QUARTA-FEIRA, 20/08/2025
Publicidade

L

Mundo

Trump autoriza que processo de transição do poder para Biden seja iniciado

No final da tarde desta segunda-feira, a Administração Geral de Serviços (GSA), responsável pelo gerenciamento de recursos financeiros e humanos para a transição, enviou uma carta à campanha de Biden anunciando que a verba estava disponível para ser usada.

Publicado em 

Trump autoriza que processo de transição do poder para Biden seja iniciado - News Rondônia

WASHINGTON — Mais de duas semanas depois de a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais nos Estados Unidos ter sido projetada, em 7 de novembro, o governo de Donald Trump finalmente deu sinal verde para o início da transição formal do poder. A decisão, na prática, equivale a um reconhecimento da derrota do republicano, embora ele afirme que continuará tentando reverter o resultado das urnas.

No final da tarde desta segunda-feira, a Administração Geral de Serviços (GSA), responsável pelo gerenciamento de recursos financeiros e humanos para a transição, enviou uma carta à campanha de Biden anunciando que a verba estava disponível para ser usada. Até agora, a agência vinha se recusando a tomar a decisão, alegando que a vitória do democrata ainda não era oficial.

Trump autoriza que processo de transição do poder para Biden seja iniciado - News Rondônia

Pouco depois de o envio da carta vir a público, Trump foi ao Twitter afirmar que o sinal verde para o início da transição havia partido da Casa Branca — apesar de as palavras soarem como uma declaração de derrota, ele manteve o discurso de que continuará contestando a vitória de Biden. O presidente ainda sugeriu que a chefe da GSA, Emily Murphy, foi alvo de "assédios, abusos e ameaças" nos dias que antecederam o anúncio.

"Quero agradecer a Emily Murphy da GSA por sua dedicação e lealdade a nosso país. Ela foi assediada, ameaçada e abusada — e não quero ver isso acontecer com ela, sua família ou os funcionários da GSA. Nosso caso continua fortemente, e vamos manter a boa luta, e acredito que vamos vencer. De toda forma, no melhor interesse do país, recomendo que Emily e sua equipe façam o que precisa ser feito sobre os protocolos iniciais, e pedi que minha equipe faça o mesmo", publicou Trump na rede social.

Na carta da GSA, contudo, Murphy diz que jamais foi pressionada pela Casa Branca em relação ao timing de sua decisão, que ela afirma ter sido tomada "com base na lei e nos fatos disponíveis". Mesmo tornando os recursos destinados para a transição, Murphy afirma que a agência "não aponta ou certifica o vencedor de uma eleição", dizendo que o vencedor será apontado "pelo processo eleitoral determinado pela Constituição".

Na primeira reação depois do anúncio, representantes de Joe Biden celebraram a oportunidade de uma "transição pacífica" e afirmaram que vão se reunir com integrantes do governo federal para "discutir a resposta à pandemia, tomar conhecimento dos interesses de segurança nacional e entender de forma ampla os esforços do governo Trump para esvaziar as agências governamentais". Até agora, o republicano também havia proibido os contatos entre integrantes do seu governo e a equipe do sucessor.

Desde que as projeções dos resultados nos estados apontaram a vitória de Biden, o papel do GSA foi posto em xeque. A agência vinha relutando em dar início ao processo de transição, alegando que ainda não havia elementos suficientes para tal. Diante de tal cenário, a campanha de Joe Biden cogitou entrar com um processo contra Emily Murphy, o que, até o momento, não se confirmou.

Em outra frente, o presidente da Comissão de Formas e Meios da Câmara, o democrata Richard Neal, enviou carta à GSA, na manhã desta segunda-feira, defendendo o imediato reconhecimento da vitória de Joe Biden. Para ele, ao atrasar o processo de transição, a chefe da agência se torna "cúmplice em um desafio sem prececentes às normas democráticas" dos EUA, além de "amealar as vidas e meios de sobrevivência de pessoas ao redor do país".

Em resposta, a GSA afirmou que ainda não havia sido tomada uma decisão, mas que o vice-administradora, Allison Brigati, faria um briefing a integrantes do Congresso na próxima segunda-feira. Não foi informado se a fala está mantida.

Apesar de Murphy garantir que não foi influenciada, a postagem do presidente pouco depois da carta vir a público levanta muitas suspeitas sobre uma eventual pressão vinda da Casa Branca para que o processo de transição fosse atrasado ao máximo, à espera de eventuais vitórias nos processos questionando os resultados nos estados.Veja quem irá liderar a equipe de política externa e segurança nacional de Joe Biden

Mas o que se viu nos tribunais nos últimos dias foi uma série de derrotas da campanha do republicano, que apresentou dezenas de denúncias de irregularidades em disputas vencidas por Biden, mas sem qualquer tipo de prova. Com isso, alguns estados resolveram seguir adiante com as confirmações dos resultados, diminuindo ainda mais a margem de ação dos advogados de Trump.

