QUARTA-FEIRA, 24/09/2025

L

Mundo

Cúpula do G20 começa hoje com discussões sobre saúde e clima

Comércio, inclusão social e sustentabilidade também serão temas

Publicado em 

A Cúpula de Líderes do G20, grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo, começa hoje (30) em Roma, na Itália, com discussões centradas em economia e saúde global, mudanças do clima e desenvolvimento sustentável. O presidente Jair Bolsonaro está na capital italiana para participar da cúpula, além de outros compromissos, acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, Carlos França, e da Economia, Paulo Guedes.

O encontro segue até amanhã (31) quando deverá ser adotada a Declaração de Roma dos Líderes do G20, com consensos dos governantes em várias áreas. Em eventos paralelos, dois temas também serão tratados: o apoio a pequenas e médias empresas e empresas comandadas por mulheres e o papel do setor privado na luta contra as mudanças do clima.

O Brasil vai defender respostas robustas para a recuperação econômica no pós-pandemia e um comércio internacional com menos barreiras tarifárias, destacando que o comércio e os investimentos internacionais são instrumentos poderosos para a promoção do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, as reformas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Mundial do Comércio (OMC) também estarão em debates. Outra prioridade do Brasil passa pela inclusão social e a participação das populações menos influentes na prosperidade comum.

De acordo com o secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Gomes, os grandes temas trabalhados na cúpula envolvem desafios, riscos e vulnerabilidade para a economia atual. “Saúde, meio ambiente e, no campo da economia, pressões inflacionárias nas cadeias produtivas, desafios econômicos em um ambiente global mais adverso”, disse durante coletiva de imprensa [https://www.youtube.com/watch?v=EdyNV9FZt5g&t=2334s] sobre a cúpula do G20, realizada pelo Itamaraty na semana passada.

Na saúde, o objetivo é evitar, mitigar e reduzir a vulnerabilidade do mundo em relação a futuras pandemias, com acesso a vacinas e tratamentos. O consenso dos países do bloco tem sido no sentido de agilizar a disseminação de vacinas para os países em desenvolvimento, e o Brasil tem dado prioridade à diversificação da capacidade produtiva.

“O Brasil acredita que pode ser um líder na matéria, como outros países em desenvolvimento. E gostaria de ver um consenso para facilitar essa diversificação, com o apoio dos organismos internacionais. Há plataformas no âmbito da OMS, com apoio do G20, para aumentar e intensificar a distribuição de vacina especialmente para aqueles que mais precisam”, disse o secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Itamaraty, Sarquis José Sarquis.

No campo do clima, estão sendo discutidas políticas de transição para a economia verde, com a precificação e criação do mercado de crédito de carbono. “É importante porque vai gerar os recursos que precisamos para os projetos [de desenvolvimento sustentável] na ponta, investimentos em novas tecnologias. Lembrando que os países desenvolvidos têm acesso mais facilitado a essas tecnologias. Para os países em desenvolvimento, há um custo a mais, e o mercado de carbono vai ajudar na fluidez de recursos para essa transição”, explicou Sarquis.

Nesse sentido, o G20 também antecipa alguns debates previstos para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26) [https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-10/clima-deve-dominar-cupula-do-g20-antes-de-conferencia-da-onu], que acontece de 1º a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia. Entre os principais temas a serem debatidos na COP26 estão o mercado de carbono e os procedimentos financeiros para alcançar a redução das emissões que causam o efeito estufa e o aquecimento da temperatura global.

Prioridades do Brasil em 2021

O Itamaraty elencou um conjunto de 12 prioridades do Brasil, nas várias dimensões de discussão do G20 em 2021. São elas:

1 – Fortalecer os organismos multilaterais de tratamento de várias dimensões do desenvolvimento sustentável, como saúde (OMS) e comércio multilateral (OMC).

2 – Concentrar os recursos públicos de modo mais eficiente ao desenvolvimento sustentável, à inclusão social, à saúde pública e ao meio ambiente.

