SEGUNDA-FEIRA, 22/09/2025

L

Mundo

Por que uma dança de mulheres de shortinhos gerou escândalo na Austrália

Parte dos australianos considerou conteúdo ‘inapropriado’, a outra se incomodou com o policiamento dos corpos femininos.

Publicado em 

Um vídeo de mulheres usando shortinhos e dançando twerk num evento militar gerou escândalo na Austrália e dividiu opiniões.

O twerk é um tipo de dança que envolve principalmente movimentos dos quadris e agachamentos, um pouco parecida com a dança do funk brasileiro.

A cena do evento australiana era incongruente, bizarra e engraçada. Então, é claro, viralizou na internet ao ser divulgada na semana passada.

Mas a coreografia em estilo de videoclipe – incluindo reboladas, balançadas e tremores de bundas – também foi alvo de críticas. Parlamentares conservadores puxaram o coro daqueles que consideraram o conteúdo "inapropriado".

Os tabloides publicaram manchetes criticando os padrões militares. Mas outros se ofenderam por razão diversa – considerando a atuação das dançarinas vergonhosa, e rotulando a coreografia como excessivamente "sexualizada".

Isso, por sua vez, gerou críticas ao policiamento dos corpos das mulheres e da dança feminina. O grupo de dançarinas envolvido na filmagem, chamado 101 Doll Squadron, reclamou da cobertura midiática do caso.

 

Quando se tornou público que o vídeo havia sido editado de maneira enganosa pela ABC, a rede pública de televisão, essas vozes se tornaram ainda mais eloquentes.

Afinal, como exatamente essa saga do "twerking da Marinha australiana" se desenrolou?

Um passo-a-passo do que aconteceu

O grupo 101 Doll Squadron foi contratado pela Marinha Real Australiana para se apresentar na cerimônia de lançamento no sábado, 10 de abril, de um novo navio, o HMAS Supply.

O evento, no entanto, só ganhou ampla repercussão após um repórter da ABC compartilhar um vídeo no Twitter contendo cenas das mulheres fazendo sua dança animada, diante de reações impassíveis dos líderes militares presentes.

A postagem, depois deletada, citava um parlamentar governista lamentando a queda nos padrões das Forças Armadas. A combinação levou a postagem a viralizar nas redes.

Mas, na quinta-feira (15), se tornou público que a filmagem havia sido editada de forma enganosa pela ABC, que emitiu um pedido de desculpas.

A Marinha informou que nenhum dos oficiais ou autoridades presentes, como o governador-geral, testemunhou a performance, que aconteceu antes da chegada dos convidados.

O primeiro-ministro Scott Morrison disse que os "padrões militares falharam", mas criticou a reportagem equivocada feita pela ABC.

A Marinha não explicou por que as dançarinas foram contratadas.

O vídeo mostra que o restante do evento aconteceu em ritmo menos alucinante. O encontro contou com a típica pompa e circunstância: apresentações de bandas militares; discursos formais; e fileiras de marinheiros fazendo saudações militares e marchando de forma sincronizada – num ritmo muito menos animado que o das dançarinas.

Mas a performance de dança já havia se espalhado pela internet – e estava gerando uma forte reação negativa.

'Seminuas… provavelmente é inapropriado'

Políticos conservadores entraram na discussão logo na quinta-feira pela manhã, dizendo que se tratava de uma apresentação inapropriada para um evento militar.

A senadora independente Jacqui Lambie, veterana do exército, classificou como "absolutamente chocante" a decisão da liderança militar.

Ela disse que parecia que estava assistindo ao Super Bowl, referindo-se ao intervalo do jogo final do campeonato de futebol americano dos Estados Unidos, caracterizado por performances de dança e apresentações de cantores famosos, como Jennifer Lopez, Shakira, Justin Timberlake e Lady Gaga.

"Bom para aquelas jovens terem ido lá se apresentar, mas eu digo que estarem seminuas em frente a um navio de guerra provavelmente é inapropriado", disse a parlamentar.

As críticas à inusitada escolha de entretenimento dos militares logo se converteram em estigmatização e sexualização das dançarinas e do estilo de dança.

O 101 Doll Squadron é um grupo comunitário de dança com participantes de origem indígena e multiétnica.

Elas são especializadas em ritmos como dancehall, reggae, afrobeats, jazz comercial e hip hop – gêneros que muitas vezes chocaram a cultura branca tradicional, mas que são hoje em dia bastante comuns na dança contemporânea.

O grupo é normalmente contratado para festas, despedidas de solteiro e eventos.

