SEGUNDA-FEIRA, 20/10/2025

Em destaque

L

Mundo

VÍDEO: 8 crianças morrem em ataque de Israel a Gaza e prédio de TV desaba após ser atingido por mísseis

Dez pessoas de uma família palestina, incluindo oito crianças, foram mortas neste sábado por mísseis israelenses, que atingiram ainda um prédio que abriga a agência de notícias Associated Press e a emissora Al Jazeera.

Publicado em 

Dez pessoas de uma mesma família palestina, incluindo oito crianças, foram mortas neste sábado (15) em um bombardeio israelense na Faixa de Gaza, informaram fontes médicas.

Além disso, um prédio de 12 andares na Faixa de Gaza que abriga os escritórios da Associated Press (AP), dos Estados Unidos, e da emissora Al Jazeera, do Catar, desabou neste sábado, após ser atingido por mísseis israelenses, informaram as agências Reuters e France Presse. Não há informações de feridos.

Jawad Mehdi, proprietário do edifício Jala, afirmou que um oficial da inteligência israelense o avisou antes do ataque que ele tinha uma hora para evacuar o prédio. Ele solicitou 10 minutos adicionais para os repórteres embalarem seus equipamentos, mas teve o pedido recusado, segundo a France Presse.

"Um ataque israelense destruiu o prédio que abrigava os escritórios da AP em Gaza", disse Jon Gambrell, jornalista da agência de notícias, no Twitter. "O Exército avisou o proprietário do prédio onde fica o escritório da AP que o local seria alvo de um bombardeio", escreveu pouco antes do ataque.

Outro jornalista da AP, que pediu para não ser identificado, disse que todos os funcionários estavam bem, mas em estado de choque.

O Exército israelense declarou que equipamentos militares do Hamas estavam na torre atingida por seus caças. "O prédio também abrigava escritórios de veículos de comunicação civis, atrás dos quais o grupo terrorista Hamas se esconde e que usa como escudos humanos", acrescentou o Exército, alegando ter alertado os civis antes do ataque e "ter lhes dado tempo suficiente".

A rede de televisão Al Jazeera confirmou no Twitter que seus escritórios ficavam no prédio e transmitiu ao vivo as imagens da torre desabando e sendo reduzida a uma montanha de escombros. O edifício também tinha vários apartamentos e outros escritórios.

"É claro que foi decidido não apenas causar destruição e mortes, mas também silenciar aqueles que são testemunhas", reagiu à AFP Walid al-Omari, chefe do escritório da Al Jazeera em Israel e nos Territórios Palestinos.

"Continuaremos nossa cobertura de notícias apesar da destruição (…) Voltaremos ao ar com novos equipamentos", garantiu Safwat al-Kahlout, correspondente do canal em Gaza.

A agência de notícias americana AP declarou estar "chocada e horrorizada" com o ataque israelense. "Este é um acontecimento incrivelmente perturbador. Nós evitamos por pouco uma terrível perda de vidas", disse o chefe da agência, Gary Pruitt, em um comunicado. “O mundo ficará menos informado sobre o que está acontecendo em Gaza por causa do que aconteceu hoje”, acrescentou.

O secretário de imprensa da Casa Branca informou no Twitter que os EUA comunicaram aos israelenses que garantir a segurança dos jornalistas e dos meios independentes é "uma responsabilidade suprema".

Ataques prosseguem

Dez pessoas de uma mesma família palestina, incluindo oito crianças, foram mortas neste sábado em um bombardeio israelense na cidade de Gaza, segundo fontes médicas palestinas.

O ataque atingiu a casa da família Abu Hatab, no campo de refugiados de Al-Shati. O prédio de três andares em que estavam desabou após o bombardeio.

A mãe e seus quatro filhos – com entre 5 e 15 anos – morreram. Quatro primos – com entre 8 e 14 anos – e sua mãe, que os visitavam por ocasião do Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadã, também morreram.

Os dois pais, Aala Abu Hattab e Mohamad Al Hadidi, que estavam do lado de fora do prédio, sobreviveram, assim como um bebê de cinco meses, que foi hospitalizado. A criança sobreviveu porque a mãe se fez de "escudo humano" para protegê-la.

As crianças "estavam seguras em casa, não carregavam armas, não disparavam foguetes", disse Mohammad Al Hadidi. "Usavam roupas novas para o Eid al-Fitr".

O chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, denunciou em um comunicado "um massacre hediondo no campo de Al-Shati".

Israel atingiu a Faixa de Gaza com ataques aéreos e militantes palestinos lançaram foguetes em Tel Aviv e outras cidades neste sábado. Diplomatas americanos e árabes procuram acalmar a situação, porém, ainda sem sucesso (leia mais abaixo).

