SÁBADO, 21/02/2026

Em destaque

L

Mundo

VÍDEO: 8 crianças morrem em ataque de Israel a Gaza e prédio de TV desaba após ser atingido por mísseis

Dez pessoas de uma família palestina, incluindo oito crianças, foram mortas neste sábado por mísseis israelenses, que atingiram ainda um prédio que abriga a agência de notícias Associated Press e a emissora Al Jazeera.

Publicado em 

Dez pessoas de uma mesma família palestina, incluindo oito crianças, foram mortas neste sábado (15) em um bombardeio israelense na Faixa de Gaza, informaram fontes médicas.

Além disso, um prédio de 12 andares na Faixa de Gaza que abriga os escritórios da Associated Press (AP), dos Estados Unidos, e da emissora Al Jazeera, do Catar, desabou neste sábado, após ser atingido por mísseis israelenses, informaram as agências Reuters e France Presse. Não há informações de feridos.

Jawad Mehdi, proprietário do edifício Jala, afirmou que um oficial da inteligência israelense o avisou antes do ataque que ele tinha uma hora para evacuar o prédio. Ele solicitou 10 minutos adicionais para os repórteres embalarem seus equipamentos, mas teve o pedido recusado, segundo a France Presse.

"Um ataque israelense destruiu o prédio que abrigava os escritórios da AP em Gaza", disse Jon Gambrell, jornalista da agência de notícias, no Twitter. "O Exército avisou o proprietário do prédio onde fica o escritório da AP que o local seria alvo de um bombardeio", escreveu pouco antes do ataque.

Outro jornalista da AP, que pediu para não ser identificado, disse que todos os funcionários estavam bem, mas em estado de choque.

O Exército israelense declarou que equipamentos militares do Hamas estavam na torre atingida por seus caças. "O prédio também abrigava escritórios de veículos de comunicação civis, atrás dos quais o grupo terrorista Hamas se esconde e que usa como escudos humanos", acrescentou o Exército, alegando ter alertado os civis antes do ataque e "ter lhes dado tempo suficiente".

A rede de televisão Al Jazeera confirmou no Twitter que seus escritórios ficavam no prédio e transmitiu ao vivo as imagens da torre desabando e sendo reduzida a uma montanha de escombros. O edifício também tinha vários apartamentos e outros escritórios.

"É claro que foi decidido não apenas causar destruição e mortes, mas também silenciar aqueles que são testemunhas", reagiu à AFP Walid al-Omari, chefe do escritório da Al Jazeera em Israel e nos Territórios Palestinos.

"Continuaremos nossa cobertura de notícias apesar da destruição (…) Voltaremos ao ar com novos equipamentos", garantiu Safwat al-Kahlout, correspondente do canal em Gaza.

A agência de notícias americana AP declarou estar "chocada e horrorizada" com o ataque israelense. "Este é um acontecimento incrivelmente perturbador. Nós evitamos por pouco uma terrível perda de vidas", disse o chefe da agência, Gary Pruitt, em um comunicado. “O mundo ficará menos informado sobre o que está acontecendo em Gaza por causa do que aconteceu hoje”, acrescentou.

O secretário de imprensa da Casa Branca informou no Twitter que os EUA comunicaram aos israelenses que garantir a segurança dos jornalistas e dos meios independentes é "uma responsabilidade suprema".

Ataques prosseguem

Dez pessoas de uma mesma família palestina, incluindo oito crianças, foram mortas neste sábado em um bombardeio israelense na cidade de Gaza, segundo fontes médicas palestinas.

O ataque atingiu a casa da família Abu Hatab, no campo de refugiados de Al-Shati. O prédio de três andares em que estavam desabou após o bombardeio.

A mãe e seus quatro filhos – com entre 5 e 15 anos – morreram. Quatro primos – com entre 8 e 14 anos – e sua mãe, que os visitavam por ocasião do Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadã, também morreram.

Os dois pais, Aala Abu Hattab e Mohamad Al Hadidi, que estavam do lado de fora do prédio, sobreviveram, assim como um bebê de cinco meses, que foi hospitalizado. A criança sobreviveu porque a mãe se fez de "escudo humano" para protegê-la.

As crianças "estavam seguras em casa, não carregavam armas, não disparavam foguetes", disse Mohammad Al Hadidi. "Usavam roupas novas para o Eid al-Fitr".

O chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, denunciou em um comunicado "um massacre hediondo no campo de Al-Shati".

Israel atingiu a Faixa de Gaza com ataques aéreos e militantes palestinos lançaram foguetes em Tel Aviv e outras cidades neste sábado. Diplomatas americanos e árabes procuram acalmar a situação, porém, ainda sem sucesso (leia mais abaixo).

Durante a madrugada, militantes palestinos dispararam cerca de 200 foguetes contra cidades israelenses, e aviões de Israel atingiram o que seriam alvos usados pelo Hamas, o grupo islâmico que comanda Gaza.

Pelo menos 139 pessoas, incluindo 39 crianças, foram mortas em Gaza desde o início do conflito na segunda-feira (10), informaram médicos palestinos. Já Israel registrou 10 mortos, incluindo duas crianças. No saldo de feridos, são 1.000 palestinos e 560 israelenses.

O bombardeio israelense matou durante a noite de sexta e madrugada de sábado mais de 15 palestinos em Gaza, disseram médicos, incluindo a família palestina.

Os militares israelenses disseram neste sábado que cerca de 2.300 foguetes foram disparados de Gaza contra Israel desde segunda-feira, com cerca de 1.000 interceptados por defesas antimísseis e 380 caindo na Faixa de Gaza.

Sirenes soaram repetidamente em Tel Aviv neste sábado e milhares de israelenses correram para se abrigar. Um foguete atingiu um prédio residencial no subúrbio do centro comercial de Ramat Gan, matando uma pessoa, disseram médicos.

Em Gaza, Akram Farouq, 36 anos, saiu correndo de sua casa com sua família depois que um vizinho disse a ele que havia recebido uma ligação de um oficial israelense avisando que seu prédio seria atingido.

“Não dormimos a noite toda por causa das explosões e agora estou na rua com minha esposa e filhos, que estão chorando e tremendo”, disse.

Os militares israelenses disseram que sua aeronave atingiu locais de lançamento de foguetes e apartamentos de militantes do Hamas.

Os israelenses aprenderam a mergulhar para se proteger a qualquer hora do dia e da noite. Na cidade costeira de Ashdod, em Israel, Mark Reidman avaliou os danos causados ao seu prédio por um foguete. “Queremos viver em paz e sossego”, disse o homem de 36 anos, acrescentando que teve de tentar explicar aos seus três filhos pequenos o que está acontecendo.

O Hamas lançou foguetes na segunda-feira (10) após tensões sobre um processo judicial para despejar várias famílias palestinas de Jerusalém Oriental e em retaliação aos confrontos da polícia israelense com palestinos perto da mesquita de al-Aqsa, o terceiro local mais sagrado do Islã.

As hostilidades entre Israel e Gaza foram acompanhadas por violência nas comunidades mistas de judeus e árabes de Israel. Sinagogas foram atacadas, lojas de propriedade de árabes foram vandalizadas e ocorreram brigas de rua. As baixas palestinas também se estendem além de Gaza.

Os palestinos, que a cada ano em 15 de maio marcam o "Dia da Catástrofe" – seu deslocamento na guerra de 1948-1949 que acompanhou a criação de Israel -, relataram 11 mortes nesta semana na Cisjordânia ocupada, depois que manifestantes e forças israelenses entraram em confronto.

Em busca do cessar-fogo

Os esforços diplomáticos regionais e internacionais ainda não mostraram sinais de interrupção das hostilidades. O Egito, que tem liderado esforços regionais, enviou ambulâncias através de sua fronteira com Gaza para levar vítimas palestinas aos hospitais egípcios.

Hady Amr, subsecretário adjunto para Israel e Assuntos Palestinos, enviado do presidente dos EUA, Joe Biden, chegou a Israel na sexta-feira, antes de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU no domingo.

A Embaixada dos Estados Unidos disse em um comunicado que o enviado pretendia "reforçar a necessidade de trabalhar por uma calma sustentável".

O Egito está pressionando por um cessar-fogo para que as negociações possam começar, disseram duas fontes de segurança egípcias na sexta-feira. Cairo tem apoiado o Hamas e pressionado os Estados Unidos para garantir um acordo com Israel.

"Os mediadores do Egito, Catar e das Nações Unidas estão intensificando seus contatos com todos os lados em uma tentativa de restaurar a calma, mas um acordo ainda não foi alcançado", disse uma autoridade palestina na sexta-feira.

