QUARTA-FEIRA, 19/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Garçonete é demitida de restaurante após se recusar a tomar vacina contra Covid-19

No Brasil, STF prevê que o trabalhador que se recusar a tomar o imunizante pode ser demitido por justa causa

Publicado em 

The New York Times

Depois de quase um ano de devastação causada pela pandemia no setor de restaurantes de Nova York, com o fechamento de milhares de empresas e a perda de dezenas de milhares de empregos, este mês trouxe um vislumbre de otimismo.

A reabertura limitada dos restaurantes para refeições em espaços fechados foi retomada, e os trabalhadores dos restaurantes, entre os quais garçons, pessoal de cozinha e entregadores, entraram para a lista dos elegíveis para receber a vacina contra a Covid-19.

Mas em um restaurante em Brooklyn, a mudança das regras causou um confronto entre o proprietário e uma garçonete, demitida na segunda-feira (15) depois de recusar vacinação, por estar preocupada com a possibilidade de que ser vacinada pudesse reduzir sua chance de engravidar.

No final de semana, o restaurante Red Hook Tavern exigiu que seus empregados se vacinassem, e em seguida demitiu a garçonete, Bonnie Jacobson, quando ela pediu tempo para estudar os possíveis efeitos da vacina sobre a fertilidade.

“Apoio totalmente a vacina”, disse Jacobson, 34, em entrevista na quarta-feira (17). Ela acrescentou: “Se não fosse por essa única questão, eu provavelmente a tomaria”.

O proprietário do restaurante não quis comentar sobre o caso específico de Jacobson, mas disse que as normas da empresa haviam sido revisadas a fim de deixar mais claro para os empregados de que maneira eles poderiam buscar uma isenção quanto à vacinação compulsória.

A experiência de Jacobson surge em um momento no qual o setor de restaurantes, cujo futuro é crítico para a recuperação de Nova York, batalha para superar os pesados efeitos negativos da pandemia.

A disputa destaca os desafios que empregadores dos EUA estão encarando ao tentar determinar como podem garantir que seus trabalhadores sejam vacinados, o que inclui determinar se a vacinação deve ser compulsória, ou talvez se deve existir algum incentivo para que os empregados recebam a vacina.

Em Nova York, os trabalhadores de restaurantes estão entre os primeiros fora do setor de saúde a serem elegíveis para vacinação. Para os restaurantes, ter trabalhadores vacinados é não só uma maneira de proteger a saúde deles mas também uma forma crucial de atrair de volta os fregueses. Na Califórnia, por exemplo, os trabalhadores de restaurantes podem se tornar elegíveis para vacinação na próxima fase do programa, que começa ainda este mês.

As vacinas que foram desenvolvidas pela Pfizer-BioNTech e pela Moderna e agora estão sendo distribuídas não foram testadas em mulheres grávidas, mas não demonstraram quaisquer efeitos prejudiciais, em estudos com animais, ou produziram qualquer indicação de que afetam a fertilidade.

No mês passado, a OMS (Organização Mundial da Saúde) aconselhou as mulheres grávidas a “não usar” as vacinas a não ser que estejam em alto risco por conta de condições de saúde subjacentes ou de potencial exposição ao coronavírus. Mas a organização também disse que “com base naquilo que sabemos sobre esse tipo de vacina, não temos qualquer razão específica para acreditar que haverá riscos específicos que possam superar os benefícios da vacinação para as mulheres grávidas”.

O proprietário da Red Hook Tavern, Billy Durney, não respondeu a perguntas sobre Jacobson, mas deu a entender que a questão poderia ter sido tratada de maneira diferente e que ela já havia resultado em uma mudança imediata nas diretrizes para os funcionários sobre como solicitar uma isenção.

“Assim que o governo estadual de Nova York permitiu que os trabalhadores de restaurantes recebessem a vacina contra a Covid-19, consideramos que essa era a oportunidade perfeita para criar um plano com o objetivo de manter nossa equipe e nossos fregueses seguros”, afirmou Durney em e-mail.

“Ninguém enfrentou esse tipo de desafio antes, e tomamos a decisão que acreditamos protegeria melhor a todos”, ele acrescentou. “E agora compreendemos que temos de atualizar nossas normas para que fique claro para a nossa equipe como o processo funciona e o que podemos fazer a fim de apoiar os trabalhadores”.

Quando as vacinas começaram a ser distribuídas, em dezembro, a Comissão de Igualdade de Oportunidades no Emprego, agência federal que aplica as leis de combate à discriminação no trabalho nos Estados Unidos, divulgou regras determinando que as companhias deveriam requerer que seus empregados se vacinassem. Mas as empresas teriam de oferecer “compromissos razoáveis” para as pessoas deficientes.

Em entrevistas, diversos advogados trabalhistas disseram que o caso de Brooklyn talvez tenha sido o primeiro exemplo que chegou ao conhecimento público de alguém que perdeu o emprego por hesitar em receber a vacina.