Durante a madrugada, militantes palestinos dispararam cerca de 200 foguetes contra cidades israelenses, e aviões de Israel atingiram o que seriam alvos usados pelo Hamas, o grupo islâmico que comanda Gaza.

Pelo menos 139 pessoas, incluindo 39 crianças, foram mortas em Gaza desde o início do conflito na segunda-feira (10), informaram médicos palestinos. Já Israel registrou 10 mortos, incluindo duas crianças. No saldo de feridos, são 1.000 palestinos e 560 israelenses.

O bombardeio israelense matou durante a noite de sexta e madrugada de sábado mais de 15 palestinos em Gaza, disseram médicos, incluindo a família palestina.

Os militares israelenses disseram neste sábado que cerca de 2.300 foguetes foram disparados de Gaza contra Israel desde segunda-feira, com cerca de 1.000 interceptados por defesas antimísseis e 380 caindo na Faixa de Gaza.

Sirenes soaram repetidamente em Tel Aviv neste sábado e milhares de israelenses correram para se abrigar. Um foguete atingiu um prédio residencial no subúrbio do centro comercial de Ramat Gan, matando uma pessoa, disseram médicos.

Em Gaza, Akram Farouq, 36 anos, saiu correndo de sua casa com sua família depois que um vizinho disse a ele que havia recebido uma ligação de um oficial israelense avisando que seu prédio seria atingido.

“Não dormimos a noite toda por causa das explosões e agora estou na rua com minha esposa e filhos, que estão chorando e tremendo”, disse.

Os militares israelenses disseram que sua aeronave atingiu locais de lançamento de foguetes e apartamentos de militantes do Hamas.

Os israelenses aprenderam a mergulhar para se proteger a qualquer hora do dia e da noite. Na cidade costeira de Ashdod, em Israel, Mark Reidman avaliou os danos causados ao seu prédio por um foguete. “Queremos viver em paz e sossego”, disse o homem de 36 anos, acrescentando que teve de tentar explicar aos seus três filhos pequenos o que está acontecendo.

O Hamas lançou foguetes na segunda-feira (10) após tensões sobre um processo judicial para despejar várias famílias palestinas de Jerusalém Oriental e em retaliação aos confrontos da polícia israelense com palestinos perto da mesquita de al-Aqsa, o terceiro local mais sagrado do Islã.

As hostilidades entre Israel e Gaza foram acompanhadas por violência nas comunidades mistas de judeus e árabes de Israel. Sinagogas foram atacadas, lojas de propriedade de árabes foram vandalizadas e ocorreram brigas de rua. As baixas palestinas também se estendem além de Gaza.

Os palestinos, que a cada ano em 15 de maio marcam o "Dia da Catástrofe" – seu deslocamento na guerra de 1948-1949 que acompanhou a criação de Israel -, relataram 11 mortes nesta semana na Cisjordânia ocupada, depois que manifestantes e forças israelenses entraram em confronto.

Em busca do cessar-fogo

Os esforços diplomáticos regionais e internacionais ainda não mostraram sinais de interrupção das hostilidades. O Egito, que tem liderado esforços regionais, enviou ambulâncias através de sua fronteira com Gaza para levar vítimas palestinas aos hospitais egípcios.

Hady Amr, subsecretário adjunto para Israel e Assuntos Palestinos, enviado do presidente dos EUA, Joe Biden, chegou a Israel na sexta-feira, antes de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU no domingo.

A Embaixada dos Estados Unidos disse em um comunicado que o enviado pretendia "reforçar a necessidade de trabalhar por uma calma sustentável".

O Egito está pressionando por um cessar-fogo para que as negociações possam começar, disseram duas fontes de segurança egípcias na sexta-feira. Cairo tem apoiado o Hamas e pressionado os Estados Unidos para garantir um acordo com Israel.

"Os mediadores do Egito, Catar e das Nações Unidas estão intensificando seus contatos com todos os lados em uma tentativa de restaurar a calma, mas um acordo ainda não foi alcançado", disse uma autoridade palestina na sexta-feira.

Os Emirados Árabes Unidos pediram um cessar-fogo e negociações na sexta-feira, oferecendo condolências a todas as vítimas.

Em setembro, os Emirados Árabes Unidos e Bahrein se tornaram os primeiros Estados árabes em um quarto de século a estabelecer laços formais com Israel.

