SEGUNDA-FEIRA, 22/09/2025

L

Mundo

Como foi a reentrada de foguete chinês descontrolado, que caiu no Oceano Índico

Os destroços do foguete chinês Longa Marcha 5B caíram no Mar Arábico, perto das Ilhas Maldivas, no Oceano Índico, de acordo com autoridades daquele país.

Publicado em 

De acordo com imprensa estatal da China, partes do foguete entraram na atmosfera da Terra às 10h24 deste domingo (9/5) horário de Pequim (22h24 de sábado, 8/5, no Brasil).

A reentrada dos destroços do foguete também foi confirmada pelo 18º Esquadrão de Controle Espacial dos Estados Unidos, que se dedica a rastrear objetos artificiais na órbita da Terra.

O Comando Espacial dos EUA disse, por meio de um comunicado, que poderia "confirmar que a Longa Marcha 5B reentrou na Península Arábica". "Não se sabe se os destroços impactaram a terra ou a água", disse o comando.

Roscosmos, a agência espacial da Rússia, também relatou que destroços caíram no Oceano Índico.

A reentrada descontrolada do foguete na Terra causou preocupação, embora as autoridades chinesas e especialistas independentes tenham alertado que havia muito pouco risco de os destroços caírem em uma área habitada.

Foguete chinês descontrolado: EUA monitoram destroços que devem cair sobre a Terra no sábado

A China havia lançado o Longa Marcha 5B em 29 de abril para colocar em órbita um trecho da estação espacial que aquele país está construindo.

Vários sites de rastreamento dos Estados Unidos e da Europa monitoraram a reentrada do foguete, mas não foi possível determinar se ele se desintegraria ao entrar.

Nem foram capazes de identificar onde os possíveis destroços cairiam.

Reentrada na Terra

A maioria dos componentes do Longa Marcha 5B se desintegrou ao entrar na atmosfera terrestre e os destroços caíram no Oceano Índico, de acordo com a imprensa estatal chinesa, citada pela agência de notícias Reuters.

As coordenadas localizam o ponto de impacto no Oceano Índico, ao norte do arquipélago das Maldivas, localizado a sudoeste do Sri Lanka e a 600 km da Índia.

Com 18 toneladas, o Longa Marcha 5B é um dos maiores artefatos a ter retornado descontroladamente à Terra em décadas.

Preocupação

Antes da reentrada do foguete, havia o temor de que detritos pudessem cair em uma área habitada.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, disse que a China foi negligente ao permitir a devolução descontrolada de um objeto tão grande.

A China, por sua vez, rebateu essa acusação. A imprensa daquele país descreveu os alertas do Ocidente como "exageros" e previu que os destroços cairiam em algum lugar em águas internacionais.

Especialistas espaciais também previram que as chances de alguém ser atingido por um pedaço de lixo espacial eram muito pequenas, especialmente porque grande parte da superfície da Terra é coberta por oceanos e grandes áreas de nosso planeta são desabitadas.

Vários especialistas em modelagem de detritos espaciais apontaram que a reentrada aconteceria provavelmente na noite de sábado ou no domingo.

Eles previram que a maior parte do artefato se incendiaria durante sua imersão final na atmosfera, embora sempre houvesse a possibilidade de que metais com alto ponto de fusão e outros materiais duráveis pudessem atingir a superfície da Terra.

"A reentrada no oceano sempre foi estatisticamente a mais provável", tuitou Jonathan McDowell, especialista do Centro de Astrofísica da Universidade de Harvard, que monitorou a queda do foguete.

A missão do Longa Marcha 5B

Em 29 de abril, a China usou o foguete para colocar parte de sua estação espacial em órbita.

A estação espacial do gigante asiático será montada a partir de vários módulos que serão enviados em diferentes horários.

A China espera que ela entre totalmente em operação até o fim de 2022.

Para ter sua estação espacial pronta no prazo, a China estabeleceu um cronograma apertado de 11 lançamentos para os próximos dois anos.

A estação em forma de T deve funcionar por 10 anos e sua vida útil pode ser estendida para 15 anos com reparo e manutenção adequados, de acordo com a Academia de Tecnologia Espacial da China.

Espera-se que seja a única estação operacional em órbita aberta a parceiros estrangeiros após a 'aposentadoria' da Estação Espacial Internacional.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

EUA aplicam sanções à esposa de Alexandre de Moraes

EUA aplicam sanções à esposa de Alexandre de Moraes

A Lei Magnitsky foi imposta à advogada Viviane Barci de Moraes e ao Instituto Lex, da família do ministro do STF, em uma decisão publicada pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.
L
EUA vão revogar visto de Jorge Messias e de outras autoridades

EUA vão revogar visto de Jorge Messias e de outras autoridades

A revogação do visto do advogado-geral da União, Jorge Messias, e de outros cinco membros do Judiciário é uma “agressão injusta”, disse o ministro.
L
Aliados dos EUA reconhecem Estado da Palestina

Aliados dos EUA reconhecem Estado da Palestina

Em um movimento coordenado, Canadá, Reino Unido e Austrália formalizam o reconhecimento do Estado da Palestina, condenando as ações de Israel em Gaza e do Hamas em 2023.
L
Netanyahu reage a reconhecimento de Estado palestino

Netanyahu reage a reconhecimento de Estado palestino

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que não haverá Estado palestino e criticou países ocidentais que reconheceram a soberania da Palestina, como Reino Unido e Austrália.
L
Papa denuncia exílio forçado de civis em Gaza; ataques matam 31

Papa denuncia exílio forçado de civis em Gaza; ataques matam 31

Pontífice afirmou que “não há futuro baseado na violência” durante oração no Vaticano.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Entrevista com Evangelista Kleivin

