QUINTA-FEIRA, 23/10/2025

Em destaque

L

Mundo

Covid-19: Europa retoma medidas restritivas em meio a protestos

Manifestações foram violentas em alguns países

Publicado em 

Governos de vários países da Europa retomaram hoje (22) medidas restritivas e confinamentos, numa altura em que a pandemia de covid-19 está, mais uma vez, descontrolada. Áustria, Países Baixos, Bélgica e Croácia são apenas alguns dos países onde o fim de semana foi marcado por protestos, muitas vezes violentos, contra as restrições.

Entre as novas medidas está a imposição de certificado digital, a vacinação obrigatória ou o encerramento de setores e atividades.

A Áustria foi a primeira a voltar a impor, com início nesta segunda-feira, o confinamento de toda a população para travar o aumento de infecções pelo novo coronavírus. O chanceler Alexander Schallenberg decidiu, ainda, tornar a vacinação obrigatória a partir de 1º de fevereiro.

O governo austríaco estabeleceu uma duração inicial de dez dias para o novo confinamento, período durante o qual a maioria das lojas terá de fechar, os eventos culturais serão cancelados e os alunos voltarão a ter aulas online. Este período poderá ser renovado para um máximo de 20 dias, caso dez dias não sejam suficientes para diminuir os novos casos de infeção.

O confinamento na Áustria implica que as pessoas apenas saiam de casa por um número limitado de razões, como ir trabalhar ou comprar bens essenciais. Os encontros entre pessoas de agregados familiares diferentes estão limitados a dois participantes.

O ministro da Saúde austríaco, Wolfgang Mueckstein, explicou que as escolas permanecerão abertas para aqueles que precisarem  ir, mas apelou a todos os pais para, se possível, manterem os seus filhos em casa.

Temos de “enfrentar a realidade”, afirmou o chanceler Schallenberg numa entrevista. “Apesar de meses de persuasão, não conseguimos convencer um número suficiente de pessoas a se vacinar”, disse ele.

Protestos em Viena

As notícias não foram bem recebidas pela população. Nas vésperas do regresso daquele que é o quarto confinamento no país, milhares de manifestantes, incluindo membros de grupos de extrema-direita, marcharam em Viena contra o confinamento nacional.

Segundo as autoridades, foram 35 mil os participantes em diferentes marchas pela capital, sendo que a maioria não usava máscara.

Num país onde menos de 66% da população está vacinada – uma das taxas mais baixas da Europa Ocidental -, o número de mortes diárias triplicou nas últimas semanas e os hospitais dos estados mais atingidos estão atingindo o limite da capacidade.

Países Baixos sob tensão

Os protestos do fim de semana não se restringem à Áustria. Também nos Países Baixos, onde o governo decretou um confinamento parcial durante três semanas, o encerramento da restauração às 20h e a proibição da entrada de pessoas não vacinadas em espaços públicos, milhares de habitantes caminharam pela terceira noite consecutiva contra as medidas.

Nas ruas de Amsterdã os protestos decorreram sem incidentes, mas isso não se verificou em outras cidades holandesas. Depois de, na sexta-feira, a polícia de Roterdã ter disparado para acabar com motins e sete pessoas terem ficado feridas, o fim de semana em Haia foi marcado por momentos de grande tensão nas ruas.

Manifestantes atacaram as autoridades com pedras e fogos de artifício e incendiaram bicicletas. Cinco agentes ficaram feridos e dezenas de pessoas foram detidas.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, denunciou hoje a “violência pura” por parte de pessoas “idiotas”.

Algumas centenas de pessoas também se manifestaram nas ruas da cidade de Breda, no sul dos Países Baixos, contra as restrições. Em Rosendaal, perto da fronteira com a Bélgica, 15 pessoas foram presas depois de terem iniciado um incêndio numa escola primária.

Bruxelas impõe máscara

Na Bélgica, o uso de máscara passou a ser obrigatório a partir dos dez anos de idade e o teletrabalho voltou. A vacina contra a covid-19 poderá, muito em breve, tornar-se também obrigatória no país.