Os Emirados Árabes Unidos pediram um cessar-fogo e negociações na sexta-feira, oferecendo condolências a todas as vítimas.

Em setembro, os Emirados Árabes Unidos e Bahrein se tornaram os primeiros Estados árabes em um quarto de século a estabelecer laços formais com Israel.

VÍDEO: 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump estabelece nova tarifa global de 10% por 150 dias

Trump estabelece nova tarifa global de 10% por 150 dias

O presidente dos EUA acionou a Lei Comercial de 1974 para contornar a decisão da Suprema Corte; as taxas serão somadas aos impostos de importação já existentes.
L
Trump promete medidas mais duras para manter tarifas após derrota no STF

Trump promete medidas mais duras para manter tarifas após derrota no STF

O presidente americano reagiu à decisão judicial que considerou as taxas globais ilegais; o tribunal entendeu que a Casa Branca ignorou a autoridade do Congresso.
L
Câmara da Argentina aprova reforma trabalhista do governo Milei

Câmara da Argentina aprova reforma trabalhista do governo Milei

O projeto de lei flexibiliza a jornada para até 12 horas diárias e impõe restrições ao direito de greve; o texto retornará ao Senado após sofrer modificações.
L
Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma trabalhista de Milei

Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma trabalhista de Milei

A proposta avançou com 135 votos favoráveis e enfrenta resistência de sindicatos, que promoveram greves nacionais contra a flexibilização de direitos.
L
Legislativo da Venezuela aprova lei de anistia limitada

Legislativo da Venezuela aprova lei de anistia limitada

Nova legislação sancionada por Delcy Rodríguez exclui crimes de rebelião militar e é criticada por entidades que buscam a libertação total de presos políticos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Francisca Máximo Gomes

Moradora de Porto Velho, ela deixa um legado de fé, união e amor à família, sendo lembrada como uma mãe e avó dedicada, forte e generosa.
L

Nota de pesar: Vicente de Paula Gomes

Conhecido como “Vicente do Basa”, ele deixa um legado de trabalho, simplicidade e amor à família, marcado por uma vida dedicada à comunidade de Porto Velho.
L
PGR se manifesta contra prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

PGR se manifesta contra prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

O procurador-geral Paulo Gonet afirma que a unidade prisional possui estrutura médica completa; defesa alegava necessidade de cuidados especiais de saúde.
L
Alckmin afirma que nova tarifa de 10% dos EUA não afeta competitividade brasileira

Alckmin afirma que nova tarifa de 10% dos EUA não afeta competitividade brasileira

O presidente em exercício celebrou a decisão da Suprema Corte que derrubou o “tarifaço” anterior; para ele, a nova taxa global mantém o Brasil em igualdade de condições.
L
Bora Ali: Glauko Corrêa e o birdwatching em Rondônia

Bora Ali: Glauko Corrêa e o birdwatching em Rondônia

Nesta sexta-feira, dia 20, às 16h, o Bora Ali recebe Glauko Corrêa, da Proaves Rondoni Birding, para falar sobre turismo de observação de aves, ecoturismo, ciência cidadã e oportunidades de empreender no setor.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa visita produtor de hidroponia em Urupá

Dra. Taíssa visita produtor de hidroponia em Urupá

Deputada esteve no Núcleo Primavera, zona rural de Urupá, e destacou a importância da agricultura familiar para a economia local.
L
Emenda de Dra. Taíssa garante novo Banco de Sangue

Emenda de Dra. Taíssa garante novo Banco de Sangue

Com R$ 200 mil em emenda, unidade será inaugurada dia 27 em Guajará-Mirim, após 9 anos sem doações locais.
L
Alex Redano pede ação urgente para desabrigados

Alex Redano pede ação urgente para desabrigados

Deputado solicita ao Governo de Rondônia apoio emergencial às famílias do Bairro da Mangueira, em Costa Marques, atingidas por fortes chuvas.
L
Emenda de Cláudia de Jesus destina R$ 50 mil à agricultura familiar

Emenda de Cláudia de Jesus destina R$ 50 mil à agricultura familiar

Recurso será usado pela Prefeitura de São Felipe d’Oeste para comprar arado subsolador e apoiar pequenos produtores rurais.
L
Daniel Vorcaro cancela depoimento à CPMI do INSS após decisão do STF

