QUARTA-FEIRA, 24/12/2025

Em destaque

L

Mundo

Brasil participa da 138ª Sessão do Comitê de Direitos Humanos da ONU

Peritos internacionais cobram proteção a direitos civis e políticos.

Por Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil participa da 138ª Sessão do Comitê de Direitos Humanos da ONU
Isabel Carvalho/MDHC
O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), analisou nesta segunda-feira (26), em Genebra, na Suíça, o terceiro relatório periódico do Brasil sobre o cumprimento do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos. De acordo com Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o documento foi entregue pelo governo anterior, em 2020, e complementado em 2022.

Hoje, durante a 138ª Sessão do Comitê da ONU, os representantes do governo e de outros poderes da República responderam a perguntas de 18 peritos independentes sobre o cumprimento das medidas acordadas neste pacto internacional.

O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos é um tratado adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1966 e ratificado pelo Brasil em 1992. O compromisso estabelece a obrigação dos Estados-Partes de promover e proteger garantias essenciais sobre direitos civis e políticos.

Reconstrução de políticas

Na sessão de abertura, a secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Rita de Oliveira, que chefia a delegação brasileira, apresentou dados atuais sobre a situação no país. “O Brasil passa por uma reconstrução profunda de suas políticas de direitos humanos duramente afetadas pela implementação, nos últimos anos, de uma agenda perversa de desmonte operacional e subversão conceitual”, afirmou.

A secretária frisou que foi neste contexto que o terceiro relatório foi apresentado ao comitê da ONU, mas enfatizou que o governo atual tem posicionamento bem diferente do anterior, que classificou de negligente, omisso e com práticas criminosas. “Tentaremos, ao longo deste exercício, preencher as lacunas das informações até agora apresentadas, corrigir as numerosas distorções identificadas e trazer novos elementos e iniciativas à apreciação deste comitê”, disse Rita.

Ela apresentou aos peritos um balanço das diversas políticas que estão sendo implementadas no país desde janeiro, destacando as ações de proteção de direitos de populações historicamente discriminadas ou em situação de vulnerabilidade, como negros, indígenas, mulheres, quilombolas, pessoas em situação de rua e comunidade LGBTIQA+. Segundo a secretária, estes são grupos “mais expostos à violência policial, tortura, a denegação de Justiça, ao trabalho forçado e ao encarceramento em massa, xenofobia e a violência política”.

Rita de Oliveira citou as novas políticas de garantias e destacou como prioritárias iniciativas voltadas para o empoderamento material e político dessas populações, a criação e a retomada de programas, a criação do Ministério dos Povos Indígenas e o percentual mínimo de 30% das vagas para cargos em comissão e funções de confiança na administração pública federal para pessoas negras, entre outras ações.

Para ela, são destaques o projeto Moradia Primeiro, que oferece dignidade e residência temporária a pessoas em situação de rua; o enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes, o combate à violência contra o povo Yanomami; a recomposição da Comissão de Anistia, a retomada dos trabalhos da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e o acompanhamento das recomendações da Comissão Nacional da Verdade no caso de graves violações de direitos humanos e o desenvolvimento do Projeto Mandela, para garantia de direitos humanos aos privados de liberdade, além do enfrentamento à tortura.

A secretária mencionou ainda as entidades da sociedade civil pela parceria com o governo federal na construção de políticas públicas. Ela agradeceu a essas entidades cuja participação considera fundamental para chegar “a um diagnóstico honesto sobre a realidade brasileira e, assim, buscar soluções conjuntamente”.

O perito da ONU Carlos Gomez Martinez manifestou satisfação com a indicação de um novo compromisso do Estado brasileiro com os direitos humanos e disse que “alguns dos problemas que foram objeto da lista de perguntas enviadas ao estado Brasileiro se referem a uma situação já passada”.

Também foram questionadas no evento a representação do atual governo sobre situações problemáticas recorrentes no país e dados da gestão de Jair Bolsonaro. Os diferentes membros do comitê da ONU perguntaram sobre o combate à corrupção, a fraudes e desvios de dinheiro público, a luta contra o terrorismo, o combate ao discurso de ódio e a todo tipo de discriminação, a promoção da igualdade de gênero em postos de comando, a violência policial e o desaparecimento de pessoas por atuação de forças paramilitares.

Foram lembradas ainda as investigações sobre o assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, em junho de 2022, na Amazônia, e os processos da operação Lava Jato.

Além de Rita de Oliveira, também responderam aos questionamentos dos peritos outros representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, das Mulheres, da Igualdade Racial e da Saúde, dos Povos Indígenas, além do Conselho Nacional do Ministério Público, da Defensoria Pública da União e do Conselho Nacional de Justiça.