As medidas foram contestadas em Bruxelas, onde 35 mil pessoas se reuniram. Os protestos começaram pacificamente, mas rapidamente deram lugar a confrontos com a polícia, que usou canhões de água e gás lacrimogêneo contra os manifestantes que atiravam pedras, foguetes e bombas de fumo, segundo várias testemunhas.

“Liberdade” foi a palavra de ordem entre os participantes, com um deles segurando um cartaz onde se lia: “Quando a tirania se transforma em lei, a rebelião torna-se um dever”.

França

Na França, o ministro do Interior, Gerald Darmanin, condenou os violentos protestos na ilha caribenha de Guadalupe, um dos territórios ultramarinos do país, onde 29 pessoas foram detidas pela polícia quando protestavam contra a decisão de impor um recolher noturno (das 18h às 5h) a partir desta terça-feira (23).

Naquela que foi a terceira noite consecutiva de motins, com lojas  vandalizadas e carros incendiados, a polícia prendeu pelo menos 38 pessoas. Segundo a imprensa local, houve tiros disparados contra as autoridades.

O governo francês decidiu, no domingo, enviar para Guadalupe  50 membros das forças de elite para restaurar a ordem. O primeiro-ministro Jean Castex irá se reunir hoje, em Paris, com os líderes da ilha para discutir a situação.

Os sindicatos guadalupenses começaram esta manhã uma greve por tempo indefinido para protestar contra a imposição de passes sanitários e a vacinação obrigatória dos trabalhadores de saúde contra a covid-19.

Croácia

Na Croácia, milhares de pessoas ergueram a voz contra a vacinação obrigatória dos cidadãos para trabalhar. Com quatro milhões de habitantes, apenas 47% da população do país dos Balcãs completou a vacinação.

Apesar de números recordes de infecções e da morte de meia centena de pessoas todos os dias, milhares de pessoas juntaram-se na capital, Zagreb, carregando bandeiras croatas e símbolos nacionalistas e religiosos, com bandeiras contra a vacinação e o que descrevem como restrições às liberdades.

Suíços, italianos e irlandeses

Na Suíça, duas mil pessoas protestaram contra um referendo sobre a aprovação da lei que permite a imposição de restrições, alegando que é discriminatória.

Na Itália, três mil habitantes se reuniram em torno do Circo Maximus, em Roma, para protestar contra a exigência do certificado que garante que se está vacinado ou livre da covid-19 para ter acesso aos locais de trabalho, restaurantes, cinemas, teatros, recintos desportivos e ginásios, bem como para viagens de longa distância de trem, carro ou ferry.

Na Irlanda do Norte, várias centenas de pessoas que se opõem ao certificado de covid-19 protestaram à porta da Câmara Municipal de Belfast, depois de o governo ter decidido restringir horários e tornar o documento obrigatório para admissão em clubes noturnos, bares e restaurantes.

OMS teme mais mortes

A Organização Mundial de Saúde já manifestou preocupação com o aumento de casos de covid-19 na Europa e advertiu que cerca de 500 mil pessoas podem morrer até março de 2022 se não forem tomadas medidas urgentes para conter o avanço da pandemia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Maduro diz que Venezuela tem 5 mil mísseis antiaéreos para enfrentar EUA

Maduro diz que Venezuela tem 5 mil mísseis antiaéreos para enfrentar EUA

Presidente venezuelano afirma que país dispõe de mísseis Igla-S de fabricação russa, em resposta à mobilização militar dos EUA no Caribe.
L
Tedros Ghebreyesus alerta que crise de saúde em Gaza durará gerações

Tedros Ghebreyesus alerta que crise de saúde em Gaza durará gerações

O diretor-geral da OMS descreveu a situação na Faixa de Gaza como uma “catástrofe sanitária e humanitária”, marcada por fome, colapso do sistema de saúde e restrições na entrega de ajuda essencial.
L
Chanceler argentino renuncia em momento delicado para Milei

Chanceler argentino renuncia em momento delicado para Milei

Gerardo Werthein deixa o cargo dias antes de importante eleição legislativa; é a segunda baixa na pasta durante a gestão do presidente Javier Milei.
L
Nicolas Sarkozy recebe proteção especial na prisão de La Santé

