SÁBADO, 29/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Brasil participa da 138ª Sessão do Comitê de Direitos Humanos da ONU

Peritos internacionais cobram proteção a direitos civis e políticos.

Por Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil participa da 138ª Sessão do Comitê de Direitos Humanos da ONU
Isabel Carvalho/MDHC
O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), analisou nesta segunda-feira (26), em Genebra, na Suíça, o terceiro relatório periódico do Brasil sobre o cumprimento do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos. De acordo com Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o documento foi entregue pelo governo anterior, em 2020, e complementado em 2022.

Hoje, durante a 138ª Sessão do Comitê da ONU, os representantes do governo e de outros poderes da República responderam a perguntas de 18 peritos independentes sobre o cumprimento das medidas acordadas neste pacto internacional.

O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos é um tratado adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1966 e ratificado pelo Brasil em 1992. O compromisso estabelece a obrigação dos Estados-Partes de promover e proteger garantias essenciais sobre direitos civis e políticos.

Reconstrução de políticas

Na sessão de abertura, a secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Rita de Oliveira, que chefia a delegação brasileira, apresentou dados atuais sobre a situação no país. “O Brasil passa por uma reconstrução profunda de suas políticas de direitos humanos duramente afetadas pela implementação, nos últimos anos, de uma agenda perversa de desmonte operacional e subversão conceitual”, afirmou.

A secretária frisou que foi neste contexto que o terceiro relatório foi apresentado ao comitê da ONU, mas enfatizou que o governo atual tem posicionamento bem diferente do anterior, que classificou de negligente, omisso e com práticas criminosas. “Tentaremos, ao longo deste exercício, preencher as lacunas das informações até agora apresentadas, corrigir as numerosas distorções identificadas e trazer novos elementos e iniciativas à apreciação deste comitê”, disse Rita.

Ela apresentou aos peritos um balanço das diversas políticas que estão sendo implementadas no país desde janeiro, destacando as ações de proteção de direitos de populações historicamente discriminadas ou em situação de vulnerabilidade, como negros, indígenas, mulheres, quilombolas, pessoas em situação de rua e comunidade LGBTIQA+. Segundo a secretária, estes são grupos “mais expostos à violência policial, tortura, a denegação de Justiça, ao trabalho forçado e ao encarceramento em massa, xenofobia e a violência política”.

Rita de Oliveira citou as novas políticas de garantias e destacou como prioritárias iniciativas voltadas para o empoderamento material e político dessas populações, a criação e a retomada de programas, a criação do Ministério dos Povos Indígenas e o percentual mínimo de 30% das vagas para cargos em comissão e funções de confiança na administração pública federal para pessoas negras, entre outras ações.

Para ela, são destaques o projeto Moradia Primeiro, que oferece dignidade e residência temporária a pessoas em situação de rua; o enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes, o combate à violência contra o povo Yanomami; a recomposição da Comissão de Anistia, a retomada dos trabalhos da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e o acompanhamento das recomendações da Comissão Nacional da Verdade no caso de graves violações de direitos humanos e o desenvolvimento do Projeto Mandela, para garantia de direitos humanos aos privados de liberdade, além do enfrentamento à tortura.

A secretária mencionou ainda as entidades da sociedade civil pela parceria com o governo federal na construção de políticas públicas. Ela agradeceu a essas entidades cuja participação considera fundamental para chegar “a um diagnóstico honesto sobre a realidade brasileira e, assim, buscar soluções conjuntamente”.

O perito da ONU Carlos Gomez Martinez manifestou satisfação com a indicação de um novo compromisso do Estado brasileiro com os direitos humanos e disse que “alguns dos problemas que foram objeto da lista de perguntas enviadas ao estado Brasileiro se referem a uma situação já passada”.

Também foram questionadas no evento a representação do atual governo sobre situações problemáticas recorrentes no país e dados da gestão de Jair Bolsonaro. Os diferentes membros do comitê da ONU perguntaram sobre o combate à corrupção, a fraudes e desvios de dinheiro público, a luta contra o terrorismo, o combate ao discurso de ódio e a todo tipo de discriminação, a promoção da igualdade de gênero em postos de comando, a violência policial e o desaparecimento de pessoas por atuação de forças paramilitares.

Foram lembradas ainda as investigações sobre o assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, em junho de 2022, na Amazônia, e os processos da operação Lava Jato.

Além de Rita de Oliveira, também responderam aos questionamentos dos peritos outros representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, das Mulheres, da Igualdade Racial e da Saúde, dos Povos Indígenas, além do Conselho Nacional do Ministério Público, da Defensoria Pública da União e do Conselho Nacional de Justiça.