Povos indígenas e negros

O representante da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde brasileiro, Yuna Kaelly Melo Lopes, por exemplo, enumerou  as ações globais do governo para proteger os povos indígenas, entre as quais destacou a criação do Ministério dos Povos Indígenas, chefiado por uma mulher, a ativista Sônia Guajajara, a realização de concurso público para prover vagas na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), além da dedicação à causa humanitária do povo Yanomami e da proposição de um novo marco legal para relacionar o Estado com os povos originários.

Na questão da igualdade racial, a assessora de Ações Governamentais do Ministério da Igualdade Racial, Isadora de Oliveira Silva, citou as políticas de ações afirmativas, como a Lei de Cotas para ingresso de negros na educação superior, mas ressaltou que vários desafios precisam ser superados.

“Pouco se avançou na implementação de ações afirmativas nos cursos de pós-graduação, e permanece o desafio da empregabilidade de pessoas negras, pois, embora tenha se ampliado a chance de emprego, pretos e pardos ainda sofrem com menores salários no mercado de trabalho. Por isso, há necessidade da elaboração de um novo programa nacional de ações afirmativas”, afirmou Isadora.

Corrupção

O procurador José Augusto De Souza Peres Filho, representante do Conselho Nacional do Ministério Público, falou sobre a legislação empregada no combate à corrupção, lavagem de capitais e fortalecimento do compliance (estar de acordo com as leis, padrões éticos e regulamentos internos e externos) e acordos de leniência. “Sobre a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, hoje, temos 25 órgãos envolvidos. Essas leis mencionadas surgiram da Enccla [Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro] e são fruto do trabalho desta instituição brasileira.”

A 138ª sessão completa do Comitê de Direitos Humanos na ONU durou mais de três horas. Os interessados em acompanhar todos os questionamentos dos membros do comitê internacional e as respostas das autoridades brasileiras devem acessar o YouTube.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump reafirma interesse na Groenlândia por segurança nacional

Trump reafirma interesse na Groenlândia por segurança nacional

Presidente dos EUA nomeia enviado especial para o território e critica Dinamarca, gerando crise diplomática com a União Europeia.
L
Venezuela adverte Trinidad e Tobago sobre possível ataque com apoio dos EUA

Venezuela adverte Trinidad e Tobago sobre possível ataque com apoio dos EUA

Ministro venezuelano do Interior afirma que país responderá a qualquer uso de território vizinho para ofensiva, em meio a tensões na Caricom.
L
Governo dos Estados Unidos triplica incentivo para deportação voluntária

Governo dos Estados Unidos triplica incentivo para deportação voluntária

Medida oferece 3 mil dólares para imigrantes irregulares que decidirem deixar o país até o fim de 2025 visando acelerar o processo de retorno.
L
Trump aconselha Maduro a levar a sério ameaças dos Estados Unidos

Trump aconselha Maduro a levar a sério ameaças dos Estados Unidos

Presidente norte-americano sugere que renúncia de líder venezuelano seria sensato e afirma que EUA podem vender petróleo apreendido.
L
Ucrânia registra cortes de energia após ataques russos com mísseis

Ucrânia registra cortes de energia após ataques russos com mísseis

Bombardeios atingem infraestrutura energética e forçam interrupções de emergência em diversas regiões durante o inverno.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Entre o decreto e a manjedoura

Uma reflexão sobre como o recenseamento romano conduziu José e Maria até Belém e mostrou que, entre números e promessas, Deus continua guiando a história.
L
Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Apresentação gratuita acontece no dia 25 de dezembro, às 19h, com participação especial da Cia Express Art e apoio da Prefeitura.
L
Bolsonaro deve ser internado para cirurgia em Brasília

Bolsonaro deve ser internado para cirurgia em Brasília

Ex-presidente pode passar por procedimento médico no DF Star.
L

Agenda News: Grego Original ferve com rock, feijoada e virada épica!

Happy Friday, Feijuka com Rock e Réveillon 2026 prometem agitar Porto Velho com música ao vivo e muita energia boa.
L
Polícia Militar apresenta balanço positivo de produtividade em 2025

Polícia Militar de Rondônia apresenta balanço positivo e redução de crimes em 2025

Corporação destaca queda histórica em roubos e homicídios na capital e no interior após investimentos em inteligência e tecnologia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa cobra melhorias na Linha 32 em Nova Dimensão após flagrar caos

Dra. Taíssa cobra melhorias na Linha 32 em Nova Dimensão após flagrar caos

Parlamentar encontrou produtores isolados no “Morro da 32” durante a madrugada e exige intervenção imediata do DER-RO para garantir o escoamento da produção.
L
População do Distrito de Surpresa receberá capacitação solicitada pela Dra. Taíssa Sousa

População do Distrito de Surpresa receberá capacitação solicitada pela Dra. Taíssa Sousa

Capacitação marítima para moradores da região ribeirinha ocorrerá em 2026, facilitando a regularização profissional e o desenvolvimento econômico local.
L
Dra. Taíssa destaca força do setor produtivo no encerramento do "Domingo na CDL"

