SEGUNDA-FEIRA, 18/08/2025
Publicidade

L

Mundo

Os motivos que podem ter levado Trump a pedir adiamento das eleições

A sugestão vem no momento em que seu rival, o democrata Joe Biden, abre vantagem de dois dígitos sobre ele nas pesquisas nacionais.

Publicado em 

Os motivos que podem ter levado Trump a pedir adiamento das eleições - News Rondônia

Minutos depois de os Estados Unidos anunciarem o pior resultado de seu Produto Interno Bruto (PIB) na história, com uma queda de 32,9% em termos anuais, o presidente Donald Trump foi ao Twitter. Sua mensagem, no entanto, não era sobre o tombo da economia. Em vez disso, ele questionou se a eleição presidencial, que acontece em menos de 100 dias, deveria ser adiada.

Os motivos que podem ter levado Trump a pedir adiamento das eleições - News Rondônia

"Com a votação universal por correio, 2020 será a eleição mais imprecisa e fraudulenta da história. Será um grande constrangimento para os Estados Unidos. Adiar a eleição até que as pessoas possam votar de maneira adequada, segura e protegida???", postou o presidente.

É a primeira vez que o republicano, que concorre à eleição, menciona a possibilidade. A sugestão vem no momento em que seu rival, o democrata Joe Biden, abre vantagem de dois dígitos sobre ele nas pesquisas nacionais. Biden também surge à frente em Estados-chave na disputa marcada para o dia 3 de novembro — e nos quais Trump venceu em 2016 — como Flórida e Michigan. Na mesma semana, os Estados Unidos cruzaram a histórica marca de 150 mil mortos na pandemia de coronavírus.

"Trump tem três motivos pra sugerir esse adiamento agora: PIB, PIB e PIB", afirmou Michael Cornfield, professor de gestão política da Universidade George Washington.

A aposta que se provou arriscada

O resultado da economia é especialmente dramático porque comprova a falha no cálculo político do presidente, afirmam os analistas políticos. Até fevereiro de 2020, os americanos completavam o décimo ano seguido de crescimento econômico e viviam uma condição de pleno emprego. A pandemia de coronavírus demoliu esse cenário — e também o discurso da estabilidade e progresso que Trump se preparava para empunhar nas eleições.

Diante da recessão e do caos na saúde pública, sobrou para Trump a tentativa de se colocar como o presidente que retomou a economia após o choque pandêmico. Foi por isso que, a partir de maio, ele passou a pressionar os governadores para afrouxar medidas de isolamento e aquecer os mercados.

A redução no distanciamento social, no entanto, é apontada pelos especialistas como a responsável pela inflexão da curva de contaminação americana, que chegou a embicar para baixo até meados de junho, mas não sustentou a tendência. Pelo menos 40 dos 50 Estados americanos já registram nova alta dos casos, que é mais severa do que o primeiro pico: há 3 semanas, os Estados Unidos têm mais de 50 mil novos diagnósticos de covid-19 por dia.

"A economia não vai melhorar e a pandemia não vai desaparecer. Sobrou para Trump fazer o que ele faz sempre: provocar e criar distrações em relação a notícias que são muito ruins para ele", afirma o cientista político Michael Traugott, especialista em eleições da Universidade de Michigan.

Na última semana, diante dos indicativos de que seu plano naufragava, Trump mudou de postura em relação à pandemia — passou a qualificar como ato de "patriotismo" o uso de máscaras, que até então ele rechaçara. Também centrou foco na segurança urbana, cujos números têm piorado nas metrópoles ao redor do país, e optou por enviar tropas federais a cidades onde ainda há protestos contra o racismo, como Portland e Seattle, colocando-se como o fiador da Lei e da Ordem.

O democrata Joe Biden abriu vantagem de dois dígitos sobre Trump nas pesquisas nacionais

Por fim, aqueceu a temperatura da crise geopolítica ao acusar os chineses de tentar hackear a fórmula de vacina contra covid-19 e ordenar que Pequim fechasse seu consulado em Houston, no Texas — ao que os chineses reagiram na mesma proporção, exigindo o fechamento da representação americana em Chengdu.

Os cientistas políticos, no entanto, são céticos sobre o potencial desse novo discurso para reverter a aparente situação de desvantagem de Trump na disputa eleitoral.

"Trump precisa de uma cura milagrosa ou de um tratamento eficaz até outubro para ter uma chance de ganhar. E isso não virá da hidroxicloroquina ou do DNA alienígena", afirmou Cornfield, fazendo referência ao ressurgimento da defesa do remédio antimalária no discurso do presidente.

Nos últimos dias, Trump voltou a citar que acredita na efetividade da hidroxicloroquina contra a covid-19, embora até agora a ciência o desminta, e usou o vídeo de uma médica para apoiar essa afirmação. Entre outras coisas, essa médica afirma que terapias são feitas a partir de material genético alienígena.

