SEXTA-FEIRA, 17/10/2025

Em destaque

L

Mundo

Em ação coordenada, Europa, Reino Unido, Canadá e EUA anunciam sanções contra a China

Medidas adotadas pela União Europeia foram as primeiras desde 1989, e podem marcar mudança de rumo na relação com os chineses; ações são ligadas à situação dos muçulmanos uigures na província chinesa de Xinjiang

Publicado em 

Em uma ação coordenada, União Europeia (UE), Reino Unido, Canadá e EUA anunciaram nesta segunda-feira sanções contra integrantes do governo da China, relacionadas a acusações de violações dos direitos humanos dos muçulmanos uigures da província chinesa de Xinjiang. Em resposta, os chineses aplicaram medidas semelhantes contra parlamentares, acadêmicos e instituições europeias, no que pode ser um sinal crescente de conflito entre Pequim e as nações ocidentais.

De acordo com a decisão publicada pela União Europeia, Wang Mingshan, Wang Jungzheng e Zhu Hailun, todos funcionários de alto escalão do governo em Xinjiang, terão bens em solo europeu congelados e não poderão entrar no bloco. Também foi incluída uma organização ligada às forças de segurança na província.

Outro a ser punido pela UE foi o diretor do Escritório de Segurança Pública de Xinjiang, Chen Mingguo, responsável, segundo a denúncia, por “sérias violações dos direitos humanos”, e por ordenar “detenções arbitrárias e tratamento degradante de uigures e pessoas de outras minorias étnicas muçulmanas”. As ações foram replicadas pelos governos do Canadá e do Reino Unido.

Desde 1989, quando os europeus aplicaram um embargo sobre a venda de armas, relacionado ao massacre de manifestantes que pediam reformas do regime na Praça da Paz Celestial, o bloco não emitia sanções contra Pequim, e mantinha uma política de equilíbrio. Ao mesmo tempo em que fazia críticas relacionadas aos direitos humanos, evitava o confronto direto para poupar as relações econômicas com a China, maior parceiro comercial da UE. Resta saber se as sanções marcam uma mudança de rumo.

Também nesta segunda-feira, os EUA incluíram Wang Junzheng e Chen Mingguo na lista de pessoas sob sanções do Departamento do Tesouro — na semana passada, 24 pessoas ligadas ao Partido Comunista Chinês e ao governo de Hong Kong foram postas sob sanções americanas, desta vez relacionadas à situação na cidade chinesa.

Ação e reação

As medidas vêm em meio a uma política de pressão liderada por Washington contra a China. Na semana passada, os dois países realizaram seu primeiro encontro bilateral, marcado por desentendimentos, acusações e críticas mútuas. Entre os pontos levantados pelo lado americano estava a situação em Xinjiang.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, fará uma visita a Bruxelas nesta semana — nos últimos dias, ele se reuniu com líderes da Ásia e do Pacífico, em busca de uma aliança contra a China.

Apesar das ações serem, na prática, simbólicas, a resposta de Pequim surpreendeu pela rapidez: quase que imediatamente, a Chancelaria anunciou sanções contra dez cidadãos da União Europeia, incluindo eurodeputados, parlamentares e acadêmicos.

“Ela (União Europeia) deveria parar de dar lições aos outros sobre direitos humanos e de interferir em questões internas”, afirmou, em comunicado, o governo chinês, afirmando ainda que poderá adotar “outras reações” no futuro.

A China alega que sua atuação em Xinjiang é parte da luta antiterrorista e visa desradicalizar os uigures, após uma série de atentados no início da década passada. Pequim chama de instituições de profissionalização e “reeducação”  as instalações em que milhares de integrantes da comunidade uigur têm sido internados, tal como documentado por organizações de direitos humanos.