Mas o tabloide australiano "The Daily Telegraph" – parte do grupo midiático do empresário Rupert Murdoch – publicou fotos das dançarinas na sua capa, em página dupla.

Muitos comentaristas na internet expressaram opiniões de que a coreografia era "degradante para as mulheres". E ligaram o acontecimento a um debate mais amplo sobre desigualdade de gênero que atualmente domina a política australiana.

O artigo original da ABC citava – anonimamente – outro parlamentar que disse: "Em um momento em que estamos lutando pelo direito das mulheres de não serem objetificadas, haveria outros tipos de dança que seriam divertidas e igualmente animadas."

Mas, ao supostamente falarem pelo direito das mulheres, poucos perguntaram às dançarinas o que elas mesmas pensavam.

'Vocês nos sexualizaram'

Na quinta-feira pela manhã, a discussão sobre o vídeo "escandaloso" dominava os programas matinais de televisão e rádio. O twerking – que gerou polêmica pela última vez em 2013, após uma apresentação da cantora Miley Cyrus em premiação da MTV – voltou aos assuntos mais comentados do Twitter na Austrália.

Mas membros do grupo 101 Doll Squadron afirmaram que a amplificação gerada pela mídia foi o mais danoso.

Em particular, elas acusaram a ABC de "edição enganosa", por falsamente incluir imagens de oficiais e autoridades no vídeo, e por conter "filmagens a partir de ângulos que não podiam ser vistos pela plateia" – o vídeo foi filmado de baixo para cima, enfatizando os glúteos das dançarinas.

"Achamos isso muito assustador e diz mais sobre o operador de câmera da ABC e a necessidade deles de sexualizar essas mulheres e sua dança para seu próprio prazer", disse a nota oficial publicada pelo grupo.

Elas relataram que foram vítimas de ataques e insultos na internet e se sentiram "ameaçadas e expostas" como resultado da atenção gerada.

Outros comentaristas na internet questionaram se a histeria era mesmo em reação aos movimentos das dançarinas e ao estilo de dança.

O site australiano de conteúdo para mulheres Mamamia publicou um artigo dizendo: "Foi a Marinha Real Australiana que tornou a coisa bizarra. Foi a Marinha Real Australiana que transformou a arte delas em algo ridículo."

"Na verdade, essas mulheres estavam apenas fazendo seu trabalho."

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

EUA aplicam sanções à esposa de Alexandre de Moraes

EUA aplicam sanções à esposa de Alexandre de Moraes

A Lei Magnitsky foi imposta à advogada Viviane Barci de Moraes e ao Instituto Lex, da família do ministro do STF, em uma decisão publicada pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.
L
EUA vão revogar visto de Jorge Messias e de outras autoridades

EUA vão revogar visto de Jorge Messias e de outras autoridades

A revogação do visto do advogado-geral da União, Jorge Messias, e de outros cinco membros do Judiciário é uma “agressão injusta”, disse o ministro.
L
Aliados dos EUA reconhecem Estado da Palestina

Aliados dos EUA reconhecem Estado da Palestina

Em um movimento coordenado, Canadá, Reino Unido e Austrália formalizam o reconhecimento do Estado da Palestina, condenando as ações de Israel em Gaza e do Hamas em 2023.
L
Netanyahu reage a reconhecimento de Estado palestino

Netanyahu reage a reconhecimento de Estado palestino

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que não haverá Estado palestino e criticou países ocidentais que reconheceram a soberania da Palestina, como Reino Unido e Austrália.
L
Papa denuncia exílio forçado de civis em Gaza; ataques matam 31

Papa denuncia exílio forçado de civis em Gaza; ataques matam 31

Pontífice afirmou que “não há futuro baseado na violência” durante oração no Vaticano.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Entrevista com Evangelista Kleivin

Prepare-se para um bate-papo que vai além das palavras e mostra como a fé pode se transformar em ação concreta nas ruas da cidade.
L
MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação publicou um edital para regulamentar a oferta de vagas não preenchidas no Fies por faculdades particulares.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Primavera chega com calor e pouca umidade em grande parte do país

Primavera chega com calor e pouca umidade em grande parte do país

A nova estação começa nesta segunda-feira com previsão de ondas de calor e poucas chuvas no Norte e Nordeste, além da possibilidade de formação do fenômeno La Niña.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

POLÍTICA

Cláudia de Jesus cobra atendimento humanizado a pacientes do interior em Porto Velho

Cláudia de Jesus cobra atendimento humanizado a pacientes do interior em Porto Velho

Deputada solicitou à Sesau oferta de refeições, espaços de descanso e acolhimento para moradores do interior que buscam tratamento médico na capital.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia Duelo de Laço em Vila da Penha e destaca a força do agro em Rondônia