VÍDEO: 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Donald Trump ameaça taxar China em 155% e sinaliza nova negociação

Donald Trump ameaça taxar China em 155% e sinaliza nova negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, volta a pressionar Pequim com a ameaça de tarifas pesadas, mas indica que pode visitar a China em 2026 para retomar o diálogo.
L
Colômbia convoca embaixador dos EUA após ameaças de Donald Trump

Colômbia convoca embaixador dos EUA após ameaças de Donald Trump

Em meio a uma disputa escalonada por ataques a supostos barcos de drogas, a Colômbia convocou seu embaixador nos Estados Unidos após o ex-presidente Donald Trump ameaçar aumentar tarifas e interromper pagamentos ao país sul-americano.
L
Acidente de avião de carga em Hong Kong mata dois funcionários

Acidente de avião de carga em Hong Kong mata dois funcionários

Um avião de carga Boeing 747 saiu da pista ao aterrissar no aeroporto de Hong Kong nesta segunda-feira (20), atingiu um veículo de patrulha e causou a morte de dois funcionários de segurança.
L
Papa Leão realiza primeira reunião com vítimas de abuso sexual

Papa Leão realiza primeira reunião com vítimas de abuso sexual

O Papa Leão XIV recebeu sobreviventes de abuso sexual do clero, membros do grupo Ending Clergy Abuse, para um diálogo significativo no Vaticano.
L
Donald Trump ironiza protestos com vídeo satírico de IA

Donald Trump ironiza protestos com vídeo satírico de IA

O presidente dos Estados Unidos usou as redes sociais para responder às manifestações contra seu governo, publicando um vídeo gerado por inteligência artificial em tom de sátira.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Unir promove corrida para universitários, servidores e comunidade

I Corrida Cross – Circuito Campus UNIR, um evento dedicado à promoção da saúde e do bem-estar.
L

In Foco: Noite do Bicho está de volta em edição histórica com DJ Daniel Campos e Ricardo Jr

DJ Alex Marcks, vindo diretamente de Manaus – AM, reconhecido como um dos melhores DJs do Brasil, será o convidado especial da noite.
L
Prazo para diploma médico do Revalida 2025/2 começa hoje

Prazo para diploma médico do Revalida 2025/2 começa hoje

Candidatos da primeira etapa do Revalida 2025/2 devem enviar o diploma médico até sexta-feira (24) para avançar à próxima fase do exame nacional.
L
Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% a partir desta terça

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% a partir desta terça

A Petrobras anunciou a segunda queda no preço da gasolina A em 2025; o valor acumulado no ano representa um recuo de 10,3% para as distribuidoras.
L
STF derruba decisão de Barroso sobre aborto legal por enfermeiros

STF derruba decisão de Barroso sobre aborto legal por enfermeiros

O placar de 8 a 1 formado nesta segunda-feira (20) suspendeu a autorização para enfermeiros realizarem abortos legais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

Vaga de emprego para Analista de Marketing e Design em Porto Velho, Salário R$ 2.413,42

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando um Analista de Marketing e Design para integrar sua equipe criativa em Porto Velho, Rondônia.
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Limpeza em Porto Velho, Salário R$ 1.518,00

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando dois profissionais para atuar em serviços gerais na capital rondoniense.
L
Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L

POLÍTICA

Lula lança Programa Reforma Casa Brasil e foca em moradias para "invisíveis"

Lula lança Programa Reforma Casa Brasil e foca em moradias para “invisíveis”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta segunda-feira (20 de outubro de 2025) o Programa Reforma Casa Brasil, uma iniciativa que prevê financiamento de a partir de R$ 5 mil para reformas e ampliações de moradias.
L
Deputado Alex Redano prestigia comemoração dos 48 anos de Ariquemes

Deputado Alex Redano prestigia comemoração dos 48 anos de Ariquemes

Evento contou com shows nacionais, festival gastronômico, feira de artesanato e reforçou o desenvolvimento cultural e turístico da cidade.
L
Brasil reafirma compromisso com a Coalizão Global pela Justiça Social.

Brasil reafirma compromisso com a Coalizão Global pela Justiça Social

Ministro Luiz Marinho destaca políticas de trabalho decente, igualdade salarial e justiça fiscal em reunião da OIT.
L
Wilber Coimbra é reeleito presidente do TCE-RO para o biênio 2026-2027

Wilber Coimbra é reeleito presidente do TCE-RO para o biênio 2026-2027

Recondução por unanimidade reflete maturidade institucional e consolida modelo de governança voltado a resultados.
L
Deputado Cássio Gois fortalece agricultura de Cacoal com investimentos de mais de R$ 4 milhões

Deputado Cássio Gois fortalece agricultura de Cacoal com investimentos de mais de R$ 4 milhões

Em parceria com Governo e Prefeitura, parlamentar entrega maquinários e apoia associações rurais, beneficiando diretamente famílias do campo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Grave acidente entre viaturas da PRF deixa policiais feridos na BR-364

