TERÇA-FEIRA, 09/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Garçonete é demitida de restaurante após se recusar a tomar vacina contra Covid-19

No Brasil, STF prevê que o trabalhador que se recusar a tomar o imunizante pode ser demitido por justa causa

Publicado em 

The New York Times

Depois de quase um ano de devastação causada pela pandemia no setor de restaurantes de Nova York, com o fechamento de milhares de empresas e a perda de dezenas de milhares de empregos, este mês trouxe um vislumbre de otimismo.

A reabertura limitada dos restaurantes para refeições em espaços fechados foi retomada, e os trabalhadores dos restaurantes, entre os quais garçons, pessoal de cozinha e entregadores, entraram para a lista dos elegíveis para receber a vacina contra a Covid-19.

Mas em um restaurante em Brooklyn, a mudança das regras causou um confronto entre o proprietário e uma garçonete, demitida na segunda-feira (15) depois de recusar vacinação, por estar preocupada com a possibilidade de que ser vacinada pudesse reduzir sua chance de engravidar.

No final de semana, o restaurante Red Hook Tavern exigiu que seus empregados se vacinassem, e em seguida demitiu a garçonete, Bonnie Jacobson, quando ela pediu tempo para estudar os possíveis efeitos da vacina sobre a fertilidade.

“Apoio totalmente a vacina”, disse Jacobson, 34, em entrevista na quarta-feira (17). Ela acrescentou: “Se não fosse por essa única questão, eu provavelmente a tomaria”.

O proprietário do restaurante não quis comentar sobre o caso específico de Jacobson, mas disse que as normas da empresa haviam sido revisadas a fim de deixar mais claro para os empregados de que maneira eles poderiam buscar uma isenção quanto à vacinação compulsória.

A experiência de Jacobson surge em um momento no qual o setor de restaurantes, cujo futuro é crítico para a recuperação de Nova York, batalha para superar os pesados efeitos negativos da pandemia.

A disputa destaca os desafios que empregadores dos EUA estão encarando ao tentar determinar como podem garantir que seus trabalhadores sejam vacinados, o que inclui determinar se a vacinação deve ser compulsória, ou talvez se deve existir algum incentivo para que os empregados recebam a vacina.

Em Nova York, os trabalhadores de restaurantes estão entre os primeiros fora do setor de saúde a serem elegíveis para vacinação. Para os restaurantes, ter trabalhadores vacinados é não só uma maneira de proteger a saúde deles mas também uma forma crucial de atrair de volta os fregueses. Na Califórnia, por exemplo, os trabalhadores de restaurantes podem se tornar elegíveis para vacinação na próxima fase do programa, que começa ainda este mês.

As vacinas que foram desenvolvidas pela Pfizer-BioNTech e pela Moderna e agora estão sendo distribuídas não foram testadas em mulheres grávidas, mas não demonstraram quaisquer efeitos prejudiciais, em estudos com animais, ou produziram qualquer indicação de que afetam a fertilidade.

No mês passado, a OMS (Organização Mundial da Saúde) aconselhou as mulheres grávidas a “não usar” as vacinas a não ser que estejam em alto risco por conta de condições de saúde subjacentes ou de potencial exposição ao coronavírus. Mas a organização também disse que “com base naquilo que sabemos sobre esse tipo de vacina, não temos qualquer razão específica para acreditar que haverá riscos específicos que possam superar os benefícios da vacinação para as mulheres grávidas”.

O proprietário da Red Hook Tavern, Billy Durney, não respondeu a perguntas sobre Jacobson, mas deu a entender que a questão poderia ter sido tratada de maneira diferente e que ela já havia resultado em uma mudança imediata nas diretrizes para os funcionários sobre como solicitar uma isenção.

“Assim que o governo estadual de Nova York permitiu que os trabalhadores de restaurantes recebessem a vacina contra a Covid-19, consideramos que essa era a oportunidade perfeita para criar um plano com o objetivo de manter nossa equipe e nossos fregueses seguros”, afirmou Durney em e-mail.

“Ninguém enfrentou esse tipo de desafio antes, e tomamos a decisão que acreditamos protegeria melhor a todos”, ele acrescentou. “E agora compreendemos que temos de atualizar nossas normas para que fique claro para a nossa equipe como o processo funciona e o que podemos fazer a fim de apoiar os trabalhadores”.

Quando as vacinas começaram a ser distribuídas, em dezembro, a Comissão de Igualdade de Oportunidades no Emprego, agência federal que aplica as leis de combate à discriminação no trabalho nos Estados Unidos, divulgou regras determinando que as companhias deveriam requerer que seus empregados se vacinassem. Mas as empresas teriam de oferecer “compromissos razoáveis” para as pessoas deficientes.