Daniel Vorcaro cancela depoimento à CPMI do INSS após decisão do STF

O dono do Banco Master utilizou o direito de não comparecer garantido pelo ministro André Mendonça; apesar da ausência, a comissão recuperou acesso aos sigilos bancário e telefônico do investigado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado e enteado de 6 anos são baleados em ataque

Apenado e enteado de 6 anos são baleados em ataque

Criminosos em motocicleta atiraram contra vítimas na frente de residência no bairro Teixeirão
14
Jovem fica ferido após colisão entre carro e moto no bairro Olaria

Jovem fica ferido após colisão entre carro e moto no bairro Olaria

Acidente ocorreu no cruzamento das ruas Duque de Caxias e José Bonifácio; vítima foi encaminhada à Policlínica Ana Adelaide com ferimento na cabeça.
14
Mulheres e homem são presos ao tentarem infiltrar drogas em presídios

Mulheres e homem são presos ao tentarem infiltrar drogas em presídios

Visitantes foram flagrados pela Polícia Penal nas unidades Urso Panda e 603; suspeitos escondiam entorpecentes em partes íntimas e no estômago.
10
Motorista fica preso às ferragens em colisão entre carretas na Estrada da Penal

Motorista fica preso às ferragens em colisão entre carretas na Estrada da Penal

O acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira nas proximidades do Porto Chuelo; o excesso de poeira na via rural teria dificultado a visão do condutor.
12
Duas mulheres são presas com drogas no Presídio Urso Panda

Duas mulheres são presas com drogas no Presídio Urso Panda

Suspeitas tentavam entrar na unidade com entorpecentes escondidos nas partes íntimas durante visita; o flagrante foi realizado pelo equipamento Body Scan.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estilo em todas as ocasiões: Do íntimo ao glamour dos eventos sociais

Do conforto da lingerie ao estilo da moda praia, do desempenho no treino ao brilho do vestido de debutante, a moda feminina une bem-estar, funcionalidade e expressão pessoal.
L

Cadeia Produtiva de Metais: Da Matéria-Prima em Bronze à Engenharia de Sistemas de Banho

Do custo do tarugo de bronze à experiência de bem-estar em ofurôs de alto padrão, a indústria integra engenharia, design e marketing digital para transformar metal em valor e conforto.
L

A Jornada do Estudante Digital: Integrando Experiências Físicas e Campanhas Online

A união entre presença urbana e estratégias digitais transforma a divulgação de cursos de pós-graduação, ampliando o alcance das instituições e conectando flexibilidade, performance e engajamento.
L
Instalação de ecobueiros avança em avenidas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros avança em avenidas de Porto Velho

Prefeitura inicia nova etapa da instalação de 500 bueiros inteligentes para reforçar drenagem e prevenir alagamentos.
L
Economicidade gera R$ 368 milhões em economia e amplia investimentos em Porto Velho

Economicidade gera R$ 368 milhões em economia e amplia investimentos em Porto Velho

A prefeitura fez o controle de despesas, planejamento e captação de recursos em 2025
L
Casos suspeitos de Mpox devem procurar UPAs 24h

Casos suspeitos de Mpox devem procurar UPAs 24h

Prefeitura orienta que pacientes com sintomas busquem unidades de pronto atendimento para reduzir risco de transmissão.
L
Governo confirma quatro casos de Mpox em Porto Velho

Governo confirma quatro casos de Mpox em Porto Velho

Sesau e Agevisa informam que pacientes estão em isolamento e reforçam orientação para procurar atendimento ao surgirem sintomas.
L
Fies 2026: pré-selecionados devem complementar cadastro

Fies 2026: pré-selecionados devem complementar cadastro

Estudantes do Fies 2026 têm até terça para complementar inscrição no portal oficial e garantir financiamento estudantil no primeiro semestre.
L
Baile da Astro terá dois palcos, open bar e DJ Caio Prince no dia 4 de abril, no Oasis Camping Club.

Baile da Astro anuncia 5ª edição com dois palcos e DJ nacional

5ª edição do Baile da Astro acontece em 4 de abril, no Oasis Camping Club, com dois palcos, open bar e show do DJ Caio Prince.
L
Pôr do Sol Musical: cultura no Madeira-Mamoré

Pôr do Sol Musical: cultura no Madeira-Mamoré

Evento gratuito movimenta o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré com música ao vivo e recreação para famílias em Porto Velho.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.