3 – Fortalecer a OMS e a sua capacidade de preparar-se para responder a futuras pandemias, mediante colaboração com a OMC e outros organismos internacionais, inclusive em frentes de cooperação técnica, disseminação de conhecimento e inovação, bem como de financiamento.

4 – Ampliar e diversificar a capacidade produtiva de vacinas e insumos farmacêuticos em vários países, especialmente entre países em desenvolvimento.

5 – Revigorar a OMC em suas três dimensões: de negociação e liberalização comercial, transparência e monitoramento do comércio multilateral e de soluções de controvérsias, visando uma agenda dinâmica de negociação para as próximas conferências ministeriais da organização.

6 – Reduzir barreiras tarifárias e subsídios distorcivos nos setores agrícola, industrial e de energia não renovável para gerar ganhos internacionais de eficiência econômica e ambiental.

7 – Abrir e reformar mercados agrícolas com vistas à maior distribuição de eficiência econômica e ambiental entre os países.

8 – Acelerar a transição energética por meio do uso de biocombustíveis, da bioenergia e outras fontes renováveis.

9 – Acelerar a transformação digital, da economia digital, de modo inclusivo nos setores público e privado.

10 – Combinar política financeira, agrícola e comercial, indutoras nessas várias frentes de trabalho citadas, para responder aos grandes desafios de nossa época: mudança climática, envelhecimento da população, saúde pública, educação, ampla formação de capital humano, transformação digital, inclusão social especialmente dos mais pobres e jovens, e empoderamento da mulher.

11 – Apoiar e ampliar o acesso à educação, ao emprego, à conectividade digital e infraestruturas sustentáveis, como água, saneamento e transporte urbano, especialmente de mulheres e meninas, em nossos próprios países e em países em desenvolvimento, por meio da cooperação internacional, quando necessária.

12 – Promover o empoderamento de mulheres e meninas, estimular a cooperação, a capacitação e a participação da mulher no mercado de trabalho e a ocupação por mulheres de cargos executivos e de alto escalão.

O G20

O Grupo dos 20, ou G20, foi criado em 1999, em resposta às crises financeiras dos anos 90. Foi concebido inicialmente como um fórum de diálogo econômico entre ministros de finanças e presidentes de bancos centrais. Com a eclosão da crise financeira global de 2008, o nível de participação das autoridades foi elevado para chefes de Estado e de governo e passou a incluir centralmente os diplomatas e gradualmente outros ministérios setoriais.

O G20 reúne as maiores economias do mundo, incluindo países desenvolvidos e economias emergentes. Os países do grupo representam 80% do Produto Interno Bruto (PIB) global, 75% das exportações, cerca de 70% dos investimentos diretos estrangeiros e 60% da população mundial.

Em 2021, o lema da presidência italiana é Pessoas, Planeta, Prosperidade, abrangendo temas sociais, ambientais/climáticos e econômicos, respectivamente. No ano que vem, a presidência do G20 será de Indonésia, seguido da Índia em 2023. Em 2024, o Brasil presidirá o grupo.

Seus membros permanentes são: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. Neste ano, além dos 20 membros, também participaram dos trabalhos do grupo a convite da presidência italiana, a Espanha, os Países Baixos e Singapura, em capacidade própria, além de Ruanda, representando a Nova Parceria para o Desenvolvimento da África, a República Democrática do Congo, representando a União Africana, e Brunei, representando a Associação de Nações do Sudeste Asiático.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump ataca a ONU e se elogia na Assembleia Geral

Trump ataca a ONU e se elogia na Assembleia Geral

Donald Trump utilizou seu discurso na ONU para criticar a atuação da organização e exaltar feitos de seu próprio governo.
L
Trump associa autismo a Tylenol e vacinas; OMS e UE rebatem

Trump associa autismo a Tylenol e vacinas; OMS e UE rebatem

Agências de saúde da União Europeia e a OMS confirmam a segurança do paracetamol na gravidez e de vacinas, contestando as alegações de autismo feitas pelo presidente dos EUA.
L
Trump classifica a Antifa como grupo terrorista