Em entrevistas, diversos advogados trabalhistas disseram que o caso de Brooklyn talvez tenha sido o primeiro exemplo que chegou ao conhecimento público de alguém que perdeu o emprego por hesitar em receber a vacina.

“Os empregadores estão em posição difícil, porque, de um lado, têm certo dever de proteger seus trabalhadores e fregueses, e o vírus é uma doença muito clara e perigosa, que em muitos casos tem consequências fatais”, disse Lorie Almon, advogada trabalhista e sindical do escritório Seyfarth Shaw. “Por outro lado, os trabalhadores compreensivelmente sentem preocupações com vacinas novas dessa espécie”.

Almon acrescentou: “É uma questão que surgirá repetidas vezes à medida que a vacina se tornar disponível de modo mais amplo”.

Carolyn Richmond, advogada trabalhista que assessora a NYC Hospitality Aliance, uma organização setorial que representa os bares e restaurantes da cidade, disse acreditar que era cedo demais na distribuição das vacinas para que empresas imponham regras, já que as doses ainda são difíceis de obter.

“Gestação e vacina –assim que você ouve essas palavras no local de trabalho, é preciso parar para pensar se aquilo que você está fazendo é certo ou errado”, ela disse. “A vacina precisa estar disponível de forma generalizada para a população de empregados, e não está ainda. Nenhum de nós está conseguindo marcar uma vacinação com facilidade”.

Na quarta, Jacobson queria acima de tudo tirar da cabeça o acontecido. Ela saiu para almoçar fora, ao ar livre, com o marido, e visitou o Brooklyn Museum.

“O setor de restaurantes exige muito de você e não retribui da mesma forma”, ela disse. “O que aconteceu realmente trouxe isso à tona, para mim”.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Honduras retoma contagem de votos sob pressão política de Donald Trump

Honduras retoma contagem de votos sob pressão política de Donald Trump

Processo eleitoral em Honduras é marcado pela interferência do presidente dos EUA, levando o partido governista a pedir anulação do pleito devido à ingerência externa.
L
Terremoto de magnitude 7,6 atinge o Japão e gera alertas de tsunami

Terremoto de magnitude 7,6 atinge o Japão e gera alertas de tsunami

Forte tremor ocorreu na costa nordeste do país e provocou ordens de retirada e a suspensão de serviços de trem, segundo a Agência Meteorológica.
L
Papa afirma que a paz é possível e destaca o poder do diálogo

Papa afirma que a paz é possível e destaca o poder do diálogo

O Papa Leão XIV citou sua recente viagem à Turquia e ao Líbano como um exemplo de como cristãos e outras religiões podem contribuir ativamente para a construção da paz no mundo.
L
Enviado dos EUA indica que acordo de paz na Ucrânia está muito próximo

Enviado dos EUA indica que acordo de paz na Ucrânia está muito próximo

Keith Kellogg, enviado especial de Donald Trump, declara que o fim do conflito na Ucrânia está dependendo de apenas duas questões, mas Moscou exige mudanças radicais nas propostas.
L
Netanyahu discutirá com Trump segunda fase do plano para Gaza

Netanyahu discutirá com Trump segunda fase do plano para Gaza

Negociações devem avançar no fim do mês e tratam de segurança multinacional e desmilitarização
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula propõe mutirão nacional dos Poderes contra o feminicídio

Lula propõe mutirão nacional dos Poderes contra o feminicídio

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em Brasília que convocará uma reunião com o Congresso Nacional, STF e segmentos sociais para criar um “mutirão educacional” de combate à violência de gênero, em resposta à alta de feminicídios.
L
Câmara deve votar projeto de devedores contumazes nesta terça

Câmara deve votar projeto de devedores contumazes nesta terça

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma ter firmeza do presidente da Câmara para votar projeto que endurece regras contra devedores contumazes em Brasília, priorizando a regulamentação da reforma tributária.
L

Conexão RH: Antônio C. Forchetto No Centro Do Debate Sobre Liderança E Gestão

para uma entrevista especial sobre o papel estratégico do RH nas empresas, o desenvolvimento de lideranças e as novas exigências do mercado profissional.
L
STF julga seis réus em nova fase da trama golpista

STF julga seis réus em nova fase da trama golpista

Primeira Turma do STF inicia nesta terça-feira julgamento que pode condenar seis réus do núcleo 2, acusados por crimes como golpe de Estado e organização criminosa armada em Brasília.
L
SUS expande oferta de cuidados paliativos em 20 estados

SUS expande oferta de cuidados paliativos em 20 estados

Novo ciclo do Projeto Cuidados Paliativos começa em 2026, com objetivo de treinar profissionais do SUS e oferecer mais qualidade de vida a pacientes com doenças graves.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Márcio Pacele busca informações sobre a regularização do Jardim Santana 1 e 2 em reunião na Semdec