Corrida contra o tempo

Na mesma mensagem em que sugere o adiamento das eleições, Trump ataca a possibilidade de que toda a votação seja feita via correio. De acordo com o presidente, o voto por carta poderia ser "fraudulento". Além do presidente, o procurador-geral William Barr também tem ido à televisão afirmar que o voto por correio seria uma porta aberta para interferência estrangeira nos resultados, um dos temas mais sensíveis no processo democrático americano desde que a Rússia foi acusada de influenciar os resultados em 2016.

"No momento, um país estrangeiro poderia imprimir dezenas de milhares de cédulas falsas, e (seria) muito difícil para nós detectar qual era a certa e qual era a cédula errada", afirmou Barr à Fox News há pouco mais de um mês.

O sistema, no entanto, é relativamente bem conhecido pelos eleitores americanos. Cinco estados, incluindo o republicano Utah, já converteram todas as votações ao modelo via correio. Outros estados possuem a opção de voto por carta ou em seção eleitoral. Em 2018, o próprio Trump votou por correio, de acordo com o jornal Washington Post.

Funciona assim: o eleitor recebe a cédula e dois envelopes. No primeiro, em branco, ele deposita o voto. No segundo, coloca o envelope com o voto e assina seu nome, conforme os registros oficiais. Daí remete tudo ao correio. Todos os envelopes só são abertos se a assinatura conferir. O segundo envelope é aberto e depositado em uma urna, sem que possa ser manuseado por pessoas.

"Todos os estudos mostram que praticamente não temos fraudes em eleições americanas. É um índice realmente próximo de zero, então dizer que o sistema é inseguro ou arriscado não corresponde com a realidade", afirmou Traugott.

Segundo o pesquisador, no entanto, o sistema por carta é mais caro e demandante em termos organizacionais. Isso porque as cartas podem ser enviadas com antecedência, não apenas no dia da eleição. E cabe às autoridades locais garantir a logística de segurança desses votos, de conferência e de contagem. Os votos só podem ser abertos após o término do período de votação no dia 3 de novembro, não importa quando eles foram enviados.

Mas os americanos têm visto um crescimento significativo do voto adiantado e pelo correio. Em 2016, cerca de 40% dos votos para presidente foram coletados dessa maneira, antes do dia da eleição.

"Esse ano, a expectativa é que mais de 50% dos votos sejam enviados mais cedo. A partir de setembro, o fluxo deve ser grande, mas os republicanos não estão liberando o dinheiro necessário para que as autoridades locais organizem a votação da melhor maneira, numa tentativa de forçar uma dificuldade e levar a mais questionamentos do processo", afirma Traugott, referindo-se a uma negociação que se arrasta há meses no Congresso americano sobre liberação de verba extra para financiar o pleito.

Segundo os analistas, o fato de que uma parte significativa do eleitorado deve firmar seu voto final dentro de um mês é outro fator a pressionar o presidente Trump. Se, em teoria, ele teria mais 90 dias para convencer os americanos a mantê-lo na Casa Branca por mais quatro anos, a universalização do voto por correio pode fazer com que ainda mais eleitores adiantem sua decisão, em um momento de baixa para o presidente.

Chance próxima de zero

Traugott destaca que, apesar de ser apenas um 'blefe', comentário de Trump causa efeitos nocivos à maior democracia do mundo ao jogar dúvidas sobre o processo de escolha de seu principal representante

Apesar do barulho causado pelas palavras de Trump, os especialistas ouvidos pela BBC News Brasil foram unânimes em garantir que a chance de um adiamento da eleição é próxima a zero.

Isso porque a data da eleição é definida na legislação americana desde 1845. A lei diz que o pleito deve ocorrer na primeira terça-feira após a primeira segunda-feira do mês de novembro para todos os Estados. Nem mesmo durante a guerra civil americana, o conflito armado que mais matou pessoas nos Estados Unidos, as eleições presidenciais foram suspensas. Para alterar a data agora, a lei teria que ser mudada pelo Congresso, assinada por Trump e depois sobreviver a contestações na Justiça.

Nem mesmo os republicanos se manifestaram publicamente a favor da ideia, o que aumenta a possibilidade de que o tuíte de Trump seja definitivamente apenas um tuíte. Nas redes sociais, o governador de New Hampshire, o republicano Chris Sununu, afastou a ideia.

"Não se enganem: as eleições acontecerão em New Hampshire em 3 de novembro. Fim de papo. Nosso sistema de votação em New Hampshire é seguro e confiável. Fizemos isso corretamente 100% do tempo por 100 anos — este ano não será diferente", disse Sununu.

