QUINTA-FEIRA, 22/01/2026

Em destaque

L

Mundo

RÚSSIA X UCRÂNIA – Veja um resumo dos últimos acontecimentos

Ucrânia está sendo atingida por uma segunda onda de mísseis, de acordo com um assessor próximo do presidente Volodymyr Zelensky.

Publicado em 

Ucrânia está sendo atingida por uma segunda onda de mísseis, de acordo com um assessor próximo do presidente Volodymyr Zelensky. A primeira onda de ataques ocorreu na noite de quarta-feira (em Brasília);

Há uma luta violenta pelo controle de um aeroporto militar perto de Kiev; Ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que Putin iniciou uma invasão completa da Ucrânia e que cidades pacíficas estão sendo atacadas;

Foto: Divulgação/Serviço de Emergência da Ucrânia/Reuters

 

Embaixada da Ucrânia no Brasil diz que invasão é um ato de guerra; embaixada do Brasil em Kiev pede para que cidadãos brasileiros no país não saiam de casa;

Bolsas europeias e asiáticas despencam; petróleo atinge maior valor em 7 anos.

Final da Champions League, que ocorreria em São Petesburgo, deve mudar de local

A Uefa, a entidade que organiza o futebol na Europa, deve anunciar que a final da Champions League não deverá mais acontecer em São Petesburgo, como estava programado.

A invasão da Ucrânia pela Rússia tornou a organização do jogo na cidade russa inviável, de acordo com pessoas que trabalham na Uefa.

Ainda não há uma decisão sobre onde a final acontecerá.

Em um comunicado, a Uefa afirmou que o presidente da entidade convocou um encontro extraordinário no dia 25 de fevereiro.

Há uma luta violenta pelo controle de aeroporto militar perto de Kiev

Um assessor do presidente Volodymyr Zelensky afirmou que há uma luta violenta acontecendo no aeroporto militar de Gostomel, a 23 quilômetros de Kiev.

A equipe do presidente Zelensky afirmou que acredita que soldados russos podem descer de aeronaves para invadir a região de Kiev onde ficam os prédios do governo.

Houve confrontos militares em quase toda a extensão da fronteira entre os dois países, segundo o assessor. Ele ressaltou as disputas nas regiões de Sumy, Kharkiv, Kherson, Odessa.

Os russos dizem algo diferente: a FSB, o serviço de segurança federal da Rússia, disse que os guardas de fronteira da Ucrânia abandonaram todos os postos na linha que divide os dois países, segundo a agência de notícias russa Interfax.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou que os líderes da Rússia devem assumir total responsabilidade pelas consequências de suas ações. "A Rússia pagará um preço econômico e político muito alto", afirmou Stoltenberg em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (24) depois da invasão da Ucrânia por tropas da Rússia.

A Aliança afirmou ainda que vai continuar a tomando "todas as medidas necessárias para garantir a segurança e a defesa de todos os Aliados" e condenou também a Belarus por permitir o ataque.

Rússia diz que o país não pode ser isolado atrás de uma 'cortina de ferro'

O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, disse que é impossível isolar a Rússia atrás de uma cortina de ferro e que é necessário que a Ucrânia se torne um país neutro para o qual não são enviadas armas.

Quando lhe pediram que avaliasse o risco de a Rússia ser colocada atrás de uma cortina de ferro por causa de suas ações na UcrâniaPeskov, disse: "É simplesmente impossível isolar um país como a Rússia com uma cortina de ferro".

Ele ainda afirmou que a Rússia consegue sobreviver à volatilidade do mercado e disse que a reação "emocional" do mercado financeiro à invasão russa da Ucrânia vai diminuir. Peskov disse que medidas estão sendo adotadas para garantir que a reação do mercado seja a mais breve possível.

O rublo se recuperou de mínimas recordes depois de o Banco Central anunciar intervenções cambiais.

Capitais da Alemanha e Suécia registram protesto contra invasão russa na Ucrânia

Foto: REUTERS/TT News Agency/Claudio Bresciani

Manifestantes estão reunidos em frente ao Portão de Brandemburgo, um importante símbolo de Berlim, na Alemanha, erguendo a bandeira ucraniana em protesto à invasão russa.

Já em Estocolmo, capital da Suécia, manifestação ocorre em frente à embaixada russa.

