QUINTA-FEIRA, 29/01/2026

Em destaque

L

Mundo

Mercenários russos retornam às bases após acordo com Moscou

Rebeldes avançaram em direção a capital russa nesse sábado (24).

Por Por Reuters - ROSTOV-ON-DON/VORONEZH

Publicado em 

Mercenários russos retornam às bases após acordo com Moscou
Fotos Mídias sociais
Mercenários russos fortemente armados se retiraram da cidade de Rostov, no sul da Rússia, durante a noite, sob um acordo que encerrou um desafio sem precedentes à autoridade do presidente Vladimir Putin e interrompeu seu rápido avanço em direção a Moscou.

Os combatentes do grupo Wagner regressaram às suas bases em troca de garantias para a sua segurança e seu líder, Yevgeny Prigozhin, que irá para Belarus, segundo o acordo mediado pelo presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.

No entanto, o motim abortado levanta grandes questões sobre o controle de Putin sobre um país que governou com mão de ferro por mais de duas décadas. O ministro das Relações Exteriores da Itália disse que isso acabou com o “mito” da unidade russa.

Putin não fez comentários públicos desde que o acordo foi fechado para aliviar a crise.

A televisão estatal divulgou trechos no domingo (25) de uma entrevista na qual Putin disse que estava dando prioridade máxima ao conflito na Ucrânia e estava em contato constante com o Ministério da Defesa. No entanto, a entrevista parece ter sido gravada antes do motim e ele não fez nenhuma referência aos acontecimentos de sábado (24).

A televisão estatal também disse que Putin comparecerá a uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia na próxima semana, sem dar mais detalhes.

Prigozhin, de 62 anos, foi visto deixando o quartel-general militar distrital em Rostov — centenas de quilômetros ao sul de Moscou — na noite de sábado em um veículo utilitário esportivo. Seu paradeiro no domingo não estava imediatamente claro.

Líderes ocidentais expressaram preocupação com a turbulência na Rússia, que possui o maior arsenal nuclear do mundo. No domingo, o Ministério das Relações Exteriores em Moscou disse que a China — um importante aliado de Putin — expressou apoio à liderança russa.

A China não comentou publicamente sobre o motim. Um diplomata russo sênior esteve em Pequim no domingo para conversas de alto nível.

“Cuidem-se”

Prigozhin, um ex-aliado de Putin cujas forças travaram as batalhas mais sangrentas da guerra de 16 meses na Ucrânia, disse que sua decisão de avançar sobre Moscou visava remover comandantes russos corruptos e incompetentes que ele culpa por prejudicar a guerra.

Depois de capturar Rostov — o principal centro logístico da retaguarda para a invasão da Ucrânia pela Rússia — os mercenários avançaram centenas de quilômetros ao norte no que Prigozhin chamou de “marcha por justiça”, transportando tanques e caminhões blindados e rompendo barricadas montadas para detê-los, antes que o acordo fosse alcançado.

Vídeos compartilhados nas mídias sociais de Rostov durante a noite supostamente mostraram os mercenários se retirando da cidade em um comboio de veículos blindados, tanques e ônibus ao som de aplausos, gritos de “Wagner” e tiros comemorativos dos residentes locais.

A Reuters conseguiu verificar a localização mostrada no vídeo, mas não a data em que foi filmado.

“Cuidem-se”, gritou uma mulher.

A demonstração de apoio à insurreição de curta duração do Wagner irá alarmar as autoridades de um país que se tornou cada vez mais intolerante com qualquer crítica pública a Putin e seu governo.

Moscou estava calma no domingo, com a Praça Vermelha fechada, mas com poucas evidências de aumento da segurança nas ruas. Segunda-feira foi declarada um dia não útil para dar tempo para as coisas se normalizarem.

A capital disse aos moradores para ficarem em casa e mobilizou soldados em preparação para a chegada dos mercenários, que pareciam encontrar pouca resistência das Forças Armadas regulares.

Forças especiais chechenas que foram deslocadas para a região de Rostov para resistir ao avanço dos mercenários também estavam retornando para seus locais de combate na Ucrânia, disse o comandante Apty Alaudinov em um vídeo publicado no Telegram.

Sob o acordo, negociado na noite de sábado, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que um processo criminal aberto contra Prigozhin por motim armado seria arquivado, Prigozhin se mudaria para Belarus e os combatentes do Wagner que se uniram ao movimento não enfrentariam nenhuma ação, em reconhecimento a seu serviço anterior para a Rússia.

Peskov disse que Lukashenko se ofereceu para mediar, com a aprovação de Putin, porque conhecia Prigozhin pessoalmente há cerca de 20 anos.

O porta-voz não quis dizer se foram feitas concessões a Prigozhin, além de garantias de segurança para ele — algo que Peskov disse que Putin deu sua palavra para garantir — e para os homens de Prigozhin, para persuadi-lo a retirar todas as suas forças.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse em entrevista ao jornal italiano Il Messaggero publicada no domingo que Putin criou as condições para a insurreição de sábado ao permitir que Prigozhin formasse um formidável exército privado por muitos anos.

“O mito da unidade da Rússia de Putin acabou. Essa escalada interna divide a organização militar russa. É o resultado inevitável quando você apoia e financia uma legião de mercenários”, disse Tarjani.

“Uma coisa é certa: a frente russa está mais fraca do que ontem. Espero que a paz esteja agora mais próxima. Esperamos para ver os próximos movimentos da Rússia na Ucrânia.”

