SEXTA-FEIRA, 20/02/2026

Em destaque

L

Mundo

Quem é Kamala Harris, escolhida vice por Joe Biden na disputa com Trump

O candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, anunciou na terça-feira (11/08) quem será sua companheira de chapa na disputa com Donald Trump no pleito de novembro.

Publicado em 

Kamala Harris, senadora pela Califórnia, foi escolhida em uma lista que tinha estimado 13 nomes de mulheres, incluindo pesos-pesados, como a senadora e ex-pré-candidata Elizabeth Warren.

Biden havia prometido ter uma mulher como vice e estava sob pressão para que escolhesse uma mulher negra – Harris, portanto, cumpre esses dois pré-requisitos.

Ela já era apontada como favorita, ao lado da ex-embaixadora e ex-conselheira de Segurança de Barack Obama, Susan Rice. Uma vantagem de Harris sobre Rice é que ela tem mais experiência em campanhas eleitorais, uma vez que Rice nunca disputou um pleito.

"Tenho a grande honra de anunciar que escolhi Kamala Harris – uma destemida lutadora em favor das pessoas comuns e uma das melhores servidoras públicas do país – como minha companheira de chapa", anunciou Biden pelo Twitter.

Ele afirmou que, nos tempos em que Harris foi procuradora-geral da Califórnia, "enfrentou os grandes bancos, ergueu o povo trabalhador e protegeu mulheres e crianças do abuso. Tive orgulho na época e tenho orgulho agora em tê-la como minha parceira nesta campanha".

Já era esperado que Biden anunciasse sua escolha antes do início da Convenção Democrata, que começa na próxima segunda-feira.

A BBC traz a seguir o perfil de Harris, com seus pontos fortes e fracos:

De rival a companheira de chapa

No ano passado, a senadora da Califórnia Kamala Harris, 55, surgiu na dianteira de um embolado campo de pré-candidatos democratas, graças a uma série de bons desempenhos em debates eleitorais – e por uma dura crítica ao então rival Joe Biden em questões de raça. No entanto, a campanha de Harris não sobreviveu para além do início do ano.

Agora, ela tem a chance de participar da campanha, no papel de vice.

Nascida de pais imigrantes (uma mãe indiana e um pai jamaicano), Harris foi criada majoritariamente pela mãe, pesquisadora de câncer e ativista de direitos civis.

"Minha mãe entendia muito bem que estava criando duas filhas negras", escreveu Harris em sua autobiografia. "Ela estava determinada a garantir que nos tornaríamos mulheres negras confiantes e orgulhosas."

Quando ela anunciou sua candidatura presidencial, houve entusiasmo entre progressistas. Mas logo ela começou a ser criticada por não trazer respostas claras a problemas amplos e cruciais, como saúde

Sobre sua origem mista, apontada como um possível obstáculo para ela se identificar com eleitores negros, Harris afirmou em 2019 ao Washington Post que políticos não devem ser estereotipados por sua cor ou ascendência. "Eu sou quem eu sou. Estou de bem com isso. Você talvez tenha que entender isso melhor, mas eu estou bem com isso."

Depois de cursar a universidade negra Howard, Harris estudou Direito na Universidade da Califórnia em Hastings e iniciou sua carreira na Promotoria do condado de Alameda. Tornou-se promotora-chefe em San Francisco em 2003, antes de ser eleita a primeira negra procuradora-geral da Califórnia. No cargo, ganhou reputação como estrela ascendente do Partido Democrata, até ser eleita ao Senado americano.

No Legislativo, Harris se destacou durante seus ásperos questionamentos a dois indicados por Trump – Brett Kavanaugh, então nomeado à Suprema Corte, e William Barr, nomeado ao cargo equivalente a ministro da Justiça.

Quando ela anunciou sua candidatura presidencial, houve entusiasmo entre progressistas. Mas logo ela começou a ser criticada por não trazer respostas claras a problemas amplos e cruciais, como saúde. Ela tampouco conseguiu capitalizar em cima de um ponto-chave: sua boa performance em debates, que comumente colocavam Biden na linha de ataque.

Harris tentou caminhar sobre a tênue linha que separa moderados e progressistas no Partido Democrata, mas acabou não fidelizando nenhum desses públicos.