Para Traugott o comentário de Trump é apenas um "blefe". Ainda assim, segundo ele, causa efeitos nocivos à maior democracia do mundo ao jogar dúvidas sobre o processo de escolha de seu principal representante.

"O comportamento do presidente tem mostrado pouco respeito aos ritos democráticos. Um dos mais importantes é o reconhecimento de uma eventual derrota e a transferência do poder. Se o resultado for apertado para Biden, acredito que Trump não vá reconhecer até o dia da posse", afirma o cientista político.

Cornfield concorda com a avaliação do colega.

"Claro que pode haver problemas em meio à desinformação e novidades no processo. Mas as eleições vão acontecer, e serão garantidas pelas instituições caso o presidente insista em um inflamatório, diversionista e ditatorial movimento como esse. Apesar de estar sob severo estresse, esse país ainda é uma república democrática".

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump sugere que Zelensky ceda territórios à Rússia para encerrar guerra na Ucrânia

Trump sugere que Zelensky ceda territórios à Rússia para encerrar guerra na Ucrânia

Durante encontro com Putin, presidente dos EUA defendeu que Kiev aceite entregar Donetsk e Lugansk; União Europeia rejeitou proposta.
L
Israel anuncia nova fase da ofensiva militar na cidade de Gaza

Israel anuncia nova fase da ofensiva militar na cidade de Gaza

Chefe do Estado-Maior afirma que operações vão se concentrar no norte do território para derrotar o Hamas e libertar reféns.
L
Tiroteio em clube do Brooklyn deixa três mortos e oito feridos em Nova York

Tiroteio em clube do Brooklyn deixa três mortos e oito feridos em Nova York

Polícia investiga disputa que terminou em múltiplos disparos dentro do Taste of the City Lounge na madrugada deste domingo (17).
L
EUA suspendem vistos para pessoas de Gaza em meio a revisão de segurança

EUA suspendem vistos para pessoas de Gaza em meio a revisão de segurança

Departamento de Estado informou que análise “completa e minuciosa” está em andamento; decisão gerou críticas de grupos pró-Palestina.
L
Bolívia vai às urnas com direita favorita e 23% dos votos indefinidos

Bolívia vai às urnas com direita favorita e 23% dos votos indefinidos

Com pesquisas apontando vantagem para Jorge “Tuto” Quiroga e Samuel Doria Medina, eleições na Bolívia podem encerrar 19 anos de hegemonia da esquerda.a
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Horóscopo para segunda-feira (18/08/25) com previsões para cada signo

Horóscopo para segunda-feira (18/08/25) com previsões para cada signo

Equilibre o coração e a razão — é um momento propício para escutar a voz interna, ponderar ações e avançar com tranquilidade e sabedoria.
L

RondonCAP sorteou um SUV | Sorteio deste domingo já mudou vidas

O RondonCAP realizou neste domingo (17) o sorteio de um SUV, e mais 43 prêmios em dinheiro, trazendo emoção para centenas de famílias.
L

Como se preparar para uma futura crise econômica

Estratégias financeiras e exemplos históricos mostram que é possível prosperar mesmo em tempos de crise econômica.
L
STF confirma direito de recusar transfusão de sangue por motivos religiosos

STF confirma direito de recusar transfusão de sangue por motivos religiosos

Decisão rejeita recurso do Conselho Federal de Medicina e reafirma garantias de pacientes, como as Testemunhas de Jeová.
L

Inmet alerta para temporal em Porto Velho

Neste momento, as imagens publicadas em tempo real pelo satélite GOES-19 mostram nuvens sobrevoando áreas do município de Porto Velho, incluindo a capital.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L
Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Evento promovido pela Prefeitura contou com 189 empresas, mais de mil vagas e oportunidades para todos os públicos.
L

POLÍTICA

Em vídeo a Trump, Lula planta uva no Alvorada e critica tarifas contra o Brasil

Em vídeo a Trump, Lula planta uva no Alvorada e critica tarifas contra o Brasil

Presidente afirmou que “semeia comida e não ódio” e convidou o norte-americano a conhecer o país em meio ao tarifaço imposto pelos EUA.
L

Lula vê com preocupação envio de forças militares dos EUA ao Caribe | Trump mira Maduro e amplia tensão na região

Decisão de Donald Trump envolve submarino nuclear, navios de guerra e fuzileiros navais; governo brasileiro alerta para risco de escalada diplomática e militar.
L
Exames de Bolsonaro indicam inflamações pulmonares e persistência de gastrite

Exames de Bolsonaro indicam inflamações pulmonares e persistência de gastrite

Boletim médico divulgado neste sábado (16) em Brasília aponta que Jair Bolsonaro apresenta resquícios de infecções pulmonares e esofagite persistente.
L

Michelle Bolsonaro chama Lula de “pinguço” | acusa presidente por sanções dos EUA

