SEXTA-FEIRA, 23/01/2026

Em destaque

L

Mundo

Cúpula do G20 começa hoje com discussões sobre saúde e clima

Comércio, inclusão social e sustentabilidade também serão temas

Publicado em 

A Cúpula de Líderes do G20, grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo, começa hoje (30) em Roma, na Itália, com discussões centradas em economia e saúde global, mudanças do clima e desenvolvimento sustentável. O presidente Jair Bolsonaro está na capital italiana para participar da cúpula, além de outros compromissos, acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, Carlos França, e da Economia, Paulo Guedes.

O encontro segue até amanhã (31) quando deverá ser adotada a Declaração de Roma dos Líderes do G20, com consensos dos governantes em várias áreas. Em eventos paralelos, dois temas também serão tratados: o apoio a pequenas e médias empresas e empresas comandadas por mulheres e o papel do setor privado na luta contra as mudanças do clima.

O Brasil vai defender respostas robustas para a recuperação econômica no pós-pandemia e um comércio internacional com menos barreiras tarifárias, destacando que o comércio e os investimentos internacionais são instrumentos poderosos para a promoção do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, as reformas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Mundial do Comércio (OMC) também estarão em debates. Outra prioridade do Brasil passa pela inclusão social e a participação das populações menos influentes na prosperidade comum.

De acordo com o secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Gomes, os grandes temas trabalhados na cúpula envolvem desafios, riscos e vulnerabilidade para a economia atual. “Saúde, meio ambiente e, no campo da economia, pressões inflacionárias nas cadeias produtivas, desafios econômicos em um ambiente global mais adverso”, disse durante coletiva de imprensa [https://www.youtube.com/watch?v=EdyNV9FZt5g&t=2334s] sobre a cúpula do G20, realizada pelo Itamaraty na semana passada.

Na saúde, o objetivo é evitar, mitigar e reduzir a vulnerabilidade do mundo em relação a futuras pandemias, com acesso a vacinas e tratamentos. O consenso dos países do bloco tem sido no sentido de agilizar a disseminação de vacinas para os países em desenvolvimento, e o Brasil tem dado prioridade à diversificação da capacidade produtiva.

“O Brasil acredita que pode ser um líder na matéria, como outros países em desenvolvimento. E gostaria de ver um consenso para facilitar essa diversificação, com o apoio dos organismos internacionais. Há plataformas no âmbito da OMS, com apoio do G20, para aumentar e intensificar a distribuição de vacina especialmente para aqueles que mais precisam”, disse o secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Itamaraty, Sarquis José Sarquis.

No campo do clima, estão sendo discutidas políticas de transição para a economia verde, com a precificação e criação do mercado de crédito de carbono. “É importante porque vai gerar os recursos que precisamos para os projetos [de desenvolvimento sustentável] na ponta, investimentos em novas tecnologias. Lembrando que os países desenvolvidos têm acesso mais facilitado a essas tecnologias. Para os países em desenvolvimento, há um custo a mais, e o mercado de carbono vai ajudar na fluidez de recursos para essa transição”, explicou Sarquis.

Nesse sentido, o G20 também antecipa alguns debates previstos para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26) [https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-10/clima-deve-dominar-cupula-do-g20-antes-de-conferencia-da-onu], que acontece de 1º a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia. Entre os principais temas a serem debatidos na COP26 estão o mercado de carbono e os procedimentos financeiros para alcançar a redução das emissões que causam o efeito estufa e o aquecimento da temperatura global.

Prioridades do Brasil em 2021

O Itamaraty elencou um conjunto de 12 prioridades do Brasil, nas várias dimensões de discussão do G20 em 2021. São elas:

1 – Fortalecer os organismos multilaterais de tratamento de várias dimensões do desenvolvimento sustentável, como saúde (OMS) e comércio multilateral (OMC).

2 – Concentrar os recursos públicos de modo mais eficiente ao desenvolvimento sustentável, à inclusão social, à saúde pública e ao meio ambiente.

3 – Fortalecer a OMS e a sua capacidade de preparar-se para responder a futuras pandemias, mediante colaboração com a OMC e outros organismos internacionais, inclusive em frentes de cooperação técnica, disseminação de conhecimento e inovação, bem como de financiamento.

4 – Ampliar e diversificar a capacidade produtiva de vacinas e insumos farmacêuticos em vários países, especialmente entre países em desenvolvimento.

5 – Revigorar a OMC em suas três dimensões: de negociação e liberalização comercial, transparência e monitoramento do comércio multilateral e de soluções de controvérsias, visando uma agenda dinâmica de negociação para as próximas conferências ministeriais da organização.

6 – Reduzir barreiras tarifárias e subsídios distorcivos nos setores agrícola, industrial e de energia não renovável para gerar ganhos internacionais de eficiência econômica e ambiental.