Helicópteros russos atacam aeroporto militar

De acordo com dirigentes de fronteira da Ucrânia, helicópteros russos atacaram o aeroporto militar de Gostomel, que fica perto de Kiev, a capital ucraniana.

O Ministério do Interior da Ucrânia afirmou que derrubou três helicópteros dos inimigos.

Rússia diz que ucranianos atacaram navios de carga

A Rússia afirmou que dois de seus navios de carga foram atingidos por mísseis ucranianos no Mar de Azov. Houve mortos, segundo a agência de notícias russa Tass.

Moldávia e Belarus fecham espaço aéreo

A Moldávia fechou seu espaço aéreo devido à invasão russa da vizinha Ucrânia. A Belarus tomou uma medida parecida: fechou parte de seu espaço aéreo.

"Os voos serão desviados para outros aeroportos", disse o vice-primeiro-ministro da Moldávia, Andrei Spinu, no Telegram. Ele justificou a medida pela "situação na região".

Por sua vez, o ministério da Defesa de Belarus anunciou o fechamento do seu espaço aéreo sobre a fronteira ucraniana, no sul do país, a partir das 9h00 GMT (6h00 de Brasília), para "garantir a utilização segura do espaço aéreo".

Vizinhos da Ucrânia se preparam para receber refugiados

Ucranianos que fogem da guerra começaram a chegar na Polônia nesta quinta-feira (24).

Uma das cidades que está recebendo famílias é Medyka. O ministro da Saúde da Polônia afirmou que os hospitais do país está aumentando o número de leitos dos hospitais para poder atender pessoas feridas.

Outros países que fazem fronteira com a Ucrânia, como a Romênia e a Eslováquia, afirmaram que não há um volume significativo de pessoas agora, mas há relatos em redes sociais descrevendo a chegada de ucranianos.

A Eslováquia deslocou 1.500 soldados para a região de fronteira para receber famílias que fogem da guerra na Ucrânia.

Segunda onda de ataques

Foto: Aris Messinis / AFP

Ucrânia está sendo atingida por uma segunda onda de mísseis, de acordo com um assessor próximo do presidente Volodymyr Zelensky.

Um correspondente da agência de notícias Reuters ouviu explosões em Kiev às 12h no país (cerca de 7h de Brasília).

Um dirigente do Ministério do Interior da Ucrânia disse que centros de comando em diversas cidades, inclusive Kiev, foram alvos de ataques por mísseis.

De acordo com dirigentes do governo da Ucrânia, a primeira onda de bombas começou pouco depois do anúncio feito pelo presidente Vladimir Putin de que seria iniciada uma operação militar.

Uma testemunha disse à agência Reuters que há uma fumaça preta saindo do prédio da sede do serviço de inteligência do Ministério da Defesa.

Pelo menos 18 pessoas morreram na cidade de Odessa em um ataque, de acordo com as autoridades da região. Outras 6 morreram em Brovary, perto de Kiev.

Em vídeo, brasileiros pedem socorro à embaixada

Cerca de 20 brasileiros estão em um hotel localizado na cidade de Kiev, na Ucrânia, e pedem ajuda à embaixada brasileira para deixar o país após o anúncio da invasão das tropas militares russas, no início da madrugada desta quinta-feira (24). Um vídeo feito por eles pede socorro à embaixada.

Entre os jogadores, está o santista Aluísio Chaves Ribeiro Moraes Júnior, mais conhecido como Junior Moraes, ele é um dos brasileiros que pede ajuda pelas redes sociais para deixar a capital da Ucrânia com a família. Junior é naturalizado ucraniano e atua como atacante. Atualmente, joga pelo Shakhtar Donetsk e pela Seleção Ucraniana. Veja no vídeo abaixo e leia a reportagem completa aqui.

Aliado de Putin: para evitar guerra na Europa, é preciso 'desmilitarizar' Ucrânia

Foto: REUTERS/Antonio Bronic

O líder da Câmara dos Deputados da Rússia, Vyacheslav Volodin, afirmou que a única forma de evitar uma guerra na Europa é desmilitarizar a Ucrânia, de acordo com a agência de notícias russa RIA.

Volodim é um aliado do presidente Vladimir Putin.

