TERÇA-FEIRA, 09/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Garçonete é demitida de restaurante após se recusar a tomar vacina contra Covid-19

No Brasil, STF prevê que o trabalhador que se recusar a tomar o imunizante pode ser demitido por justa causa

Publicado em 

The New York Times

Depois de quase um ano de devastação causada pela pandemia no setor de restaurantes de Nova York, com o fechamento de milhares de empresas e a perda de dezenas de milhares de empregos, este mês trouxe um vislumbre de otimismo.

A reabertura limitada dos restaurantes para refeições em espaços fechados foi retomada, e os trabalhadores dos restaurantes, entre os quais garçons, pessoal de cozinha e entregadores, entraram para a lista dos elegíveis para receber a vacina contra a Covid-19.

Mas em um restaurante em Brooklyn, a mudança das regras causou um confronto entre o proprietário e uma garçonete, demitida na segunda-feira (15) depois de recusar vacinação, por estar preocupada com a possibilidade de que ser vacinada pudesse reduzir sua chance de engravidar.

No final de semana, o restaurante Red Hook Tavern exigiu que seus empregados se vacinassem, e em seguida demitiu a garçonete, Bonnie Jacobson, quando ela pediu tempo para estudar os possíveis efeitos da vacina sobre a fertilidade.

“Apoio totalmente a vacina”, disse Jacobson, 34, em entrevista na quarta-feira (17). Ela acrescentou: “Se não fosse por essa única questão, eu provavelmente a tomaria”.

O proprietário do restaurante não quis comentar sobre o caso específico de Jacobson, mas disse que as normas da empresa haviam sido revisadas a fim de deixar mais claro para os empregados de que maneira eles poderiam buscar uma isenção quanto à vacinação compulsória.

A experiência de Jacobson surge em um momento no qual o setor de restaurantes, cujo futuro é crítico para a recuperação de Nova York, batalha para superar os pesados efeitos negativos da pandemia.

A disputa destaca os desafios que empregadores dos EUA estão encarando ao tentar determinar como podem garantir que seus trabalhadores sejam vacinados, o que inclui determinar se a vacinação deve ser compulsória, ou talvez se deve existir algum incentivo para que os empregados recebam a vacina.

Em Nova York, os trabalhadores de restaurantes estão entre os primeiros fora do setor de saúde a serem elegíveis para vacinação. Para os restaurantes, ter trabalhadores vacinados é não só uma maneira de proteger a saúde deles mas também uma forma crucial de atrair de volta os fregueses. Na Califórnia, por exemplo, os trabalhadores de restaurantes podem se tornar elegíveis para vacinação na próxima fase do programa, que começa ainda este mês.

As vacinas que foram desenvolvidas pela Pfizer-BioNTech e pela Moderna e agora estão sendo distribuídas não foram testadas em mulheres grávidas, mas não demonstraram quaisquer efeitos prejudiciais, em estudos com animais, ou produziram qualquer indicação de que afetam a fertilidade.

No mês passado, a OMS (Organização Mundial da Saúde) aconselhou as mulheres grávidas a “não usar” as vacinas a não ser que estejam em alto risco por conta de condições de saúde subjacentes ou de potencial exposição ao coronavírus. Mas a organização também disse que “com base naquilo que sabemos sobre esse tipo de vacina, não temos qualquer razão específica para acreditar que haverá riscos específicos que possam superar os benefícios da vacinação para as mulheres grávidas”.

O proprietário da Red Hook Tavern, Billy Durney, não respondeu a perguntas sobre Jacobson, mas deu a entender que a questão poderia ter sido tratada de maneira diferente e que ela já havia resultado em uma mudança imediata nas diretrizes para os funcionários sobre como solicitar uma isenção.

“Assim que o governo estadual de Nova York permitiu que os trabalhadores de restaurantes recebessem a vacina contra a Covid-19, consideramos que essa era a oportunidade perfeita para criar um plano com o objetivo de manter nossa equipe e nossos fregueses seguros”, afirmou Durney em e-mail.

“Ninguém enfrentou esse tipo de desafio antes, e tomamos a decisão que acreditamos protegeria melhor a todos”, ele acrescentou. “E agora compreendemos que temos de atualizar nossas normas para que fique claro para a nossa equipe como o processo funciona e o que podemos fazer a fim de apoiar os trabalhadores”.

Quando as vacinas começaram a ser distribuídas, em dezembro, a Comissão de Igualdade de Oportunidades no Emprego, agência federal que aplica as leis de combate à discriminação no trabalho nos Estados Unidos, divulgou regras determinando que as companhias deveriam requerer que seus empregados se vacinassem. Mas as empresas teriam de oferecer “compromissos razoáveis” para as pessoas deficientes.

Em entrevistas, diversos advogados trabalhistas disseram que o caso de Brooklyn talvez tenha sido o primeiro exemplo que chegou ao conhecimento público de alguém que perdeu o emprego por hesitar em receber a vacina.