O primeiro foi a Geórgia, na sexta-feira. Nesta segunda-feira, foi a vez do Michigan, onde o presidente tentou interferir diretamente na certificação dos números: primeiro ao entrar em contato com integrantes da comissão eleitoral no condado de Wayne, onde fica Detroit, e, mais tarde, com parlamentares estaduais, tentando convencê-los a mudar os delegados que representarão o estado no Colégio Eleitoral, na prática ignorando a vontade das urnas. As duas iniciativas fracassaram.

O próximo estado a finalizar o processo deve ser a Pensilvânia, onde os condados já começaram a certificar os números das urnas e um anúncio oficial pode ser feito ainda nesta segunda-feira.

Outro estado onde as ações legais de Trump devem naufragar nas próximas horas é Nevada: ali, a certificação pode ser anunciada já nesta terça-feira. Arizona e Wisconsin farão o mesmo até semana que vem. Todos os estados em questão foram centrais na vitória do republicano em 2016, mas agora passaram para o campo democrata.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Desaceleração do degelo no Ártico surpreende cientistas

Desaceleração do degelo no Ártico surpreende cientistas

Pesquisadores relatam que a variação climática natural causou uma pausa no ritmo do derretimento, mas alertam que é um alívio temporário e o aquecimento global continua a ser uma ameaça.
L
EUA aceitam negociação na OMC, mas alegam "segurança nacional" em tarifas contra o Brasil

EUA aceitam negociação na OMC, mas alegam “segurança nacional” em tarifas contra o Brasil

Washington responde a pedido de consulta do Brasil na Organização Mundial do Comércio, justificando as sobretaxas impostas por Donald Trump como medidas estratégicas de proteção econômica.
L
Papa Leão convoca dia de jejum e orações pela paz

Papa Leão convoca dia de jejum e orações pela paz

O pontífice pede que católicos e outros fiéis se unam na próxima sexta-feira, dia 22, pela paz no Oriente Médio, Ucrânia e em outras áreas de conflito.
L
Chuvas no Paquistão já mataram quase 400 pessoas desde a última quinta

Chuvas no Paquistão já mataram quase 400 pessoas desde a última quinta

Temporais de monção, que atingem principalmente a província de Khyber-Pakhtunkhwa, no Paquistão, causam um novo aumento no número de mortos.
L
Deslocamento em massa de palestinos em Gaza é uma "linha vermelha", diz Egito

Deslocamento em massa de palestinos em Gaza é uma “linha vermelha”, diz Egito

O ministro egípcio Badr Abdelatty reitera oposição à transferência de palestinos para o seu país, alertando que a medida coloca em risco a segurança nacional e a causa palestina.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova urgência para projeto que combate a adultização de crianças nas redes

Câmara aprova urgência para projeto que combate a adultização de crianças nas redes

A proposta, que cria o “ECA Digital”, pode ser votada nesta quarta-feira e busca proteger crianças e adolescentes em plataformas online.
L
Projeto que pune obstrução na Câmara avança para votação

Projeto que pune obstrução na Câmara avança para votação

Deputados aprovam urgência para analisar proposta que prevê suspensão de parlamentares que impedirem o funcionamento da Casa com ações físicas.
L

Momento Empresarial | Entrevista Sara de Oliveira e Tainara Lopes Coelho Machado Bariani

Nesta quarta-feira, dia 20, às 09h, o programa Momento Empresarial recebe duas convidadas que estão transformando o cenário da Medicina Veterinária em Rondônia: Sara de Oliveira Urizzi Bernardi e Tainara Lopes Coelho Machado Bariani.
L
Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto é solto após audiência de custódia

Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto é solto após audiência de custódia

Embora tenha sido liberado da prisão, o caso continua sob análise da 7ª Vara Federal. A Justiça Federal de Rondônia dará continuidade ao processo para definir as medidas e sanções cabíveis.
12
ESCUDO DE RONDÔNIA: Polícia Civil deflagra operação contra atuação de facção criminosa em Porto Velho

ESCUDO DE RONDÔNIA: Polícia Civil deflagra operação contra atuação de facção criminosa em Porto Velho

Operação “Escudo de Rondônia”, que tem por objetivo o cumprimento de 31 (trinta e um) mandados de prisão preventiva e 28 (vinte e oito) mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara de Garantias de Porto Velho.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L

POLÍTICA

Prefeitura de Jaru entrega kits do programa “Mamãe Cheguei” para gestantes

Ação da Prefeitura de Jaru, em parceria com a Seas, garante itens essenciais para mães e bebês atendidos por programas sociais
L
Decisão de Flávio Dino sobre vetar leis estrangeiras não atinge tribunais internacionais

Decisão de Flávio Dino sobre vetar leis estrangeiras não atinge tribunais internacionais

A determinação do ministro do STF, que visa proteger a soberania brasileira, esclarece a vedação de ordens judiciais e leis de outros países no Brasil, mas ressalva as jurisdições internacionais.
L
PL que regula redes sociais para crianças avança na Câmara

