesta Quinta-Feira

Nete Pinheiro, JP Alves e Sammya Tubarão disputam a permanência na casa, e o resultado de amanhã define oficialmente o Top 10 da temporada.
L

Direção do Rondônia Reality Show cancela paredão desta quarta-feira

A decisão foi anunciada por Fábio Schinayder após reunião de quase cinco horas, motivada pela desistência de uma participante, e um novo paredão será formado ainda hoje.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa garante ambulância e reforça compromisso com mulheres de Nova Mutum

Dra. Taíssa garante ambulância e reforça compromisso com mulheres de Nova Mutum

Parlamentar visitou Associação Observatório Ambiental e conheceu serviços voltados à população local.
L
Lula diz que indicação de Messias ao STF não deve ser problema político

Lula diz que indicação de Messias ao STF não deve ser problema político

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressa tranquilidade após Davi Alcolumbre cancelar o calendário de sabatina para o ministro Jorge Messias no Senado.
L
Lula celebra queda da pobreza e liga resultado à menor inflação e maiores salários

Lula celebra queda da pobreza e liga resultado à menor inflação e maiores salários

Em visita a polo automotivo no Ceará, o presidente comemorou os números da economia, destacando o crescimento do salário mínimo, a baixa histórica do desemprego e o aumento da circulação de dinheiro entre os trabalhadores.
L
STF suspende leis municipais que autorizaram funcionamento de bets

STF suspende leis municipais que autorizaram funcionamento de bets

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar para suspender leis de 13 cidades que regulavam apostas esportivas, com o entendimento de que a competência para legislar sobre loterias e bets é federal.
L
Câmara aprova em comissão o projeto que cria o Fundo Nacional da Igualdade Racial e inclui capítulo na Constituição

Câmara aprova em comissão o projeto que cria o Fundo Nacional da Igualdade Racial e inclui capítulo na Constituição

O parecer do relator Orlando Silva, favorável à PEC 27/24, segue para votação em plenário e prevê aporte inicial da União de R$ 20 bilhões para financiar projetos culturais, sociais e econômicos destinados à população negra, além de instituir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Dois jovens ficam gravemente feridos em acidente de moto na zona Leste de Porto Velho

Dois jovens ficam gravemente feridos em acidente de moto na zona Leste de Porto Velho

Colisão na Avenida Rio de Janeiro deixou vítimas em estado crítico, ambas socorridas pelo Samu.
16
Motociclista fica gravemente ferida em acidente no centro de Porto Velho

Motociclista fica gravemente ferida em acidente no centro de Porto Velho

Acidente envolveu moto e carro no cruzamento das ruas Afonso Pena e Elias Gorayeb, deixando jovem com fratura na perna.
16
Homem morre no hospital após ser esfaqueado pelo irmão na zona leste

Homem morre no hospital após ser esfaqueado pelo irmão na zona leste

O suspeito fugiu do local.
18
Moto de casal fica embaixo de carro em grave acidente no centro

Moto de casal fica embaixo de carro em grave acidente no centro

Acidente deixa casal lesionado após veículo invadir preferencial.
12
Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Após semanas de luta, ele não resistiu aos ferimentos.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MapBiomas suspende plataforma após erro em dados de mineração

MapBiomas suspende plataforma após erro em dados de mineração

A suspensão do Monitor da Mineração do MapBiomas ocorreu no mesmo dia do lançamento após a identificação de inconsistências nos números de processos minerários.
L
MPRO realiza campanha de doação de sangue em parceria com a Fhemeron

MPRO realiza campanha de doação de sangue em parceria com a Fhemeron

Ação reforçou estoques e mobilizou servidores em Porto Velho.
L
Idosos atingem nível recorde de ocupação com 8,3 milhões de trabalhadores

Idosos atingem nível recorde de ocupação com 8,3 milhões de trabalhadores

Dos 34,1 milhões de idosos no país, um em cada quatro estava trabalhando em 2024; a Reforma da Previdência é citada como um dos fatores para o aumento da ocupação.
L
Coluna Espaço Aberto – O dia em que o Parque Circuito ganhou uma celebridade de quatro patas (e um baita rabo)

Coluna Espaço Aberto – O dia em que o Parque Circuito ganhou uma celebridade de quatro patas (e um baita rabo)

Animal foi flagrado em caminhada matinal, chamando atenção de quem passeava, fazia piquenique ou exercícios no parque.
L
Diretores e gerentes negros ganham 34% menos que brancos, revela IBGE

Diretores e gerentes negros ganham 34% menos que brancos, revela IBGE

Disparidade salarial atinge R$ 3.385 a menos para pretos e pardos em cargos de liderança; em média, trabalhadores brancos recebem 65,9% a mais que negros.
L
Mais de 8,6 milhões saem da pobreza e Brasil atinge menor nível desde 2012

Mais de 8,6 milhões saem da pobreza e Brasil atinge menor nível desde 2012

Redução histórica na pobreza e extrema pobreza é impulsionada pela recuperação do mercado de trabalho e ampliação dos programas de transferência de renda.
L
Atraso escolar em crianças de 6 a 10 anos é pior que no período Pré-Pandemia

Atraso escolar em crianças de 6 a 10 anos é pior que no período Pré-Pandemia

Dados do IBGE mostram que, em 2024, 90,7% das crianças na faixa etária estavam na série correta, taxa inferior aos 95,7% registrados em 2019, antes da crise sanitária.
L
Prefeitura reafirma compromisso de promover a inclusão e a garantia de direitos

Prefeitura reafirma compromisso de promover a inclusão e a garantia de direitos

Inclusão e garantia de direitos são prioridades da gestão municipal, com ações da Semias e parceiros que ampliam acessibilidade e fortalecem políticas públicas
L
Batalhão Rondon celebra 43 anos com evento que destaca legado do Marechal Cândido Rondon

Batalhão Rondon celebra 43 anos com evento que destaca legado do Marechal Cândido Rondon

Cerca de 15 veteranos que atuaram em diferentes setores operacionais e administrativos do 1º BPM nas últimas décadas participaram da cerimônia.
L
Lula reforça incentivo à indústria durante início da produção de veículos elétricos da GM no Brasil

Lula reforça incentivo à indústria durante início da produção de veículos elétricos da GM no Brasil

Veículos elétricos impulsionam indústria nacional, afirma Lula, ao destacar produção do Chevrolet Spark EUV e metas de energia limpa no país
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.