As sanções anunciadas pela China foram recebidas com tréplicas na Europa: os governos da Holanda e da França convocaram os embaixadores chineses em seus países, enquanto o Parlamento Europeu, apoiado por chanceleres do bloco, emitiu uma nota de repúdio.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Israel e Hamas trocam acusações de violar acordo de trégua

Israel e Hamas trocam acusações de violar acordo de trégua

A disputa sobre a devolução de corpos de reféns e a recusa do Hamas em se desarmar ameaçam o cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.
L
Uruguai aprova lei que autoriza a eutanásia após anos de debate

Uruguai aprova lei que autoriza a eutanásia após anos de debate

O Senado uruguaio deu a aprovação final ao projeto Morte Digna por ampla maioria, permitindo o procedimento em casos de doença incurável e sofrimento insuportável.
L
Donald Trump confirma autorização para operações secretas da CIA na Venezuela

Donald Trump confirma autorização para operações secretas da CIA na Venezuela

A decisão, inicialmente reportada pelo New York Times, marca uma forte escalada na pressão dos Estados Unidos contra o regime do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
L
ONU pede aumento drástico na ajuda humanitária para Gaza e alerta sobre catástrofe

ONU pede aumento drástico na ajuda humanitária para Gaza e alerta sobre catástrofe

O subsecretário-geral da ONU, Tom Fletcher, afirma que a entrada de 600 caminhões sob cessar-fogo é insuficiente e que milhares de veículos são necessários para evitar uma fome ainda maior.
L
Explosão em carro-bomba mata uma pessoa e fere duas em Guayaquil

Explosão em carro-bomba mata uma pessoa e fere duas em Guayaquil

Autoridades de Guayaquil classificam o ataque, ocorrido em frente a prédio da família do presidente Daniel Noboa, como “terrorismo puro” ligado ao tráfico de drogas no Equador.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Regras definem o instrutor autônomo de CNH no Brasil

Regras definem o instrutor autônomo de CNH no Brasil

Ministério dos Transportes divulga os requisitos para o profissional sem vínculo com autoescola que deverá ser capacitado para oferecer aulas práticas de direção.
L
Disparidade na mamografia limita prevenção do câncer de mama no Brasil

Disparidade na mamografia limita prevenção do câncer de mama no Brasil

Relatório do Colégio Brasileiro de Radiologia aponta baixa cobertura de mamógrafos no SUS e grandes disparidades regionais, dificultando o rastreamento da doença.
L
Professor já pode solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil

Professor já pode solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil

Documento de identificação com validade de dez anos já pode ser emitido no site do programa Mais Professores para o Brasil para professores em exercício das redes pública e privada.
L
Polícia Civil desarticula esquema de desvio de recursos na ALERO

Polícia Civil desarticula esquema de desvio de recursos na ALERO

Operação Ouro de Areia prende líder e afasta servidores por uso de cargos comissionados para lavagem de dinheiro em Rondônia.
10

Mulheres do campo mostram sua força no maior encontro feminino do agro em Rondônia

Ariquemes recebe o 5º Encontro Mulheres do Agro Rondônia com palestras, debates e networking, fortalecendo a presença feminina no agronegócio e promovendo discussões estratégicas para o setor.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Lula instala conselho para tratar de minerais críticos no Brasil

Lula instala conselho para tratar de minerais críticos no Brasil

O presidente da República participou da primeira reunião do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), órgão que definirá a estratégia de exploração do setor e aprovará o Plano Nacional de Mineração até 2050.
L
STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Supremo Tribunal Federal avalia constitucionalidade de normas que permitem a redução de 60% do ICMS sobre defensivos agrícolas; votação dos ministros começa na próxima quarta-feira (22).
L
Alexandre de Moraes autoriza investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF

Alexandre de Moraes autoriza investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF

Ministro do STF atendeu ao pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, para reabrir o inquérito que apura a suposta ingerência do ex-presidente na Polícia Federal.
L
Alexandre de Moraes corrige erro e manda soltar presa do 8 de janeiro

Alexandre de Moraes corrige erro e manda soltar presa do 8 de janeiro

Ministro do STF emite novo mandado de soltura para Alexsandra Aparecida da Silva após o documento original ter sido enviado para o presídio errado em Minas Gerais.
L
Chanceler do Brasil e autoridades dos EUA tratam de comércio e reunião Lula-Trump

Chanceler do Brasil e autoridades dos EUA tratam de comércio e reunião Lula-Trump

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, concordam em buscar um encontro entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos em breve.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é baleado em frente ao Hospital Municipal de Alta Floresta

Homem é baleado em frente ao Hospital Municipal de Alta Floresta

Vítima sofreu tentativa de homicídio a tiros enquanto estava sentada em um banco; os disparos atingiram o homem no ombro e na mão e também causaram danos a veículos estacionados.
16
Mecânico que ameaçou mulher com bebê é preso após atacar PMs em Vilhena