7 – Abrir e reformar mercados agrícolas com vistas à maior distribuição de eficiência econômica e ambiental entre os países.

8 – Acelerar a transição energética por meio do uso de biocombustíveis, da bioenergia e outras fontes renováveis.

9 – Acelerar a transformação digital, da economia digital, de modo inclusivo nos setores público e privado.

10 – Combinar política financeira, agrícola e comercial, indutoras nessas várias frentes de trabalho citadas, para responder aos grandes desafios de nossa época: mudança climática, envelhecimento da população, saúde pública, educação, ampla formação de capital humano, transformação digital, inclusão social especialmente dos mais pobres e jovens, e empoderamento da mulher.

11 – Apoiar e ampliar o acesso à educação, ao emprego, à conectividade digital e infraestruturas sustentáveis, como água, saneamento e transporte urbano, especialmente de mulheres e meninas, em nossos próprios países e em países em desenvolvimento, por meio da cooperação internacional, quando necessária.

12 – Promover o empoderamento de mulheres e meninas, estimular a cooperação, a capacitação e a participação da mulher no mercado de trabalho e a ocupação por mulheres de cargos executivos e de alto escalão.

O G20

O Grupo dos 20, ou G20, foi criado em 1999, em resposta às crises financeiras dos anos 90. Foi concebido inicialmente como um fórum de diálogo econômico entre ministros de finanças e presidentes de bancos centrais. Com a eclosão da crise financeira global de 2008, o nível de participação das autoridades foi elevado para chefes de Estado e de governo e passou a incluir centralmente os diplomatas e gradualmente outros ministérios setoriais.

O G20 reúne as maiores economias do mundo, incluindo países desenvolvidos e economias emergentes. Os países do grupo representam 80% do Produto Interno Bruto (PIB) global, 75% das exportações, cerca de 70% dos investimentos diretos estrangeiros e 60% da população mundial.

Em 2021, o lema da presidência italiana é Pessoas, Planeta, Prosperidade, abrangendo temas sociais, ambientais/climáticos e econômicos, respectivamente. No ano que vem, a presidência do G20 será de Indonésia, seguido da Índia em 2023. Em 2024, o Brasil presidirá o grupo.

Seus membros permanentes são: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. Neste ano, além dos 20 membros, também participaram dos trabalhos do grupo a convite da presidência italiana, a Espanha, os Países Baixos e Singapura, em capacidade própria, além de Ruanda, representando a Nova Parceria para o Desenvolvimento da África, a República Democrática do Congo, representando a União Africana, e Brunei, representando a Associação de Nações do Sudeste Asiático.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trem colide com guindaste e marca quarto acidente ferroviário na Espanha

Trem colide com guindaste e marca quarto acidente ferroviário na Espanha

Seis pessoas ficaram feridas após um braço de guindaste atingir as janelas de um trem perto de Cartagena, intensificando a crise de segurança no país.
L
Trump oficializa Conselho de Paz em Davos com adesão de 35 países

Trump oficializa Conselho de Paz em Davos com adesão de 35 países

O presidente norte-americano lançou a carta constitutiva do órgão que visa governar Gaza, mas enfrenta resistência de potências europeias e indefinição do Brasil.
L
Japão suspende maior usina nuclear do mundo após alarme

Japão suspende maior usina nuclear do mundo após alarme

A operadora Tepco paralisou o reator número 6 da central de Kashiwazaki-Kariwa poucas horas após a reativação devido a uma falha técnica no monitoramento das barras de controle.
L
Trump anuncia recuo e aponta acordo sobre a Groenlândia

Trump anuncia recuo e aponta acordo sobre a Groenlândia

O presidente dos Estados Unidos descartou o uso de força militar e a imposição de tarifas contra a União Europeia após reunião estratégica no Fórum de Davos.
L
China encerra embargo e libera frango do RS após surto sanitário

China encerra embargo e libera frango do RS após surto sanitário

A decisão das autoridades chinesas encerra uma restrição que durava desde 2024, após a comprovação de que o estado erradicou o surto da doença de Newcastle.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Terror em Silent Hill: Regresso para o Inferno estreia no Cine Araújo em Porto Velho

Novo capítulo da franquia Silent Hill chega às telas do Cine Araújo em Porto Velho, trazendo uma atmosfera sombria, suspense psicológico e terror intenso para os fãs do gênero.
L
Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

O Ministério da Educação publicou o edital que oferece mais de 67 mil vagas de financiamento para o primeiro semestre, destinadas a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.
L

Giro News: Dra. Waldirene de Souza Rivas fala sobre toxina botulínica

Cirurgiã ortopedista explica o que é a toxina botulínica, para que serve, quem pode se beneficiar e a importância do uso responsável, além do trabalho filantrópico na Casa Família Rosetta
L
Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

O presidente da Casa, Hugo Motta, confirmou a nova seleção em anúncio oficial nas redes sociais, enquanto as inscrições para outros cargos terminam na próxima segunda-feira.
L
Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

