TERÇA-FEIRA, 23/09/2025

L

Mundo

Aeroporto do Afeganistão reabriu para chegadas de voos humanitários

Informação é do Qatar, que facilita diálogo entre afegãos e americanos

Publicado em 

A pista do aeroporto de Cabul foi reparada e já consegue receber voos humanitários, anunciou o embaixador do Qatar no Afeganistão, citado pela Al Jazeera. De acordo com o diplomata, os trabalhos foram feitos por uma equipe técnica do Qatar “em cooperação com as autoridades do Afeganistão”.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, vai no início da semana ao Qatar, onde estão refugiados muitos afegãos. A Organização das Nações Unidas (ONU) vai reunir-se para debater a ajudar humanitária ao Afeganistão.

Além de voos humanitários, o aeroporto de Cabul também poderá começar a operar voos civis “em breve” e indica que já foram realizados dois voos internos, com destino às cidades de Mazar-i-Sharif e Kandahar.

O aeroporto esteve fechado desde o fim da ponte aérea entre Cabul e países ocidentais na passada segunda-feira, pondo fim a uma presença de 20 anos das forças americanas no Afeganistão.

Morreram pelo menos 17 pessoas durante celebrações com tiros para o ar, o que motivou uma declaração do porta-voz talibã no Twitter. “Evitem disparar para o ar e, em vez disso, agradeçam a Deus. As balas podem ferir civis, por isso não as disparem desnecessariamente”, escreveu Zabihullah Mujahid.

Os talibãs também declaram ter conquistado a região do vale de Panjshir, a última província afegã fora do controle dos extremistas islâmicos. No entanto, o líder da resistência não confirmou a derrota.

Ajuda humanitária

O reforço da ajuda humanitária ao Afeganistão será o principal tema da reunião da ONU no próximo dia 13, em Genebra. O porta-voz de António Guterres adiantou que será proposto “um rápido aumento no financiamento, para que as operações humanitárias que salvam vidas possam continuar”.

“O Afeganistão enfrenta um desastre humanitário iminente”, devido a “um conflito prolongado, uma seca severa e à pandemia de covid-19”, disse Stéphane Dujarric. O porta-voz acrescentou que os voos humanitários para o Norte e Sul do Afeganistão foram retomados, permitindo que “160 organizações humanitárias continuassem a sua atividade nas províncias afegãs”.

Dujarric confirmou o número de voos com auxílio humanitário devem ser aumentados em breve. Entre 2020 e 2021, a ONU organizava voos para mais de 20 localidades afegãs e o objetivo é retomar estas operações logo que as condições de segurança e financeiras o permitam.

Com uma população de 38 milhões de habitantes, o Afeganistão está dependente da ajuda humanitária. Um em cada três pessoas não sabe quando terá a próxima refeição, sendo ainda estimado que metade das crianças com menos de cinco anos apresentem graves sinais de malnutrição dentro de 12 meses.

Estados Unidos

De acordo com a Reuters, o Congresso dos Estados Unidos deverá participar no financiamento do trabalho das Nações Unidas, através do Programa Alimentar Mundial e do Alto Comissariado para os Refugiados, que promovem a ajuda humanitária no Afeganistão. No entanto, vão querer impor condições à aplicação das verbas.

Já o cenário de uma eventual ajuda ao país diretamente através do governo talibã é muito remoto. A falta de supervisão e a relutância “em apoiar um governo que é um anátema para nós” torna “muito difícil convencer os membros do Congresso a fazer alguma coisa que pareça um apoio ao governo talibã”, declarou um assessor democrata à agência Reuters. Uma posição corroborada à mesma agência por um assessor republicano. “Os republicanos não apoiariam de forma alguma a entrega de dinheiro aos talibãs”, afirmou.

Qatar

Os governantes Qatar têm desempenhado o papel de facilitadores do diálogo entre americanos e talibãs. Por isso, o secretário de Estado norte-americano planeia transmitir a sua “profunda gratidão” pela ajuda na retirada do Afeganistão de estrangeiros bem como de afegãos suscetíveis de sofrerem represálias dos talibãs. Os Estados Unidos moveram para Doha os diplomatas nacionais que tratam das questões afegãs.

Foram transportadas cerca de 123 mil pessoas, 75%o das quais “afegãos em risco”, durante a segunda quinzena de agosto. Mais de 55 mil pessoas foram transportadas via Doha, a principal base de apoio da operação de resgate.