“Os empregadores estão em posição difícil, porque, de um lado, têm certo dever de proteger seus trabalhadores e fregueses, e o vírus é uma doença muito clara e perigosa, que em muitos casos tem consequências fatais”, disse Lorie Almon, advogada trabalhista e sindical do escritório Seyfarth Shaw. “Por outro lado, os trabalhadores compreensivelmente sentem preocupações com vacinas novas dessa espécie”.

Almon acrescentou: “É uma questão que surgirá repetidas vezes à medida que a vacina se tornar disponível de modo mais amplo”.

Carolyn Richmond, advogada trabalhista que assessora a NYC Hospitality Aliance, uma organização setorial que representa os bares e restaurantes da cidade, disse acreditar que era cedo demais na distribuição das vacinas para que empresas imponham regras, já que as doses ainda são difíceis de obter.

“Gestação e vacina –assim que você ouve essas palavras no local de trabalho, é preciso parar para pensar se aquilo que você está fazendo é certo ou errado”, ela disse. “A vacina precisa estar disponível de forma generalizada para a população de empregados, e não está ainda. Nenhum de nós está conseguindo marcar uma vacinação com facilidade”.

Na quarta, Jacobson queria acima de tudo tirar da cabeça o acontecido. Ela saiu para almoçar fora, ao ar livre, com o marido, e visitou o Brooklyn Museum.

“O setor de restaurantes exige muito de você e não retribui da mesma forma”, ela disse. “O que aconteceu realmente trouxe isso à tona, para mim”.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Austrália proíbe o uso de redes sociais por menores de 16 anos em medida pioneira

Austrália proíbe o uso de redes sociais por menores de 16 anos em medida pioneira

Primeiro país a implementar o veto ao acesso a plataformas como TikTok e Instagram para crianças enfrenta críticas das empresas de tecnologia e ganha apoio de pais e defensores da saúde infantil.
L
Investir em clima e ambiente previne milhões de mortes, aponta relatório da ONU

Investir em clima e ambiente previne milhões de mortes, aponta relatório da ONU

Novo Panorama Ambiental Global (GEO7) indica que inação ambiental pode causar grandes perdas, mas ações podem evitar 9 milhões de mortes e render 20 trilhões de dólares anuais até 2070.
L
Honduras retoma contagem de votos sob pressão política de Donald Trump

Honduras retoma contagem de votos sob pressão política de Donald Trump

Processo eleitoral em Honduras é marcado pela interferência do presidente dos EUA, levando o partido governista a pedir anulação do pleito devido à ingerência externa.
L
Terremoto de magnitude 7,6 atinge o Japão e gera alertas de tsunami

Terremoto de magnitude 7,6 atinge o Japão e gera alertas de tsunami

Forte tremor ocorreu na costa nordeste do país e provocou ordens de retirada e a suspensão de serviços de trem, segundo a Agência Meteorológica.
L
Papa afirma que a paz é possível e destaca o poder do diálogo

Papa afirma que a paz é possível e destaca o poder do diálogo

O Papa Leão XIV citou sua recente viagem à Turquia e ao Líbano como um exemplo de como cristãos e outras religiões podem contribuir ativamente para a construção da paz no mundo.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alero promove ato "Por todas que não voltaram" em protesto contra o feminicídio

Alero promove ato “Por todas que não voltaram” em protesto contra o feminicídio

Ato contra o feminicídio mobilizou servidores e a população na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), destacando 10.327 ocorrências de violência contra a mulher registradas no estado em 2025.
L
Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Advogado afirmou no STF que o coronel do Exército, ex-assessor de Bolsonaro, tinha apenas funções administrativas e baseava informações em fontes abertas, sem atuar como espião.
L
Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Ministro do STF considerou a solicitação de defesas dos réus da trama golpista “absurda”, mantendo o julgamento na Primeira Turma do Supremo em Brasília.
L
Governo oficializa nova CNH simplificada com custo até 80% menor

Governo oficializa nova CNH simplificada com custo até 80% menor

Nova regra retira obrigatoriedade de autoescola, disponibiliza curso teórico gratuito e reduz exigência de aulas práticas para baratear e facilitar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
L
Lula sanciona lei que aumenta proteção a vítimas de crimes sexuais no Brasil

Lula sanciona lei que aumenta proteção a vítimas de crimes sexuais no Brasil

Nova legislação altera o Código Penal e o ECA para endurecer penas, obrigar coleta de perfil genético de agressores e ampliar medidas protetivas de urgência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Hugo Motta e a pauta da imunidade

Hugo Motta e a pauta da imunidade

Deputado pauta projeto que favorece réus ligados a Bolsonaro, gerando críticas sobre seletividade e inconstitucionalidade.
L
Relator da PEC da Segurança propõe proibir bloqueio de verbas e endurecer penas