Trump classifica a Antifa como grupo terrorista

A medida foi adotada após o assassinato de Charlie Kirk, um ativista conservador. Críticos do governo Trump alertam para o risco à liberdade de expressão e a opositores políticos.
L
EUA aplicam sanções à esposa de Alexandre de Moraes

EUA aplicam sanções à esposa de Alexandre de Moraes

A Lei Magnitsky foi imposta à advogada Viviane Barci de Moraes e ao Instituto Lex, da família do ministro do STF, em uma decisão publicada pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.
L
EUA vão revogar visto de Jorge Messias e de outras autoridades

EUA vão revogar visto de Jorge Messias e de outras autoridades

A revogação do visto do advogado-geral da União, Jorge Messias, e de outros cinco membros do Judiciário é uma “agressão injusta”, disse o ministro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Empreendedorismo

Coluna do Simpi: Com uma década de atraso, atualização dos limites do Simples e do MEI volta à pauta no Congresso

Congelados há quase dez anos, os limites de faturamento do Simples Nacional e do MEI voltam a ser debatidos na Câmara para garantir justiça fiscal e preservar micro e pequenas empresas.
L

Agenda News: Emoções, identidade e a travessia da perimenopausa

No próximo Agenda News, a conversa é especialmente para você, mulher 40+.
L

17ª Brigada de Infantaria de Selva celebra 93 anos com homenagens a personalidades de Rondônia

Comandante destaca legado histórico e reforça missão de integração do Exército na Amazônia Ocidental durante cerimônia que reuniu autoridades civis, militares e representantes da imprensa
L
CCJ do Senado deve votar PEC da Blindagem nesta quarta (24)

CCJ do Senado deve votar PEC da Blindagem nesta quarta (24)

O presidente da comissão, Otto Alencar, e o relator, Alessandro Vieira, se posicionaram contra a proposta que exige autorização para processar parlamentares.
L
Barragem de Rondônia tem erosão identificada, mas risco de rompimento é descartado

Barragem de Rondônia tem erosão identificada, mas risco de rompimento é descartado

A Agência Nacional de Mineração esclareceu que a estrutura Jacaré Superior, mesmo com processos erosivos, não apresenta perigo à população, pois está desativada.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L

POLÍTICA

Presidente da Alero recebe secretária Albaniza Menandro para discutir desafios da educação em Rondônia

Presidente da Alero recebe secretária Albaniza Menandro para discutir desafios da educação em Rondônia

Encontro no gabinete de Alex Redano alinhou ações entre Legislativo e Executivo, reforçando parceria em prol da educação rondoniense.
L
Deputada Dra. Taíssa participa de reunião com a Associação Asdefig em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa de reunião com a Associação Asdefig em Guajará-Mirim

Encontro reforçou o diálogo com a comunidade e firmou compromissos para melhorias em prol das pessoas com deficiência física no município.
L
Vereador Dr. Santana solicita emenda de R$ 500 mil à deputada Silvia Cristina para fortalecer a AMA em Porto Velho

Vereador Dr. Santana solicita emenda de R$ 500 mil à deputada Silvia Cristina para fortalecer a AMA em Porto Velho

A proposta busca ampliar a estrutura da Associação de Mães de Autistas, garantindo atendimento especializado e apoio a famílias de pessoas com TEA em Rondônia.
L
Lebrinha destina R$ 405 mil para compra de motos em Colorado do Oeste

Lebrinha destina R$ 405 mil para compra de motos em Colorado do Oeste

Deputada garante 30 motocicletas para agentes comunitários de saúde, em parceria com a vereadora Tatiane Inácio.
L
Brasil investe US$ 1 bilhão em fundo para florestas tropicais

Brasil investe US$ 1 bilhão em fundo para florestas tropicais

Lula fez o anúncio em Nova York, reforçando que o país irá liderar pelo exemplo e convidando nações a participarem da iniciativa.
L
Publicidade

POLÍCIA

Militar que desapareceu na Praia do Acácio, em Guajará-Mirim, é encontrado sem vida