Embaixada pede para brasileiros em Kiev ficarem em casa, exceto em caso de sirenes

A Embaixada do Brasil na Ucrânia pediu para os brasileiros que moram em Kiev a ficarem em casa, exceto se houver ativação de sirenes.

Em mensagem aos cidadãos por meio de um aplicativo de mensagens, a representação diplomática orientou ainda os brasileiros a não se dirigirem à embaixada.

"Putin iniciou uma invasão completa da Ucrânia. Cidades pacíficas estão sendo atacadas", disse o ministro de relações exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, no Twitter.

''Este á um ato de guerra', diz Embaixada da Ucrânia no Brasil sobre invasão russa

Foto: Reuters/Valentyn Ogirenko

Em nota, a Embaixada da Ucrânia no Brasil classificou a invasão russa como um ato de guerra com objetivo de "destruir o Estado ucraniano" e ocupar o país.

'Este é um ato de guerra, um ataque à soberania e integridade territorial da Ucrânia, uma grave violação da Carta das Nações Unidas e das normas e princípios fundamentais do direito internacional", diz a embaixada.

"A Ucrânia apela à comunidade internacional para que aja imediatamente. Somente passos unidos e decisivos podem parar a agressão de Vladimir Putin contra a Ucrânia."

Bolsas europeias e asiáticas despencam; petróleo atinge maior valor em 7 anos

A invasão da Ucrânia pela Rússia derrubou as bolsas da Ásia e da Europa nesta quinta-feira (24) e fez o preço do petróleo passar de US$ 100 pela primeira vez desde 2014.

Por volta das 5h, a bolsa da Alemanha – a maior economia da Europa e muito dependente de insumos energéticos russos – caía 3,7%, para o menor patamar desde março de 2021. Em Londres, o índice FTSE 100 cai 2,6%.

A Bolsa de Valores de Moscou chegou a suspender a operações e o o rublo caiu 7% em relação ao dólar.

"O suprimento de petróleo da Rússia vai desaparecer do dia para a noite se sofrer sanções, e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) não consegue produzir de forma rápida o suficiente para compensar", diz o economista Howie Lee, da OCBC.

Ucrânia diz que matou 50 soldados russos

Os militares da Ucrânia afirmaram que destruíram 4 tanques russos em uma estrada perto da cidade de Kharkiv, no leste do país, mataram 50 soldados dos inimigos na região de Luhansk e que derrubaram 6 aviões russos, também no leste do país, de acordo com a agência Reuters.

O comandante-em-chefe das Forças Armadas ucranianas, o general Valery Zaluzhni, afirmou que a ordem do presidente Volodymyr Zelensky é infligir o maior número de perdas aos inimigos e que o seu exército reage "com dignidade" aos ataques.

O governador da Crimeia, uma região da Ucrânia que a Rússia anexou em 2014, afirmou nesta quinta-feira (24) que ele deu ordens para que o canal que leva água do rio Dniper, da Ucrânia, à Crimeia seja reaberto.

Depois da anexação da Crimeia, o governo ucraniano havia cortado o fornecimento de água para a região. O canal, construído na época da União Soviética, usava a água do Dniper para abastecer a Crimeia e também a região de Kherson.

Os separatistas apoiados por Moscou em Luhansk e Donetsk dizem que querem chegar até o limite dessas regiões que, até antes da invasão russa, não controlavam totalmente.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse, sobre a crise na Ucrânia, que a Rússia é um país independente e pode tomar suas próprias decisões com base em seus próprios interesses.

Um assessor do Ministério do Interior da Ucrânia disse que um bombardeio deixou 1 morto e 1 ferido em Brovary, na região de Kiev.

Vladimir Putin alertou seu aliado belarusso Alexander Lukashenko por telefone na madrugada desta quinta-feira de que iniciaria uma operação militar contra a Ucrânia, revelou o gabinete presidencial de Belarus.

"Por volta das 5h de hoje (23h de quarta em Brasília), ocorreu uma conversa telefônica entre os presidentes belarusso e russo. Durante a ligação, Vladimir Putin informou seu colega belarusso sobre a situação na fronteira com a Ucrânia e em Donetsk", uma das duas regiões separatistas pró-Rússia da Ucrânia, informou a presidência belarussa em um comunicado.

O Kremlin não divulgou informações sobre esse contato.