Deputada Dra. Taíssa prestigia Duelo de Laço em Vila da Penha e destaca a força do agro em Rondônia

Evento tradicional reuniu cavaleiros, famílias e comunidade no distrito de Porto Velho; deputada ressaltou importância do agro para a cultura e economia do estado.
L
Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Obra aguardada há décadas contou com R$ 2 milhões de emenda da deputada Dra. Taíssa e R$ 5 milhões do Governo de Rondônia, transformando a vida da comunidade.
L

EUA sancionam família de Alexandre de Moraes e acusam ministro de “censura opressiva”

Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou novas sanções sob a Lei Magnitsky contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF, e a empresa Lex, acusando Alexandre de Moraes de liderar uma campanha de censura no Brasil.
L
Vereador Pedro Geovar celebra edital de concurso com 42 vagas na Câmara de Porto Velho

Vereador Pedro Geovar celebra edital de concurso com 42 vagas na Câmara de Porto Velho

Parlamentar destaca que certame é um marco para fortalecer a estrutura legislativa da capital e ampliar oportunidades para a população
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona sul

Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona sul

O crime aconteceu na Rua Melquias Nabuco, bairro Cidade Nova.
12
Trabalhador é atacado a tiros por criminosos encapuzados em chácara atrás de presídio

Trabalhador é atacado a tiros por criminosos encapuzados em chácara atrás de presídio

O homem baleado foi socorrido em uma caminhonete particular e levado ao Hospital João Paulo II.
14
Equipe do sargento Machado prende traficante com drogas e simulacros na zona Leste

Equipe do sargento Machado prende traficante com drogas e simulacros na zona Leste

O flagrante ocorreu na Rua Caetano Donizete, bairro Aponiã.
12
Igreja católica no bairro Areia Branca é invadida e furtada

Igreja católica no bairro Areia Branca é invadida e furtada

Suspeito acaba agredido por moradores
10
Homem é linchado por populares na zona Sul de Porto Velho

VÍDEO: Homem é linchado por populares na zona Sul de Porto Velho

Acusado de um crime, o homem foi retirado de uma lanchonete na avenida Jatuarana e agredido por várias pessoas; a polícia foi acionada para atender a ocorrência.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Brasil cria linha de crédito para liquidar dívidas de produtores rurais prejudicados por eventos adversos

Resolução que oficializa a medida foi publicada nesta segunda-feira (22/9) no Diário Oficial da União
L
Governo de Rondônia assume liderança no combate ao desmatamento da Amazônia Legal

Governo de Rondônia assume liderança no combate ao desmatamento da Amazônia Legal

Sedam, por meio do secretário Marco Antonio Lagos, passa a coordenar estratégias regionais de enfrentamento ao desmatamento no GCF Brasil.
L

Fies: publicado edital para oferta de vagas remanescentes

Mantenedoras de instituições privadas de ensino superior têm de 1º a 8 de outubro para preencher as informações necessárias à participação
L

Nota de Pesar: Poliana Oliveira Aguiar

A cerimônia será realizada na Capela Três Marias da Funerária São Cristóvão, Av. Gov. Jorge Teixeira, 2633 – Liberdade.
L
José Vidal Hilgert

Em memória de José Vidal Hilgert

Vidal foi a mente brilhante que criou o FEFA Fundo de Erradicação da Febre Aftosa.
L
por-que-o-governo-trump-quer-ligar-o-uso-de-tylenol-ao-autismo-em-criancas-e-por-que-especialistas-contestam

Por que o governo Trump quer ligar o uso de Tylenol ao autismo em crianças, e por que especialistas contestam

Comunicado da Casa Branca reacende debate científico sobre a segurança do paracetamol na gravidez, enquanto especialistas e entidades médicas reforçam que não há provas de que o medicamento cause autismo.
L
Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Lucratividade é diretamente proporcional à capacidade que o produtor tem em transformar o bovino de corte em retorno financeiro. 
L
CPMI ouvirá "Careca do INSS" em depoimento na próxima quinta

CPMI ouvirá “Careca do INSS” em depoimento na próxima quinta

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga fraudes no INSS confirmou a presença de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, para depor na quinta-feira, 25 de setembro.
L
Dembélé vence a Bola de Ouro 2025; Raphinha fica em quinto

Dembélé vence a Bola de Ouro 2025; Raphinha fica em quinto

O atacante do PSG, Ousmane Dembélé, foi coroado como o melhor jogador da temporada 24/25, enquanto a espanhola Aitana Bonmatí levou o prêmio feminino pelo terceiro ano consecutivo.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.