O prefeito Léo Moraes anunciou o investimento que beneficia mais de 46 mil alunos; a entrega de kits escolares visa garantir segurança, inclusão e igualdade na rede municipal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para compra de notebooks em Seringueiras

Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para compra de notebooks em Seringueiras

O investimento em tecnologia educacional atende ao pedido da vereadora Jéssica da Saúde.
L
Alex Redano indica reforço na frota do IML para garantir agilidade em Porto Velho

Alex Redano indica reforço na frota do IML para garantir agilidade em Porto Velho

Parlamentar alerta para sobrecarga do único veículo disponível e cobra mais agilidade e dignidade no atendimento às famílias.
L
Cláudia de Jesus pede mudanças no concurso da Seduc para garantir justiça e inclusão

Cláudia de Jesus pede mudanças no concurso da Seduc para garantir justiça e inclusão

Indicações tratam da prova de títulos, inclusão de candidatos indígenas e fortalecimento das bibliotecas.
L
Alero derruba veto do Governo e mantém emenda da Dra. Taíssa aos servidores do Iperon

Alero derruba veto do Governo e mantém emenda da Dra. Taíssa aos servidores do Iperon

Atuação da deputada garantiu auxílios a servidores cedidos e reforçar a isonomia no serviço público.
L
Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

O deputado estadual ressaltou que a base de seu mandato é o diálogo direto com os eleitores e a presença constante tanto na capital quanto nas regiões do interior de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre fratura após carro invadir preferencial no Centro

Motociclista sofre fratura após carro invadir preferencial no Centro

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um Renault Sandero invadiu a via, causando o atropelamento
16
PM flagra dupla furtando fios elétricos de residência no centro de Porto Velho

PM flagra dupla furtando fios elétricos de residência no centro de Porto Velho

Com a prisão da dupla, a polícia investigará se os suspeitos possuem envolvimento com receptadores de cobre na região.
10
Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Sob gestão do governador Marcos Rocha, a polícia recebeu novos complexos, tecnologia de inquérito eletrônico e reforço no combate ao crime organizado em todo o estado.
L
Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Comandante-geral da PMRO, Coronel Glauber Souto, detalha operação de segurança no Carnaval em Rondônia que inicia em 31 de janeiro para proteger foliões e combater crimes.
L
Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Simone Araújo Gomes foi vista pela última vez dirigindo um Jeep Renegade azul, com destino à BR-364
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sema desobstrui Parque Natural após queda de árvores causada por fortes chuvas

Sema desobstrui Parque Natural após queda de árvores causada por fortes chuvas

Ação emergencial garantiu segurança, preservação ambiental e acesso ao Viveiro Municipal após fortes chuvas em Porto Velho
L
Prefeitura celebra 111 anos de Porto Velho com retorno de passeios de barco na EFMM

Prefeitura celebra 111 anos de Porto Velho com retorno de passeios de barco na EFMM

A locomotiva, símbolo máximo da fundação da cidade, terá uma exibição especial ao público durante a tarde.
L
CRAM acolhe quase 300 mulheres vítimas de violência doméstica na capital

CRAM acolhe quase 300 mulheres vítimas de violência doméstica na capital

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher registrou 291 atendimentos; o serviço oferece proteção e acompanhamento psicológico em parceria com a Casa Abrigo.
L
79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

Entre 2022 e 2024, estado ampliou participação nas classes de maior renda, conforme estudo da FGV; renda do trabalho e políticas públicas impulsionaram mudança
L
Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Contribuinte pode acessar guias virtuais pelo site ou WhatsApp; desconto de 10% para pagamento em cota única
L
Brasileiros demonstram desconhecimento sobre detalhes do Holocausto, aponta estudo

Brasileiros demonstram desconhecimento sobre detalhes do Holocausto, aponta estudo

Embora o termo seja familiar para a maioria da população, mais de 45% dos brasileiros não sabem definir corretamente o que foi o genocídio nazista, segundo pesquisa inédita.
L
Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com a União termina em 30 de janeiro

Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com a União termina em 30 de janeiro

O edital da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional oferece descontos de até 100% sobre juros e multas para microempreendedores e empresas de pequeno porte em débito com o fisco.
L
Apex e Congresso planejam missão à Europa para destravar acordo com Mercosul

Apex e Congresso planejam missão à Europa para destravar acordo com Mercosul

O presidente da ApexBrasil e o senador Davi Alcolumbre organizam uma visita oficial a Bruxelas em março para pressionar pela ratificação definitiva do tratado comercial.
L
Lula e Narendra Modi discutem cooperação estratégica entre Brasil e Índia

Lula e Narendra Modi discutem cooperação estratégica entre Brasil e Índia

Em telefonema de 45 minutos, líderes prepararam terreno para visita presidencial em fevereiro, focando em parcerias na defesa, ciência e tecnologia e biocombustíveis.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.