Dra. Taíssa destaca força do setor produtivo no encerramento do “Domingo na CDL”

Parlamentar acompanhou as três etapas do evento em Porto Velho, reforçando o apoio a lojistas e feirantes das avenidas Jatuarana, Amador dos Reis e Sete de Setembro.
L
Dra. Taíssa celebra Rondônia 44 anos e destaca força do povo rondoniense

Dra. Taíssa celebra Rondônia 44 anos e destaca força do povo rondoniense

Parlamentar relembrou a trajetória histórica do estado e reafirmou seu compromisso em transformar o desenvolvimento econômico em qualidade de vida para a população.
L
Dra. Taíssa solicita patrolamento da Linha Eletrônica entre Jacinópolis e Buritis

Dra. Taíssa solicita patrolamento da Linha Eletrônica entre Jacinópolis e Buritis

Indicação parlamentar foca na recuperação da RO-420 para garantir o tráfego de ambulâncias, ônibus escolares e o escoamento da produção rural.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista fica inconsciente após ser atropelado por carro na zona leste

Ciclista fica inconsciente após ser atropelado por carro na zona leste

Acidente ocorreu na Avenida Guaporé; vítima foi atingida por carro em trecho com baixa iluminação.
14
Ação rápida do BPChoque leva à prisão de dupla armada na zona sul

Ação rápida do BPChoque leva à prisão de dupla armada na zona sul

Prisões foram realizadas durante abordagem em motocicleta no bairro Castanheira.
14
Rio registra aumento de audiências e prisões por violência doméstica

Rio registra aumento de audiências e prisões por violência doméstica

Violência contra a mulher apresenta crescimento em audiências e prisões.
14
Acidente envolvendo dois carros deixa mulher ferida em Porto Velho

Acidente envolvendo dois carros deixa mulher ferida em Porto Velho

Colisão de veículos no bairro Maringá deixa mulher ferida.
12
Equipe do sgt Machado flagra dupla com drogas na zona sul

Equipe do sgt Machado flagra dupla com drogas na zona sul

Ação policial ocorreu em boca de fumo no bairro Aeroclube.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota Legal Rondoniense distribui R$ 500 mil em sorteio especial no Parque da Cidade

Nota Legal Rondoniense distribui R$ 500 mil em sorteio especial no Parque da Cidade

Evento realizado nesta segunda-feira (22) contemplou 50 cidadãos com prêmios de até R$ 20 mil e reforçou a importância da cidadania fiscal em Rondônia.
L
Pão Nosso oferece café da manhã gratuito e gera economia em Porto Velho

Pão Nosso oferece café da manhã gratuito e gera economia em Porto Velho

Programa da Seas beneficia famílias do CadÚnico e idosos como Marcos Uchôa e José Mourão, promovendo segurança alimentar e interação social na capital.
L
Cadastro Territorial Multifinalitário avança com acompanhamento técnico

Cadastro Territorial Multifinalitário avança com acompanhamento técnico

Comissão e especialistas da UFSC realizam visitas estratégicas a secretarias municipais para integrar dados georreferenciados e modernizar a gestão territorial.
L
UPA Leste recebe reforma para modernizar saúde pública

UPA Leste recebe reforma para modernizar saúde pública

Obras iniciadas em setembro avançam na infraestrutura da unidade na zona Leste; atendimentos continuam sem interrupções em sede provisória no bairro Juscelino Kubitschek.
L
Anvisa proíbe venda de medicamentos da Bwell e Needs

Anvisa proíbe venda de medicamentos da Bwell e Needs

Comércio de remédios das marcas é suspenso, mas produtos de beleza seguem à venda.
L
Consumidor terá conta de luz mais barata em janeiro

Consumidor terá conta de luz mais barata em janeiro

Bandeira tarifária verde será aplicada, sem custo extra para os usuários.
L
‘As Aventuras de Vô Capistana’ encanta Rondônia no Sesc 52

‘As Aventuras de Vô Capistana’ encanta Rondônia no Sesc 52

Espetáculo percorreu municípios de Rondônia, levando cultura e histórias da Amazônia.
L
Jovens de 15 a 19 anos têm até junho de 2026 para se vacinar contra HPV

Jovens de 15 a 19 anos têm até junho de 2026 para se vacinar contra HPV

Vacina contra HPV terá prazo estendido para resgatar cobertura entre adolescentes.
L
Orçamento 2026 prevê corte de R$ 488 milhões para universidades

Orçamento 2026 prevê corte de R$ 488 milhões para universidades

Universidades federais alertam que cortes comprometem ensino, pesquisa e assistência.
L
Agência seleciona brasileiros para viagem gratuita ao espaço

Agência seleciona brasileiros para viagem gratuita ao espaço

Inscrições para missão da SERA permitem civis brasileiros irem ao espaço.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.