Nicolas Sarkozy recebe proteção especial na prisão de La Santé

O ex-presidente francês tem a segurança reforçada por dois agentes devido ao seu status e às ameaças de que é alvo; Sarkozy foi condenado por financiamento ilegal de campanha.
L
Rússia e Ucrânia trocam fortes ataques de mísseis em meio a impasse diplomático

Rússia e Ucrânia trocam fortes ataques de mísseis em meio a impasse diplomático

Bombardeios mútuos ocorreram durante a noite após a Casa Branca descartar um encontro imediato entre Donald Trump e Vladimir Putin, embora o Kremlin afirme que os preparativos para uma cúpula continuam.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

CAERD realiza ação preventiva em Extrema para garantir abastecimento de água

CAERD realiza ação preventiva em Extrema para garantir abastecimento de água

Serviço, solicitado pelo vereador Márcio Pacele, reforça ponto de captação e assegura fornecimento para famílias do distrito.
L
Câmara aprova urgência para votação de projeto que cria bancada cristã

Câmara aprova urgência para votação de projeto que cria bancada cristã

Por 398 votos, deputados aceleram análise de PL que formaliza nova bancada parlamentar, composta por membros evangélicos e católicos.
L
Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro em prisão domiciliar

Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro em prisão domiciliar

Ministro do STF negou pedido de Valdemar Costa Neto para visitar ex-presidente após reabertura de investigação sobre a trama golpista.
L
Senado aprova criação de Programa Nacional de Cuidados Paliativos

Senado aprova criação de Programa Nacional de Cuidados Paliativos

Projeto de Lei, que retorna agora para análise da Câmara, visa aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves.
L
Câmara aprova regras para julgamentos do STF e envia texto ao Senado

Câmara aprova regras para julgamentos do STF e envia texto ao Senado

Deputados rejeitam recurso e aprovam PL que regula decisões monocráticas dos ministros e exige quórum qualificado em modulação de efeitos no STF.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Forneiro de Padaria, Salário R$ 1.518,00

Panificadora Goiana abre vaga para forneiro em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Motorista Entregador, Salário R$ 1.598,00

Ello Eventos abre vaga para Motorista Entregador em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Líder Operacional, Salário R$ 3.000,00

D&A Transportes contrata Líder Operacional em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Empacotador, Salário R$ 1.700,00

Assaí Atacadista abre duas vagas em Porto Velho
L

POLÍTICA

Ambulância para Pimenteiras é garantida com emenda de Cláudia de Jesus

Ambulância para Pimenteiras é garantida com emenda de Cláudia de Jesus

Recurso de R$ 300 mil já foi pago à Prefeitura e vai reforçar o atendimento de saúde no município.
L
CNJ Explica aproxima população das decisões do Conselho Nacional de Justiça

CNJ Explica aproxima população das decisões do Conselho Nacional de Justiça

Publicação periódica usa linguagem simples para divulgar atos normativos e decisões relevantes do Plenário.
L
Plano Diretor de Porto Velho reforça importância da participação popular

Plano Diretor de Porto Velho reforça importância da participação popular

Moradores podem contribuir durante a 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do PDPM nos dias 6 e 7 de novembro.
L
Vereador Dr. Gilber solicita reparos emergenciais na Avenida Calama

Vereador Dr. Gilber solicita reparos emergenciais na Avenida Calama

Pedido de providência é protocolado na prefeitura de Porto Velho para realizar tapa-buraco urgente na Avenida Calama, no bairro Arigolândia.
L
Marina Silva garante que licença do Ibama para Foz do Amazonas foi técnica

Marina Silva garante que licença do Ibama para Foz do Amazonas foi técnica

Ministra do Meio Ambiente negou influência política na decisão do Ibama de autorizar a Petrobras a pesquisar petróleo na Margem Equatorial.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Acidente entre dois carros é registrado em Rolim de Moura

Acidente entre dois carros é registrado em Rolim de Moura

Colisão entre uma caminhonete Fiat Toro e um veículo Toyota ocorreu no cruzamento das avenidas Cuiabá e Corumbiara, em Rolim de Moura.
12
PF investiga suspeita de compra de votos em território indígena de RO