Militares russos afirmaram nesta quinta-feira (24) que destruíram os sistemas de defesa antiaérea e colocaram "fora de serviço" bases aéreas na Ucrânia.

"A infraestrutura militar das bases aéreas das forças armadas ucranianas ficou fora de serviço", disse o Ministério da Defesa russo, segundo agências de notícias locais. "As instalações de defesa antiaérea das forças armadas ucranianas foram destruídas", acrescentou.

O mapa acima mostra algumas das cidades onde há relatos de ação militar russa na Ucrânia. A distribuição deixa claro que se trata de uma operação com abrangência de todo o país.

Tropas russas atacaram a Ucrânia a partir da Rússia e de Belarus e um ataque também está sendo lançado da Crimeia anexada, disse o serviço de guarda de fronteira da Ucrânia.

A Ucrânia afirmou que ataques contra unidades de guarda de fronteira e postos de controle estavam em andamento usando artilharia, outros equipamentos militares e armas de pequeno porte nas regiões ucranianas de Luhansk, Sumy, Kharkiv, Chernihiv e Zhytomyr.

Militares ucranianos afirmaram que abateram 5 aviões e 1 helicóptero russos na região de Luhansk. A Rússia declarou logo em seguida que essa informação não seria verdadeira.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trem colide com guindaste e marca quarto acidente ferroviário na Espanha

Trem colide com guindaste e marca quarto acidente ferroviário na Espanha

Seis pessoas ficaram feridas após um braço de guindaste atingir as janelas de um trem perto de Cartagena, intensificando a crise de segurança no país.
L
Trump oficializa Conselho de Paz em Davos com adesão de 35 países

Trump oficializa Conselho de Paz em Davos com adesão de 35 países

O presidente norte-americano lançou a carta constitutiva do órgão que visa governar Gaza, mas enfrenta resistência de potências europeias e indefinição do Brasil.
L
Japão suspende maior usina nuclear do mundo após alarme

Japão suspende maior usina nuclear do mundo após alarme

A operadora Tepco paralisou o reator número 6 da central de Kashiwazaki-Kariwa poucas horas após a reativação devido a uma falha técnica no monitoramento das barras de controle.
L
Trump anuncia recuo e aponta acordo sobre a Groenlândia

Trump anuncia recuo e aponta acordo sobre a Groenlândia

O presidente dos Estados Unidos descartou o uso de força militar e a imposição de tarifas contra a União Europeia após reunião estratégica no Fórum de Davos.
L
China encerra embargo e libera frango do RS após surto sanitário

China encerra embargo e libera frango do RS após surto sanitário

A decisão das autoridades chinesas encerra uma restrição que durava desde 2024, após a comprovação de que o estado erradicou o surto da doença de Newcastle.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

O prefeito Léo Moraes anunciou o investimento que beneficia mais de 46 mil alunos; a entrega de kits escolares visa garantir segurança, inclusão e igualdade na rede municipal.
L
Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

As secretarias de educação têm até amanhã para apresentar pedidos de reconsideração sobre a classificação preliminar divulgada pelo Ministério da Educação no sistema oficial.
L
Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

O ministro Alexandre de Moraes acolheu o parecer da PGR sobre a falta de provas contra dois policiais, enquanto determinou o trancamento de ações para outros nomes já condenados.
L
Governo propõe que Enamed seja exame de proficiência para médicos

Governo propõe que Enamed seja exame de proficiência para médicos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que a medida exige alteração na legislação e visa vincular o registro profissional ao desempenho dos estudantes.
L

Agenda News: Rock e feijoada embalam o fim de semana no Grego

De sexta a sábado, o pub recebe bandas locais e clássicos do rock em clima descontraído e muitaenergia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

A programação em Roraima inclui a inauguração de novos espaços de acolhimento e o reforço da cooperação internacional para proteção de indígenas e refugiados.
L
Governo federal envia proposta de acordo entre Mercosul e União Europeia ao Congresso

Governo federal envia proposta de acordo entre Mercosul e União Europeia ao Congresso

O vice-presidente Geraldo Alckmin confirmou a intenção de acelerar a internalização do tratado comercial no Brasil, buscando uma vigência provisória para o setor.
L
Vereador Pedro Geovar fiscaliza e garante revitalização no bairro Areal da Floresta

Vereador Pedro Geovar fiscaliza e garante revitalização no bairro Areal da Floresta