Em evento do PL Mulher em Natal, a ex-primeira-dama disse que Lula provocou os EUA, culpou o governo pelo tarifaço e fez duras críticas pessoais.
L
Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi autorizado a sair de casa pelo ministro Alexandre de Moraes para realizar exames clínicos, exigidos por seu quadro de saúde.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motociclista tenta fugir de blitz da PM e sofre acidente em viaduto | Porto Velho

Motociclista colide com carro ao tentar escapar de blitz da PM em Porto Velho e é socorrido com ferimentos para a UPA Leste
10

Porto Velho | Adolescente é apreendido após tentativa de roubo em frente à Caixa Econômica

Jovem de 15 anos usava simulacro de arma de fogo para tentar roubar motocicleta, mas foi contido por populares até a chegada da Polícia Militar.
10
BPTAR apreende adolescente com drogas no Cai N’água

BPTAR apreende adolescente com drogas no Cai N’água

O infrator foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes.
10
Gestão Marcos Rocha realiza apreensão recorde de entorpecentes e reforça combate ao crime organizado em Rondônia

Gestão Marcos Rocha realiza apreensão recorde de entorpecentes e reforça combate ao crime organizado em Rondônia

A integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e órgãos federais tem garantido ações rápidas e de alto impacto.
L
PM prende comerciante que vendia bebidas alcoólicas para adolescentes em trailer

PM prende comerciante que vendia bebidas alcoólicas para adolescentes em trailer

O suspeito confessou ter vendidos as bebidas, mas disse não saber que eram menores.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chelsea estreia com empate sem gols contra Crystal Palace na Premier League

Chelsea estreia com empate sem gols contra Crystal Palace na Premier League

Após título mundial, Chelsea empata em 0 a 0 em Stamford Bridge na abertura da Premier League e frustra torcida com atuação abaixo da expectativa.
L
1ª Semana do Alvará resulta na liberação de mais de R$6,2 milhões a credores de ações trabalhistas

1ª Semana do Alvará resulta na liberação de mais de R$6,2 milhões a credores de ações trabalhistas

Mutirão da Secretaria Unificada do Polo Regional de Porto Velho, criada por recente equalização, permitiu acelerar a liberação de créditos trabalhistas.
L
Nota de Falecimento: Carlos Alberto Lôbo de Miranda

Nota de Falecimento: Carlos Alberto Lôbo de Miranda

A cerimônia de despedida será realizada na Sala 03 da Funerária Dom Bosco, na Av. Pinheiro Machado, 1964 – São Cristóvão, Porto Velho/RO.
L
Felca comenta vídeo sobre adultização na internet e critica exposição infantil

Felca comenta vídeo sobre adultização na internet e critica exposição infantil no Altas Horas

No Altas Horas, youtuber defendeu que criança não deve produzir conteúdo e reforçou alerta contra exploração digital de menores.
L
Concurso-2.902-da-Mega-Sena-acumula-e-próximo-prêmio-pode-pagar-R_-65-milhões

Concurso 2.902 da Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 65 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no Concurso 2.902 da Mega-Sena; próximo sorteio será na terça-feira (19), com prêmio acumulado.
L
Inter e Flamengo duelam no Beira-Rio antes da decisão pela Libertadores

Inter e Flamengo duelam no Beira-Rio antes da decisão pela Libertadores

Internacional e Flamengo se enfrentam neste domingo (17), em Porto Alegre, pela 20ª rodada do Brasileirão; duelo antecede jogo decisivo da Libertadores.
L

Parlamentares ou palhaços? Por Júlio César Cardoso

A tentativa fracassada de perpetuar-se no poder, acompanhada de atos golpistas e desrespeito às medidas judiciais, escancara o risco que sua liderança representa às instituições republicanas.
L

Cerca de 275 Milhões de Reais: Maduro Vale Mais do que os Filhos de Sadam Hussein e Osama Bin Laden

O segundo maior valor, 25 milhões de dólares, foi oferecido pela prisão ou morte de Osama Bin Laden, o terrorista que planejou o ataque às Torres Gêmeas em Nova York, em 11 de setembro de 2001, portanto dez anos antes.
L

Quina 6802: confira os números sorteados neste sábado (16) | Prêmio é de R$ 1,3 milhão

Sorteio foi realizado em São Paulo; apostadores que acertarem de 2 a 5 dezenas levam prêmios. Caso não haja ganhador na faixa principal, valor acumula.
L

Furacão Erin ganha força e se torna um dos mais rápidos da história | Tempestade atinge categoria 5 em 24 horas

Fenômeno raro coloca o Atlântico em alerta: Erin passou de categoria 1 a 5 em apenas um dia e deve crescer ainda mais, reflexo do aquecimento global.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.