Mecânico que ameaçou mulher com bebê é preso após atacar PMs em Vilhena

Homem resistiu à prisão na oficina, ameaçou cometer suicídio por eletrocussão e investiu contra os policiais, que precisaram usar arma de choque para contê-lo.
12
Menino de 11 anos desaparecido é encontrado em Pimenteiras do Oeste

Menino de 11 anos desaparecido é encontrado em Pimenteiras do Oeste

Luiz Eduardo Ortiz está bem e teve a integridade atestada por exames, mas a versão sobre onde passou a noite diverge entre a criança e a moradora da chácara onde ele foi localizado.
10
Motociclista morre após colisão com picape na BR-435 em Rondônia

Motociclista morre após colisão com picape na BR-435 em Rondônia

Vítima de 63 anos, identificada como José da Silva, residia no distrito de Baixadão e teria colidido com a picape ao realizar uma ultrapassagem.
18
Hóspede furta cesta básica após ter permissão para dormir em casa no Sul de RO

Hóspede furta cesta básica após ter permissão para dormir em casa no Sul de RO

Morador de Colorado do Oeste permitiu que idoso de 61 anos pernoitasse em sua residência, mas teve itens básicos como arroz, feijão e café furtados na manhã seguinte.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Consórcio de máquinas agrícolas está mudando o planejamento rural

Consórcio de máquinas agrícolas está mudando o planejamento rural

Evoy Administradora de Consórcio diz que esse modelo de aquisição sem juros ganha força entre produtores.
L
Rondônia recebe Plano Brasis para fortalecer turismo internacional

Rondônia recebe Plano Brasis para fortalecer turismo internacional

Em Porto Velho, gestores públicos e iniciativa privada alinham promoção dos destinos do estado com diretrizes nacionais.
L
Mulher reage a importunação sexual em bar e agressor é preso em Vilhena

Mulher reage a importunação sexual em bar e agressor é preso em Vilhena

Vítima foi agarrada por cliente na cozinha de um bar no distrito de Nova Conquista, mas conseguiu se defender e o homem foi localizado e detido pela Polícia Militar.
10
Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida em Vilhena

Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida em Vilhena

Motociclista sofreu fratura em uma das pernas após colisão em uma das mais movimentadas avenidas da cidade; vítima foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros.
16
Manutenção preventiva desobstrui bocas de lobo e melhora escoamento em Porto Velho

Manutenção preventiva desobstrui bocas de lobo e melhora escoamento em Porto Velho

Ações da Prefeitura garantem drenagem eficiente e reduzem riscos de alagamentos na zona Leste da cidade.
L
Piloto de moto consegue evitar assalto de ladrões armados em Vilhena

Piloto de moto consegue evitar assalto de ladrões armados em Vilhena

Dois rapazes escaparam de uma tentativa de roubo na Avenida Paraná, nesta quinta-feira (16), após o condutor da motocicleta realizar uma manobra para fugir dos criminosos.
14
Operação "Off the Grid" combate facção criminosa em quatro cidades

Operação “Off the Grid” combate facção criminosa em quatro cidades

Forças de segurança deflagraram ação conjunta no sul de Rondônia (Colorado do Oeste, Cerejeiras e Chupinguaia) e em Barra do Bugres (MT) contra grupo suspeito de extorsão a comerciantes e tráfico de drogas.
12
Homem de 41 anos é encontrado morto em sítio na área rural de Vilhena

Homem de 41 anos é encontrado morto em sítio na área rural de Vilhena

Corpo de Edmar Lemes Vanderley foi encontrado nesta sexta-feira (17) por um colega de trabalho; a provável causa da morte seria um infarto fulminante.
18
Visita técnica fortalece Plano Pena Justa e gestão prisional em Rondônia

Visita técnica fortalece Plano Pena Justa e gestão prisional em Rondônia

Subtítulo: Ação integra estratégias de redução da superlotação e aprimoramento do sistema prisional com apoio da Senappen.
L
Operação “Grão Falso” em Vilhena mira adulteração de milho e soja

Operação “Grão Falso” em Vilhena mira adulteração de milho e soja

Polícia Civil desarticula esquema sofisticado de desvio e comércio irregular de grãos que causou prejuízo estimado em R$ 3 milhões na região sul de Rondônia.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.