SEGUNDA-FEIRA, 22/09/2025

L

Mundo

Miami decreta estado de emergência e fecha comércio contra praias lotadas e aglomerações

Cenas de praias lotadas e aglomerações nas ruas de Miami Beach rodaram o mundo e acenderam o alerta para possível aumento de casos de Covid-19.

Publicado em 

A cidade de Miami Beach, nos Estados Unidos, declarou estado de emergência frente à possibilidade de agravamento da pandemia do coronavírus. Medida surge em resposta às grandes multidões que se formam no chamado "spring break", tradicional feriadão que marca o início da primavera.

O toque de recolher foi decretado das 20h às 6h até pelo menos o dia 12 de abril. Restrições de tráfego também foram acionadas durante o toque de recolher e o comércio na movimentada área de South Beach terá de fechar.

O prefeito de Miami Beach, Dan Gelber, disse que milhares de turistas trouxeram "caos e desordem" à cidade.

"Parece um show de rock, com pessoas por toda parte", disse Gelber à rede de televisão CNN. "Se você está vindo aqui para extravasar, vá para outro lugar."

O spring break, ou pausa de primavera, é um período de pausa de uma semana para escolas e universidades nos EUA que geralmente ocorre em março ou abril. Ele atrai milhares de estudantes para a Flórida e outros destinos de clima quente em todo o país.

Especialistas em saúde chamaram atenção para praias e bares repletos de jovens celebrando sem máscara e sem distanciamento social, como se não houvesse pandemia.

Eles temem que em algumas semanas haja um novo pico de infecções, que diminuíram na Flórida, e alertam para o risco do aparecimento e propagação de novas variantes do vírus que podem ser altamente transmissíveis.

"Estamos muito preocupados", diz José Gonzales, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Miami, à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.

"Devemos insistir na necessidade de respeitar as medidas de precaução, como o uso de máscara e a manutenção da distância".

Soma-se à preocupação com a Covid-19 o alerta para atos de violência que já provocaram mais de 100 prisões e apreensões de armas de fogo nos últimos dias. Os episódios levaram a um aumento no número de policiais nas ruas, sobretudo no bairro turístico de South Beach.

Para os moradores de Miami Beach, a história de caos e descontrole de hoje não é novidade e as cenas registradas nos últimos dias se repetem todos os anos.

Para os visitantes, especialmente aqueles que moram em lugares frios, o sul da Flórida continua sendo um destino ideal e de fácil acesso graças às passagens aéreas de baixo custo.

"Viemos aqui apenas para nos divertir, não queremos problemas", diz Shafal, um jovem nova-iorquino do Bronx que acaba de chegar à cidade.

E para o governo local, que reconhece que a economia da cidade está fortemente ligada ao turismo e à hospitalidade, a situação se apresenta como um quebra-cabeças em que é necessário atender às necessidades de todos.

Como antes da pandemia

O período de chegada dos springbreakers na Flórida vai do fim de fevereiro a meados de abril.

São várias semanas em que os visitantes vêm e vão.

Mas agora é quando o fluxo de turistas é mais visível, não apenas nas praias, mas nas ruas e restaurantes de South Beach e de outras áreas ao norte.

No sábado passado, por exemplo, os engarrafamentos na área de North Beach, as filas nos supermercados e a quantidade de pessoas em varandas e no interior de estabelecimentos eram praticamente iguais ao cenário de antes da chegada do coronavírus.

Os proprietários do Juice & Coffee Bar, em North Beach, comemoram o fluxo de turistas.

"Entendemos a preocupação das autoridades", eles dizem, "mas no setor de hospitalidade tivemos um ano muito ruim e agora estamos começando a ver uma luz".

"Exigimos que nossos clientes usem máscara e seguimos todas as recomendações sanitárias. Mas a economia também é muito importante".

Aposta do governador

A economia foi justamente a grande aposta do governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, que no dia 25 de setembro reabriu o estado e suspendeu as restrições sanitárias.

DeSantis proibiu os governos das cidades e condados de aplicarem multas a quem não usar máscara ou não respeitar o distanciamento social, algo que Miami Beach vinha fazendo.