Parlamentar protocolou pedido de providência para manutenção da Rua Paraná, que foi atendido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura
L

Nikolas Ferreira relata “pé deformado” e dores em caminhada de 230 km

O deputado federal cumpre trajeto entre Minas Gerais e Brasília em ato de apoio a Jair Bolsonaro.
L
Sofia Andrade propõe mais transparência em multas de trânsito em Porto Velho

Sofia Andrade propõe mais transparência em multas de trânsito em Porto Velho

Projeto de lei da vereadora exige divulgação trimestral de dados sobre radares, revisão técnica anual e relatórios sobre destinação de recursos arrecadados com multas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Sob gestão do governador Marcos Rocha, a polícia recebeu novos complexos, tecnologia de inquérito eletrônico e reforço no combate ao crime organizado em todo o estado.
L
Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Comandante-geral da PMRO, Coronel Glauber Souto, detalha operação de segurança no Carnaval em Rondônia que inicia em 31 de janeiro para proteger foliões e combater crimes.
L
Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Simone Araújo Gomes foi vista pela última vez dirigindo um Jeep Renegade azul, com destino à BR-364
12
Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

A agressão ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), após detentos simularem uma emergência médica para forçar a saída da cela em Porto Velho.
10
Carro incendiado por criminosos havia sido furtado de depósito em Porto Velho

Carro incendiado por criminosos havia sido furtado de depósito em Porto Velho

Veículo modelo Celta foi queimado no bairro Planalto; além do automóvel, moto, botijas de gás e mercadorias também foram levadas do depósito.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

O Governo entrega nesta sexta-feira (23) as novas instalações do Cemetron investimento de R$ 19 milhões ampliou a unidade com 31 novos leitos.
L
Fable ganha previsão de lançamento e novo trailer de gameplay

Fable ganha previsão de lançamento e novo trailer de gameplay

Reboot da saga de fantasia será lançado entre setembro e dezembro para PS5, Xbox Series X|S e PC, com abordagem moderna e multiplataforma
L
Detran-RO realiza ação 2 Rodas 1 Só Vida para conscientizar motociclistas na capital

Detran-RO realiza ação 2 Rodas 1 Só Vida para conscientizar motociclistas na capital

A operação do Detran-RO abordou 112 condutores em Porto Velho com o objetivo de reduzir sinistros e promover a segurança viária dentro da campanha Sua Vida Vale Mais.
L
Operação Aulas Seguras 2026 fiscaliza materiais escolares em todo o estado de Rondônia

Operação Aulas Seguras 2026 fiscaliza materiais escolares em todo o estado de Rondônia

A fiscalização ocorre de forma intensa em estabelecimentos de diversos municípios rondonienses.
L
SSDs ficam até 16 vezes mais caros que HDs por causa da IA

SSDs ficam até 16 vezes mais caros que HDs por causa da IA

Demanda por aplicações de inteligência artificial eleva preços de SSDs corporativos, afetando também consumidores, segundo relatório da VDURA
L
Recuperação na RO-133 garante trafegabilidade entre Vale do Paraíso e Bom Jesus

Recuperação na RO-133 garante trafegabilidade entre Vale do Paraíso e Bom Jesus

O Governo de Rondônia, por meio do DER-RO, executa obras de recomposição de aterro na RO-133 para corrigir danos causados pelas fortes chuvas e aumentar a segurança dos motoristas.
L
Pequenos empreendedores têm até 30 de janeiro para renegociar dívidas com a União

Pequenos empreendedores têm até 30 de janeiro para renegociar dívidas com a União

Edital oferece descontos de até 100% sobre juros e multas para MEIs, micro e pequenas empresas regularizarem débitos inscritos em dívida ativa
L
Casemiro deixará Manchester United ao final da temporada

Casemiro deixará Manchester United ao final da temporada

O clube inglês optou por não ativar a cláusula de renovação do contrato do brasileiro, que encerra seu ciclo em Old Trafford com dois títulos conquistados.
L
Arrecadação federal bate recorde histórico de 2,89 trilhões de reais em 2025

Arrecadação federal bate recorde histórico de 2,89 trilhões de reais em 2025

O resultado representa um crescimento real de 3,75% acima da inflação e foi impulsionado pelo desempenho do setor de serviços e pela taxação de apostas online.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.