A vítima, de 19 anos, desapareceu na segunda-feira à tarde enquanto nadava no rio Mamoré.
10
Ataque a tiros deixa passageiro de aplicativo baleado no Triângulo

Ataque a tiros deixa passageiro de aplicativo baleado no Triângulo

Vítima foi socorrida pelo motorista ao Hospital João Paulo II.
14
Homem é preso com espingarda e drogas escondidas em freezer na zona su

Homem é preso com espingarda e drogas escondidas em freezer na zona sul

Polícia Militar encontrou crack, maconha, arma de fogo e munições durante ação da Força Tática do 9º BPM no bairro Caladinho.
12
Ex-presidiário é morto com facada no coração em apartamento

Ex-presidiário é morto com facada no coração em apartamento

Uma testemunha disse ter ouvido uma discussão dentro do apartamento, depois viu um indivíduo saindo do local guardando uma faca na cintura, em seguida, a vítima foi encontrada caída em meio a muito sangue.
18
Polícia Civil de Rondônia fiscaliza rodovia com apoio da PRF

Polícia Civil de Rondônia fiscaliza rodovia com apoio da PRF

Ação de prevenção e combate ao crime foi realizada na manhã desta terça-feira (23) em um ponto estratégico de trânsito.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conexão RH recebe Jorge Antônio, que detalha caminhos práticos para construir autoridade no marketing digital

Na edição desta terça-feira (23), o Conexão RH recebeu o especialista em marketing digital Jorge Antônio, que explicou como construir autoridade nas redes, apontou tendências como IA e automação e reforçou a importância de métricas reais de conversão.
L

Jovem News: Evangelista Kleivin fala do Jesus nas Ruas

O programa Jovem News desta segunda-feira, 22, recebeu o evangelista Kleivin, convidado por Luiz Henrique, para uma conversa franca sobre fé, juventude e serviço nas ruas de Porto Velho.
L
Rondônia conquista medalha de ouro e bronze no badminton nos Jogos da Juventude 2025

Rondônia conquista medalha de ouro e bronze no badminton nos Jogos da Juventude 2025

As atletas Lara Rita e Lara Michelato garantiram o ouro nas duplas femininas, enquanto Arthur Losse conquistou o bronze no individual masculino.
L
Núcleo de Fissurados de Rondônia já realizou mais de 24 mil consultas e 317 cirurgias desde 2018

Núcleo de Fissurados de Rondônia já realizou mais de 24 mil consultas e 317 cirurgias desde 2018

Referência no tratamento da fissura labiopalatina, o Nufis garante atendimento multiprofissional em Porto Velho e amplia qualidade de vida dos pacientes.
L
Lei Lucas: Profissionais da rede de educação de Jaru recebem capacitação em primeiros socorros

Lei Lucas: Profissionais da rede de educação de Jaru recebem capacitação em primeiros socorros

Formação reuniu professores e servidores municipais, com aulas teóricas e práticas sobre atendimentos emergenciais.
L
Mulheres que Plantam o Futuro: protagonismo feminino no campo ganha palco em Rondônia

Mulheres que Plantam o Futuro: protagonismo feminino no campo ganha palco em Rondônia

Encontro promovido por Sebrae, Emater e Sicoob Credip será realizado em Cacoal e reunirá 150 produtoras rurais da região com palestras e talk show.
L
Lula e Trump confirmam conversa na próxima semana

Lula e Trump confirmam conversa na próxima semana

O encontro breve e inesperado na ONU entre os presidentes Lula e Trump abriu a possibilidade de um novo diálogo para amenizar a crise diplomática entre Brasil e EUA.
L
3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo valoriza tradições afro-brasileiras em Pimenteiras do Oeste

3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo valoriza tradições afro-brasileiras em Pimenteiras do Oeste

Evento reuniu oficinas, exposições, rodas de conversa e shows para celebrar memória, resistência e diversidade cultural da comunidade quilombola de Santa Cruz.
L

3º Campeonato de Jiu-Jitsu da Família Marcio Frank celebra 22 anos de tradição

Evento une esporte, história e comunidade com torneio no dia 26 de outubro em Porto Velho
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.