Povos indígenas e negros

O representante da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde brasileiro, Yuna Kaelly Melo Lopes, por exemplo, enumerou  as ações globais do governo para proteger os povos indígenas, entre as quais destacou a criação do Ministério dos Povos Indígenas, chefiado por uma mulher, a ativista Sônia Guajajara, a realização de concurso público para prover vagas na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), além da dedicação à causa humanitária do povo Yanomami e da proposição de um novo marco legal para relacionar o Estado com os povos originários.

Na questão da igualdade racial, a assessora de Ações Governamentais do Ministério da Igualdade Racial, Isadora de Oliveira Silva, citou as políticas de ações afirmativas, como a Lei de Cotas para ingresso de negros na educação superior, mas ressaltou que vários desafios precisam ser superados.

“Pouco se avançou na implementação de ações afirmativas nos cursos de pós-graduação, e permanece o desafio da empregabilidade de pessoas negras, pois, embora tenha se ampliado a chance de emprego, pretos e pardos ainda sofrem com menores salários no mercado de trabalho. Por isso, há necessidade da elaboração de um novo programa nacional de ações afirmativas”, afirmou Isadora.

Corrupção

O procurador José Augusto De Souza Peres Filho, representante do Conselho Nacional do Ministério Público, falou sobre a legislação empregada no combate à corrupção, lavagem de capitais e fortalecimento do compliance (estar de acordo com as leis, padrões éticos e regulamentos internos e externos) e acordos de leniência. “Sobre a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, hoje, temos 25 órgãos envolvidos. Essas leis mencionadas surgiram da Enccla [Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro] e são fruto do trabalho desta instituição brasileira.”

A 138ª sessão completa do Comitê de Direitos Humanos na ONU durou mais de três horas. Os interessados em acompanhar todos os questionamentos dos membros do comitê internacional e as respostas das autoridades brasileiras devem acessar o YouTube.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Cristiane Battiston será a primeira mulher a presidir o colegiado internacional do PHI.
L
Incêndio em Hong Kong mata 128 pessoas e deixa 79 feridos

Incêndio em Hong Kong mata 128 pessoas e deixa 79 feridos

Autoridades de Hong Kong confirmam 128 mortos e 79 feridos após pior incêndio em décadas atingir complexo residencial construído nos anos 80; investigação sobre as causas da tragédia já está em curso.
L
Trump anuncia ação militar terrestre e aumenta tensão EUA Venezuela

Trump anuncia ação militar terrestre e aumenta tensão EUA Venezuela

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu sobre ações terrestres iminentes contra narcotraficantes venezuelanos; Nicolás Maduro, em resposta, colocou a Força Aérea em alerta máximo, escalando a tensão EUA Venezuela.
L
Candidato de extrema-direita Kast ameaça reverter direitos reprodutivos no Chile

Candidato de extrema-direita Kast ameaça reverter direitos reprodutivos no Chile

José Antonio Kast, favorito no segundo turno das eleições presidenciais chilenas, busca não apenas bloquear a flexibilização do aborto apoiada pela esquerda, mas também revogar as três exceções legais existentes e se opõe até mesmo à pílula do dia seguinte, representando um retrocesso nos direitos reprodutivos do país.
L
Militares da Guarda Nacional baleados perto da Casa Branca estão em estado crítico

Militares da Guarda Nacional baleados perto da Casa Branca estão em estado crítico

Os dois soldados feridos em um tiroteio nas proximidades da Casa Branca, em Washington, permanecem em estado crítico em hospitais. O suspeito dos disparos também está gravemente ferido, e o presidente Donald Trump ordenou o envio de mais 500 soldados à capital americana.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Uma epidemia de infecção intestinal afetou mais de cem estudantes do campus “José Ribeiro Filho” em Porto Velho

A Adunir alega que o surto teve início após o jantar servido no Restaurante Universitário (RU). A Vigilância Sanitária interditou o RU e aguarda um laudo para confirmar a causa do surto.
L

Produtores de Teobroma expõem “Cachaça Mito” e “Clorocana” e conquistam público na Agrotec

Produtora de Teobroma levou à Agrotec 2025 uma vitrine completa de cachaças e licores artesanais, destacando sabores regionais e a força da agricultura familiar.
L

Momento Agro: Edição Especial Ao Vivo da Agrotec 2025

Direto da Agrotec 2025, o programa Momento Agro deste sábado, dia 29, às 11h, traz uma edição especial.
L
União política é defendida para fortalecer bacia leiteira de RO

União política é defendida para fortalecer bacia leiteira de RO

Governador em exercício pede alinhamento para proteger produtores.
L
Após jantar no restaurante da UNIR, mais de cem estudantes têm intoxicação alimentar

Após jantar no restaurante da UNIR, mais de cem estudantes têm intoxicação alimentar

Estudantes da Universidade Federal de Rondônia passam mal após jantar no Restaurante Universitário em Porto Velho; Vigilância Sanitária lacra o RU devido aos sintomas de intoxicação alimentar.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
Publicidade