Reforma policial e questões de raça

A participação na corrida eleitoral tem colocado o histórico de Harris sob os holofotes. Apesar de ter uma visão mais à esquerda em questões como casamento homossexual e pena de morte, ela enfrentou críticas de progressistas por não ser progressista o bastante em temas-chave como reforma policial, combate às drogas e condenações judiciais equivocadas. Esses temas têm sido motivo de amplas discussões em meio aos debates anti-racismo em curso nos EUA.

Em entrevistas recentes e no Twitter, Harris tem defendido mudanças em práticas policiais e pede pela prisão dos policiais que mataram Breonna Taylor, mulher negra de 26 anos morta pela polícia em sua casa.

Harris também tem falado sobre a necessidade de desconstruir o racismo estrutural no país. Mas, no que diz respeito à reforma policial, há divergências. Biden se opõe ao argumento de que a polícia deve ter seus orçamentos cortados. Harris tergiversa, pedindo uma "reimaginação" da segurança pública.

Em diversos momentos, ela afirmou que sua identidade a torna unicamente apta a representar os cidadãos marginalizados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Câmara da Argentina aprova reforma trabalhista do governo Milei

Câmara da Argentina aprova reforma trabalhista do governo Milei

O projeto de lei flexibiliza a jornada para até 12 horas diárias e impõe restrições ao direito de greve; o texto retornará ao Senado após sofrer modificações.
L
Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma trabalhista de Milei

Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma trabalhista de Milei

A proposta avançou com 135 votos favoráveis e enfrenta resistência de sindicatos, que promoveram greves nacionais contra a flexibilização de direitos.
L
Legislativo da Venezuela aprova lei de anistia limitada

Legislativo da Venezuela aprova lei de anistia limitada

Nova legislação sancionada por Delcy Rodríguez exclui crimes de rebelião militar e é criticada por entidades que buscam a libertação total de presos políticos.
L
Itália centraliza análise de pedidos de cidadania em Roma

Itália centraliza análise de pedidos de cidadania em Roma

Novas regras exigem que requerentes enviem documentos diretamente para a chancelaria italiana; lei proposta por Meloni também restringe o direito de sangue.
L
Governo Trump amplia autoridade do ICE para deter refugiados legais

Governo Trump amplia autoridade do ICE para deter refugiados legais

Memorando do Departamento de Segurança Interna exige que beneficiários retornem à custódia para reavaliação após um ano no país; medida gera críticas de entidades.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Mendonça libera acesso de dados bancários de Vorcaro à CPMI

Mendonça libera acesso de dados bancários de Vorcaro à CPMI

Ministro do STF autorizou que informações sigilosas do dono do Banco Master sejam compartilhadas com a comissão que investiga fraudes no INSS.
L
Prazo final para o programa Mais Médicos Especialistas é neste domingo

Prazo final para o programa Mais Médicos Especialistas é neste domingo

O programa oferece bolsas que podem chegar a R$ 20 mil mensais para preencher 1.206 vagas em 16 especialidades prioritárias do SUS em todo o país.
L
Unir retoma aulas e abre semestre 2026.1 com novos desafios e expectativas no Campus José Ribeiro Filho

Unir retoma aulas e abre semestre 2026.1 com novos desafios e expectativas no Campus José Ribeiro Filho

Veteranos e calouros voltam às salas de aula na próxima segunda-feira (23), em Porto Velho.
L
Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta

Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta

O programa do MEC oferece bolsas mensais de R$ 1.050 para estudantes com nota acima de 650 no Enem que ingressarem em cursos presenciais em 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Suprema Corte dos EUA anula taxas de importação globais de Trump

Suprema Corte dos EUA anula taxas de importação globais de Trump

O tribunal decidiu que o presidente excedeu sua autoridade ao ignorar o Congresso; medida impacta diretamente a balança comercial brasileira, que registrou déficit em 2025.
L
Coronel Chrisóstomo garante recursos para Costa Marques em 2026

Coronel Chrisóstomo garante recursos para Costa Marques em 2026

Deputado confirma investimentos em agricultura, segurança pública e infraestrutura durante reunião com vereadora Juliane Duarte, em Brasília.
L
II CISFAL: Eyder Brasil confirma congresso internacional em RO