Por isso, Antony Blinken vai deslocar-se ao Qatar, entre segunda e quarta-feira da próxima semana, para viabilizar a retirada de mais pessoas que ainda querem deixar o Afeganistão (cerca de 200 americanos continuam no país), mas não tem planos para encontrar-se diretamente com os representantes afegãos.

“Se for necessário que o secretário de Estado fale com um líder talibã sobre algum assunto do nosso interesse nacional, ele o fará, mas neste momento ainda não temos planos para tal”, declarou um diplomata, citado pela Reuters.

No entanto, Blinken disse esperar que o governo talibã seja “realmente inclusivo”, com “não-talibãs” e “representantes das diferentes comunidades e dos diferentes interesses no Afeganistão”.

Depois, Blinken prossegue viagem para a Alemanha, onde vai copresidir a uma reunião do “grupo de contato” para a crise afegã, que junta representantes de duas dezenas de países.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump ataca a ONU e se elogia na Assembleia Geral

Trump ataca a ONU e se elogia na Assembleia Geral

Donald Trump utilizou seu discurso na ONU para criticar a atuação da organização e exaltar feitos de seu próprio governo.
L
Trump associa autismo a Tylenol e vacinas; OMS e UE rebatem

Trump associa autismo a Tylenol e vacinas; OMS e UE rebatem

Agências de saúde da União Europeia e a OMS confirmam a segurança do paracetamol na gravidez e de vacinas, contestando as alegações de autismo feitas pelo presidente dos EUA.
L
Trump classifica a Antifa como grupo terrorista

Trump classifica a Antifa como grupo terrorista

A medida foi adotada após o assassinato de Charlie Kirk, um ativista conservador. Críticos do governo Trump alertam para o risco à liberdade de expressão e a opositores políticos.
L
EUA aplicam sanções à esposa de Alexandre de Moraes

EUA aplicam sanções à esposa de Alexandre de Moraes

A Lei Magnitsky foi imposta à advogada Viviane Barci de Moraes e ao Instituto Lex, da família do ministro do STF, em uma decisão publicada pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.
L
EUA vão revogar visto de Jorge Messias e de outras autoridades

EUA vão revogar visto de Jorge Messias e de outras autoridades

A revogação do visto do advogado-geral da União, Jorge Messias, e de outros cinco membros do Judiciário é uma “agressão injusta”, disse o ministro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

CCJ do Senado deve votar PEC da Blindagem nesta quarta (24)

CCJ do Senado deve votar PEC da Blindagem nesta quarta (24)

O presidente da comissão, Otto Alencar, e o relator, Alessandro Vieira, se posicionaram contra a proposta que exige autorização para processar parlamentares.
L
Barragem de Rondônia tem erosão identificada, mas risco de rompimento é descartado

Barragem de Rondônia tem erosão identificada, mas risco de rompimento é descartado

A Agência Nacional de Mineração esclareceu que a estrutura Jacaré Superior, mesmo com processos erosivos, não apresenta perigo à população, pois está desativada.
L

Giro News: entrevista Jair Coelho, gerente de educação do SESI, SENAI e IEL

No Giro News desta terça-feira, vamos entrevistar Jair Coelho, gerente de educação do SESI, SENAI e IEL, que apresentará o novo programa nacional de Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma iniciativa que será lançada com apoio do Ministério do Trabalho para ampliar oportunidades de formação e qualificação profissional.
L
Principais pontos do discurso de Lula na Assembleia da ONU

Principais pontos do discurso de Lula na Assembleia da ONU

O presidente brasileiro abordou temas como a crise em Gaza, sanções dos EUA, regulação de big techs, democracia, pobreza e o clima.
L
Flávio Dino é eleito presidente da Primeira Turma do STF

Flávio Dino é eleito presidente da Primeira Turma do STF

O ministro assumirá a posição em 1º de outubro, substituindo Cristiano Zanin e ficando no cargo por um ano.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L

POLÍTICA

Brasil investe US$ 1 bilhão em fundo para florestas tropicais

Brasil investe US$ 1 bilhão em fundo para florestas tropicais

Lula fez o anúncio em Nova York, reforçando que o país irá liderar pelo exemplo e convidando nações a participarem da iniciativa.
L
Lula critica sanções dos EUA e defende a democracia brasileira

Lula critica sanções dos EUA e defende a democracia brasileira

Em discurso na ONU, o presidente afirmou que o Brasil tem resistido a ataques à sua soberania e instituições.
L
Conselho de Ética da Câmara abre processo contra Eduardo Bolsonaro