A revolta ocorreu apenas algumas semanas após o início da mais forte campanha de contraofensiva da Ucrânia desde a invasão de Moscou em fevereiro do ano passado.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Índia e União Europeia selam pacto comercial histórico

Índia e União Europeia selam pacto comercial histórico

O acordo encerra duas décadas de negociações e visa fortalecer o mercado comum entre os dois blocos; a medida surge como estratégia de proteção contra a instabilidade econômica dos Estados Unidos.
L
Israel confirma recuperação dos restos mortais do último refém em Gaza

Israel confirma recuperação dos restos mortais do último refém em Gaza

O retorno do corpo do policial Ran Gvili encerra o ciclo de prisioneiros no enclave e pode viabilizar a reabertura da passagem de Rafah para ajuda humanitária.
L
Muncab recebe o maior acervo de arte afro-brasileira repatriado

Muncab recebe o maior acervo de arte afro-brasileira repatriado

O conjunto de 666 obras retornou ao país por meio de doação internacional e será exposto em Salvador; o acervo reúne três décadas de produções históricas e culturais.
L
Autoridades da Índia monitoram reaparecimento do vírus Nipah

Autoridades da Índia monitoram reaparecimento do vírus Nipah

O surto em Bengala Ocidental atingiu profissionais de saúde e gerou alerta em países vizinhos; apesar da alta letalidade, especialistas descartam risco de pandemia global.
L
Espanha anuncia regularização de 500 mil imigrantes

Espanha anuncia regularização de 500 mil imigrantes

O governo espanhol aprovou medida extraordinária que beneficia estrangeiros sem antecedentes criminais que residiam no país até o fim de 2025.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Times de Rondônia conhecem rivais na Copa do Brasil 2026

Times de Rondônia conhecem rivais na Copa do Brasil 2026

Ji-Paraná, Guaporé e Porto Velho descobrem seus caminhos após sorteio da CBF que definiu mandos de campo e chaveamento das fases iniciais do torneio.
L
Alerta: Rondônia surge entre os estados com maior incidência de câncer de pele no Brasil

Alerta: Rondônia surge entre os estados com maior incidência de câncer de pele no Brasil

Rondônia aparece hoje entre os estados com maior incidência da doença, segundo dados recentes da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), rompendo um padrão histórico de concentração nos grandes centros do país.
L
Rondônia ganha espaço e se consolida entre os maiores produtores de guaraná do Norte

Rondônia ganha espaço e se consolida entre os maiores produtores de guaraná do Norte

O levantamento mostra que quatro municípios rondonienses figuram entre os 20 maiores do Norte, reforçando a diversificação geográfica da cultura na Amazônia.
L

Porto Velho fica em último lugar no saneamento entre capitais do Norte, aponta ranking

Porto Velho aparece na 26ª colocação entre as capitais brasileiras, ocupando a última posição regional e evidenciando os desafios estruturais enfrentados por Rondônia na oferta de serviços essenciais como abastecimento de água, esgotamento sanitário e infraestrutura urbana.
L
Fim do La Niña acende alerta para seca e calor em Rondônia

Fim do La Niña acende alerta para seca e calor em Rondônia

O fenômeno climático La Niña chegou ao fim e, segundo especialistas da MetSul Meteorologia, falta apenas um anúncio oficial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) para a confirmação formal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Compromisso Social: Deputada Gislaine Lebrinha anuncia investimento para a APAE de Alvorada D’Oeste

Recurso de R$ 100 mil será destinado ao fortalecimento das atividades da instituição.
L
Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Parlamentar sugere que modelo de sucesso do Projeto “Mãos Limpas” seja adotado em todas as unidades da capital
L
Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Encontro no plenário discute integração do sistema SEI e novas regras para termos de fomento; gestão de emendas parlamentares em Rondônia busca mais transparência e agilidade
L
Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Indicação visa melhorar condições sanitárias e promover saúde pública no sistema penal
L
Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Projeto articulado pela deputada Cláudia de Jesus entra em fase de licitação
L
Publicidade

POLÍCIA

Identificado ciclista assassinado no bairro JK em Porto Velho

Identificado ciclista assassinado no bairro JK em Porto Velho

Radson A. P., de 33 anos, foi morto com um tiro na boca após ser atacado em frente a uma escola estadual; o crime está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.
18
Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes fecham o quilômetro 563 da rodovia federal para protestar contra as tarifas do novo pedágio e os planos de desocupação de terras na região.
L
PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

A Polícia Federal apura se influenciadores foram contratados para atacar o Banco Central após a liquidação do banco Master, com rombo estimado em bilhões.
L
Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Governo estadual investe mais de R$ 237 milhões em segurança pública
L
Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Efetivo da Polícia Militar atuará em locais de grande circulação em todo o estado; reforço no policiamento em Rondônia visa garantir segurança de foliões
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda News: Encontro de carros clássicos agita Porto Velho em fevereiro

Agenda News: Encontro de carros clássicos agita Porto Velho em fevereiro

Auto Clube RO realiza 1º Encontro Semestral 2026 no Posto Trevo 3 com foco na cultura automotiva e no público apaixonado por clássicos.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: M. Z. S. SERRARIA LTDA

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO, LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA
L
Ouro atinge recorde histórico e supera marca de US$ 5 mil

Ouro atinge recorde histórico e supera marca de US$ 5 mil

Turbulências geopolíticas e a política econômica de Donald Trump impulsionam a busca pelo metal como reserva de valor em meio à desconfiança global.
L

Requerimento da Licença Ambiental: SPEED COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Tesouro prevê dívida pública de até R$ 10,3 trilhões em 2026

Tesouro prevê dívida pública de até R$ 10,3 trilhões em 2026

Plano Anual de Financiamento indica novo teto para o endividamento federal, com estratégia voltada para títulos atrelados à Selic em ano de juros elevados.
L
Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Jurista Ives Gandra Martins critica o uso excessivo de sigilo pelos Três Poderes e aponta distanciamento dos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988.
L
Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Prefeitura substitui modelo antigo por peças na cor verde após dez anos
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.