Meses depois da polêmica decisão, o governador recorre a dados econômicos do estado para defender que fez a coisa certa:

O desemprego está abaixo de 5% (em abril de 2020 subiu para mais de 13%), os restaurantes e bares funcionam quase no mesmo nível de antes do coronavírus, e a ocupação hoteleira é 20% menor do que o normal, percentual que indica a recuperação de um dos setores mais afetados pelos fechamentos nos primeiros meses da pandemia.

Tudo isso, se orgulha DeSantis, enquanto o índice de infecções e mortes por Covid-19 permanece inferior ao de outros estados que aplicaram medidas restritivas.

Para Gonzales, a autoconfiança é um dos principais riscos.

"Sabemos que os números estão caindo na Flórida", admite, "mas a presença de todas essas pessoas sem máscara e sem manter distanciamento é uma forma de arranjar problemas".

"Ter todas essas pessoas juntas aumenta a possibilidade de o vírus se espalhar novamente e aumentar o número de casos."

Ainda é cedo para verificar esse aumento, algo que só saberemos nas próximas semanas.

E o especialista lembra que o perigo não está só na Flórida: todos esses visitantes voltarão aos seus locais de residência habitual, onde podem infectar familiares e amigos.

Direito à diversão

Os jovens que hoje lotam as ruas de Miami Beach, muitos deles recém-chegados e atentos ao celular para saber para onde devem ir, não querem ser apontados como responsáveis ​​por uma possível nova onda de Covid-19.

"São minhas férias e venho para me embebedar e me divertir", diz Shafal empolgado, enquanto espera sentado em um banco com um amigo pelo horário de entrar no apartamento que alugaram.

"Não estou nem um pouco preocupado com o coronavírus. Vou ficar aqui quatro dias", exclama ele, dançando.

A poucos metros de distância, Lisa e Kate, duas jovens de Minnesota, assistem com entusiasmo a uma partida de vôlei na praia.

Esclarecem, quase ofendidas, que não estão aqui "para spring break", talvez cientes da atenção da mídia em relação a esse fenômeno.

Mas o fato é que elas estão em Miami Beach, de férias, por uma semana, e também não estão preocupadas com a pandemia.

No meio da manhã, ainda não é possível ver as imagens que têm circulado nas redes sociais de multidões em bares ou nas ruas impedindo a circulação do trânsito e pulando nos carros da polícia.

Toque de recolher

Os bares são locais particularmente perigosos, alertam os especialistas. Além de geralmente estarem superlotados, costumam ser barulhentos, fazendo com que as pessoas gritem, o que aumenta a disseminação do vírus.

"Não seja bobo. Não venha aqui se acha que aqui vale tudo. Vamos prendê-lo e isso vai arruinar sua estadia aqui", declarou o prefeito de Miami Beach.

Para alguns moradores, a situação está chegando ao ponto que exige medidas radicais de imediato, mesmo que isso prejudique o turismo.

"Vamos espalhar por aí que tudo fecha", diz Phil, um morador de South Beach que, pela primeira vez em 14 anos, está planejando deixar Miami.

"A narrativa nacional é que a Flórida está aberta e pode tudo. Alguns ficam surpresos ao saber que há um toque de recolher. Não podem festejar até as 4h da manhã como antes. Vai afetar nossa economia do turismo por alguns anos? Que assim seja. Vai afetar a nossa reputação? Que assim seja", defende indignado.

Para Colleen, outra moradora da área, é preciso presumir que os visitantes chegarão "de qualquer maneira".

"A maioria vem só para se divertir, são poucos desordeiros. Mas nós os colocamos na rua, em parte a culpa é nossa", afirma, se referindo ao fechamento dos estabelecimentos.

Diante do argumento de que a chegada de turistas é inevitável, o infectologista da Universidade de Miami reitera a importância de não relaxar as medidas de proteção, mesmo que não sejam exigidas por lei.