PF investiga suspeita de compra de votos em território indígena de RO

Polícia Federal cumpre mandado em Ji-Paraná após denúncia de que lideranças indígenas receberam benefícios em troca de apoio político nas eleições de 2024.
10
Megaoperação da Polícia Civil prende faccionados e “simpatizantes do crime” na divisa

Megaoperação da Polícia Civil prende faccionados e “simpatizantes do crime” na divisa

Operação Fautor, deflagrada em Comodoro (MT), mira o núcleo de apoio de facção criminosa e prende pessoas que davam suporte logístico e financeiro ao grupo.
10
Ladrão armado com pistola rouba R$ 250 em mercadinho de Rondônia

Ladrão armado com pistola rouba R$ 250 em mercadinho de Rondônia

Guarnições da Polícia Militar de Vilhena mobilizadas buscam assaltante que rendeu operadora de caixa em roubo classificado como majorado.
12
Sitiante é encontrado morto após cair de moto em RO

Sitiante é encontrado morto após cair de moto em RO

José Edinaldo Costa, 51 anos, sofreu queda fatal na área rural de Cerejeiras e a suspeita inicial da polícia é de que a vítima tenha tido um infarto fulminante.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia abre Expo Turismo 2025 e impulsiona setor econômico

Governo de Rondônia abre Expo Turismo 2025 e impulsiona setor econômico

Evento reúne mais de 80 expositores e promove turismo sustentável e cultural na capital.
L
Ecobarreiras reforçam ações de Porto Velho contra alagamentos e poluição

Ecobarreiras reforçam ações de Porto Velho contra alagamentos e poluição

Estruturas instaladas já retêm cerca de 30 quilos de lixo por dia e serão ampliadas para outros pontos estratégicos da cidade.
L
Motorista de caminhonete foge depois de causar grave acidente na Jorge Teixeira

Motorista de caminhonete foge depois de causar grave acidente na Jorge Teixeira

Imagens de câmeras de segurança mostram quando o motorista de uma caminhonete que estava na Rua Almirante Barroso, avança e acaba causando a colisão com o motociclista que seguia na Jorge Teixeira sentido Trevo do Roque.
16
Mulher é assassinada a facadas no interior de Rondônia

Mulher é assassinada a facadas no interior de Rondônia

Célia Cruz Rodrigues, 39 anos, foi vítima de homicídio por vingança e drogas em Colorado do Oeste, e os dois suspeitos, identificados como Pablo e Gordinho, já foram presos.
18
Encontro do ALI Produtividade reúne empresários em Cacoal

Encontro do ALI Produtividade reúne empresários em Cacoal

Evento do Sebrae fortalece gestão financeira e promove troca de experiências entre empreendedores.
L
Cursos de Matemática e Ciências Sociais da UNIR recebem nota máxima do MEC

Cursos de Matemática e Ciências Sociais da UNIR recebem nota máxima do MEC

Avaliação confirma excelência acadêmica e reforça o compromisso da Universidade com a formação de professores e pesquisadores na Amazônia.
L
Homem tenta ajudar cadeirante e acaba esfaqueado no centro

Homem tenta ajudar cadeirante e acaba esfaqueado no centro

O rapaz contou que teria tentado ajudar um cadeirante e durante a confusão acabou sendo golpeado com faca três vezes nas costas por um vizinho, que depois fugiu.
16
Polícia Civil prende estelionatário reincidente em São Miguel do Guaporé

Polícia Civil prende estelionatário reincidente em São Miguel do Guaporé

Mandado de prisão preventiva é cumprido contra W. R. F. C. da S., investigado por aplicar reiterados golpes e fraudes na região de Guaporé.
10
Polícia Civil de Rondônia cumpre mandados em operação interestadual contra o tráfico

Polícia Civil de Rondônia cumpre mandados em operação interestadual contra o tráfico

Ação é a segunda fase da Operação Infinity e mira célula logística do tráfico interestadual de drogas em Guajará-Mirim e Porto Velho, com uma prisão em flagrante.
14
EBC recomenda evitar termo 'menor' ao tratar de crianças e adolescentes

EBC recomenda evitar termo ‘menor’ ao tratar de crianças e adolescentes

Comitê de Participação da EBC delibera resolução que orienta veículos a usar os termos “crianças” e “adolescentes” para evitar estereótipos.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.