“Os empregadores estão em posição difícil, porque, de um lado, têm certo dever de proteger seus trabalhadores e fregueses, e o vírus é uma doença muito clara e perigosa, que em muitos casos tem consequências fatais”, disse Lorie Almon, advogada trabalhista e sindical do escritório Seyfarth Shaw. “Por outro lado, os trabalhadores compreensivelmente sentem preocupações com vacinas novas dessa espécie”.

Almon acrescentou: “É uma questão que surgirá repetidas vezes à medida que a vacina se tornar disponível de modo mais amplo”.

Carolyn Richmond, advogada trabalhista que assessora a NYC Hospitality Aliance, uma organização setorial que representa os bares e restaurantes da cidade, disse acreditar que era cedo demais na distribuição das vacinas para que empresas imponham regras, já que as doses ainda são difíceis de obter.

“Gestação e vacina –assim que você ouve essas palavras no local de trabalho, é preciso parar para pensar se aquilo que você está fazendo é certo ou errado”, ela disse. “A vacina precisa estar disponível de forma generalizada para a população de empregados, e não está ainda. Nenhum de nós está conseguindo marcar uma vacinação com facilidade”.

Na quarta, Jacobson queria acima de tudo tirar da cabeça o acontecido. Ela saiu para almoçar fora, ao ar livre, com o marido, e visitou o Brooklyn Museum.

“O setor de restaurantes exige muito de você e não retribui da mesma forma”, ela disse. “O que aconteceu realmente trouxe isso à tona, para mim”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

O Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução dos EUA para criar a Força Internacional Gaza e um “Conselho de Paz”, visando a reconstrução e segurança do enclave.
L
Presidente do Equador viaja aos EUA após derrota em referendo

Presidente do Equador viaja aos EUA após derrota em referendo

O presidente equatoriano Daniel Noboa viaja hoje para os Estados Unidos após a derrota no referendo que buscava, entre outros temas, o retorno das bases militares estrangeiras ao país.
L
Equador rejeita instalação de bases militares estrangeiras em referendo

Equador rejeita instalação de bases militares estrangeiras em referendo

Em consulta popular, eleitores equatorianos negaram as quatro propostas do presidente Daniel Noboa, incluindo a autorização para bases militares dos EUA e a convocação de uma Assembleia Constituinte.
L
Eleições presidenciais no Chile terão segundo turno entre Jeannette Jara e Kast

Eleições presidenciais no Chile terão segundo turno entre Jeannette Jara e Kast

A candidata de esquerda, Jeannette Jara, e o líder da direita radical, José Antonio Kast, avançaram para o segundo turno das eleições chilenas após a votação de domingo, marcada por participação recorde.
L
Trump admite iniciar conversas com Maduro em meio a pressão militar dos EUA

Trump admite iniciar conversas com Maduro em meio a pressão militar dos EUA

Presidente americano sinaliza possível caminho para acalmar tensões na região, enquanto Caracas enfrenta a intensificação de ataques contra o tráfico de drogas no Caribe.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Aneel mantém bandeira vermelha 1 e consumidor pagará R$ 4,46 extras na conta de luz

Aneel mantém bandeira vermelha 1 e consumidor pagará R$ 4,46 extras na conta de luz

A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica, válida para o mês de novembro, reflete o cenário desfavorável de chuvas e o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas.
L
Polícia Civil prende empresários e estudante de Medicina por tráfico e organização criminosa em RO

Polícia Civil prende empresários e estudante de Medicina por tráfico e organização criminosa em RO

Operação Archote, deflagrada em Rondônia e Mato Grosso do Sul, cumpriu mandados contra empresários e estudante de Medicina envolvidos em tráfico interestadual de drogas.
10

Hoje é dia de Paredão no Rondônia Reality Show 2025, votação encerra às 20h

Trio enfrenta a votação no NewsRondonia.com, coordenada por Fábio Schinayder, e o público decide quem deixa o reality com câmera 24h ao vivo acompanhando cada passo.
L

Nota de pesar: Antônio Xavier de Sousa

A família e amigos se despedem de Antônio Xavier de Sousa, o querido Xavier do Belmont, lembrado como fazendeiro, pescador dedicado e contador de histórias que marcou gerações com simplicidade, fé e generosidade em Porto Velho.
L

Coluna do Simpi – Bofetada II: Mudanças silenciosas no Simples vão excluir milhares do regime em 2026

Mudanças aprovadas para 2026 ampliam o conceito de receita bruta no Simples Nacional, podem elevar a carga tributária e levar milhares de micro e pequenas empresas à exclusão do regime.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Publicidade

POLÍTICA

Servidora da Semad morre após acidente entre moto e Corolla em Porto Velho

Servidora da Semad morre após acidente entre moto e Corolla em Porto Velho

Servidora não resiste após acidente de trânsito na zona norte da capital.
18
Ariquemes recebe R$ 6 milhões para ampliar e modernizar a saúde pública