Relator da PEC da Segurança propõe proibir bloqueio de verbas e endurecer penas

O deputado Mendonça Filho, relator da PEC 18/2025 na Câmara, pretende proibir o contingenciamento de recursos federais destinados à segurança pública e constitucionalizar os Fundos Nacionais de Segurança Pública (FNSP) e Penitenciário (Funpen).
L
Lei Federal motiva requerimento da deputada Cláudia de Jesus pela CNH Social em Rondônia

Lei Federal motiva requerimento da deputada Cláudia de Jesus pela CNH Social em Rondônia

Lei Federal sobre CNH Social inspirou a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) a protocolar requerimento solicitando que o Detran-RO apresente estudos, dados e providências para garantir a implementação do benefício no estado.
L
Com Recurso Da Deputada Dra. Taíssa, alunos do CTPM VIII em Rolim de Moura recebem uniformes completo para o ano letivo de 2026

Com Recurso Da Deputada Dra. Taíssa, alunos do CTPM VIII em Rolim de Moura recebem uniformes completo para o ano letivo de 2026

A ação reforça o apoio às famílias e fortalece a identidade escolar para o ano letivo de 2026.
L
Renan Filho detalha modernização da CNH e obras estratégicas do país

Renan Filho detalha modernização da CNH e obras estratégicas do país

Ministro dos Transportes aborda redução de custos da habilitação e investimentos em infraestrutura, incluindo ponte de Penedo e obras na Via Dutra.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Desocupação da Estação Ecológica de Samuel entra na fase final após inutilizar mais de 100 barracos, reforçando a proteção ambiental no estado.
10
Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Eduardo A. P. se entregou nesta terça-feira (9) em Porto Velho, no Departamento de Homicídios, sendo o principal suspeito de assassinar a tiros Evandro Eliandro Barboza, crime ocorrido na madrugada de domingo (7) no bairro Cuniã.
10
PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) em Porto Velho, Rondônia, um foragido condenado a mais de 11 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de estupro de vulnerável.
16
Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Colisão frontal entre caminhonete e caminhão boiadeiro na manhã desta terça-feira (9), a cerca de 50 km de Pimenta Bueno, resulta na morte do condutor da caminhonete, em Rondônia.
18

Suruba em escritório de advocacia do DF por R$ 10 mil termina com briga e PM na delegacia

Um encontro de sexo e álcool entre um advogado e duas mulheres no Lago Sul, em Brasília, acabou em barraco policial após desacerto financeiro.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CAIXA permite novamente mais de um financiamento imobiliário pelo SBPE

CAIXA permite novamente mais de um financiamento imobiliário pelo SBPE

Medida integra pacote de ações que facilitam acesso à moradia e fortalecem o setor da construção civil.
L
Após mais de 20 anos, Pou 3D é lançado e conquista brasileiros.

Após mais de 20 anos, Pou 3D é lançado e conquista brasileiros.

Nova versão 3D do clássico jogo mobile Pou chega ao Brasil, trazendo visuais modernos e funcionalidades atualizadas para fãs antigos e novos jogadores.
L
It Bem-Vindos a Derry revela Bob Gray, o homem por trás de Pennywise

It Bem-Vindos a Derry revela Bob Gray, o homem por trás de Pennywise

Episódio 7 da série da HBO aprofunda a mitologia do icônico palhaço.
L

Leon é confirmado em Resident Evil Requiem; trailer deve ser exibido no Game Awards 2025

Vazamento na PS Store antecipa presença do icônico personagem no novo título da franquia.
L
Curso de Tecnologia capacita 40 jovens em Pimenta Bueno; inscrições para nova turma estão abertas

Curso de Tecnologia capacita 40 jovens em Pimenta Bueno; inscrições para nova turma estão abertas

Dotum Software House e Sicoob Credip formam jovens em áreas de tecnologia e abrem vagas para edição 2026.
L
Futuro do DCU de James Gunn segue incerto após possível venda da Warner

Futuro do DCU de James Gunn segue incerto após possível venda da Warner

Compra da Warner Bros pela Netflix ou Paramount levanta dúvidas sobre continuidade do universo cinematográfico da DC.
L
Brasil atinge recorde de 4,6 milhões de novos pequenos negócios em 2025

Brasil atinge recorde de 4,6 milhões de novos pequenos negócios em 2025

Número registrado entre janeiro e novembro supera em 19% o total de 2024, impulsionado pelo setor de serviços e refletindo a confiança dos empreendedores no cenário econômico.
L
Operação Final de Ano reforça presença policial em Porto Velho e distritos

Operação Final de Ano reforça presença policial em Porto Velho e distritos

PMRO intensifica policiamento nas ruas e distritos para garantir segurança durante as festividades.
L

Requerimento da Licença Ambiental: ROBSON RIBEIRO PINTO

Licença Ambiental de Médio Porte – Licença Ambiental Instalação
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.