PL que regula redes sociais para crianças avança na Câmara

Projeto de Lei, apelidado de ECA Digital, ganha força e busca proteger crianças e adolescentes do acesso a conteúdos impróprios e ilegais na internet.
L
Dra. Taíssa comemora início da revitalização da Linha D em Nova Mamoré com melhorias no acesso ao distrito de Palmeiras

Dra. Taíssa comemora início da revitalização da Linha D em Nova Mamoré com melhorias no acesso ao distrito de Palmeiras

Indicação de Dra. Taíssa garante patrolamento da Linha D em Nova Mamoré, beneficiando moradores, produtores e a 7ª Festa do Leite.
L
Dra. Taíssa solicita plataforma online de preparação para o Enem a alunos da rede estadual de Rondônia

Dra. Taíssa solicita plataforma online de preparação para o Enem a alunos da rede estadual de Rondônia

Indicação de Dra. Taíssa sobre plataforma online para o Enem busca ampliar acesso à educação e garantir igualdade de oportunidades em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Câmeras flagram furto de motocicleta em balneário de Ji-Paraná

Câmeras flagram furto de motocicleta em balneário de Ji-Paraná

Um casal foi filmado furtando uma Honda Biz no Balneário Monte Castelo e as imagens estão auxiliando nas investigações da polícia.
12
Bicicleta é furtada em frente a distribuidora, em Ji-Paraná

Bicicleta é furtada em frente a distribuidora, em Ji-Paraná

O proprietário pede ajuda da população para encontrar a bicicleta de cor verde, que foi furtada no bairro BNH
10
Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

A colisão aconteceu na tarde desta terça-feira, no centro da cidade. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para a UPA.
14
Acidente entre motos deixa dois mortos em Alta Floresta do Oeste

Acidente entre motos deixa dois mortos em Alta Floresta do Oeste

Um idoso de 73 anos e um adolescente de 15 foram as vítimas fatais da colisão no cruzamento das avenidas Maranhão e Amapá.
18
Operação policial em Nova Brasilândia prende suspeito de tráfico de drogas

Operação policial em Nova Brasilândia prende suspeito de tráfico de drogas

Polícia Militar e Civil realizam ação conjunta para prender foragido da Justiça e apreendem grande quantidade de entorpecentes, dinheiro e munições.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Alteração da Razão Social na Licença Ambiental: RONDÔNIA COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS LTDA

ALTERAÇÃO DE RAZÃO SOCIAL – LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO
L
MPRO realiza diligências em conselhos municipais de saúde de Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste

MPRO realiza diligências em conselhos municipais de saúde de Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste

Nos dois municípios, os representantes do Ministério Público foram recebidos pelos secretários municipais de saúde, presidentes dos conselhos e demais conselheiros. Eles apresentaram informações sobre como os conselhos funcionam e esclareceram dúvidas.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): ALPHACLIN LABORATORIOS LTDA

LICENÇAS AMBIENTAIS PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
Rondônia aumenta sua competitividade global e se torna um destaque de inovação da Região Norte no Índice de Inovação dos Estados 2025

Rondônia aumenta sua competitividade global e se torna um destaque de inovação da Região Norte no Índice de Inovação dos Estados 2025

A ampliação de investimentos e financiamentos públicos em tecnologia e o impulso ao empreendedorismo também colaboram para esse desempenho, indica a 7ª edição do estudo do Observatório da Indústria Ceará, da FIEC.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): AUTO POSTO CALAMA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO
L
Prefeitura de Porto Velho inicia obra de revitalização da Praça Jonathas Pedrosa

Prefeitura de Porto Velho inicia obra de revitalização da Praça Jonathas Pedrosa

Espaço histórico deve ser entregue no aniversário de 111 anos do município, em 2 de outubro.
L

Requerimento de Averbação de Titularidade na Renovação da Licença Ambiental (LO): CAMPOS & LUNA LTDA ME

AVERBAÇÃO DA TITULARIDADE NA RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L
Incêndio atinge depósito de padaria em Rolim de Moura

Incêndio atinge depósito de padaria em Rolim de Moura

As chamas, que começaram na área de armazenamento de lenha, foram controladas pelo Corpo de Bombeiros, impedindo que se espalhassem para o comércio e a residência vizinha.
12
Ex-morador de Rondônia morre em acidente de moto em Mato Grosso

Ex-morador de Rondônia morre em acidente de moto em Mato Grosso

O motociclista Jomacio David da Silva Kurt, de 31 anos, colidiu em uma caminhonete em Pontes e Lacerda. O momento do acidente foi registrado por câmeras de segurança.
18
Porto Velho sanciona lei que fortalece combate às queimadas e preserva a qualidade de vida da população

Porto Velho sanciona lei que fortalece combate às queimadas e preserva a qualidade de vida da população

Medida prevê multas de até R$ 10 milhões para infratores e reforça a fiscalização ambiental na capital.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.