"Sei que não há restrições em restaurantes e outros locais, mas temos que ser conscientes, usar máscara, manter uma distância de dois ou três metros e evitar aglomerações", finaliza.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Aliados dos EUA reconhecem Estado da Palestina

Aliados dos EUA reconhecem Estado da Palestina

Em um movimento coordenado, Canadá, Reino Unido e Austrália formalizam o reconhecimento do Estado da Palestina, condenando as ações de Israel em Gaza e do Hamas em 2023.
L
Netanyahu reage a reconhecimento de Estado palestino

Netanyahu reage a reconhecimento de Estado palestino

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que não haverá Estado palestino e criticou países ocidentais que reconheceram a soberania da Palestina, como Reino Unido e Austrália.
L
Papa denuncia exílio forçado de civis em Gaza; ataques matam 31

Papa denuncia exílio forçado de civis em Gaza; ataques matam 31

Pontífice afirmou que “não há futuro baseado na violência” durante oração no Vaticano.
L
onu-aprova-discurso-por-video-de-mahmoud-abbas-apos-veto-dos-eua-a-visto

ONU aprova discurso por vídeo de Mahmoud Abbas após veto dos EUA a visto

Assembleia Geral autorizou presidente palestino a participar virtualmente da reunião e de outros eventos da ONU em 2025.
L
Ministro israelense fala em lucro e 'boom imobiliário' em Gaza

Ministro israelense fala em lucro e ‘boom imobiliário’ em Gaza

O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, revelou um “plano de negócios” para Gaza que, segundo ele, geraria lucro após a destruição da infraestrutura do território. A proposta, que teria sido apresentada a Donald Trump, levanta críticas e acusações de violação do direito internacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

CCJ pauta PEC da Blindagem com expectativa de rejeição

CCJ pauta PEC da Blindagem com expectativa de rejeição

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado pautou a PEC da Blindagem para esta quarta-feira, com expectativa de rejeição após protestos e manifestações de líderes partidários contra a medida.
L

NOTA DE PESAR: da familia Tolotti pelo falecimento de José Vidal Hilgert

Vidal era casado com a sra Sonia Hilgert, deixa 4 filhos e 11 netos
L

Tiger Sport 660 combina desempenho esportivo com praticidade no uso diário

Modelo conta com motor tricilíndrico, pacote tecnológico e autonomia ampliada por R$ 59.190,00
L

Sorteio do RondônCap agitou o domingo dos rondonienses, neste 21 de setembro; e já tem ganhadores

O sorteio tão aguardado já aconteceu e garantiu momentos de alegria para dezenas de pessoas que tiveram os seus títulos sorteados.
L
Inclusão: Governo de RO apoia atleta paralímpico convocado para o Pan-Americano

Inclusão: Governo de RO apoia atleta paralímpico convocado para o Pan-Americano

Políticas públicas fortalecem acessibilidade e esporte adaptado em Rondônia
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L

POLÍTICA

Márcio Pacele acompanha início da pavimentação no bairro Parque Amazônia

Márcio Pacele acompanha início da pavimentação no bairro Parque Amazônia

Obra histórica atende pedido antigo da comunidade e deve ser concluída até fevereiro em Porto Velho
L
Lula discute a Palestina em encontro global na ONU

Lula discute a Palestina em encontro global na ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa em Nova York de uma reunião para tratar da questão da Palestina, com foco no reconhecimento de um Estado palestino.
L

Samuel Costa critica PEC da Blindagem em ato que reuniu mil manifestantes na EFMM

Manifestação na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré reúne cerca de mil pessoas contra a PEC da Blindagem e a anistia para golpistas em defesa da democracia brasileira.
L
Anistia para quem matou, torturou e assaltou banco. Mas para a mulher do batom, só redução de pena

Anistia para quem matou, torturou e assaltou banco. Mas para a mulher do batom, só redução de pena

Histórico de anistias no Brasil contrasta com resistência atual em conceder benefício a condenados do 8 de Janeiro.
L
Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Inclusão e igualdade pautam iniciativas recentes do Legislativo de Rondônia, que aprovou leis, destinou recursos e ampliou benefícios sociais
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR intercepta dupla e apreende 44 porções de cocaína na zona sul