Prepare-se para um bate-papo que vai além das palavras e mostra como a fé pode se transformar em ação concreta nas ruas da cidade.
L
MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação publicou um edital para regulamentar a oferta de vagas não preenchidas no Fies por faculdades particulares.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Primavera chega com calor e pouca umidade em grande parte do país

Primavera chega com calor e pouca umidade em grande parte do país

A nova estação começa nesta segunda-feira com previsão de ondas de calor e poucas chuvas no Norte e Nordeste, além da possibilidade de formação do fenômeno La Niña.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

POLÍTICA

Cláudia de Jesus cobra atendimento humanizado a pacientes do interior em Porto Velho

Cláudia de Jesus cobra atendimento humanizado a pacientes do interior em Porto Velho

Deputada solicitou à Sesau oferta de refeições, espaços de descanso e acolhimento para moradores do interior que buscam tratamento médico na capital.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia Duelo de Laço em Vila da Penha e destaca a força do agro em Rondônia

Deputada Dra. Taíssa prestigia Duelo de Laço em Vila da Penha e destaca a força do agro em Rondônia

Evento tradicional reuniu cavaleiros, famílias e comunidade no distrito de Porto Velho; deputada ressaltou importância do agro para a cultura e economia do estado.
L
Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Obra aguardada há décadas contou com R$ 2 milhões de emenda da deputada Dra. Taíssa e R$ 5 milhões do Governo de Rondônia, transformando a vida da comunidade.
L

EUA sancionam família de Alexandre de Moraes e acusam ministro de “censura opressiva”

Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou novas sanções sob a Lei Magnitsky contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF, e a empresa Lex, acusando Alexandre de Moraes de liderar uma campanha de censura no Brasil.
L
Vereador Pedro Geovar celebra edital de concurso com 42 vagas na Câmara de Porto Velho

Vereador Pedro Geovar celebra edital de concurso com 42 vagas na Câmara de Porto Velho

Parlamentar destaca que certame é um marco para fortalecer a estrutura legislativa da capital e ampliar oportunidades para a população
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona sul

Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona sul

O crime aconteceu na Rua Melquias Nabuco, bairro Cidade Nova.
12
Trabalhador é atacado a tiros por criminosos encapuzados em chácara atrás de presídio

Trabalhador é atacado a tiros por criminosos encapuzados em chácara atrás de presídio

O homem baleado foi socorrido em uma caminhonete particular e levado ao Hospital João Paulo II.
14
Equipe do sargento Machado prende traficante com drogas e simulacros na zona Leste

Equipe do sargento Machado prende traficante com drogas e simulacros na zona Leste

O flagrante ocorreu na Rua Caetano Donizete, bairro Aponiã.
12
Igreja católica no bairro Areia Branca é invadida e furtada

Igreja católica no bairro Areia Branca é invadida e furtada

Suspeito acaba agredido por moradores
10
Homem é linchado por populares na zona Sul de Porto Velho

VÍDEO: Homem é linchado por populares na zona Sul de Porto Velho

Acusado de um crime, o homem foi retirado de uma lanchonete na avenida Jatuarana e agredido por várias pessoas; a polícia foi acionada para atender a ocorrência.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Brasil cria linha de crédito para liquidar dívidas de produtores rurais prejudicados por eventos adversos

Resolução que oficializa a medida foi publicada nesta segunda-feira (22/9) no Diário Oficial da União
L
Governo de Rondônia assume liderança no combate ao desmatamento da Amazônia Legal

Governo de Rondônia assume liderança no combate ao desmatamento da Amazônia Legal

Sedam, por meio do secretário Marco Antonio Lagos, passa a coordenar estratégias regionais de enfrentamento ao desmatamento no GCF Brasil.
L

Fies: publicado edital para oferta de vagas remanescentes

Mantenedoras de instituições privadas de ensino superior têm de 1º a 8 de outubro para preencher as informações necessárias à participação
L

Nota de Pesar: Poliana Oliveira Aguiar

A cerimônia será realizada na Capela Três Marias da Funerária São Cristóvão, Av. Gov. Jorge Teixeira, 2633 – Liberdade.
L
José Vidal Hilgert

Em memória de José Vidal Hilgert

Vidal foi a mente brilhante que criou o FEFA Fundo de Erradicação da Febre Aftosa.
L
por-que-o-governo-trump-quer-ligar-o-uso-de-tylenol-ao-autismo-em-criancas-e-por-que-especialistas-contestam

Por que o governo Trump quer ligar o uso de Tylenol ao autismo em crianças, e por que especialistas contestam

Comunicado da Casa Branca reacende debate científico sobre a segurança do paracetamol na gravidez, enquanto especialistas e entidades médicas reforçam que não há provas de que o medicamento cause autismo.
L
Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Lucratividade é diretamente proporcional à capacidade que o produtor tem em transformar o bovino de corte em retorno financeiro. 
L
CPMI ouvirá "Careca do INSS" em depoimento na próxima quinta

CPMI ouvirá “Careca do INSS” em depoimento na próxima quinta

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga fraudes no INSS confirmou a presença de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, para depor na quinta-feira, 25 de setembro.
L
Dembélé vence a Bola de Ouro 2025; Raphinha fica em quinto

Dembélé vence a Bola de Ouro 2025; Raphinha fica em quinto

O atacante do PSG, Ousmane Dembélé, foi coroado como o melhor jogador da temporada 24/25, enquanto a espanhola Aitana Bonmatí levou o prêmio feminino pelo terceiro ano consecutivo.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.