Conselho de Ética da Câmara abre processo contra Eduardo Bolsonaro

O processo, que pode levar à perda do mandato, foi motivado pela estadia do deputado nos EUA e suas declarações contra as instituições brasileiras.
L
Lula diz que soberania é inegociável e critica "falsos patriotas"

Lula diz que soberania é inegociável e critica “falsos patriotas”

O presidente defendeu a democracia e a independência do Brasil em seu discurso na ONU, mencionando a condenação de Bolsonaro e a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA.
L
Hugo Motta diz que rejeição de Eduardo Bolsonaro foi técnica

Hugo Motta diz que rejeição de Eduardo Bolsonaro foi técnica

O presidente da Câmara, Hugo Motta, negou a indicação de Eduardo Bolsonaro para líder da minoria com base em um parecer que impede o exercício de mandato fora do país.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ex-presidiário é morto com facada no coração em apartamento

Ex-presidiário é morto com facada no coração em apartamento

Uma testemunha disse ter ouvido uma discussão dentro do apartamento, depois viu um indivíduo saindo do local guardando uma faca na cintura, em seguida, a vítima foi encontrada caída em meio a muito sangue.
18
Polícia Civil de Rondônia fiscaliza rodovia com apoio da PRF

Polícia Civil de Rondônia fiscaliza rodovia com apoio da PRF

Ação de prevenção e combate ao crime foi realizada na manhã desta terça-feira (23) em um ponto estratégico de trânsito.
10
FAB intercepta avião sem identificação vindo do Peru

FAB intercepta avião sem identificação vindo do Peru

A Força Aérea Brasileira, em parceria com a PF, realizou a ação no estado do Amazonas para combater o narcotráfico.
L
PF deflagra Operação Rota 429 contra tráfico interestadual de drogas em Rondônia e Espírito Santo

PF deflagra Operação Rota 429 contra tráfico interestadual de drogas em Rondônia e Espírito Santo

Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal
10
Motocicleta furtada há 10 anos é recuperada pelo Cavalo de Aço na Zona Sul de Porto Velho

Motocicleta furtada há 10 anos é recuperada pelo Cavalo de Aço na Zona Sul de Porto Velho

Policiais do BPtran localizaram a moto durante patrulhamento na Avenida Jatuarana; veículo tinha chassi, motor e placa adulterados.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novas regras para hotéis padronizam check-in e check-out

Novas regras para hotéis padronizam check-in e check-out

Uma portaria do Ministério do Turismo estabelece novas normas para o setor hoteleiro, incluindo a digitalização do registro de hóspedes.
L
Brasil investirá US$ 1 bilhão em fundo para florestas tropicais

Brasil investirá US$ 1 bilhão em fundo para florestas tropicais

O presidente Lula anunciou a iniciativa na ONU e convidou outros países a participar do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado na COP30.
L
Líderes devem analisar projeto de isenção do IR até R$ 5 mil

Líderes devem analisar projeto de isenção do IR até R$ 5 mil

O presidente da Câmara, Hugo Motta, disse que o relator, Arthur Lira, apresentará o texto nesta terça (23), e a votação deve ocorrer na próxima semana.
L
“Não vamos abrir mão da democracia”, diz Messias sobre visto revogado

“Não vamos abrir mão da democracia”, diz Messias sobre visto revogado

O ministro da AGU, Jorge Messias, afirmou que a revogação de seu visto pelos Estados Unidos é secundária diante do compromisso com a democracia brasileira.
L
Agenda News: Temaki em dobro movimenta quartas no Sushi Zen

Agenda News: Temaki em dobro movimenta quartas no Sushi Zen

Promoção semanal atrai Zenlovers com temakis variados e segunda unidade grátis.
L
Data de aniversário de Carauari questionada em nova pesquisa

Data de aniversário de Carauari questionada em nova pesquisa

Enoch de Siqueira Cavalcanti Neto, autor de livro sobre a história do município, argumenta que a data comemorativa se refere à criação de outro município, Xibauá.
L
STF aprova ata de julgamento que condenou Bolsonaro

STF aprova ata de julgamento que condenou Bolsonaro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal aprovou o documento, iniciando o prazo de 60 dias para a publicação do acórdão.
L
Prefeitura de Jaru convoca 47 aprovados em concurso público; prazo para posse vai até 21 de outubro

Prefeitura de Jaru convoca 47 aprovados em concurso público; prazo para posse vai até 21 de outubro

Candidatos de diversos cargos devem apresentar documentação por peticionamento eletrônico; não haverá prorrogação do prazo.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.