BPTAR intercepta dupla e apreende 44 porções de cocaína na zona sul

Ação policial ocorreu na Rua Tamareira, bairro Conceição, conhecido pelo alto índice de tráfico de drogas na capital rondoniense.
10
Motociclista é preso por embriaguez e manobras perigosas em Jaru

Motociclista é preso por embriaguez e manobras perigosas em Jaru

Um motociclista foi preso em Vila Palmares, distrito de Jaru, após ser flagrado pela Polícia Militar realizando manobras perigosas e conduzindo o veículo embriagado.
12
PM prende condutor de moto com sinais de adulteração em Machadinho

PM prende condutor de moto com sinais de adulteração em Machadinho

Um motociclista foi preso em Machadinho do Oeste após a Polícia Militar encontrar uma motocicleta adulterada. A placa e o chassi do veículo apresentavam irregularidades.
10
Ladrões de moto são presos após perseguição da PRF em Jaru

Ladrões de moto são presos após perseguição da PRF em Jaru

Dois homens que furtam motocicletas foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após tentarem fugir de uma blitz em Jaru. A dupla é suspeita de outros crimes semelhantes na região.
12
Homem invade cabaré e ataca ex-mulher a facadas na zona sul

Homem invade cabaré e ataca ex-mulher a facadas na zona sul

As primeiras informações dão conta que após invadir o local, o suspeito desferiu golpes de faca nas costas da vítima e depois fugiu.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Profissionais de saúde garantem suporte integral à delegação rondoniense nos Jogos da Juventude 2025

Profissionais de saúde garantem suporte integral à delegação rondoniense nos Jogos da Juventude 2025

Médica rondoniense Júlia Justo, integrante do COB, atua junto a fisioterapeutas e psicólogos para apoiar atletas de Rondônia em Brasília.
L
Governo de RO garante cirurgia para bebê de Ariquemes com cardiopatia congênita complexa

Governo de RO garante cirurgia para bebê de Ariquemes com cardiopatia congênita complexa

Por meio do TFD, família de Mathias André, ainda no ventre da mãe, recebe suporte para tratamento no Hospital do Coração em São Paulo.
L
Semtran mantém serviço de migração de créditos do ComCard para o Bipay

Semtran mantém serviço de migração de créditos do ComCard para o Bipay

Prefeitura de Porto Velho oferece transferência de créditos como parte da modernização do transporte coletivo
L

Curta-metragem “Guerra Intestina” estreia com debate gratuito em Porto Velho

O curta-metragem “Guerra Intestina”, dirigido por Adailtom Alves, terá sua estreia gratuita nesta quinta-feira (25) no auditório da Biblioteca Central da UNIR
L
Prefeitura de Porto Velho orienta trabalhadores sobre seguro-desemprego

Prefeitura de Porto Velho orienta trabalhadores sobre seguro-desemprego

Serviço no Sine Municipal auxilia população a solicitar o benefício, esclarece regras e reforça apoio social em momentos de vulnerabilidade.
L
Acusado de matar esposa e deixar corpo em construção abandonada é preso pela Homicídios

Acusado de matar esposa e deixar corpo em construção abandonada é preso pela Homicídios

A vítima foi Aparecida Apurino Firmino, de 22 anos, encontrada morta no dia 02 de agosto deste ano, em uma construção abandonada no bairro Jardim Santana, zona leste de Porto Velho.
10

Receita Federal abre consulta ao 5º lote de restituição do IRPF 2025

A consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025 estará disponível a partir das 10h desta terça-feira (23)
L

Home Equity em Rondônia: A nova oportunidade de empréstimo para famílias com imóvel quitado

Desvendando o Home Equity: seu imóvel trabalhando por você
L
Motociclista se fere ao colidir com animal solto em Jaru

Motociclista se fere ao colidir com animal solto em Jaru

Um motociclista ficou ferido após bater em uma novilha que invadiu a pista na Linha 625, zona rural de Jaru. A cerca da propriedade do dono do animal estava em más condições.
10
Colisão na BR-364 deixa motociclista ferido

Colisão na BR-364 deixa motociclista ferido

Um motociclista ferido foi socorrido na BR-364, em Jaru, Rondônia, após a moto que conduzia colidir de frente com um Fiat Uno.
14
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.