Grave acidente entre viaturas da PRF deixa policiais feridos na BR-364

Um gravíssimo acidente envolvendo duas viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi registrado na tarde desta segunda-feira (20 de outubro de 2025) na BR-364, no trecho entre Itapuã do Oeste e Ariquemes. Pelo menos três policiais ficaram feridos, e uma das viaturas capotou, ficando destruída.
16
PRF recupera caminhonete roubada e adulterada em Ariquemes

PRF recupera caminhonete roubada e adulterada em Ariquemes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia recuperou uma caminhonete com registro de roubo e furto, que apresentava sinais de adulteração de identificação veicular. O veículo havia sido subtraído no Rio de Janeiro e foi interceptado na BR-364, em Ariquemes.
12
Jovem é assassinada com tiro na cabeça em Candeias do Jamari

Jovem é assassinada com tiro na cabeça em Candeias do Jamari

O crime ocorreu na tarde desta segunda-feira, na região conhecida como Linha 21, no distrito de Rio Verde. De acordo com as primeiras informações apuradas, a jovem foi executada com um tiro na cabeça dentro de um bar.
18
PF desarticula fraude no Enamed; criminosos cobrariam R$ 140 mil

PF desarticula fraude no Enamed; criminosos cobrariam R$ 140 mil

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação R1 para desmantelar uma organização criminosa que tentou fraudar a prova do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de 2025 no último domingo (19). O grupo cobraria R$ 140 mil por candidato aprovado na residência médica.
10
Assaltante é preso com arma de brinquedo durante roubo em ótica no centro de Porto Velho

Assaltante é preso com arma de brinquedo durante roubo em ótica no centro de Porto Velho

Funcionárias foram feitas reféns, mas seguranças da empresa de monitoramento conseguiram deter o criminoso ainda no interior do estabelecimento.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ambientalistas acionam Justiça contra licença de petróleo na Foz do Amazonas

Ambientalistas acionam Justiça contra licença de petróleo na Foz do Amazonas

Pesquisadores e ONGs criticam a autorização do Ibama para a Petrobras perfurar na Foz do Amazonas, alertando que a exploração de petróleo agrava a crise climática e prejudica a imagem do Brasil na COP30.
L
TRT-14 promove 3ª Semana de Integração da SETIC com foco em inovação.

TRT-14 promove 3ª Semana de Integração da SETIC com foco em inovação

Evento destaca uso de inteligência artificial e fortalece governança e cultura organizacional.
L
Prefeitura qualifica primeiros administradores distritais eleitos em Porto Velho

Prefeitura qualifica primeiros administradores distritais eleitos em Porto Velho

Capacitação envolve gestão, ética, controle de gastos e liderança para fortalecer a administração nos 13 distritos da capital.
L
Prefeitura de Jaru prorroga prazo para adesão ao Refis 2025

Prefeitura de Jaru prorroga prazo para adesão ao Refis 2025

Descontos podem chegar a 95% e parcelamento é permitido em até 24 vezes.
L
Porto Velho recebe Encontro Estadual das Salas do Empreendedor 2025.

Porto Velho recebe Encontro Estadual das Salas do Empreendedor 2025

Evento promove capacitação e troca de experiências entre atendentes e fortalece apoio a microempreendedores.
L
Governo já devolveu R$ 2,1 bilhões a aposentados e pensionistas vítimas de fraudes

Governo já devolveu R$ 2,1 bilhões a aposentados e pensionistas vítimas de fraudes

Beneficiários que receberam respostas irregulares de entidades durante contestações também podem aderir ao acordo de ressarcimento.
L
Ações do MEC apoiam escolas na prevenção e enfrentamento ao bullying

Ações do MEC apoiam escolas na prevenção e enfrentamento ao bullying

No Dia Mundial de Enfrentamento ao Bullying, o Ministério da Educação reforça compromisso com educação segura e inclusiva.
L
Garantir comida na mesa deve estar no centro da discussão climática.

Garantir comida na mesa deve estar no centro da discussão climática

Diretora do Sisan destaca ações do Brasil e pede compromisso global na COP 30.
L
Lançado painel digital para monitorar ações na Terra Indígena Yanomami.

Lançado painel digital para monitorar ações na Terra Indígena Yanomami

Ferramenta permite acompanhamento analítico de políticas públicas e apoia gestores na tomada de decisão.
L
Rondônia tem 2º maior índice de mortes por choque elétrico e Energisa alerta para prevenção.

Rondônia tem 2º maior índice de mortes por choque elétrico e Energisa alerta para prevenção

Levantamento nacional aponta 25 mortes em 32 acidentes em 2024 e reforça importância da conscientização sobre segurança elétrica.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.