POLÍTICA

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Desembargadora do TRF1 concede habeas corpus e impõe medidas restritivas.
L
Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Recurso apresentado pela defesa questiona decisão de Alexandre de Moraes.
L
PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

Ex-ministro Augusto Heleno, de 78 anos, está preso desde terça-feira e a defesa alega graves problemas de saúde, como Alzheimer. O procurador-geral é favorável à prisão domiciliar humanitária para General Heleno no STF.
L
Fim do desmatamento e dos combustíveis fósseis segue em pauta

Fim do desmatamento e dos combustíveis fósseis segue em pauta

Mapas do caminho para o fim do desmatamento e da dependência de combustíveis fósseis ainda serão construídos, afirma a ministra Marina Silva, com o Brasil mantendo a liderança do processo multilateral até 2026.
L
Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Senador registrou voto à presidência do Senado Federal e sua posição em relação aos destaques do projeto.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM recebe denúncia e encontra moto furtada em matagal no Cascalheira

PM recebe denúncia e encontra moto furtada em matagal no Cascalheira

Após a recuperação, a moto foi levada para a Delegacia de Furtos e Roubos.
10
Suspeito de assalto é agredido com pedaço de madeira em RO

Suspeito de assalto é agredido com pedaço de madeira em RO

Homem acusado de tentar roubo na Avenida Maringá, em Ji-Paraná, é brutalmente espancado pela vítima, sofrendo lesões graves; agressor se apresenta à UNISP.
14
Faccionados morrem em confronto com a PM após ataque a câmeras

Faccionados morrem em confronto com a PM após ataque a câmeras

Dois faccionados, identificados como Antônio E. e Elizeu A., morrem em confronto com a Força Tática em Paranatinga, MT, após reagirem à abordagem policial.
18
Transportadora gaúcha recrutava caminhoneiros para o tráfico em RO

Transportadora gaúcha recrutava caminhoneiros para o tráfico em RO

Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpre 153 ordens judiciais contra organização que usava empresa de logística para tráfico interestadual; mandado é cumprido em Porto Velho, Rondônia.
10
Homem é executado a tiros no meio da rua

Homem é executado a tiros no meio da rua

Belkior da Silva Lopes, de 37 anos, é morto a tiros em Comodoro, MT, por ocupantes de um carro vermelho; polícia investiga autoria e motivação do crime.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pista de gelo é inaugurada hoje no Parque da Cidade em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada hoje no Parque da Cidade em Porto Velho

A pista de gelo, primeira aberta ao público na capital, será inaugurada neste sábado (29) com acesso gratuito, inscrições online e estrutura inédita na região.
L
Governador interino participa de premiação do TJRO e destaca boas práticas e inovação na gestão pública

Governador interino participa de premiação do TJRO e destaca boas práticas e inovação na gestão pública

O governador interino participou da premiação DestaqueJus, que reconhece magistrados e servidores do TJRO por boas práticas e inovação, reforçando a importância da gestão pública eficiente.
L
Agrotec 2025 reforça segurança com drones e equipes integradas

Agrotec 2025 reforça segurança com drones e equipes integradas

Feira reúne forças policiais e monitoramento tecnológico para garantir tranquilidade.
L
Agrotec 2025 adota sistema completo de reciclagem para reduzir impacto ambiental

Agrotec 2025 adota sistema completo de reciclagem para reduzir impacto ambiental

Evento aposta em manejo integrado de resíduos e devolução de benefícios à comunidade.
L
Debate sobre dignidade menstrual cresce nas redes e impulsiona engajamento social

Debate sobre dignidade menstrual cresce nas redes e impulsiona engajamento social

Estudo da Nexus mostra que temas políticos e sociais sobre menstruação geram quase o dobro de interações.
L
Jovens negros avançam no ensino superior, mas seguem fora das carreiras mais bem pagas

Jovens negros avançam no ensino superior, mas seguem fora das carreiras mais bem pagas

Pesquisa aponta persistência da desigualdade racial no mercado de trabalho.
L
Cartórios realizam mobilização nacional neste sábado para proteção de idosos

Cartórios realizam mobilização nacional neste sábado para proteção de idosos

Ação oferece orientação gratuita sobre autocuratela e planejamento patrimonial.
L
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 27 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 27 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h30; concurso é de final cinco.
L
Palmeiras e Flamengo decidem primeiro tetra brasileiro da Libertadores

Palmeiras e Flamengo decidem primeiro tetra brasileiro da Libertadores

Clássico nacional define quem será o maior campeão do país no torneio.
L
Santos vence, Neymar marca e equipe deixa o Z4 no Brasileirão

Santos vence, Neymar marca e equipe deixa o Z4 no Brasileirão

Peixe faz 3 a 0 no Sport e ganha fôlego na reta final do campeonato.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.