Vereador Márcio Pacele busca informações sobre a regularização do Jardim Santana 1 e 2 em reunião na Semdec

Parlamentar reforça diálogo com moradores e acompanha de perto o andamento da regularização dos bairros.
L
Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Veículo reforça ações da Assistência Social e amplia atendimento a comunidades rurais e famílias vulneráveis.
L
Cenário político e econômico de Rondônia ganha novos contornos às vésperas de 2026

Cenário político e econômico de Rondônia ganha novos contornos às vésperas de 2026

Análises sobre Refis, inelegibilidade, disputa eleitoral e investimentos da Energisa revelam um estado em transformação contínua.
L
Planejamento estratégico da Alero abre participação popular em Rondônia

Planejamento estratégico da Alero abre participação popular em Rondônia

Planejamento estratégico da Assembleia Legislativa reúne opiniões de servidores, parlamentares e sociedade até 15 de janeiro de 2026.
L
STF suspende operações federais em reservas estaduais após pedido da Alero

STF suspende operações federais em reservas estaduais após pedido da Alero

Supremo impede desintrusão e cortes de serviços até julgamento do mérito.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Eduardo A. P. se entregou nesta terça-feira (9) em Porto Velho, no Departamento de Homicídios, sendo o principal suspeito de assassinar a tiros Evandro Eliandro Barboza, crime ocorrido na madrugada de domingo (7) no bairro Cuniã.
10
PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) em Porto Velho, Rondônia, um foragido condenado a mais de 11 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de estupro de vulnerável.
16
Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Colisão frontal entre caminhonete e caminhão boiadeiro na manhã desta terça-feira (9), a cerca de 50 km de Pimenta Bueno, resulta na morte do condutor da caminhonete, em Rondônia.
18

Suruba em escritório de advocacia do DF por R$ 10 mil termina com briga e PM na delegacia

Um encontro de sexo e álcool entre um advogado e duas mulheres no Lago Sul, em Brasília, acabou em barraco policial após desacerto financeiro.
16
Homem sofre mal súbito e morre a caminho do hospital em Porto Velho

Homem sofre mal súbito e morre a caminho do hospital em Porto Velho

Vítima ainda não identificada no bairro Lagoinha, zona leste da capital, sofreu mal súbito nesta terça-feira (9) e já estava sem vida quando a família buscou auxílio do Corpo de Bombeiros em Porto Velho.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho avança para se tornar referência em pesca esportiva e observação de aves

Porto Velho avança para se tornar referência em pesca esportiva e observação de aves

Projetos aprovados na Câmara fortalecem o ecoturismo e reforçam o potencial ambiental da capital rondoniense.
L
Posse das novas integrantes do Conselho Municipal da Mulher ocorre nesta quarta (10)

Posse das novas integrantes do Conselho Municipal da Mulher ocorre nesta quarta (10)

Cerimônia marca início do novo biênio e reforça participação da sociedade civil nas políticas públicas para mulheres.
L
Cimi lança relatório sobre violência contra povos indígenas em 2024 nesta quarta-feira

Cimi lança relatório sobre violência contra povos indígenas em 2024 nesta quarta-feira

Documento analisa impactos do primeiro ano sob a Lei do Marco Temporal e expõe aumento de conflitos territoriais em todo o país.
L
Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 20 milhões

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 20 milhões

Apostas para o concurso 2.949 da Mega-Sena, com prêmio acumulado em R$ 20 milhões, podem ser registradas até as 20h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (9) em São Paulo.
L

Influenciadora Bonnie Blue, famosa por sexo com mil homens, é detida em Bali por transar com turistas

A criadora de conteúdo adulto Bonnie Blue (26) foi detida e interrogada pela polícia em Bali após alugar um “ônibus de sexo” para gravar conteúdo explícito com turistas, violando as leis locais que proíbem a produção e distribuição de material pornográfico.
L
Conab e Dieese apontam para queda de preço da cesta básica de alimentos em 24 capitais brasileiras

Conab e Dieese apontam para queda de preço da cesta básica de alimentos em 24 capitais brasileiras

Arroz, tomate, açúcar, leite integral e café em pó puxaram as reduções; Macapá (AP), Porto Alegre (RS), Maceió (AL), Natal (RN) e Palmas (TO) registraram as maiores deflações entre as 27 cidades
L

Recebimento da Licença Ambiental: EMPREENDIMENTOS PAGUE MENOS S/A

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS nº 691 SOL/DLA
L
Uso de testosterona na menopausa: tendência perigosa e sem respaldo científico, alerta endocrinologista

Uso de testosterona na menopausa: tendência perigosa e sem respaldo científico, alerta endocrinologista

Especialista esclarece que a reposição de testosterona em mulheres não é indicada pela medicina e pode trazer sérios riscos à saúde.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.