Ariquemes recebe R$ 6 milhões para ampliar e modernizar a saúde pública

Recurso reforça a estrutura da saúde pública e garante mais insumos para atender a população do município.
L
Coluna Espaço Aberto – Linguagem neutra, governo e sociedade: quando o bom senso finalmente prevalece

Coluna Espaço Aberto – Linguagem neutra, governo e sociedade: quando o bom senso finalmente prevalece

Decisão sobre linguagem neutra reacende debate público e institucional.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Marcos Rocha enfrenta críticas sobre BR-364, política e eventos

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Marcos Rocha enfrenta críticas sobre BR-364, política e eventos

Gestão de Marcos Rocha é alvo de críticas após polêmicas políticas, decisões administrativas e debates sobre infraestrutura pública.
L
Cláudia de Jesus garante recurso para a Educação com aprovação de crédito para concurso público

Cláudia de Jesus garante recurso para a Educação com aprovação de crédito para concurso público

Parlamentar destaca que o investimento de R$ 3 milhões para a Seduc, aprovado pela Assembleia, atende solicitação formal e reforça a luta pela realização do concurso público da Educação.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

motociclista-morre-apos-colisao-com-corolla-em-porto-velho

Motociclista morre após colisão com Corolla em Porto Velho

Motociclista não resiste após acidente de trânsito na zona norte da capital.
18
Homem é atacado a facadas dentro de apartamentos na zona sul

Homem é atacado a facadas dentro de apartamentos na zona sul

Após o ataque, o agressor fugiu antes da chegada da polícia.
14
Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

A Polícia Rodoviária Federal, atendeu a gestante ferida após motociclista fugir da fiscalização na BR-364
10
Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Vítima e suspeita brigavam constantemente. Após uma discussão, o homem ameaçou a irmã de morte e, em seguida, foi morto com um tiro de espingarda no meio do caminho.
18
PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, solicitou nesta terça-feira (18/11), em sessão da CPI do Crime Organizado no Senado, um aumento de 38% no orçamento da instituição para o próximo ano.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caixa paga Bolsa Família de novembro a beneficiários com NIS final 4

Caixa paga Bolsa Família de novembro a beneficiários com NIS final 4

Com a inclusão dos adicionais, o valor médio do benefício alcança R$ 683,28, atingindo 18,65 milhões de famílias em todo o Brasil nesta quarta-feira (19).
L
COP das Baixadas leva debate climático global para as periferias de Belém com as Yellow Zones

COP das Baixadas leva debate climático global para as periferias de Belém com as Yellow Zones

Articulação entre coletivos do Pará busca incluir a população mais afetada pelas mudanças climáticas, como a do bairro Jurunas, no centro das discussões da COP30.
L
Vila da Barca em Belém escancara racismo ambiental em meio aos debates da COP30

Vila da Barca em Belém escancara racismo ambiental em meio aos debates da COP30

Estrutura precária de comunidade de palafitas na capital paraense, onde mora a diarista Maria Isabel Cunha, expõe a crise habitacional e social que atinge a população negra de baixa renda.
L
Nova Acrópole promove programação gratuita sobre Filosofia e convivência em Porto Velho

Nova Acrópole promove programação gratuita sobre Filosofia e convivência em Porto Velho

Atividades do Dia Mundial da Filosofia abordam unidade, diálogo e integração entre tradições.
L
Revisão do IBGE amplia Cerrado e diminui Mata Atlântica

Revisão do IBGE amplia Cerrado e diminui Mata Atlântica

A revisão ocorreu entre os estados de Minas Gerais e São Paulo devido a critérios técnicos, e não por alterações ambientais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
L
Povos tradicionais cobram acesso direto a verba climática

Povos tradicionais cobram acesso direto a verba climática

Comunidades da Amazônia e de outras regiões exigem o fim da intermediação nos repasses de fundos, defendendo seu protagonismo na mitigação das mudanças climáticas.
L
Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre, estima FGV

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre, estima FGV

O Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que a economia brasileira cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2025, em comparação com o trimestre anterior. O avanço acumulado em 12 meses é de 2,5%.
L
Ram Dakota Laramie é apresentada oficialmente no Brasil

Ram Dakota Laramie é apresentada oficialmente no Brasil

Versão inédita da picape média estreia com motor turbodiesel, tração 4×4 e pacote tecnológico
L
Renda e raça impedem conclusão do Ensino Médio no país

Renda e raça impedem conclusão do Ensino Médio no país

Estudo aponta que, apesar do avanço geral, a desigualdade de renda e cor/raça ainda é crucial para a conclusão do Ensino Médio na idade correta (19 anos).
L
Banco Central oficializa Liquidação Master Corretora

Banco Central oficializa Liquidação Master Corretora

A Liquidação Master Corretora é extrajudicial e está relacionada à Operação Compliance Zero, que investiga a emissão de títulos falsos e levou à prisão do dono do Banco Master.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.