II CISFAL: Eyder Brasil confirma congresso internacional em RO

II Congresso Internacional de Segurança de Fronteiras das Assembleias Legislativas será realizado em maio, em Rondônia, reunindo parlamentares, especialistas e forças de segurança.
L
Mandato de Gislaine Lebrinha garante R$ 300 mil para saúde em Vale do Anari

Mandato de Gislaine Lebrinha garante R$ 300 mil para saúde em Vale do Anari

Recurso será destinado ao hospital municipal de Vale do Anari para manutenção, combustível e aquisição de equipamentos, fortalecendo o atendimento à população.
L
Moraes determina depoimento de presidente da Unafisco após críticas

Moraes determina depoimento de presidente da Unafisco após críticas

O ministro Alexandre de Moraes notificou Kleber Cabral para prestar esclarecimentos no inquérito que apura acessos ilegais a dados fiscais de magistrados da Corte.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulheres e homem são presos ao tentarem infiltrar drogas em presídios

Mulheres e homem são presos ao tentarem infiltrar drogas em presídios

Visitantes foram flagrados pela Polícia Penal nas unidades Urso Panda e 603; suspeitos escondiam entorpecentes em partes íntimas e no estômago.
10
Motorista fica preso às ferragens em colisão entre carretas na Estrada da Penal

Motorista fica preso às ferragens em colisão entre carretas na Estrada da Penal

O acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira nas proximidades do Porto Chuelo; o excesso de poeira na via rural teria dificultado a visão do condutor.
12
Duas mulheres são presas com drogas no Presídio Urso Panda

Duas mulheres são presas com drogas no Presídio Urso Panda

Suspeitas tentavam entrar na unidade com entorpecentes escondidos nas partes íntimas durante visita; o flagrante foi realizado pelo equipamento Body Scan.
14
VÍDEO: Homem furta TV de lavanderia na zona sul

VÍDEO: Homem furta TV de lavanderia na zona sul

Crime foi registrado na Avenida Jatuarana, bairro Cohab
10
Acusados de matar colega de cela são presos em flagrante em Porto Velho

Acusados de matar colega de cela são presos em flagrante em Porto Velho

A dupla foi levada ao Departamento de Flagrantes após o espancamento de Bruno Azevedo Cavalcante na manhã desta sexta-feira; crime ocorreu na unidade 603.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Parque da Cidade revitalizado agrada famílias

Parque da Cidade revitalizado agrada famílias

Espaço reaberto no dia 14, na zona Norte de Porto Velho, ganha redário, jardim sensorial, internet gratuita e nova iluminação.
L
UHE Samuel inicia abertura controlada de vertedouro neste sábado

UHE Samuel inicia abertura controlada de vertedouro neste sábado

A AXIA Energia elevará a vazão devido ao aumento do nível do Rio Jamari; moradores de Candeias do Jamari devem retirar equipamentos e embarcações das margens.
L
Refis 2026 permite negociar dívidas em Porto Velho

Refis 2026 permite negociar dívidas em Porto Velho

Programa da Prefeitura de Porto Velho oferece até 100% de desconto em multas e juros para débitos vencidos até 31 de dezembro de 2024.
L
Apicultura ganha reforço com integração no Madeira-Mamoré

Apicultura ganha reforço com integração no Madeira-Mamoré

Prefeitura de Porto Velho e Itapuã do Oeste articulam força-tarefa para fortalecer produção de mel e abelhas no território Madeira-Mamoré.
L
Bloquinho Kids reúne 100 crianças em Nova Mutum

Bloquinho Kids reúne 100 crianças em Nova Mutum

1ª edição teve marchinhas, concurso de fantasia e participação de comerciantes locais.
L
Clube do Livro “Curumins” abre 40 vagas em Porto Velho

Clube do Livro “Curumins” abre 40 vagas em Porto Velho

Projeto da Prefeitura de Porto Velho oferece vagas para crianças de 9 a 11 anos na Biblioteca Francisco Meirelles; inscrições vão de 23 de fevereiro a 6 de março.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.